Algumas vezes já disponibilizei conteúdos aqui falando como você pode iniciar seu negócio digital do zero, qual é o caminho mais rápido para fazer seu negócio digital crescer, e alguns temas relacionados. Mas hoje quero falar o que eu, Alex Vargas, faria se fosse começar um negócio digital do zero.

Vou dizer quais seriam as primeiras atitudes que tomaria, e o que faria em primeiro lugar, também vou ensinar como você pode aplicar todas as técnicas que vou ensinar aqui no seu negócio e fazer ele crescer. Vamos lá?

Nunca gostei de dar dicas que são aleatórias ou que vão apenas trazer sucesso imediato e depois nunca mais. Sempre gostei de dar dicas e conselhos para você estruturar seu negócio digital de uma forma saudável e que vai gerar lucro no longo prazo.

E até mesmo eu tive que começar um dia, e não foi nada fácil, errei muito nos primeiros meses, deixei de fazer algumas coisas que são fundamentais, e que só hoje consigo ver o quão fundamentais são.

Mas hoje vou falar o que eu faria, e o que acho certo você fazer, se você estiver no começo da estruturação do seu negócio digital. Separei em quatro passos práticos, para você começar a ganhar dinheiro na Internet, vejamos:

Começar a Ganhar Dinheiro na Internet – Passo a Passo

o que é preciso para começar a ganhar dinheiro na internet

1º Passo – Entender meu público

O primeiro passo é fazer uma pesquisa interna, uma pesquisa por conta própria, mas não queira fazer isso em alguns minutos, dedique seu tempo, entenda que esse passo é fundamental para o sucesso do seu negócio digital.

Você vai precisar responder as seguintes perguntas:

  • Qual é a audiência que quero atingir?

Você precisa traçar uma audiência, é claro que não vai descobrir nos primeiros dias qual é sua audiência. Mas você precisa direcionar seu conteúdo para uma determinada audiência.

E esse é o primeiro passo, descobrir para quem você quer falar e como vai fazer isso. Identifique a linguagem dessa audiência.

  • Qual o problema dessa audiência?

Você precisa identificar o problema da sua audiência, provavelmente você já foi ou ainda é audiência de alguém, talvez você possua um mentor, e pode dizer que tem alguns problemas.

Aliás, todos temos problemas, e todos buscamos a resolução desses problemas, e algumas pessoas ganham a vida para resolver nossos problemas. Hoje você pode ser aluno e fazer perguntas, mas amanhã você será o mentor de algumas pessoas.

Entenda que você não vai apenas perguntar quais são os problemas do seu público e então começar a responder, se fosse assim, seria bem fácil. Mas vai ser um pouco mais difícil do que isso.

Veja que não é só você que atua no mercado neste determinado nicho, então, observe o que seus concorrentes estão fazendo, esteja sempre ligado nos próximos passos que eles vão dar.

  • Possui conhecimento sobre assunto

Isso vai ser fundamental para você, não vai adiantar saber quem é seu público e qual é o problema que ele possui se você não consegue resolver os problemas que eles possuem.

Eu aconselho a começar em um nicho que você possua conhecimento, mas claro, um nicho que tenha potencial de crescimento, de nada vai adiantar possuir conhecimento sobre um nicho e esse nicho não ser nada procurado, ou ser pouco procurado.

Você também pode começar a pesquisar e se especializar sobre um determinado assunto que possua interesse, mas não possui conhecimento. E isso é bem simples, basta comprar um curso e começar a fazer, ou mesmo fazer pesquisas por conta própria na internet.

É importante ressaltar que no começo vai ser bem difícil saber exatamente qual é sua audiência especifica, aliás, você está no começo. Mas você deve sim traçar um perfil desse suposto público.

E fique tranquilo pois logo você vai descobrir exatamente quem é seu público, logo vai ter mais contato com eles e vai começar a descobrir o seu público.

Mais dicas para iniciar seu negócio

  • Ferramentas para auxiliar

Vou listar abaixo algumas ferramentas que você pode utilizar para descobrir qual é a tendência atual de mercado, qual nicho e quais são as palavras que estão sendo mais pesquisadas, veja as principais ferramentas:

  • Google trends
  • Planejador de Palavras Chave
  • Wordze.com
  • SemRush
  • Ferramenta do Google

E outra coisa que você deve levar em consideração é sua concorrência, comece a pesquisar seus concorrentes, veja o que eles estão fazendo, identifique as estratégias deles, e pegue isso para você. Veja que não estou falando para plagiar, mais sim para tomar isso como uma base.

2º Passo – Criar conteúdo

Criar conteúdo é o principal ponto para se ter um negócio digital que seja bem estruturado e que gere bastante receita. E aqui vai entrar o primeiro passo.

Você precisa conhecer seu público e ter conhecimento sobre o assunto para produzir um conteúdo que seja direcionado a eles. Mas sei que o começo é bem difícil, por isso, você deve focar tomar como base os seguintes aspectos para produção do seu conteúdo:

  • Resolva pequenos problemas

Se começar a pesquisar palavras chave que são buscadas na internet vai começar a perceber que muitas buscas são “como fazer…”; “como ganhar…”; “como…”. E tudo isso porque as pessoas buscam resoluções para pequenos problemas que aparecem durante o percurso.

É normal no começo seu público buscar resoluções de pequenos problemas, pois elas vão estar lá querendo estruturar seu negócio digital, dúvidas não vão faltar, e o que elas vão fazer?

Buscar dentre seus conteúdos a resolução desses problemas, por isso guarde todos os seus problemas, e claro, a resolução de cada um deles, isso pode fazer com que ganhe a sua futura audiência.

  • Promova seu conteúdo

Não vai adiantar disponibilizar conteúdo em todas as plataformas que estiver presente quatro ou cinco vezes por dia, se você não promove esse conteúdo.

Mais importante que produzir é promover todo conteúdo que você publicar, para convidar seu público. Essa promoção deve ser feita com todo seu conteúdo.

É aconselhável deixar de produzir conteúdo para publicar, exemplo: suponha que você tem tempo para produzir dois artigos, escolha produzir apenas um artigo e o tempo que gastaria para produzir o outro, você divulga o artigo que acabou de produzir.

Lembre-se que você está no começo, e é apenas mais um no meio de tantos, então, você precisa aparecer de alguma forma, e a melhor forma é disponibilizando conteúdo de qualidade, fazendo um bom marketing de conteúdo.

  • Redes sociais que indico

E claro, você também vai precisar estar presente em algumas redes sociais para divulgar todo conteúdo que foi produzido. As redes sociais que indico no começo são:

  • Youtube: o youtube é uma plataforma que possui grande potencial ainda mais para aqueles que estão no começo. E se não quer gravar vídeo por algum motivo, seja criativo e produza vídeos de outra forma.
  • Instagram: muitos empreendedores digitais estão usando está rede social de uma forma bem criativa e ganhando muito dinheiro, e muito seguidores.
  • Blog: o blog é fundamental para você que está no começo, crie um blog de uma forma profissional e nunca deixe faltar conteúdo.
  • Site: não queira fazer qualquer site, esse você pode até deixar por último. Primeiro foque em conquistar sua audiência e só então na criação do seu site.

É importante ressaltar que nenhuma dessas plataformas deve ser independente, faça com que seu conteúdo esteja interligado em todas as plataformas.

Assim que publicar um novo artigo no seu blog divulgue no instagram, quando publicar novo vídeo no youtube divulgue nas outras plataformas.

Por fim, é importante ressaltar também que existem outras redes sociais que podem auxiliar muito neste processo, mas tente focar em algumas primeiro para só então expandir.

3º Passo – Chamadas para ação

Conforme for percebendo que seu público está aumentando, comece a fazer algumas chamadas para ação. E talvez você se pergunte o que é essa chamada para ação.

Perceba que sempre que inicio um vídeo no canal do youtube eu oferto meu curso, digo o que ele vai agregar para todos que adquirirem e falo mais algumas coisas.

Se você vende algum produto, sendo produtor ou afiliado, faça isso também. Mas tome cuidado no começo, isso pode ser visto com outros olhos. O primeiro foco deve ser conquistar sua audiência.

E claro, existem outras formas de fazer chamadas para ação, um bom exemplo é pedir para seus seguidores curtirem seu vídeo.

  • Peça para seus seguidores

Não tenha medo de pedir para eles, peça para eles curtirem seus vídeos e compartilharem todo seu conteúdo. Entenda que você está ajudando aquela audiência de alguma forma.

Você precisa ter a consciência que a ajuda desses seguidores é fundamental para fazer seu negócio digital crescer. Se algum deles compartilhar seu conteúdo, ou mesmo comentar com um amigo, você vai estar ganhando novos possíveis seguidores, sem mesmo gastar um real.

  • Lista de e-mails

Desde o primeiro dia você deve se preocupar com a construção da lista de e-mails, já tenha em mãos um e-book preparado, ou qualquer outro tipo de conteúdo, para ajudar na construção desta lista de e-mails.

Peça para seus seguidores comentarem com seus e-mails em algum post nas redes sociais. Enfim, você pode utilizar várias estratégias para coletas e-mails, seja criativo e consiga o maior número de e-mails.

começar a ganhar dinheiro na internet - disciplina e foco

4º Passo – Comece a colocar em prática

Para de colocar barreiras para você mesmo, entenda que por mais preparado que você esteja o mercado vai acabar te surpreendendo. E não estou falando isso para te desanimar, estou falando para motivar você a não ter medo.

Você já deve possuir conhecimento, e já deve também possuir uma estratégia que esteja pré-formulada, é hora de colocar em prática.

  • Não tenha medo de começar

Se você esperar seu negócio digital estar perfeito para só então lançar e começar a convidar pessoas, você nunca vai começar. Entenda que nada é perfeito, entenda que o começo de todos é difícil.

Não espere seu negócio digital estar pronto para só então começar, comece e vai aprendendo com seus erros. Mas claro, você precisa ser realista, você não pode fazer de qualquer jeito.

Dê o seu melhor com tudo que você possui, mesmo que não tenha todo conhecimento necessário, mesmo que não possua uma estrutura, nem mesmo um editor profissional, você deve começar.

  • Busque sempre melhorar

Essa é a grande e principal questão, sempre buscar melhorar, entenda que hoje, ou melhor, que agora, simplesmente por você estar lendo este artigo você já está melhor que ontem.

E sabe porque você já está melhor? Porque já adquiriu mais conhecimento, porque não se acomodou com o conhecimento que possuía ontem e está em busca de coisas novas.

É claro que se começar a se comparar com uma pessoa que já ganha dinheiro e que já está no mercado a anos vai começar a perceber que você está bem para traz, e por isso você não deve se comparar com ninguém.

Queira sempre melhorar o que você é, queira sempre melhorar o seu conhecimento, e conforme você for se superando, vai começar a perceber que também pode chegar muito longe, tão longe, ou melhor, muito mais longe do que algumas pessoas chegaram.

Não ache que você está atrasado, não queira ser apressado, tenha calma, seja paciente, mas nunca se permita ser cômodo.

 O que importa é a estratégia que você possui

Você precisa ter uma estratégia, estratégia para começar o negócio digital, entenda que não importa quem você é, o que vai importar é tudo o que faz para seu negócio digital crescer.

Se tiver a consciência de alguns conceitos e possuir uma boa estratégia para seu negócio, o sucesso há de vir, é apenas questão de tempo.

Não ligue para o que vão pensar de você, muitos vão querer desanimar e vários nem vão acreditar. Mas você possui uma estratégia não é? Siga ela, e um dia, esses que riem de você vão lhe admirar.

Guia para trabalhar em casa

passos para começar a ganhar dinheiro na internet

Conclusão

Eu perdi muito tempo para só então lançar meu negócio digital, se fosse hoje eu faria diferente. Para você ter uma ideia, eu comprei 3 câmeras diferentes para só então começar a gravar vídeos.

E hoje eu posso ter sim uma estrutura, editores e toda uma equipe que me auxilia muito, mais um dia eu também tive que começar, e estava sozinho, tive que fazer tudo sozinho, foi bem difícil, mas em momento nenhum eu disse que vai ser fácil.

E a real questão não é a dificuldade, mas sim, será que vai valer a pena? Entenda que seu sucesso depende apenas de você e de todas as decisões que você tomar, então, pare de adiar o sucesso. Comece a estruturar seu negócio e dê seu primeiro Start. Boa sorte!

Aula em vídeo: Como começar seu negócio do zero


Link do vídeo:
Como Começar a Ganhar Dinheiro na Internet | O que Eu Faria Se Eu Fosse Começar Hoje | Alex Vargas

https://www.youtube.com/watch?v=f-hWMKvmC64

 

Olha Que Legal Também