Como divulgar um blog

Como Divulgar um Blog: As 7 Táticas Mais Eficientes para Gerar Tráfego e Atrair mais Pessoas para seu Negócio

Então você criou seu blog definindo o melhor tema WordPress, está criando conteúdo altamente relevante para sua audiência assim como fazem os grandes portais. E agora, para onde ir? Simples: você precisa divulgar seu blog.

Onde e como?

Existem infinitas possibilidades para você tornar seu blog conhecido e é sobre elas que vamos tratar aqui. Nas próximas linhas você vai descobrir como tornar seu conteúdo popular, ampliar sua audiência, número de visitantes, leads, e, claro, vendas.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Mas antes deixe-me listar para você alguns dados interessantes:

  • A Technorati estima que existam perto de 200 milhões de Blogs espalhados pelo mundo. Estudos mais modestos falam de 150 milhões. No entanto, menos de 5% deles estão ativos, sendo atualizados nos últimos 180 dias.
  • Estima-se que surjam 120.000 novos blogs todos os dias no mundo, criados por novos blogueiros ou por pessoas que estão lançando um segundo, terceiro e até o décimo blog.
  • De acordo com buscas feitas por especialistas, no Brasil temos aproximadamente de 2,5 milhões de blogs. Mas isso é uma média aproximada baseada nas plataformas mais usadas.

O que essas informações nos mostram? Que o seu, o meu, ou seja, os nossos blogs são apenas mais uns em meio à uma tonelada de blogs. Mas não estamos perdidos. É possível sim, fazer a diferença e se destacar.

Trago uma analogia que acho interessante: quantas bandas de pop rock existem no mundo todo? Milhares, para não dizer milhões. Sim, mas tem aquela especial que a gente ouve, curte e segue. Eu particularmente gosto bastante desse estilo, e faço uma playlist bem seletiva entre os tantos grupos existentes.

Quer outro exemplo? No Brasil existem muitas duplas sertanejas. A cada dia surge uma nova propaganda de dupla gravando DVD. Mesmo assim tem espaço pra todo mundo ganhar dinheiro fazendo shows e participando de programas de TV.

O mesmo vale para a blogosfera. É possível se destacar e ter “público para o seu show”. E foi para te ajudar com isso que decidi escrever este artigo. Confira o que eu preparei e descubra como divulgar sua música… ops, seu conteúdo na rede!

Como divulgar um blog e gerar tráfego para seu negócio

A primeira coisa: marketing de conteúdo

Se você me acompanha de perto já deve ter reparado que estou sempre falando sobre a importância de criar um bom conteúdo. Não falo isso por demagogia modinha ou porque está todo mundo falando.

Falo porque a coisa é realmente poderosa. Sem um bom conteúdo nenhum blog vai em frente. Uma das únicas formas de realmente se destacar num meio onde há tantas pessoas falando a mesma coisa é publicando algo que façam os leitores dizerem:

Elas precisam ter a impressão que você está dando a elas o que elas realmente precisam e buscam. Não colocamos palavras-chave em nossos artigos à toa. Esses termos dizem o que as pessoas estão buscando no Google sobre o que fazemos.

Como eu explico neste artigo, o conteúdo é um dos principais pilares, senão o principal, de um blog de sucesso. É ele que fará com que você consiga gerar tráfego, leads, vendas e outros tipos de conversões.

Tudo hoje gira em torno de conteúdo, e se você ignorar isso, poderá ver toda sua estratégia de negócio descer pelo ralo. Sem exagero.

A segunda coisa: SEO (Otimização Para os Mecanismos de Busca)

‘O SEO On Page’ também conhecido como ‘SEO Para Blog’ é o processo de otimização do site/blog para ser encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca. Isso é feito dentro do seu site.

Um blog 100% otimizado para ser encontrado entre as primeiras pesquisas nos mecanismos de busca pelo seu público-alvo. Esse é outro elemento essencial, que anda lado a lado com o conteúdo, que você precisa cuidar para ter seu blog encontrado.

Nesse caso além de escolher as palavras-chave, como citei no tópico anterior, você precisa pensar em:

  • Título do artigo para o Google
  • Título do artigo para dentro do blog
  • URL
  • Meta Descrição
  • Parágrafos curtos
  • Inclusão de intertítulos
  • Linkagem
  • Imagens

Estando isso bem resolvido, aí sim é hora de aprender como divulgar um blog. Está pronto? Então vamos em frente!

#1 – Redes Sociais

Para se destacar no universo digital, você deve considerar plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, enfim, as redes sociais mais populares. Estes são poderosos canais de promoção para seus produtos e serviços.

Hoje em dia muita gente já sabe disso, tanto que a concorrência entre perfis empresariais vem aumentando muito nos últimos tempos. E isso significa que pode ser um tanto complicado chamar a atenção e atrair tráfego para seu conteúdo nas redes sociais.

Mas não se desespere, eu vou dar dicas quentes para você conseguir isso. Veja!

Aposte nos microconteúdos

Gary Vaynerchuk, em seu livro “Nocaute”, reserva um tópico para falar sobre os microconteúdos, pequenos conteúdos que servem como jabs (expressão usada para soco rápido no boxe).

Ele mostra uma sequência de cases de sucesso de empresas que se valem desse formato para divulgar suas marcas. Um micropost, seja em texto, imagem ou vídeo que dá ao usuário o suficiente para que ele clique o link e visite sua plataforma, e claro, interaja com sua marca.

Com base nesse fundamento, você pode caprichar nas chamadas para chamar a atenção das pessoas em suas páginas e perfis. Para isso algumas dicas são essenciais:

Não faça spam

As pessoas não gostam de publicidade. Por isso falar coisas como “compre meu novo e-book” o tempo todo vai levar seu conteúdo ao fracasso. O ideal é fazer posts engajadores, contextualizados. Pode ser uma narrativa, uma dica, uma frase curiosa, algo que faça a pessoa querer ter o que você oferece sem parecer que você está forçando a barra.

Aposte em imagens

A velha fase “uma imagem vale mais do que mil palavras” tem bastante fundamento. As imagens mexem com o público, pois transmitem ideais, conceitos e até a história da empresa, muito mais rápido do que um texto. Uma imagem com uma frase legal pode ser suficiente para engajar e levar as pessoas até o seu blog.

Faça vídeos criativos

Um estudo elaborado pelo próprio Facebook, em 2015, identificou que os usuários da rede social em todo o mundo estavam postando 75% mais vídeos em comparação com o ano anterior à. Nos EUA, a porcentagem era ainda maior, chegando a 94%.

De mãos dadas a este aumento de uploads, surge um considerável aumento no número de views (visualizações). A mesma pesquisa constatou que os vídeos foram, em geral, visualizados 360% mais vezes no feed de notícias.

Além disso, é bom considerar que 50% dos usuários ativos assistem ao menos um vídeo por dia na rede. use a criatividade e aproveite todo o potencial desse formato de conteúdo para divulgar um blog.

Aliás, os vídeos são tão poderosos que reservei o próximo tópico inteiro para falar sobre ele…

#2 – Vídeo Marketing

Como divulgar um blog com vídeos

O vídeo é um dos conteúdos mais poderosos para alcançar resultados de negócios na internet. Cada vídeo que você lança estrategicamente é um ativo de vendas que você tem por um longo período. Não é à toa que eu venho me dedicando a falar sobre este formato aqui no blog.

Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa da Cisco, a previsão é que 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos em 2020. Sabe o que isso significa de acordo com o estudo? Que seria preciso 5 milhões de anos para assistir toda a quantidade de conteúdo audiovisual que será postado.

Ainda em 2020, o consumo de conteúdo através de vídeos online pode ultrapassar a programação de TV tradicional. Isso é o que diz o diretor geral do YouTube. Outro dado indiscutível é que 86% dos usuários atuais de internet brasileiros já assistem vídeos online.

No Brasil o consumo desse formato é maior que em países como Argentina e México. Isso corresponde a 65,5 milhões de pessoas dando play.

Por que não fazer vídeo marketing e porque não usar está estratégia para divulgar um blog? Se você tem u m canal no YouTube, por exemplo, pode sempre fazer a ponte entre o canal e o blog, citando na fala, colocando na descrição e até incluindo a logo na thumbnail ou tela final. O mesmo vale para o Facebook.

Algumas ideias podem ser muito úteis também, como fazer vídeos curtinhos de alguns segundos no Facebook e no Instagram convidando as pessoas para lerem seu novo artigo ou conferirem alguma novidade lançada.

#3 – Interaja em comentários

Como divulgar um blog interagindo nos comentários

Se você já está há algum tempo no marketing digital pode pensar que estou dizendo para você fazer spam em blogs alheios, mas não, não é isso. Sei que há muitos empreendedores iniciantes que aproveitam para gerar links para seus blogs comentando em sites de outras pessoas.

Realmente é uma prática estranha se for feita só com a intenção de ganhar vantagem, mas se for para agregar valor, nada impede que você faça. Como fazer isso? Simples: visite blogs com mesmo nicho de mercado que o seu, veja sobre o que eles estão postando e procure fazer comentários relevantes.

A ideia é gerar boas discussões, fazer observações, dar destaque às informações lidas, enfim não é apenas jogar o link ali e “sair correndo”. Se você fizer bons comentários, começará a ser notado no mercado.

O mesmo vale para fóruns no LinkedIn, comentários em perfis e páginas no Facebook, grupos dedicados o assunto, enfim, onde seja possível interagir socialmente com as pessoas online.

Se você mantiver a consistência, logo haverá pessoas prestando mais a atenção em você, no seu conteúdo, no seu negócio e nos seus produtos. Faça um teste, mas lembre-se: seja relevante e use o bom senso.

#4 – E-mail marketing

Como divulgar um blog com Facebook Ads

De acordo com a McKinsey & Company, os funcionários de empresas passam 13 horas semanais em média verificando sua caixa de entrada. Além disso, 92% das pessoas adultas que acessam a internet utilizam o email, sendo que 61% delas o usam diariamente (fonte: Pew Research).

Um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais como Facebook e Twitter. Interessante, não é?

Os contatos em uma lista de email tem 3 vezes mais probabilidade de compartilhar seus conteúdos nas redes sociais que visitantes de outras fontes.

Consegue perceber as oportunidades que o email marketing pode trazer na hora de divulgar um blog?

Desde a primeira versão do Fórmula Negócio Online, este é um assunto que eu trato com seriedade e profundidade, por justamente saber de sua importância. Meus alunos saem das aulas prontos para construir um de seus maiores ativos: as listas de e-mail.

E mais do que apenas vender, sua lista ativa serve para gerar tráfego, muito tráfego para seu blog. Mesmo que uma pessoa tenha entrado para sua lista através do seu blog, pode ser que com o tempo ela pare de acessá-lo.

Cabe a você levá-la de volta sempre que for necessário. Você pode enviar mensagens sempre que um conteúdo interessante para o lead for publicado, por exemplo.

#5 – Aposte nos links patrocinados

Como divulgar um blog com links patrocinados

O pessoal da Agência Ogilvy mostra em um artigo que o alcance orgânico dos posts das fanpages vem reduzindo ano após ano. Isso tem sido comprovado por mim e por centenas de outros empreendedores digitais.

Para você ter uma ideia, uma fanpage com mais de 2 milhões de assinantes pode ver seus posts alcançar apenas 2% do público. Qual seria a solução? Em muitos casos só resta injetar grana.

Nesse caso, você tem dois caminhos: Google AdWords ou Facebook Ads. As duas plataformas são comprovadamente boas, mas hoje, com o Facebook como a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de assinantes, aconselho que aposte nesse caminho.

A boa notícia é que não é preciso investir tanto dinheiro para obter bons resultados na hora de divulgar um blog, e qualquer outra coisa. Com 20 ou 30 reais é possível fazer com que seu post alcance até 10 mil seguidores, fora os seus, dentro da rede social.

Dependendo de sua estratégia, pode valer muito a pena. Para ter mais informações sobre links patrocinados, aconselho que faça parte da comunidade Fórmula Negócio Online.

#6 – Anuncie no Taboola

Taboola é uma plataforma usada com grande frequência fora do Brasil, porém dentro do mercado digital brasileiro, vem se tornando popular um pouco mais devagar, apesar da qualidade dos resultados que vem conquistando.

O Taboola é um grande programa de afiliação, no entanto tem um jeito muito diferente de monetizar. A ideia deles é engajar o leitor de seu blog com outros conteúdos é por isso que se torna tão interessante.

O objetivo do site é fazer com que seus artigos fiquem evidentes em sites relacionados do mesmo assunto, fazendo com que você ganhe visibilidade, autoridade e tráfego em locais que abordam o mesmo assunto que você.

Você pode atrair uma boa parcela de público de outros sites. O aumento de tráfego gerado será impressionante, pode acreditar. Quem já usou garante que rola um aumento de 30% na receita e que o tráfego vai às alturas.

Para ser aceito no Taboola, você tem duas opções:

1 – Criar um conteúdo fantástico para que outros blogs e sites possam promover seu material.

2 – Monetizar seu próprio site dessa forma, a barra de apontamento de conteúdos relacionados será instalada no seu próprio blog.

Aconselho que leia mais sobre o assunto, pois pode ser o caminho para ampliar indiscutivelmente a audiência do seu blog no mercado.

#7 – Guest Post (Parcerias)

Você sabe o que é guest post e tem ideia de como esse tipo de publicação é poderoso?

Trata-se de um tipo de publicação muito importante para uma estratégia para divulgar um blog. São posts escritos por alguém que não é dono ou responsável direto de um site, ou seja, é um autor convidado para escrever um artigo geralmente inédito.

Escrever artigos para outros blogs pode ser uma excelente maneira de levar as pessoas para o seu blog. Isso porque o autor de um guest post fica conhecido pelos leitores do site onde irá publicar.

Além do mais, com a tática ajuda no SEO com link building é possível ancorar algumas palavras-chave do guest post para o blog de quem escreveu, e assim, conseguir backlinks. Esta é a porta de entrada para melhorar o posicionamento do seu blog nos motores de busca.

A verdade é que muitos empreendedores não têm a percepção de como esta tática pode ser relevante, e como este formato de publicação é eficiente para aumentar a visibilidade de um negócio.

A principal barreira para quem deseja fazer guest posts é onde encontrar sites que aceitem. Há muitos artigos na rede ensinando maneiras de resolver isso, mas sem dúvida, a melhor forma é conhecer bem o mercado e formar um networking com donos de blog.

Ou seja, fazer parcerias.

Dica bônus 1: torne seu conteúdo viral

Imagine ver um post sendo compartilhado por tudo quanto é gente, tornando-se viral e trazendo uma multidão de gente para o seu blog. Acho que todo mundo que tem um blog sonha com esse tipo de coisa.

Sim, mas é fato de que fazer um post viral não é coisa fácil. Aliás, sendo honesto com você, com base no tempo que tenho de marketing digital, que é bastante difícil. Afinal, são poucos os conteúdos que viralizam na internet.

Não se pode prever o que pode ou não viralizar na rede, mas observar os casos de conteúdos que tiveram sucesso, comparar com outros e obter uma espécie de padrão que aponta o que normalmente esse tipo de publicação tem em comum.

Olha, sinceramente, essas são informações muito úteis para você não apenas divulgar um blog, mas levar seu negócio para outro nível:

Os 2 tipos de elementos que normalmente encontramos em conteúdos virais são:

1 – Elementos emocionais

  • Polêmica/controversa
  • Diversão/alegria
  • Positividade/Incentivo
  • Inspiração/Motivação
  • Choque/ Surpresa
  • Alertas

2 – Elementos multimídia

  • Vídeos
  • Imagens
  • Slides animados
  • Recursos de Interatividade

Claro que não basta apenas incluir estes elementos, é preciso conhecer o público, o mercado e ter o feeling para publicar.

Além disso, existem alguns tipos de assuntos que costumam chamar a atenção e por isso viralizam:

  • Novidades do momento (trending topics)
  • Dicas de saúde/Fitness
  • Pets (quem nunca curtiu ou compartilhou um vídeo gatinho?)
  • Relacionamentos
  • Fitness

Sites como Buzzfeed e Huffington post incluem na linha editorial:

  • Listas
  • Frases inspiradoras/famosas
  • Perguntas e respostas
  • Histórias
  • Insights
  • Dicas práticas
  • Curadoria

Dica bônus 2: Aproveite os Hypes, Modas e Ganchos

Aqui no blog eu explico que hypes são momentos de euforia em massa. Por exemplo, o lançamento de algum grande filme se torna um Hype, principalmente na internet. Nesse exemplo, você pode usar o lançamento do filme como um gancho para divulgar um blog.

Quando falei sobre isso para os meus leitores, dei o exemplo do filme Logan, novo filme da Fox do Wolverine e último filme do ator Hugh Jackman como o personagem. Minha equipe e eu imaginamos que poderia ser uma boa ideia usar o hype do filme em alguma postagem, fazendo alguma brincadeira ou referência. Daí criamos:

Eu tenho certeza que se você conhece e gosta de filmes de herói, você se sentiu diferente por alguns segundos quando citei o filme. É este tipo de sensação que você irá causar nos usuários, mas por mais tempo se você trabalhar certo.

A publicação em nossa fanpage gerou um bom engajamento. O mesmo pode ser aplicado em sua estratégia de divulgação do blog.

Modas também podem ser utilizadas, um exemplo de moda na internet são os memes. Frequentemente é lançado um meme novo, e a fanpage que usufrui deste a seu favor o mais rápido possível, antes da moda acabar, ganha muito mais destaque, ainda mais se for algo frequente.

Tudo aqui está referente ao timing, que se você aprender a hora certa de usar com certeza sua fanpage vai bombar. Vou te dar alguns exemplos de hypes que já rolaram para você pegar a ideia:

  • “Saudar a mandioca”
  • “Dobrar a meta”
  • Pokémon Go
  • Snapchat
  • “Logo eu”
  • “Gurus”
  • “Raiz X Nutella”
  • “Nove mentiras e uma verdade”.

Todos esses itens são modas que rolaram nas redes nos últimos tempos. Com certeza você já ouviu falar em pelo menos dois deles. Pois então, quando algo parecido acontecer, aproveite para fazer algo que chame a atenção das pessoas para o seu blog. Faça uma ponte entre seu blog e suas páginas nas redes sociais e confira o resultado.

Conclusão

Meu objetivo aqui foi te dar um verdadeiro guia para divulgar um blog. Decidi não fazer uma lista grande com 18 ou 23 coisas para você fazer. São 2 princípios somados a 7 táticas testadas e aprovadas mais 2 dicas bônus para te ajudar a trazer público para o seu conteúdo.

Se você aplicar o que eu ensino aqui com criatividade e disciplina, tenho certeza que vai aumentar seus resultados consideravelmente. Comece a trabalhar hoje pelo seu blog e tenha realmente um negócio online de sucesso.

Agora te faço um convite para comentar o que achou das dicas e informações de como divulgar um blog? Qual delas mais te deixou animado?

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe um Comentário:

2 comments
aldenira diga 30 de maio de 2017

Muito bom esse conteúdo, agradeço de coração ainda não desenvolvi nada, mas cada vez que vejo eu tenho mas certeza que vou trabalhar com esse negócio.

Responder
    Alex Vargas diga 1 de junho de 2017

    Que ótimo! Sucesso pra você!!

    Responder
Adicionar uma Resposta

error: Conteúdo com Direitos Autorais!