aprenda definitivamente como escrever melhor

Como Escrever Melhor | 12 Dicas Para Escrever Bem e Produzir Conteúdos Incríveis

Você sabia que a produção de um artigo de excelência pode levar até 8 horas para ser preparado? Isso porque há toda uma fase de pesquisa de mercado, planejamento da palavra-chave, pesquisa de referência bibliográficas, planejamento do artigo e a escrita. E depois de todo esse trabalho, o que você esperaria? Esperaria que as pessoas lessem os seus artigos. Não é mesmo? E neste artigo eu vou te ensinar como escrever melhor, pois se você escrever melhor, mais pessoas lerão e voltarão a ler os seus textos.

Aprender dicas para escrever bem é essencial para todos, para quem trabalha com comunicação é questão praticamente obrigatória. As pessoas têm se tornado cada vez mais exigentes e até pequenos erros de português podem prejudicar a sua credibilidade com o público. Eu peço que você dedique atenção a esse artigo, leia, estude e aplique. Claro, só faça isso se você tem como objetivo ter sucesso. 😉

Preciso realmente aprender como escrever melhor?

A importância de aprender como escrever melhor é muito grande. É preciso fazer com que as pessoas queiram ler os seus artigos. Para que você possa transmitir sua comunicação, e através dela captar pessoas interessadas e realizar vendas.

Fazer com que as pessoas leiam o seu texto não é fácil, mais de 10% das pessoas que acessam o seu blog não leem nada, só olham os títulos e as imagens. E a média de leitura total das pessoas que acessam o seu blog é de apenas 400 palavras! E isso seguindo uma pesquisa americana, se formos considerar a realidade brasileira é muito pior. Isso porque 44% da população brasileira não tem hábito de ler e 30% nunca comprou um livro! (Pesquisa divulgada no Estadão).

E aqui no NucleoExpert, nossos artigos tem de 1500 a 3000 palavras! Nosso desafio é fazer com que as pessoas que visitem o blog, passem mais tempo lendo nossos artigos.

Então, para fazer com que o seu público leia a maior quantidade de palavras nos seus artigos não basta somente escrever o português corretamente, é preciso usar técnicas para escrever melhor e produzir conteúdos capazes de atrair e prender a atenção. E é exatamente isso que você vai aprender a partir de agora!

Como escrever melhor #01 – Faça uma Introdução Irresistível

Um dos erros mais cometidos por redatores de blog, principalmente m blogs de negócios, está na introdução. Existem dois fatores que fazem com que alguém leia o seu artigo, o primeiro é o título, eu já escrevi dois artigos aqui no blog sobre títulos, que você pode conferir clicando aqui.

O segundo fator é a introdução. Ela precisa ser feita com o objetivo de ganhar a confiança do leitor. É como um filme, que já ganha sua atenção logo nos primeiros minutos. A introdução deve ser feita com ganchos, que devem apresentar um resumo daquilo que o artigo vai tratar.

Dicas para fazer a introdução

  • Use de dois a quatro parágrafos não muito extensos: Grandes blocos de texto sem separação “assustam “ o leitor.
  • Ofereça a informação mais importante do seu artigo: Percebeu que logo na introdução eu falei sobre o tema do artigo? O título é o maior resumo do tema, e a introdução é a primeira explicação do tema.
  • Não entre em detalhes na introdução: Os detalhes serão explicados no decorrer do artigo, é exatamente isso que eu estou fazendo agora. Detalhando em pontos como escrever melhor, que é o tema do artigo.

dicas de como escrever melhor

Como escrever melhor #02 – A Importância da Coerência

Não sei se você é um leitor regular do NucleoExpert, nós sempre buscamos produzir textos coerentes. A coerência é fundamental para escrever melhor, através dela estabelecemos a ligação e a harmonia das ideias do texto. Com coerência conseguimos estabelecer a conexão entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto.

Cada ponto precisa estar conectado com o outro e conectado entre si. Bom, vou explicar melhor…

A introdução precisa estar conectada com o ponto seguinte, e o ponto seguinte com o ponto seguinte… e assim sucessivamente. Precisa haver uma relação de complemento, e mantendo o assunto central do tema, que no caso desse artigo é: como escrever melhor.

E dentro de cada ponto, precisa haver uma coerência no subtema que está sendo abordado. Por exemplo, nesse tópico estamos falando de coerência. E é preciso haver conexão em cada frase e parágrafo deste tópico. Uma técnica muito usada para fazer isso nos tópicos é o seguinte esquema:

APRESENTE O PROBLEMA | ENTREGE A SOLUÇÃO | FINALIZE COM UMA DICA

Se você fizer textos seguindo o esquema acima, com certeza você vai escrever melhor e com coerência.

Como escrever melhor #03 – A importância dos Subtítulos

Lembra que eu disse que muitas pessoas que acessam seu blog só veem as imagens e os títulos e subtítulos? É exatamente por isso que você deve caprichar na criação dos subtítulos. Eles, além de tornar a leitura como um todo mais agradável, tem um papel fundamental de isca para os leitores.

Por exemplo, suponha que você esteja pesquisando sobre como escrever melhor, encontra esse artigo no Google, clica e começa a leitura. Dá uma rápida olhada na introdução, no tópico #01, no tópico #02… mas quando chega no título desse tópico, ele te chama a atenção e você vai diretamente para a leitura dele. Essa é a importância de um subtítulo!

Grave isso: Os subtítulos que estimulam a curiosidade do seu leitor, tem a função de atrair a atenção, quanto mais você escrever melhor os subtítulos, maior será esse efeito.

Como escrever melhor #04 – Usando Bullet Points

Os bullet points servem para criar listas dentro do seu texto, dando informações diretas e objetivas sobre determinado assunto. Como exemplo, no item #01 foi usado em um dos subtítulos. Eles ajudam muito a escrever melhor e chamam muito a atenção dos seus leitores, levando-os a leitura de todos os pontos.

Esses elementos de texto prendem a atenção imediatamente e a tendência é que o leitor fala a leitura completa dos pontos.

  1. Você pode fazer basicamente de duas formas nos seus textos. Para exemplificar, vou usar o esquema de coerência que eu apresentei anteriormente:
  2. O item direto, bem resumido.
    1. Problema;
    2. Solução;
    3. Dica;
  3. O item seguido de uma explicação.
    1. Problema: Fale sobre problema do tópico apresentado no subtítulo;
    2. Solução: Apresente uma solução de rápida aplicação;
    3. Dica: Feche o tópico com dicas.

como escrever melhor lendo

Como escrever melhor #05 – Encontre o Melhor Estilo de Texto para o seu Público

Cada público-alvo tem um estilo. E para que você possa escrever melhor para o seu público-alvo, é necessário que você descubra qual é o estilo que mais vai atrai-los. Os principais estilos são:

  • Formal;
  • Informal ou Coloquial;
  • Íntimo;
  • Solene;
  • Irônico;
  • Empresarial;

Se você quer acertar na maioria das vezes, use o estilo coloquial. Só não use esse estilo, no caso do seu público ser muito técnico. Por exemplo, você é um médico ou advogado e tem um blog onde trata de assuntos técnicos ligados à sua profissão. Aí dessa forma a melhor linguagem será a formal.

Os demais estilos podem ser usados conjuntamente com o estilo coloquial, onde a principal caraterística é um tom de conversa. Nesse estilo é comum o uso dos pronomes:

  • Você;
  • Seu;
  • Eu;
  • Nosso;

O meu principal público-alvo são pessoas que desejam aprender a ganhar dinheiro na internet, para o meu público o estilo coloquial tem o melhor efeito, pois é um estilo de leitura fácil e que gera a sensação de proximidade com quem está lendo. Eu escrevo pra você.

Artigos de blogs não são artigos de nível acadêmico, assim, o melhor estilo é o tom de conversa, que atrai e engaja o público a você.

Como escrever melhor #06 – Leia para Escrever

Se você realmente quer escrever melhor, definitivamente precisa ler mais. O hábito da leitura tem o poder de revolucionar sua produção de conteúdo. Você deve ler assuntos relacionados ao tema do seu blog e outros também, inclusive literaturas sem qualquer tipo de relação com o trabalho do seu blog. Isso porque a leitura de forma geral vai treinar seu cérebro para escrever melhor.

Outra vantagem de ler está em aumentar seu aprendizado. Quando você pegar um livro pra ler, você vai absorver parte do conhecimento do autor e esse conhecimento vai servir de base para você produzir os seus conteúdos. Eu sempre faço isso, quando eu vou escrever algum artigo, passo de uma a três horas fazendo leituras relacionadas ao tema do artigo, junto isso com o conhecimento que já tenho, e consigo escrever melhor.

Se você quer saber exatamente o que eu penso sobre negócios, você pode ler meus e-books gratuitos, meu blog, meus vídeos…

Reserve um tempo no seu dia para desenvolvimento pessoal, leia livros e blogs, faça anotações, veja alguns vídeos… um boa dica é assistir os vídeos da TED Talks, são palestras com excelente conteúdo e com tempo médio de 15 minutos. Tudo isso com certeza vai te ajudar a escrever melhor.

Como escrever melhor #07 – Evite Erros de Português

Eu vejo centenas de novos blogs todos os meses, e sempre encontro muitos erros de português. Não que eu esteja imune a erros, também cometo erros de português. Só que muitos desses erros podem ser evitados de forma muito simples. O próprio editor de textos já corrige muitos desses erros. Assim, sempre escreva seus textos primeiramente no editor de textos. Caso não tenha o Word, você pode usar o Google Docs.

Se você tiver o hábito de leitura, grande parte dos problemas com português será resolvido, mas é preciso um pouco mais para que seus textos não percam a credibilidade. Vivemos na era da informação. Basta ir até o Google e você terá acesso a muitas dicas de português para te ajudar escrever melhor.

Sempre revise seu texto, leia e de preferência peça para alguém ler também. Erros de português podem comprometer a credibilidade do seu texto.

a importância de como escrever melhor

Como escrever melhor #08 – Escreva Textos que São Respostas

Por que as pessoas vão até o Google? Elas vão atrás de respostas! Pode ser que você tenha chegado a esse artigo dessa forma. Ele foi escrito para atender a seguinte pergunta: Como escrever melhor? Esse artigo é uma resposta para essa dúvida, foi projetado para isso.

Essa é a forma que você deve usar para escrever melhor e garantir que as pessoas leiam o seu texto: Escreva respostas!

Existem excelentes ferramentas para que você possa descobrir o que as pessoas estão buscando, no treinamento www.FormulaNegocioOnline.com eu ensino exatamente como usar e montar o que chamamos de pauta de conteúdo, que é um planejamento dos artigos que serão escritos por você.

Conceito de Cauda Longa

O conceito de cauda longa é muito interessante e nos ajuda a escrever melhor, pois conseguimos encontrar as perguntas certas. De forma bem resumida, para facilitar a compreensão seria assim:

  • Palavra-chave: Emagrecer
  • Cauda Longa: Como emagrecer sem passar fome | Como emagrecer com sopa | Emagrecer com exercícios físicos….

Use sempre cauda longa ao planejar o tema dos seus artigos, com certeza você vai escrever melhor e com maior assertividade, encontrando as pessoas certas, dando as respostas exatas.

Principais Ferramentas

Planejador de Palavras-Chave do Google

Sem dúvida essa é a melhor ferramenta para descobrir o que as pessoas estão “perguntando ao Google”. Atualmente o acesso dela está limitado aos anunciantes do Google Adwords, mas temos uma opção gratuita que nos ajuda muito que é www.WordZe.com. Essa ferramenta é um pouco demorada, mas os resultados são precisos. Mostrando a quantidade exata de pesquisas para determinada palavra-chave.

Answer The Public

A segunda ferramenta para complementar sua pesquisa e te ajudar a encontrar as palavras-chave de cauda longa é o www.AnswerthePublic.com, essa ferramenta gera um mapa de ideias para uma determinada palavra-chave. A imagem abaixo mostra o resultado dessa ferramenta para a pesquisa: “como escrever melhor”.

como escrever melhor com informações do público

Sem Rush

E a última ferramenta indicada nesse artigo é o www.semrush.com. Através dele você consegue pesquisar a palavra-chave de cauda longa e acessa a informações sobre esta palavra, inclusive a quantidade de pesquisas mensais no Google, palavras-chave relacionadas e os sites que estão nas primeiras páginas do Google, ajudando a estudar a concorrência.

como escrever melhor com pesquisas

Como escrever melhor #09 – Uso de Imagens

Quando vamos fazer a otimização dos nossos artigos, fazemos o uso de imagens com a palavra-chave para ajudar no ranqueamento, porém usar imagens no post vai muito além de questões de SEO. Elas são excelentes para tornar o seu texto mais atrativo. Esse é um princípio básico. Mas vejo muitos blogs que não fazem esse “dever de casa” e erram nisto.

Existem alguns pontos de atenção para fazer o uso de imagens, em outro artigo (clique aqui) eu falo só sobre isso. Mas quero deixar neste artigo algumas dicas novas que eu não falei no outro artigo. Vamos a elas:

Imagens relacionadas

O ideal é que você procure por imagens relacionadas com o tema do artigo. Não use imagens do Google Imagens, pois elas podem ter direitos autorais, o que pode te prejudicar, além de não ser recomendado para o SEO.

Sites para imagens sem direitos autorais

Vá além das imagens comuns

Você pode usar imagens mais personalizadas e que sejam mais coerentes com o tema do artigo, por exemplo neste artigo eu usei duas imagens que são prints de tela, pois elas ilustram exatamente o que eu falei naquele tópico. Interessante também você fazer o uso de infográficos em forma de imagem diretamente no texto. Estou começando a implementar isso aqui no NucleoExpert. Se você tem o conhecimento do Photoshop pode criar centenas de variações, caso não tenha, abaixo indicação de sites.

Sites para criação de infográficos e imagens personalizadas

No final deste artigo você pode ver um infográfico feito no Piktochart com o resumo deste artigo! 😉

Como escrever melhor #10 – Uso de frases curtas

Este é um ponto de melhoramento do seu texto, não é um ponto essencial, mas com certeza vai te ajudar. Os textos são produzidos geralmente com 15 palavras por frase. Porém, segundo uma pesquisa da online gramar, frases com essa quantidade de palavras têm 90% de entendimento do leitor. Já se as frases tiverem 8 palavras, o entendimento é de 100%.

E esse é um dos objetivos do nosso texto! Levar os leitores a entender a mensagem que estamos passando. Qual é o meu objetivo com esse texto? Levar você a entender como escrever melhor!

O plugin Yoast SEO ajuda ao fazer uma análise do seu texto com a função legibilidade, que conta a quantidade de frases suas que tem mais de 20 palavras. Comece analisando os textos que você já tem no seu blog, e nos demais que você for escrever, já escreva com frases mais curtas.

Como escrever melhor #11 – Espaçamentos

Se você escreve longos blocos de texto, a tendência é que as pessoas não leiam os seus artigos, isso porque blocos de texto grandes tornam os textos cansativos. Assim você deve usar bem os espaçamentos entre os blocos de textos.

Perceba que nesse artigo você encontra esses blocos no decorrer do artigo. A leitura fica mais agradável e fluída. Escrever melhor também consiste em estruturar o seu texto pensando no público-alvo.

dicas finais de como escrever melhor

Como escrever melhor #12 – Aproveite a concorrência

Quando você começa o planejamento de um artigo, precisa analisar uma série de fatores, entre eles a concorrência. Muitas vezes não temos o conhecimento de um determinado tema, e é aí que a concorrência nos ajuda. Quando eu digo ajuda, é ajuda mesmo, você nunca deve copiar o conteúdo da concorrência, mas pode aprender e se inspirar com ele.

Eu vou te ensinar a fazer isso em 2 passos

Passo 01 – Definição da palavra-chave

O primeiro passo é definir a palavra-chave de cauda longa, nesse artigo foi “como escrever melhor”, faça a definição conforme expliquei no item #08 deste artigo. Essa parte é importante, na verdade a mais importante, pois ela vai guiar todo o restante.

Passo 02 – Analisando os 10 melhores concorrentes

Acesse o Google em uma aba anônima e pesquise a palavra-chave que você definiu no passo 01, veja os 10 primeiros resultados e leia os artigos, você vai ter um excelente material para produzir os seus artigos. 😉

Conclusão

Buscar escrever melhor é fundamental para quem trabalha online e com marketing de conteúdo. Uma das bases do Marketing Digital é o marketing de conteúdo. Então definitivamente você precisa aprender a escrever melhor. E isso não somente por causa do seu blog, mas por causa de toda comunicação escrita que você vai produzir, como postagens em redes sociais, e-mail marketing…

Blogueiros profissionais sabem da importância da produção de um conteúdo bem feito. Artigos bem escritos tem alto poder de converter leitores em leads e leads em compradores. Aqui no NucleoExpert o foco é fazer com que você ganhe dinheiro online, e se você realmente quer, escrever melhor vai te diferenciar no meio de uma multidão de blogs.

No Treinamento Fórmula Negócio Online eu ensino todas as estratégias de marketing de conteúdo, criação de sites e blogs e o principal… como ganhar dinheiro na internet com verdadeiros negócios online. Se você ainda não é aluno, assista essa apresentação especialmente feita pra você! Clique Aqui.

Infográfico – Como Escrever Melhor

Infográfico - Como escrever melhor

 

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe um Comentário:

12 comments
Liliane diga 5 de setembro de 2017

Esse artigo caiu do céu!!! Estou a uma semana escrevendo um rs >> Como SEMPRE, conteúdo excelente!

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Que bom Liliane! Fico feliz mesmo… Sempre bom produzir um conteúdo que realmente esteja ajudando! 🙂

    Responder
Marcelo Henrique da Silva diga 5 de setembro de 2017

Parabéns por este conteúdo…fica aqui as dicas deste incrivel roteiro….vou segui-las….pois com certeza…vou começar já já meu blog…….

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Obrigado Marcelo! Sucesso meu amigo!

    Responder
Juliana diga 5 de setembro de 2017

Oi meninos, excelente artigo!
Corrijam apenas um erro de digitação presente no primeiro item após DICAS PRA FAZER A INTRODUÇÃO: Faça de dois a “quatro” parágrafos…

Grande abraço,
Juliana de Oliveira (aluna do FNO) e profa. de Português

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Olá Juliana! Acho que foi você que comentou no grupo, certo? 🙂 Obrigado pelo comentário! Abraços!

    Responder
Amaya Gracia diga 5 de setembro de 2017

Muito completo seu artigo! Vou precisar ler mais umas 3 vezes para assimilar tamanho conteúdo! Muito obrigada Alex, por compartilhar conosco, de forma gratuita, este tesouro! Deus o abençoe muito!

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Olá Amaya! Fico feliz que tenha gostado! Temos trabalhado muito na produção desses artigos! 🙂 Sucesso e obrigado pelo comentário!

    Responder
Ismael Castro diga 5 de setembro de 2017

Boa noite;sem dúvida as dicas tem um fundamento muito importante em conhecimento e ajuda.

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Muito obrigado Ismael! Fico feliz que tenha gostado! 🙂

    Responder
Guilherme diga 8 de setembro de 2017

Conteúdo excelente, dicas anotadas e ferramentas nos favoritos =)
Vamos agir!
Abraço Alex, sucesso!

Responder
    Alex Vargas diga 11 de setembro de 2017

    Obrigado Guilherme! Estamos buscando criar o melhor Blog para o desenvolvimento de Empreendedores Digitais do Brasil! Seu comentário me ajuda muito 😉 Abraços!

    Responder
Adicionar uma Resposta

error: Conteúdo com Direitos Autorais!