Como Vender Produtos na Internet Usando Táticas de Marketing Digital Alex Vargas 2017/07/21 at 5:57pm 2018/06/28 at 11:04pm

Você sabia que, até 2021, o comércio eletrônico vai dobrar o faturamento, crescendo em 12,4% por ano? Esse dado foi resultado de uma pesquisa do Google em Outubro de 2016 e divulgada pelo G1, informando que até lá esse comércio vai ter a participação de R$ 85 bilhões nas vendas.

Isso porque, nos próximos 4 anos, mais de 27 milhões de pessoas vão fazer as compras online pela primeira vez, representando 44% dos consumidores digitais. Isso irá resultar em um total de 67,4 milhões de internautas que preferem comprar pela internet até 2021.

Você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com você e por que isso é relevante ou importante? Então, te convido a refletir comigo…

Se, dentro desse tempo, os consumidores irão dobrar, esse é o momento de aprender as melhores maneiras de como vender produtos na internet e descobrir como lucrar nesse mercado que vai render tanto em pouquíssimo tempo.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Esse é o melhor momento para você aprender a vender de verdade, cativar o público, conseguir consumidores fiéis e que farão de você um empreendedor digital de sucesso. E é isto que eu vou te ensinar a partir de agora, por isso, preste muita atenção nas dicas e nos caminhos que farão de você um empreendedor digital imbatível.

Vamos nessa?

Caminhos para descobrir como vender produtos na internet

Não adianta saber as manhas de negociação, se não sabe como vender produtos na internet e ter sucesso com um negócio online, pois, sem o caminho das pedras, você pode até ir bem, mas é possível que não dure muito tempo.

Uma dica que eu já dou de início aqui para você é que, mesmo que você venda produtos físicos, invista em aprender como vender produtos na internet e valorize essa mistura de online e off-line, porque dá muito certo.

Essa integração de online e offline, em que você vende os seus produtos físicos e virtuais, se chama “omnichannel”, que, ainda de acordo com a pesquisa que falamos no início, receberá um investimento muito maior pelos vendedores com o objetivo de aumentar a competitividade nas vendas.

Toda essa preocupação em vender omnichannel está ocorrendo porque os consumidores desse estilo gastam até 40% a mais e costumam ser mais fiéis a essas empresas, se comparados aos que compram por um canal só.

Agora que você já entendeu mais sobre a importância dessa mistura, fique com isso em mente e aprenda de uma vez por todas os melhores caminhos para saber como ter resultados incríveis com vendas na internet.

Como vender produtos na internet (mercadoria física)

Como vender na produtos físicos na internet

Se você tem uma loja física e ainda está relutando em aprender como vender produtos na internet, pode estar desperdiçando muito, mas muito dinheiro. Só em 2017, de acordo com a pesquisa da Ebit, o faturamento terá um total de 49,7 bilhões e você pode até estar um pouco atrasado, mas ainda há tempo para ter uma participação nesses ganhos exorbitantes.

Já que você quer participar desse crescimento, porque algo que os bons vendedores têm em comum é a ambição (no sentido positivo), vou te dar uma dica: invista em um site próprio e disponibilize todos os produtos que você tem fisicamente também no mundo digital.

Reflita comigo: enquanto sua loja está faturando só com as pessoas que compram presencialmente, você poderá aumentar em 44% o faturamento com esse mesmo público e, ainda, alcançar novas pessoas do país inteiro, que ainda não conheciam a sua marca (por causa das barreiras físicas que acompanham as vendas presenciais).

A internet te dá esse poder, aproveite!

Vender produtos digitais como infoprodutor

Como vender produtos digitais na internet

Quanto custa para você gravar um vídeo passando todo o seu conhecimento de negócios, vendas ou produtos, para alguém que quer seguir os seus passos? Ou, até mesmo, escrever sobre esses assuntos que podem ser interessantes para várias pessoas?

Pelos meus conhecimentos sobre isso, é provável que você só invista o seu tempo e, ainda pela minha própria experiência, vai ter um retorno surpreendente maior.

Você pode estar pensando: mas é só isso? Passar o que eu sei para alguém e as pessoas vão comprar? Claro que sim! As pessoas precisam saber o que funciona, porque cada vez mais estão interessadas em informações de verdade, não em propagandas pagas na TV ou em anúncios superficiais.

Os infoprodutos formam a base de muitos negócios de sucesso.

Como são os infoprodutos?

Um infoproduto se trata de um arquivo para download que não precisa de nenhum tipo de espaço físico, podendo ser:

  • E-book (livro digital);
  • Apostilas com cursos atrativos;
  • Curso ou minicurso em vídeo;
  • Software para computador;

E ainda muitos outros que você não precisa investir em nada tangível ou físico, apenas virtual que quase não exige grandes investimentos. Geralmente os infoprodutos são disponibilizados para o usuário logo depois do pagamento pelo serviço, por meio da internet mesmo.

Você pode disponibilizar e-books com informações relevantes e gratuitas para divulgar os seus produtos e serviços. Um exemplo é o livro digital, que disponibilizei gratuitamente, chamado 10 passos únicos para o seu negócio online.

Vender como afiliado

Como vender produtos na internet com marketing de afiliados

Como eu explico neste artigo sobre afiliados e estratégias, ser um afiliado é um dos caminhos para descobrir como vender produtos na internet, já que você não precisa criar um produto, apenas vender um que já está criado.

Esse modelo de como vender produtos na internet pode ser muito lucrativo para você que tem a habilidade de vender ou gosta da área, mas não tem o interesse, a curto prazo, de vender serviços próprios.

Se você souber como vender produtos na internet como afiliado, pulará, pelo menos 80% do processo que teria que percorrer para ter sucesso no mundo digital. E nesse modelo de vendas, você pode escolher trabalhar com os dois tipos de produtos: os digitais e os físicos.

Como vender produtos na internet como afiliado?

Basta escolher uma plataforma, como a Hotmart, Monetizze ou outra de sua preferência, se cadastrar e escolher o produto que mais te atrai para vender e que dá mais resultado.

É muito fácil se cadastrar e começar a trabalhar como afiliado tendo apenas investimento de tempo e recebendo um retorno incrível. Você pode aprender o passo a passo para se cadastrar e começar a vender como afiliado aqui.

Continue vendo as outras maneiras de como vender produtos na internet, porque mais a frente vou te mostrar quais são os serviços que fazem mais sucesso nas vendas digitais e que aumentam significativamente os ganhos de quem investe.

Se você já trabalha ou pensa em trabalhar como afiliado, aprenda técnicas práticas e fáceis de aplicar no cotidiano para descobrir como vender produtos na internet com sucesso; baixe gratuitamente o e-book sobre 27 maneiras para vender como afiliado.

Vender com e-commerce

vender produtos na internet através de um e-commerce

O e-commerce se trata de uma abreviação do termo em Inglês “Eletronic Commerce”, que tem o mesmo significado “Comércio Eletrônico” na língua portuguesa. Ele é baseado em plataformas eletrônicas, como:

  • Computadores;
  • Smartphones;
  • Tablets;

Ou, ainda, qualquer outro dispositivo eletrônico que tenha conexão com a internet, para que o consumidor veja a comercialização dos produtos e possa comprá-los.

Esse tipo de comércio começou a aparecer assim que surgiu a internet para facilitar as compras e vendas que, no início, eram apenas de produtos físicos e com valores pequenos, como DVDs, CDs, livros etc., mas que hoje são negociados produtos considerados caros e de luxos, como mansões, obras de arte, iates e outros.

Isso vem acontecendo graças à confiança que os vendedores estão ganhando com os internautas e pela facilidade de compra que as plataformas oferecem, como comprar com cartão, boleto, moedas virtuais etc.

Como vender produtos na internet com o e-commerce?

Hoje existem diversas maneiras de saber realmente como vender produtos na internet, inclusive existem meios gratuitos para você começar. Se você não quiser ter gastos com um programador ou web designer, para ter uma plataforma online própria, pode se cadastrar no WordPress e escolher um template que te possibilite configurar o e-commerce.

Independente da plataforma que escolher, uma outra dica que te dou é que você também adapte o site para o estilo mobile. Já que, ainda pela pesquisa do Google, 30% dos internautas só podem ser alcançados pelo celular pois não acessam a internet em outros tipos de dispositivos.

Produtos que mais venderão na internet até 2021

Oportunidades de vender produtos na internet

Esse levantamento da Google foi feito com, aproximadamente, 4.500 pessoas com idades entre 16 e 75 anos, com respostas de questões sobre 3 categorias selecionadas aleatoriamente, baseada nas compras dos últimos 3 meses (online e offline).

As 14 categorias do estudo foram: calçados, beleza e cosméticos, livros, móveis, roupas e acessórios, artigos e roupas esportivas, ferramentas de áudio e vídeo, tablets, computadores e periféricos, smartphones, eletroportáteis, televisores, eletrodomésticos e alimentos e bebidas.

A previsão de crescimento em destaque, para que você acerte em como vender produtos na internet, foi para as seguintes categorias:

  • Artigos, roupas esportivas e livros crescerão em 17%;
  • Roupas e beleza em 15%.

Tudo isso entre os anos de 2016 e 2021, ampliando significativamente a participação já em 2018.

As categorias de calçados, roupas, beleza e alimentos, que em 2010 tinham 11% de participação nas vendas, irão para 25% em 2018, no total das vendas.

De acordo com esse levantamento, os livros, eletrônicos e eletrodomésticos, ainda serão maioria e continuarão exercendo maior influência de vendas nas lojas físicas e online.

E para você que já está começando a gostar do omnichannel, saiba que 6 em cada 10 vendas desses produtos são iniciados pela interação com a internet. Sendo que em 2021, vai aumentar para 8 em cada 10.

Estratégias e táticas sobre como vender produtos na internet

Táticas para vender produtos digitais

Os caminhos que te passei até agora para iniciar a jornada de como vender produtos na internet são ótimos, mas não será tão vantajoso se você começar de qualquer maneira. O que quis dizer com isso é: ter uma oportunidade é realmente incrível, mas de nada adiantará se você não souber como aproveitá-la.

A frase de Paulo Coelho reflete muito o que acabei de te falar:

Aproveite todas as oportunidades na sua vida, porque, quando elas passam, demoram bastante tempo para voltar.

Por isso, agora que você já conhece as vantagens de cada tipo de venda online, resolvi realmente te passar um guia completo para que você saiba até quais passos tomar e quais as melhores estratégias na hora de ganhar um cliente.

Marketing de Conteúdo

Ah, o nosso querido marketing de conteúdo. Quem já trabalha online, ou já utiliza a estratégia para vender, sabe bem a importância dele para as vendas; mas se você ainda não conhece vou te apresentar de forma clara essa tática.

O marketing de conteúdo se trata de engajar o público que deseja alcançar e aumentar a sua rede de clientes por meio de conteúdos relevantes, valiosos e atraentes, que envolvam e gerem valor para quem os acessa. Essa é uma das melhores maneiras de gerar mais vendas, criando percepções positivas sobre a sua marca.

Com o marketing de conteúdo você consegue:

  • Atrair o público;
  • Reter os clientes;
  • Gerar vendas.

Imagine que você tenha escolhido o caminho do trabalho como afiliado e queira divulgar as informações do produto que você vende e educar seus clientes para a compra, afinal existem pessoas que só não compraram ainda os produtos porque não conhecem as características deles. Como fazer isso da melhor maneira? Criando conteúdo de valor para seu público.

Um dos caminhos que eu indico é que você tenha um blog não só para divulgar as características do produto, mas para gerar engajamento, construir relacionamento, fazer sua autoridade reconhecida, etc. Não tente jogar qualquer informação para o público, passe dados relevantes e que realmente atendam às necessidades dos consumidores, sem sensacionalismo ou enrolações. O marketing de conteúdo vai te ajudar com isso.

Como vender produtos na internet com o marketing de conteúdo?

A primeira coisa é criar um conteúdo personalizado, que realmente atenda às dúvidas dos seus clientes em potencial.

De acordo com a Key Difference Media, 78% dos consumidores vão acreditar nos seus produtos e marca se você criar um conteúdo personalizado, que tenha o foco mais em ensinar do que vender.

E um outro dado relevante, divulgado pela Dragon Search Marketing, é que 61% dos consumidores são influenciados para a compra pelos conteúdos customizados ou personalizados.

Maneiras de sucesso para trabalhar o marketing de conteúdo

Existem várias maneiras de distribuir conteúdo e estilos diferentes de plataformas digitais, para atingir o sucesso com essa estratégia. Veja os mais utilizados atualmente:

Para complementar isso, tenho um artigo que lista 19 dicas criativas para transformar seu marketing de conteúdo em uma fonte inesgotável de vendas.

Automação de marketing e e-mail marketing

Você sabia que 92% dos adultos que estão presentes no mundo digital utilizam e-mail? E que 72% dos consumidores escolhem o e-mail como a melhor maneira de receber comunicações de marcas e empresas?

Esses dados foram divulgados, respectivamente, pela Pew Research e Marketing Sherpa, mostrando a importância de investir em e-mails como estratégias de como vender produtos na internet.

Mas no meio desses dados que te passei você pode estar tentando entender que “bicho” é esse que chamamos de automação de marketing. Calma, vou te explicar…

Essa é uma técnica que possibilita aumentar as vendas sem precisar investir em muitos vendedores e pessoas envolvidas no processo, ou seja, você consegue vender mais e gastar menos.

A automação de marketing une tecnologia a processos eficientes e automáticos, com o objetivo de levar mais resultados em vendas. Ele é dividido em 3 partes:

1 – Rastrear os pontos de contatos entre empresas e leads (potenciais clientes)

Claro que a percepção que um cliente tem de uma empresa é determinada pelas interações que existem entre os dois, como trocas de emails, ligações, buscas em sites, posts no Facebook etc.

É aí que entra o e-mail nessa automatização: no melhor canal para contatar o cliente. Este é considerado um dos melhores pontos de contato entre clientes e empresas, por causa dos dados que falamos no começo deste tópico sobre automatização e e-mails.

2 – Automatizar tarefas repetitivas

Um dos problemas que algumas pessoas enfrentam no cotidiano, para enviar e-mail marketing, é ter que fazer várias tarefas para conseguir alcançar os clientes, fazendo um esforço quase que fora da realidade.

A boa notícia é que você pode diminuir essa dependência de programadores, vendedores e designers, apenas contratando ferramentas especializadas de automação de marketing.

3 –  Gerar relatórios das ações e identificar quais ações geram mais resultados

Não adianta automatizar os processos e enviar emails para os clientes divulgando os produtos, se você não acompanha os resultados para ver em que precisa melhorar e quais canais geram mais resultados para você (blogs, sites, redes sociais, anúncios etc).

Por isso, para saber como vender produtos na internet e alcançar os resultados que o e-mail marketing pode te proporcionar, invista o seu tempo acompanhando os resultados.

Publicidade online

Se você acha que a publicidade não é uma das “queridinhas” dos resultados empresariais sobre como vender produtos na internet, pode estar indo por um caminho errado.

Para você ter ideia, em 2006 o compartilhamento dos 3 principais anúncios em vídeos era de 244.395, mas em 2013 já era de 12.000.000, ou seja, teve um aumento de 5.000% em apenas 7 anos.

A publicidade online tem como objetivo influenciar consumidores a comprar produtos ou serviços, sejam físicos ou digitais, por meio de anúncios na internet. E eles podem ser divulgados de diversas maneiras…

A ideia é que você consiga divulgar a sua marca, produto, serviço ou ideia, por meio de ferramentas disponíveis na própria internet. Algumas delas são:

  • Vídeos;
  • Conteúdos;
  • Anúncios pagos em blogs;
  • Anúncios pagos no Google;
  • Banners em sites com muitos acessos.

Existem inúmeras maneiras, além dessas, para você atingir o objetivo de como vender produtos na internet com um retorno maior, podendo ser pagas ou não. Inclusive, é bom que você saiba que o e-mail marketing é uma maneira de publicidade online.

Com a publicidade online você pode abordar temas criativos, que são de interesse do seu empreendimento e do seu público-alvo também. Deixar o público bem informado com o marketing de conteúdo também é uma maneira de publicidade online.

Você já percebeu que todas as estratégias estão conectadas? Pois é, apesar de te passar diversos dados incríveis sobre elas, não são tão difíceis de colocar em prática no cotidiano e, ainda, garantem excelentes resultados.

Ah, é bom saber que se você quiser ter dicas para se inspirar, colocar em prática o que estou te passando aqui e, ainda, descobrir como ter uma fonte inesgotável de vendas utilizando essas estratégias, acesse este conteúdo e saiba como.

Redes sociais

Quer mais um exemplo de união entre mais de uma estratégia dita aqui? Então lá vai…

De acordo com a Social Pilot, 98% dos posts que têm imagens, no Linkedin, possuem mais comentários e os com links conseguem 200% a mais de engajamento.

Portanto, ao usar uma rede social para os negócios, invista na integração entre as informações. Ou seja, use as redes para publicar conteúdos, prospectar clientes, atrair público com dados relevantes e outras estratégias que já te passei até aqui.

Algumas redes sociais mais usadas para negócios são:

  • Facebook – com 1 bilhão e 86 milhões de usuários ativos ao mês;
  • Instagram – 51% utilizam diariamente e várias vezes ao dia;
  • Snapchat – 400 milhões de snapchats são compartilhados por dia, sendo quase 9 mil fotos por segundo.
  • YouTube – 10 mil vídeos no YouTube geram mais de 1 bilhão de views.
  • Linkedin – existem mais de 450 milhões de perfis nessa rede social, com média de 17 minutos por usuário ativo.

Dica extra sobre como vender produtos na internet

Para finalizar com chave de ouro essas informações super importantes que te passei até agora, é importante que você não se feche às possibilidades e ao conhecimento.

Orison Swett Marden diz:

Quando uma porta se fecha para você, existe outra que se abre. Porém, às vezes, existe tanto ressentimento por causa da porta fechada, que você não consegue perceber a porta que se abriu.

Não seja essa pessoa que não dá a mínima para as informações sobre o mundo digital e acha que isso é uma grande bobagem só por uma experiência ruim que teve. Siga os conselhos que te passei com toda a segurança e veja por si mesmo que é possível aprender de verdade como vender produtos na internet.

Se você tem dúvidas sobre esse e outros assuntos que podem mudar a sua vida e o seu negócio, continue me acompanhando aqui no blog e confira os assuntos que separei para você. Ah, e claro, deixe um comentário. Gostaria muito de saber sua opinião!

Abraços,

Alex Vargas!

Olha Que Legal Também

129 Compart.
Compartilhar129
Twittar
Compartilhar
WhatsApp