Guia Completo das Vendas por E-mail – 14 Estratégias Para Vender Todos Os Dias Com E-mail Marketing

Existem várias estratégias para vender todos os dias com e-mail marketing e eu separei aqui as melhores e que farão toda a diferença no seus negócios.

Leia o artigo até o final e em seguida coloque em prática os ensinamentos, tenho certeza que você vai se surpreender com os resultados!

Conheça as 14 Estratégias Para Vender Todos Os dias Com E-mail Marketing

#01 – Construa sua Lista de E-mails, a dos Outros NÃO Serve pra Você

Essa era uma prática muito comum há pouco tempo.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Algumas pessoas compravam a lista de e-mail de outros empreendedores que atuavam no seu nicho, na esperança de enviar ofertas de produtos com seus links de afiliados e realizar muitas vendas.

O que acabava não acontecendo, e nosso objetivo é vender todos os dias certo?

Usar a lista de outro é considerado SPAM, pois a pessoa não autorizou o envio de e-mails. Foi autorizado para outro. Dessa forma, você tem que construir sua lista com base na permissão de quem se inscreve.

Só é possível ter sucesso com e-mail marketing através do relacionamento, que se inicia na captura do e-mail, de forma voluntária e por interesse do Lead.

#02 – Escolha um Bom Sistema de E-mail Marketing

Esclha Um Bom Sistema De E-mails
Esclha Um Bom Sistema De E-mails

Com o crescimento do Mercado de Marketing Digital, muitas plataformas de gerenciamento do E-mail Marketing surgiram e continuam surgindo, além de estar sempre em constante evolução.

Um bom sistema de E-mail marketing é essencial para que você possa fazer vendas diariamente, então com tantas opções, como fazer a melhor escolha?

Vamos analisar alguns pontos para a escolha.

Relação custo x benefício: Analisar primeiramente, a relação custo x benefício, que nada mais é do que analisar quais recursos cada sistema oferece que pode te ajudar no seu nicho, e quanto custa.

Seu momento no Mercado: É muito importante analisar o seu momento no mercado, se você está iniciando agora, é possível usar uma plataforma gratuita, dessa forma o custo não tem importância inicialmente.

Se você está algum tempo, e já está construindo sua lista, poderá analisar mudanças de sistema, o mesmo para quem já está a mais tempo no mercado, sempre buscando a melhor ferramenta para aumentar as vendas.

Vou deixar duas sugestões de sistema de e-mail marketing que eu gosto muito, ambas possuem preços similares, e elas podem ser usadas por iniciantes e avançados, na verdade podem ser usadas por todos.

1. Aweber: Tem taxa de entrega de e-mails de 99,9% na caixa de entrada, e isso é extremamente importante, possui muitos relatórios para análises. Possui uma interface simples e de fácil utilização.

2. Active Campaign: Possui um sistema de automatização de e-mails excelente. Permite você deixar programada uma sequência de e-mails baseado na ação do Lead.

Por exemplo, Se ele abriu o e-mail, recebe um tipo de e-mail, se clicou em um link, recebe outro, ou uma TAG, sinalizando que clicou. São infinitas possibilidades, vale a pena conferir.

#03 – Iscas Digitais – Trazendo o Cliente Certo para o seu Negócio

As iscas digitais têm o enorme poder de nos levar a encontrar o cliente certo para o nosso negócio.

Além disso, potencializam muito a captura de e-mails, captam muito mais e-mails do que outras estratégias.

Usar a isca digital não é nada complexo, vamos conhecer como usá-la da melhor forma para potencializar nossa captura e consequentemente nossas vendas.

Fazer uma isca digital consiste basicamente em desenvolver um material que vai atender um interesse bem específico do nosso público-alvo.

Vamos a um exemplo para o nicho de emagrecimento, “Como Perder até 3kg em uma Semana Sem Passar Fome”. Concorda comigo que atrairia muitos interessados em emagrecer?

O segredo da isca é ir direto ao ponto, bem específico, sem enrolação.

Quais materiais podem ser feitos para a isca?

Vamos a alguns exemplos:

-PDF
-Slide
-Vídeo
-Check-list
-Infográfico
-Manual
-E-book (extremamente efetivo)

O ponto final é posicionar as iscas no local certo, como se fosse uma pescaria, nenhum bom pescador colocará iscas em lugares com poucos peixes, buscarão o lugar onde podem pescar o peixe certo.

É basicamente isso que você deve fazer, analise seu negócio e posicione bem as iscas.

Vamos a algumas formas de pescar o peixe certo.

-Em locais de destaque no Blog (explore bem)
-Em artigos relacionados à isca;
-Em anúncios patrocinados (Adword, Bing, Facebook Ads…)
-Em vídeos no YouTube (chamada para ação no final do vídeo)
-Para a própria lista de e-mail para “aquecer” Leads frios (aqueles que não têm lido seus e-mails ou não tem clicado nos links)

#04 – Sequência de E-mails seguida à Isca Digital

Sequência De E-mails
Sequência De E-mails

A forma que você conduz o Lead (caso você não saiba o que é Lead, é a pessoa na qual captamos o e-mail e vamos trabalhar no e-mail marketing, uma explicação simples, mas prática) vai determinar seu sucesso para realizar vendas diárias.

Aqui o ponto do sucesso são os famosos filtros de vendas, existem diversos modelos de filtros que você pode utilizar, inclusive incentivo a você criar os seus e testá-los, SEMPRE procurando aqueles que trazem o melhor resultado em vendas.

Afinal de contas, nosso objetivo é vender todos os dias.  Vou deixar pra você um modelo de filtro que eu uso e tenho excelentes resultados com ele.

Sequência de E-mails

E-mail #01 – Boas-vindas:

Esse primeiro e-mail é muito importante para o sucesso dos demais e-mails. Esse será o seu primeiro contato por e-mail com o Lead.

Nele você entregará a isca digital, o que aumenta muito a possibilidade de abertura do e-mail e provavelmente o Lead vai abrir, aproveite e diga um pouco sobre você e sobre os conteúdos que você enviará nos próximos e-mails, para deixar o Lead com vontade de ler.

E-mail #02 – Um pouco da sua história ou de alguém de sucesso no nicho:

Nesse e-mail você vai contar uma história de sucesso, pode ser sua história, caso você tenha uma história de sucesso no nicho, caso não tenha, pode contar a história de um produtor, já abrindo o caminho para a venda do produto correspondente.

E-mail #03 – Com conteúdo do tipo de “Erros”:

Esse e-mail será como um miniartigo, ou um link para um artigo do tipo, “4 Erros que você pode estar cometendo”, ou “5 Erros que te impedem de ter sucesso”, use a criatividade e desenvolva um título bem atrativo.

E-mail #04 – Com conteúdo do tipo como “Aumentar”: Seguindo o modelo do e-mail anterior (miniartigo ou link para um artigo) só que com o título potencializando o resultado: 5 Dicas de Como Aumentar as Vendas, ou 3 Formas de Emagrecer Mais do que você Imagina.

E-mail #05 – Vendas: Este será o e-mail específico de vendas, você falará do produto que é “exatamente” aquilo que seu Lead precisa para atender a necessidade dele.

Você possivelmente fará muitas vendas com esse funil, porém a sequência não para por aqui, siga com uma sequência de três e-mails de conteúdo intercalando com dois de vendas, e aos poucos serão muitas vendas diárias.

#05 – Ofereça um Produto logo após a Captura

Esta é uma estratégia bem simples de se colocar em prática e que você deve testar no seu negócio.

Consiste basicamente em logo após a captura do e-mail do Lead, você envia ele para uma oferta de um produto, lembrando que sempre tem que estar relacionado ao nicho, vou deixar um modelo para ser usado logo após a captura.

Construa uma Isca Digital bem específica, exemplo, “3 Maneiras de Vender com um Blog todos os Dias”.

Logo após a entrega da Isca já envie para a página do produto, no nosso exemplo poderia ser o Fórmula Negócio Online, que é um treinamento completo de como montar um negócio online com o Blog no centro dos negócios.

#06 – Faça uma Oferta com um Produto com um Preço “barato”

estrategias para vender mais pela internet9

Tanto nos funis de vendas, quanto na oferta logo após a captura, uma forma de alavancar as vendas diariamente é fazer uma oferta de um produto “barato”.

Lembrando que barato é um conceito relativo, e depende muito do nicho que você atua e público-alvo.

Um teste que você pode fazer para tirar o melhor proveito desta estratégia é realizar testes do tipo A/B, segmentando sua lista, para o público A envie um produto e para o B outro, analise qual teve o melhor resultado e explore o produto de melhor resultado com outras estratégias.

#07 – Cuidado para não ser Chato, Cuidado para não ser Cansativo

São dois cuidados essenciais que temos que ter ao fazer um e-mail, não podemos ser chatos ao enviar e-mails. E o que seria ser chato?

É ficar enviando uma quantidade de e-mails maior do que seu público suporta, isso só gera cancelamento de cadastro, envie somente e-mails que vão agregar o relacionamento com o Lead e potencializar suas vendas.

E outro cuidado importante é não ser cansativo, e isso esta relacionado ao tamanho do e-mail que você envia.

As pessoas não tem muita paciência com textos muito longos, então procure ser o mais objetivo possível e vá direto ao ponto, no caso de conteúdo, de preferência para enviar links para artigos no Blog.

#08 – Foque no seu Lead, Foque no seu Cliente

Foco No Lead
Foco No Lead

Muitos empreendedores focam muito em si para escrever os e-mails, falam muito de duas conquistas e dos seus conhecimentos, o segredo é focar no Lead/Cliente.

Ele quer ter seus problemas resolvidos, ter suas “dores” sanadas, então procure deixar ele no centro das atenções, sentindo-se importante.

Você não tem ideia de como isso ajuda a vender.

#09 – Usar o Modelo de Página de Conteúdo

Monte uma página com conteúdo do produto que você quer trabalhar com a lista.

Diversos produtores disponibilizam conteúdo em vídeo e para download que você pode usar para desenvolver essa página.

Faça um e-mail para a lista convidando para ir até esse conteúdo e programe chamadas para ação para a venda do produto.

Existem diversas ferramentas que criam esse tipo de página, como o OptimizePress por exemplo.

Muitos produtores também disponibilizam esse tipo de página já toda pronta, bastando somente você enviar para a lista.

#10 – Títulos Que Geram Abertura

Títulos Que Gerem Abertura
Títulos Que Gerem Abertura

Está cada vez mais difícil fazer com que nossos leads abram os e-mails, isto acontece por diversos motivos, mas principalmente pela concorrência.

Os seus Leads muito provavelmente também são Leads de outros, então como aumentar a taxa de abertura de e-mails?

Escrevendo o título certo! Vamos a alguns modelos de títulos com alto potencial de conversão.

Benefícios: Já mostre no título qual tipo de benefício ele terá ao ler aquele e-mail.
Escassez/Urgência: Delimite o tempo que ele tem para conferir aquele e-mail, correndo o risco de perder algo do interesse dele.

Provas/Credibilidade: Informe casos reais de pessoas que obtiveram sucesso ao usar o produto.

Curiosidade: Use sua criatividade para desenvolver títulos que aguçam a curiosidade. (somos todos curiosos. rsrsrs)

Inesperadas, Esquisitas ou Fora do Padrão: Surpreenda sua lista com títulos deste tipo. Mais uma vez deixe a criatividade trabalhar.

Use Símbolos: Pode ser um coração, uma seta, ou qualquer símbolo que possa gerar o desejo de ler o e-mail.

#11 – Refine o Título para quem não abriu seu E-mail

Você pode explorar a estratégia anterior da seguinte forma:

1. Após o primeiro envio para lista, aguarde um dia ou dois e selecione aqueles que não abriram o E-mail.

2. Mude o título e envie novamente, geralmente você atinge 80% das aberturas anteriores, exemplo, se no primeiro envio 10% da lista abriu o e-mail, neste segundo envio, 8% tendem abrir.

3. Isso é muito bom, quanto mais aberturas, mais chances de vendas.

#12 – Otimize os Links no E-mail

Não só abrir o e-mail é o nosso foco, temos que fazer o Lead clicar no Link.

Podemos otimizar os links no e-mail para que o Lead “seja forçado” a clicar e usar de 3 a 4 links no e-mail ajuda bastante a aumentar a taxa de cliques.

Uma dica legal também é usar um PS, no final do e-mail, gerando algum tipo de escassez/urgência.

#13 – Analise os Experts e Produtores do seu Nicho

Uma excelente forma de aprender é aprender com quem tá tendo sucesso! Isso de chama modelagem.

Se inscreva na lista de e-mails dos experts e produtores do seu nicho e veja os e-mails que eles enviam. Você pode se inspirar para desenvolver os seus.

Analise não somente o conteúdo, mas o intervalo de tempo entre os e-mails que são enviados e tudo aquilo que pode te ajudar a vender mais para sua lista.

Com certeza você terá bons resultados com essa estratégia.

#14 – O que eu Sempre Costumo Dizer: Testar é uma Excelente Estratégia

Sucesso no Marketing Digital sempre será pautado na realização de testes.

Não existe fórmula mágica! O que existem são modelos que devem ser testados, adaptados e melhorados.

Estão aqui 14 estratégias para você fazer exatamente isso, agora você tem dois caminhos,
pegar esse conteúdo e melhorar seu negócio ou simplesmente não fazer nada.

Você sempre tem o poder da escolha.

Gostou do artigo ?

Compartilhe e deixe os seus comentários!

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *