Antes de entrarmos nas estratégias para alta produtividade, é importante entendermos de fato o que é produtividade. E mais especificamente a alta produtividade pessoal. O conceito de produtividade, muitas vezes é entendido erradamente pelas pessoas, como estar o tempo todo ocupado. Alta produtividade vai muito além disso!

Então como podemos avaliar se estamos sendo produtivos? Primeiramente entender que alta produtividade não é somente a quantidade de tarefas que realizamos, mas sim a qualidade que essas tarefas são realizadas. Tem a ver com excelência.

-Sempre digo que temos que buscar nos diferenciar da concorrência, e sem dúvida a excelência é um caminho de diferenciação.

Segundo, você deve colocar em prática as estratégias que apresentarei no artigo, e com certeza você estará cada dia mais produtivo, realizando as tarefas com excelência dentro de um tempo razoável (nem mais, nem menos).

Boa leitura!

#01 – Organize-se

A falta de organização é inimiga da alta produtividade! Parece até clichê… Tipo coisa que todo mundo diz…rsrsr. Mas o fato é que sem organização sem alta produtividade. Qualquer tipo de bagunça nos paralisa totalmente. E para empreendedores digitais que tem que lidar com a organização material e do ambiente de trabalho, tem ainda a organização do computador. Que é essencial para a produtividade.

Vou te dar algumas dicas de como melhorar sua organização, caso você já seja muito organizado, veja se tem algo que você ainda não faz e fique a vontade para me dizer como você faz para se manter organizado. Basta comentar!

  • Seu computador

O computador é o principal instrumento de trabalho dos empreendedores digitais, e por incrível que pareça, muitos alunos já me disseram que seus computadores eram uma verdadeira bagunça… Imagens misturadas, área de trabalho lotada. Rsrsr

Comece organizando seu material dentro do computador, organize o que é para você estudar ou material de consulta (e-books, infográficos) e separe também seu material de trabalho. Que são os materiais que você está produzindo como conteúdo para suas estratégias de marketing.

alta-produtividade-e-organizacao

  • Seu ambiente de trabalho

Nossa mente reage muito mal à poluição visual. Quando o ambiente de trabalho está bagunçado a tendência é que nossa alta produtividade fique comprometida. Por isso, procure organizar da melhor forma. Adote o conceito de ambiente clean.

  • Lista de tarefas

Tenha sua lista de tarefas diárias dentro de um planejamento semanal. O seu planejamento semanal deve conter suas metas semanais, que te deixarão mais próximo do seu objetivo. E sua lista de tarefas deverá conter as ações necessárias para atingir suas metas. E elas devem estar organizadas em uma lista de tarefas. Essa forma de organização faz toda diferença.

#02 – Esteja bem em todos os aspectos

Um dos fatores para alta produtividade é estar bem em todos os aspectos. Muitas vezes não damos a devida atenção a isso. É praticamente impossível atingir a alta produtividade se não estivemos bem conosco e com nossos familiares. Vamos conhecer alguns dos aspectos que devemos ter cuidados:

  • Saúde: Procure se alimentar bem e praticar exercícios, isso faz muita diferença para atingir a alta produtividade.
  • Estresse: Fuja do estresse como o diabo foge da cruz… rsrsrsr. Ele faz muito mal, muito mesmo. Estude sobre como vencer o estresse, uma dica minha é a meditação. Ajuda muito a manter as emoções equilibradas.
  • Pessoas positivas: Cerque-se de pessoas positivas e que te motivam, evite (com cuidado para não magoar) pessoas pessimistas e que te colocam pra baixo.

#03 – Melhore sua rotina diária

A produtividade alta fica muito mais fácil quando nossa rotina fica mais agradável. E podemos fazer isso com pequenas mudanças. Primeiro você deve se apaixonar pelo que você faz, se você é um Empreendedor digital (que é o principal público deste blog) deve se apaixonar pelo seu negócio.

alcancar-a-alta-produtividade

Quero te dar algumas dicas para te ajudar a melhorar a rotina diária:

– Automatize tudo o quer for possível

Você pode automatizar várias tarefas no seu dia a dia. Te convido a ler o artigo: 12 ESTRATÉGIAS PARA TER SUCESSO NAS MÍDIAS SOCIAIS, GERAR TRÁFEGO E VENDER COMO AFILIADO, nele dedico um tópico inteiro sobre automatização de tarefas.

-Planejamento diário

Volto mais uma vez falar sobre planejamento. Porque planejamento é essencial para alta produtividade. Sobre planejamento diário quero te falar o seguinte: Não fique mudando o planejamento para atividades supostamente “urgentes” ou ideias novas que surgem o tempo todo.

-Muitas pessoas são levadas exatamente assim! Começam tudo e não terminam nada… Por isso, planeje-se!

-Melhore o ambiente

Deixe seu ambiente de trabalho da forma mais confortável possível. Uma cadeira ergométrica e confortável, boa iluminação, e clima agradável fazem muita diferença. Outra dica que deixo é trabalhar ouvindo uma música para aumentar a produtividade. O site http://brain.fm é especializado nesse tipo de música. O YouTube também tem boas opções.

#04 – Cuidado com a multitarefa

A questão da multitarefa é polêmica. Alguns defendem que é preciso foco total. Fazendo uma atividade de cada vez, só começando uma quando a outra terminar. E outros defendem que é mais produtivo estar no modo multitarefa.

Minha opinião é que você deve buscar o equilíbrio e usar o bom senso. Algumas tarefas precisam de foco total. Por exemplo, a escrita deste artigo exigiu foco total, mas a edição de um vídeo pode ser feita conjuntamente com outra tarefa, o vídeo geralmente demora para renderizar. Entendeu o conceito?

a-alta-produtividade-e-possivel

Ponto Importante

Existe um conceito chamado de zona cinza, ele diz que pensamos no trabalho no momento do lazer, e no momento do trabalho pensamos no lazer. Isso é péssimo para alta produtividade.

-Então, como a Bíblia ensina: existe um tempo para cada coisa.

#05 – Não subestime o foco

Muitas pessoas tem dificuldade em entender e aplicar o foco. Recentemente gravei dois vídeos sobre Como Ter Foco, te convido a ver esses vídeos. Mas, nesse artigo que te falar um pouco sobre um erro que cometemos quanto ao foco: subestimar o poder do foco.

O foco é como uma chave que abre a porta da alta produtividade. Estudar estratégias para o foco são essenciais. Para aplicar o foco é necessário disciplina, nossa mente simplesmente se distrai o tempo todo. E como vencer as distrações?

-Eliminando as distrações

Para eliminar as distrações, você precisa se conhecer. Analise seus hábitos. O que mais te distrai? Redes sociais? Caixa de entrada do e-mail? YouTube? Isso só você tem a resposta. Uma dica para descobrir isso é analisar o que acontece antes de você se distrair. Por exemplo, quando você pega o café vai ver um vídeo… Ou, quando você bebe água você acessa o Facebook se distrai.

-Analise e elimine as coisas que estão te distraindo. Determine o tempo para distrações dentro das suas tarefas diárias.

 

 #06 – Pausas a cada 90 minutos são muito bem vindas

alta-produtividade-e-tarefas

Segundo o especialista em produtividade Tony Schwartz, para alcançar a alta produtividade é indicado fazer uma pausa a cada 90 minutos de trabalho, ele indica uma pausa de 20 minutos. Muitas vezes isso não é possível, mas se você é um empreendedor digital, faça pelo menos umas três pausas por dia.

-O cochilo também ajuda muito

É unanimidade que precisamos dormir de 6 a 8 horas por noite. Contudo, isso nem sempre é possível. Assim, podemos compensar isso com um cochilo à tarde, mas nada muito longo, de 20 a 30 minutos.

-Estudos mostram que o nosso relógio biológico precisa desse sono à tarde para voltar a funcionar corretamente.

#07 – Mantenha os pés no chão e a cabeça no alto

Manter os pés no chão e a cabeça no alto! O que eu quero dizer com isso? Nós temos que ter muitos sonhos. Esses sonhos geram em nós um propósito para o nosso trabalho, para nosso negócio. Mas, esse sonhos precisam ser realizáveis. Não adianta ter um sonho impossível.

-Meu objetivo com isso não é fazer você não sonhar grande. Não, pelo contrário! Sonhe grande e mantenha os pés no chão.

Se você colocar sonhos impossíveis de serem realizados você vai se frustrar e sua produtividade vai cair. Seja contente e grato por tudo o que você já conquistou. Com isso a visão de futuro não impacta seu presente. Trabalhe no presente de forma focada e produtiva e o futuro virá com o sucesso. Lembre-se, o presente é que constrói o futuro.

Conclusão

A alta produtividade é algo possível de se alcançar. É preciso trabalhar com disciplina. Com o tempo você vai perceber que alta produtividade estará cada vez mais próxima. E sabe o que é bom? Sempre é possível melhorar!

Gostaria de saber como é sua produtividade? Precisa melhorar? Qual nível você está? O que você já faz? O que você precisa fazer em relação as estratégias deste artigo?

Compartilhe comigo nos comentários!

Abraços e sucesso pra você!

Olha Que Legal Também