Você é uma dessas pessoas que acham que não podem ter sucesso com o seu negócio online porque está começando “atrasado”?

Acredita que é impossível vencer a concorrência, simplesmente porque se sente um “peixe pequeno nadando com tubarões”?

Não é bem assim, acredite!

Neste artigo:

  1. Eu vou ensinar como começar do zero e se posicionar no meio dos grandes concorrentes do mercado, mesmo você sendo menor, começando “atrasado” (de acordo com a sua percepção);
  2. Vou te ensinar a ter sucesso no seu negócio pela internet, seja ele qual for;
  3. Vou falar sobre 7 estratégias para você iniciar e conseguir se posicionar, pegando a sua fatia de mercado, pegando o seu espaço, conquistando seu sucesso e alcançando a prosperidade, através do seu negócio;
  4. Darei dicas bem úteis para você, que eu espero que as aplique, se você está começando ou se não começou ainda, que as aplique, no decorrer do seu negócio;
  5. Também vou falar sobre posicionamento e sobre como encontrar a sua fatia de mercado. Um mercado que parece ser tão concorrido e tão disputado cada espaço nele;
  6. Eu vou passar alguns conceitos de marketing, conceitos de divulgação, para você entender que pode conseguir, sim, encontrar o seu espaço.

A primeira coisa que você precisa entender é que a imagem do seu blog, do seu site ou dos seus produtos ou a sua própria imagem é formada na mente da pessoa que te acompanha e que é o seu possível cliente, a partir daquilo que você transmite.

Seja através do seu conteúdo, através da sua própria imagem pessoal, através dos seus produtos ou até mesmo através dos elementos visuais que acompanham a sua marca, seu site, seu blog, seu logotipo, as cores, as capas que você utiliza em seus vídeos, as imagens que você usa nos artigos do seu blog… Na sua comunicação, de maneira geral.

Essa imagem, diante da pessoa que te acompanha, é formada a partir daquilo que você passa para ela, a partir daquilo que você transmite para ela. E você transmite essa imagem através de tudo isso que falei, através desses espaços, desses pontos de contato que você terá com as pessoas.

Até mesmo a maneira como você fala, estará se posicionando, de alguma forma, perante aqueles que estão te ouvindo.

Esse posicionamento será o responsável por fazer você se destacar de qualquer outra concorrência, obter ótimos resultados e até mesmo, encontrar o seu espaço, em um mercado bem concorrido.

Então, te darei um exemplo bem claro, para você compreender melhor:

Vamos parar um pouco para pensar sobre uma marca de refrigerante bem famosa, a Pepsi.

Há cerca de 6 anos, a marca começou a mudar um pouco o seu marketing.

A principal concorrente da Pepsi é a Coca Cola, marca que mantém a liderança no mercado.

Na tentativa de superar a Coca Cola, os empresários da Pepsi perceberam que isso não era possível, pois a Coca Cola possuía um marketing muito forte e era o refrigerante mais lembrado pelos consumidores, estava em todos os lugares do mundo, mesmo os lugares mais distantes tinha (e tem) um freezer da Coca Cola.

Então, o pessoal da Pepsi pensou em mudar a estratégia de marketing da marca. Foi aí que surgiu a série de propagandas utilizando o termo “Pode Ser”, posicionando a marca no segundo lugar e, consequentemente, obtiveram resultados muito positivos, alavancando as suas vendas.

  • Esse foi um exemplo, para você perceber que pode se posicionar, mesmo em um mercado muito concorrido.

É possível!

dicas para vencer a concorrência

Basta você entender de estratégias de marketing e de divulgação, basta você entender o seu consumidor, entender de percepção, de mentalidade, de como os clientes enxergam uma marca e um posicionamento.

Para isso, eu listei 7 principais estratégias para você se posicionar em um mercado muito concorrido e dentro de cada uma delas, vou dar várias dicas, para você entender.

A 1ª dica que eu vou dar para você se posicionar dentro de um mercado muito concorrido, mesmo que você esteja começando agora no marketing digital, mesmo você sendo menor que a concorrência e não tendo dinheiro para investir e que esteja achando que é muito difícil porque tem muita concorrência, é você ter uma percepção melhor.

#1 Mentalidade direcionada

Você olha para o mercado e pensa: “Nossa, já tem muita gente!”.

Mas isso não é verdade. Se você entender de fundamentos de marketing e de posicionamento, você vai notar que sempre há espaço para você.

Nos Estados Unidos, que é um mercado muito maior e mais evoluído em relação a produtos digitais, blogs, e-commerce, etc., todos os dias surgem novas empresas e novos produtos e, mesmo assim, todos estão vendendo, todos estão prosperando em seus negócios e encontrando o seu espaço.

Outro exemplo que posso te dar é de um amigo, que lançou um produto sobre sexualidade, uma cápsula para melhorar a potência sexual masculina.

Bem, ele lançou o produto e começou a divulgar e a vender muito bem pelo Facebook, através de anúncios, fez uma rede de afiliados, etc., e estava indo muito bem em seu negócio.

Mas após ele ter lançado aquele produto, surgiram vários outros produtos similares ao dele.

Isso não está errado, pois todos têm o direito de fazer o produto que quiser; desde que não seja uma cópia. O mercado digital não impede que surjam produtos parecidos.

Esse meu amigo investiu forte em anúncios e o produto dele “tomou conta” do Facebook e a plataforma Monetizze vendeu exageradamente em pouquíssimos dias…

E todo esse sucesso chamou a atenção de outras pessoas, que também trabalham com marketing digital.

Então, percebendo o quanto aquele nicho era bom, resolveram produzir outros produtos bem parecidos, inclusive os nomes e os rótulos.

Você pode achar que essas pessoas estavam loucas, pois aquele produto já estava tão bem posicionado no mercado, vendendo muito, com anúncios no Facebook, enquanto eles iriam começar ainda. Acontece que a grande maioria que fez isso está vendendo muito também.

Sempre há espaço para você entrar também.

Não estamos falando do seu bairro, da sua cidade ou do seu estado. Estamos falando da internet!

Estamos falando de um mercado quase mundial, então, é muita gente. Tem muita gente para tudo!

Dificilmente você vai conseguir atingir todas as pessoas que têm interesse pelo seu produto, pois isso é quase impossível de conseguir, pois é muita gente.

Retomando o exemplo do meu amigo, ele é quem estava em risco, os outros não se arriscaram, entraram sabendo que dava muito certo.

como vencer a concorrência no marketing digital

  • Quando você tem uma grande ideia, uma novidade, algo que ninguém fez ainda, será muito arriscado para você, pois o produto pode não ser bom, afinal, se ninguém fez ainda é porque, provavelmente, não dá certo (salvo alguns casos, como o do exemplo) e você vai gastar muito dinheiro, muito tempo, muito esforço e energia, para testar se funciona ou não.

Encontrar uma grande ideia, uma coisa que você será o único a fazer, é bem perigoso.

Então, se você está começando agora e o seu nicho tem muitos concorrentes, o primeiro ponto que você precisa entender é que isso é um bom sinal.

Se há muitas pessoas naquele mercado é porque tem dinheiro. Ali tem pessoas comprando, pessoas gastando, pessoas ganhando dinheiro, se não, não teria tanta concorrência.

Agora basta você batalhar pelo seu espaço.

  • Se você já tem um negócio e tem muitos competidores, você também poderá encará-los como seus parceiros.

Quando você for construir o seu site, seus produtos ou serviços, você poderá:

  • Pensar em algo que gere valor, que possa complementar o produto de um concorrente e assim, poder ser afiliado dele e ele poder ser meu afiliado também;
  • Você pode trocar algum artigo de blog com esse concorrente;
  • Pode fazer vídeo juntos em seu canal do Youtube;
  • Olhar os concorrentes como amigos, como futuros parceiros.

Como você percebeu até aqui, esse primeiro passo é uma questão de mentalidade.

Se tiver muitos concorrentes, basta você encontrar um ponto para se destacar e conquistar o seu espaço.

Se você já tem um negócio, enxergue os seus concorrentes como possíveis parceiros seus, no futuro.

dicas para vencer a concorrência e ter sucesso

#2 Seu posicionamento

O posicionamento começa em você.

É você quem começa a formar o seu próprio posicionamento, porém, ele se desenvolve na mente das pessoas que vão te ver.

Como as pessoas vão ver você?

Para que você possa encontrar uma forma de se diferenciar, você precisa entender como as pessoas veem você e os seus competidores.

  • Lembra que eu falei que a imagem do seu blog, dos seus produtos e a até a sua própria imagem, será formada na mente da sua audiência?

Você precisa estar ciente de que a sua imagem é formada na mente das pessoas, porém é a partir:

  1. Da mensagem que você transmitir;
  2. Dos seus conteúdos;
  3. Da sua imagem pessoal;
  4. Dos seus produtos/serviços;
  5. Da sua marca;
  6. Das cores;
  7. Do designer que você usa no seu site ou no seu blog;
  8. Da forma como você fala;
  9. Da forma como você se comunica;
  10. Da forma como você entrega os produtos.

Se você observar, meu trabalho é baseado   na entrega de muito conteúdo. Menos de 1% do meu negócio é baseado em anúncio.

Eu quero me posicionar no mercado como conteúdo para marketing digital e empreendedorismo digital.

Como eu trabalho:

  • Produtos:

Nós trabalhamos fortemente, eu gasto muito tempo, muita energia, faço muitas pesquisas para entregar muito conteúdo.

Eu não quero entregar um conteúdo pequeno, resumido de forma rápida ou uma “dicazinha” ou uma estratégia rápida. Comigo você vai pegar do ponto zero e, se você seguir, vai até o ponto de resultado. É um ponto comum dos meus produtos.

  • Suporte:

Hoje eu tenho uma equipe de pessoas cuidando somente do suporte, pois eu quero oferecer um suporte de muita qualidade.

 

Nós trabalhamos para dar um suporte impecável.

Esses são alguns pontos em comum que queremos ter no nosso posicionamento.

  • Você pode criar o seu próprio posicionamento.
  • Você precisa saber como a sua concorrência está se posicionando, precisa entender como as pessoas o enxergam e se posicionar perante os seus futuros clientes, perante a audiência que vai te seguir.

Quando você tiver essa percepção de como você quer se posicionar e como os outros estão se posicionando, comece a trabalhar a sua comunicação, seus conteúdos, a forma como você entrega os seus conteúdos, a forma como você fala, as imagens…

Exemplo:

Se você quer se posicionar como excelência em designer, você não vai ter um blog com um tema gratuito do WordPress, feito de qualquer jeito. Você precisa ter um blog com um tema Premium, com boas cores, com imagens de alta qualidade, um texto com uma fonte bonita, etc.

  • Você tem que se mostrar para os seus clientes da forma como você quer se posicionar, pois são eles que vão formar o seu posicionamento na mente deles. Você precisa transparecer para eles de que forma quer se posicionar.

Se eu quero me posicionar como um canal que entrega muito conteúdo, os meus vídeos terão, no mínimo, 20 ou 30 minutos e não um vídeo de 1 minuto. Eu preciso fazer por onde transparecer.

Você precisa transmitir o seu posicionamento, para que o público crie na mente deles, a maneira que você quer que eles te enxerguem.

#3 Focar em nichos de mercado

Sempre que você for iniciar alguma coisa, lançar um produto, um blog ou o que for, é necessário focar em nichos de mercado.

Seja específico: Hoje já temos de tudo no mercado. Tudo é muito automático, muito grande, robotizado…

As pessoas querem algo mais pessoal, feito exatamente para elas.

Por isso que o whatsapp funciona tão bem, pois você conversa diretamente com a pessoa.

Já o e-mail, é muito automático e “frio”. Quem o recebe, não sabe se foi você mesmo quem enviou ou se foi alguém do suporte.

O Youtube também é muito pessoal. Apesar de ser um vídeo que será exibido para muitas pessoas, é você quem estará aparecendo e falando com a audiência.

O nicho remete a isso: Você vai falar pra um grupo específico de pessoas.

Observe as grandes empresas (bancos, marcas de cosméticos, etc.), elas estão focadas em nichos, respondendo as pessoas nas redes sociais, quando alguém marca num post ou envia uma mensagem in box.

E por que isso?

Para ficar cada vez mais próximo do público. Eles entenderam que as pessoas querem esse contato. Bem diferente de alguns anos atrás, onde as pessoas estavam limitadas apenas às propagandas da TV.

 O que eu recomendo:

  • Pense no mercado e tente “nichar” até o ponto que você seja praticamente o único daquele nicho (que tenha pessoas interessadas, claro). Isso será muito bom para você se posicionar no mercado.
  • Encontre um nicho e vá “subnichando”, até chegar a um público bem específico.

Por exemplo:

Emagrecimento > Emagrecimento para mulheres > Emagrecimento para mulheres que acabaram de ter filhos.

Entendeu como afunilou muito bem?

  •  A comunicação daquele produto vai diretamente para as mulheres que acabaram de ter filhos, então vai falar sobre:
  • Roupa de criança;
  • Brinquedo;
  • Móveis para bebê, etc.

Assim, fica muito mais pessoal e muito mais direcionado.

O nicho emagrecimento é muito competido, então, para você se destacar, você vai “subnichando” (como o exemplo acima) até chegar ao seu público específico.

 Outro exemplo seria:

Emagrecimento > Emagrecimento para homens> Emagrecimento para homens acima dos 40 anos.

Este é um exemplo de como você se posicionaria como o primeiro dentro daquele mercado.

  • Dica importante: Considerando ainda o exemplo anterior, a comunicação principal do seu site ou da sua marca poderia ser: “com”.

Mas por que esse nome e não “emagreceracimados40.com”?

Porque usando um nome assim, você vai se posicionar dentro do mercado e quando quiser expandir para emagrecimento “geral”, você não estará limitado a “emagrecimento depois dos 40 anos”.

  • Crie um nome de uma marca que possa ser expandida. É melhor que você crie um nome abrangente, para que você possa expandir depois, para outros temas relacionados a emagrecimento, como: “emagrecer depois da gravidez”, “emagrecer sem sofrer”, etc.

#4 Criação de uma nova categoria

Esse assunto é bem complexo, mas é muito importante.

A mente humana cria categorias como um atalho para tomar decisões.

O mercado é cheio de opções de produtos e a maioria deles não se diferencia um do outro e as pessoas acabam enxergando todos iguais. Por isso, elas categorizam o mercado.

Exemplo:

Se as pessoas pensam em comércio eletrônico, pensam no Amazon, se pensarem em leilões online, pensam no Mercado Livre, etc.

Se dentro de cada categoria já existe um grande concorrente, então, é melhor você criar uma nova categoria e deixar que os outros cheguem depois, para competir com você, que já estará em primeiro lugar.

Ser melhor não é tão bom quanto ser o primeiro.

 Você precisa entender:

  • O que é melhor para o cliente;
  • O que é extremamente importante para sua audiência.
  • Você pode agregar mais valor ao seu produto, para um resultado mais específico:
  • Mais rapidez;
  • Mais facilidade de acesso;
  • Um preço menor;
  • Uma garantia maior;
  • Algo que seja um elemento-chave para o seu cliente;

Basear a sua categoria na necessidade específica que o cliente já tem e que outros produtos não atendem, vai fazer do seu produto um diferencial, não apenas “mais um”.

 Então, quando você entrar no mercado e perceber que é possível “quebrar” em uma subcategoria, se posicione nessa categoria nova, para que não tenha ninguém competindo com você. Depois, quando tiver outros concorrentes, você será o número 1, você é quem será lembrado.

Alex Vargas - Vencer a concorrência

#5 Provas sociais e depoimentos

Obter provas e depoimentos é uma maneira fantástica para você se posicionar e encontrar o seu espaço de uma forma quase imediata.

Esse é um dos pontos principais para você se posicionar como um expert.

Se você conseguir depoimentos das pessoas, mostrando resultados, falando bem do seu produto, terá 80% do caminho andado para achar o seu espaço e se posicionar.

#6 Diferenciação

Para se diferenciar dos outros concorrentes, você vai precisar analisar o que já existe no mercado e ver o que tem de falhas, se falta alguma coisa… E tentar colocar isso no seu produto/serviço.

 Você pode se posicionar como o produto mais barato do mercado (ser o mais barato e de qualidade);

  • Como o produto de maior garantia (se os concorrentes dão até 30 dias, você pode dar 6 meses ou o dinheiro de volta);
  • O que dá mais atenção, de modo pessoal (você vai gastar mais energia tendo um ótimo suporte, tendo um suporte com chat ao vivo, etc.).

O mais importante é você analisar tudo que já existe e identificar onde você pode se inserir, qual é a necessidade que você pode suprir e onde deve se posicionar.

Resumindo:

Você pode se posicionar no mercado através de:

  • Preço;
  • Garantia;
  • Serviços melhores;
  • Atenção diferenciada;
  • Entrega de bom conteúdo;
  • Você pode mostrar como o seu produto é superior aos demais, pois você entrega mais conteúdo e de melhor qualidade, que não existe nada parecido, etc.

Muitos afiliados entregam bônus, mas você pode criar um e enviar para a casa da pessoa. Assim, você se torna diferente dos outros.

  • Você pode ter um ótimo produto, com um design muito bom, uma durabilidade maior, o formato de conteúdo do seu bônus é diferente (um aplicativo para smartphone, por exemplo), o serviço que você presta tem um melhor suporte, uma melhor entrega, você pode prestar uma consultoria de como utilizar o seu serviço.
  • Você pode trabalhar sua imagem (a primeira da categoria, a mais barata, a mais comprada, a de melhor qualidade).

Estratégias de diferenciação são muito importantes, por isso que você precisa pensar em se diferenciar dos outros que já existem.

Acredito que se você analisar o mercado e encontrar brechas que os outros não estão atendendo e passar a atender, você vai se destacar. Essa é a melhor coisa que você pode fazer.

Essa parte de diferenciação se encaixa muito bem, no formato que você entrega aquilo que você está prometendo. Seja o seu bônus como afiliado, ou os artigos do seu blog, sejam os vídeos do Youtube, seja seu produto (se você for um produtor), seja o que for, quando uma pessoa compra de você, ou quando acessa o seu conteúdo, ela pode receber mais coisas.

Sua audiência pode receber aquilo que você vai entregar de 4 maneiras:

  1. O básico (aquilo que você prometeu).

As pessoas esperam receber de você:

  • Um produto de boa qualidade;
  •  Uma entrega rápida.

 O que você pode oferecer:

  •  Um produto de fácil acesso, com resultados venham rápido;
  • Os vídeos do Youtube com um conteúdo muito bom;
  • Bons artigos em seu blog bons e com conteúdo extra para Download;  ®Sempre algo a mais.
  1. O inesperado:

Você vai entregar tudo que prometeu e mais o que ela não estava esperando.

Exemplo:

O básico + 5 bônus extras + 3 aulas ao vivo.

Então, você pode se diferenciar pela qualidade, entregando sempre o inesperado.

sucesso - vença a concorrência

 #7 Marketing de Conteúdo

Esta também é uma ótima forma para você começar a se posicionar no mercado com o seu nicho e criar sua categoria.

Começar seu negócio usando estratégias de marketing de conteúdo para posicionamento é muito importante.

 ¨Comece a criar conteúdo de valor, com qualidade e disponibilizar para a sua audiência;

O conteúdo de valor vai te posicionar como autoridade e vai te colocar em nicho de mercado, as pessoas que têm interesse no seu tipo de conteúdo vão passar a seguir você e te considerar uma autoridade, um expert, pelo conteúdo que você entrega.

Então, trabalhar com marketing de conteúdo é uma das melhores formas de você se posicionar como autoridade no nicho que você quer se posicionar.

Este é um dos pontos de marketing muito importante que existe, atualmente, para você se posicionar e se diferenciar em um mercado muito concorrido.

Vídeo Aula Completa – Como Vencer A Concorrência

 

Indicações de Leituras Complementares

Olha Que Legal Também