COMO SER MAIS PRODUTIVO:  06 Estratégias Para Ser Mais Produtivo

COMO SER MAIS PRODUTIVO:  06 Estratégias Para Ser Mais Produtivo

Produtividade! Uma palavra cada vez mais explorada… São inúmeros artigos, vídeos, livros… Realmente muito conteúdo falando sobre como ser mais produtivo. Todos focados em nos tornar mais produtivos. E por que esse artigo deve ser lido por você? Já que existem tantos materiais por aí? Vamos combinar o seguinte? LEIA até o final, você vai perder (na verdade vai ganhar) no máximo 20 minutos, e quando finalizar vai entender o motivo deste artigo ser tão especial. Você vai realmente aprender como ser mais produtivo.

Ser Mais Produtivo: É sinônimo de trabalhar muitas horas?

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Um amigo meu iniciou aulas de violão, e treinava 8h por dia sem parar durante 2 meses. E ele tocava apenas 3 notas, e nunca passava dessas 3 notas. Aí, o sobrinho dele começou a aprender também, e treinava 20min por dia, e após 2 meses, o mesmo estava tocando inúmeras músicas. Daí então, resolvi entender o motivo.

E, bem, sabe qual era o erro do meu amigo?

Ele treinava apenas as três notas, que o professor o ensinou, sem ao menos ter curiosidade em fazer um pouco mais além daquilo. Já o sobrinho dele, foi mais esperto, por treinar sempre uma nota nova a mais.

Por isso, produtividade não é fazer algo por muito tempo, mas sim, fazer muito em pouco tempo… Consiste em aproveitar da melhor forma possível o tempo destinado ao trabalho. Você não precisa trabalhar 15, 18 horas por dia, mas continuar trabalhando a mesma quantidade de tempo e conseguir ser mais produtivo.

Se você quer realmente ser mais produtivo… Fique comigo até o final.

#01 – Ser Mais Produtivo: Mentalidade (Mindset)

Ser mais produtivo é algo que dá trabalho! Requer uma mudança de mente, uma maior concentração e foco. Eu tive que aprender a ser mais produtivo, são tantas coisas para dar conta, família, vários projetos, os cursos, blogs, canal do YouTube… Eu tive que treinar minha mente, para ser mais produtivo, e para isso eu estudei muito sobre produtividade e foco.

Diante de tantos desafios, a única forma que eu poderia atingir o sucesso em todas as áreas da minha vida era alcançando os maiores níveis de produtividade.

Quando começamos algum projeto novo é normal termos picos de produtividade. O problema é que essa produtividade é motivada pela empolgação de começar algo novo. Só que o tempo vai passando e simplesmente a produtividade passa com ele. Vamos tendo menos foco e organização e deixamos de ser mais produtivo. Nas próximas linhas eu mostro o que eu fiz para treinar minha mente para manter a produtividade alta.

 7 Dicas Para Treinar a Mente e Ter Produtividade Alta

  1. Valorize seu Tempo: O tempo é o recurso mais escasso que você tem e com certeza o seu bem de maior valor, ter isso em mente é essencial para que você não desperdice tempo em coisas inúteis;
  2. Classifique cada tarefa: Você precisa saber o que é realmente importante de ser feito. É necessário priorizar as tarefas importantes para que elas não se tornem urgentes.
  3. Objetivo e resultado esperado: Qual é o resultado esperado de cada tarefa que você precisa fazer? Qual objetivo de cada uma? Isso ajuda a cumprir as tarefas até o fim, uma vez que você sabe os resultados que você vai ter após finalizar as tarefas.
  4. Tenha um caderno de anotações: Ter um caderno (pode ser um aplicativo, tipo o Evernote) para anotar insights, coisas que você lembrou que precisam ser feitas, e outras ideias é essencial. Assim, você não para a tarefa em andamento para fazer outra. Exemplo, você está criando páginas no blog e teve uma ideia de criar uma página de vendas, assim você anota essa ideia no caderno e não interrompe a tarefa atual.
  5. Não desperdiçar tempo em atividades rotineiras: A falta de uma rotina produtiva é algo que rouba muito do nosso tempo, se não ficarmos atentos podemos perder um tempo em decidir o que vamos comer no café da manhã.
  6. Aprender a dizer não: Esse é um fator que tive que trabalhar muito na minha mente. Aprender a dizer não, inclusive para a família.
  7. Ter um método de organização: Existem inúmeros métodos para se organizar. Eu uso o método KANBAN, onde eu classifico as tarefas em três categorias: Fazer, Fazendo e Feito. Falarei mais sobre este método no decorrer do artigo.

#02 – Ser Mais Produtivo: Alimentação

“Segundo a Folha de São Paulo, mais de metade dos trabalhadores brasileiros almoçam fora de casa, e 42% se sentem indispostos e sonolentos após as refeições.”

Se alimentar adequadamente é um fator essencial para ser mais produtivo. Vamos ser sinceros? Como ser produtivo se sentindo cansado e com sono? Acredito ser impossível! A alimentação vai influenciar diretamente nesses fatores.

Nos últimos meses eu dei muita atenção a minha alimentação. Comecei a comer de forma mais saudável, usando sucos detox e reduzindo o carboidrato. O resultado foi, além do emagrecimento, um aumento da produtividade que eu não esperava. Realmente mudei de patamar e me tornei muito mais produtivo.

Dicas de Alimentação

 Antes de eu te passar dicas de alimentação, aviso que vou compartilhar coisas que eu estou fazendo na minha alimentação. E de forma nenhuma substitui a consulta a um médico e a um nutricionista. Na verdade até recomendo que você visite um médico e faça um check-up para verificar como está a sua saúde. Estar em dia com a saúde, sem dúvida alguma, é um dos fatores para ser mais produtivo.

  • Prefira alimentos naturais: Os alimentos naturais sempre serão preferíveis aos alimentos industrializados. Melhor ainda se forem orgânicos. Caso exista espaço em sua casa, invista em uma horta orgânica para plantar verduras. Vale muito a pena!
  • Cuidado com os carboidratos: Carboidratos do tipo: pão branco, arroz branco, macarrão… São “ótimos” para dar uma preguiça enorme. rsrsrs Na maioria das vezes são eles que causam aquele sono enorme depois do almoço.
  • Coma frutas: Como porções de frutas no decorrer do dia.
  • Suco detox: Um suco detox pela manhã é muito bom. Atualmente eu tomo todos os dias: 500 ml de água gelada, uma laranja, um limão, uma maçã e uma folha de couve. Às vezes acrescento gengibre. (Depois que comece a tomar esse suco, passei a me sentir muito mais disposto).

 #03 – Ser Mais Produtivo: Métodos Organizacionais

Como eu disse anteriormente, existem muitos métodos para se organizar. Eu vou passar para você quais eu uso no meu dia a dia.

A principal forma de organizar atualmente é o método KANBAN. Esse método (na versão mais básica, e a meu ver a mais efetiva) ensina a classificar as tarefas em três estágios. Fazer, Fazendo e Feito. No inglês: DO, DONE e DOING.  É um método criado dentro do Toyotismo com o objetivo de facilitar processos.

Antes de usar esse método, eu usava uma lista de tarefas a fazer simples, (To Do Lists) nela eu alimentava todas as tarefas que eu precisava fazer e ia riscando conforme realizava. Esse é um método bom também, mas a grande vantagem do KANBAN é que ele organiza melhor as tarefas e mostra o andamento delas. Isso porque existem tarefas que demoram mais para finalizar.

Um ponto importante desse método é limitar a quantidade de tarefas no Fazer e no Fazendo. Assim, você não fica só lotando de tarefas no quadro sem finalizar. Um exemplo é limitar a quantidade de tarefas a fazer em 8 tarefas, o fazendo 5. Assim, para fazer novas tarefas você obrigatoriamente você tem que terminar outras.

Você pode usar o método com um quadro branco e ir colando os post-its ou pode usar o sistema eletrônico Trello. Quando você trabalha com uma equipe, ou tem parceiros e/ou colaboradores que trabalham distantes, o Trello é o mais indicado, pois todos podem acessar diretamente no site.

Quebrando tarefas grandes

Algumas tarefas vão demorar muito para serem realizadas. Nesse caso você pode considerar como um projeto, assim você pode quebrar essa tarefa maior em tarefas menores e coloca-las dentro de um projeto. Exemplo, criar projeto digital novo, vai requerer uma série de tarefas, e cada tarefa outras tarefas.

Veja o fluxo de tarefas abaixo para um exemplo de um projeto:
  • Projeto: Criar um projeto no nicho de emagrecimento;
  • Ações Necessárias: Construir um blog, página de captura, FanPage…
  • Quebrando a Tarefa “Construir um blog”: Contratar a hospedagem, escolher domínio, escolher tema…

Método Agenda

A boa e velha agenda é muito importante. Ela nos ajuda a controlas os prazos das nossas tarefas e também a lembrar de compromissos importantes. Você pode usar a agenda de papel ou uma agenda eletrônica. Eu recomendo a Google Agenda, pois você consegue integrar com seu Smartphone, Tablete e computador. E também, é possível programar lembretes com alarmes.

Na agenda eu programo os compromissos financeiros, tanto pessoais como os dos projetos digitais, prazos importantes como lançamento de produtos, atualizações… Em fim, de forma geral eu uso a agenda como lembrete de prazos.

Método GTD (Getting Things Done) – Fazer as Coisas Acontecerem

É um método criado por David Allen, este método ganhou grande fama mundo a fora. Apesar de eu não usar todo o método atualmente, eu aplico boa parte dos conceitos do método.

  • Passo 01 – Coletar: Tires as coisas da mente e coloque no papel, escreva tudo o que você precisa fazer e tem em mente. Não se preocupe com a organização, só coloque no papel.
  • Passo 02 – Processar: É o momento de identificar ações para o cumprimento das tarefas. Exemplo: Tarefa: Criar um Blog, Processar: Domínio, hospedagem, tema…
  • Passo 03 – Organizar: Nesse passo você vai organizar suas listas de tarefas, que são organizadas conforme áreas.
  • Passo 04 – Revisão: Você deve fazer revisões diárias e semanais para atualizar suas listas;
  • Passo 05 – Fazer: Aqui é o momento de fazer o que precisa ser feito.

#04 – Ser Mais Produtivo: Usando Aplicativos

Os aplicativos podem nos ajudar muito a ser mais produtivo. Já falei alguns no artigo, mas quero te falar sobre mais alguns que podem ser muito úteis para você. E também vou deixar dicas para que você ganhe tempo com simples programações nos sistemas que você usa.

Resposta Automática

Para que você não seja interrompido e pare o tempo para conferir e-mails e mensagens, cadastre uma resposta automática no seu E-mail e em tudo que for possível cadastrar. Eu atualmente uso resposta automática no e-mail de vários projetos e também na minha FanPage. E informo que assim que possível eu responderei. Dessa forma a pessoa que entrou em contato não fica sem uma resposta e você não perde tempo respondendo um a um. E reservo um horário no dia para responder todos. Isso é muito mais produtivo.

Unroll

O Unroll é uma ferramenta para limpeza da caixa de entrada do seu e-mail. No decorrer do tempo, vamos nos cadastrando em diversas listas de e-mail e nossa caixa de entrada fica lotada. O que atrapalha nossa produtividade. Então para ser mais produtivo é importante ter uma caixa de entrada clean. Esse aplicativo é uma mão na roda para gerenciar isso.

Vídeo Speed Controller

Nós, empreendedores digitais, temos sempre que estudar. Eu estudo muito e assisto muitos vídeos. O Vídeo Speed Controller é uma extensão para o Google Chrome que permite acelerar os vídeos. Eu assisto os vídeos com a velocidade 2.0x, assim que dobro minha velocidade de aprendizado por vídeos.

Automações

Existem aplicativos que nos ajudam muito na automação de processos. Eles respondem a uma ação que você faz e geram várias outras ações.

Para redes sociais eu uso e recomendo o HootSuite ou  o Buffer. Com esses aplicativos é possível fazer simultaneamente uma postagem em diversas redes sociais. É possível ainda programar todas as publicações. Esses sistemas tem contas gratuitas e pagas.

Outro aplicativo gratuito que recomendo para automação é o IFTTT. Ele funciona no seguinte esquema:  IFTTT  | IF THIS THAN THAT

– IF THIS: Você programa o ponto de partida, “Se isso” acontecer… Exemplo: Postar um vídeo no YouTube.

THAN THAT: A partir da ação primária o sistema faz outra automaticamente “Então Faça”, como exemplo, publicar na Fan Page.

Assim toda vez que você postar um vídeo novo no YouTube, ele automaticamente vai postar na sua FanPage. Você pode programar todo tipo de automação que você imaginar, até dar parabéns automaticamente para os amigos do Facebook. 🙂

Evernote

O Evernote é um aplicativo realmente diferenciado. Você pode sincronizar ele com sua agenda do Google, gravar áudios, usar no Smartphones e todos os seus dispositivos. São tantas funções que eu poderia fazer um artigo só sobre ele. Caso você ainda não use, comece a usar e vá aos poucos explorando os recursos dele.

Pomodoro – Tempo Focado

Eu uso um aplicativo para marcar o meu tempo de trabalho focado. Geralmente eu trabalho com blocos de tempo de uma hora de trabalho ininterrupta e paro por 05 minutos, essa é a técnica pomodoro. Eu uso ela de forma conjunto com o método KANBAN. Você pode pesquisar por aplicativos gratuitos para isso, como este aqui.

#05 – Ser Mais Produtivo: Elimine distrações

Paradas para distrações são coisas que limitam nossa produtividade.

Qualquer coisa pode se tornar uma distração: Internet, YouTube, Facebook, Twitter, WhatsApp etc. Essas coisas podem nos prender e impedir de fazer o que precisa ser feito, nos impedindo de ser mais produtivo.

Analise sobre sua rotina diária e observe quando sua produtividade cai. Você vai perceber que coincide com uma pequena distração. Uma simples distração para ver uma mensagem, nos leva a outras distrações, e nossa produtividade despenca.

Faça um experimento de uma semana, pegue uma folha e anote cada distração que você tiver durante o trabalho. No final do período avalie o que você precisa ter atenção para não se distrair.

#06 – Ser Mais Produtivo: Motivação

Sem motivação simplesmente nós não funcionamos! Uma pessoa desmotivada é uma pessoa improdutiva. Você quer ser mais produtivo? Mantenha sua motivação em alta. Se necessário, escreva e deixe visível para você quais são os motivos que te levam a trabalhar, estudar… Tenha suas metas e objetivos.

Realmente me motiva muito ver meus alunos tendo sucesso. Por isso tenho focado muito em desenvolver cada vez mais os meus treinamentos. Na semana passada eu publiquei novos módulos no treinamento Fórmula Negócio Online, para tornar o treinamento ainda mais completo e melhor. Isso me motiva! E o que te motiva? Encontra seus motivos e se apegue a eles!

Espero que você tenha chegado até aqui! Gostou deste artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe suas experiências comigo!

Abraços e até a próxima!

Alex Vargas

www.formulanegocioonline.com

Deixe Sua Opinião

Thanks!