[Como Atrair Clientes] 20 Estratégias Poderosas e Comprovadas Alex Vargas 2018/07/27 at 12:02pm 2018/11/20 at 12:02pm

Mesmo se esforçando muito, você não está conseguindo atrair clientes para o seu negócio online?

Mesmo aplicando todas as estratégias de marketing que você aprendeu, você tem dificuldades para atrair pessoas para o seu blog?

Neste artigo, você vai aprender como atrair clientes para o seu negócio, usando as melhores estratégias.

São dicas valiosas, que vão te ajudar a conquistar clientes e vender mais.

Entendendo a Atração de Clientes

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Atrair clientes para os seus pontos de venda é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Seja ele físico ou digital.

Podemos resumir em duas grandes formas para atrair clientes e potencias clientes:

  1. Tráfego Orgânico
  2. Tráfego Pago

O Tráfego orgânico vem de posicionamentos que você faz online, considerando todos os canais possíveis: Blog, vídeos, Redes Sociais…

Já o tráfego pago é quando você investe em anúncios para divulgar seu negócio, e dessa forma conquistar possíveis clientes (também chamados de leads).

Essas dicas vão te ajudar a entender o marketing da atração de clientes, e podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio.

Pode ser que você precise fazer alguma adaptação, e eu vou te ajudar nisso, basta deixar nos comentários o seu tipo de negócio.

Neste artigo, vou me concentrar mais em dicas para você atrair clientes usando estratégias gratuitas.

Uma estratégia de marketing bem implementada é capaz de multiplicar a atração de clientes.

20 dicas de como atrair clientes

Dica #1 Como atrair clientes através de artigos

Dê a devida importância aos artigos do seu blog. Quando for criar o conteúdo do artigo, se atente aos detalhes, pois os visitantes gostam de artigos bem escritos e cheios de informações valiosas.

Além disso, o próprio Google gosta de artigos assim, principalmente, se você escrever textos com mais de 2 mil palavras. É por este motivo que eles ficam bem posicionados nos mecanismos de busca.

Por isso, procure sempre criar artigos longos, bem detalhados sobre aquele assunto e, principalmente, publique seus artigos com consistência.

Pois, dessa forma, além de te posicionar melhor nos mecanismos de busca, vai aumentar, consideravelmente, o seu tráfego.

Se você está buscando como escrever melhor, este artigo vai te ajudar. E também, as dicas:

  • Escreva sobre temas abrangentes;
  • Faça pesquisa com informações recentes sobre o tema;
  • Crie um tema contendo a palavra-chave;
  • Escreva sobre um assunto bastante interessante para a sua audiência;
  • Coloque, em seus artigos, imagens, infográficos, vídeos, etc.;
  • Atualize sempre os seus artigos;
  • Acrescente links apontando para sites com bastante autoridade em seu nicho;
  • Avise ao dono do site que você linkou e peça que compartilhe o seu conteúdo;
  • Crie um botão de CTA.

Se você ainda não tem um blog para o seu negócio, aprenda como criar um blog aqui.

Dica #2 Como atrair clientes através de SEO

SEO é a sigla do termo, em inglês, Search Engine Optimition que, em português, significa Otimização para Ferramentas de Pesquisas.

SEO nada mais é do que estratégias para você utilizar em seu site, para posicioná-lo nos primeiros lugares dos resultados dos mecanismos de busca.

A aplicação do SEO é muito importante para posicionar bem o seu site, atendendo às buscas específicas das pessoas.

O sucesso do seu site e a captação de novos clientes dependem, além de um excelente conteúdo, das qualidades técnicas exigidas pelo Google, pois, dessa maneira, seu site estará bem posicionado nos resultados de busca.

SEO para atração de clientes

Dica #3 Como atrair clientes através da página inicial

Várias pesquisas já comprovaram que os visitantes permanecem mais tempo na primeira página de um site, principalmente, no topo da página.

Por isso, se você quer atrair pessoas para dentro do seu site, coloque os elementos mais importantes da página na parte superior, como, por exemplo, o menu, formulário para captura de e-mails, títulos do conteúdo, os botões de call to action, banners, etc.

Organizando a página inicial do seu site dessa forma, você vai atrair mais leads e, consequentemente, vai atrair mais clientes.

Dica #4 Como atrair clientes através de títulos chamativos

Um título chamativo é bastante poderoso e capaz de atrair muitos cliques e, com isso, fica mais provável converter visitantes em clientes.

Então, o que está esperando? Comece agora mesmo a criar títulos chamativos, capazes de atrair muitos cliques e compartilhamentos.

Se você conseguir chamar a tenção das pessoas, através de um título atraente, elas vão clicar e ler o seu conteúdo, que, como eu já falei, precisa gerar valor para quem lê.

Se você estiver começando agora, criar títulos chamativos e clicáveis vai te ajudar a atrair pessoas e começar a criar a sua marca, de acordo com a qualidade do seu conteúdo.

Quando as pessoas começarem a clicar em seus títulos e perceberem que o seu conteúdo agrega valor para a vida delas, elas vão relacionar isso ao seu produto e, como consequência, acabam se tornando clientes.

títulos são fundamentais para atrair clientes

Dica # 5 Como atrair clientes através de botões de CTA

CTA (call to action) é uma chamada para ação.

Os botões de CTA vão te ajudar a atrair clientes, porém, se você não der a devida atenção a este ponto, em vez de aumentar a sua taxa de conversão, pode aumentar a taxa de rejeição.

Então, se atente para o tamanho, o formato e a cor do seu botão de CTA, para que os leitores permaneçam em sua página.

Dica #6 Como atrair clientes através de conteúdo gratuito

Ofereça conteúdo gratuito e de qualidade, que leve valor para os seus leitores, pois as pessoas buscam por conteúdo que ajudem a resolver algum tipo de problema ou dor.

Quando você criar conteúdo para oferecer, de forma gratuita, para os seus leitores, disponibilize-os em seu site, em troca do e-mail deles.

As pessoas deixam o e-mail, sem problemas, para receber, em troca, um material que eles consideram valioso.

Então, crie seu conteúdo gratuito com muita qualidade, para atrair pessoas com facilidade.

Esse conteúdo pode estar nos seguintes formatos:

  • E-book: Você pode criar um e-book juntando vários artigos interessantes sobre um tema do seu nicho;
  • Infográfico: Faça um resumo de um artigo, de maneira didática e bem lúdica, através de infográficos. Além de ser mais fácil de compreender o tema abordado, as pessoas gostam de compartilhar esse tipo de imagem, o que atrai leads e clientes, consequentemente;
  • Guia: Você também pode atrair clientes através de um guia prático, ensinando como fazer algo de interesse dos seus leitores. As pessoas também adoram a praticidade de um guia;
  • Vídeo: Apesar de as pessoas gostarem muito de ler artigos, conteúdo em vídeo ainda é o que a maioria busca, pois é muito mais fácil de compreender o assunto abordado e os vídeos fazem com que as pessoas se sintam mais “íntimas” de quem está do outro lado da tela;
  • Webinário: Esse tipo de conteúdo gera bastante engajamento e faz com que, aos poucos, as pessoas te vejam como um especialista naquele assunto. Os webinários são feitos, geralmente, através do YouTube, Hangout e Facebook.

Invista na criação de conteúdos para atrair leads

Dica #7 Como atrair clientes através de guest posts

Eu já falei aqui que a criação de artigos é uma ótima estratégia para atrair clientes, mas agora, vou falar sobre como escrever guest posts também é.

Primeiramente, quero que você entenda o que é um guest post. Guest posts são artigos que você escreve para outros sites do mesmo nicho que o seu, que já possuem uma grande audiência.

Através do guest post você vai conseguir se posicionar, de maneira orgânica, além de, aos poucos, o seu site passar a ser mencionado em posts de outros sites, também.

Crie guest posts e ofereça valor para um público novo, dando a oportunidade de ele visitar o seu site.

Publicando conteúdo em sites de terceiros, como convidado, é uma maneira de você conquistar mais audiência, se posicionar como autoridade e, principalmente, atrair clientes.

Não é uma tarefa muito fácil, mas se o seu site é de qualidade, e o seu conteúdo é bom, você vai conseguir.

Monte uma lista de potenciais parceiros para Guest Post e entre em contato por emails, a tendência é receber um não. Mas não desista.

Dica #8 Como atrair clientes através de comentários

Você sabia que comentários de valor que você deixa em outros blogs são capazes de aumentar o tráfego do seu site, além de atrair clientes para o seu negócio?

Através de comentários deixados em blogs relevantes, que possuem grande audiência, você pode atrair muitos visitantes e transformá-los em leads e clientes.

Além de deixar comentários em outros blogs, permita que outras pessoas deixem comentários no seu site também.

Quando você utiliza essa estratégia, você deixa comentários de valor em sites relevantes, você motiva os usuários a acessar o seu site e a entrar em contato com você. E o melhor, esses usuários são os seus potenciais clientes.

Além disso, esse links dão uma forcinha para ajudar no ranqueamento do seu blog nos mecanismos de buscas.

Comentários ajudam os potenciais clientes a te localizarem

Dica #9 Como atrair clientes chamando a atenção dos usuários

Chame a atenção dos usuários, através do design e do título do seu site.

O design, com certeza, chama bastante atenção, mas o título é ainda mais importante, pois, o seu site pode não ter um design profissional, mas se o título for chamativo, as você consegue atrair pessoas para dentro do seu site.

Mesmo assim, procure juntar um bom design com um título forte, pois, dessa forma, sem dúvida, os usuários vão clicar, vão permanecer muito tempo dentro do seu site e vão voltar mais vezes.

É dessa maneira que você vai conseguir atrair clientes, cada vez mais.

Dica #10 Como atrair clientes conquistando o interesse dos leitores

Crie suas publicações iniciando com uma introdução chamativa e persuasiva, para conquistar o interesse dos leitores.

Inicie seus posts com uma questão emocional, fazendo perguntas que levem os leitores a reagirem, deixando um comentário no final da leitura, compartilhando suas próprias experiências.

Deixe perguntas em aberto, para que os leitores respondam qualquer uma das perguntas que você fez, durante o texto.

Uma dica legal é começar a introdução do seu post com uma pergunta, para que mais pessoas se interessem em ler todo o conteúdo.

Crie uma introdução curta e bem direta, assim, você vai conseguir atrair os leitores, dentro do artigo, a clicarem nos links que você indicar, nos botões de call to action, nos banners, enfim, convertendo, assim, leitores em clientes.

Dica #11 Como atrair clientes através da persuasão

Desperte o desejo dos seus leitores para o produto que você está promovendo como afiliado, através de uma boa copywriting.

Utilize, em seus posts, frases persuasivas ao longo do texto e, também, acrescente subtítulos, bullet points, etc.

Você vai conseguir deixar o conteúdo bem mais fácil de ler, impedindo que a leitura fique cansativa e deixando o seu potencial cliente ainda mais interessado na leitura.

Dica #12 Como atrair clientes através de uma chamada para ação.

No final de cada publicação, deixe uma frase, falando para as pessoas o que fazer, de maneira bem sutil, sem que elas percebam que você está as induzindo à ação.

Talvez, o que você precisa fazer para atrair pessoas e converter visitantes em clientes é melhorar as suas chamadas para ação.

conteúdos que atraem clientes

Dica #13 Como atrair clientes através de conteúdos “mais famosos”

Junte os conteúdos que mais fizeram sucesso em seu site (mais visualizados, mais bem posicionados, mais curtidos, mais compartilhados…) e construa um novo conteúdo em cima deles.

Se você cria um conteúdo totalmente novo, juntando os seus artigos “mais famosos”, você vai conseguir um bom posicionamento nos mecanismos de busca, o seu post vai ser acessado com muito mais facilidade e você vai conseguir atrair mais clientes.

Não permita que os seus visitantes saiam do seu site e vão para o seu concorrente por falta de clareza e de informação.

Faça com que o seu conteúdo seja de fácil leitura, cheio de informações relevantes e, principalmente, que ele forneça as respostas para as perguntas dos usuários.

Isso faz com que os seus potenciais clientes permaneçam por mais tempo dentro do seu site, clicando em outros posts.

Faça com que os seus leitores encontrem o conteúdo que procuram e, dessa maneira, você vai atrair pessoas que confiam em você e em seu conteúdo e, consequentemente, vão confiar no produto que você oferecer.

Dica #14 Como atrair clientes através da página de ferramentas

Você pode atrair clientes criando uma página de ferramentas, onde você mostra, para o leitor, todas as ferramentas que você utiliza em seu negócio online.

Através dessa página, você pode ganhar dinheiro, vendendo essas ferramentas para os visitantes, convertendo-os em seus clientes.

Adicione uma nova página para o seu site e crie uma lista com as ferramentas que você utiliza.

 

Dica #15 Como atrair clientes através da Landing Page

Landing Page é uma página de destino de uma ação, dentro do marketing digital e é feita para capturar o contato de um usuário, de maneira eficiente.

Na Landing Page, geralmente existe um conteúdo bem direto e simples, além de um formulário para o usuário se cadastrar.

O objetivo principal de uma Landing Page é fazer uma conversão. E ela acontece a partir do momento em que o usuário deixa de ser anônimo e se transforma em lead, através dos dados que ele deixou, quando preencheu o formulário (com nome e e-mail).

As conversões através da Landing Page são diretas (quando o cadastro é feito dentro de um e-commerce) e indiretas (quando o cadastro é feito através do download de um conteúdo gratuito, por exemplo).

Páginas de captura de clientes

Dica #16 Como atrair clientes através de recursos multimídia

Você pode atrair clientes utilizando todos meios de comunicação que existem no marketing.

O conteúdo em formato de vídeo está tomando conta da internet, cada vez mais, por isso, não basta escrever posts de excelente qualidade, você precisa utilizar recursos de multimídia para atrair pessoas para o seu blog.

Aproveite os principais recursos multimídia para atrair clientes:

  • Vídeos, podcasts, palestras…: Lance mão de diferentes recursos multimídia para criar conteúdo que “prenda” a atenção do seu público;
  • Mobile marketing: Crie conteúdos responsivos (otimizados para dispositivos móveis), pois a maioria dos usuários (incluindo seus clientes e potenciais clientes) utilizam smartphones e tablets para acessar o seu site.

Dica #17 Como atrair clientes através das novas tendências

Praticamente todos os dias surgem muitas novidades em relação ao algoritmo do Google. Então, aproveite para usar isso a seu favor.

Crie conteúdos de valor para a sua audiência, dentro dos novos parâmetros do algoritmo, para tirar o máximo de proveito de cada tendência que surgir.

Além de criar conteúdo de acordo com as novas tendências, aproveite para escrever sobre elas, pois, dessa forma, além de deixar os leitores por dentro das novidades, o seu tráfego pode aumentar, consideravelmente.

Por exemplo: Se o algoritmo do Google começar a penalizar os usuários por determinada atitude (que antes não tinha problema algum), além de criar conteúdo evitando essa penalidade, escreva um artigo falando sobre essa atualização.

Tenho certeza de que os seus leitores vão adorar, vão deixar sua opinião, no box de comentários e o seu tráfego também vai aumentar.

Então, assim que surgir uma atualização, comece a criar seu conteúdo, de acordo com ela, mas não esqueça de manter a qualidade do seu artigo e de gerar valor para as pessoas, além de, é claro, promover esse conteúdo para o seu público-alvo.

Pois, de nada adianta estar de acordo com o algoritmo do Google e não atender às necessidades e expectativas da sua audiência.

Captando clientes nas Redes Sociais

Dica #18 Como atrair clientes através das Redes Sociais

Atraia clientes através do Facebook, do Instagram, Twitter, etc., criando um relacionamento com os seus seguidores.

Entenda quais são os interessas do seu público-alvo, nas Redes Sociais, como ele pensa e qual a necessidade dele e gere conteúdo de valor para ele.

O Marketing nas Redes Sociais é um dos pontos fundamentais para atração de clientes.

Comece a interagir com o seu público para criar um vínculo de amizade e confiança. Não tenha pressa, afinal, um bom relacionamento precisa de tempo para ser criado, principalmente baseado na confiança.

Então, analise bem a sua persona, procure compreender como ela pensa e o que ela precisa e quer quando acessa as redes sociais e ofereça isso para ela. Tenho certeza de que, aos poucos, você terá sucesso e vai conseguir atrair clientes para o seu negócio.

Crie um calendário para fazer suas publicações. Procure postar conteúdo diariamente para criar engajamento com o seu público e tornar a sua marca conhecida como especialista naquele nicho.

Mas não esqueça de que o conteúdo deve estar alinhado com as necessidades da sua persona, para que você consiga atingir o seu objetivo.

Fale sobre um tema específico a cada semana, com posts diários, por exemplo. Assim, você vai despertar cada vez mais o interessa das pessoas pelas suas publicações e, dessa maneira, você vai atrai clientes e, cada vez mais pessoas interessadas em seu conteúdo.

Dica #19 Como atrair clientes através do E-mail Marketing

Depois que você capturar o e-mail dos seus visitantes, comece a se comunicar com eles, de forma a agregar mais valor ainda, criando um vínculo mais íntimo, afinal, se a pessoa te forneceu o e-mail dela, com certeza permitiu que você entrasse em contato de forma mais pessoal.

E, se a sua lista permitiu que você enviasse e-mail para ela, você pode manter essa lista de contatos atualizada, disparando e-mail marketing com conteúdo interessante e relevante para o seu público-alvo.

Através do e-mail marketing você também atrai bastante engajamento, mais até do que as redes sociais, acredite. Mas, cuidado para não disparar SPAM para a sua lista, se não, você vai perder os seus leads.

Não saia disparando vários e-mails cheios de propagandas todos os dias para a sua lista. Pois isso é SPAM e essa atitude não funciona.

Além de ser errado, disparar SPAM para a sua lista é uma estratégia que não funciona, não se sustenta por muito tempo e ainda acaba com a reputação que você levou muito tempo para construir.

Por isso, jamais esqueça de que disparar SPAM é totalmente errado e pode acabar com o seu negócio.

Entenda que utilizar a estratégia de e-mail marketing para atrair clientes você precisa ter, no mínimo, bom-senso e se colocar no lugar do seu público.

Afinal, tenho certeza de que você também não gosta de receber dezenas de SPAM por dia, sendo interrompido por propagandas que te oferecem um produto que você não tem o mínimo de interesse.

Definitivamente, SPAM não funciona!

Anunciando para potenciais clientes

Dicas #20 – Como atrair clientes através de Anúncios (Tráfego Pago)

Independente do seu tipo de negócio, o anúncios tem um alto poder de atração de leads.

Existem várias plataformas que você pode anunciar o seu negócio, seja um negócio de afiliado, e-commerce, ou loja tradicional.

O segredo do sucesso de um negócio é estar presente aonde as pessoas estão, e elas estão na Internet.

As principais plataformas de anúncios são:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Anúncios no YouTube;
  • Redes de Anúncios Taboola e Outbrain;

Se você quer começar anunciar, recomendo que comece pelo Facebook Ads.

Resumindo a Atração de Clientes

  • Artigos;
  • SEO;
  • Página inicial;
  • Títulos chamativos;
  • Botões de CTA;
  • Conteúdo gratuito;
  • Guest posts;
  • Comentários;
  • Atenção dos usuários;
  • Conquistando o interesse dos leitores;
  • Persuasão;
  • Chamada para ação;
  • Conteúdos “mais famosos”;
  • Página de ferramentas;
  • Landing Page;
  • Recursos multimídia;
  • Novas tendências;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.
  • Anúncios

Infográfico – Como Atrair Clientes

Infográfico 20 Estratégias para Atrair Clientes Nucleo Expert

Conclusão

Se você tinha dificuldades para gerar tráfego e atrair clientes para o seu negócio, tenho certeza de que agora essa dificuldade já virou coisa do passado.

Além de tudo que você leu neste artigo, saiba que a maneira mais eficaz de atrair clientes ainda é a opinião dos usuários em relação ao seu negócio.

Por isso que você deve trabalhar bem o seu conteúdo e escolher bem o produto que você vai oferecer para o seu público-alvo, além de ter consistência em suas publicações, para que a sua marca seja sempre lembrada como referência sobre aquele determinado assunto.

Mesmo que você trabalhe bem as suas estratégias de SEO e todas as outras estratégias que impulsionem o seu negócio, a sua principal estratégia deve ser a de agradar o seu público-alvo.

Utilize cada dica que você leu aqui, para atrair clientes, de maneira correta, preocupando-se com a qualidade daquilo que você oferece para as pessoas, afim de atrair clientes e gerar cada vez mais tráfego para o seu negócio.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado a entender como atrair clientes e que você tenha muito sucesso em seu negócio online.

Abraços e até a próxima!

Olha Que Legal Também

33 Compart.
Compartilhar33
Twittar
Compartilhar
WhatsApp