Anúncio Publicitário: O que é e Como Fazer em 2021

Anúncio publicitário é um tipo de estratégia de Marketing que faz uso de textos, imagens e sons e outros efeitos audiovisuais para promover uma marca, produto ou serviço. Através de uma linguagem persuasiva que se conecta com seu público-alvo convencendo-o a executar uma determina ação.

Você quer saber como chamar a atenção do seu público-alvo e convencê-lo de que o produto ou serviço que você oferece é a melhor opção do mercado?

Então você precisa utilizar o anúncio publicitário em sua estratégia.

O anúncio publicitário é capaz de influenciar na decisão de compra das pessoas, pois ele atinge as emoções mais profundas dos consumidores.

Todos os dias nos deparamos com anúncios publicitários por toda parte. O anúncio publicitário faz parte do nosso dia a dia há muito tempo.

E, engana-se quem pensa que, devido ao avanço tecnológico, o anúncio publicitário ficou para trás ou está com seus dias contados.

O anúncio publicitário ainda é muito poderoso dentro de uma estratégia, pois, além de estimular a criatividade, a publicidade influencia a tomada de decisão do consumidor.

Neste artigo você vai saber o que é e como usar o anúncio publicitário para impulsionar as suas vendas, além de conhecer alguns exemplos de anúncios publicitários que fizeram muito sucesso, para que você se inspire e crie anúncios poderosos.

O que é um Anúncio Publicitário

O que é um Anúncio Publicitário

Anúncio publicitário é uma estratégia que utiliza textos, sons, imagens e outros elementos audiovisuais, para promover uma marca, produto ou serviço, para um público-alvo, através de um canal de comunicação (que pode ser internet, TV, rádio, outdoors, panfletos, cartazes, faixas, jornais e revistas, por exemplo).

Além de ser uma poderosa ferramenta para convencer o público a comprar um produto ou contratar um serviço, o anúncio publicitário também pode ser usado para aumentar a autoridade de uma marca.

O anúncio publicitário está, a todo momento, nos impactando, mesmo que a gente não perceba, pois ele está até no nosso smartphone.

Qual a finalidade de anúncio publicitário?

A finalidade de um anúncio publicitário é convencer o público sobre as vantagens de um produto ou serviço, e também sobre o valor de uma marca.

Em geral, um anúncio publicitário é objetivo e bastante criativo, despertando assim a atenção do público.

Por isso é essencial conhecer o público-alvo de uma campanha, para conseguir criar anúncios que falem diretamente com esse público.

Em resumo, um anúncio publicitário deve ser objetivo, para que a mensagem seja transmitida com facilidade para o público ao qual se deseja atingir, precisa ser persuasivo, para que o público-alvo seja convencido a agir de acordo com o objetivo do anúncio, e também precisa ser criativo, claro, para chamar a atenção das pessoas.

A diferença entre anúncio X campanha publicitária

Diferença entre campanha e Anúncio Publicitário

Você sabia que anúncio e campanha publicitária não são a mesma coisa?

Muita gente confunde os dois termos, porém, eles têm significados diferentes. 

A campanha publicitária é um projeto amplo, que contém várias ações de divulgação, e os anúncios fazem parte desse projeto.

O anúncio publicitário não precisa, necessariamente, fazer parte de uma campanha. Ele pode ser criado e veiculado isoladamente.

Qual a Estrutura de um Anúncio Publicitário?

Qual a estrutura ideal de um anúncio publicitário

A estrutura de um anúncio publicitário é formada, basicamente, por quatro elementos, que são:

  • Título;
  • Imagem;
  • Texto;
  • Identidade visual.

1. Título

Um dos elementos mais importantes da estrutura de um anúncio publicitário, sem dúvida, é o título, pois esse elemento tem a capacidade de chamar a atenção do público-alvo, antes de qualquer outra coisa.

Por isso que o título precisa ser impactante, despertando a curiosidade do público para ver todo o anúncio.

O título deve ser curto, escrito em letras maiores, mais chamativas (destacando-se também pelas cores ou em negrito), para que prenda a atenção do público-alvo.

2. Imagem

A imagem é o elemento que vai mostrar para o público-alvo qual o produto oferecido.

Mais uma vez, para prender a atenção do público, a imagem (ou vídeo) precisa ser bem criativa e objetiva.

3. Texto

É nesse elemento que o anúncio vai explicar o título.

Assim como os outros elementos citados, o texto do anúncio publicitário também precisa ser objetivo, criativo e persuasivo.

É importante que a linguagem utilizada no texto esteja alinhada com público-alvo, para que a mensagem seja compreendida.

É no texto do anúncio que o público vai saber quais são os benefícios que o produto oferece e por que ele deve escolher este produto e não o da concorrência.

4. Identidade visual

Para que o público-alvo reconheça de quem é o anúncio, é necessário deixar claro a identidade visual da marca.

As cores, o design, a tipografia, o logotipo e outros elementos, fazem parte da identidade visual de uma marca.

Para que fique claro de quem é o anúncio publicitário, esses elementos devem estar presentes.

Um bom exemplo, para você se convencer de que a identidade visual é importante para reconhecer uma marca, basta lembrar, por exemplo, do “M” do McDonald, das cores da marca, ou da tipografia da Coca-Cola. 

Público-alvo dos anúncios publicitários.

Para que um anúncio publicitário seja assertivo, é necessário definir quem é o público-alvo e qual é o canal onde ele pode ser encontrado.

Para definir o público-alvo de seus anúncios, você precisa fazer algumas pesquisas, para descobrir características em comum, como:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;
  • Redes sociais em que estão presentes;
  • Dores;
  • Interesses;
  • Desejos;
  • Necessidades.

Por que você precisa definir um público-alvo para suas campanhas?

A resposta para esta pergunta é simples: Quanto mais segmentado for o seu anúncio, mais chances ele terá de gerar resultados positivos.

Ou seja, se você não definir um público-alvo, dificilmente você vai alcançar potenciais clientes.

Já com um público-alvo definido, você está falando para as pessoas certas, aquelas que possuem grande potencial de se tornarem clientes.

Quando você conhece bem as características do seu potencial cliente e sabe qual é a dor que ele possui, você consegue falar com quem já busca a solução que você oferece.

Como Fazer um Anúncio Publicitário

Como Fazer um Anúncio Publicitário passo a passo

Agora que você já sabe o que é um anúncio publicitário, o que diferencia o anúncio de uma campanha publicitária, qual é a estrutura de um anúncio e todos os elementos que um anúncio deve ter, é hora de saber como fazer um anúncio publicitário.

E é exatamente isso que você vai conferir agora.

1. Identificar a sua audiência

Identificar a sua audiência é essencial para conseguir alcançar as pessoas certas, aquelas mais propensas a comprar de você.

Com a audiência definida, seus anúncios serão criados especificamente para ela, com uma linguagem adequada, utilizando os canais onde ela está.

Para identificar a sua audiência, você precisa realizar uma pesquisa para identificar quais são as características que o seu público tem em comum, quais são os interesses, onde moram, idade, gênero, qual problema precisa resolver, etc.

Quando você conhece a sua audiência, você sabe para quem está falando, e vai conseguir criar anúncios que transmitem a mensagem certa, para as pessoas certas. E o resultado disso é bem positivo.

2. Criar o texto do anúncio

Na hora de criar o texto do seu anúncio, você precisa lembrar que ele deve ser objetivo, claro, criativo e que possua um diferencial, para se destacar dos concorrentes.

O ideal é criar um texto memorável, que o público lembre da sua marca no momento da decisão de compra.

Lance mão de frases persuasivas, para convencer seu público-alvo de que o seu produto é a melhor opção do mercado para resolver o problema que ele possui.

Outra dica é utilizar recursos textuais (como metáforas e ambiguidade, por exemplo), para deixar o seu anúncio mais criativo, chamando mais atenção e, por que não, com uma pitada de humor ou ironia.

Ao final, deixa uma Chamada para Ação, convidando o consumidor a conhecer o seu produto, para seguir a marca nas redes sociais ou entrar em contato.

3. Criar uma imagem que chame atenção

Para se destacar dos concorrentes, um item muito importante que você deve levar em consideração na hora de criar um anúncio publicitário é a imagem.

A imagem de um anúncio precisa ser impactante e que fique marcada na mente do consumidor, para que ele se lembre da sua marca no momento da compra.

Por exemplo, se o produto é um sabão em pó, um anúncio com uma imagem impactante é capaz de marcar a memória das pessoas, de uma forma, que elas olham a prateleira do supermercado e já enxergam o sabão dessa marca, e a tendência é que ela seja a escolhida na hora de levar.

4. Revisar e publicar o anúncio

Depois que você estiver com o seu anúncio pronto, precisa revisar tudo, para verificar se está tudo certo, antes de publicá-lo.

Verifique também se a mensagem transmitida condiz com o objetivo que você traçou para o seu anúncio.

Certifique-se de que o seu anúncio é de qualidade e que possui potencial para impactar o seu público-alvo.

Se tudo estiver como você deseja, é hora de veicular o seu anúncio.

5. Monitorar os resultados

Publicar o anúncio não é a etapa final do seu trabalho. Depois disso, você precisa monitorar os resultados.

Depois que o seu anúncio estiver “rodando”, verifique se ele está gerando bons resultados.

Em anúncios veiculados na internet, você pode utilizar ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, para saber como anda o seu anúncio.  

E, caso você crie mais de um anúncio, você pode fazer o monitoramento dos resultados de cada um, para verificar qual é o anúncio que está gerando melhores resultados, para que possa investir mais nele.

Para isso, você pode fazer testes A/B, em que são criados dois anúncios iguais. Basta acrescentar algum elemento diferente em um deles, para poder analisar esse elemento separadamente.

O ideal é ir trocando os elementos (como cores dos botões, frases, etc.), para verificar o que dá certo ou não. Além disso, também é importante monitorar e avaliar os resultados da campanha, de forma geral.

Quais as características de um anúncio publicitário

Em geral, os anúncios publicitários são estruturados de acordo com o produto e com o canal em que será veiculado, porém, as características são as mesmas.

Veja agora quais são as características de um anúncio publicitário:

  • O principal objetivo é a venda (seja de um produto, um serviço ou uma ideia);
  • A linguagem utilizada é alinhada ao público-alvo e utilizada de forma criativa para atrair e persuadir esse público;
  • Possuem textos verbais (utilizando palavras) e não verbais (utilizando imagens);
  • Utilização de recursos textuais;
  • Utilização de verbos no imperativo.

Exemplos de Anúncios Publicitários

Para você compreender melhor tudo o que foi dito até agora, vou deixar cinco exemplos de anúncios publicitários impactantes, para você se inspirar. Confira.

1. Dollar Shave Club

Anúncio publicitário da Dollar Shave Club

Com bastante humor, simplicidade e criatividade, a empresa Dollar Shave Club criou seus anúncios dentro da própria empresa, usando o CEO para falar sobre a marca, atingindo mais de 23 milhões de visualizações.

O sucesso dos anúncios do Dollar Shave Club foi tanto, que a empresa foi comprada pela Unilever por 1 bilhão de dólares.

Veja um vídeo criativo de anúncio publicitário da Dollar Shave Club

2. Akatu

Anúncio Publicitário Criativo da Akatu

A Organização Akatu criou um anúncio bem criativo e impactante, onde continha a imagem de uma favela. 

Quando o público lê o texto do anúncio, se depara com a seguinte pergunta: “Você é tão indiferente que nem notou que a foto está de cabeça para baixo?”

3. Greenpeace

Anúncio do Greenpeace

Os anúncios publicitários do Greenpeace são sempre impactantes, geralmente, confrontando crimes ambientais, para defender e alertar as pessoas.

Em um de seus anúncios, a Organização mostra a imagem de uma nota de 1 dólar queimando, e um texto que diz: “O aquecimento global acaba com todo o verde do planeta. Todo mesmo.”

4. Sensodyne

Anúncio Publicitário da Sensodyne

A marca de creme dental Sensodyne impactou o público com um anúncio em que mostrava uma imagem de um sorvete recheado com pregos, para exemplificar como é a sensação de quem possui sensibilidade nos dentes.

5. FedEx

FedEx

Com muita criatividade, a empresa de serviços de entregas, FedEx, mostrou, através de um de seus anúncios, como a entrega deles é tão rápida, que é como se você recebesse a encomenda diretamente do seu vizinho.

Anúncios publicitários online

Agora que você conferiu os cinco exemplos de anúncios publicitários, conheça agora alguns exemplos de anúncios publicitários criados para o público online.

1. Links patrocinados

Anúncios publicitários no ambiente online

Para que o seu anúncio publicitário apareça nas primeiras posições dos resultados de busca do Google, você pode investir em links patrocinados, onde você paga por cada clique que o seu anúncio receber.

2. Redes sociais

Como você já pode imaginar, as redes sociais não poderiam ficar de fora das campanhas publicitárias, pois é nas redes sociais que o público está presente

Para que você possa criar um anúncio publicitário que atinja exatamente o seu público-alvo nas redes sociais, basta identificar em qual delas ele está presente.

Veja agora como os anúncios publicitários funcionam em três das principais redes sociais mais utilizadas no Brasil.

Facebook Ads 

No Facebook Ads seus anúncios publicitários podem ser exibidos de maneira segmentada por gênero, idade, localização, status de relacionamento, interesses, entre outras características.

Nessa rede social, que possui mais de 2 bilhões de usuários, você consegue coletar informações importantes sobre o seu público-alvo, pois os usuários costumam deixar seus dados para conseguir novas conexões na plataforma.  

Instagram Ads 

No Instagram Ads, assim como no Facebook Ads, você consegue exibir seus anúncios de forma segmentada, e paga pelos cliques que os usuários realizarem em seu anúncio, ou pela quantidade de vezes que o seu anúncio for exibido.

Twitter Ads

O Twitter também é uma rede social bastante utilizada para exibição e anúncios publicitários.

Você também pode lançar mão de mais esse canal, onde você pode alcançar o seu público-alvo.

3. Anúncios nativos

Anúncios Publicitários Nativos

Por serem invasivos e persuasivos, muita gente se incomoda com esse tipo de anúncio.

Porém, ele é exibido como uma sugestão de leitura relacionada ao tema do qual você já pesquisou, ou está pesquisando.

Portanto, para algumas pessoas pode ser incômodo, mas, outras até gostam de receber mais “conteúdo” sobre o tema que elas já têm interesse.

4. Rich media

Com uma plataforma própria, desenvolvida pelo Google, a rich media (ou mídia rica) é um modelo de anúncio publicitário mais complexo.

Na rich media, o seu anúncio pode mudar de tamanho enquanto estiver sendo exibido, e até flutuar.

5. Rede de display

Nesse tipo de anúncio publicitário, o anunciante vai pagar para exibir seus anúncios em espaços publicitários da internet, como nas páginas de blogs e sites, por exemplo.

6. Pop-ups

Anúncios Publicitários através de Popups

Os anúncios publicitários pop-ups são aquelas janelinhas que aparecem quando o usuário está acessando algum site.

Se usado com moderação, pode ser bastante eficiente e gerar bons resultados, porém, muita gente exagera e acaba irritando os usuários, que acabam saindo do site.

Conclusão

O anúncio publicitário é peça essencial da sua estratégia de marketing.

Com ele você consegue chamar a atenção do seu público-alvo e convencê-lo de que o produto ou serviço que você oferece é a melhor opção do mercado.

O anúncio publicitário influencia diretamente na decisão de compra do público, pois ele toca na dor das pessoas.

E, agora que você já sabe o que é um anúncio publicitário, qual é a sua finalidade, o que o difere de uma campanha publicitária, já sabe como é a estrutura e conhece as características de um anúncio publicitário, além de ter visto alguns exemplos de anúncios impactantes, é hora de colocar em prática tudo o que aprendeu.

Conheça seu público-alvo, identifique qual é o melhor canal para alcançá-lo com seu anúncio, e execute as ações necessárias para fazer de seu anúncio publicitário um sucesso.

Infográfico – Anúncios Publicitários

Infográfico - Anúncios Publicitários

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram