Hoje em dia é bem comum ver ebook sendo disponibilizados de forma gratuita em vários canais da internet.

Isso pelo fato dos ebooks serem grandes potencializadores e também grandes apresentadores de trabalhos, como é bom que você pode ir ganhar um novo seguidor ou perder ele, tudo vai depender do trabalho que desempenhar na criação deste ebook.

Você está interessado em fazer um ebook… Mas sabe como criá-lo?

Fique tranquilo, pois hoje vou ensinar da forma mais completa como você pode criar os seus próprios ebooks e também como pode terceirizar este trabalho, se quiser.

O real intuito desta deste artigo é a criação de ebooks para você disponibilizá-los de forma gratuita para seus seguidores mas claro se você desejar também pode vendê-los.

Se você ainda não me conhece, meu nome é Alex Vargas, criador do NucleoExpert, e também do Fórmula Negócio Online.

Que é o treinamento mais recomendado para quem quer montar um negócio lucrativo.

Se você quer saber mais, clique aqui ou no botão aqui embaixo.

Por que criar um ebook?

Um ebook pode ser usado para vários fins e um deles é para a formulação da sua lista de e-mail.

Já falamos aqui a importância de criar uma lista de e-mail ela vai te ajudar em várias etapas do seu empreendimento digital.

Você pode criar esse ebook, e disponibilizar no seu site para que seus seguidores ao mesmo visitantes façam o download dele se deixarem o seu e-mail.

Além de poder usar o ebook também para incentivar clientes seguidores e visitantes a curtirem a sua página o mesmo visualizar em algum conteúdo seu.

E não ache que essa técnica de utilizar ebook é uma técnica ultrapassada, muito pelo contrário ainda nos dias de hoje é uma das técnicas mais efetivas para criação de lista de e-mail.

E ainda podem ser um ótimo potencializador de marketing de conteúdos, vai ser o primeiro contato que muitos vão ter com o seu negócio.

Você também pode fazer vendas com o ebook pois pode deixar neles links de afiliados e se gostarem do conteúdo vão comprar os produtos que você é afiliado.

Por fim, é fato que a criação de um ebook é fundamental para quem possui um negócio online, pois é amplamente usado como estratégia de marketing de conteúdo.

criar ebook

Como ter ideias para fazer ebooks?

O primeiro passo para a criação de um ebook e ter a ideia do título, é importante que esse título do ebook seja bastante chamativo e instigante.

Dessa forma, seguidores, clientes e visitantes que irão possuir esse ebook e muito mais do que possui ou que irão ler ele inteiro.

Dicas para ter ideias de criação de ebooks:

Olhar o mercado

O primeiro passo vai ser olhar o mercado ver como os seus concorrentes estão se comportando quase books eles estão disponibilizando, e dessa forma vai conseguir ter uma ideia geral da ideia de criação do seu ebook.

Não aconselho a plagiar o título de outros ebooks, mas não há problema nenhum em fazer títulos semelhantes.

Ver vídeos mais procurados

Muito mais do que olhar os que já foram criados, você deve buscar conteúdos que estão em alta no momento.

Sabemos que as pessoas hoje por mais que buscam o sucesso elas querem facilidade e por isso a tendência por ver vídeos está cada vez mais em alta dessa forma é fundamental que você busque os vídeos que estão tendo mais acesso no momento.

Entre em canais famosos que tenham a ver com seu nicho seja ele qual for e veja quais são os vídeos que possuem mais visualizações e quais são os vídeos mais procurados por aqueles determinados seguidores.

Dúvidas frequentes

Mesmo que esteja começando já deve possuir um mínimo contato com os seus clientes visitantes os seguidores, e nesse contato já deve ter percebido que eles possuem muitas dúvidas e essas dúvidas podem gerar uma ideia para a criação do seu ebook.

Pare para pensar um instante e veja qual a dúvida mais frequente o que mais lhe perguntam sobre o que eles possuem mais dúvida.

Fazer essas pesquisas vai ser fundamental para ter ideias para seu ebook.

Porque muito mais do que produzir o ebook, você quer que ele seja acessado por seus clientes.

E para eles acessarem, eles precisam querer saber um pouco mais sobre aquele determinado assunto e por isso fazer essa pesquisa é fundamental e é também o primeiro passo.

Conteúdo do ebook

É importante entender de ter a ideia e pensar no conteúdo são duas coisas totalmente opostas, o primeiro passo é pensar na ideia e depois disso você deve definir o conteúdo que vai ser dado no ebook.

Você vai precisar de um planejamento para que o conteúdo seja bem feito e o ebook tem uma estrutura bonita e com conteúdo que agregue para aqueles que lerem.

Por isso vai ser fundamental que você esteja ciente sobre esses três próximos fatores.

Conhecimento

Você precisa ter conhecimento sobre o assunto se for um assunto do seu nicho certamente você vai ter conhecimento sobre ele e vai ficar mais fácil discorrer sobre os mais variados tópicos temas e especificidades desse assunto.

Possuir conhecimento sobre o assunto do seu ebook é fundamental pois muitos antes mesmo de ter em contato com você vão ter um contato com seu ebook e se ver em algum erro seja ele de ortografia coesão ou qualquer outro erro bobo podem ficar com uma certa dúvida sobre o seu trabalho.

Possuir conhecimento é muito mais do que saber falar sobre o assunto é também saber explicar ele de uma forma didática para que todos que lerem aprendam algo.

Terceirizar o serviço

Talvez você não possua conhecimento ou mesmo não tenha tempo para produzir um ebook, mas você sabe que precisa de um ebook para dar continuidade a sua estratégia o mesmo iniciar uma nova estratégia.

Terceirizar o serviço é uma boa opção para você, hoje em dia existem várias plataformas que ajudam nessa terceirização e muito mais do que ajudar na conclusão do trabalho elas oferecem tudo Suporte Segurança que vai ser necessário durante este processo.

Você pode contratar um freelancer que vai lhe cobrar alguns reais para criação deste ebook, o mesmo contratar o freelancer para criação de alguns artigos e depois você mesmo juntar todos esses artigos e fazer um ebook.

Se o seu orçamento está um pouco apertado aconselho a buscar freelancer para criação de artigos, e depois você mesmo juntos artigos e faz um ebook se já pedir de cara um ebook é bem provável que o preço pelo trabalho seja um pouco superior.

Uma plataforma que eu indico para você terceirizar esse serviço workana.

Fazer uma pesquisa

Talvez você não possua conhecimento sobre o assunto, não tem um capital para investir na criação desse book terceirizando o serviço, mas sabe que precisa criar um ebook.

Calma ainda tem uma solução, você mesmo pode pesquisar sobre o assunto, dar uma aprofundada sobre alguns tópicos e então criar um ebook.

Vai demorar um pouquinho de tempo você fazer uma pequena pesquisa no Google abrir alguns sites relacionados ler alguns artigos e achar uma forma de transcrever eles sem plagia-los.

criar um ebook

Leia Também: Como Ganhar Dinheiro

Estrutura do Ebook

Um ebook profissional e que tenha como objetivo muito mais do que disponibilizar conteúdo, precisa ter uma boa estrutura.

Vamos então falar sobre a estrutura de um ebook do que é fundamental ele possuir. Vamos lá:

Capa

A capa deve ser a primeira página e não deve conter apenas o título deve conter no mínimo uma imagem editada de uma forma profissional, lembre-se dos programas online que eu já indiquei aqui sobre edições de fotos como o canva.

Sobre você

Essa deve ser a segunda página, não faça um discurso fictício e nem conte mentiras conte um pouco de quem você é e sobre suas experiências profissionais.

Página de oferta

Você fez esse ebook com algum objetivo financeiro, e provavelmente foi para divulgar o link de algum produto que você é afiliado esta é a página certa para você divulgar os produtos que você é afiliado ou serviços que você pretende oferecer.

Índice

Faça o índice como aqueles de livros onde vai estar tudo especificado quantas páginas o ebook possui e o que você pode encontrar em cada página.

Conteúdo (50%)

Comercial discorrer sobre o assunto mas fale somente 50% do conteúdo a princípio e então…

Página de oferta

Coloque novamente uma página de ofertas com os mesmos links da primeira página só que se possível com visual um pouco diferente.

Mais Conteúdo (50%)

Discorra sobre os outros 50% restantes do conteúdo.

Página de oferta

No final ebook coloque novamente a sua página de ofertas.

Cabeçalho e rodapé

Não se esqueça de colocar em todas as páginas do cabeçalho e rodapé enumere todas as páginas coloque o seu nome no final de cada página e se possuir um logo também adicione ele.

Ferramentas para criação

A tecnologia vem inovando a cada dia e a cada dia traz uma nova facilidade e comodidade para nós empreendedores digitais.

Existem vários softwares hoje em dia para facilitar a vida de quem trabalha no meio digital, e alguns desses softwares são especificamente para criação de ebooks outros não tem essa finalidade.

Porém, é possível criar ebook dentro deles, vou listar aqui as três ferramentas mais fáceis e melhores para fazer ebooks.

Trakto.io

A trakto.io é uma ótima ferramenta para criação de ebooks. Nós já criamos alguns ebooks nessa plataforma e estou criando alguns outros que vamos lançar.

A plataforma oferece a versão gratuita e também a versão paga, e tem como foco a criação de ebooks, disponibiliza vários layouts muito belos e profissionais que vão facilitar muito a sua vida durante a criação de seu ebook.

Mesmo utilizando a versão gratuita você vai ter uma variedade de opções para a criação do seu ebook e vai ficar muito satisfeito com o resultado final.

Word ou Google Docs

O Word é uma ferramenta muito utilizada para criar ebooks.

Para criar um ebook no Word é bem simples, se você não tem conhecimento

Escolher uma das outras duas ferramentas que eu citei aqui tenho certeza que seu trabalho vai ficar muito mais profissional.

Para criar um ebook no Word é bem simples, mas se você possui um conhecimento muito básico nesta plataforma, pode fazer uma pesquisa no Google que vai encontrar vários tutoriais de como usar o Word.

PowerPoint

Uma ótima ferramenta para criação do seu primeiro ebook, além de ser muito funcional fácil e intuitiva é uma ferramenta que você deve possuir em seu computador.

Vai fazer com que seu ebook transpareça profissionalismo, além de deixar ele com a sua cara, o PowerPoint oferece muitas vantagens e ferramentas para quem deseja criar um ebook dentro da plataforma.

Grande parte dos ebooks são criados no PowerPoint Pois é fácil editar os textos adicionar imagens e também muitas formas dentro do PowerPoint.

Não é preciso nenhum conhecimento técnico e nem nada disso basta você ter uma criatividade e ter também paciência para fazer alguns testes de layout, ver qual fica melhor, qual a melhor cor e qual se adapta mais com o tema e o conteúdo de seu ebook.

Não é preciso nenhum conhecimento técnico e nem nada disso basta você ter uma criatividade e ter também paciência para fazer alguns testes de layout, ver qual fica melhor, qual a melhor cor e qual se adapta mais com o tema e o conteúdo de seu ebook.

Leia também: Trabalhar em Casa – Guia Completo

Publicação do ebook

Se você tem um site ou blog, poderá divulgar o seu ebook neles.

Caso não tenha, poderá colocar no Google Drive e compartilhar nas Redes Sociais.

No Treinamento Fórmula Negócio Online eu abordo estratégias completas para usar o ebook para atrair milhares de potenciais clientes.

Se você ainda não conhece, clica aqui e assista uma aula gratuita.

Aula em Vídeo | Como fazer um Ebook


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo:

    19 Comentários Em "Como fazer um Ebook – Passo a Passo"

    • Rogerio Victor

      parabéns Alex pelo ótimo conteúdo que você tem apresentado no seu portal.
      Aprendi muito com esse artigo e vou procurar colocar em prática. Abraço!

      • Alex Vargas

        Opa, fico feliz que tenha gostado do conteúdo, agora é só meter a mão na massa!
        Forte Abraço!

    • Anderson Ribeiro

      Alex estou criando meu primeiro e-book gratuito sobre emagrecimento, imagens são necessárias dentro do e-book ? E existe alguma formatação padrão para o e-book ?
      Obrigado pelo conteúdo de qualidade que você disponibiliza para seus alunos !

      • Alex Vargas

        Olá, é muito importante que tenha imagens sim! E o ideal é que seja um ebook em PDF. Você pode até criar pelo word e depois passar para PDF!
        Abraço e Sucesso

    • Marcelo Machado do Nascimento

      Olá Alex tudo bem? já sou seu aluno do curso Formula Negócio online estou iniciando, mas já aprendi muito obrigado! e todo o conteúdo que você escreve e ensina através dos artigos ou videoaulas procuro ver eu sou seu aluno e sei que o curso FNO funciona mesmo mas eu aprendo bastante através dos seus conteúdos e mesmo com um curso realmente completo e que ensina de verdade que faço questão de ver, ler e ouvir o que você posta para todos nós, e o meu primeiro projeto que você está me ensinando optei por me afiliar ao curso Formula Negócio online e estou aprendendo sobre marketing digital. muito obrigado.

      • Alex Vargas

        Opa! Você está aproveitando ao máximo suas ferramentas: curso e blog. Lembre-se que você tem tudo na mão para dar certo, basta aplicar!!
        Sucesso na caminhada meu amigo, tamo junto!!

    • Rozeli Aparecida de Mesquita

      Um e-book de 50 a 90 paginas é ideal para venda ?

      • Alex Vargas

        Olá, esse número está bom sim!! Mas não se preocupe tanto com o número de páginas, se preocupe em colocar o melhor conteúdo no seu ebook!
        Abraço e Sucesso

    • rafael ferreira

      hoje em dia vejo muitos ebooks sendo disponibilizados gratuitamente, ainda vale a pena investir tempo para fazer um ebook para vender?

      • Alex Vargas

        Opa, vale sim, muitos nichos trabalham com produtos como e-books e conteúdos escritos, basta você saber o nicho certo para ingressar…
        Abraço

    • Fabiola

      Me informaram que um ebook que será vendido deverá ter entre 50 e 100 páginas. Qual a sua orientação ?

    • andrea soares

      Conteúdo ótimo!!!

    • Ronaldo Bastos

      Um Ebook ideal contas pagina e quantas palavras?

      • Alex Vargas

        Olá Ronaldo! Com uma boa formatação, com imagens e bom espaçamento… 3 mil palavras tá de bom tamanho.

      • Alex Vargas

        Olá Ronaldo! Com uma boa formatação, com imagens e bom espaçamento… 3 mil palavras tá de bom tamanho se for para isca digital..

    • LUAN NUNES

      Muito bom esse artigo, por isso que sempre acompanho seu contéuto.

      • Alex Vargas

        Olá Luan! Fico feliz que tenha gostado, toda semana temos novos conteúdos aqui! 🙂