7 Formas de Ganhar Dinheiro no Pinterest em 2021

O Pinterest tem se mostrado um verdadeiro sucesso na internet. É um dos sites mais acessados do mundo e com isso surgem oportunidades para ganhar dinheiro na internet dentro da plataforma.

Criado em dezembro de 2009 e lançado oficialmente em 2010, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens onde os usuários compartilham suas inspirações com outros usuários e utilizam a rede social como um tipo de mural de visualizações.

Os usuários da rede social encontram e compartilham ideias e produtos sobre todos os temas imagináveis. As imagens compartilhadas no Pinterest são chamadas de pins.

Ebook 03 Passos para Vender como Afiliado todos os dias

O Pinterest é um leque de possibilidades para quem quer saber como ganhar dinheiro no Pinterest.

Sabendo desse grande potencial que a plataforma possui para os negócios, o Pinterest realiza mudanças constantes para manter uma boa experiência do usuário.

Por isso, os empreendedores tiveram que se adaptar a essas mudanças que, sinceramente, beneficiaram a todos, pois a partir dessas mudanças, o conteúdo oferecido tem ficado cada vez melhor, melhorando também a experiência do usuário.

Então, se o que você deseja é aprender como ganhar dinheiro no Pinterest, então, veio ao lugar certo.

Neste artigo, separamos 7 Melhores Ideias de como ganhar dinheiro no Pinterest que funcionam de verdade. 

No final deste conteúdo, me conta, quais dessas ideias você vai colocar em prática para monetizar seu Pinterest?

Boa leitura!

Veja Agora Como Ganhar Dinheiro no Pinterest

1. Tenha um Site, Blog ou Loja Virtual

Para Ganhar Dinheiro no Pinterest você precisa ter um Blog

A primeira dica que eu dou para você ganhar dinheiro no Pinterest é através da criação de um blog, site ou loja virtual.

Isso porque essas plataformas têm grande potencial para fazer você ganhar dinheiro, pois, com o aumento da popularidade do Pinterest, aumentou também o alcance de clientes.

Mas, apesar disso, muitos empreendedores acreditam que o Pinterest é apenas uma rede social de compartilhamento de fotos e nada mais, deixando passar a oportunidade de fazer seu negócio crescer nessa plataforma, através da entrega de conteúdo relevante.

O Pinterest, assim como o Google, também é uma plataforma de busca, porém, seus resultados aparecem através de imagens por isso essa rede social pode impulsionar o seu negócio.

Para ganhar dinheiro com um site, blog ou loja virtual no Pinterest, basta seguir os passos abaixo.

  • Defina o nicho de mercado (que pode ser marketing digital, finanças, culinária, emagrecimento ou qualquer outro);
  • Produza e publique conteúdo em sua plataforma (se for uma loja online, o conteúdo pode ser anúncios);
  • Crie uma conta no Pinterest;
  • Crie um Pin (uma imagem para ser publicada no Pinterest);
  • Publique seu Pin (o ideal é que ele esteja relacionado com o seu negócio ou nicho de mercado).

Depois desse processo, o seu conteúdo já poderá ser encontrado nas pesquisas dos usuários que estiverem relacionadas à sua publicação.

A partir daí as chances de eles acessarem o seu anúncio e comprarem de você aumentam.

O potencial de ganhos de um blog, site ou loja online no Pinterest é tão grande que muitos empreendedores estão fazendo dessa, a sua renda principal.

Além disso, ganhar dinheiro no Pinterest através de uma estrutura própria te dá a possibilidade de ganhos progressivos e ilimitados.

2. Marketing de Afiliados

Outra forma de ganhar dinheiro no Pinterest é através do marketing de afiliados.

Nessa modalidade, você se afilia a um produto e recebe um link exclusivo de afiliado.

A partir daí você começa a divulgar o seu link através de um blog, site, loja virtual, tráfego pago, etc., e recebe uma comissão por cada venda realizada através desse link.

No caso do Pinterest, você insere o seu link de afiliado nos Pins e em suas postagens. Quando um usuário clica no link e realiza a compra através dele, você recebe a sua comissão.

Em geral, os empreendedores digitais ganham dinheiro com o marketing de afiliados divulgando o link em um blog, em banners, etc., mas ainda não conhecem o potencial do Pinterest.

Porém, além de o Pinterest fazer mudanças constantes para manter a boa experiência do usuário e, existem outros pontos importantes que você precisa conhecer antes de começar a investir nessa plataforma.

Para que você entenda como funciona o marketing de afiliados no Pinterest, vou deixar logo abaixo esses pontos importantes para você conhecer.

  • Se você quiser utilizar imagens do produto que você se afiliou para criar pins no Pinterest, você precisa saber se a empresa permite que você utilize imagens do seu site, pois algumas não permitem;
  • Antes de publicar o seu link de afiliado no Pinterest, verifique as regras do contrato para saber se a empresa, dona do produto que você se afiliou, permite a divulgação do produto nessa rede social.

Isso poque algumas empresas não permitem a divulgação dos seus links de afiliado no Pinterest;

  • Uma regra do Pinterest é que você precisa identificar o seu pin como sendo de afiliado. Para isso, basta utilizar uma hashtag, por exemplo;
  • Outra regra do Pinterest que você precisa conhecer é que a plataforma “não gosta” de links encurtados, disfarçados, pois a transparência é uma das características esperadas dos usuários.

Quem é meu aluno no Fórmula Negócio online já sabe que uma dica que eu sempre dou para quem quer criar um negócio de marketing de afiliados é criar uma estrutura própria para divulgar o seu link.

Falo isso por causa da segurança que um blog ou site te oferece e que você não encontra em estruturas de terceiros, como nas redes sociais, por exemplo.

Só para você ter uma ideia, o Pinterest permitia a divulgação de links de afiliados na plataforma, mas, em 2015, a rede social simplesmente baniu o marketing de afiliados.

Ou seja, o empreendedor que construiu todo o seu negócio nessa plataforma, investindo tempo e dinheiro, perdeu tudo e teve que começar do zero (alguns até devem ter desistido, com certeza).

Por isso, o ideal é criar um blog e redirecionar seus seguidores para lá. Além disso, utilizar diferentes plataformas e não apenas uma também é uma boa ideia para não perder tudo o que foi construído.

Mesmo assim, trabalhar com marketing de afiliados no Pinterest vale muito a pena.

3. Gere Tráfego no Pinterest e Leve para sua Loja ou Site

Outra forma de ganhar dinheiro no Pinterest é ter uma conta na plataforma para gerar tráfego para a sua loja online ou site.

Como já citei aqui no artigo, o Pinterest, assim como o Google, é uma plataforma de busca. Então, você pode aproveitar esse recurso para gerar tráfego para onde você queira levar o seu público-alvo.

Se você tem um e-commerce, pode usar o Pinterest para levar futuros clientes para a sua loja, assim como fazem os donos de blogs, gerando mais tráfego para a sua plataforma e, dessa forma, ganhando dinheiro com a venda de produtos e serviços.

Você também pode criar pins de produtos para promover diretamente no Pinterest e utilizar estratégias como o uso de palavras-chave relacionadas.

Outro jeito de ganhar dinheiro no Pinterest que em breve será disponibilizado no Brasil, é criando pins promovidos, ou seja, são anúncios feitos pela própria plataforma, assim como você pode fazer no Facebook.

Atualmente em alguns países, é possível otimizar os pins promovidos, de acordo com o seu objetivo, como por exemplo, geração de tráfego, lançamento de um produto, reconhecimento da marca, etc.

4. Aprenda alguma Habilidade no Pinterest e Venda o que você aprendeu

Outra excelente forma de ganhar dinheiro no Pinterest é aprendendo alguma habilidade ensinada por outros usuários na plataforma e depois ensinar o eu você aprendeu, de forma paga.

Crie sua coleção de pins sobre algo que você goste de fazer e já tenha uma inclinação. Dessa forma, fica bem mais fácil monetizá-la depois.

Algumas ideias de habilidades que você pode aprender e depois criar alguma coisa para vender e ganhar dinheiro são:

  • Fazer brigadeiro gourmet;
  • Fazer linguiça artesanal;
  • Preparar marmita fit;
  • Fazer lembrancinhas para festas e outros eventos;
  • Fazer artesanato em MDF;
  • Aprender a fazer pintura em tecido;
  • Aprender a montar móveis;
  • Fazer decoração de festas…

Enfim, há uma infinidade de ideias que você pode escolher aprender ou aprimorar as habilidades que já possui e, com isso, ganhar dinheiro com o Pinterest, de forma indireta, afinal, é na plataforma que você vai aprender.

5. Faça promoção de uma marca

Ganhe Dinheiro no Pinterest promovendo uma marca

Se você já possui um número significativo de seguidores no Pinterest, você pode ganhar dinheiro promovendo uma marca (ou mais).

Funciona como no Instagram, por exemplo. Basta você falar sobre um produto ou serviço de determinada marca que vai te pagar para fazer isso em seu perfil.

Essa é uma forma bem interessante e eficiente para as marcas alcançarem grande número de usuários (que são seus seguidores) e pagar uma taxa fixa para você.

Promover uma marca também te ajuda a aumentar o número de seguidores que você já possui, pois são usuários que buscam seguir pessoas alinhadas com as suas marcas preferidas.

Você pode dar dicas de como utilizar o produto, mostrar as funcionalidades e fazer demonstrações.

Isso atrai muitos usuários para o seu perfil e para o perfil da marca, aumentando a possibilidade de gerar mais clientes, o que é bastante positivo para você que, sem dúvida, receberá mais propostas dessa e de outras marcas.

6. Assistente virtual Especializado em Pinterest

Que tal ganhar dinheiro no Pinterest trabalhando com blogueiros, influenciadores digitais e donos de e-commerce?

Você pode ser um assistente virtual especializado em Pinterest. Isso mesmo! Você pode criar pins, fazer agendamento de tarefas, fazer pesquisas de palavras-chave, automatizar processos, criar funil de vendas, criar pins promovidos, entre outras tarefas.

Esse é um ótimo trabalho para quem gosta de flexibilidade, pois você pode trabalhar de onde quiser e fazer seus próprios horários, o que é o sonho de muita gente.

Além disso, você pode trabalhar para diversas pessoas, fazendo o gerenciamento do Pinterest de cada uma delas, de acordo com o objetivo.

7. Anunciando no Pinterest

Pinterest Ads se estiver disponível no seu país

O Pinterest Ads ainda não está disponível para ser utilizado aqui no Brasil, porém, como a plataforma está sendo atualizada a todo momento, pode ser que muito em breve esse recurso chegue ao nosso país, portanto, é interessante que você saiba desde já o que fazer quando essa oportunidade chegar.

O Pinterest Ads é uma plataforma para criação de anúncios na internet, assim como o Facebook Ads.

Através dessa plataforma você pode criar pins patrocinados (que pode ser em formato de imagem, carrossel, vídeo…), definir um público-alvo e ainda analisar os resultados.

Com o Pinterest Ads o empreendedor pode contar com uma ferramenta a mais para gerar tráfego, aumentar suas conversões e, sem dúvida, ganhar mais dinheiro.

Como eu disse, mesmo ainda não estando disponível no Brasil, o Pinterest Ads pode chegar a qualquer momento, em uma dessas mudanças que a plataforma sempre está fazendo e, por isso, é importante que você já saiba como anunciar e saia à frente dos concorrentes.

Para ganhar dinheiro no Pinterest através de anúncios, você precisa definir um título e um objetivo para a sua campanha.

Por exemplo, o seu objetivo pode ser aumentar o número de seguidores ou gerar conversões.

O objetivo de campanha que você escolher para criar seus anúncios no Pinterest precisa estar alinhado à sua meta de negócio. O formato de anúncio vai depender do objetivo da sua campanha.

Os anúncios no Pinterest têm o poder de impulsionar o seu negócio, seja qual for o seu objetivo.

É importante compreender qual formato de anúncio tem mais a ver com o seu público-alvo, além do objetivo de sua campanha.

Ou seja, que tipo de imagem gera mais resultado, como deve ser feita a descrição do anúncio. O ideal é você ir fazendo testes para identificar o que funciona melhor.

10 Melhores Ideias para ganhar dinheiro no Pinterest

Depois de conferir a lista com 7 ideias de como ganhar dinheiro no Pinterest, veja agora 7 dicas para impulsionar esse objetivo.

1. Crie Pins que as pessoas se interessam

Uma dica para ganhar dinheiro na internet é criando pins interessantes

Como já falei, o Pinterest é um mecanismo de buscas no qual os resultados são entregues em imagens.

Então, para ganhar dinheiro no Pinterest, você precisa criar pins interessantes para os usuários, pins que chamem a atenção.

Mas não se preocupe, pois você não precisa ser um especialista em criação de imagens para criar pins com aparência profissional.

Você pode utilizar o Canva para criar seus pins com qualidade profissional e muita criatividade.

O Canva é uma ferramenta gratuita com a qual você pode criar imagens para Facebook, Instagram, Pinterest… também pode criar convites, folhetos, cartazes, cartões de visita e muito mais.

O Canva é totalmente intuitivo, e disponibiliza inúmeros designs gratuitos para você editar e criar pins de excelente qualidade, com a descrição que você desejar.

2. Descreva seus Pins (Otimização para o algoritmo do Pinterest)

Como o Pinterest também é um mecanismo de busca, assim como o Google, você também precisa descrever seus pins de forma otimizada para o algoritmo do Pinterest.

Crie descrições simples e diretas, utilizando palavras-chave relacionadas com o seu nicho de mercado.

Você pode, por exemplo, digitar uma palavra-chave na barra de pesquisa e observar as sugestões do Pinterest, para ter uma base do que escrever em sua descrição.

Por exemplo, se o seu nicho de mercado é de emagrecimento, você pode escrever “como perder peso…” e verificar as sugestões.

Essas sugestões são baseadas no que as pessoas estão buscando, o que te dá uma boa ideia do que descrever em seus pins para ser encontrado facilmente.

3. Interação

Invista na interação com outros usuários da plataforma

Outra dica de como ganhar dinheiro no Pinterest é interagindo com outros usuários.

Siga outros usuários para que eles o sigam também, fixe os pins de outras pessoas em sua coleção, escreva um “obrigado por me seguir”.

A interação com outros usuários ajuda você a aumentar o alcance e o deixa mais próximo de conseguir patrocínios.

Lembre-se de que o Pinterest não é apenas um mecanismo de busca, é uma rede social também, portanto, você pode interagir com outros usuários.

4. Tenha uma Conta Comercial

Como ganhar dinheiro no Pinterest sem ter uma conta comercial?

Se você quer divulgar o seu link de afiliado, se deseja conseguir patrocínios das marcas e entrar em contato para fazer parcerias, ter uma conta comercial é essencial.

Você não precisa pagar nada para ter uma conta comercial, e ainda pode acessar dados importantes para analisar e saber o que está gerando bons resultados e o que deve ser melhorado.

5. Aplicativos para agendar Pins

Use aplicativos para agendar pins

Uma ótima forma de ganhar dinheiro no Pinterest mantendo o planejamento organizado e tendo mais tempo para criar novas ideias e ganhar mais dinheiro é através de aplicativos de agendamento de pins.

Isso mesmo, você pode agendar as publicações de seus pins e conseguir mais liberdade para realizar outras tarefas e aumentar ainda mais a sua renda.

Com esses aplicativos você pode agendar seus pins com antecedência de até duas semanas, o que é uma mão na roda para todo empreendedor que deseja apostar nessa rede social.

Quer conhecer alguns desses aplicativos? Veja agora.

Todos os apps citados possuem uma versão gratuita com excelentes recursos para você aproveitar.

A Etus é uma ferramenta brasileira que permite fazer agendamento de posts em redes sociais (incluindo o Pinterest).

Até o ano de 2015 você só podia contar com ferramentas estrangeiras para fazer agendamento de publicações.

Além disso, até então não era possível agendar um post em mais de uma rede social ao mesmo tempo.

Com a Etus, você pode agendar suas publicações para até três redes coais ao mesmo tempo.

Utilize uma ferramenta de agendamento para programar pins incríveis no Pinterest e ainda compartilhar em outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo.

6. Tenha um Mídia Kit

O mídia kit é uma ferramenta para você apresentar às empresas para fazer parcerias. Com ele você consegue convencer as marcas de que o seu blog (perfil em rede social, canal no YouTube, etc.) é o local ideal para divulgar produtos ou serviços.

O mídia kit é muito utilizado por influenciadores e produtores de conteúdo para apresentar e divulgar sua plataforma.

É como um currículo digital contendo todas as informações relevantes sobre você, seu blog e seus perfis nas redes sociais.

Para criar o seu mídia kit você não precisa ser um especialista. Você pode criar o seu utilizando o Canva.

O que você deve adicionar ao seu mídia kit?

  • Informações relevantes sobre você ou sobre o seu negócio;
  • Os produtos ou serviços que você ou sua empresa oferece;
  • Informações importantes sobre o seu público;
  • Resultados alcançados;
  • Últimas parcerias.

Essas são algumas informações que você pode colocar em seu mídia kit, porém, vai depender muito do seu objetivo e das marcas ou influenciadores com quem você deseja fechar parceria.

7. Seja honesto sobre suas parcerias

Faça parcerias e ganhe dinheiro no Pinterest

Quando você fizer parcerias com empresas, é importante ser honesto com o seu público e deixar claro que aquela publicação é promocional.

Dessa forma, o seu público vai confiar mais em você e não se sentirá enganado ou usado apenas para comprar algo que você esteja oferecendo, como acontece muito nesse meio digital.

Para isso, você pode utilizar hashtags em suas publicações promocionais.

8. Atualize seus pins já publicados

Outra forma de como ganhar dinheiro no Pinterest é buscando pelos pins que você já postou e que não teve tanto engajamento ou visualizações e atualizá-los.

Acrescente seus links de afiliado, escreva uma nova descrição que chame bastante atenção dos usuários e que seja interessante para eles adicionarem em suas inspirações.

Dessa forma, o alcance do pin será maior e as suas chances de realizar vendas também.

9. Siga as diretrizes do Pinterest

Siga Diretrizes do Pinterest para ganhar dinheiro e seguir as normas da plataforma

Tão importante quando saber como ganhar dinheiro no Pinterest é conhecer as diretrizes da plataforma.

Por isso, mantenha-se sempre atualizado e respeitando todas as diretrizes do Pinterest.

Aliás, as diretrizes são para todos os usuários da plataforma, seja de conta comercial ou pessoal.

10. Acompanhe as mudanças do Pinterest

Acompanhe as mudanças e tendências do Pinterest

Como falei no início deste artigo, o Pinterest está em constante mudança e você precisa acompanhar essas mudanças para se manter atualizado e não ferir nenhuma regra e conseguir tirar o máximo de proveito da plataforma.

As mudanças na plataforma podem interferir a forma como você poderá ganhar dinheiro e, se você não se atualizar, poderá perder grandes oportunidades ou até ser penalizado por algo que antes não era proibido na plataforma.

Case de Sucesso no Pinterest

O potencial que o Pinterest oferece para o crescimento e sucesso de uma marca é tão grande que empresas no mundo todo utilizam a plataforma para aumentar seu alcance, gerar tráfego e aumentar suas conversões.

Veja agora um exemplo de história de sucesso no Pinterest para você se inspirar.

Natura

Marcas que aproveitaram o potencial do Pinterest para promoverem sua marca e ganhar dinheiro no pinterest

A marca de cosméticos Natura aproveitou o potencial do Pinterest e investiu em estratégias de marketing para impulsionar seus resultados.

O sucesso da Natura no Pinterest foi tão grande que a marca foi uma das convidadas pela plataforma para o lançamento dos recursos Pincode e Shop The Look aqui no Brasil.

A Natura fechou parceria com o Pinterest para essa nova experiência de compra pela internet.

A intenção do Pinterest foi de se aproximar do público jovem aqui do Brasil.

Com o Shop The Look, os usuários podem comprar os itens de maquiagem da Natura, mostrado nas imagens dos tutoriais, looks, campanhas, eventos e o que mais for publicado pela marca e que sirva de inspiração para os fãs da marca.

Já o Pincode é código personalizado que direciona o usuário para um conteúdo exclusivo no perfil Maquiagem Natura, na plataforma, onde encontrará as novas tendências e lançamentos da marca.

Esses Pincodes podem ser encontrados nas revistas das revendedoras e nas lojas da Natura, e podem ser escaneados e acessados através do app do Pinterest no celular.

O Pinterest é uma plataforma perfeita para os usuários encontrarem pins inspiradores de looks e maquiagens, e encontrarem os produtos das suas marcas preferidas.

Conclusão

Você já sabe agora como ganhar dinheiro no Pinterest.

Mas o meu conselho é diversificar a sua estratégia, afinal, mesmo que o Pinterest ofereça inúmeras oportunidades de monetizar o seu negócio, a qualquer momento a plataforma pode fazer novas mudanças e você poderá perder todo o seu trabalho.

Mesmo com esse risco (que é o mesmo em outras redes sociais), o Pinterest ainda é uma excelente plataforma para divulgar o seu negócio e gerar renda para você.

Espero que você esteja motivado a investir nessa rede social tão eficiente em gerar engajamento, tráfego e conversões, e aproveite todo o potencial que ela oferece para o seu negócio.

Infográfico – Como Ganhar Dinheiro com Pinterest

Infográfico - Como Ganhar Dinheiro com Pinterest

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram