Se você acompanha esse blog, sabe que eu estou sempre trazendo o que há de melhor para empreendedores digitais, e hoje não será diferente! Você vai ter acesso a um guia completo te ensinando como ganhar dinheiro no Instagram.

Não sei como você chegou até este artigo, se foi numa pesquisa no Google, ou numa Rede Social… Também não sei se você já é um empreendedor digital, ou se está apenas pesquisando ideias para ganhar dinheiro no Instagram. Independente do motivo que te fez chegar até aqui, saiba que este artigo é pra você que realmente deseja ganhar dinheiro na Internet, e especialmente ganhar dinheiro no Instagram.

Desde o seu lançamento em 2010, o Instagram cresceu assustadoramente. Sendo comprado pelo Facebook em 2012. O crescimento do Instagram mostrou como as pessoas gostam de conteúdos visuais, e o que chama atenção é o que interesse dos usuários da internet por conteúdo áudios visuais só tem aumentado e a tendência é de continuar aumentando.

E isso é bem simples de entender, as pessoas amam fotos e por isso amam o Instagram.

As pessoas engajam muito mais no Instagram do que no Facebook, e para todos aqueles que querem ganhar dinheiro online, engajamento é essencial.

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa! Aprender como ganhar dinheiro no Instagram da forma mais rápida possível!

Boa Leitura!

Mito da Quantidade de Seguidores no Instagram

Um dos mitos mais falados é que você precisa ter milhares de seguidores no Instagram para ganhar dinheiro na Internet. Isto não é verdade, tudo depende da sua forma de atuação. Pois o que você precisa é encontrar um público qualificado, um público que tenha interesse na mensagem que você tem a passar.

Seu público pode ser pequeno, mas precisa ser qualificado. E isso é feito usando estratégias de segmentação. Quanto mais específico for o assunto que você aborda, mais específico será o seu público.

Claro que se você tiver mais seguidores no Instagram é melhor. E inclusive, ter mais seguidores no Instagram é a consequência de um trabalho consistente. Muitas pessoas ganham dinheiro no Instagram ao fazer publicações de produtos e serviços de empresas. Para essa forma de ganhar dinheiro, a quantidade faz a diferença.

O que eu quero que você saiba,  é que ter muitos seguidores não é uma condição obrigatória para você começar. Um público pequeno, porém engajado, é capaz de te fazer ganhar dinheiro no Instragram.

A seguir vamos ver como ganhar seguidores no Instagram, pois isso vai te ajudar a aplicar as 3 formas de ganhar dinheiro no Instagram que serão ensinadas posteriormente neste artigo.

Como Ganhar Mais Seguidores no Instagram

O simples fato de você postar imagens com frequência, usar Hashtags e interagir com outras pessoas já faz com que você ganhe seguidores no Instagram. Mas, é claro que existem estratégias que se aplicadas da forma correta fazem com que você ganhe seguidores de forma mais rápida.  Vamos aprender essas estratégias com dicas de aplicação prática. Assim, você otimiza o potencial de ganhar dinheiro com o seu instagram.

Instagram: Uma Excelente Oportunidade

As Redes Sociais não são somente para as pessoas publicarem seus status, fotos, vídeos… Vai muito além. Elas têm um potencial de retorno lucrativo gigante. E não só para o dono da Rede Social, mas também para aqueles sabem explorar oportunidades.

É isso que vamos fazer neste artigo, vamos em busca de oportunidades de como ganhar dinheiro no Instagram. Só que antes de irmos para essa parte, é importante você saber como preparar o seu Instagram.

Vamos a elas? Continue comigo…

Dica #01 – Perfil

O seu perfil é a base do sucesso no Instagram. Vai funcionar como se fosse uma vitrine do que você oferece no Instagram.  É preciso saber como editar para facilitar a conversão das suas ações no Instagram.

  • Nome: Escolha o nome de duas formas, ou o seu nome profissional ou o nome do sua marca online. Eu, por exemplo, tenho algumas marcas online. No Instragram estou me posicionando com o meu nome “Alex Vargas”. Você pode colocar no nome a palavra-chave que defini o que você vende. Se você for um afiliado de produtos digitais poderá colocar o seu nicho de atuação. O meu nome está Alex Vargas – Marketing Digital.
  • Nome de Usuário: Este nome vai aparecer para os usuários do Instagram. É, também, seu nome de pesquisa. O meu é alexvargaspro, ou nos moldes do Instragram @alexvargaspro. A escolha desse nome é muito importante, pois essa é uma das formas de ser encontrado pelas pessoas.
  • Site: O seu site ou blog. Eu recomendo que você coloque uma página de captura de e-mails. Se você não tem noção do que seja isso, esse artigo vai te ajudar.
  • Biografia: Um texto persuasivo, onde você mostra a sua proposta. No meu Instagram eu faço uma chamada para ação para o download do meu e-book gratuito. Dessa forma eu consigo aumentar o contato através do email.
  • Imagem: O ideal é colocar a sua imagem, as pessoas preferem que seja assim, pois isso aumenta o engajamento. Elas se sentem mais confortáveis e confiantes quando seguem pessoas. Mesmo que você tenha feito um Instagram da sua marca, evite colocar a logo do seu projeto. Escolha, preferencialmente, uma imagem do seu rosto (melhor que seja sorrindo, pois aumenta a empatia), pois a imagem do perfil é reduzida, colocar foto do corpo todo não é recomendado.

criando um perfil ideal no instagram

Recentemente o Instagram disponibilizou ferramentas de negócios, onde é possível criar perfis comerciais. Nele você pode colocar o seu email, localização, e número de telefone. E ainda um botão no Instagram para entrar em contato direto com você. Nesse perfil você tem mais informações das suas publicações e pode criar promoções direto no Instagram. Esses perfis comercias do Instagram devem ser vinculados a uma página no Facebook.

Minha recomendação é que você comece com um perfil normal no Instagram e depois teste o perfil comercial. No Marketing Digital, os testes são fundamentais.

Dica #02 – Uso de Hashtags

Você deve usar Hashtags relacionadas ao seu nicho de atuação ou com o tema específico da imagem que você está postando. Recomendo que não coloque as Hashtags na legenda, e sim no primeiro comentário. Pois isso deixa a sua imagem “menos poluída”.

Veja na imagem abaixo um exemplo de uma postagem minha.

Instagram Usando Hashtags

Caso você esteja com dificuldades de ter ideias para Hashtags, consulte o site: http://hashtagify.me/ Neste site você consegue ver hashtags relacionadas ao seu nicho de atuação.

Outra forma simples é fazer a pesquisa diretamente no seu Instagram, assim você consegue ver a relevância de uma palavra-chave. Basta colocar # seguido da palavra que você deseja pesquisar, exemplo: #marketingdigital. O Instagram vai te mostrar a quantidade de pesquisas para essa palavra.

Procure também colocar uma Hashtag única, que seja sua identificação no Instagram. Pode ser algo relacionado ao seu nome e/ou marca.

Observação Importante: Nichos são segmentos de mercado, o indicado é você focar em um nicho de mercado para ter sucesso e ganhar dinheiro na internet. Para saber mais sobre nichos, clique aqui.

Dica #03 – Publique com Frequência

Você precisa ter uma constância nas suas publicações. E, além disso, precisa publicar imagens diversificadas. Mas que tenham relação com o nicho que você atua. Pode até ser imagens da sua rotina, por exemplo. Claro que isso sempre depende do nicho que você atua, ou vai atuar para ganhar dinheiro no Instagram.

Importante também a publicação de vídeos curtos de um a três minutos, pois esse tempo é o perfil dos usuários do Instagram. Os vídeos não devem ser vídeos de vendas de produtos, mas de conteúdo. O objetivo desses vídeos é gerar aproximação com o visitante para leva-lo a tomar outra ação, como por exemplo, assistir um vídeo seu ou visitar o seu blog.

Stories é um recurso bem interessante, pois gera um alto engajamento e curiosidade dos seguidores, pois a publicação fica no ar por um período de tempo e é excluída automaticamente.

E importante não esquecer de colocar legendas nas fotos, pois elas funcionam como se fosse um título, dando um propósito a imagem.

Resumindo – Tipos de publicações no Instagram

  • Fotos e Imagens;
  • Vídeos curtos;
  • Stories;
  • Lives;

como conseguir mais seguidores no Instagram

Dica #04 – Aproveite as Lives

Um dos melhores recursos para gerar aproximação com seguidores no Instagram são as lives. Já “consagradas” no Facebook, as lives tem aumentado muito no Instagram. Elas aumentam o engajamento e a probabilidade de fazer vendas e ganhar dinheiro no instagram.

Dica #05 – Aumente o Engajamento

Vamos a algumas formas que você pode utilizar para aumentar o engajamento:

  • Fotos com frases motivacionais;
  • Fotos com frases engraçadas;
  • Fotos suas nos bastidores do seu trabalho;
  • Fotos de livros que você recomenda;
  • Utilize o Repost para repostar imagens de outros usuários, gerando engajamento com eles;
  • Mencionar perfis nas suas publicações;
  • Pedir na legenda para as pessoas comentarem;
  • Interagir na legenda com perguntas;

Dica #06 – Aplicativos para o Instagram

Vou deixar algumas dicas de aplicativos para aumentar o engajamento e conseguir mais seguidores para o seu Instagram:

  • InstaEasy: Aplicativo pago que automaticamente o número dos seus seguidores, seguindo outras pessoas. Ele também faz uma “limpeza”, excluindo automaticamente perfis seguidos;
  • Postgrain: Aplicativo de automatização de postagens;
  • IconoSquare: Aplicativo de dados informativos do seu instagram, como o Analytics do Google;
  • Canva: Site para você criar imagens para o Instagram;
  • Fotor: Alternativa para criar imagens para o Instagram.

Esses aplicativos não são de uso obrigatório, mas estão ai como dicas para te ajudar! 😉

 

Como Ganhar Dinheiro no Instagram

Até agora vimos uma parte mais inicial, de como você deve configurar e postar no Instagram para ter mais seguidores. Agora é a hora de focarmos na parte que vai trazer o dinheiro para o seu bolso. Vamos às formas de como ganhar dinheiro no Instagram.

melhores formas de ganhar dinheiro no Instagram

 

Venda Direta de Produtos

É possível realizar a venda de produtos diretamente no Instagram. Quando você encontra um público interessado no seu produto, o Instagram vai funcionar como uma espécie de vitrine. Claro que você não vai só publicar fotos de produtos, mas as vezes que publicar será com o intuito de vender.

Essa forma é muito utilizada por negócios do ramo alimentício. Recentemente vi uma hamburgueria que postava fotos dos sanduiches que eram vendidos e entregues por delievery. Na imagem, tinha o número do Whats App para realizar os pedidos.

Outros produtos também podem ser vendidos dessa forma, como vestuário, calçados… E até serviços.

Se você e coach, pode postar imagens relacionadas ao seu trabalho e postar imagens divulgando os serviços que você oferece. Não só coach, se você é um consultor também se aplica.

Usar o Instagram para vendas diretas é mais vantajoso do que em outras Redes Sociais, como o Faceboook, pois o alcance e engajamento são muito maiores no Instragram. E isso é essencial para que você finalizar a venda.

Ponto importante: (e de certa forma negativo) para que essa forma de ganhar dinheiro no Instagram seja efetiva, é que você precisa estar disponível para responder os clientes. Muitas vendes acontecem por impulso, e o fato de você não estar disponível para atender o cliente pode impedir a venda.

Posts Patrocinados – Marketing de Influência no Instagram

Marketing de influência surgiu com o crescimento da internet. Um influenciador é uma pessoa que possui autoridade na internet, sendo capaz de influenciar decisões. Elas atraem pessoas pela qualidade do conteúdo que publicam. Para os seus seguidores, a opinião dela é muito importante. Com certeza você já deve ter visto pessoas na internet fazendo isso.

Bom, mas você pode estar pensando que parar fazer isso é preciso milhares e milhares de seguidores. Algumas marcas vão buscar os maiores influenciadores para divulgar seus produtos, mas você também pode buscar divulgar produtos de marcas locais da sua cidade.

Você pode também se cadastrar na plataforma kuak.com, que é uma plataforma que faz a ligação entre influenciadores e empresas que estão buscando esse tipo de divulgação.

Essa forma de ganhar dinheiro com instagram não é a das mais rentáveis para quem está começando, mas você pode ir trabalhando ela conjuntamente com as demais formas.

Afiliado de Produtos Digitais e Físicos no Instagram

Essa forma deixei por último, pois eu considero como a melhor forma. E por isso, vamos nos debruçar mais nela, te passando uma estratégia completa para que você possa ganhar dinheiro no Instagram sendo um afiliado de produtos digitais ou físicos.

Observação: Produtos digitais são produtos que tem todo o seu processo desde a criação, venda e consumo feitos online. Como, por exemplo, ebooks e cursos online. Os produtos físicos a que me refiro neste artigo são produtos que tem o mesmo processo de vendas dos produtos digitais, porém há a entrega do produto ao consumidor. Como, por exemplo, cápsulas de auxílio ao emagrecimento.

O que é e como se tornar um afiliado?

Antes de começar a ganhar dinheiro no Instagram como afiliado, é necessário que você compreenda o que é e como se tornar um afiliado. Um afiliado é basicamente uma pessoa que representa comercialmente um produto ou serviço de outra pessoa e recebe uma comissão toda vez que ela vende um produto.

É um modelo de negócios já consagrado na Internet, e muitas pessoas tem ganhado muito dinheiro (muito mesmo) sendo afiliadas de produtos digitais ou físicos. Existem diversos programas de afiliados que você pode participar, inclusive de grandes empresas como Americanas.com, Submarino, Amazon…

Porém, minha recomendação para o Instagram é que você se torne afiliado das seguintes plataformas:

  • Hotmart: Plataforma de produtos digitais pioneira no Brasil. É aonde eu hospedo os meus produtos.
  • Eduzz: Plataforma de produtos digitais e físicos.
  • Monetizze: Plataforma de produtos digitais e físicos, funcionamento similar as anteriores.

Ao clicar no nome da respectiva plataforma acima, você será redirecionado para uma aula de como se cadastrar em cada uma delas.

Essas plataformas tem milhares de produtos, onde você poderá se tornar afiliado de produtos relacionados ao nicho que você atua ou quer atuar no Instagram. Exemplo, suponha que você goste do assunto emagrecimento, e posta fotos sobre isso. Seguindo as dicas que dei anteriormente. Vocâ vai atrair pessoas que desejam emagrecer.

Assim, poderá recomendar os produtos que você se afiliou sobre emagrecimento. Pode fazer isso nos comentários, ou deixar um link na bio do seu Instagram. Diversos afiliados tem feito essa estratégia. Alguns, inclusive, possuem diversas contas no Instagram explorando mais de um nicho.

Ao deixar o link de afiliado na bio utilize o bit.ly para encurtar o link. Pois, o link de afiliado é muito grande e com códigos, que podem levar o seguidor a ficar com receio de clicar.  

Você deve deixar a criatividade trabalhar, pesquise a concorrência, veja perfis que atuam no mesmo nicho e em outros nichos. Perceba como os seguidores interagem nos comentários. Dessa forma, suas chances de ter sucesso vão aumentar consideravelmente.

Ganhar Dinheiro no Instagram com Estrutura Própria de Afiliado

Ter uma estrutura própria é a melhor forma de ganhar dinheiro sendo afiliado, independente do canal de vendas, seja no Instagram, Facebook, Youtube…. Isso porque, a sua forma de venda se torna muito mais profissional e efetiva.

Instagram como ser afiliado com estrutura própria

A estrutura online abre diversas oportunidades para você, mas no caso do Instagram especificamente falando, vai aumentar sua autoridade. Pois quanto maior for a sua estrutura maior será a sua presença na Internet, o que aumenta a sua prova social.

Uma estrutura online não é nenhum “bixo de sete cabeças”, inclusive é possível construir uma com um custo bem reduzido e até gratuita.

Elementos Básicos de Uma Estruura de Afiliados

  • Blog ou Site: É a central de um negócio de afliados, nele você vai construir outros elementos importantes e fazer o controle das suas ações;
  • Email Marketing: Um sistema de automatização de envios de email;
  • Páginas de Captura: Páginas específicas para capturar o email dos visitantes;
  • Redes Sociais: Contas nas Redes Sociais, fortalecendo sua presença online.
  • Canal no YouTube: Os vídeos são essenciais para a venda como afiliado e são perfeitos para usar em conjunto com o Instagram.

Clique nos nomes acima para aprender sobre cada elemento da estrutura.

Ter uma estrutura própria te possibilita trabalhar o conceito de transmídia, onde você direciona visitantes de uma mídia para outra. Se você fez um vídeo curto no Instagram, pode finalizar o vídeo dizendo que você fala mais sobre o assunto em um vídeo completo no YouTube, assim você faz a transmídia.

Outra forma muito efetiva de usar a transmídia é usando o recurso das lives no Instagram. E você pode oferecer uma isca digital, deixando o link temporiaramente na bio. Use o gatilho mental da urgência, e informe na live do Instagram que estará disponível por um certo período de tempo. Assim, o usuário tomará ação que você deseja.

São infinitas possibilidades!

Agora é hora de colocar a mão na massa e partir para a ação. Colocar em prática o que você aprendeu neste artigo. Mas se você quer ir mais além e aprender mais estratégias para ganhar dinheiro no Instagram, você, definitivamente, precisa se tornar um aluno do Fórmula Negócio Online.

O Fórmula Negócio Online é um treinamento completo e ainda conta com um módulo bônus específco sobre o Instagram. Nele você vai aprender usar essa estratégias e muitas outras, inclusive como fazer anúncios pagos no Instagram usando o Facebook Ads.

Se ainda não é aluno, te espero lá?

Se já é aluno, deixa o seu comentário. 😉

Sucesso e até a próxima!

Alex Vargas

Infográfico – Como Ganhar Dinheiro no Instagram

 

Aprenda como ganhar dinheiro no Instragram