COMO CRIAR SUA LISTA DE EMAIL: PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO ATÉ A CRIAÇÃO

COMO CRIAR SUA LISTA DE EMAIL: PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO ATÉ A CRIAÇÃO

Você já ouviu a frase: “O dinheiro está na lista”?

Essa é uma frase extremamente conhecida e muito utilizada no email marketing quando falamos sobre a construção de lista. E se existe algo que não podemos de maneira alguma ignorar é que o dinheiro está realmente presente na lista.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Para que você garanta o sucesso do seu blog ou até mesmo do seu negócio. Você precisa ter alguns fatores positivos em andamento, como, por exemplo:

  • Atração de visitantes e clientes em potencial;
  • Retorno desses visitantes e clientes;
  • Maiores e melhores vendas;
  • Conseguir transmitir confiança e credibilidade para esses visitantes;
  • Oferecer um bom conteúdo e que dê a solução;
  • Etc, Etc, Etc…’’

 

Não é novidade que para que você tenha dinheiro e reconhecimento. Você precisa de inúmeras condições positivas trabalhando em prol de uma única coisa: Solução.

Oferecer a solução para os problemas de um grupo específico é algo muito valioso hoje em dia, tão valioso que pode garantir o seu sucesso ou fracasso.

Esse grupo específico, damos o nome de nicho, e conhecer o nicho em que você atua é um dos pontos mais importantes para conseguir um bom relacionamento, como você verá no decorrer do artigo.

POR QUE CRIAR UMA LISTA DE EMAIL QUE REALMENTE FUNCIONE É IMPORTANTE PARA O MEU NEGÓCIO?

Ter uma lista de email marketing serve para que você tenha um relacionamento contínuo e direto com os visitantes que fizeram o cadastro na sua lista, além de ser uma valiosa ferramenta na captação de emails, visto que quanto maior o número de emails, melhores serão os seus resultados, tráfego e vendas.

Sabia que 92% dos usuários da internet possui, no mínimo, uma conta de email ativa?

E você, querendo firmar o seu negócio na internet, não gostaria de conseguir uma boa parte dessa fatia para obter mais resultados? Conseguir mais tráfego para as suas mídias? Ter mais visualizações nos seus conteúdos para realização de mais vendas?

Sim, essas são coisas ótimas tanto para quem têm blog quanto para quem está iniciando com um negócio online.

Mas… Você faz ideia de qual seja a ferramenta que vai te possibilitar um contato mais direto e ainda sim, mais profissional?

Email Marketing

Eu poderia escrever nesse artigo inúmeros detalhes, entre eles o quanto é desvantajoso comprar uma lista de email ao invés de criar a sua própria, pois é bem provável que resulte em duas situações:

  1. Seu email terá uma grande chance de ser considerado SPAM, e aí amigo, diga adeus à visibilidade e outras vantagens que pensou que teria.
  2. Por favor, me diga quem é que gostaria de receber um email de uma empresa que nunca aceitou receber? Bem, não sei você, mas eu sempre fecho e/ou nunca abro emails desse tipo.

Agora que eu sei que você não irá cometer o erro de comprar lista de emails, vamos para parte mais atrativa do artigo, onde eu te dou o passo a passo para que você consiga o máximo de conversão da sua lista de email.

Mas tenha em mente o seguinte: muitas pessoas sentem receio de escrever emails muito longos e outras muito curtos, mas o que você precisa entender é que são vários fatores que vão definir o tamanho do seu email, como a chamada para ação e outras estratégias.

Box de Captura de Email

Então, a primeira dica que você pode utilizar e que garantirá que você capture 100% do foco de seus visitantes é a utilização de uma Featured Box, que, geralmente é uma caixa bem grande que aparece sempre no topo do seu blog ou site, com dizeres do tipo:

“Junte-se a 80,961 leitores inteligentes e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso com o seu blog”

Se você for bem apelativo, sua chance de conversão é de 3 pessoas em cada 20 visitantes que passarem pelo seu blog, então tente buscar o equilíbrio.

Colocar um banner de inscrição na sua sidebar (barra lateral do blog) é uma ótima estratégia quando feita da maneira correta, prefira um retângulo onde você consiga ter mais altura do que largura, algo bem discreto.

Caso contrário, a aparência do seu blog ficará prejudicada.

Está satisfeito? Bem, eu creio que não! Agora vamos ao passo a passo que garantirá que você crie uma lista de email poderosa.

Até porque, algumas pequenas dicas não funcionariam tão bem para você quanto um passo a passo detalhado para que você consiga alcançar os seus objetivos sem erros, não é verdade?

PASSO A PASSO PARA CRIAR UMA LISTA DE EMAIL QUE REALMENTE FUNCIONA:

Para que você saiba como criar sua lista de email e que funcione adequadamente, além de te ajudar a ampliar o seu negócio online, precisa, basicamente, de apenas três etapas. São elas:

  1. Criação de uma oferta interessante;
  2. Ter uma página de captura, sendo muito conhecida por “landing page”;
  3. Criação de páginas e até mesmo sites focados na conversão.

Sabendo quais são essas três etapas básicas, agora eu vou explicar de forma detalhada para que você implemente no seu negócio online, combinado?

CRIAÇÃO DE UMA OFERTA INTERESSANTE

Com toda certeza, essa é uma das etapas mais complicadas para a maioria das pessoas.

Conseguir criar uma oferta interessante poderá causar algumas dúvidas principalmente por achar, de imediato, que talvez você não seja bem-sucedido na tarefa de engajar o seu público.

Definição de persona é o segredo. Saber para quem está indo suas mensagens é fundamental para que não reste dúvidas, pois tendo noção de quem é o seu público ficará fácil de produzir conteúdos que tendem a gerar valor e engajamento.

Resolvido esse problema, o passo seguinte será a criação de conteúdo ideal.

Agora, quando é falado sobre ofertas interessantes, é legal que você saiba que para conseguir atrair novos visitantes e fidelizar, você precisa de conteúdo que chame atenção para servir como isca digital.

  • Ebooks;
  • Podcasts;
  • Infográficos.

São apenas algumas das várias opções que você pode criar para chamar atenção do seu público. Valendo a pena ressaltar que se você não fizer ideia de quem é o seu público, dificilmente você conseguirá criar conteúdo ideal e criar uma lista de email.

Um pequeno detalhe, mas muito importante é: Ampliar sua lista de emails é considerada a etapa inicial do seu funil de vendas.

TER UMA PÁGINA DE CAPTURA, CONHECIDA POR “LANDING PAGE”

Sua oferta já está criada? Ótimo!

A próxima etapa é focar sua energia na criação de um lugar onde a sua oferta possa ser promovida. Logo, você compreende que estamos citando as Landing pages ou se preferir, páginas de captura.

O intuito dessas páginas é simples: você vai fazer com que o seu visitante vire um lead.

O lead é a forma de qualificação de um contato, em palavras mais simples: é o seu visitante que adquiriu algo gratuito (no seu caso, conteúdo) em troca de informações (no seu caso, cadastro na sua lista de email).

Entendeu? Então, continua lendo o artigo!

Quando falamos sobre a criação de uma landing page, alguns fatores precisam ser analisados, como, por exemplo:

  • Elas não são criadas para mostrar sua marca para o seu visitante;
  • Elas não são criadas para mostrar conteúdos que não sejam para conversão;
  • Elas não são criadas para mostrar as suas redes sociais.

Estou te dizendo isso porque muitas pessoas não conseguem os resultados que desejam por cometerem erros extremamente básicos.

Agora, o passo a passo para que você consiga estruturar uma página de captura de sucesso:

  1. A imagem da capa deverá indicar o intuito daquela página. Quer que as pessoasvse cadastrem na sua lista? Ótimo, deixe isso explícito.
  2. O conteúdo deverá ser feito para convencer o seu visitante a se cadastrar na sua lista, pense em conversão para a página de captura. Combinado?
  3. Quer saber qual é o tamanho ideal de um formulário? Então, faça teste A/B. É testando que você descobrirá o que dá certo.
  4. Um grande obrigado! Depois da captura do email um “obrigado” com a oferta que você prometeu pelas informações, não esqueça dessa etapa, é crucial para o sucesso da sua landing page.

CRIAÇÃO DE PÁGINAS E ATÉ MESMO SITES FOCADOS NA CONVERSÃO

Sabia que fazendo as suas páginas otimizadas para conversão, isto é, otimizadas especialmente para a geração de leads, você conseguirá potencializar a quantidade de emails que chegam na sua base?

Sim, isso é verdade! Porém, é imprescindível que você utilize uma ferramenta de captura de email, como a Summome, pois somente dessa forma que você poderá gerar até 5% de conversão de visitantes em leads.

Incrível, não é?

BÔNUS: AGORA VOCÊ COMPREENDE A IMPORTÂNCIA E COMO CRIAR SUA LISTA DE EMAIL?

 Agora é a hora de colocar a mão na massa e fazer a sua lista de email crescer! O que não faltam são estratégias para que você aprimore e ache a receita ideal de uma lista de email de sucesso.

  • SEO;
  • Mídia paga para promover sua página de captura;
  • Remarketing para ampliar seus esforços e gerar mais leads;
  • Faça palestras e participe de eventos.

Essas quatro estratégias, acredite ou não, garantem que você amplie sua lista e ainda consiga ainda mais experiência para gerar vendas. Pensando em te auxiliar ainda mais, abaixo segue algumas dicas que além de te proporcionar um norte, te fará ter uma visão à frente do básico.

Algo que você precisa entender é que produzir conteúdo para sua lista de email deverá ser encarado como uma verdadeira missão, onde você deverá se preocupar em tirar todas as dúvidas do seu leitor, responder as objeções, levar o conhecimento e solução dos problemas e estimular a vontade de querer continuar recebendo os seus emails.

Essa é a fórmula mágica?

Essa resposta depende de você. É você quem será o responsável por testar um conjunto de estratégias que rodeiam o email marketing e escolher a que mais se encaixará no que você precisa, sabe, a que mais te dará resultado. E então, sim, essa será a sua fórmula mágica.

Além disso, tenha em mente o seguinte:

  • O título é fundamental para que você consiga garantir a abertura do seu email. Até porque, do que vale um email com um conteúdo incrível e emocionante sem ser aberto?
  • O segredo é o seguinte: se você conseguir alinhar a boa escrita e ainda sim conseguir encarar o aspecto comercial do conteúdo, ótimo! Você tem tudo para ter uma lista de email com leitores fiéis.

Apenas uma pergunta antes de seguir com a lista: para quem você escreve?

Pergunto isso, porque muitos empreendedores que ainda não conseguiram alcançar o sucesso tende a errar em um ponto que podemos considerar até básico, que é achar que está escrevendo para uma máquina.

E isso está errado pelo simples fato de você estar escrevendo para humanos. Logo, o seu conteúdo tem de ser mais humano.

  • Coloquial.
  • Relaxado.
  • Leve.

São algumas das características dos conteúdos mais “humanizados”.

Dica

  • É interessante que se você não saiba vender, não saiba produzir conteúdos e queira algo a curto prazo, ou seja, você não quer aprender antes para depois iniciar, considere a terceirização.

Digo isso que, por vezes, você até tem experiência com conteúdo e vendas, mas contando com o fato de que o seu negócio cresça de um jeito que, fique humanamente impossível de produzir aliando com o blog e as redes sociais… É muito válido que você comece a considerar a contratação de um produtor de conteúdo, de preferência que consiga aliar a boa escrita com a venda. Entendeu?

E mesmo que pareça que sim, saiba que contratar um trabalho freelancer não é tão caro, pelo contrário, você consegue encontrar bons profissionais sem vínculos trabalhistas por um preço muito acessível e podendo ser chamados quando você desejar.

Você gostou do artigo?

Agora, no final desse artigo, eu espero que você já não tenha mais nenhuma dúvida em relação a criação da sua lista de email e quais as estratégias que pretende utilizar.

Então, eu realmente desejo que esse artigo tenha servido com uma espécie de pontapé inicial e, não esquece de me dizer o que achou nos artigos, não fique com receio em deixar suas dúvidas. Seus comentários me ajudam muito a melhorar esse projeto.

Abraços e até a próxima!

 

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *