COMO MANTER O FOCO | Como Ter FOCO e Evitar Distrações

Link do vídeo: COMO MANTER O FOCO | Como Ter FOCO e Evitar Distrações
https://www.youtube.com/watch?v=YqdKWeap1Z8

Olá! Tudo bem? Alex Vargas aqui para mais um artigo sobre foco e produtividade, e vamos descobrir como manter o foco, como ter foco. E você já sabe! Aqui no nosso Blog e no Canal do YouTube , você encontra muita informação sobre Marketing Digital, Empreendedorismo, Produtividade e Estilo de Vida.

FOCO. Se eu te dissesse, que esse simples conceito pode diferenciar o sucesso e o fracasso de uma pessoa. Para te provar isso existem muitos estudos, muitos autores que falam sobre FOCO. Porém, sem falar desses estudos e autores, eu posso falar de mim mesmo.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

-Eu vivia na falta de foco, não conseguia gerenciar minhas tarefas. E experimentei como isso me atrapalhou com meus objetivos e metas.

Só que depois de passar por isso, eu comecei a estudar sobre Foco, Concentração, Sobre como melhorar minha performance… A minha performance se multiplicou muito. Quando você tem foco, você tem mais disciplina para terminar tudo o que inicia. Você faz o que realmente tem que ser feito. Seja no seu trabalho, negócio ou estudos.

O foco é realmente essencial. Ele influencia tudo o que você vai fazer na sua vida. O foco está diretamente relacionado com o sucesso de cada tarefa. Não duvide disso! Sem foco ficamos cansados, estressados e desanimados, pois não vemos as tarefas terminarem.

-E quando fazemos muita coisa junta acabamos por não fazer nada bem feito.

É bem provável que você tenha várias ideias de negócio hoje, mas não consegue iniciar nenhuma delas. E isso é devido à falta de foco. Você tem vários planos do que você quer fazer, mas acaba por não concluir nenhum.

Você tem a impressão que fez um monte de coisa no seu dia. Se ocupa de várias atividades improdutivas ou só apagando incêndios. E quando o dia termina tem a impressão de que não realizou nada. E isso: É falta de FOCO.

Mas você não está sozinho, a maioria das pessoas passa por isso. E o pior é que muitas nem percebem. É natural do ser humano se distrair com tudo. E a síndrome do super-herói querendo realizar tudo.

E hoje eu vou te passar algumas das principais estratégias para você ter foco, ter concentração, conseguir ser mais produtivo, realizar mais com o tempo que você tem ou até diminuir as horas de trabalho realizando mais tarefas. Tudo isso com o poder do foco.

COMO MANTER O FOCO | Como Ter FOCO e Evitar Distrações

Dica #01 – Prioridade

Se você quer alcançar o sucesso escolha uma única coisa. Essa coisa é a sua prioridade. Crie uma meta, um objetivo, um projeto… Algo importante que você tem que fazer. Se você tem vários, priorize um que vai te dá mais resultados ao realizar. Depois de escolher mantenha sua energia nele.

Tem um livro muito legal do Gary Keller chamado a única coisa. No livro ele fala qual é a única coisa a fazer que torna o resto muito mais fácil. Pensa um pouco comigo… Eu falei de você ter um objetivo grande, um projeto grande. Mas esse princípio de prioridade deve ser aplicado nas suas tarefas do dia a dia também.

-Durante o seu dia: Quais são as tarefas mais importantes que você tem que fazer para ter mais resultado?

Liste todas as suas tarefas e vá realizando uma de cada vez. Priorize uma por vez. E esse primeiro conceito nos leva diretamente para a segunda dica.

Dica #02 – Evitar a Multitarefa

Nós somos péssimos em fazer várias coisas ao mesmo tempo. Eu lembro que quando eu estava na escola e quando tinha prova eu ficava estudando com a TV ligada. E não tem como, não dava certo. (rsrsrs) Então, seguindo o conceito de prioridade que nós vimos antes:

– Foco em uma coisa de cada vez.

Se no meio de uma tarefa você lembrar algo muito importante, anote num bloco de notas, mas não pare a tarefa. Depois você faz o que você lembrou. Faça o teste. Experimente ficar imerso em uma única atividade por vez e verifique se no final de um dia que você terá feito muito mais coisas.

Dica #03 – Parar de Dizer Sim

Quando você tenta equilibrar várias coisas ao mesmo tempo, uma delas vai cair. Quando você aceita tudo que chega até você… Você tá sendo reativo, você está deixando o mundo externo comandar a sua vida… Você precisa liberar espaço da sua vida.

-Analise se o que está vindo de fora é importante. E o que não for, recuse com educação.

Dica #04 – Limpar e Simplificar

Limpe tudo o que você não precisa. E isso é tanto no espaço físico, como no espaço mental. Elimine tudo da sua mesa de trabalha e/ou estudo. Elimine tudo que você não está usando e coisas que você não precisa.

Quanto mais coisas você tiver, são mais coisas para organizar, limpar… Então elimine tudo mesmo. De uma olhada na imagem abaixo de um Dojo. O Dojo é onde se treina artes márcias orientais, e nele só tem o necessário. O Dojo é simples e organizado, não tem nada além do que é extremamente necessário.

Para o espaço mental temos que aplicar o mesmo conceito. Faça uma análise de planos e projetos e sonhos que você tem hoje, e elimine tudo que não faz mais sentido pra você.

Dica #05 – Dieta de Coisas Ruins

A dieta de coisas ruins vai nos ajuda a organizar nossa mente. Hoje nós temos acesso a todo tipo de informação. O que você precisa é eliminar esse excesso de informação entrando. Principalmente informação irrelevante. As Redes Sociais são vilões do foco. Não estou dizendo que você não deve utilizar mais. Mas sim separar um tempo específico do seu tempo para as Redes Sociais.

Outra coisa é uma dieta de notícias, de fofocas, e acontecimentos. Será que fica lendo notícia de tragédia é importante? Ou sobre a vida dos famosos? Isso é importante para sua vida? Tenta fazer uma dieta de tudo quanto é notícia.

No meu caso tem mais de anos que eu não assisto notícias e nem leio nenhum tipo de jornal. O que eu faço para ter uma ideia do que tá acontecendo no mundo, na minha cidade, País e Estado… Eu olho uma vez por semana os títulos do Google Notícias. Eu só leio os títulos mesmo. Dificilmente eu leio alguma notícia por completo.

– Você tem que decidir o que é importante pra você! O resto do excesso de informação simplesmente faça uma dieta disso.

Dica #06 – Evitar Abas e Programas e Abertos

Esta dica está complementando ainda sobre o espaço mental. Eu sei que muitos que estão me assistindo trabalham com o computador direto. É normal a gente ter “300” abas do navegados aberto e vários softwares. (rsrsrsr) E isso é ruim! Toda vez que você olha pra sua tela, você tem que fazer uma busca de onde você tem que clicar.

– Isso rouba a sua energia e a sua concentração. Você precisa diminuir isso.

Eu faço o seguinte: deixo apenas o que eu estou usando aberto e o Evernote. (Aplicativo que eu uso para fazer anotação). Então quando eu lembro alguma coisa, eu anote no Evernote para não perder o foco.  E depois eu dou atenção à anotação;

Dica #07 – Equilíbrio

É normal a gente fica meio pirado, só querendo trabalhar. Ainda mais quando o negócio é próprio. Porém essa prática não é saudável e nem é produtiva. A vida não é uma coisa só. Você precisa aliviar sua mente com outras coisas. Ler um livro, ver um filme, assistir uma série, atividades físicas…

– O foco é sim muito importante. Quando você melhorar seu foco, tudo vai melhorar.

De coração eu espero que eu tenha te ajudado com este artigo. Se você gosta desse assunto de produtividade e foco, eu tenho um E-book chamado 25 técnicas de produtividade. Ele é gratuito, basta você CLICAR AQUI.

Até a próxima.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Manter o Foco
Author Rating
51star1star1star1star1star

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *