45 Tecnicas Para Sucesso Com Seus Vídeos E Canal No YOUTUBE | Guia Completo | Alex Vargas

Link do vídeo: 45 Tecnicas Para Sucesso Com Seus Vídeos E Canal No YOUTUBE | Guia Completo – 
https://www.youtube.com/watch?v=PykN4-0pX5s

Não há como negar que o Youtube é hoje uma plataforma que atinge milhões de pessoas no mundo e isso faz com que seja interessante usá-la para atrair público para o seu negócio.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Separei técnicas que vão fazer com que você se diferencie da maioria e atinja o sucesso com seus vídeos, estando bem posicionado(a) nas buscas, vai perceber que no final das contas o conteúdo ficou com mais de 45 técnicas.

No final deixe os seus comentários, isso é muito importante.

Descubra e mantenha o posicionamento

O desejo de todos que pretendem ter sucesso com vídeos é aparecer no Youtube e no Google, quando alguém faz uma busca sobre o assunto que o vídeo esteja tratando.

Mas quem está iniciando com a criação de vídeos muitas vezes têm dificuldade neste ponto, por isso é interessante analisar os concorrentes, vídeos que estejam tratando sobre o mesmo assunto.

Supondo que o seu vídeo seja sobre “Como comprar um carro usado”, antes de gravar pesquise esta palavra-chave no Youtube e veja os vídeos que aparecem, analise os pontos positivos e negativos de cada um.
Faça algo melhor para diferenciar-se dos demais e lembre-se, nunca copie o conteúdo!

Identificar a palavra-chave para cada vídeo

O Google usa as palavras-chave que as pessoas digitam nas buscas para avaliar quais os melhores vídeos, blogs e sites, a relevância de cada um e o posicionamento que terão nas buscas.

Mas para que isso funcione você não precisa ficar no achismo, pode usar o Planejador de Palavras Chave, basta acessar a ferramenta, digitar o termo que deseja, por exemplo, “Como gravar vídeos caseiros”, e verificar a quantidade de buscas desta palavra-chave.

A ferramenta também mostra outras palavras baseadas na que você escolheu, oferecendo mais opções.

Verifique também canais de concorrentes, crie o seu vídeo baseado(a) na palavra-chave do vídeo, use o mesmo título dos vídeos famosos, sem copiar o conteúdo.

Ao digitar o que deseja no Youtube e/ou no Google já aparecem outras opções que também podem ser interessantes para você.

Muita atenção aos títulos

Eu posso afirmar que o título dos seus vídeos é o que fará com que as pessoas acessem o conteúdo, eles são (junto com as imagens) o que define se o visitante vai ou não vai consumir o conteúdo.

Veja abaixo alguns exemplos de títulos que você pode criar

-Como… (Ex: Como emagrecer)

-Como e “benefício”(Ex: Como emagrecer e ser mais feliz)

-Como…” resolver um problema” (Ex: Como emagrecer e não ser mais chamado de “Gordo”)

-Porque….e como… (Porque as pessoas têm dificuldade em emagrecer e como resolver isso)

-5 dicas para… (5 dicas de exercícios para emagrecer)

-9 formas…. de… (9 formas de perder peso sem ter que ir na academia)

Sempre use a palavra-chave do vídeo no título, de preferência no início, mas faça testes.

Palavra chave no arquivo do vídeo

Uma técnica que funciona muito bem é colocar a palavra-chave principal como nome do vídeo, perceba que a palavra-chave é o ponto principal para o seu sucesso em diversos aspectos.

Atenção na descrição do vídeo

O campo para a descrição do vídeo é muitas vezes deixado de lado e isso é um grande erro, afinal é uma excelente oportunidade para parecer nas buscas.

O Google não entende vídeos entende textos, por isso você nunca deve deixar de escrever um bom conteúdo na descrição dos vídeos.

-Faça um roteiro do vídeo ou crie bullet points;

-Adicione os seus contatos (Midias Sociais, e-mail, Whatsapp Programas de Afiliados, etc);

-Coloque a url do vídeo no final da descrição;

Muita atenção nas Tags

As Tags são palavras-chave que você coloca nos vídeos baseado no que as pessoas digitam no Youtube quando estão buscando conteúdo.

Uma dica é encontrar as Tags que os concorrentes usam e para isso escolha um vídeo do seu interesse, de preferência que apareça no início das buscas, clique com o botão direito na página que o vídeo aparece e em seguida clique em código fonte, agora segure CTRL + F e digite “keywords”.

Irão aparecer as Tags que foram usadas no vídeo e você pode usar as mesmas, isso ajuda no ranqueamento e existe grande possibilidade de aparecer junto dos vídeos que usam as mesmas tags e já estejam bem posicionados.

Usar uma Tag única também é uma excelente opção, por exemplo, você poderia usar algo como “xyz_meuvideo” e em todos os vídeos que você gravar colocaria esta Tag, assim todos os vídeos que estiverem no seu canal aparecem juntos.

Muita atenção na miniatura dos vídeos

As miniaturas dos vídeos são imagens que você pode colocar para aparecerem como capa do vídeo, quando não faz isso o Youtube disponibiliza trechos do vídeo para serem usados como imagem.

Quanto mais chamativa a imagem, melhor, use a palavra-chave no nome do arquivo, use cores atraentes e de preferência use a sua imagem, além de criar credibilidade aumenta a possibilidade de visualizações.

Muita atenção ao tempo de visualização dos seus vídeos

Está comprovado que vídeos curtos têm maior probabilidade das pessoas assistirem. E consequentemente mais chance de melhorar o seu posicionamento no Youtube.

Vídeos de 5 a 8 minutos é o ideal e isso é fácil de entender. Afinal as pessoas não tem tempo para assistirem vídeos de 1 ou 2 horas e acabam parando na metade.

Separe em partes os vídeos, um passo a passo, isso melhora o conteúdo do seu canal e aumenta as visualizações. Outra questão é que o Youtube conta até que ponto o seu vídeo foi visto e vídeos assistidos até o final tem mais pontos.

Faça uma teia de vídeos

Estenda os seus vídeos de 10 a 15 segundos no final e use este espaço de tempo para colocar “chamadas a ação”, links para outros vídeos… Algum produto que queira promover como afiliado, imagens de divulgação, etc.

Isso deve ser feito na edição do vídeo.

Usar Playlists de vídeos semelhantes

O Youtube possui o recurso de criação de playlists. E você pode usá-lo para criar uma sequência de vídeos como um minicurso que é apresentado automaticamente.

O ideal é apresentar 5 vídeos por playlist. Assim a pessoa assiste o primeiro e automaticamente aparece o segundo, terceiro, até o quinto vídeo.

Você pode também promover conteúdos de venda sendo 1 vídeo de conteúdo, 1 vídeo de depoimento e 1 vídeo de oferta (isca digital), com isso você consegue atrair interessados no assunto para a lista de e-mail.

Incorporação correta dos vídeos

Incorpore os vídeos em todos os locais possíveis e principalmente incorporar o código das playlists que você criar, coloque no Blog, E-mails, Facebook, etc…

Uma outra opção interessante é oferecer o código de incorporação no seu Blog, suba o vídeo para o Blog e deixe abaixo o código de incorporação, informando que pode ser usado pelo visitante.

Use anotações

As anotações são tipos de “etiquetas” que você pode colocar nos seus vídeos, são usadas para dar alguma informação extra, indicar algum produto, direcionar para outros vídeos ou para o Blog, além de ajudar no SEO dos vídeos.

Outro recurso interessante das anotações é a possibilidade de colocar links diretos para a url do seu Blog, assim é possível direcionar o público para outros produtos ou para um Funil de Vendas.

Use legendas

O Youtube possui o recurso de legendas automáticas para os vídeos, mas você pode também criar as próprias legendas e sincronizar com seus vídeos, isso melhora a experiência dos visitantes.

Parcerias

A internet é feita de pessoas e de parcerias e como em qualquer outro trabalho, ninguém faz nada sozinho e chega o momento em que você precisa encontrar pessoas com os mesmos interesses para criar parcerias sólidas.

Você pode entrar em contato com canais importantes do seu nicho e oferecer a criação de conteúdo, fazendo uma troca de conteúdo.

Outro recurso bem interessante é a troca de box, você já deve ter visto canais famosos onde outros canais são indicados, para isso você deve usar o módulo “outros canais”.

Atenção ao conteúdo e apresentação do vídeo

O conteúdo dos seus vídeos devem ir direto ao ponto, vídeos que “enrolam” muito no início fazem com que a maioria das pessoas pare de assistir.

Você deve verificar o enquadramento antes de começar a gravar, posicione-se bem frente a câmera, teste também o áudio, isso é muito importante, verifique se o som está em ordem.

A iluminação é um dos pontos principais e caso você não possua equipamentos de iluminação escolha gravar os vídeos pela manhã.

Verifique o cenário, não grave vídeos com cenário ruim, imagine você assistindo um vídeo sobre como ter sucesso no Youtube e atrás está uma lixeira ou um banheiro com a porta aberta, não fica bem.

Atenção ao roteiro

O roteiro ideal é aquele que direciona a pessoa que está assistindo para alguma ação e principalmente que prenda a sua atenção.

Você deve criar uma abertura pequena porém com um “gancho” para que o vídeo continue sendo assistido, algo como, “Agora continue assistindo o vídeo que eu vou te mostrar como…..”

Você provavelmente está prometendo algo desde o título do vídeo. Então entregue o que você está prometendo.

Use frases como, porque…, o que…, como… e se…

Não esqueça de usar uma chamada a ação no início e final dos vídeos.

Qualidade dos Vídeos

Sempre comento no Blog, Vídeos e treinamentos sobre a qualidade do conteúdo. E é claro que isso é muito importante, independente da ferramenta que você esteja usando.

Não posso deixar de comentar que conteúdo excelente, mas com uma apresentação ruim, também é deixado de lado pelos visitantes. Por isso é importante que você crie produções de qualidade.

Use ferramentas de qualidade, mesmo que sejam gratuitas. Prepare o local o melhor que puder, faça vídeos onde o ambiente mostre livros ou um cenário bonito, pesquise sobre técnicas de Chroma key, são excelentes para montar diversos cenários.

Cronograma e consistência

Outro erro dos iniciantes e muitos veteranos no Youtube é não serem constantes no envio de vídeos para o canal. Quando as pessoas assinam o seu canal de vídeos elas esperam que vídeos sejam enviados com uma certa frequência.

O ideal é que você grave de 1 a 2 vídeos por semana, no mínimo, e sempre nos mesmos dias, toda segunda e quarta, terça e quinta, etc.

Isso é importante principalmente para os canais que ensinem algo aos visitantes.

Deixe um roteiro pronto, antecipe-se, mesmo que depois tenha que mudar alguma coisa já vai saber por onde começar. Imagine que o seu canal do Youtube é um canal de televisão e seja constante nas apresentações.

Sustentabilidade

O seu canal não vai ficar famoso do dia para a noite, você precisa seguir os passos que já foram indicados e principalmente entender a sua audiência.

Nunca esqueça que os vídeos são para as pessoas e não seus. Por isso fique na frente fazendo um estudo sobre a sua audiência. O Analytics do Youtube pode dar muitas informações sobre os hábitos dos seus seguidores.

Poste os Vídeos em Vários Locais

Vídeos do Youtube podem ser “mostrados” em vários locais. Por exemplo no Facebook, sempre que postar um vídeo compartilhe nas Mídias Sociais.

Faça anúncios no Facebook e no Youtube. Isso aumenta muito a sua audiência e o engajamento com as pessoas.

Poste os seus vídeos em outros locais como Vímeo, UOL Vídeos e outros canais.

Vídeos de Vendas

Um vídeo de vendas deve seguir algumas técnicas para que gere resultados

-Chamada para ação no início do vídeo

Sempre deixe um sinal para o seu produto… Já comente sobre o seu produto, algum benefício.

-Chamada para ação no final dos vídeos

Termine o vídeo indicando para que o visitante clique em algum lugar definido por você para baixar um e-book, assistir outro vídeo, um artigo do Blog, etc.

-Links e anotações, catões, descrição, etc

O Youtube tem diversas maneiras para levar a sua audiência para uma ação… Use os cartões, links, descrição, comentários, anotações, etc. Faça bom uso dos recursos.

-Adicionar vídeos depoimentos

Depoimentos de outras pessoas que já compraram de você é muto importante para criar confiança nas pessoas, colha depoimentos.

-Entrevista com clientes e alunos

Faça entrevistas com clientes e alunos para conseguir atingir a sua audiência. As pessoas gostam de conhecer outras pessoas que já usaram algum produto ou fizeram um curso.

Isso mostra que existem pessoas reais interagindo com o produtor. E que estão felizes com o que compraram.

Compartilhe este conteúdo e deixe os seus comentários.

Caso não tenha assistido o vídeo faça isso agora. É muito importante e dará uma outra visão, com mais detalhes.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

3 Comentários


  1. Olá Alex, excelente dicas. Será que funciona com todos os tipos de negócios? Até ‘físico’? Estou montando um Canal de Jóias. Eu posso utilizar o mesmo formato? Tem alguma dica para produtos físicos?

    Responder
    1. Alex Vargas

      Tudo bem Sheila?
      Funciona sim, o processo é o mesmo, eu escolhi o nicho de “afiliados”, você só precisa fazer alguns ajustes.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *