Como Ser Empreendedor | Guia Prático e Educativo para Você Tirar as Ideias da Cabeça

Como Ser Empreendedor | Guia Prático e Educativo para Você Tirar as Ideias da Cabeça

“Sempre que você vir uma pessoa de sucesso, verá as glórias, nunca os sacrifícios que a levaram até ali” – Vaibhav Shah

Pode até ser um pouco “pesado” começar esta conversa com uma frase dessas, mas é a mais pura verdade.

Quem nunca conquistou algo com o suor do trabalho e teve que ouvir: “Nossa, que sorte você tem, quem dera eu tivesse uma assim…”

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Eu poderia até te apresentar um passo a passo de como ser empreendedor, mas é mais do que isso, mais do que uma fórmula mágica para o sucesso.

Seguir uma lista com passos não vai te ajudar, mas depois que você acabar de ler isso, vai saber quem você é e o que você quer. Aí sim você vai estar preparado para se tornar um empreendedor de valor.

O empreendedorismo segue algumas compreensões, como as de iniciativa, vocação e educação, mas é óbvio que você está buscando como ser empreendedor pela última delas: a de criar um novo negócio e ganhar dinheiro com isso.

Então, se prepare, porque a partir de agora você vai sair daqui com a sua mente transformada. Vamos lá!

Afinal, o que é ser um empreendedor?

como ser um empreendedor de visão

Claro que não poderia começar a te mostrar como ser empreendedor sem te falar a realidade sobre isso, ou o que é o empreendedorismo.

Em simples palavras, empreendedorismo é a arte de começar algo novo, que ninguém viu antes, ou seja, um negócio que sai do sonho para a realidade.

Ou seja, se você está vendo um cara de terno, gravata, bem posicionado e “capa de revista” como empreendedor, sua visão ainda está meio turva sobre isso, mas me deixe te ajudar…

De uma forma ainda mais simples do que disse antes, posso explicar o empreendedorismo: há quem diga que ser empreendedor é a cara do brasileiro; não desistir nunca.

Então, antes de continuar esta ideia, a pergunta que eu te faço é:

Por que você quer ser um empreendedor?

Será que você se imagina em uma cadeira chique, tendo vários funcionários trabalhando para você? Então, sua ideia de empreendedorismo pode estar um tanto equivocada…

O empreendedor é aquele que enxerga oportunidade em lugares que ninguém mais enxerga. Você pode criar algo totalmente novo ou melhorar vários pontos em algum negócio que já existia e ninguém notava.

O ponto chave, que diferencia um empreendedor de um administrador, por exemplo, é a inovação.

Claro que, como você vai ver mais a frente, o empreendedor tem um perfil cheio de particularidades, mas a capacidade de inovar e ser criativo é uma das principais.

Mas você já parou pra pensar no trabalhão que dá montar algo totalmente novo? Não é fácil, pois existe um tempo entre sonhar, projetar, realizar e dar certo. Além disso, você estará sendo diferente e, quando isso acontece, você terá o maior trabalho…

Portanto, esqueça a ideia que muitos passam de perfeição e de que o empreendedorismo é fácil e qualquer um pode fazê-lo. Não são todos que estão dispostos a tentar até chegar à perfeição.

E é nesse espírito que vou falar sobre outra coisa que muitos precisam saber sobre como ser empreendedor: o perfil que devem ter. Continue lendo!

O perfil de um empreendedor de sucesso

como ser um empreendedor de sucesso dicas

Para continuar respondendo a sua pergunta de como ser empreendedor, você pode ver aqui como uma pessoa de sucesso e valor se comporta, ou seja, qual é o seu perfil.

E se você realmente tiver vontade de mostrar ao mundo suas novidades, pode desenvolver algumas habilidades necessárias, que estarão listadas logo abaixo. Confira!

1 – Iniciativa, pioneirismo

De acordo com as informações da Sebrae, o perfil dos empreendedores brasileiros são de pessoas que fazem das situações adversas uma oportunidade de criar algo novo.

A iniciativa significa ser o primeiro a propor ou realizar alguma coisa. Já o pioneirismo, está ligado a quem anuncia algo novo, um precursor.

Portanto, se você está tentando descobrir, na prática, como ser empreendedor, é importante que você tenha algo de diferente para mostrar.

É necessário que você seja precursor de algo e tenha o que chamamos hoje de “garra”, para mostrar ao mundo que a sua criação merece ter atenção.

2 – Inovação

E é daí que nasce a inovação: a iniciativa de criar algo totalmente desconhecido, que seja novidade e, no contexto empresarial, sirva às necessidades do público.

Mas, para que isso aconteça, é importante entender que um produto ou serviço totalmente inovador só surge a partir das necessidades. Afinal, tudo o que temos hoje vem da necessidade de alguém.

Vamos pensar em algo simples: o copo. Hoje, é algo simples e que faz todo o sentido, afinal como iríamos tomar algum líquido sem esse recipiente?

Pois é, nem sempre foi assim. Antes disso, as pessoas tomavam os líquidos com as mãos, pedaços de recipientes quebrados ou de qualquer outro jeito, menos do que conhecemos hoje.

Foi por causa da necessidade que alguém decidiu melhorar isso e criar o que conhecemos do copo hoje, um recipiente indispensável em nossas vidas.

3 – Visão estratégica

Diferente do que muitos pensam, a visão estratégica é algo que se treina também. Você e esse cara, que criou o copo, por exemplo, poderiam ser a mesma pessoa. O que diferencia vocês? O pioneirismo, como falamos no início.

Além disso, a capacidade de enxergar oportunidades nas adversidades também é o que forma um empreendedor. Como falei há pouco, a visão estratégica pode ser treinada, então não fique se “martirizando” por não ter inventado o telefone ainda…

Todos os dias milhares de pessoas estão passando por várias dificuldades e, consequentemente, você sempre tem a oportunidade de criar algo novo.

Ah, se você está precisando de ajuda com isso, pode contar com um treinamento para criar e inovar que já ajudou milhares de empreendedores; conheça o Fórmula Negócio Online.

4 – Reconhecer

Vamos começar separando a humildade do “vitimismo”. Muitos acham que, para serem humildes, precisam ter um comportamento de perdedor ou inferior, mas isso está bem longe do verdadeiro significado.

Faz parte da humildade saber reconhecer. Por que eu estou falando isso? Bem, ter pessoas competentes por perto é a melhor maneira de fazer com que o seu negócio cresça. E essa é uma lição que você tem que aprender desde agora.

Algumas pessoas acham que faz parte de como ser empreendedor destratar os “funcionários” ou mostrar que está acima deles. Mas isso não vai te trazer nenhum retorno positivo.

As pessoas gostam de ser inspiradas e elas precisam de motivação, não de mandamentos. Uma das maiores motivações de alguns profissionais é o reconhecimento; sabendo lidar com isso, você pode manter os melhores por perto.

5 –  Persistência

“Os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência” – Lisa M. Amos

Essa não poderia faltar, afinal um empreendedor é feito disso: consecutivas falhas até chegar ao sucesso. A esta altura você já deve entender o que eu disse no início.

Não existe um empreendedor sequer que não tenha conhecido o fracasso. Todos os que alcançaram o sucesso já falharam pelo menos uma vez, mas, como você viu, a média é mais alta que essa.

Por isso, a principal habilidade para você, que quer descobrir como ser empreendedor, é persistir, ou seja criar novos caminhos para cada adversidade.

E, antes de te mostrar pessoas que fizeram isso, preciso deixar claro aqui que persistir é diferente de insistir. Quando você insiste, faz algo do mesmo jeito sempre; mas quando persiste, tenta de diferentes maneiras até achar o caminho certo.

Casos de sucesso no empreendedorismo

como ser um empreendedor casos de sucesso

Se você acha que nomes brilhantes não tiveram uma aula da vida de como ser empreendedor, está muito enganado…

Os “caras”, que conhecemos hoje por tantas invenções significativas em nossas vidas, já foram pessoas comuns, como eu e você.

Separei 2 grandes deles, de áreas diferentes, mas com duas coisas em comum: persistência e pioneirismo. Confira e use como exemplo de inspiração!

1 – Thomas Edison

“Eu não falhei. Só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo”

Thomas Edison chegou a patentear 1.033 invenções, mas a lâmpada elétrica é a que mais conhecemos e usamos. Mas nem sempre ele pareceu esse gênio para muitas pessoas…

Começando pelo professor, que o achava descabido ou impertinente. Por isso, acabou recebendo a educação de sua mãe, que era professora. Desta maneira, ele realmente conseguiu se dedicar à sua vocação: ciências.

Aos 11 anos ele já tinha, no porão da casa, um laboratório. Depois de várias experiências, aos 12 anos, ele tinha construído um telégrafo rudimentar.

No seu emprego, vendendo jornais e doces no trem da linha Port Hurson-Detroit, ele estudava e fazia experimentos (claro, com o consentimento do chefe). Mas foi na guerra civil que ele começou a descobrir realmente como ser empreendedor…

Preparou uma velha prensa e rolos de papel, instalou no vagão postal e vendia 400 exemplares. Ele fazia tudo no jornal: redigia, fazia a reportagem e era o tipógrafo.

Outra adversidade, nova oportunidade

Aos 14 anos, ele se acidentou descendo de um trem em movimento, perdendo a audição com o tempo. Aos 15, aprendeu telegrafia e construiu dois aparelhos telegráficos, se empregando na estação de Strattford.

Bom, nas horas vagas, de pouco movimento, ele acabava dormindo e foi demitido.

Aos 22 anos, Thomas Edison começou a trabalhar na Bolsa de Valores, ainda na telegrafia. Depois de trabalhar muito e economizar os tostões, montou uma firma em parceria com seu amigo.

Aos 23 anos, ele inventou um telégrafo que transmitia notícias de cotações da bolsa e ofereceu ao presidente. Enquanto esperava receber 3 mil dólares, recebeu 40 mil. Claro que, depois de descobrir tudo isso na prática de como ser empreendedor, ele reinvestiu…

Depois de várias invenções, em 1879, aos 32 anos, ele inventou a lâmpada elétrica, sua descoberta de maior reconhecimento. O resultado disso tudo foi a Edison General Eletric Company, criada em 1890, um dos maiores conglomerados que já existiu.

2 – Henry Ford

“O grande segredo de uma boa vida é encontrar qual é o seu destino. E realizá-lo”

É claro, que você já deve ter ouvido falar de Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company. A habilidade dele não era só mecânica, mas ia muito além de fabricar carros.

Ele descobriu como ser empreendedor e foi um grande inventor, com 161 patentes. Mas até chegar aí, teve muita “estrada pra rodar”.

Henry Ford trabalhava com a manutenção dos motores na fazenda do seu pai, começando desde cedo sua relação com as máquinas. Depois da morte da mãe, aos 13 anos, ele se mudou e trabalhou como aprendiz em várias oficinas.

Reuniu dinheiro, montou uma fábrica de arados a vapor, mas não deu muito certo. Os arados não vendiam tanto assim. Por isso, voltou a ser mecânico, trabalhando na Edison Illuminating Company (fundada pelo Thomas Edison, que acabamos de falar).

Em 1888, com 25 anos, se demitiu e voltou a fabricar automóveis. Dessa vez, tudo deu “certo”: ele montou uma oficina, com instalações um pouco precárias, mas saiu dali o quadriciclo. Pensando em algo maior, para toda uma família, ele começou a trabalhar no projeto…

Em 1903, com 40 anos, ele e uns amigos fundaram a Ford Motor Company e lançaram o Modelo A, primeiro carro padronizado e que tinha 2 cilindros. Depois do sucesso, ele começou a produzir mais de cem automóveis por dia.

Foi a hora de expandir…

Pensando nisso, ele comprou as ações dos amigos e fabricou um modelo só: o “Modelo T” (também conhecido como Ford Bigode). Em 1908, este carro foi posto em mercado pelo valor de 850 dólares.

Depois disso, você já dever ter uma ideia melhor. É o que muitos conhecem como fordismo, toyotismo e taylorismo (estilos de produções e padronizações diferentes).

Como o mundo mudou, claro que ele teve que se adaptar. Mas nada que afetasse tanto a sua grande riqueza; pelo contrário, só aumentou a venda dos carros. E o resultado é o que você vê hoje: esse império de automóveis.

E então você pode pensar: mas esses caras são gênios, já nasceram assim, ou já possuíam uma inteligência elevada…

Existe mesmo a possibilidade de descobrir como ser empreendedor? Entenda melhor a seguir o que você pode fazer para ser o próximo Thomas ou Henry da sua geração…

Empreendedorismo pode ser aprendido?

processo de aprendizagem como ser emprendedor

Sim, ele pode ser aprendido, praticado e desenvolvido por você. Mas isso vai depender muito do seu perfil. Você lembra que no começo eu falei sobre o perfil de um empreendedor de sucesso? Então…

Uma delas é a iniciativa. E é aí que o problema mora para muita gente. Muitos pensam em ser empreendedores, mas a dificuldade não está na habilidade ou conhecimento, mas na atitude.

Além do perfil, que conversamos há pouco, existe o CHA, que explica de forma mais clara o parágrafo anterior. Mas o que isso significa? Veja…

C – conhecimento: nesse caso, fica o saber teórico, que você aprende em cursos, vivências, exemplos, leituras etc.

H – habilidade: é o que você sabe fazer, ou seja, quando você aplica a teoria na prática. Fazendo isso, você aperfeiçoa o conhecimento e a própria habilidade.

A – atitude: é ação que você toma, que é quando você coloca em prática todo o conhecimento e habilidade que tem.

Tendo isso em mente, é fácil ver que você pode saber agora como ser empreendedor, colocando esses 3 em prática. Mas o que sempre leva os outros em frente é a atitude.

Essa é a pergunta que você deve se fazer: será que eu tenho atitude? Se a resposta for positiva, comece agora.

Mas claro que, como um bom empreendedor, é importante que você comece pelo “C”. Então, se você quer investir em conhecimento de verdade, que já ajudou a milhares de pessoas como você, conheça o Treinamento Fórmula Online.

4 características importantes para descobrir como ser empreendedor

Aqui, vou reafirmar algumas posições que já passei aqui neste artigo, mas é importante que você preste muita atenção, porque cada característica é passada de forma única.

Então, por mais que já tenha um conceito parecido, nada é igual, e é sempre bom que você relembre algumas coisas, para sair daqui pronto para empreender.

Por isso, resolvi colocar as 4 características que você precisa ter para atingir ao sucesso, assim como eu consegui e meus alunos do Fórmula Negócio Online também. Confira!

1 – Coragem, iniciativa

Nesse caso, estamos ainda entrando mais a fundo de só ser pioneiro e tomar uma atitude, estamos falando de correr riscos e apostar nas suas ideias.

Todo empreendedor, no começo, é visto como um louco. Você já parou para pensar no porquê? Eu explico: empreender se trata de imaginar, desenvolver e realizar visões; você tira as ideias da mente e coloca em prática.

Por este motivo, todo empreendedor corre riscos, sendo ousado e confiando que a sua ideia será muito útil para outras pessoas, gerando, consequentemente, o sucesso.

2 – Visão além do comum

O comum é o que um administrador ou empresário faz: abre sua empresa, com produtos comuns, com preços comuns, faixadas semelhantes, padrões de serviço parecido com os outros etc.

Você, que está descobrindo como ser empreendedor, precisa ser diferente desde agora. Analise as demandas do mercado, entenda os seus clientes (quem são e o que precisam), saiba analisar os riscos e as vantagens, posicione a sua empresa no mercado.

Com tudo isso eu quero dizer: saia do conforto, seja diferente. Você precisa ver além e estar sempre um passo à frente com a inovação.

3 – Liderança

Ser líder é diferente de ser “chefe”, “patrão”, ou qualquer outra nomenclatura que você conheça. Um líder não manda, ele inspira. E esse é o ponto: a liderança e o empreendedorismo combinam perfeitamente, já reparou?

Para que você tire ideias do papel e as transforme em dinheiro, é preciso que alguém acredite em você e queira fazer dar certo. Um bom líder consegue inspirar outros a seguir os seus sonhos, delegando funções e transmitindo valores.

Então, se você ainda não se considera um bom líder, fica a dica. Invista nisso e procure gerir os talentos corretamente – lembre-se do que falamos sobre reconhecimento.

4 – Capacitação, conhecimento

Bem, já desmistificamos essa ideia de que você não pode aprender a empreender, se você tiver vontade e atitude, você pode tudo. Mas não é só isso…

Você vai empreender em que? Qual C do “CHA” você vai colocar em prática? Se você não tiver conhecimento de negócios e não contar com uma pessoa experiente para te orientar, pode acabar “morrendo na praia”.

Por isso, você e seus liderados precisam sempre investir em conhecimento, como treinamentos, cursos, capacitações etc.

Os meus alunos reconhecem a importância dessa 4ª característica. Pessoas desenvolveram suas habilidades, adquiriram conhecimento e arrumaram motivos para tomar a atitude que queriam. Conheça aqui o treinamento que é capaz de fazer isso por você!

Recapitulando e concluindo…

“Oportunidades não surgem. É você que as cria” – Chris Grosser

Como ser empreendedor pode ser aprendido, ou pode ser inato. Você pode ter habilidades ou desenvolvê-las, você pode ter conhecimento e aperfeiçoá-lo.

A verdade é que todos os dias você acorda com uma nova chance de fazer algo novo. Essa é, simplesmente, a única diferença entre você e qualquer outro empreendedor, que está ganhando dinheiro agora.

Quem quer ganhar dinheiro e tem o espírito empreendedor tem a atitude primeiro. Antes de querer receber algo, ele investe, pois sabe que sem seus conhecimentos e habilidades o negócio não vai ser próspero.

Você, hoje, tem a oportunidade de dar um passo a mais, rumo ao sucesso de como ser empreendedor. Você pode investir em conhecimentos que vão além do que você imagina hoje.

E a pergunta que eu faço é: o que você vai fazer? Você leu tudo isso e vai ficar parado? Se a resposta for negativa, está na hora de tomar uma atitude. E, vai por mim, se você não fizer isso agora, não se considere um empreendedor.

Não tenha medo de falhar. Ache vários caminhos incorretos, mas tente. Com essa dica, eu me despeço e deixo aqui o link para você conhecer o treinamento Fórmula Negócio Online.

Ele vai transformar a sua prática no empreendedorismo, assim como já transformou a milhares de outras pessoas em empreendedores reais. Espero que você tenha sucesso no caminho e faça escolhas que te tragam o sucesso.

Abraço,

Alex Vargas.

Deixe Sua Opinião

Thanks!