Link do vídeo: MARKETING DIGITAL | 8 Estratégias Fundamentais de Marketing Digital
https://www.youtube.com/watch?v=m3EOOPpUjYw

Olá! Alex Vargas aqui. E no artigo de hoje vou te ensinar 8 estratégias fundamentais para o sucesso no marketing digital!  Essas estratégias fundamentais que eu vou te ensinar hoje, quando aplicadas da forma correta, vão fazer seus resultados decolarem. Independente da forma que você trabalha hoje online. O potencial do marketing digital hoje é infinito! E com as estratégias fundamentais corretas fica muito mais fácil conseguir excelentes resultados.

Se você quer dar um passo além, te convido a baixar gratuitamente meu novo E-book: Guia Completo Para Montar Um Negócio Online. São mais de 100 páginas de puro conteúdo. Com certeza vai ser um excelente direcionador para você criar seu negócio online. Clique Aqui para baixar.

Vamos para nossa aula?

8 Estratégias Fundamentais Para O Sucesso no Marketing Digital

#01 – Estrutura Móvel

Essa é uma das estratégias fundamentais mais simples de ser aplicada. É a otimização para dispositivos móveis. E o que isso significa? Significa que seu site, suas páginas de captura de e-mail e páginas de vendas têm que funcionar bem em dispositivos móveis. Esse é o conceito de responsividade. Hoje, muitos sites recebem mais tráfego de dispositivos móveis do que em desktops. As pessoas acessam mais a internet por celulares do que computadores.

No meu caso ainda não é assim. E isso acontece porque eu faço anúncios mais direcionados para pessoas que estão acessando em computadores. Pois a maioria das vendas são feitas no computador. Muitas pessoas tem medo de realizar operações financeiras pelo smartphone. E no computador as barreiras são menores, inclusive é mais fácil imprimir um boleto. Mas mesmo assim eu recebo muito tráfego pelo celular.

E como fazer um site pronto para celulares? Se você tem um blog hoje, muito provavelmente ele foi feito na plataforma WordPress. (Se você não conhece, clique aqui, para ler um artigo específico) O WordPress já é otimizado para dispositivos móveis, e o que você tem que fazer é escolher um tema que também o seja. O mesmo conceito se aplica aos plugins para página de captura e página de vendas. Precisam ter “boa aparência” em dispositivos móveis.

Eu recomendo o OptimizePress para criação das páginas de captura, de vendas… ele realmente tem uma excelente otimização para dispositivos móveis.  Uma coisa importante que você deve fazer é sempre testar. Avalie o funcionamento da sua estrutura nos dispositivos móveis.

#02 – Conteúdo de Qualidade

Com certeza uma das estratégias fundamentais mais importantes de todas.  Foi, é e será um dos pilares do sucesso no marketing digital. O conteúdo é uma das bases mais sólidas para o sucesso no marketing digital. Você tem que criar conteúdo de qualidade e publicar. O que eu te indico a focar em conteúdo é por que conteúdo funciona a longo prazo. Você cria hoje um conteúdo e ele vai ficar disponível pra você por anos.

Conteúdos Funcionam em Longo Prazo

Uma das vantagens é o tráfego orgânico. Quanto mais conteúdo você tiver, mais chances você tem de ser encontrado pelas pessoas nas buscas do Google. Um conteúdo bem feito converte um visitante em comprador. Pois se você entrega um bom conteúdo, a tendência é que as pessoas te vejam como autoridade, o que aumenta suas chances de realizar vendas.

Então, o que você tem que fazer para colocar em prática uma estratégia de conteúdo de qualidade é, basicamente, criar conteúdos que respondam pequenas dúvidas que seu público já tem. Dúvidas que seu público já busca. E como fazer isso?

Você pode usar duas ferramentas principais:
  1. Planejador de Palavras-Chave do Google;
  2. Wordze: wordze.com

Dessa forma, você faz uma pesquisa relacionada ao seu nicho de atuação, e as ferramentas vão te mostrar pesquisas relacionadas com o assunto. Depois basta criar o conteúdo que seja reposta para essas dúvidas, otimizando o SEO do artigo.

Outra coisa que você pode fazer é varias os formatos dos seus conteúdos.  Os mais usados são os posts no blog e os vídeos, mas você pode também criar conteúdos em PDF, Slides, áudios… Variar os conteúdos é com certeza uma ótima forma de usar o marketing de conteúdo.

E uma dica essencial: Crie o conteúdo de forma harmônica e agradável, usando os cabeçalhos, e espaçamento entre os parágrafos.

A criação de conteúdo deve ser focado na entrega de real valor para as pessoas. A qualidade é muito melhor que a quantidade. Vale mais a pena um novo conteúdo de qualidade a cada semana, do que publicar diariamente só pra ter quantidade. O conteúdo com qualidade ruim vai causar um efeito reverso. As pessoas não vão querer comprar de você por ficarem impactadas negativamente pela qualidade do conteúdo. Eu sempre me esforço para entregar o melhor conteúdo, seja nos vídeos ou no blog.

Tenha em mente que a pessoa que está lendo o seu conteúdo deve pensar da seguinte forma: “se esse conteúdo gratuito é tão bom, imagina esse pago que ele está indicando!” Uma das formas de fazer esse conteúdo de qualidade é usar o formato passo a passo, explicando cada passo que a pessoa precisa dar para atingir determinado objetivo.

O conteúdo passo permite a facilidade na criação e no consumo deste conteúdo.

Dica Final Sobre Conteúdo

Conteúdo é a estratégia entre as estratégias fundamentais! Não tenho dúvida nenhuma quanto a isso. Mas para que essa estratégia dê certo, ela precisa ser aplicada com consistência. Não é um artigo que você cria e coloca no seu blog esporadicamente é que vai te dar o retorno. Seus conteúdos devem ser publicados consistentemente. A produção de conteúdo exige foco e consistência. Seja uma vez por semana, quinzenal… seja consistente.

#03 – Pensar Sempre

Nossa terceira estratégia entre as estratégias fundamentais é pensar sempre. Você precisa sempre pensar em como revolucionar seu negócio digital. Como exemplo fazer vídeos. O YouTube é uma plataforma livre para vídeos. E muitas pessoas que tem negócio online ainda não fazem seus vídeos.  Fazer vídeos é uma das formas que mais gera tráfego qualificado atualmente.

Você precisa ter em mente quando for criar vídeos é que seus primeiros vídeos não serão bons. Mas com o tempo eles vão ficar melhores. Sei que não é fácil começar a gravar vídeos. Mas temos hoje formas de gravar vídeos sem precisar aparecer, como por exemplo, apresentação de Slides com voz e tela. Você pode usar animações no PowerPoint, usar o Pow Toon…

E por que eu estou dando dicas sobre vídeos?

Por que gravar vídeos é uma forma de pensar sempre! Você vai precisar pensar em como desenvolver seus vídeos, vai precisar estudar para isso… E precisa também aplicar as dicas de produção de conteúdo de qualidade para produzir seus vídeos.

Dicas para gravar vídeos

  • Tranquilidade: Mantenha a tranquilidade, o ideal é pensar em uma conversa com alguém e não que está falando com a câmera.
  • Foco: Mantenha o foco no que precisa ser falado. No conteúdo que você programou de falar, tome cuidado para não se perder.
  • Carisma: Seja carismático. Procure sorrir e mostrar simpatia.
  • Conversa: Mantenha um tom de conversa, como se tivesse falando com um amigo seu, não precisa ficar tenso ao falar para câmera.

Depois de produzir o vídeo você pode publicar no YouTube, Facebook. E também divulgar em todas as suas redes sociais todos os vídeos novos que você for produzindo.

Uma dica para produção dos vídeos é pegar um artigo e criar vários mini vídeos. Exemplo, esse artigo aqui que são: 8 estratégias fundamentais para o sucesso no marketing digital. É possível criar um mini vídeo para cada uma das estratégias deste artigo. Dessa forma você te oito vídeos para publicar e um vídeo vai gerar interesse de ver o vídeo seguinte.

#04 – Blog

O blog é uma das estratégias fundamentais mais controversas. No início era uma febre. Depois os “gurus” começaram seus métodos de fazer marketing sem blog. Só que esses métodos não foram suficientes para se manter no longo prazo, e quem continuou investindo nos blogs (que foi o caso dos meus projetos, eu sempre usei e ensinei a usar blogs) teve resultados mais consistentes. E por isso, o blog voltou com força total.

O blog é uma forma universal para geração de tráfego. Ele é a central do seu negócio online. É a sua casa. Tudo que você fizer vai ser agregado no blog. Todos os seus conteúdos devem ser publicados no seu blog: Artigos em texto, vídeos, Infográficos, conteúdo em PDF… Todos mesmo. Os seus redirecionamentos, links de afiliado, páginas de captura. Tudo isso vai estar no seu blog.

Você realmente precisa ter um blog. O blog você tem total controle das decisões. Diferente das redes sociais na qual você está sujeito às mudanças repentinas. O blog é o seu território. Onde você pode concentrar todas suas estratégias. Se você ainda não tinha essa visão do Blog, saiba disso e guarde isso na sua mente.

Dicas para ter um blog de sucesso

  • Cuide da Aparência do Blog: O Blog precisa apresentar um design atrativo e que mostre profissionalismo em relação ao conteúdo publicado. Para escolher um bom tema para o seu blog, eu recomendo que visite o Theme Forest, lá tem vários temas profissionais para que você use no seu blog ou site.
  • Banners: Cuidado para que seu blog não tenha muitos banners, os banners estão cada vez menos efetivos, caso opte por usar, procure desenvolver banners que pareçam nativos do blog. Os do Adsense dão uma péssima aparência.
  • Navegabilidade: O seu blog precisa ser de fácil navegação, com um menu que organize os conteúdos. Use bem as categorias e crie algumas páginas específicas para tratar de algum tema.
  • Agradável: O seu blog precisa passar uma sensação de ser agradável acessar. Sabe aquele site que você sempre acessa? Então. Dessa forma.
  • Otimizar as postagens para o SEO: Cada postagem que você fizer no blog, o ideal é que ela seja otimizada para o SEO. E o que é SEO? É otimizar para ser encontrado mais facilmente nos mecanismo de busca como o Google e Bing. (Temos alguns artigos aqui de SEO, e vou em breve escrever mais)

#05 – Página no Facebook

Ter uma página no Facebook é a quinta estratégia entre as estratégias fundamentais que temos que colocar em prática. Não importa qual seja a modalidade do seu negócio online. Você precisa ter uma página no Facebook. E isso é simples de saber o motivo: AS PESSOAS ESTÃO NO FACEBOOK. Então você tem que estar lá também.

Há uns três anos se você tivesse uma página no Facebook com 50 mil fãs… Era algo muito bom. As pessoas viam muito suas publicações. Hoje não é tanto assim. O Facebook diminui muito o alcance das publicações na Fan Page. Mas mesmo assim ainda é importante estar presente no Facebook.

Dicas para Fan Page

  • Crie uma página totalmente relacionada com seu blog, de preferência mesmo nome;
  • Criar uma boa imagem de capa;
  • Postar todos os conteúdos que você cria na Fan Page;
  • Postar outros conteúdos para gerar engajamento, como imagens com frases inspiradoras;
  • Impulsionar alguns conteúdos relevantes para as pessoas que já curtiram a página, sendo uma forma de relacionamento com as pessoas que seguem seu conteúdo;

#06 – Canal no YouTube

A nossa sexta estratégia entre as estratégias fundamentais é ter um canal no YouTube. Falamos de vídeo anteriormente no artigo. Mas agora vou falar especificamente do Canal YouTube. Se você não usa o YouTube hoje, você está literalmente perdendo tempo. O YouTube é uma fonte de tráfego incrível.

Quando você cria conteúdo e publica no YouTube, você vai ter muito relacionamento com o público, vai gerar um público novo, facilita muito para que você seja encontrado. E isso porque YouTube é a segunda maior plataforma de buscas após o Google.

E uma coisa muito legal do YouTube é que quando a pessoa está assistindo um vídeo, ao lado aparecem vários vídeos recomendados para assistir. E muitas pessoas clicam e assistem esses vídeos, e o seu pode seu um deles. É realmente muito bom, você tem que criar e publicar vídeos no YouTube.

O seu canal deve ser um canal do seu nicho e publicar conteúdo relevante para o assunto do nicho. E os seus vídeos devem responder pequenas dúvidas das pessoas. Da mesma forma quando eu falei sobre conteúdo.

Dica para criação de vídeos com roteiro

  • Inicia o vídeo se apresentando e com um gancho para prender a atenção;
  • Apresente rapidamente o assunto do vídeo e a importância do assunto;
  • Faz a entrega do conteúdo;
  • E finaliza com uma chamada para ação, para baixar alguma isca digital ou conhecer algum produto;
  • Convidar para se inscrever, curtir e compartilhar o vídeo;

#07 – Construção de Listas

Chegamos a nossa sétima estratégias entre as estratégias fundamentais. Se você me acompanha, sabe que eu falo muito sobre a construção de listas. Principalmente construção de listas de e-mail. Mas hoje eu não quero falar só sobre isso. Quero te mostrar outras listas além da lista de e-mail que também funcionam muito bem. E eu mesmo tenho diversificado meu negócio para outras listas cada vez mais.

Vamos conhecer então as listas:

  • Listas de E-mail: Importante demais. Por isso coloco aqui J;
  • Lista Social: Pessoas que te seguem nas Redes Sociais;
  • Lista de WhatsApp: Muito relevante e eficiente começar a trabalhar com o Whats App;
  • Lista de Notificação: Sistema que envia notificações para as pessoas em seus computadores e dispositivos móveis, atualmente eu uso o Push Crew.
  • Lista de endereço: Uma excelente forma para se diferenciar da concorrência;

Para construir sua lista de e-mail eu recomendo, basicamente, oferecer um conteúdo na forma de isca em troca do E-mail da pessoa. É a forma que eu uso e é muito efetiva. As listas sociais crescem mediante a publicação de conteúdo e a divulgação, inclusive pode usar o perfil pessoal.

A lista de Whats App pode ser feita colocando um convite no seu site com o seu número de telefone para pessoa te mandar “oi” para ser incluída na lista de transmissão do Whats App. E também por outras listas de e-mail, você pode convidar as pessoas através das suas listas de e-mail.

#08 – Tráfego

Eu sempre falo de tráfego. Se a criação de conteúdo de qualidade é uma das mais importantes estratégias fundamentais. O Tráfego é sem dúvida a mais importante. Sempre digo: Sem tráfego, sem negócio digital. O tráfego é basicamente trazer pessoas para o seu blog, páginas de captura, páginas de venda…

E com a concorrência cada vez maior, você precisa pensar, se estruturar, inovar… Sempre buscando aumentar suas fontes de tráfego. É algo que você sempre precisa estudar e aplicar no seu negócio. O tráfego é que faz você vender!

Formas de Geração de Tráfego que Eu Uso

  • Conteúdo de qualidade otimizando o SEO;
  • Criação de Vídeos;
  • Blog;
  • Página no Facebook;
  • Listas;
  • Tráfego Pago;
    • Facebook Ads;
    • Redes de Anúncios Nativos: Taboola e Outbrain;
    • Google Adwords;
    • Bing Ads;
    • Instagram Ads;
    • YouTube Ads;

Neste artigo eu não vou explorar sobre geração de tráfego, mas o que eu quero chamar a atenção é sobre a necessidade de se estudar e aplicar estratégias para geração de tráfego.

Espero que esse artigo te ajude a desenvolver as estratégias fundamentais para ter sucesso no marketing digital!

Até a próxima!

Olha Que Legal Também