Com o avanço da tecnologia, não se pode falar em negócios hoje sem lembrar de internet…

Sim, o digital é um caminho sem volta, e pode servir como suporte para você tirar suas ideias da cabeça e criar o seu tão sonhado negócio online. Estamos falando de uma oportunidade incrível que tem sido aproveitada por gente do mundo todo.

Nesse contexto, o empreendedorismo digital vem se tornando um caminho mais assertivo e barato, que tende a aumentar bastante a renda de quem resolve ter esse estilo de vida. Com cada vez mais pessoas acessando à internet e fazendo compras online, não apostar em uma fórmula de negócio pode acabar fazendo você perder a onda.

Então, você tem duas opções a partir de agora:

1 – Reclamar que está desempregado e que a crise está te fazendo fracassar.

2 – Descobrir como ter sucesso no empreendedorismo digital por meio deste guia, com informações de ouro sobre o assunto.

Se você escolheu a segunda opção, já deu o primeiro passo para o sucesso. Veja agora o que eu separei para te ajudar a desviar dos problemas e construir um negócio lucrativo na internet!

Afinal, o que é empreendedorismo digital?

O que é Empreendedorismo Digital

Tanto se fala sobre este tema na internet que pode ser até que você já esteja confuso sobre o assunto. Por isso que vou tentar resumir, oferecendo exemplos práticos para te ajudar. Vamos por partes:

Uma das melhores maneiras de se pensar sobre o empreendedorismo é: criar valor na vida dos clientes e inovar (no seu ramo) por meio de suas ideias diferentes e marcantes.

Ou seja, é levar uma ideia diferente e criativa ao público, que ele tenha a necessidade e não encontre igual em outro lugar. Uma frase de Marcos Kayser pode clarear bastante esse conceito:

“Empreender significa inovar, criando o novo até alguém parar de comprar, porque criamos o novo novamente.”

Quando você inicia no empreendedorismo digital, você precisa unir sua criatividade e inovação à tecnologia e ao digital. Você se torna um empreendedor, atua com negócios online e conquista o lucro por meio da internet.

E sabe o que é muito interessante? Você não tem que ter uma graduação ou algo do tipo para trabalhar nessa área. Por isso o empreendedorismo digital funciona bem para a maioria das pessoas.

Para entrar no ramo, você só precisa saber que produto ou serviço oferecer no ambiente virtual, dominar as ferramentas, traçar bem uma estratégia e ter muita força de vontade.

Mas se você é iniciante e não sabe nada sobre o assunto, não fique preocupado. Você ainda vai aprender muita coisa boa por aqui…

Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

Vantagens do Empreendedorismo Digital

Você sabia que 74% dos brasileiros estão, nesse momento, interessados em receber descontos ou cupons direto de quem oferece um pagamento online? De acordo com a pesquisa da Adnews.com, 63% dos brasileiros preferem o meio digital por causa da conveniência.

Só pelos dados acima, já é possível identificar que pensar que um cliente não gosta de comprar online pode te fazer perder muito dinheiro, não é mesmo?

Pessoas precisam de informação

Como você chegou até este artigo? Bem provável que estava pesquisando alguma coisa sobre o assunto no Google e acabou caindo nesta página porque achou o tema interessante. Pois é, o que te faz imaginar que o seu público não pensa da mesma maneira?

Os leads (contatos qualificados para a compra) se “alimentam” de informações assim como você, e precisam saber de algo que você pode oferecer neste exato momento. É justamente aí que a brincadeira começa a ficar divertida. Se você entrega a informação certa, para o público certo, no momento e no canal certo, poderá vender o que quiser.

Você conhece algum assunto relevante

Você pode estar pensando agora: Mas eu não tenho nada a oferecer, o que vou falar? Vamos fazer um pequeno exercício: comece a se lembrar agora sobre o que você é bom. Uma formação, uma habilidade, um hobbie…

Cada pessoa possui uma particularidade e alguma informação valiosa que alguém não sabe; de fazer um brigadeiro a vender Ferrari. Todo mundo tem um “segredo” que pode vender. Identifique o seu, pois existem pessoas dispostas a pagar por ele.

As barreiras geográficas não existem

Isso é realmente incrível no empreendedorismo digital: você não precisa necessariamente de um espaço físico para guardar os produtos, não se preocupa em pagar alguns tipos de contas típicas do negócio físico (como aluguel, luz, água, funcionários etc.) e ainda pode vender para qualquer lugar do Brasil e, porque não, do mundo.

Ou seja, para alcançar altos lucros, basta ter vontade, conhecimento técnico e acesso à internet. Isso pode facilitar bastante para começar um empreendimento, não é mesmo? Pois é, eu ensino como conseguir isso no Fórmula Negócio Online.

A flexibilidade é maior

Não adianta se enganar, porque realmente algumas pessoas têm problemas com rotinas. É fato que não é todo mundo que “funciona” da mesma maneira, cada um prefere trabalhar de um jeito.

O empreendedorismo digital garante essa flexibilidade, porque você não precisa investir seu tempo num processo maçante e extremamente estressante. Você faz o seu horário!

As oportunidades são maiores

Imagine um mundo em que você consegue fidelizar a maioria dos seus clientes. Isso é possível no universo digital. De acordo com um estudo Ecommerce Brasil, 62% dos compradores online são mais fiéis, o que é um bom motivo para você investir tranquilamente no empreendedorismo digital.

Até porque, sem os processos burocráticos e repetitivos de uma empresa tradicional, você tende a ser mais produtivo e criativo, chamando a atenção do público cada vez mais para o seu produto. Falando em atrair clientes…

A cada 60 segundos no universo online são postados mais de 60 horas em vídeos no YouTube e 168 milhões de e-mails são disparados, segundo uma adaptação de Infográfico feita pela Trampos.co.

Desafios do empreendedor digital

Desafios do Empreendedor Digital

Toda pessoa que começa no empreendedorismo digital tende a passar por alguns obstáculos, assim como tudo na vida. É importante que você consiga driblar esses desafios e passar por um caminho mais brando, guardando energia para alçar novos voos.

Fique tranquilo, porque depois de conhecer o que vou te mostrar aqui, você vai ter acesso a soluções incríveis para aplicar no seu negócio online e vencer questionamentos que você pode ter em sua jornada.

Colocar a mão na massa

De acordo com a Endeavor, 92% dos brasileiros acham que empreender é colocar a mão na massa. Bem, empreender não é só isso, mas eu preciso deixar bem claro para você que será preciso colocar a mão na massa.

Não adianta querer alcançar o sucesso e ganhar muito dinheiro sem trabalhar, achando que tudo vai rolar no piloto automático. Por isso, a primeira barreira ou desafio no empreendedorismo digital é sua própria mudança de mentalidade.

É isso mesmo que você está pensando: a jornada será dura, mas a diferença é que se você trabalhar certo, os resultados serão muito mais satisfatórios que qualquer “emprego fixo” que você possa ter.

Ter grandes responsabilidades

Como tio Ben já dizia:

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades.”

Esse é um desafio natural para quem começa no empreendedorismo digital, já que você passa a estar na ponta do processo. Quando você trabalha para alguém e algo dá errado, a responsabilidade nem sempre é sua. A pessoa acima de você arca com os “prejuízos”. O que muda na hora de empreender? A responsabilidade passa única e exclusivamente sua…

Desvalorizar seu trabalho por medo de perder clientes

Imagine que um cliente queira comprar um produto seu, mas por medo de perdê-lo você resolve oferecer um desconto logo “de cara”.

Esse tipo de atitude desvaloriza o seu negócio e, de quebra, passa uma imagem muito negativa para o mercado. Não tenha medo de perder um negócio por causa do preço, pois não é só isso que o cliente valoriza na hora da compra.

Não saber a hora de vender

Enquanto, às vezes, você pode perder por não entrar em contato com alguém, pode acontecer o contrário. Você pode ser intrusivo e acabar incomodando os clientes. Existem alguns exemplos negativos para você ter uma ideia melhor:

  • Adicionar leads (contatos qualificados) em listas indesejadas de mensagens;
  • Enviar e-mails de vendas sem que o público tenha solicitado ou dado a permissão;
  • Enviar mensagens diretas e com links em redes sociais.

Tome muito cuidado com essas atitudes, pois elas geralmente irritam bastante o público e pode te fazer perder muitos clientes. Existem formas mais certeiras de atrair e conquistar sua audiência.

Não conhecer o caminho para educar o público

Veja só, muitas vezes alguém precisa do seu produto e não sabe o motivo. Algumas empresas têm medo de “entregar o ouro”, ou seja, informar o que é importante para o cliente.

Esse tipo de atitude não é boa, porque o público se sente grato e feliz quando você entrega algo de valor a ele, que realmente faça diferença. E, muitas vezes, é isso que converte o lead em cliente no empreendedorismo digital.

Como alcançar o sucesso sendo empreendedor digital?

Empreendedorismo Digital e as oportunidades

Para encarar essas dificuldades que falei nos tópicos anteriores, é importante enfrentar de peito aberto novos desafios, com a cabeça e o coração voltados para o seu negócio. Olha que frase legal do Jorge Paulo Lemann:

“Sonhar grande ou sonhar pequeno vai te dar o mesmo trabalho”

E é para te ajudar a alcançar os grandes objetivos que resolvi te passar agora algumas dicas baseadas na minha caminhada, dentre muitas, algumas que tenho na Fórmula Negócio Online.

Entendendo os próximos passos, você pode cortar um extenso caminho e ter sucesso no empreendedorismo digital.

1 – Responda rápido a um lead

Sabe quando você dá um gelo no seu namorado ou “crush” para receber mais atenção? Então, com o seu cliente isso não dá certo. De acordo com a Ingage Digital Branding, responder um lead em até 1 hora pode gerar 7x mais conversões para você.

Por isso, o correto é dar atenção ao público e responder o quanto antes para garantir que suas vendas estejam em constante aumento.

2 – Não trabalhe tanto

Ficou confuso? Calma, eu te explico melhor…

Sei que você deve pensar que trabalhar das 9h às 17h pode ser a melhor maneira de ganhar mais ou ser mais produtivo, mas pode estar profundamente enganado.

Antigamente, a média era de 10 a 16 horas de trabalho, durante 6 dias por semana, mas Henry Ford foi na contramão dos processos e resolveu reduzir a jornada de trabalho para 8 horas e dobrar os salários. O resultado foi a duplicação nas margens de lucros nos dois primeiros anos.

Quando você trabalha muito tempo pode ficar exausto, pouco motivado, estressado e, consequentemente, produzir menos. Por isso, o mais indicado é o modelo abaixo de trabalho:

  • Trabalhe de 90 a 120 minutos: período em que o cérebro se concentra antes de processar um intervalo;
  • Descanso de 20 minutos: dê um tempo para o seu cérebro “respirar”.

A recomendação é que você faça isso durante o seu período de trabalho, para ter uma produtividade melhor.

3 – Entenda que o consumidor já te conhece, pelo menos um pouco

Você pode não saber, mas 81% dos consumidores pesquisam muito tempo na internet antes de comprar algum produto, de acordo com a Ingage Digital Branding. Quando o consumidor entra em contato com você, já fez uma pesquisa extensa antes de te achar, e contar com isso na hora da negociação pode ser um bom caminho.

É bom que você se lembre de que alguns clientes, na hora de comprar seu produto, acaba tentando desvalorizar o seu trabalho ou pôr em dúvida a sua posição, apenas para conseguir descontos, mesmo já sabendo da qualidade do trabalho.

A dica é que você não se deixe influenciar por isso, já que o cliente chegou até você exatamente por causa do seu bom trabalho no empreendedorismo digital, e já está quase certo em fechar negócio.

4 – Aprenda a negociar

Você já deve saber que negociar é diferente de vender e que, muitas vezes, a incapacidade de se moldar às vontades dos clientes e influenciar na decisão de compra pode prejudicar o seu negócio.

Falando nisso, fazer parte da comunidade Fórmula Negócio Online pode ser uma excelente maneira de aprender a negociar e entrar no empreendedorismo digital com o pé direito. Ser flexível e estar disposto a uma conversa pode te ajudar muito nesta questão. Dê uma olhada nos pontos positivos de um bom negociador:

  • Ouve mais;
  • É verdadeiro;
  • Se preocupa com os interesses do cliente;
  • Tem bom humor;
  • Demonstra responsabilidade ao vender e buscar as soluções, mesmo depois da venda.

5 – Invista em conteúdo de valor

Para aquele erro em que você não conhece o caminho para educar o público, vou reforçar algo: faça marketing de conteúdo. Essa é uma das melhores maneiras de conseguir atrair atenção, engajar o público, converter clientes e estabelecer um relacionamento de confiança.

Esse é o caminho mais certeiro de entregar informação relevante ao cliente, promover reciprocidade e garantir resultados incríveis. Se você ainda não conhece muito bem o marketing de conteúdo, veja as 19 dicas criativas que eu deixei disponível neste artigo.

O perfil de quem tem sucesso no empreendedorismo digital

Nova profissão Empreendedor Digital

Claro que você não vai seguir uma receita pronta para ter sucesso no empreendedorismo digital, mas todo grande empreendedor tem pelo menos uma dessas características. Confira algumas delas e veja quais você precisa desenvolver:

Estrategista – O empreendedor que trabalha com estratégias garante que o seu negócio tenha personalidade, sabe o que busca, enxerga qual direção seguir e tem mais clareza sobre qual tipo de negócio pretende atuar.

Meritocrata – O sujeito que é a favor da meritocracia, ou seja, entende que consegue as conquistas por merecimento. Todo empreendedor de sucesso tem um pouquinho disso em sua personalidade.

Processual – O homem de negócios que entende que o negócio só vai para frente quando tem uma boa estrutura e que os processos devem ser sempre aperfeiçoados no cotidiano. Aprender sobre gestão pode ajudar você a se desenvolver nisso.

Inconformado – Aquele que enxerga a cada novo sucesso, ou dificuldade, uma oportunidade para crescer, em vez de se conformar com glórias passadas ou achar que no lugar em que está hoje já está muito bom.

Inovador – Inovação é um dos principais pontos para os que trabalham com internet marketing. O empreendedor inovador é capaz de elevar muito os resultados com seu negócio digital.

Conflitivo – O empreendedor que sabe que em algum momento o seu ponto de vista tem que entrar em conflito com o de alguém. Pensamentos iguais é sinal de pouca criatividade. O atrito pode ser um ponto positivo na mudança.

Ideias para empreender na internet

O Empreendedor Digital no séc XXI

Para finalizar e fazer com que você saia com um conhecimento completo daqui, existem várias maneiras de começar um negócio de sucesso no empreendedorismo digital. O primeiro passo para começar é escolher a maneira que prefere trabalhar e os tipos de produtos que deseja vender.

Marketing de afiliados

Você pode pular a parte em que cria um produto e já adiantar 80% do caminho, como costumo dizer por aqui. Desta maneira, poderá vender produtos que você confia, acredita e conhece por meio de sites ou blogs, e-mails, redes sociais etc.

Inclusive, esse passo a passo para montar um negócio do zero, mesmo sem conhecimento, é uma das coisas que eu ensino no meu treinamento principal, o Fórmula Negócio Online.

Infoprodução

Você também pode escolher criar e vender produtos de informação, os chamados infoprodutos: ebooks, programas de computador, áudios, vídeo aulas, etc. Se você se interessa por esse assunto e quer saber como trabalhar como infoprodutor, fique sabendo que dá para criar um verdadeiro império digital e ganhar muito dinheiro com isso.

Omnichannel

O conceito por trás desse termo é a integração de uma loja física com a online, permitindo, por exemplo, pagamento online na loja física, comprar pela internet e retirar no espaço físico, entre outras opções.

Quem trabalha desta maneira, resolve muitos problemas de espaços e gerenciamentos de estoques, além de aumentar sua demanda, pois garante que seus produtos sejam vistos em vários lugares, não somente no ambiente geográfico mais próximo.

O empreendedorismo digital é lucrativo e garante altos ganhos, só depende de você!

O mercado de empreendedorismo digital no Brasil

Mesmo com todas essas informações interessantes e muito relevantes que passei para você, pode ser que você ainda precise saber mais para ingressar sem medos nessa área.

Se, por exemplo, você ainda não sabe em quais plataformas criar as suas contas para começar a vender, como investir pouco e ter um retorno mais alto sobre os produtos, de que maneira consegue automatizar as suas vendas etc., tenho uma boa notícia:

Você pode assistir ao meu treinamento principal, o Fórmula Negócio Online, para garantir que irá entrar pelo caminho certo e que não vai desperdiçar tempo nem dinheiro, mas vai conseguir ganhar cada vez mais com passos simples. Conheça aqui o Fórmula Negócio Online e alcance o sucesso também!

Abraços,

Alex Vargas!

Olha Que Legal Também