Como Ter Sucesso Com Seu Blog – Criar Audiência E Vender Muito

Como Ter Sucesso Com Seu Blog – Criar Audiência E Vender Muito

Link do vídeo: Como FAZER UM BLOG DE SUCESSO – https://www.youtube.com/watch?v=UH2rrH2xIR4

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Olá! Alex Vargas aqui, do Fórmula Negócio Online. E neste artigo vou falar pra você sobre blogs. Como você faz para ter um blog de sucesso, criar audiência e vender mais. Não sei se você lembra, nos últimos vídeos e artigos, eu falei muito sobre tráfego através de marketing de conteúdo. E forma vídeos bem legais, o pessoal comentou bastante.

E sobre marketing de conteúdo a gente sempre pensa em blogs. Eu considero o blog como uma peça central de uma estratégia de marketing de conteúdo. É onde você vai centralizar seu conteúdo, e daí você vai disponibilizar em várias outras mídias.

Não sei se você acompanha o mercado de marketing digital… Mas muita gente fala mal, muita gente fala bem. Fato é que vários anos atrás (por volta de ) os blogs tiveram um boom. Todo mundo queria ter um blog.

Só que depois disso, o blog caiu. As pessoas pararam de usar e começaram a investir em tráfego pago e anúncios diretos. Só que hoje o blog voltou com tudo. Por quê? Por que o blog vai funcionar pra você por um longo prazo. Já o tráfego pago a tendência tem sido de aumento do preço devido à concorrência. Eu falo muito de blog por que eu tenho convicção que é uma estratégia que dá bastante resultado.

E neste artigo, como eu disse, vou focar em te ensinar como você pode criar audiência, gerar tráfego e vender mais através de um blog. Eu vou te mostrar as 3 formas do porquê seu blog não se conecta com sua audiência e nem cria audiência. E 8 itens que você tem que fazer para seu blog ter resultado.

Como Ter Sucesso Com Seu Blog – Criar Audiência e Vender Muito

Porque Seu Blog Não Conecta e nem Cria Audiência?

#01 – Falta de Personalidade, Qualidade, Intenção, Comprometimento…

Esse é o primeiro ponto que você precisa saber. Todo o seu blog precisa ser bem feito. Ele precisa refletir sua personalidade. No vídeo eu falo de um exemplo de um blog de uma empreendedora americana e ela usa suas próprias imagens. Assim como eu também uso aqui no blog e no canal do YouTube.

Quando você vai além do que todos fazem (no caso de imagens, pegam imagens gratuitas e até no Google Images) você mostra comprometimento com as pessoas. E além disso, mostra qualidade! Intenção de fazer bem feito, com excelência.

Então busque colocar sua personalidade no blog. Conteúdos que saem de você, expressando sua opinião. Fazer alguns vídeos, colocar suas próprias fotos. Pode ter um grupo aonde você conversa com sua audiência. Colocar qualidade e compromisso no seu blog. Postando novos conteúdos semanais. Entregando valor para sua audiência.

Pode ter certeza que se fizer isso, você vai ter muito mais resultados.

 

#02 – Evite Conteúdo Genérico

O segundo motivo que impede seu blog de criar audiência é a criação de conteúdo genérico. Evite criar conteúdo para fazer número. Aquele tipo de conteúdo que tem em todo lugar. Você faz uma pesquisa no Google, cria um conteúdo e joga lá no blog… Só pra ter mais um artigo.

Essa é uma prática que você não pode fazer. Outra coisa que você deve evitar é contratar o serviço mais barato para produzir seus conteúdos. Tem pessoas que economizam R$ 5,00 e compram um péssimo artigo.  Será que essas práticas vão construir audiência? Que vão levar as pessoas a querer estar perto de você? Será que vão comprar os produtos que você divulga? Com esse tipo de atitude isso vai acontecer. Com certeza não.

– Você precisar ter conteúdos que gerem autoridade. Que mostrem para o público que você é uma pessoa real e que tem a intenção de fazer bem feito.

 

#03 – A Falta de Criar uma Audiência

O terceiro ponto que eu considero fundamental é a falta de criar uma audiência. Você tem ter um bom conteúdo, isso é fato. Para que seu blog se conecte com a audiência, a audiência precisa conhecer seu blog. Você precisa trazê-los ao seu blog.

E é isso que vamos falar a seguir. As 8 coisas que você precisa fazer para que seu blog realmente tenha resultado.

#01 – Conteúdos – Problemas específicos

Você tem que focar em conteúdo de qualidade. Isso é muito importante. Conteúdo de qualidade faz com que você conecte e atraia audiência. Eu tenho falado muito sobre tráfego… Tráfego através da otimização de site. Porém você precisa focar na criação de conteúdo para pessoas e não somente para ser bem posicionado no Google.

As pessoas que de fato vão fazer diferença no seu blog. Elas vão compartilhar seus conteúdos, se inscrever na sua lista e comprar os produtos que você recomenda.

Então o primeiro ponto que você precisa saber é criar conteúdos que resolva problemas específicos das pessoas.  Basicamente, pense em um problema da sua audiência e trace a solução para ele.

Exemplo: 23 Técnicas de SEO para Aumentar o Tráfego do Seu Site.

Para quem trabalha com marketing digital, um dos problemas da audiência é trazer tráfego para os produtos e links de afiliado. Então criar um conteúdo como o do exemplo acima realmente vai resolver um problema.

Estratégia Extra

Uma estratégia que você pode fazer e serializar o conteúdo. Criando outros conteúdos a partir do mesmo problema. Criando vários conteúdos sobre geração de tráfego, para o nosso exemplo acima. O conceito de serializar é basicamente pegar o mesmo problema da audiência e apresentar diversas soluções para ele.

como-ter-sucesso-com-seu-blog-criar-audiencia-e-vender-muito-1

#02 – Conteúdos – Cases de Sucesso

Outro tipo de conteúdo que você pode criar são os cases de sucesso. Contar cases de sucesso gera um grande engajamento da audiência. Podem ser cases seus, contando histórias como você fez para conseguir algo.

Pode também contar cases de sucesso de clientes, alunos, amigos…e até cases que você conheça. Quando você conta um case através de um conteúdo de texto ou vídeo mostrando o que pessoas fizeram para atingir um determinado resultado é muito legal. As pessoas gostam muito desse tipo de conteúdo.

No meu canal você encontra entrevistas que fiz, inclusive com alunos, que são exemplos desses cases de sucesso. São vídeos longos com mais de uma hora e a maioria das pessoas assiste todo o vídeo.

como-ter-sucesso-com-seu-blog-criar-audiencia-e-vender-muito-2

#03 – Conteúdos – Passo a passo para o Resultado Final

Na minha opinião esse tipo de conteúdo é muito bom. E para produzir esse conteúdo você precisa fazer a seguinte pergunta:

– Qual o resultado final que minha audiência busca?

E a partir disso você vai entregar os passos para que sua audiência alcance o que deseja. E esse tipo de conteúdo tende se tornar uma referência do seu trabalho.

Exemplos:

– “Guia Completo”, “Séries”, “O Passo a Passo”

como-ter-sucesso-com-seu-blog-criar-audiencia-e-vender-muito-3

 

#04 – Deixe seu Conteúdo Atraente

Deixar os conteúdos mais atraentes é essencial. Para isso, você pode fazer o seguinte:

  1. Seja extremamente útil, Conteúdo que entregue um resultado claro e específico;
  2. 50% do seu tempo dedique para a criação dos títulos e subtítulos; (clique aqui e leia sobre a criação de títulos)
  3. Escrever o texto com parágrafos de forma dinâmica e com bom espaçamento para facilitar a leitura.
  4. Usar imagens no texto;
  5. Usar subtítulos para organizar o conteúdo;
  6. Usar listas e bullet points (como esse aqui);
  7. Ser simples na comunicação;
  8. Escrever para um pessoa (pessoalidade na escrita)
  9. Criar conteúdo áudio visual;
  10. Conteúdo em passo a passo fazem com que as pessoas leiam mais do texto (leiam até o fim);

como-ter-sucesso-com-seu-blog-criar-audiencia-e-vender-muito-4

#05 – 7 Formatos de Conteúdos que Cativam

Nesse quinto item quero falar com você de 7 formatos de conteúdo que cativam as pessoas para que você possa trabalhar no seu blog:

  • Artigos de Texto;
  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Webnários;
  • Guias PDF;
  • Checklists;
  • Ferramentas;

#06 – Promoção e Tráfego

É fundamental que você passe mais tempo divulgando seu blog do que trabalhando no conteúdo dele. De nada adianta você criar um conteúdo muito bom, passar três dias trabalhando nele, se ninguém vai ler o conteúdo.

Muito melhor você gastar um dia produzindo o conteúdo e dois dias trabalhando na divulgação. Pois o seu conteúdo precisa chegar às pessoas.

Basicamente você pode trabalhar com três formas de tráfego:

  • Tráfego “pago com o tempo”: O tráfego pago com tempo consiste no SEO, em todo o processo de otimização do conteúdo para os mecanismos de busca. Fazer link building, compartilhar nas redes sociais, parcerias… É um processo manual, que você vai gastar tempo. Otimizando o SEO ON Page e o SEO OFF Page.
  • Tráfego “pago com dinheiro”: é o investimento que você faz em tráfego para o seu site/blog. Aqui n blog você encontra artigos completos sobre tráfego pago e também no canal do YouTube. Basicamente você pode pegar um artigo, colocar no facebook e impulsionar esse artigo. Lembre- se de encaminhar o tráfego para um funil de vendas.
  • Tráfego Orgânico: Consiste na criação de conteúdo através de palavra chave. Que são palavras que as pessoas já estão buscando no Google. Exemplo, se seu nicho for de musculação. Você pode fazer um artigo sobre “Como Definir o Abdômen” e essa será sua palavra chave. Pois esse é um termo que as pessoas já estão procurando.

Dica: Para saber o que as pessoas estão pesquisando no Google, atualmente eu uso duas ferramentas:

  • Planejador de Palavras Chave: Está um pouco chata de usar, porque o Google fez um bloqueio para quem não faz anúncio. Mas ainda é possível usar. E um dado interessante que ele mostra, são as pesquisas relacionadas. Dessa forma você consegue as palavras chave relacionadas para desenvolver seus conteúdos.
  • Ferramenta http://www.wordze.com : Também mostra palavras chave. Futuramente vou criar vídeos sobre elas. Mas são fáceis de usar.

Outras Formas de Promover o Conteúdo

  • Guest Posts/Posts Patrocinados: São também excelentes para promoção do seu conteúdo. O Guest post é uma postagem em outro artigo como convidado num blog parceiro. E o post patrocinado você paga para publicar seu post. Isso ajuda muito também com o SEO.
  • Utilizar Vídeos no YouTube/Facebook: Criar vídeos para divulgar seu conteúdo.
  • Redes Sociais: São extremamente importantes para divulgar seu conteúdo;
  • Parcerias e Trocas: Fazer parcerias traz excelentes resultados. Pode haver troca de guest posts, troca de banners, troca de links, indicação de artigos.
  • Marketing de Conteúdo: Usando PDF´s, PodCasts…
  • Multiplicação de Conteúdo: Fiz um artigo recente sobre o assunto (clique aqui)
  • E-mail Marketing: Compartilhar seus conteúdos com a lista.
  • Ter seus próprios ativos: Lista de E-mail, lista de Remarketing, listas sociais, Push… São exemplos de ativos que você precisa desenvolver para o seu negócio.

#07 – Design

Lembra que eu falei sobre personalidade e comprometimento? Ter um Design de qualidade está relacionado com esses aspectos também.  E ajuda demais a criar audiência. O Design é a primeira impressão da pessoa quando chega no seu site. Um site com um design mal feito, cheio de cores, cheio de banners, muitos pop-ups, muita poluição visual… Isso tira a credibilidade do seu site.

O design ideal é o design clean. Com foco no conteúdo e não em anúncios. Com isso você vai ver o aumento da retenção do tráfego no seu blog. Vamos algumas dicas:

  • Evite um Layout Confuso;
  • Evite Problemas de Navegação;
  • Evite Pop-ups excessivas;
  • Evite o carregamento lento;
  • Evite Fontes pequenas;
  • Evite o conteúdo mal organizado;

Formato Ideal do Blog

como-ter-sucesso-com-seu-blog-criar-audiencia-e-vender-muito

#08 – Audiência

E por último a construção da audiência. Essa é uma preocupação constante. E quais os tipos de audiência que você precisa construir?

  • Lista de E-mails: Preparar seu blog para capturar e-mails, desenvolver iscas digitais, criar landing pages… Ações exclusivas para capturar e-mail.
  • Listas Sociais: Desenvolver uma audiência nas Redes Sociais.
  • Conteúdo Áudio Visual: PodCasts e Vídeos geram audiências específicas que consomem esse tipo de conteúdo.
  • Conteúdos Personalizados: São conteúdos que você aparece. Hoje tem muitos blogs que não temos nem ideia de quem escreveu. Isso não cria uma audiência engajada. Não tem o caráter da personalização que eu falei no início do artigo. Criar vídeos onde você aparece ajudam muito também.
  • Conversas em Grupo: Manter um grupo no Facebook, WhatsApp, Telegram para aumentar a proximidade com a audiência. No WhatsApp requer um pouco mais de trabalho de vido a limitação de pessoas, mas se você tiver como administrar isso, sem problemas.
  • Desenvolver um produto próprio: Ter um produto próprio ajuda muito para desenvolver sua autoridade junto a audiência.

Essas são dicas que você pode aplicar, não necessariamente você precisa aplicar todas.

Agora se você realmente quer saber mais sobre todos os aspectos do negócio online, eu recomendo que você acesse meu treinamento Fórmula Negócio Online. Que é um treinamento passo a passo com tudo que você precisa saber para desenvolver um Negócio Online Completo em mais de 200 aulas.

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!