17 Estratégias Testadas para Você Divulgar sua Fanpage e Bombar seu Negócio no Facebook

17 Estratégias Testadas para Você Divulgar sua Fanpage e Bombar seu Negócio no Facebook

Para quem tem um negócio online, o Facebook é um dos canais mais poderosos hoje para a captação de clientes. A maior rede social do mundo é uma grande aliada para a divulgação de uma marca.

Por isso que, se você ainda não aproveita as oportunidades que ela traz, está, literalmente, deixando dinheiro na mesa!

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Para você ter ideia:

  • Hoje mais de 1 bilhão de pessoas usam o Facebook diariamente;
  • No Brasil, mais de 90 milhões de pessoas acessam a plataforma todos os meses;
  • Isso corresponde a 45% de toda a população brasileira, segundo o IBGE.
  • Só hoje são 2,1 milhões de pequenas e médias empresas que anunciam seus produtos e serviços na plataforma.

Com todas essas oportunidades, é claro que você não deve deixar de investir no Facebook., não é?

Bem, para te ajudar com isso, vou revelar agora táticas que eu mesmo uso para promover meus projetos na plataforma…

Se você quer saber como usar todo o poder do Facebook para deixar o seu negócio cada vez mais visível e captar cada vez mais clientes, confira abaixo as 17 estratégias testadas (e aprovadas) que eu separei para você!

1 – Marketing de Conteúdo

Com o passar dos anos, o consumidor passou a se sentir frustrado com o marketing convencional. Isso resultou num certo tipo de bloqueio diante das campanhas tradicionais. O marketing de conteúdo surgiu como solução.

Hoje, com o poder nas mãos, as pessoas procuram conhecimento e buscam soluções para seus problemas na internet, e o marketing de conteúdo é única estratégia capaz de dar aos clientes o que eles desejam.

O grande segredo de um bom marketing de conteúdo é a conversão das visitas no interesse do produto que está sendo vendido, sem que a pessoa se sinta coagida.

Com uma boa tática de conteúdo, além da divulgação dos conteúdos do seu blog na fanpage ou perfil, por exemplo, você pode criar conteúdo diretamente para seu público lá.

Uma simples postagem pode ser capaz de gerar um tremendo engajamento e conversão, e não apenas links e comentários. O ideal, nesse caso, é desenvolver uma linha editorial em paralelo ao que você mantém em seu site ou canal.

Você pode criar conteúdo com dicas para seu público-alvo, e no fim mostrar que o cliente vai poder saber mais em seu site.

Mas lembre-se:

Essa abordagem deve ser sutil e sincera. Não fale que produto A é ótimo em algo se não é, e não comece o conteúdo focado na venda. O cliente deve se interessar pelo conteúdo primeiro, para depois se interessar em adquirir e só então descobrir que encontrará com você aquilo que ele acabou de descobrir que deseja obter.

Dicas rápidas:

Use imagens em suas postagens. Conteúdos visuais chamam mais a atenção no feed e são assimiladas rapidamente, despertando a atenção. Um estudo feito pela Hubspot mostrou que posts com imagens acabam gerando 39% mais interação.

– Faça textos curtos. O design da rede social não é ideal para textos longos, pois no meio de tanta informação, as pessoas gostam mais de consumir conteúdos simples e rápidos. Está comprovado que postagens com menos de 250 caracteres proporcionam 60% mais engajamento que os posts mais longos (mas, claro, sempre há exceções).

– Experimente. Faça memes, insira legendas espontâneas, crie gráficos com citações inspiradoras, enfim, teste o que funciona, as opções são infinitas. Veja um exemplo bem espontâneo que usei:

2 – Investimento em Design

É fato de que os nossos olhos são as portas de entradas de aceitação para alguma coisa.

Por mais que devemos gostar das pessoas pelo que elas são e não por sua aparência, quando batemos o olho pela primeira vez automaticamente, criamos conceitos e até mesmo interesse sobre a pessoa.

E isso se repete no marketing, com produtos e serviços. Querendo ou não, “julgamos o livro pela capa”. E não seria diferente na hora de divulgar fanpage, ou perfil profissional no Facebook.

A melhor forma de você conseguir atrair a atenção das pessoas e construir audiência é criando um ótimo Design. Esse é o primeiro passo para que as pessoas se sintam interessadas e conheçam seu conteúdo.

Comece usando cores que combinem com a identidade que você quer passar para os seus clientes. As cores dizem muito do que você quer oferecer e quem você quer chamar a atenção, focando ainda mais em um público que pode lhe trazer mais retorno.

Checklist simples:

– Crie uma boa foto de perfil;

– Faça uma capa bacana;

– Invista em banners bonitinhos;

– Tenha cuidado com as gravações em vídeo.

Tudo isso contribui para o sucesso na hora de divulgar seu trabalho na rede. Se houver possibilidade, pague um profissional para fazer isso para você. Ou, se for interessante, aprenda o básico de design, pelos menos no início. Falo mais sobre essa e outras coisas no Formula Negocio Online.  

3 – Preenchimento de todas as informações

A dica é óbvia, mas muitos empreendedores iniciantes deixam a desejar nesse aspecto…

Outra maneira de divulgar sua fanpage é preenchendo todas as informações corretamente. Isso além de mostrar para o cliente que se trata de uma fanpage séria, profissional e que demonstra segurança, as páginas que tem todas as informações preenchidas são colocadas em primeiro lugar nas pesquisas do Facebook (essa você não sabia, não é?).

Fique sabendo que quanto mais profissional você for, mais possibilidades de ter sucesso você terá. Isso vale tanto para divulgar fanpage, quanto para qualquer outra coisa.

4 – Transmissões ao Vivo

A nova modalidade do Facebook permite que você possa fazer transmissões ao vivo direto da sua fanpage ou perfil. Essa é outra forma de promover uma empresa no Facebook e chamar a atenção das pessoas que já te seguem para o conteúdo ou produto que você tem interesse em destacar no seu negócio.

Quando se inicia uma transmissão ao vivo, o Facebook notifica as pessoas que seguem a sua página. Pessoas que se interessam pelo conteúdo, com certeza irão ver do que se trata, comentarem, curtirem e compartilhar na linha do tempo.

Em uma transmissão ao vivo, você pode demonstrar o funcionamento de algum produto ou a chegada dele, além de passar conteúdo, gerando valor para sua audiência, tendo sua autoridade reconhecida e gerando mais visibilidade para seu negócio online.

5 – Postagens de vídeos frequentes

Além das transmissões ao vivo, outra forma de divulgar fanpage e perfil profissional é criando vídeos. Se você fizer isso com planejamento e consistência, seu trabalho vai bombar na rede. Eu mesmo faço isso e funciona demais.

Você pode subir seus vídeos direto no Facebook ou subir vídeos que você já lança em seu canal no YouTube. Em muitos casos, o melhor é utilizar as duas formas.

Aqui vai uma informação importante:

Vídeos no Facebook precisam ser vídeos dinâmicos, e por vezes, rápido. Vídeos curtos são os mais visualizados normalmente, já que ocupam pouco tempo usuário e basta um clique para acessar o conteúdo em questão.

O recomendado é postar bastante desses vídeos, com assuntos divertidos relacionados ao tema da fanpage ou assuntos mais diretos. Um vídeo de 1 a 2 minutos pode ser ideal, mas como destaquei lá em cima, sempre há exceções. Mais uma vez, teste.

Atenção: criar conteúdo para o YouTube se torna indispensável para o seu negócio, e você pode divulgar fanpage na própria descrição do vídeo.

6 –  Imagens

Como já dito antes, os olhos são a porta de entrada de aceitação do nosso cérebro. Por isso é importante que as postagens de divulgação da sua fanpage ou perfil tenham imagens chamativas e atrativas.

Um estudo diz que 93% das publicações com mais engajamentos no Facebook tem imagens. Postagens com fotos e imagens obtêm 53% mais curtidas do que postagens com apenas texto. A interação dos usuários com postagens com fotos e imagens é maior também em 104% em relação a outros tipos de conteúdo.

Dando um exemplo, a postagem sem foto seria como aquele cartaz colado em um poste, todo preto e branco que não chama a atenção de ninguém. Já a postagem com imagem é aquele grande outdoor que chama a sua atenção subliminarmente ou diretamente.

Quando o usuário está passando pela linha do tempo, recebe um monte de informações ao mesmo tempo. A imagem na postagem é a forma de o cérebro captar a postagem com mais atenção. E se a coisa for do interesse dela, ela vai ler a mensagem que você quer passar com aquele post.

Alguns tipos de imagens que podem surtir efeito positivo:

  • Rostos de pessoas.
  • Mulheres/Homens Atraentes.
  • Pessoas apontando para a tela.
  • Pessoas apontando para a direção de algo.
  • Conceito de Luxo.
  • Conceito de sucesso no trabalho.
  • Liberdade.
  • Paisagens que remetem a sucesso, tranquilidade, viagem.
  • Gráficos.
  • Setas e Alvos.
  • Representação de curtidas.
  • Representações de Dinheiro.

7 – Postagem no horário certo

Uma das melhores funções administrativas das fanpage são os horários de picos registrados. Ali você pode ver qual o horário que a sua fanpage recebe mais interesse e clicadas, e com essa informação pode trabalhar quais postagens trabalhar em quais horários e quando é melhor não gastar tempo e energia postando naquele horário onde não aparece ninguém.

Caso você ainda esteja no início e não tenha essas informações para basear, teste postando no horário do almoço e depois do horário comercial de trabalho, entre as 19h e 20h, pois são horários que mais pessoas estão disponíveis usando o Facebook.

É claro que os seus clientes em potenciais podem não se enquadrar neste horário, mas já é um bom começo para obter as informações de forma, percentualmente falando, mais certeira.

Lembrando que tudo deve ser feito por meio de teste. Trabalhar aleatoriamente é um passo para fracassar ao promover seu negócio digital na internet.

8 – Impulsionamento de conteúdo

Provavelmente, 90% das pessoas que irão ler este artigo sabem do que se trata o impulsionamento no Facebook. Mas se você não sabe muito bem do que se trata, vou te explicar de uma forma resumida:

O impulsionamento faz parte do Facebook Ads, que é a plataforma de propaganda paga do Facebook, e está entre as estratégias precisas de marketing digital.

Sempre que puder, use isso para divulgar fanpage. O Facebook Ads é, ao lado do Google, o maior canal de links patrocinados (publicidade online) da internet.

Com o impulsionamento, você consegue alcançar até mesmo pessoas que não te seguem, e você pode ainda determinar quais são os perfis de pessoas que você acredita que estarão interessadas na sua página.

O Facebook Ads é uma plataforma completa, e melhor ainda que é barato, o impulsionamento e link patrocinado são apenas as funções mais utilizadas, mas vale a pena saber mais.

9 – Interação com os usuários

Uma das melhores formas de divulgar sua fanpage, melhor ainda, de manter o interesse das pessoas que já te seguem, é manter um bom nível de interação com os usuários.

Responda rapidamente mensagens com dúvidas ou informações, até mesmo reclamações e responda os comentários nos posts.

Além de aumentar o interesse do usuário pela sua fanpage, ele vai se sentir mais próximo de você. Com o tempo o usuário vai agir como se fosse amigo da página. Isso vai fazer seu marketing entrar em outro nível, que é quando o cliente, apaixonado pela empresa, defende e a divulga.

Os clientes em potencial carecem de atenção, dê a eles. A interação com os usuários traz muitos resultados. Experimente!

10 – Divulgar fanpage em outros canais

Além das formas de divulgações já destacadas aqui, você mesmo pode fazer a sua divulgação através de outros canais, o que ajuda em muito a visibilidade da página de fãs.

Você pode fazer a divulgação de sua página no seu próprio blog através de widgets, no seu canal do YouTube como já citamos aqui, grupos do Facebook sobre o assunto que a sua fanpage trata ou produtos que você vende, além de divulgar no seu próprio perfil do Facebook.

Para que o seu marketing digital seja efetivo, você precisa estar presente nos principais canais e apostar nas mídias mais eficientes dentro da internet. Por isso use todo esse poder de mídia para fazer ponte com sua fanpage para obter mais resultados.

11 – Compartilhamento de links de interesse do público

Torne a sua fanpage uma fonte de informação interessante. Compartilhe notícias, vídeos entre outros conteúdos de sites de renome. Promover conteúdo relevante de outros lugares pode ser uma boa maneira de gerar valor para o usuário.

Muitas vezes o seu público está interessado em assuntos referentes ao assunto principal da sua fanpage, aquele nicho em específico, e você pode compartilhar algo que leu ou assistiu em algum outro lugar.

12 – Participação em grupos de nicho

Quer divulgar no Facebook ? Crie ou participe de grupos!

Se você ainda não sabe o que é nicho, se refere aos temas referentes do que você aborda na sua fanpage. Ensino sobre isso no Formula Negócio Online, conheça aqui! Participar de um grupo do nicho que a sua fanpage aborda é uma ótima maneira de divulgar a sua fanpage manualmente.

Dentro dos grupos, você pode conhecer outras pessoas que também tenham alguma fanpage do assunto ou blogs, assim você pode realizar parceria de divulgação.

Se você achar mais interessante, pode até mesmo criar o seu próprio grupo, mantendo os clientes e seguidores numa comunidade fechada ou provada, por exemplo. Essa também é uma ótima forma de despertar neles o senso de pertencimento.

Abrindo um parêntesis, a participação de grupos é interessante até quando é no de um concorrente. Agora você pode até perguntar: é uma boa divulgar meu concorrente?

Atualmente a estratégia da concorrência agressiva está caindo cada vez mais, já que, principalmente no Brasil, é inegável que a dificuldade de manter um negócio só está crescendo e empresários e empresas precisam se manter unidos para não falir.

Sendo assim, a amizade entre empresas é importante, mesmo grandes concorrentes como Coca-Cola e Pepsi mantém contato amigável por trás dos bastidores. No marketing digital é comum que empreendedores promovam uns aos outros, já reparou? Particularmente acho isso muito interessante.

No caso da divulgação, você não precisa divulgar o produto do concorrente que é igual seu, provavelmente vocês têm diferenças em algum produto e serviço e podem usar um ao outro como complemento, além de que, mantenha os amigos próximos e os concorrentes mais próximos ainda…

Pense nisso!

13 – Medir os resultados

Uma das principais funções do Facebook que fazem com o que marketing feito na rede seja uma escolha tão vantajosa sobre como divulgar produtos na internet. A ferramenta sozinha não irá atrair bons resultados se você não souber fazer uma boa leitura deles.

Como já dito antes, o Facebook mostra quem está curtindo a sua página, principalmente faixa etária e se é homem ou mulher, além dos horários de picos.

Mas além dessas informações, que já lhe trazem muito mais vantagem comparadas a outras plataformas, o Facebook também mostra quais reações as pessoas tiveram pelas suas postagens.

E isso significa informações que vão muito além do número de likes, informações como quantas pessoas “descurtiram” a página depois de uma publicação. Tudo isso pode ser crucial para o sucesso na hora de divulgar fanpage.

Principais métricas que você trabalhar:

  • Taxa de cliques (CTR)
  • Taxa de conversão (CVR)
  • Custo por lead (CPL)
  • Taxa de Visualização por Visitante (ou page views)
  • Retorno sobre investimento (ROI)
  • Custo de aquisição de clientes (CAC)

14 – Aproveitar os Hypes, Modas e Ganchos

O que são Hypes? São momentos de euforia em massa, por exemplo, o lançamento de algum grande filme se torna um Hype, principalmente na internet. Nesse exemplo, você pode usar o lançamento do filme como um gancho para atrair mais público para a sua fanpage.

Não sei quando você estará lendo este artigo, mas vamos pegar o exemplo do filme Logan, novo filme da Fox do Wolverine e último filme do ator Hugh Jackman como o personagem. Pode ser uma boa ideia usar o hype do filme em alguma postagem, fazendo alguma brincadeira ou referência.

Eu tenho certeza que se você conhece e gosta de filmes de herói, você se sentiu diferente por alguns segundos quando citei o filme. É este tipo de sensação que você irá causar nos usuários, mas por mais tempo se você trabalhar certo.

Modas também podem ser utilizadas, um exemplo de moda na internet são os memes. Frequentemente é lançado um meme novo, e a fanpage que usufrui deste a seu favor o mais rápido possível, antes da moda acabar, ganha muito mais destaque, ainda mais se for algo frequente.

Tudo aqui está referente ao timing, que se você aprender a hora certa de usar com certeza sua fanpage vai bombar. Vou te dar alguns exemplos de hypes que já rolaram para você pegar a ideia:

“Saudar a mandioca”

“Dobrar a meta”

Pokémon Go

Snapchat

“Logo eu”

“Gurus”

“Raiz X Nutella”

Todos esses itens são modas que rolaram nas redes nos últimos tempos. Com certeza você já ouviu falar em pelo menos dois deles. Pois então, quando algo parecido acontecer, aproveite para fazer algo que chame a atenção das pessoas na sua página. Depois me conte o resultado. 😉

15 – Fazer enquetes relacionadas à sua área

Realização de enquetes é uma coisa que fazem muito sucesso na internet. Na verdade, se pararmos para pensar na parte psicológica da coisa, vamos descobrir rapidamente porque… As pessoas sentem necessidade, principalmente no Facebook, de expor opinião.

Além da enquete ser uma maneira fácil de conseguir interação com os usuários, o que ajuda a divulgar fanpage, você também terá informações “privilegiadas” para o seu negócio.

Por exemplo:

“O que você acha que eu devo falar no meu próximo vídeo?”

“Estou com uma dúvida aqui: devo lançar um e-book ou uma videoaula gratuita falando de tráfego pago? Me dê sua opinião”

“Qual tipo de conteúdo você mais gosta: Vídeos, texto ou imagem?”

Perguntas como essa influenciam o leitor a interagir com você. Comece a fazer isso para ver como as coisas vão fluir melhor. Para um maior alcance, você pode apostar no impulsionamento.

16 – E-mail Marketing e Newsletter

O e-mail marketing é polêmico, eu sei. Alguns acreditam que ele não dá certo, já que o e-mail não é mais popular quanto antes. Devo dizer que acho que essa uma das maiores falácias da internet!

O e-mail ainda é eficaz. Além de ser um canal barato e poderoso, você pode saber exatamente quem são as pessoas que visualizam suas mensagens e que se mostram interessadas no que você faz.

Você pode usar o e-mail marketing e o newsletter para tudo que for fazer na sua empresa, de Blog à divulgação da fanpage, mas alguns cuidados devem ser tomados.

Existe uma linha tênue entre bons resultados e se tornar indesejado pelo usuário quando o assunto é esse. O excesso do uso dessas estratégias pode fazer com que o usuário se canse do conteúdo que está recebendo e cancele a assinatura.

Estando isso bem resolvido, você pode fazer um convite às pessoas por e-mail, para que eles visitem sua fanpage para acompanhar algo que está acontecendo lá. Essa pode ser uma forma de aumentar os resultados de sua página.

17 – Faça SEO

Para fechar, essa que é uma das estratégias mais ‘sinistras’ do marketing digital…

Search Engine Optimization (Otimização de sites para motores de busca), mais conhecido como SEO, é uma técnica muito usada em sites e blogs. Mas uma coisa que muita gente não sabe é que dar para utilizar o sistema de ferramentas de palavra-chave do google para desenvolver os posts da página do Facebook.

Isso pode fazer com que boa parte dos usuários que utilizaram aqueles termos no Google encontrem os seus posts (isso já deve ter acontecido com você), no perfil ou fanpage.

Bem, essa pode ser a regra número 1 para conseguir bombar seu negócio na hora de divulgar fanpage. O Google hoje é responsável pela maioria esmagadora de pesquisas relacionadas na internet, e o SEO é a melhor arma para usar junto ao Google.

O uso dessa estratégia vai muito além de palavras-chave no texto dos artigos dos blogs, mesmo sendo a principal maneira de atingir um bom SEO, o uso dos termos de busca deve ser realizado em nome de arquivos, como fotos, e tudo que for postado.

Pronto para fazer sua página bombar?

É claro que o marketing no facebook não se resume a isso, mas se você usar estas 17 estratégias que eu ensinei aqui, estará a um passo de gerar resultados na hora de divulgar no facebook. Comece a aplicar hoje mesmo!

Se você quer alcançar este sucesso e realizar os seus sonhos de ter uma empresa que cresça e chegue aos seus objetivos, você precisa de um guia!

Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online Começando Do Absoluto Zero

Neste Livro Digital De 10 Capítulos, você vai descobrir o passo a passo para montar seu negócio online a partir do zero.

Você vai ver toda a estrutura detalhada de como iniciar, além de 15 formas de faturar com seu negócio online, 20 sacadas extras para novos empreendedores… e muito mais!

Clique aqui e baixe agora!

 

Deixe Seu Comentário

  1. Até o momento não recebi nenhum ebook, todos os e-mails vem somente com o link para inscrição do curso Fórmula negócio online. Os ebooks oferecidos parecem não existir.

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!