Um Plano Passo A Passo Para Começar E Crescer a Lista De E-mail Mesmo Começando Do Zero

Seja você iniciante ou avançado. O que você mais vai ouvir no Marketing Digital é a importância de crescer a lista de e-mail. A lista de e-mail é o principal Ativo que o Empreendedor Digital tem.

Se você chegou até este artigo por pesquisas no Google, você deve ter reparado a quantidade de artigos sobre o tema. Se você já é meu aluno sabe que é um assunto que estou sempre abordando em meus treinamentos. É realmente um assunto de extrema importância e estou sempre pesquisando sobre o tema.

Mas, se é um assunto que é constantemente abordado, porque eu estou escrevendo mais um artigo pra você? Seria mais do mesmo? Não. Definitivamente não… O que acontece é que de forma geral, boa parte desses artigos são bons para te ajudar a montar uma estratégia. Mas esses materiais não te dão um passo a passo para crescer a lista de e-mail.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Um erro que você pode cometer é tentar aplicar todas as estratégias para crescer a lista de e-mail. O que te deixaria confuso e sem resultados, o que é bem desanimador. Então neste artigo vou compartilhar com você um passo a passo para ajudá-lo a crescer a lista de e-mail. E olhando para trás é o que eu faria se estivesse começando agora. E caso comece algum novo negócio é o que eu farei.

Passo #01 – Crie um Site Atraente (Com alto poder de conversão)

Quando eu digo que você tem que criar um site atraente, não estou dizendo que você precisa gastar muito dinheiro com um web designer para criar um site. Nada que um pouco de dinheiro bem investido para comprar um tema do WordPress não resolva.

Se você procurar um profissional para criar seu site o preço vai ser muito alto. E com certeza o WordPress é a melhor opção. Por que o objetivo é tornar o site (ou blog) em uma máquina de captura de e-mails. Então esse é o tipo de atração que estou falando aqui… Atração de leads.

crescer-a-lista-de-e-mail2

Passo#02 – Tenha um Formulário de Opt-In “acima da dobra”

Acima da dobra é a parte do seu site que o visitante ver assim que acessa seu site. Isso sem precisar rolar barra de rolagem para baixo. Essa área do site é de extrema importância para captura de e-mails.  Testes já mostraram que o uso de um formulário de opt-in nesta área pode dobrar a sua captura de e-mail, e isso faz uma diferença enorme nos seus ganhos.

Os temas Épico e o WP-Conversion já possuem uma área chamada promocional que é para captura de e-mail acima da dobra. Eu recomendo também os temas do Theme Forest e alguns temas também tem essa opção. E também existe um plugin muito interessante o SumoMe que coloca um formulário opt-in em qualquer site com um código html.

Passo #03 – Coloque de 3 a 7 Formulários de captura em outras áreas no site

Existe um princípio chamado regra de 7. Ele diz que a pessoa tem que ver algo 7 vezes antes de tomar uma decisão definitiva.

Baseado nisso, entendo que muitas pessoas comentem esse erro ao colocar somente uma ou duas formas de capturar e-mail, geralmente limitadas à barra lateral. E essa não é a forma mais efetiva para crescer a lista de e-mail. Não é mesmo?

Vou te indicar algumas áreas que você pode colocar formulários e que são as áreas que geralmente eu coloco

  • Acima da Dobra (como já indicado);
  • No menu do site/blog;
  • Abaixo das mensagens do Blog;
  • Dentro dos artigos;
  • Na barra lateral;
  • Com Pop-ups de Captura (Ninja Pop-up é muito bom para isso);
  • No rodapé;

Os temas que eu indiquei para você possuem plugins que atendem a todas essas áreas.

crescer-a-lista-de-e-mail1

Passo #04 – Crie Iscas Digitais para Incentivar e Crescer a Lista de E-mail

A iscas digitais tem um poder enorme para crescer a lista de e-mail. Não conheço uma melhor forma de incentivar alguém a deixar seu e-mail do que dar algo em troca. Então o casamento perfeito para crescer a lista de e-mail é juntar os formulários de Opt-in com as iscas digitais. Eles causam uma explosão de crescimento da lista.

Aqui no Blog tem vários artigos sobre a Isca Digital. Mas vou deixar neste artigos alguns materiais que você pode oferecer para crescer a lista de e-mails:

  • Check-lists e fichas de trabalho;
  • Planilhas;
  • Infográficos;
  • Um minicurso;
  • Vídeos tutoriais;
  • Webinários;
  • Treinamentos em áudio;
  • E-books;
  • Entre outros…

De forma geral você pode fazer duas modalidades de iscas:

  1. Um conteúdo específico para download:

São iscas maiores e mais detalhadas e abordam um tema específico. Servem para ser posicionadas no Blog e fora do Blog, como nas redes sociais.

  1. Uma isca para download atrelada a um post ou vídeo:

São iscas do tipo resumo para download, que são colocadas juntamente com posts no blog ou vídeos. Funcionam muito bem para capturar e-mails de pessoas que chegam a um blog através de uma pesquisa no Google, como exemplo.

Minha indicação é que você faça as duas modalidades de isca para crescer a lista de e-mail. Assim, você poderá posicionar as isca mais específicas nas áreas externas do Blog e as iscas do tipo resumo de conteúdo, você pode postar dentro dos conteúdos em sí.

Passo #05 – Use o SEO para aumentar o tráfego orgânico

Não vou me aprofundar em SEO neste artigo, vou deixar duas indicações de artigos meus que são muito bons (modéstia a parte J) para a aplicação das técnicas de SEO:

Existem outros artigos aqui no Blog sobre o tema, se quiser, e eu indico que leia clicando aqui.

Mas, quero deixar um resumo de aplicação prática para o SEO, para que você coloque em prática rapidamente, antes mesmo de ler os artigos (obrigatórios) que eu indiquei:

  1. Instale o Plugin Yoast SEO;
  2. Faça a produção de conteúdo em torno de uma palavra-chave;
  3. Coloque a palavra-chave no título do artigo;
  4. Coloque a palavra-chave na url;
  5. Coloque a palavra-chave na descrição;
  6. Coloque a palavra-chave na imagem; (Use o plugin SEO Friendly Images)
  7. Repita as palavras-chave no decorrer do conteúdo;

O plugin Yoast SEO vai fazer boa parte do trabalho pra você. Bastando você informar a palavra-chave e ele te dá uma série de ajustes que você precisa fazer até o SEO ficar bom. Ele é bem auto instrutivo, se ficar com dúvidas no uso, por favor deixe seus comentários.

O ponto aqui é: Quanto mais tráfego chegar ao Blog, mais chances você tem de crescer a lista de e-mail.

crescer-a-lista-de-e-mail3

Passo #06 – Crie conteúdos de forma consistente e com isca

O seu blog deve ter postagens consistentes e na maioria delas coloque iscas digitais. Sempre falo que o blog deve ter postagens consistentes. E isso quer dizer que você precisa ter um cronograma de postagens. E nessas postagens posicione suas iscas do tipo 2, da forma que eu expliquei acima.

Você pode também posicionar iscas do tipo 1, sem problema algum dentro dos artigos.

Passo #07 – Nutra a lista para crescer a lista de e-mail

Crescer a lista de e-mail esta relacionado a manter sua lista. E para manter sua lista você precisa nutrir sua lista. E o que seria nutrir sua lista? É enviar conteúdo de qualidade para a lista.

Se uma pessoa deixou seu e-mail com você, é sinal que ela está interessada nos seus conteúdos. Por isso você deve se relacionar com ela. Ela é sua prioridade de relacionamento.

Nos meus treinamentos tem módulos completos ensinando como se relacionar com a lista. Mas quero deixar pra você dicas práticas para tornar esse relacionamento efetivo para manter e crescer a lista de e-mail.

  • Envie comunicações primeiro para a lista: Todos os seus conteúdos novos devem ser enviados diretamente e primeiramente para a lista. Eles são seus seguidores e merecem isso.
  • Crie conteúdos específicos para a lista: Crie materiais que serão enviados somente para a lista. Uma estratégia boa é fazer webnários para os seguidores da lista. Isso faz com que eles se sintam privilegiados.

Conclusão

Acredito que esses passos vão te ajudar muito a crescer a lista de e-mail. São os passos que com certeza eu faria se tivesse começando agora. Eu não abordei neste artigo sobre tráfego pago. Que pode ser usado para alavancar a captura de e-mails. De forma resumida, você pode fazer um anúncio para divulgar uma isca específica. Ou fazer anúncios de conteúdos no blog, levando pessoas no blog para que posteriormente você capture o e-mail dos visitantes usando as estratégias que apresentei no artigo.

Você tem outras formas de capturar e-mail que tem feito crescer a lista de e-mail? Se tiver, divulgue nos comentários e ajude a todos desse grupo.

Outra coisa importante… tem algo no empreendedorismo digital que você deseja saber mais? Por favor… Deixe nos comentários que terei prazer em escrever um artigo para te ajudar.

Sucesso pra você!

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *