Como Criar um Produto Para Vender na Internet – Guia de Aplicação Prática Alex Vargas 2017/07/28 at 2:34pm 2018/06/28 at 11:04pm

Porque você deve aprender como criar um produto para vender na internet? Eu poderia listar dezenas de motivos para você fazer isso, mas tem um que eu acredito que vai te convencer. Criar um produto vai abrir as portas para você gerar renda passiva praticamente para sempre.

Calma… Eu já vou te explicar esse conceito de Renda Passiva. Basicamente, renda passiva é ganhar dinheiro sem que você precise fazer algo diretamente, se você tem um dinheiro investido no banco, os juros são renda passiva. E como criar um produto pode se tornar renda passiva?

Você pode criar um produto digital, montar toda a estrutura de vendas dele e deixar ele funcionando no piloto automático, realizando vendas sem precisar que você esteja presente o tempo todo. Isso mesmo! A internet te possibilita fazer isso.

Para criar um produto digital, você não precisa inventar um produto novo revolucionário. No decorrer do artigo você vai ver o quanto é simples o processo para criar um produto na internet. Vou falar também de dicas para criar um produto digital, que vai te ajudar a ter milhares de ideias para criar um produto online.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Existem muitas ideias para criar um produto, mas vou focar neste artigo em como criar um produto de informação, também chamado de infoproduto ou produtos digitais. Isso porque é mais viável criar um produto desse tipo!

Fique comigo até o final do artigo e boa leitura!

Como criar um produto de informação – O que são produtos de Informação?

Antes de entrarmos no conhecimento necessário para aprender como criar um produto para vender na internet, vamos conhecer um pouco melhor o que é um produto de informação. Assim, vai ser muito mais simples para você inventar um produto novo nesta categoria de produtos.

Bom, então afinal de contas, o que é um produto de informação (infoproduto)? Um produto de informação é qualquer tipo de produto em que você ensina a outras pessoas algum conhecimento que você possua. E pode ser qualquer conhecimento mesmo, o que determina se o conhecimento é bom ou não, é se existem outras pessoas querendo saber sobre esse conhecimento que você possui.

Tipos mais comuns de produtos de informação:

  • E-books;
  • Workbooks (Livros de aplicação prática)
  • Cursos Online;
  • Cursos em áudio;
  • Livros em áudio;
  • Webinários;
  • Congressos Online;
  • Produtos combinados (Ebook + curso)
  • Áreas de Membros;
  • Cursos por E-mail;
  • Softwares de informação.

Esses são os exemplos mais comuns para você criar um produto, geralmente muitas pessoas começam com um e-book e depois lançam outros produtos. Espero que você já esteja tendo algumas ideias para criar um produto de informação.

Vamos então para o que importa! Você está lendo este artigo para aprender como criar um produto para vender na internet…

Passo #01 – Quem vai comprar o seu produto?

como criar um produto aprenda escolher o público alvo

A maioria das pessoas que querem criar um produto começam cometendo o seguinte erro: FOCAM NO PRODUTO! Você deve começar pensando quem vai comprar o produto que você vai criar.

Vamos supor que você queira criar um E-book sobre como ter hábitos mais saudáveis. Mas se você não conhece quem são as pessoas que estão interessadas nesse tipo de produto, simplesmente você não vai vender este produto. Para criar um produto você não precisa pensar e descobrir um grande negócio, mas sim descobrir o que as pessoas querem e entregar ela.

Então o segredo não é inventar um produto, mas descobrir o produto que o público quer.

Nesta primeira etapa da criação de um produto, o foco dos seus esforços está em descobrir quais pessoas você deseja ajudar, então não se preocupe em qual tipo de produto você vai criar por agora. Foco no público!

Para te ajudar na primeira etapa: Como Escolher Seu Nicho Lucrativo

Passo #02 – Qual será o assunto do seu produto?

Para criar um produto escolha o assunto

Depois de definir o seu público, é hora de deixar a criatividade trabalhar e decidir o que você pode criar, decidir qual é o assunto do seu produto. Nesse ponto de criação do produto, é preciso pensar como ele vai se encaixar na vida dos seus futuros clientes.

Dentro do planejamento do produto é preciso definir qual necessidade dos seus futuros clientes que o seu produto vai preencher. Por exemplo, no caso do meu treinamento Fórmula Negócio Online, ele é feito pensando nas necessidades que muitas pessoas têm em gerar renda extra, montar um negócio, conseguir a independência financeira…. Todos esses aspectos precisam estar no planejamento do produto.

Como descobrir as necessidades do seu público

A forma mais simples para descobrir as necessidades do público para criar um produto ideal é fazer o uso de pesquisas. As pessoas, de forma geral, não sabem o que querem. Dessa forma, a melhor forma de fazer elas revelarem o que querem é perguntarem sobre os desafios que elas enfrentam.

Exemplo, suponha que você esteja criando um produto sobre emagrecimento, em vez de perguntar ao público se deseja emagrecer, pergunte quais os desafios para ter uma vida saudável. Bom, você pode estar se perguntando: “Como eu vou realizar essas pesquisas?” Comece pelos seus amigos, peça também aos amigos do Facebook. Já vai te dar uma boa base para produzir o seu produto.

Essa tarefa é importante para definir qual o assunto o seu produto vai tratar, você precisa descobrir um assunto que vá direto ao ponto, que seja “matador”, no exemplo que dei acima, emagrecer é muito genérico…. Um produto ideal seria como emagrecer com dietas de sopas.

Método ideal para definir o assunto do produto

Método ideal para aprender como criar um produto

Além de fazer uma pesquisa, você pode usar um método ideal para planejar o produto. Este método é baseado em três pilares:

  1. Seu conhecimento: O conhecimento que você tem é importante para criar um produto, e caso você não tenha esse conhecimento, você pode conseguir. Então, a falta de conhecimento não é uma barreira em si.
  2. Algo que você goste: O segundo pilar para planejar um produto é você considerar algo que você goste ou ame. No meu caso, eu simplesmente amo empreendedorismo digital, então para mim é sempre um prazer criar produtos.
  3. Necessidade do Público: A necessidade do público sempre tem que ser um dos focos do seu produto.

Para te ajudar na segunda etapa: Posicionamento de Mercado: O que você precisa saber para conquistar um espaço único em qualquer nicho

Passo #03 – O Formato ideal para criar um produto

como criar um produto digital no formato correto

Agora estamos chegando na hora de colocar a mão na massa e criar o produto! Uma vez que você já pesquisou o seu público alvo, e tem uma boa ideia do assunto do seu produto, é hora de decidir qual o formato o seu produto vai ter.

Essa fase é essencial, pois vai definir as ações seguintes, inclusive a definição do preço.

Se você criar um e-book, terá menos custos para produzir, porém os preços dos e-books são inferiores se comparados com outros formatos. Caso você decida criar um produto em uma área de membros, terá mais trabalho e um pouco mais de custos.

Para te ajudar a decidir qual o melhor formato para criar um produto, siga o check-list abaixo:

  1. O produto tem um preço máximo para se enquadrar ao público? É importante avaliar as restrições orçamentárias do seu público. Boa parte do meu público é composto de pessoas que tem os rendimentos praticamente todo comprometido. Assim, eu preciso levar isso em conta. Um dos meus concorrentes cobra um preço 10x superior ao meu, mas ele não vende para uma boa quantidade de clientes.
  2. Qual o melhor formato para o seu cliente atingir os objetivos? Vamos ao exemplo do produto “Como emagrecer com sopas”. Para esse produto e público, qual o melhor formato? Um e-book, ou vídeos com as receitas? Ou quem sabe ambos? Se o seu produto fosse sobre edição de vídeos, nesse caso entendo que um curso em vídeos seria o mais indicado.
  3. Qual tipo de produto você consegue transmitir melhor os seus conhecimentos? Eu conheço pessoas que são excelentes em escrever, mas tem dificuldade em gravar vídeos. Esse é um fator que você precisa avaliar para criar um produto. 

Para te ajudar na terceira etapa: Como Criar um Produto Digital 

Passo #04 – Planejamento e criação do seu Produto

Já criei e lancei alguns produtos de informação no mercado e pretendo lançar muitos ainda. 😊 E sempre que estou planejando um produto novo, eu uso um sistema de mapas mentais para colocar as ideias em ordem. O primeiro trabalho que faço, é simplesmente escrever tudo que tenho em mente e depois começo a organizar o roteiro do produto.

Você vai perceber que muitos temas e ideias vão surgir nesse processo. Se você vai criar um produto no formato de e-book, vão surgir as ideais para os capítulos, se você for criar um produto no formato de um curso online, vão surgir as ideias para os módulos. Pegue essas ideias e organize! Acabando esse processo, você terá criado o escopo do seu produto!

Depois do esboço, é hora de criar o conteúdo do produto. Os meus principais produtos são cursos online em áreas de membros ou e-books. No caso dos cursos, eu defino os módulos, e parto para os tópicos de cada aula. Uma vez que eu defini o tema de cada aula e de cada módulo, eu parto para a produção do conteúdo extensivo de cada aula. E assim o produto vai ficando pronto. Você não precisa acabar toda a criação do produto para partir para o passo #05, acabando o planejamento já comece também o passo #05, pois será essencial para a venda do produto criado.

Para te ajudar na quarta etapa: Como Criar um Negócio Digital de Venda de Inforprodutos do Zero

Passo #05 – Criando um Lista de E-mail

Se você já trabalha como afiliado sabe a importância da lista de e-mail. Eu sempre falo disso! Inclusive eu digo que uma das vantagens de ter uma lista de e-mail é facilitar o lançamento de um produto próprio. Vou te dar mais 3 motivos para focar na criação de uma lista de e-mails.

  1. Maior controle: Quando se tratar de se comunicar com sua audiência, a lista de e-mails é o que você tem mais controle. As Redes Sociais não são suas, e a todo momento você fica sujeito as regras. O E-mail você manda quando julgar importante.
  2. Maior intimidade e relacionamento: O E-mail te deixa mais próximo da sua audiência, sabendo trabalhar as pessoas vão confiar em você, o que torna mais fácil o processo de venda.
  3. Maior acesso ao seu público: Quando eu publico novos conteúdos, eu não tenho como garantir que as pessoas vão acessar, mas quando eu mando e-mail convidando acessar o conteúdo, simplesmente explodem os acessos!

Caso você não tenha um sistema de e-mail marketing e não queira investir em um sistema pago, pode começar com o Mailchimp, que oferece um plano gratuito para até dois mil contatos inscritos na sua lista.

Para te ajudar na quinta etapa: O Incrível poder do E-mail Marketing: Como Criar Listas de E-mails poderosas e Vender Cada Vez mais com Funil de Vendas

Passo #06 – “Pesque” os seus clientes

Como criar um produto de informação e vender com e-mail marketing

Qual a principal estratégia para pescar peixes? Usar uma isca! Certo? E usamos esse mesmo conceito para buscar os potenciais clientes (potenciais clientes = leads) ideais. Usamos as iscas digitais.

Uma isca digital é algo que você oferece gratuitamente em troca do e-mail de alguém. Só que esse alguém precisa compor o seu público alvo. E como fazer isso? Bem simples… a sua isca digital deve ter o mesmo assunto do seu produto, uma espécie de antecipação do produto principal.

Pode ser um pequeno e-book, um infográfico, um minicurso, uma palestra, um vídeo… O segredo é ser a isca certa para pescar o peixe o certo. De nada adianta você querer lançar um produto de emagrecimento para pessoas que estão em plena forma. Essa lista não vai comprar o seu produto e não vai ter proveito nenhum ter uma lista dessas.

A isca digital serve como um fio condutor para a venda do produto. Eu ofereço alguns e-books gratuitos e eles conduzem para os meus produtos. Um dos segredos da isca digital é a qualidade dele, busque caprichar tanto em conteúdo quanto design da sua isca. Um dos meus e-books gratuitos é um guia completo passo a passo para montar um negócio online com mais de 100 páginas! (Sem demagogia, eu poderia vender este e-book)

Para te ajudar na sexta etapa: Como Atrair Mais Clientes | A técnica das iscas

 Passo #07 – Posicione as iscas digitais no lugar certo

O processo de criar um produto não é algo complexo, mas dá um certo trabalho. Depois de criar a sua isca digital, você precisa posicionar sua isca de forma estratégica para ampliar a captura de e-mail para realizar as vendas do seu produto. Se você já é afiliado e já construiu o seu blog, já tem um excelente lugar para posicionar a sua isca.

Para capturar as iscas precisamos criar formulários de captura que são integrados entre blogs ou páginas de captura ao seu sistema de e-mail marketing. E logo após a pessoa clicar informar o e-mail dela no formulário para receber a lista ela receberá a isca no seu email.

Algumas pessoas disponibilizam a isca de digital em uma página seguinte logo após a pessoa informar o e-mail, eu recomendo enviar a isca para o e-mail, pois se a pessoa não informar o e-mail corretamente, você vai ficar com e-mail errado registrado na sua lista. Dessa forma, vai conduzir os seus leads a acompanhar o processo, aguardando a chagada do e-mail.

Eu recomendo que você adicione um formulário de captura na barra lateral do blog, no cabeçalho do site e no final dos artigos. Para fazer isso você pode seguir dos caminhos.

Tema para Captura ou uso de plugins

ideias para criar um produto digital

O primeiro é usar um tema de blog otimizado para a captura de leads como o Épico, Wp Conversion ou Centive. Esses temas já possuem os formulários neles, faltando somente integrar com o seu sistema de e-mail marketing. Caso você prefira usar outros temas, pode usar plugins que realizam essa captura, como por exemplo o HelloBar, neste vídeo, eu explico como usar a HelloBar.

Os formulários são editáveis, você pode mudar o texto e incluir imagens, aproveite para deixar bem claro o assunto da isca e que a pessoa vai receber gratuitamente. Evite formulários do tipo “inscreva-se na minha lista”, deixe evidente o benefício que ela vai ter.

Páginas de Captura

inventar um produto novo

O segundo caminho (e pode ser usado conjuntamente com o primeiro) é criar páginas de captura para posicionar sua isca digital na internet. Essa página é focada na divulgação da sua isca. Essa é uma das estratégias mais efetivas para aumentar a captura de e-mails. Para fazer isso eu uso o plugin OptmizePress, nele eu consigo criar páginas fantásticas!

Eu recomendo também que você crie uma página de obrigado, essas páginas servem para mostrar uma oferta logo após captura do e-mail. Quando você acaba de criar um produto, elas vão ajuda muito na primeira divulgação desse produto! Se o seu produto ainda não tiver sido finalizado, você pode colocar um vídeo fazendo uma antecipação do produto e colocando informações que o seu produto terá, ou pode divulgar um produto como afiliado para ir ganhando dinheiro.

Depois de criada a página de captura, você pode posicionar em diversos lugares:

  • Em todas as suas Redes Sociais;
  • Postagens de Blogs;
  • Nas postagens das Redes Sociais;
  • Em grupos no Facebook;
  • No YouTube;

Esse posicionamento das páginas de captura faz a sua lista literalmente explodir em capturas de e-mail.

Para te ajudar na sétima etapa: Como Ganhar Dinheiro com Blog

Passo #08 – Finalização e Lançamento do Produto

No passo #06 você começou a criar um produto. Certo? Nessa fase final você vai finalizar o seu produto e partir para o lançamento dele. Com base no seu planejamento, você precisa diariamente trabalhar na criação do produto, gravar vídeos, fazer ajustes, finalizar módulos ou capítulos…. Sempre estabeleça prazos a cumprir, isso vai te dar o norte necessário.

Essa é uma fase que pode gerar um certo cansaço, mas isso é comum. O que você precisa ter em mente é que precisa finalizar o que começou. Se você começar 50 projetos e não finalizar nenhum, vai ser como se nunca tivesse começado nada.

Para te ajudar na oitava etapa: Como Criar um Produto Digital

E para finalizarmos, vamos conhecer como você pode vender o seu produto.

infográfico com os passos para lançar um produto

7 Formas de Vender o Seu Produto

Eu sei, criar um produto é uma jornada! Mas o bom é que você agora já tem o mapa dessa jornada em mãos. Mas depois desse trabalho, você vai colher os frutos.

  1. Webinários (ou Lives): Webinários ou transmissões ao vivo tem um alto poder de conexão com as pessoas, as taxas de conversão em vendas nessa modalidade são muito altas, você pode usar o Facebook ou YouTube para isso.
  2. Lista de E-mail: A lista de e-mail é realmente importante, as pessoas que estão na sua lista são os maiores potencias compradores do seu produto. Antes do lançamento do produto, mande alguns e-mails para sua lista com mini conteúdos sobre o assunto do produto, isso já vai “preparando o terreno”.
  3. Sequências de E-mail: Uma sequência de e-mails bem-feita realiza muitas vendas, é o que conhecido por funil de vendas. Essa sequência é posterior a captura do e-mail (depois do produto pronto). Eu faço isso nos meus produtos, depois de capturar o e-mail eu trabalho uma sequência de e-mails promocionais para realizar a venda.
  4. Redes Sociais: As redes sociais têm um poder enorme! Existem várias e você pode usar todas elas, mas eu recomendo que concentre suas forças no Facebook e Instagram, atualmente são as que tem mais engajamento.
  5. Anúncios Pagos: As duas principais plataformas de anúncios atualmente são o Facebook Ads e o Google Adwords. Recomendo que você as use para divulgar o seu produto, o retorno ao usar elas na maioria das vezes são trazem retorno positivo, mas para isso é preciso saber como usá-las. Uma das estratégias que podem ser usadas são anúncios de Remarketing.
  6. Afiliados: Os afiliados são uma força de venda poderosa! Lançando o seu produtos no Hotmart, Eduzz ou Monetizze você contará com uma força de afiliados. Você também pode contratar um gerente de afiliados para usar melhor essa estratégia.
  7. Parcerias: E para finalizar, você pode criar parcerias com pessoas que já atuem no seu nicho, inclusive oferecer uma comissão diferenciada para elas divulgarem para suas listas de e-mail.

Para te ajudar a vender o seu produto: Como Vender Produtos Digitais

 Fluxo de Ações para Criar o Seu Produto

 Na imagem abaixo você pode ver um fluxo das ações para criar um produto.

fluxo ideal para criar um produto digital e vender

 Olha, falo de coração, vale muito a pena criar um produto. Recomendo mesmo que você faça isso é uma das melhores formas de gerar renda passiva que eu conheço, depois do trabalho de criar o produto, a estrutura de vendas funciona praticamente no automático!

Eu tenho um treinamento completo sobre criação de produtos, que é o Expert Dominante, nele eu ensino tudo isso passo a passo, é o treinamento mais completo sobre o assunto, e ainda possui módulos sobre afilados para você ir ganhando dinheiro enquanto monta o seu produto, se você quer conhecer mais sobre ele, clique aqui. Você ainda vai ganhar um e-book gratuito!

Olha Que Legal Também

88 Compart.
Compartilhar88
Twittar
Compartilhar
WhatsApp