6 Conceitos Estratégicos para Construir uma Lista de E-mails Efetiva para Gerar Vendas

A construção da lista de e-mails começou nos primórdios do marketing digital. Construir uma lista de e-mails efetiva era relativamente mais fácil. Ainda se praticava muito o SPAM, e era comum a subscrição para uma Newsletter, somente para receber atualização de um blog. Outra prática comum era compra de listas de e-mail. Pessoas compravam listas de e-mails enormes e saiam enviando as mais diversas ofertas com a esperança de vender. E como isso era chato… Se você tinha e-mails a uns 5 anos atrás aproximadamente você deve se lembrar disso.

Mas, devido a tudo isso. Surgiu um intenso processo de massificação deste processo de captura de e-mail… O nível de dificuldade aumentou muito! Para construir uma lista de e-mails efetiva foi necessário mudar drasticamente a forma de capturar e-mail. E também foi preciso criar cada vez mais estratégias diferenciadas para atrair os leads.

(leads = pessoas que deixam seu e-mail)

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Então, surgiu a prática das iscas digitais. Que de forma bem resumida, consiste em entregar algum conteúdo em troca do e-mail da pessoa. Foi um tremendo sucesso, os mais utilizados eram pequenos e-books que iam direto ao ponto.

Só que o processo acabou, de certa forma, saturando. E para resolver isso, começaram a criar conteúdos cada vez mais intensos para capturar e-mail, chegando a oferecer treinamentos completos que poderiam ser vendidos facilmente. E muitas vezes extremamente exagerados…

Como então podemos usar essas estratégias de forma equilibrada e efetiva?

Neste artigo vou te mostrar conceitos estratégicos que te ajudarão a responder essa pergunta. Isso levando em conta os objetivos específicos do seu negócio digital. Vamos juntos?

Boa leitura!

Conceito #01 – Por que devemos construir uma lista de e-mails efetiva

Construir uma lista de e-mails efetiva vai muito mais além de rentabilizar e fazer vendas. Precisamos pensar além. Será que basta criamos artigos no blog e esperar que as pessoas venham até ele? Quem dera… Né? Você tendo uma lista poderá enviar todo o conteúdo que você produzir para ela. A lista será extremante efetiva para o tráfego do seu blog. O negócio digital depende totalmente do tráfego.

-Tráfego chama mais tráfego.

Mesmo pessoas que nunca vão comprar de você, podem consumir seus conteúdos, gostar e compartilhar. Assim, poderá chegar a outra pessoa que poderá realizar compras, e também compartilhar. Entendeu o ciclo positivo?

A lista de e-mails tende se tornar uma excelente fonte de tráfego. No longo prazo será a sua principal fonte de tráfego, cada lead capturado tende gerar mais leads, o efeito viral da internet é realmente poderoso. Pode acreditar nisso! A lista de e-mail é o seu principal ativo do seu empreendimento digital.

Então podemos definir que a lista é essencial por dois motivos:

  1. Vendas que é o nosso objetivo principal;
  2. Tráfego que gera mais tráfego;

construir-uma-lista-de-e-mail-efetiva

Conceito #02 – Entendo o perfil da lista

Por mais que atuemos em um nicho específico, as pessoas da nossa lista tem várias características e desejos únicos. Mesmo dentro de um nicho, vários assuntos são alvos de interesse das pessoas que compõe a lista.

Por exemplo, tenho na minha lista pessoas que não sabem nada de como montar um negócio online e querem saber como iniciar. E tenho pessoas que já tem um negócio estruturado e estão querendo novos conhecimentos para aprimorar seu negócio. Este artigo traz conceitos mais estratégicos sobre a lista de e-mail. Está voltado para esse público mais avançado (mas, também pode ser aplicado por iniciantes J). Porém, recentemente fiz uma série de artigos sobre o lançamento de um blog, para ajudar os iniciantes.

E dentro do seu nicho você vai encontrar diversos interesses das pessoas. Elas tem diversos níveis de entendimento e você precisa entender isso para ter sucesso com a lista.

Conceito #03 – A segmentação da lista é essencial

No conceito #02 eu falei sobre o perfil múltiplo que a lista apresenta. Mas, como podemos aproveitar e otimizar a lista baseada no perfil? A resposta é simples. Usando a segmentação.

A segmentação vai nos ajudar a separar nossa lista nesses grupos de interesse. Por exemplo, para o nicho de empreendedorismo digital:

  • Pessoas que querem montar um negócio do zero;
  • Pessoas que querem melhorar seu negócio;
  • Anúncios no Facebook ADS;
  • Funis de Vendas;
  • E muitos outros conforme o interesse do público;

E como descobrir qual o real interesse do lead? Muito simples… Será determinado no momento de captura através da isca digital. Aquilo que atrai o lead já nos diz o que ele quer saber. E é isso que vou falar no próximo conceito.

construir-uma-lista-de-e-mail-efetiva-2

Conceito #04 – A Isca Digital para atrair o lead pelo interesse

Com certeza você deve saber que no empreendedorismo digital chamamos o potencial cliente de “lead”. Inclusive disse isso no início deste artigo. A isca deve ser desenvolvida pensando na segmentação. No ponto central de interesse do lead.

Como desenvolver a Isca

A principal característica da isca é especificidade dela. Ela precisa tratar de um único assunto. Não pode ser abrangente. Se não, vamos acabar atraindo um público muito diverso e não conseguiremos realizar a segmentação. A isca precisa buscar resolver um problema imediato do lead e gerar a curiosidade dele.

-Não esqueça, a segmentação é um conceito avançado que te ajuda conhecer a real necessidade do lead. E também o nível dele dentro do assunto do nicho. Com essas informações sua oferta de vendas será muito mais efetiva.

Outra característica é o tamanho. Não precisa ser um conteúdo extenso. De preferência a um conteúdo que seja consumido rapidamente. Deixando uma ponte para o que será trabalhado nos e-mail com os funis de vendas.

Aproveite os recursos visuais, usando imagens. E também capriche no design gráfico, procure fazer um trabalho bem profissional, isso vai gerar muita credibilidade para seu projeto.

Conceito #05 – Múltiplas Iscas Digitais

É muito comum blogueiros desenvolverem uma única lista e sair distribuindo ela em vários locais no blog. Mas ela só vai nos mostrar um único tipo de interesse. Por isso, para construir uma lista de e-mails efetiva, precisamos usar múltiplas iscas digitais.

As múltiplas iscas digitais são o começo da estratégia de segmentação efetiva. Ela realmente deve ser colocada em prática por você. Claro que você não precisa criar todas ao mesmo tempo. Se você hoje tem uma isca, crie mais uma… Faça uma por mês.

Assim, a sua taxa de conversão em vendas vai aumentar progressivamente. Esse é um conceito que você não pode deixar passar… Ok? 🙂

construir-uma-lista-de-e-mail-efetiva-3

Dicas para posicionar múltiplas iscas no Blog

Essa é uma dúvida que pode surgir… Como vou posicionar múltiplas iscas no meu blog? Vou colocar uma embaixo da outra na barra lateral? Encher o Blog de banners?

NÃO! Absolutamente não… Nunca podemos esquecer o conceito de Design que deve está presente em nosso blog. E a poluição visual é péssima para o design do blog.

Então a solução para posicionar várias iscas é posicionar dentro dos artigos. Dentro dos conteúdos que você produz habitualmente. E também nos vídeos. No final dos seus vídeos posicione iscas digitais também, funcionam da mesma forma que nos artigos.

O artigo e o vídeo em si já são tipos de isca digital. Só que você pode oferecer dentro dos artigos ou vídeos uma isca específica daquele tema do artigo. Por exemplo, pode ser um resumo do próprio artigo. Os artigos, assim como as iscas, são muito específicos. E dentro dos artigos você poderá inclusive falar sobre o conteúdo das iscas.

Você também pode usar a barra lateral de forma estratégica para posicionar uma isca. E dependo do tema do seu blog, por exemplo, o tema épico, tem uma área promocional para o posicionamento de uma isca. No caso desse tema você pode usar uma na barra lateral e uma na área promocional.

Você pode também usar plug-ins de captura como o Ninja Pop-up, que gera janelas pop-ups de diversas formas.

Conceito #06 – Iscas que convertem

Existem tipos de iscas que geram mais conversões do que outras, vou te deixar com você XX tipos de iscas que mais convertem:

  1. Check-lists: As pessoas adoram um check-list, pois ele da uma ideia passo a passo do que precisa ser feito;
  2. Templates: Templates são modelos que podem ser usados, modelos de página, de e-mail…
  3. Planilha: Planilhas são ótimas, por exemplo, para o nicho de empreendedorismo você pode dar como isca uma planilha de controle financeiro;
  4. E-books em pdf: Esse sem dúvida é o que mais converte;
  5. Fluxograma: Um tipo de isca ainda pouco explorado, mas pode ser bem útil.
  6. Infográficos: Convertem muito bem também, existem muitas ferramentas para criação inclusive o power point.
  7. Webnários: Você pode gravar um webnário e deixar disponível rodando em vários horários e usar ele para captura de e-mail.

Esses são conceitos importantes para capturar mais leads e por consequência construir uma lista de e-mails efetiva. Estamos em um mercado extremamente concorrido. Isso requer de nós sempre inovar e realizar testes buscando a otimização do processo.

Tenho certeza que esses conceitos vão te ajudar a desenvolver uma melhor estratégia para construir uma lista de e-mails efetiva.

Fico aguardando seus comentários. Não deixe de compartilhar o que você achou. Ok?

Até a próxima!

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

2 Comentários

  1. Luiz Marcelo

    Alex, tá de parabéns! Muito bom o conteúdo. Claro, objetivo e direto ao ponto. Me ajudou bastante. (isso não é novidade…rsrsrs.). Abraços. Aguardo o próximo.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *