Link do vídeo: MARKETING DIGITAL | A Principal Estratégia HOJE Para Crescer Sempre no Longo Prazo
https://www.youtube.com/watch?v=aW9VJTXI-as

Olá! Tudo bem? Alex Vargas do Fórmula Negócio Online. E no artigo de hoje eu quero deixar uma dica pra você sobre uma das principais estratégias para saúde e crescimento do seu negócio online. Essa estratégia vai te permitir crescer sempre no longo prazo. Se você gosta desse assunto e quer ir mais além eu te convido a fazer o download do meu E-book “Guia Completo para Montar um Negócio Online” Basta Clicar Aqui para baixar. São mais de 100 páginas de puro conteúdo pra você.

Então, como eu disse hoje eu quero dar uma dica para você com a principal estratégia para o seu negócio de marketing digital crescer sempre no longo prazo. Você vai entender que a construção de um negócio sustentável é simples.

Você tem uma oferta de um produto qualquer que custa em torno de 200,00. Você consegue (estou exemplificando) atrair tráfego para essa oferta. E pode ser por tráfego pago que é relativamente simples, e para nosso exemplo vamos imaginar uma situação que funciona hoje. Você coloca 100,00 em anúncios no Facebook Ads e você consegue fazer a venda de um produto onde você ganha 200,00 de volta. Mais ou menos é esse o retorno que se tem no Facebook Ads. E esse é um cenário ideal.

Só que esse cenário já está começando a mudar. E daqui um ou dois anos no máximo, essa conta provavelmente não vai fechar. Ou vai ficar bem apertada. Por exemplo, pode chegar a ter que investir 180,00 para vender um produto de 200,00. Ou você colocar 200,00 pra vender um produto de 200,00. Ou até colocar 250,00 para vender um produto de 200,00. Mas aí você pode dizer, nossa isso não faz sentido…

Do ponto de vista básico, realmente não faz sentido. Mas se você olhar para o mercado americano, que sempre mostra de forma antecipada as tendências para o mercado brasileiro, lá esse cenário já acontece. E por que alguém faz um anúncio para ter prejuízo? É porque a pessoa que faz isso já pensa num funil e em vendas recorrentes com estratégias mais avançadas.

Mas por que esse cenário de investir 200,00 para ter 250,00 de retorno? Porque o tráfego pago está ficando cada vez mais caro devido à concorrência.  Isso é mais evidente no caso do Google Adwords, mas também está acontecendo com o Facebook Ads. Essa concorrência força o aumento do preço do tráfego pago.  A concorrência aumenta o leilão pelo espaço publicitário do Facebook. Dessa forma quem paga mais leva. E assim o preço aumenta.

Então, qual é a solução para você resolver isso hoje e ter crescer sempre no longo prazo? Vou deixar pra você duas recomendações pra você:

Tráfego Orgânico e Construção de Audiência

Você precisa focar nesses dois pontos para que seu negócio cresça ao longo do tempo. E vamos ver então como você pode começar a fazer isso hoje. Tráfego Orgânico e construção de audiência são duas coisas que precisam ser feitas, mas demoram em dar resultado. São estratégias de retorno no médio e longo prazo.

Dessa forma, eu recomendo que você continue investindo em tráfego pago, para alavancar seu

negócio e continuar fazendo vendas. Porém, hoje também você inicia a construção do seu tráfego orgânico e a construção da sua audiência.

Tráfego Orgânico Para Crescer Sempre no Longo Prazo

Para tráfego orgânico, o mais indicado é a criação de ativos em vários canais de conteúdo. Esses ativos vão trabalhar para você no decorrer do tempo. E quais canais você precisa trabalhar?

  • Blog de Conteúdo;
  • Canal no YouTube;
  • FanPage no Facebook;
  • Perfil no Instagram;

Você deve manter esses canais ativos e criar conteúdo para essas mídias. E para produzir esse conteúdo você deve fazer algo que sua audiência já está buscando. É necessário ter um conhecimento básico do seu público alvo. Eu sempre dou exemplos aqui. Por exemplo, se você quer vender produtos de musculação, dessa forma você precisa produzir conteúdos que falam sobre isso de forma bem específica e resolvendo pequenas dúvidas desse publico: COMO GANHAR MASSA MUSCULAR NAS PERNAS MAIS FACILMENTE.

Outra forma para descobrir o que publicar é analisar a concorrência. O que outras pessoas que atuam no seu nicho estão publicando? Quais conteúdos deles geram mais engajamento? Assim você tem ideias de conteúdos para publicar. E também você deve olhar duas ferramentas que mostram o que as pessoas pesquisam como:

Com essas ferramentas você consegue saber a quantidade de pessoas que estão pesquisando por determinado tempo. Por exemplo: “como emagrecer”. Essas ferramentas mostram a quantidade de pesquisa e também centenas de palavras-chave relacionadas a essa pesquisa. Te dando muitas opções para produzir conteúdo de interesse do seu público. Dessa forma, cada artigo ou qualquer tipo de conteúdo que você crie, será encontrado pelo seu público através do tráfego orgânico.

Construção de Audiência para Crescer Sempre no Longo Prazo

A construção de audiência é extremamente importante para o sucesso do seu negócio online. É necessário pensar sempre nisso. Boa parte da audiência vem da publicação de conteúdo direcionado que eu disse anteriormente. Quando as pessoas encontram seu conteúdo e sentem satisfeitas devido à qualidade, essas pessoas passam a te seguir e acompanhar suas publicações.

Redes Sociais

Outro ponto importante é a sua presença nas Redes Sociais. É necessário ter uma atuação ativa e agregadora. Sempre atue gerando valor para as pessoas. Com isso a tendência é que seus conteúdos sejam compartilhados aumentando ainda mais sua audiência.

Importante também avaliar quais são as redes sociais mais relevantes para o seu nicho de atuação. O Linkedin é uma boa rede para o nicho de negócios, o mesmo não se pode dizer para o nicho de relacionamento.

Construção de Listas

Esse é um dos assuntos que eu sempre falo aqui no canal. Investir e trabalhar na construção de listas. Aqui no blog tem vários vídeos sobre a construção de listas de e-mails. Mas ultimamente eu tenho falado sobre a criação de outras listas. Vou enumerar por ordem de importância as listas que você deve trabalhar para construir:

  1. Lista de E-mail: Ainda continua sendo a lista mais importante de todas. Boa parte das minhas vendas vem da lista de E-mail.
  2. Listas Sociais: É a construção de listas de seguidores em diversas redes sociais relacionadas no seu negócio.
  3. Listas de Whats App: As listas de transmissão no Whats App têm se tornado cada vez mais efetiva, vale a pena trabalhar com elas. Já estamos implantando aqui nos nossos projetos.
  4. Listas de Notificação: Aqui eu uso o sistema de notificações Push Crew. As pessoas recebem uma notificação enviada por você. E a captura é feita no seu blog.
Atenção: Benefícios de se construir uma audiência

Quando você constrói sua audiência você tem muitos benefícios. O primeiro benefício é que você não depende só de tráfego pago. Quando você tem uma audiência grande e tem seguidores, esses seguidores são seus. Pode ser que você tenha investido dinheiro para construir essa lista, mas agora eles são seus. Toda vez que você entrar em contato com uma das suas listas, uma grande parcela dessas pessoas que estão na sua lista vão receber de graça. Não é necessário fazer um anúncio para gerar essa comunicação. Então, você consegue trazer tráfego par ao seu site a partir dessa audiência que você construiu.

O segundo benefício é a possibilidade de vender mais produtos para a mesma pessoa. Se as pessoas confiam em você à tendência é que comprem mais de você a partir de suas indicações. Lembra daquele exemplo que eu dei no início do vídeo sobre a possibilidade de fazer anúncio sem ter retorno? Então, depois de fazer essa venda sem lucro, você tem a possibilidade de trabalhar essa pessoa que já comprou através de uma estratégia de funil de vendas. Esse é o conceito de valor vitalício de um cliente, que pode gerar vendas para você futuramente.

Quando você tem uma audiência também é possível vender como afiliado. Por exemplo, no meu blog e no meu canal. Eu estou construindo uma audiência neles. Algumas semanas atrás eu gravei um vídeo e um artigo sobre dicas para o YouTube e indiquei um produto de uma amiga que era exatamente como criar um canal bem sucedido no YouTube. Eu fiz várias vendas como afiliado usando a audiência. E isso eu poderia ter feito também usando alguma ou todas as minhas listas.

Outras coisas que podem ser feitas aproveitando a audiência são:

  • Lançamento de um produto seu;
  • Participar de um lançamento de um produto;
  • Usar as listas de E-mail e seguidores do Facebook para determinar o perfil do público alvo;
  • Usar sua lista de e-mail para fazer um anúncio direcionado no Facebook e para um perfil parecido com sua lista (Lista look alike);

Dica final

Monte sua estratégia com ações de curto prazo, através da geração de tráfego pago. E estratégias de longo prazo, investindo na criação de audiência e produção de conteúdo de qualidade. É importante focar em realizar vendas. Mas o segredo do Marketing Digital é a venda consultiva ou indireta. Se todas as suas ações são focadas em “forçar” vendas, você pode na verdade ter o efeito contrário do esperado. Procure intercalar em 7×1, enviando 7 conteúdos de qualidade com uma oferta de venda consultiva. Sempre mostrando um produto complementar aos conteúdos já enviados.

Espero que essas dicas sejam úteis para você. Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo!

Abraços e até a próxima!

Olha Que Legal Também