Podcast: Como Criar um PodCast e Ganhar Dinheiro

Sabia que você pode ganhar dinheiro com a gravação de uma simples conversa?

Estou falando do podcast, uma mídia com grande potencial de geração de renda e que muita gente ainda nem sabe.

Se você não sabia que poderia cobrar por um podcast, não se preocupe, pois muitos empreendedores digitais também acreditam que esse tipo de mídia é oferecido apenas de forma gratuita.

Guia Completo de Marketing na Internet

Claro que, para cobrar pelo podcast, o conteúdo precisa ter muito valor para o público ao qual você deseja atingir.

Quando eu falo que é possível ganhar dinheiro na internet gravando uma conversa é porque um podcast é uma mídia muito simples de ser produzida.

Você realmente pode gravar uma conversa sobre um tema do qual você é um especialista ou possui grande experiência.

Todos nós temos alguma área da qual dominamos e até somos procurados por amigos e familiares para ajudar com o tema. Geralmente é algo que você já conversa em seu dia a dia.

Agora, você já sabe que pode gravar essa conversa, transformá-la em um podcast e ganhar dinheiro com isso.

Se você se interessou por esse assunto e deseja saber como criar um podcast, continue lendo o artigo e saiba tudo que você precisa para criar o seu ainda hoje.

O que é Podcast?

O que é um Podcast?

Podcast é um tipo de conteúdo em áudio, oferecido através de um arquivo para baixar ou por meio de uma transmissão ao vivo, na internet.

É um conteúdo geralmente publicado em episódios, falando sobre um tema específico e, por isso, são produzidos em uma determinada frequência.

O tempo de cada episódio do podcast varia de acordo com o tema e com o número de participantes da “conversa”.

Muitas vezes, quando o podcast é gravado por uma única voz, o episódio é mais curto do que quando são três participantes, por exemplo.

Então, em média, um episódio de podcast varia em torno de 20 minutos a 1 hora de duração.

Para que o público goste do seu podcast, é essencial que você fale de forma clara, variando o tom da sua voz, para que o áudio não fique monótono e cansativo.

Apesar de ser um tipo de conteúdo relativamente novo, o podcast tem ganhado espaço no empreendedorismo digital, ainda que timidamente, como expliquei lá no início deste artigo.

As pessoas estão consumindo podcast cada vez mais, pois é um formato de conteúdo fácil de ser consumido, pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora e, muitas vezes, sem precisar pagar nada por isso.

Para que investir em um Podcast?

Por que investir na criação de um Podcast?

Nunca foi tão fácil acessar informações como agora.

Na era digital, você pode acessar um conteúdo interessante para você a qualquer momento, em qualquer lugar, a partir de diferentes dispositivos, no formato que seja mais conveniente para você.

Para quem não gosta de ler textos muito longos, por exemplo, pode acessar o conteúdo em vídeo, se não consegue parar ara assistir ao vídeo, pode ouvir um podcast.

Ter a possibilidade de escolher o formato de conteúdo ideal para a sua realidade e preferência é um privilégio que a tecnologia nos trouxe.

Por isso, o empreendedor que se adaptar e oferecer seu conteúdo em diferentes formatos, sai na frente, conquistando uma audiência diversificada.

Com a correria do dia a dia, o podcast é uma alternativa excelente na hora em que o ouvinte estiver no trânsito, arrumando a casa, no intervalo da faculdade ou no horário do almoço, por exemplo, e quiser aproveitar esse tempo para se manter atualizado.

É por causa dessa característica que o podcast vem ganhando cada vez mais adeptos.

Com a praticidade do conteúdo em formato de podcast, você consegue conquistar uma audiência fiel e ainda aumenta a confiança em sua marca.

14 Passos para Criar um Podcast

Agora que você já sabe o que é um podcast e para que ele serve, já pode criar o seu hoje mesmo.

Quer aprender como criar um podcast? Então siga os 14 passos que eu preparei para você.

1. Defina o assunto

Para começar a gravar o seu podcast, você precisa definir o assunto que será abordado.

Para definir um assunto, você precisa identificar o que o seu público-alvo já busca na internet.

Você precisa falar sobre algo que atenda a uma necessidade do seu público ou que seja um assunto que goste muito.

Faça um planejamento de conteúdo, para definir o tema do podcast, de forma antecipada e com tranquilidade.

Dessa forma, o seu podcast será organizado, e o seu público o verá como uma autoridade.

Aliás, para ser visto como uma autoridade em seu nicho, você precisa saber muito bem o que está falando, precisa dominar o assunto e falar com segurança.

2. Defina o formato

Para Criar um Podcast você precisa definir o formato dele

Depois de definir o assunto do seu podcast, o segundo passo é definir o formato.

Para definir qual será o formato que você vai disponibilizar o seu podcast, você pode responder algumas perguntas que te ajudarão a definir a estrutura do seu podcast, o que vai te ajudar a se organizar em todo o processo. Confira.

  • O podcast vai ter participação de outras pessoas ou será apenas eu?
  • Sobre o que vou falar?
  • Qual será a frequência das publicações?
  • Qual será a duração do podcast?
  • O podcast terá convidados para serem entrevistados?
  • O assunto que vou abordar já foi falado por outras pessoas?
  • Posso produzir um conteúdo que supere os publicados por outras pessoas?

3. Escolha o nome do seu podcast

O nome do seu podcast precisa estar de acordo com o tema que você escolheu trabalhar. Ele também deve estar relacionado à sua marca, para que as pessoas lembrem com facilidade e saibam do que se trata, quando depararem com o seu podcast.

É interessante que o nome do podcast também deixe claro o que você vai abordar, pois dessa forma o seu conteúdo será encontrado mais facilmente pelos usuários, nas plataformas de busca.

Além disso, um nome simples e fácil de ser lembrado é melhor para trabalhar a divulgação.

Para te ajudar na escolha do nome para o seu podcast, vou deixar duas dicas bem simples, mas que muita gente não se atenda a elas e, por isso, não conseguem atingir bons resultados.

Faça uma busca no Google para verificar se não existe outro podcast com o mesmo nome que você escolheu;

Verifique também se não existem outros podcasts com nomes parecidos com o que você escolheu, para não dar a impressão de que você está copiando a ideia de alguém.

4. Defina quem vai participar do podcast

Tenha em Mente quem serão os Participantes do Podcast

Você já sabe se vai criar um podcast sozinho ou se contará com outros participantes (sejam fixos ou convidados)?

Se decidiu que em seu podcast você terá companheiros de bancada ou convidados, de acordo com o episódio, por exemplo, defina, de maneira antecipada, quem vai participar.

Os participantes ou convidados do seu podcast devem ser especialistas no assunto que você vai abordar, principalmente se for um podcast da sua empresa.

Se você não conhece nenhum especialista no assunto que você vai falar no podcast, faça uma pesquisa no LinkedIn ou em outros canais onde você possa encontrar outras pessoas que trabalhem com o mesmo nicho de mercado que você.

Quando você já tiver uma boa audiência, isso será maias fácil, pois os dois lados sairão ganhando, pois um estará atraindo a audiência do outro e ganhando autoridade e credibilidade.

5. Crie o roteiro

Depois de definir o assunto, o formato, o nome e os participantes do seu podcast, é hora de criar um roteiro.

Sim, isso mesmo, um roteiro.

Não ache que criar um roteiro para o seu podcast é um exagero, pois, sem ele, você vai acabar se estendendo no assunto, enrolando muito, tentando lembrar o que vai dizer.

Criar um roteiro é essencial para qualquer formato de conteúdo, seja um vídeo, uma palestra, uma aula… pois é ele que vai te dar “um norte” na hora da produção.

Mas, você precisa ter cuidado para que o conteúdo não fique mecânico, artificial, sem emoção, pois os ouvintes vão perceber e não vão assinar o seu conteúdo.

Portanto, evite ler o roteiro. Ele é para você se orientar, dar uma passada de vista de vez em quando, para não perder o foco do que está falando.

Se o seu podcast tiver participações ou entrevistados, o papo precisa ser espontâneo.

O roteiro te ajuda a saber qual será o próximo ponto a ser falado e também te ajuda na hora de editar. Por isso que ele é tão importante na hora da criação de um podcast.

Um exemplo de roteiro para criar um podcast pode ser:

  • Vinheta;
  • Apresentação dos participantes;
  • Tema que será abordado;
  • Introdução;
  • Chamada para Ação;
  • Conversa ou entrevista;
  • Vinheta;
  • Despedida.

6. Prepare os equipamentos

Prepare os equipamentos para a gravação do seu Podcast

É nessa parte que muita gente desiste, pois acredita que é necessário equipamentos profissionais e de alta tecnologia para começar a criar um podcast.

Na verdade, você pode começar com o que tiver em mãos e, conforme vai gerando renda, você vai adquirindo equipamentos melhores.

Mas, não ter equipamentos sofisticados não é impedimento para não criar um podcast.

Basta ter um computador conectado à internet e um headset com um bom microfone.

Você também vai precisar de um lugar silencioso para gravar.

Se não dispõe de um estúdio ou se mora muita gente em sua casa e você não tem outro lugar para fazer suas gravações, por exemplo, você pode criar seu podcast de madrugada, quando todos estiverem dormindo.

Quando for gravar seu podcast, certifique-se de que não tenha cachorro latindo, alguém ouvindo tv ou música, muito vento no ambiente, ou qualquer outra coisa que possa provocar ruídos em sua gravação.

Se você já pode e quer investir mais nessa atividade, você pode adquirir um microfone profissional (ou mais, caso tenha participantes e convidados), mesa de som e pode criar um estúdio em algum quarto da sua casa, por exemplo.

7. Prepare sua voz

Uma coisa essencial que você precisa fazer antes de começar a criar um podcast é preparar a sua voz.

Faça exercícios faciais, abrindo e fechando a boca, para relaxar os músculos. Faça um alongamento no pescoço e nos ombros.

Evite alimentos gelados, tome chá de gengibre e todos esses macetes que os locutores usam.

Mesmo sem base científica, vale a pena lançar mão de tudo que possa colaborar com o seu sucesso.

8. Comece a gravar

Não tenha medo e comece a gravar o podcast

Com tudo preparado para criar um podcast, é hora da gravação. Vá para o local tranquilo e silencioso que você preparou, e comece a gravar, utilizando o roteiro que você criou.

Você pode gravar o podcast sozinho ou com outros participantes, no mesmo ambiente ou pela internet.

Agora é a hora de gravar o conteúdo que você preparou para o seu público. Capriche!

9. Faça a edição

Com a gravação pronta, você precisa salvar uma cópia e começar a fazer a edição.

Se você nunca fez edição de áudio ou não é um profissional da área, não precisa se preocupar, pois editar um áudio é bem mais simples do que você possa imaginar.

Utilize um software de edição e abra a sua cópia lá. Em seguida, ajuste o áudio, retire os ruídos e corte as partes das falas que forem desnecessárias ou fora do contexto.

Depois que o seu áudio estiver pronto, salve em formato mp3, para ser publicado.

Se ainda assim, você achar muito complicado fazer a edição, você pode recorrer a um profissional para fazer essa parte.

10. Escolha uma hospedagem

Hospede o seu Podcast em alguma plataforma

Antes de publicar o seu podcast, você precisa escolher uma hospedagem. Mas antes, o seu podcast precisa passar pelo sistema padrão de feed RSS, para ser distribuído na internet.

Você pode publicar o seu podcast em um site ou em um aplicativo, como o Spotify, por exemplo.

 Mais adiante você verá como colocar seu podcast no Spotify.

11. Tenha um site para publicar o podcast

Sem um canal de comunicação com o público, fica difícil construir uma audiência sólida e falar com os seus ouvintes.

Aliás, você precisa ter um local seu para publicar seu podcast, e nada melhor do que ter o seu próprio site.

É no seu site que a sua audiência vai poder entrar em contato com você, conhecer mais a sua marca e encontrar mais informações sobre os seus patrocinadores, além de ser um local seguro para fazer suas publicações.

Recomendo fortemente que você crie seu site no WordPress, que é uma plataforma intuitiva, fácil de configurar e que é considerada a melhor, além de ser a mais utilizada por profissionais no mundo todo, inclusive eu.

Em meu treinamento Fórmula Negócio Online, eu ensino aos meus alunos como criar um site no WordPress, de maneira bem fácil, que qualquer pessoa pode criar, mesmo que seja totalmente leiga no assunto.

12. Faça a divulgação

Divulgue o seu Podcast para atrair mais pessoas

Depois de criar, editar e hospedar o seu podcast, é hora de começar a divulgá-lo, pois sem divulgação, você não construirá sua audiência, não é mesmo?

Mesmo que você trabalhe estratégias de SEO para que as pessoas encontrem o seu material nos resultados de busca, de forma orgânica, ainda assim você precisa divulgar o seu podcast para que consiga construir a sua audiência.

Faça divulgação nas redes sociais, pois elas oferecem um grande potencial de alcance e é lá que o seu público está.

Você só precisa identificar em quais redes sociais o seu público está presente e aplicar estratégias de marketing digital para atraí-lo.

Você também pode utilizar estratégias de e-mail marketing e divulgar o seu podcast para a sua lista.

Sempre que você publicar um novo episódio do seu podcast, envie um aviso para a sua lista de e-mail, deixando-a sempre atualizada.

Quanto mais você divulgar o seu podcast, maiores serão suas chances de alcançar um público maior.

13. Acompanhe os resultados

Para acompanhar seus resultados basta utilizar a plataforma de hospedagem do seu podcast e analisar o número de downloads e plays realizados seu podcast.

Outra forma muito eficiente de acompanhar seus resultados é observando os comentários deixados pelos seus ouvintes no seu site, nas redes sociais e também nas avaliações do aplicativo (se for o caso).

14. Faça melhoras constantes

Implemente e busque melhoria contínua no seu Podcast

Depois que você souber quais são os resultados que o seu podcast está gerando, você vai identificar quais ações estão dando certo, e quais precisam ser melhoradas.

Assim, você vai poder produzir episódios cada vez melhores, de acordo com o feedback da sua audiência e com os números apresentados.

Como Colocar Seu Podcast no Spotify

Tutorial sobre como colocar seu Podcast no Spotify

Para colocar seu podcast no Spotify basta enviar seu arquivo diretamente da hospedagem que você utilizou, sem precisar utilizar o feed RSS, como precisa ser feito em outras plataformas.

Depois que você enviar o arquivo do seu podcast para o Spotify, ele levará cerca de 2 a 5 dias para tornar o seu arquivo público.

Durante esse tempo, você precisa monitorar a plataforma para saber se o seu podcast já foi publicado, pois o Spotify não envia aviso.

Para que o seu podcast seja publicado pelo Spotify você precisa seguir todas as regras da plataforma.

O Spotify permite que você adicione um link clicável em seu podcast, o que te dá a possibilidade de ganhar dinheiro com anúncios.

Equipamentos para Gravar Podcast

Equipamentos necessários para Gravar um Podcast

Como falei anteriormente, aqui neste artigo, você não precisa comprar equipamentos profissionais e de alta tecnologia para criar um podcast.

Se você possui capital e está disposto a investir na produção de seu podcast, excelente, muito bom! Porém, isso não é uma regra.

Você pode começar gravando em sua casa mesmo, num local silencioso e tranquilo, sem interrupções ou ruídos, um computador conectado à internet e um headset com um bom microfone.

O maior investimento que você precisa fazer nesse início é realmente em microfones de qualidade profissional, pois é o áudio é ponto principal do seu podcast, claro.

Porém, como eu acabei de falar, se você possui capital para investir, você pode adquirir equipamentos melhores.

Então, para facilitar, vou deixar uma lista com os principais equipamentos que você vai precisar para gravar podcast.

  • Ambiente acústico;
  • Mesa de som;
  • Headset com microfone;
  • Microfones profissionais;
  • Computador;
  • Acesso à internet;
  • Software de gravação de áudio;
  • Software de gravação de chamada;
  • Filtro pop;
  • Braço boom de microfone.

Esses são alguns exemplos de equipamentos para você utilizar nas gravações do podcast, porém, você não precisa ter todos eles para começar a gravar e divulgar o seu podcast.

Bônus: Como Ganhar Dinheiro com Podcast

Você consegue ganhar dinheiro com podcast de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Marketing de Afiliados
  • Patrocínio
  • Venda de produtos
  • Afiliado digital
  • Suporte direto

Marketing de afiliados

Ganhar Dinheiro com Podcast através do Marketing de Afiliados

É possível ganhar dinheiro com podcast através do marketing de afiliados.

Dessa forma, você recebe uma comissão por cada venda que você realizar através do seu link de afiliado.

Basta disponibilizar o seu link de afiliado junto com o download do seu podcast ou adicionar um link clicável no próprio podcast.

Cada vez que uma pessoa compra o produto o serviço que você está promovendo, você recebe uma porcentagem por aquela venda.

Patrocínio

Você pode ganhar dinheiro através de patrocínios, promovendo uma pessoa ou marca durante a apresentação do podcast.

Quanto mais alcance o seu podcast tiver, mais patrocinadores você pode conseguir.

Esse tipo de monetização de podcast funciona, geralmente, através do custo por 1000 impressões, que é quando o patrocinador paga determinado valor por cada mil pessoas que o anúncio alcançar.

Ou seja, quanto mais download seu podcast tiver, mais dinheiro você ganha com os patrocínios.

Venda de produtos

Vender e recomendar produtos no seu Podcast

Outra forma de você ganhar dinheiro com podcast é através da venda de produtos relacionados ao conteúdo que você oferece em seu podcast.

Pode ser produtos físicos ou digitais, consultorias, cursos, palestras, e qualquer outro produto ou serviço que você possa fazer a divulgação em seu podcast.

Suporte direto

Mais uma forma de ganhar dinheiro com podcast é solicitando apoio dos ouvintes.

Assim como os inscritos de um canal no YouTube ajudam na manutenção do canal através de doações, os ouvintes do seu podcast também podem te ajudar, dando suporte direto.

Quando as pessoas gostam do conteúdo que você publica, elas querem que você continue produzindo mais e, por isso, elas fazem questão de ajudar a manter o funcionamento.

Conclusão

Viu só que não é nenhum exagero quando digo que você pode ganhar dinheiro gravando uma conversa?

Porém, você viu também que não é uma conversa com um amigo ou um vizinho, por exemplo.

A conversa, na verdade, é sobre um assunto relacionado ao tema principal do seu podcast, e não pode ter a participação de qualquer pessoa, principalmente para ser entrevistada.

Os participantes, assim como os entrevistados, precisam ser especialistas no tema e, portanto, deve ter total domínio do que estará falando no podcast.

Mas, você viu também que pode criar seu podcast sozinho, o que torna a produção bem mais fácil.

Então, que tal começar hoje mesmo a preparar a produção do seu podcast?

Se você ainda está inseguro, se é tímido, comece gravando alguns arquivos para testar, preparar a voz, observar se há ruídos nos intervalos das falas e preparar todos os detalhes para criar um podcast de sucesso.

Aos poucos você vai se soltando, se sentindo mais seguro e conseguirá criar podcast de forma completamente profissional.

Infográfico – Como Criar um Podcast

Infográfico - 14 Passos para Criar um Podcast que Gera Renda

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram