Produtividade | Como aumentar a produtividade para alcançar resultados extraordinários

Produtividade | Como aumentar a produtividade para alcançar resultados extraordinários

Quando eu comecei a trabalhar na internet não imagina o quanto a produtividade seria importante. São tantos fatores que precisamos gerenciar, que se não soubermos ser produtivos, podemos ter sérios problemas.

Não sei se você costuma ler os artigos que publicamos aqui nesse blog, pode ser que você tenha chegado aqui procurando informações sobre produtividade. Para quem me segue a mais tempo, sabe que eu e toda minha equipe trabalhamos de casa. Temos colaboradores em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além do escritório na minha casa no Rio Grande do Sul.

Mas por que eu estou te falando isso? Porque quem trabalha em casa produtividade é de extrema importância. E digo mais, trabalhar em casa e online, o desafio para manter a produtividade em alta é maior ainda. Todos os dias somos bombardeados com distrações. A internet é magnífica, mas oferece um mar de atrativos: redes sociais, vídeos, jogos…

E outro agravante é não conseguir gerenciar a produtividade e o tempo, fazendo com que você extrapole seus horários. Eu mesmo já trabalhei 18 horas por dia. E isso não é bom, pois temos “vida fora do trabalho”. Eu sou casado, tenho filho… Então, preciso me dedicar a eles também. E tudo isso torna a produtividade essencial para mim. E acredito que você deve passar por algo parecido, não é mesmo?

A produtividade pode ser definida de forma bem simples, como fazer uma tarefa em menos tempo, ou fazer mais coisas com o mesmo tempo que você tem disponível. Com técnicas certas de produtividade você é capaz de trabalhar menos tempo e realizar mais tarefas.

E é isso que você vai aprender neste artigo, como aumentar a produtividade para realizar mais!

Boa Leitura!

Evite este Erro sobre Produtividade

Minha intenção com esse artigo é te ensinar os caminhos da alta produtividade. Eu trabalho de casa e com internet marketing há mais de 10 anos. Então, eu passei por muita coisa até alcançar o nível de produtividade que eu tenho hoje, e ainda tenho muita coisa para melhorar. Afinal de contas, temos que sempre buscar melhorias em todas as áreas da nossa vida.

Existe um erro que eu cometi, e possivelmente você deve ter cometido também. Focar em buscar como ser mais produtivo e deixar de lado as tarefas essenciais. Ficou confuso? Calma, vou explicar melhor.

Eu foquei tanto em aprender sobre produtividade, que quando percebi estava lendo diversos livros, buscando vários métodos, vendo vídeo de diversos especialistas. E advinha o que aconteceu? Diversas tarefas essenciais do meu negócio ficaram atrasadas. Fui em busca de produtividade e arrumei um baita problema…. ☹

Minha recomendação é que você não cometa este mesmo erro! Faça a leitura deste artigo, e baixe o e-book Guia da Alta Produtividade no final deste artigo. Este material será o suficiente para que você possa ser mais produtivo. Principalmente se você é um empreendedor digital. Mas se você não é, este e-book também vai te ajudar.

Bom, feita essa recomendação importante, já podemos continuar! 😊

Produtividade Metas e Objetivos

A Importância da Clareza para Alta Produtividade

Se tem algo que me ajuda a ser produtivo é saber aonde eu quero chegar. Se você não sabe onde quer chegar qualquer lugar serve… Pense nisso! Nós, seres humanos, somos seres racionais e emocionais e nossas emoções podem nos travar totalmente. Se você não tem motivação para alcançar seus objetivos, não terá produtividade para realizar nada.

Estabeleça metas para ter Clareza

Você precisa estabelecer metas para ter clareza e agir com produtividade máxima. Uma das minhas principais metas de 2017 foi consolidar o meu canal do YouTube, chegamos ao final de 2017 com mais de 80 mil inscritos e vários vídeos que viralizaram.

Eu gravo três vídeos por semana, a motivação para fazer isso vem das minhas metas. Eu sei onde quero chegar e isso é fundamental para eu realizar as tarefas com produtividade.

Saiba dizer NÃO

Após estabelecer suas metas, você será capaz de estabelecer tarefas necessárias para atingir essas metas. Se tem um comportamento que pode ser uma barreira para realizar suas metas é não saber dizer não. Você, definitivamente, precisa aprender dizer não para o que não está dentro do seu planejamento. Analise tudo o que chega até você e diga para aquilo que não vai agregar para os seus objetivos, isso faz com que você consiga manter sua mente mais produtiva.

Avalie sua rotina diária

Recomendo fortemente que você faça este exercício de avaliação para identificar comportamentos prejudiciais, que estão roubando sua produtividade.

  1. Escolha um dia da semana;
  2. Anote todas as tarefas que você fez, isso mesmo todas. Desde olhar o Facebook a uma tarefa de trabalho.
  3. Avalie tudo o que você fez e que precisa ser eliminado para não atrapalhar sua produtividade.
  4. Na próxima semana, escolha outro dia da semana e repita este exercício. Faça isso até você ter eliminado todas as ações prejudiciais.

progredindo com produtividade máxima

O Poder do Hábito

Podemos dizer que existem basicamente dois tipos de hábitos. Hábitos construtivos e hábitos destrutivos. Para ter uma alta produtividade precisamos criar hábitos que nos levem a alcançar nossas metas.

Pense comigo… Porque você escova seus dentes após as refeições? Esse hábito foi ensinado a você desde pequeno.

No livro O Poder do Hábito, há um estudo que mostra que nossas ações diárias são de 60% de decisões que tomamos e outros 40% de hábitos que temos. Os hábitos funcionam no piloto automático, assim o cérebro economiza energia e nossa capacidade produtiva aumenta.

Então, se hábitos economizam nossa energia e aumentam nossa produtividade, criar novos hábitos é uma excelente forma de aumentar a produtividade.

Os hábitos podem ser divididos em 3 etapas:

  1. Gatilho: Uma deixa, algo que faz com que você inicie o hábito. Por exemplo, o que te leva a escovar os dentes? Comer…certo? Comer é o gatilho.
  2. Rotina: É a realização da tarefa em si. No nosso exemplo, é o ato de escovar os dentes.
  3. Recompensa: Algo ou uma sensação de prazer ao finalizar a tarefa. Quando você escova os dentes tem a recompensa da limpeza dos seus dentes.

Todo o processo para criar um hábito segue a estrutura acima. Assim, toda vez que você desejar criar um hábito, deve focar no gatilho e na recompensa, pois eles estão associados ao hábito. O gatilho é o que te leva a iniciar, a recompensa é o que te leva a concluir.

Outra vantagem dos hábitos é que existem hábitos que vão impactar sua vida como um todo. Se você começar a praticar exercícios físicos, outras áreas da sua vida vão melhorar e novos hábitos surgirão, como por exemplo se alimentar melhor.

Recomendo que você faça a leitura do livro o Poder do Hábito de Charles Duhigg, para entender melhor sobre o assunto. 😉

Multitarefa X Mono Tarefa – O Foco e a Produtividade

Não tem como falar em produtividade sem falar em foco. São assuntos que estão intimamente ligados. Nossa tendência natural é não realizar tarefas com foco. Somos atraídos pela distração. Recebemos notificações a todo tempo, seja no computador, seja no smartphone… E quem trabalha em casa, se não tiver um local reservado, vai ser sempre interrompido.

Estamos sempre sendo tentados a dar uma “olhadinha” em outra coisa. E isso é péssimo para alcançar uma alta produtividade.

Temos que, definitivamente, evitar esse comportamento. Isso só vai gerar estresse e frustração, por você não ver as coisas acontecendo, as tarefas sendo realizadas… Para evitar esse comportamento destrutivo, é preciso realizar as tarefas com foco. Iniciar e terminar uma tarefa antes de começar outra.

Porém, algumas vezes será necessário realizar tarefas no “modo multitarefa” dependendo da complexidade do que você está fazendo, e tendo as ferramentas disponíveis, é sim possível realizar multitarefas. Exemplo disso, é quando eu estou editando vídeos e subindo vídeos para o YouTube, Facebook…. Eu sempre deixo um computador subindo vídeo ou editando, enquanto realizo outras tarefas rápidas. Como responder a mensagens importantes.

realizando tarefas com produtividade

O segredo aqui é:

  • Priorize a mono tarefa;
  • Realize tarefas com foco do início ao fim;
  • Use a Multitarefa em tarefas simples;

O Segredo dos Blocos de Tempo na Produtividade

Existe um conceito que diz que se você estipula uma determinada quantidade de horas para realizar uma tarefa, vai acabar ocupando todo o tempo determinado na realização desta tarefa, mesmo se você pudesse terminar a tarefa com menos tempo.

Suponha que você precise configurar um novo funil de vendas, e reservou o horário de 9hs às 11hs de uma terça-feira. Provavelmente você vai levar todo esse tempo realizando essa tarefa, mesmo que pudesse acabar as 10:30.

A solução para esse problema é trabalhar em blocos de tempo. Separe blocos de tempo de total produtividade e foco. Para cada bloco de tempo, liste tarefas similares ou que se completam. Não determine horário específico de cada tarefa. Somente determine o bloco de tempo, que pode ser de duas ou três horas, e realize as tarefas.

Importante organizar as tarefas dentro desse bloco de tempo. Quando finalizar, pare de cinco a quinze minutos, tome um café e parta para o próximo bloco de tempo. Eu geralmente organizo no fim do dia todos os blocos de tempo do dia seguinte. Isso me ajuda a aumentar minha produtividade.

Técnica Pomodoro

A técnica pomodoro pode ser aplicada para melhorar ainda mais os seus blocos de tempo.

É realmente importante que você planeje o seu dia seguinte no dia anterior. Pela manhã é quando estamos com maior nível de energia mental, e o ideal é que você use essa energia mental para produzir e não para planejar.

Outra coisa que eu faço é no domingo pela manhã fazer uma rápida avaliação da minha semana anterior. Um rápido balanço do que eu fiz e o que eu não fiz, assim eu planejo minha próxima semana.

Prepare o Seu Ambiente de Trabalho

O local onde trabalhamos faz toda diferença na produtividade. Eu trabalho na formação de novos empreendedores digitais, o empreendedor digital, na maioria dos casos vai trabalhar em casa. E muitas vezes, não possuem um espaço apropriado em casa.

Porém, esse é um ponto que é preciso rever. Nem que você comece com uma escrivaninha em um quarto e que seja possível fechar a porta (rsrsrsr, acredite, isso faz diferença).

Outros pontos importantes são iluminação adequada, cadeira confortável (mas não pode ser um sofá, senão você vai dormir) e um computador bom. Um ponto que pode literalmente roubar sua produtividade é um computador que fique constantemente travando.

Como lidar com a quantidade de tarefas sem afetar sua produtividade

Estava fazendo uma reunião de final de ano e vendo a quantidade de coisas que precisam ser implementadas em 2018. Já em janeiro temos um “caminhão” de tarefas a serem realizadas. Isso pode dar um grande desânimo.

Você pode pensar assim: “Nossa, já fiz tanta coisa e ainda tem tanto a ser feito…”

É importantíssimo que você tenha isso em mente, SEMPRE haverá tarefas a serem realizadas. Não existe acabar com as tarefas, SEMPRE há algo a ser feito. E por incrível que pareça, quanto mais você fizer, mais tarefas você terá que realizar. Isso vem junto com o processo de crescimento e melhoria contínua.

Eu comecei o meu negócio sozinho, depois com minha esposa… Atualmente somos sete na equipe e ainda assim, temos tarefas infinitas a fazer. Isso é normal, acostume-se com isso e você não terá problemas ao lidar com grande quantidade de tarefas.

Se você não aprender essa lição, só vai ficar ansioso e travado.

Essa grande quantidade de tarefas que temos que realizar, gera outro problema…. Nosso cérebro fica gerando “lembretes de tarefas a fazer” enquanto você está fazendo outras tarefas. E para resolver isso eu faço o seguinte, anoto tudo que eu vou lembrando no Evernote ou até em um caderno. Com isso, eu consigo me concentrar melhor na tarefa que preciso realizar naquele momento.

Aprendizado e Ação

Eu sou um empreendedor digital, realizo todas as minhas tarefas de trabalho através da internet. Eu costumo falar que estou sempre buscando novos conhecimentos sobre a minha área de atuação. Invisto em cursos e treinamentos para me manter atualizado.

Só que eu não posso parar de realizar as minhas tarefas diárias para focar no aprendizado. Eu preciso estudar e realizar.

Esse é um erro que muitos cometem. O meu treinamento Fórmula Negócio Online, atualmente possui mais de 21 mil alunos. E é muito comum eu receber relatos de alunos que focam demais na teoria e pouco na execução. E olha que o treinamento foi todo formatado para ser de aplicação prática. Os alunos querem estudar todo o curso sem implementar nada, e isso é um erro.

Percebo que muitos querem se ater a detalhes que fazem pouca diferença, aí acabam se frustrando quando os resultados esperados não acontecem. Por isso, não se esqueça o aprendizado é para melhorar sua execução.  

Usar os Recursos que você tem da melhor possível

Se existe algo que pode atrapalhar sua produtividade é o perfeccionismo. Pessoas perfeccionistas tendem a nunca concluir nada, pois sempre vão achar que não está bom o suficiente.

Claro que você precisa fazer as coisas bem-feita, utilizando todos os recursos disponíveis que você tem no momento. Novos empreendedores digitais precisam de sites ou blogs, para quem está começando, nem sempre e possível comprar temas para sites. Porém, isso não quer dizer que você não deva fazer o melhor que você pode com temas gratuitos.

O ponto que eu quero chegar aqui é: Não deixe o perfeccionismo te parar. Comece com o que você tem e vá melhorando gradativamente. Se você parar, a sua produtividade para também.

A atitude perfeccionista te faz perder tempo, pois você acaba gastando mais tempo do que o necessário para finalizar uma tarefa. Sem contar que pode passar tempo esperando o “momento ideal para começar”.

mude de vida com produtividade

A Importância da Organização para a Alta Produtividade

Esse é um conceito que pode parecer bem simples, mas muitas pessoas (inclusive eu) erram ou já erraram aqui. Ser organizado dá trabalho. Hoje em dia, para um empreendedor digital, manter o computador organizado pode ser trabalhoso. Porém, é um trabalho que poupa tempo e te torna mais produtivo.

Procure manter tudo o que você precisa para trabalhar de forma organizada e acessível. Assim, você poupa sua energia produtiva. Quando ficamos pensando para lembrar onde estão as coisas, gastamos nossa produtividade de forma desnecessária.

O Segredo para Estabelecer Metas Produtivas

Todos nós sabemos ou já ouvimos falar da importância de se criar metas na vida. É fundamental termos nossas metas. Mas, muitos erram nesse processo de criação de metas. Estabelecem metas grandes, sem ter ideia de como vão fazer para alcançar essas metas.

Para resolver isso é preciso fazer algo bem simples. Que é a técnica de pegar a sua meta e destrinchar esta meta em metas menores. Será através dessas metas menores que você vai alcançar sua meta principal.

Exemplo: Meta de faturar 10 mil por mês como Afiliado

  • Criar estrutura online;
  • Desenvolver sequência de e-mails;
  • Criar isca digital;
  • Realizar uma venda diária em dois meses;

E por aí vai. O conceito é bem simples, mas extremamente válido para que você tenha uma alta produtividade. A suas metas precisam ser específicas, meta objetivas. Assim, fica muito mais fácil de atingir suas metas.

Evite a Todo Custo a Procrastinação

Procrastinar é o ato de deixar para depois tarefas que você precisa fazer. Esse é um comportamento muito comum e extremamente prejudicial. A procrastinação pode ser iniciada com um comportamento preguiçoso ou uma falta de clareza dos objetivos que você quer alcançar.

Para vencer esse comportamento, mantenha seu planejamento acessível. Importante que você consulte diariamente, lembrando ao seu cérebro o porquê você não pode deixar essa tarefa para outro dia.

Neste vídeo eu também falo sobre como ser mais produtivo.

Por que Você quer mais Produtividade?

Ninguém busca ser mais produtivo sem uma razão, sem um motivo forte. Com certeza se você chegou até o final deste artigo, está realmente empenhado em melhorar. Um dos melhores benefícios que a produtividade nos trás é a evolução. Nos sentimos melhorar, pois vamos vendo tarefas sendo realizadas.

Porém, as tarefas não devem ser simples tarefas. Elas vêm a partir de um grande objetivo que você tem. Você pode estar em busca de independência financeira, mais tempo livre…. Esse motivo só você conhece. Ter em mente esse objetivo maior é o que vai te manter produtivo nos dias de desânimo.

Ser uma pessoa de alta produtividade e performance não é fácil, eu reconheço isso. Eu mantenho em mente que se fosse fácil, todo mundo faria, todo mundo seria produtivo. Mas uma minoria consegue ser uma pessoa produtiva.

Não esqueça essa lição: descubra o porquê de você querer alcançar uma alta produtividade.

O Poder da Decisão

Tomar uma decisão é abrir mão de outras escolhas e focar em uma coisa. Início de ano, geralmente tomamos várias decisões: emagrecer, ganhar mais dinheiro, fazer um curso…

Isso é bom, realmente precisamos tomar decisões. Mas precisamos tomar decisões de verdade. Decidir por algo e seguir em frente.

Para finalizar este artigo, desejo que você tome decisões que te levem a progredir. Tome a decisão de alcançar a mais alta produtividade e comece agora decidindo em ler o meu E-book sobre produtividade.

É um guia completo para você alcançar a mais alta produtividade. São dicas práticas de aplicação rápida! Tenho certeza que você vai gostar muito.

Para fazer o download, clique aqui.

Infográfico | Produtividade Máxima

Infográfico Produtividade

 

Deixe Seu Comentário

  1. Olá Alex, olha eu novamente… rsrsrs, Jovaci.

    Muito Legal seu Artigo e com certeza de altíssima produtividade… Parabéns mais uma vez e sempre aprendendo com seus Posts e Curso FNO.

    Um Forte Abraço.
    Att.

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!