Uma das plataformas mais antigas, os tradicionais blogs. E acredite, até hoje você pode ganhar muito dinheiro com eles, mas claro, os tempos mudaram, sendo assim, as estratégias também precisam mudar, e tenho certeza em lhe afirmar, se não ganha dinheiro com blog, o problema não está no blog, mais sim em alguma atitude sua na hora de gerenciar.

Já falei várias vezes da importância de blogs e como você pode ganhar dinheiro com eles aplicando estratégias suas. Mas hoje aqui quero falar algumas estratégias que serão fundamentais para formulação do seu blog, ainda mais se estiver no início.

Quer conhecer essas estratégias? Fique conosco até o final.

Se buscar na internet “formas de rentabilizar um blog” acredite, o que não vão faltar serão resultados. Mas grande parte desses resultados esquecem de ser sinceros, esquecem de falar o que realmente importa, apenas jogam as informações de uma maneira aleatória e persuasiva.

O blog faz parte da estratégia de marketing de conteúdo, e por isso é fundamental para você que desejar alcançar sucesso na internet. E quando falamos de criação de blog, logo nos voltamos a dois pontos fundamentais, que são:

  • Formas de fazer ele gerar dinheiro:

    Aliás, você está criando o blog para ter um retorno financeiro sobre ele. Então você precisa ter uma estratégia de como vai gerar dinheiro com o seu blog.

  • Trazer pessoas:

    Um blog sem público não dura muito, sem contar com o fato que não é nada lucrativo, por isso, você precisa trazer pessoas para seu blog, precisa fazer a divulgação de uma forma efetiva para trazer pessoas e converter essas pessoas em seguidores.

Enfim, em mais delongas, vamos começar a apresentar as principais estratégias para você que deseja ter sucesso com blog:

Clique Aqui: Ganhar dinheiro na Internet

8 estratégias de como ganhar dinheiro com blogs

1º Achar um mercado lucrativo

Não adianta você criar um blog apenas para falar de um assunto que você gosta, sem ter fundamento nenhum. Claro, você pode sim conquistar seguidores e ganhar dinheiro, mais não é isso que vou ensinar aqui.

O primeiro passo para formulação de um blog é encontrar um nicho de mercado que seja lucrativo hoje, e que tenha tendência de lucratividade para um futuro próximo.

Faça uma pesquisa por conta própria, crie uma lista de todas as possíveis atividades que você pode fazer dentro de um blog, e então descida. Abaixo vou citar as principais formas de ganhos com blog nos dias de hoje:

  • Google Adsense:

    Apesar de eu não recomendar muito essa forma de ganho com blog, é uma das mais utilizadas nos blogs. São aqueles famosos anúncios do google, mas entenda que ter uma boa lucratividade com o Google Adsense é bem difícil, ainda mais no começo que você não vai possuir um grande número de visitas. Utilize o Google Adsense mais queira isso como um algo a mais, e não como principal forma de renda.

  • Vender como afiliado:

    Esse mercado está cada vez mais em alta, e também podemos dizer que é ótimo para aqueles que querem começar e não dispõe de muito capital.

  • Produtor digital:

    Você também pode ser um produtor digital, se possuir conhecimento sobre algum assunto, seja ele qual for, mas claro, se esse assunto tiver um determinado público, você pode produzir um curso, e-book, livro, etc e vender.

  • Marketing Pessoal:

    O Marketing pessoal é a forma mais indicada para os coaching. Colocar uma foto sua no blog e fazer uma pequena introdução sobre seu trabalho.

2º Ter seu blog como um apoio

Não queira ter seu blog como o foco do seu negócio, entenda que ele é um pilar do todo de seu negócio. Seu blog é sim fundamental, mais não é a única fonte que você deve investir seus recursos.

Utilize o Blog como uma ferramenta para atrair pessoas, é uma ótima ferramenta para coletar pessoas que buscam no google, se você for um bom redator, ou mesmo se terceirizar esse serviço, você terá grandes chances com o Blog.

Crie o Blog, e utilize como um dos pilares que vão sustentar o seu negócio, faça com que o conteúdo que estiver no blog leve os visitantes para as outras plataformas em que você estiver atuando.

3º Falta de Foco

Esse é um dos principais problemas para quem deseja criar um blog. Você precisa entender que seu blog vai demorar um pouco para crescer, e durante esse tempo vão aparecer muitas oportunidades para você voltar sua força de trabalho, e por isso é fundamental que tenha foco.

Mesmo que seu conteúdo seja excelente, entenda que vai demorar um pouco para fazer seu blog ter uma boa audiência, mas esse tempo vai ser ótimo, você vai aprender muito. E quando o assunto é focar, eu indico três principais fatores:

  • Foque no seu objetivo:

    você quer ser um produtor digital? Um coaching? Ou deseja vender como afiliado? Você precisa decidir o que realmente quer. Tenha foco nas suas escolhas, entenda que quem quer tudo, acaba não tendo nada, ou melhor, acaba não conseguindo nada. Por isso, antes mesmo de criar seu blog, decida o que quer fazer, assim como falamos no passo um.

  • Foque na consistência:

    você precisa ter um calendário de publicação do seu conteúdo. Se não possui um calendário de publicação de conteúdo, você precisa formalizar um, e não se assuste, o calendário não é algo de outro mundo. Primeiro é importante que você seja realista, formule um bom planejamento de publicação, em dias que você realmente possa produzir e divulgar aqueles determinado conteúdo e faça isso frequentemente. Exemplo: defina que as terças e quintas no período da manhã você vai publicar um artigo que tenha relação com seu blog, então, você já sabe que todas as terças e quintas feiras vai ter esse compromisso agendado.

  • Foque em ajudar as pessoas:

    novamente vou frisar isso, não queira ter como principal objetivo fazer vendas e ganhar muito dinheiro, isso não pode ser o objetivo do seu trabalho, isso tem que ser uma consequência dele. Entenda que o mercado digital está cada vez mais competitivo, e muitos empreendedores querem apenas vender seus produtos, sem mesmo se preocuparem com a satisfação dos seu clientes, tenha em mente que muitos dos seus atuais seguidores já foram enganados. Por isso, você precisa ser diferente e realmente disponibilizar um conteúdo que seja útil para eles, que realmente agregue no conhecimento de cada um e que ajude naquele determinado momento.

mantenha o foco na sua estratégia para ganhar dinheiro com blogs

Portanto, concluímos que ter foco na criação do seu blog é fundamental, seja perseverante, pois a caminhada não vai ser fácil, e muitos contratempos vão aparecer, sem contar com as inúmeras ideias diferentes que você vai possuir.

Não descarte nenhuma dessas ideias, pelo contrário, guarde todas elas, mas não queira colocar todas em prática de uma só vez, lembre-se que neste momento o seu real foco é terminar de estruturar o seu blog.

 4º Divulgue seu blog

Passe mais tempo fora do blog do que dentro dele, isso parece até um pouco contraditório não é? Como assim passar mais tempo fora do blog do que dentro dele?

Entenda que mesmo que possua um ótimo conteúdo, se não divulgar esse conteúdo ninguém vai saber que ele existe, e se ninguém souber que seu conteúdo existe, você não terá público, logo, não terá sucesso nenhum com seu blog.

Prefira divulgar seu conteúdo ao invés de estar sempre atualizando seu blog com novos conteúdos. Divida sua força de trabalho se estiver sozinho, e provavelmente vai estar no começo, não direcione todo seu tempo para produção, direcione a maior parte do tempo para divulgação do seu conteúdo que é muito melhor.

E não vai adiantar fazer uma divulgação com seus conhecimentos atuais, a menos que seja um profissional do marketing. E caso não for esse profissional, vá atrás de conhecimento antes de divulgar.

Uma divulgação bem feita para um conteúdo de qualidade é certeza de sucesso, mas caso a divulgação seja ruim, ou caso o conteúdo seja ruim, você está com sérios problemas.

Mas fique tranquilo até para isso tem um jeito, mas vamos focar na divulgação. O primeiro passo para um boa divulgação é saber onde você deve divulgar.

É claro que em quantos mais lugares sua divulgação estiver presente melhor vai ser para seu negócio digital, mas saiba que existem alguns canais de divulgação principal:

  • Busca:

    muitos fazem buscas através do google, por exemplo, por isso você precisa estar preparado para essas buscas. E fique tranquilo, não é tão difícil, mas você vai precisar de conhecimento SEO para ranquear seu conteúdo nos buscadores e fazer com que ele esteja em primeiro nas buscas. Várias pesquisas já foram feitas e foi constatado que as páginas que estão em primeiro nas buscas são as mais acessadas, e não apenas pelo fato de estarem em primeiro, mas por ser algo que virou rotina, digitam palavras no buscadores e clicam na primeira página que aparece. Por isso, você precisa se ranquear.

  • Redes sociais:

    existem várias redes sociais que você pode usar, não quero aqui falar especificamente de uma delas, mas gostaria de deixar bem claro que em quanto mais redes sociais você estiver presente, melhor vai ser para seu negócio digital. Mesmo que uma rede social você tenha apenas 5 seguidores, continue nela, o que importa não é esse resultado parcial, mais sim a soma de todos os resultados. Divulgue seu blog em todas as redes sociais, assim que publicar novos conteúdos atualize nas suas páginas.

  • E-mail:

    a lista de e-mail é fundamental no processo de divulgação, e claro que no começo não vai possuir uma lista de e-mail muito vasta, mas mesmo assim você deve divulgar através do seu e-mail, produza um e-mail marketing que realmente chame a atenção de quem receber ele, e direcione todos para seu blog.

  • Marca do Blog:

    ter uma marca ajuda muito, muitas pessoas acabam esquecendo seu nome, esquecendo seu produto, mais se lembram muito bem da marca. Pois assim como o a palavra diz “marca” algo que deixa lembranças em você. Ter uma identidade é fundamental, vai ficar mais fácil para te acharem, sem contar com o fato de passar uma credibilidade muito maior.

Por fim, não queira escolher apenas uma forma de divulgação, utilize todas essas que listamos acima, cada uma delas traz um diferencial e cada uma delas vai gerar um cliente diferente.

Para saber mais sobre negócios em casa

aprenda usar seu blog para ganhar dinheiro

Dicas Extras:

As dicas que listei acima são as principais para você que deseja criar um blog, porém, você precisa estar atento a alguns detalhes, são eles:

    • Layout do Blog:

      seus seguidores vão desfrutar de todo conteúdo que tem no seu blog, mas entenda que a primeira coisa que os visitantes vão ver é a aparência do seu blog. E não estou dizendo que você precisa ser um designer profissional, até porque hoje em dia é bem fácil ter um layout lindo e sem um alto investimento, você pode encontrar alguns layouts lindos, que tenham a ver com seu estilo de negócio por uns R$ 100,00. Não ache que é um alto investimento, aliás, você vai ter um grande retorno.

    • Tenha um funil:

      você não pode ter um blog apenas por ter, precisa ter um funil para converter todos os que passam pelo seu blog, converter eles em venda ou converter em público. Tenha em mente que você precisa ter um funil de vendas.

    • Relacionamento com audiência:

      você também vai precisar construir um bom relacionamento com sua audiência, e para isso vai ser necessário que esteja presente em várias redes sociais, para que todos seus seguidores te achem de uma forma fácil, e também para que tenha um pouco mais de afinidade com cada um deles. Entenda que em quanto mais meios de comunicação você estiver, melhor vai ser para você.

    • Meça resultados:

      quando falamos de marketing digital, pensamos em várias formas de medir resultados, mas não quero falar de formas avançadas como os indicadores KPI do marketing digital, quero falar aqui de medir resultados de uma forma simples. Você precisa ter alguns objetivos claros e que também sejam reais para que você consiga atingir todos eles e que não se torne algo frustrante.


Link do vídeo: Como Ganhar DINHEIRO Com BLOGS | 8 Estratégias Fundamentais
https://www.youtube.com/watch?v=WNf2BGIopn0

Indicações de Leituras Complementares

 

 

Olha Que Legal Também