[Funil de Vendas] O que é + 08 Passos para Montar Um Funil Alex Vargas 2018/10/09 at 11:30am 2018/10/09 at 11:31am

Você já possui um funil de vendas para o seu negócio?

Se você quer saber o que é funil de vendas, para que serve e como montar um, continue lendo este artigo e entenda tudo sobre essa ferramenta tão importante para o sucesso do seu negócio.

Você vai aprender a fazer vendas de uma forma sequencial, progressiva e também vou mostrar como é possível automatizar a maior parte do processo com as ferramentas certas, do jeito certo.

O que é funil de vendas?

Um funil de vendas é o processo de acompanhamento ou de condução do lead, desde o momento em que ele descobre que possui um problema para resolver, descobre que existe um produto ou serviço que resolve esse problema, até o momento da compra.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Em outras palavras, é o caminho que o provável cliente percorre até o fechamento da compra do produto ou serviço.

o que é funil de vendas

Importância do funil de vendas

É fato que o funil de vendas não vai duplicar suas vendas nos primeiros dias e, é fato também, que você não vai conseguir criar um bom funil de vendas dentro dos primeiros dias, até porque, se deseja isso, nem aconselho a começar um funil.

Entenda que o funil de vendas é um modelo de gerenciamento para aqueles que desejam sucesso em longo prazo e que desejam controlar de alguma forma o seu processo de vendas.

O funil é fundamental para você identificar em qual etapa aquele cliente se encontra e como você pode fazer para oferecer algo melhor para ele.

O funil de vendas também serve para coletar dados e ver qual estratégia está dando certo e qual está dando errado e poder corrigir isso.

Eu diria que a principal importância do funil de vendas é tornar as vendas um pouco mais automática, facilitando alguns processos para o empreendedor digital e tornando algumas outras partes do processo mais visível.

Como funciona um funil de vendas?

O processo de compra é dividido em etapas, por onde o provável cliente percorre até a finalização.

São essas etapas que te mostram exatamente aonde o cliente está, para que você saiba quais atitudes tomar e poder conduzi-lo até a finalização da compra.

Etapas do funil de vendas

O funil de vendas é composto por três etapas. São elas:

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo.

Topo

A primeira etapa do funil de vendas (o topo do funil) é a etapa em que o futuro cliente não tem consciência do problema ou necessidade que possui, portanto, não está procurando um produto ou serviço.

Nessa primeira etapa você ainda não conhece a origem dos visitantes do seu blog, mas, precisa mostrar que é um especialista em seu nicho, para que esses visitantes te reconheçam como uma referência.

Ofereça conteúdo de valor para seus visitantes para, mais tarde, educa-los sobre o produto ou serviço que você está promovendo e poder fazer a conversão de visitantes para leads.

Depois de consumir conteúdo interessante em seu blog, os visitantes se tornam leads e começam a avançar pelo funil de vendas.

Meio

Na segunda etapa (o meio do funil) o visitante já consumiu muito do seu conteúdo e já percebeu que possui um problema ou uma necessidade e está procurando uma solução.

A partir daí você passa a oferecer, através do seu conteúdo, dicas, estratégias e técnicas que vão ajuda-lo a resolver esse problema.

No meio do funil os visitantes já são leads, pois, nessa etapa, já deixaram informações pessoais em troca de uma isca digital ou por ter preenchido um formulário, etc., e já interagem com o seu conteúdo.

Nessa etapa o seu futuro cliente não sabe como solucionar o problema que possui e começa a procurar por um produto ou serviço que o ajude.

É nesse momento que você vai oferecer informações sobre o produto ou serviço que está promovendo, através de conteúdos ricos em informações sobre o problema ou necessidade do seu lead.

Mas tome cuidado para que o lead perceba que você está querendo ajudar a solucionar aquele problema e não apenas vender algo para ele.

Esta segunda etapa serve para que você construa um relacionamento com o seu lead, conquistando a confiança dele e o encaminhando para a terceira etapa do funil.

Fundo

Na terceira etapa (o fundo do funil) o seu lead já está educado sobre o seu produto e está pronto para receber uma oferta.

No fundo do funil o lead entende que precisa comprar um produto ou serviço que o ajude a resolver o seu problema, pois sozinho não consegue.

Nessa última etapa do funil você já é reconhecido como referência no seu nicho e precisa mostrar que possui a melhor solução, entre todos os concorrentes do mercado, fazendo o lead tornar-se um cliente.

o cliente passa por estas etapas do funil de vendas

Construindo um funil de vendas – passo a passo

Para construir um funil de vendas, primeiramente você vai precisar seguir alguns passos e entender alguns conceitos, vamos lá:

Passo #1 Encontre fontes de tráfego

O tráfego é o primeiro ponto importante de um funil de vendas, pois sem tráfego não há funil.

Sendo assim, um tráfego qualificado é ótimo para seu negócio.

Mas antes de se preocupar em gerar tráfego para seu empreendimento, você precisa estar ciente sobre alguns fatores. Confira a seguir.

·         Defina suas fontes de tráfego

Hoje, o que mais existe na internet são fontes de tráfego, tanto gratuitas quanto pagas.

Por isso, você precisa definir suas fontes de tráfego, mas não deve basear seu negócio apenas nisso e nem deve utilizar todas (pelo menos não no início), pois vai acabar se perdendo.

Encontre as fontes de tráfego ideais para o seu modelo de negócio e seja mais assertivo.

·         Adquira Conhecimento

Você sabe o que são fontes de tráfego? Sabe utilizar fontes de tráfego? Sabe fazer anúncios? Já trabalhou com um funil de vendas?

Não vai adiantar nada você querer fazer algo que nem sabe o que é, não vai adiantar nada você buscar algo se nem ao menos faz ideia de onde esteja.

Na internet você vai encontrar conteúdo sobre tudo, por isso, antes mesmo de começar seu negócio online, busque conhecimento sobre tudo o que você pretende fazer.

·         Seja organizado

Cada empreendedor digital dispõe de certo tempo e de certos recursos, por isso, cada um faz sua organização de maneira diferente.

E o que você precisa é ter organização própria, que seja consistente e que traga benefícios para o seu negócio.

Passo #2 Ofereça um bônus

Você vai precisar oferecer algum tipo de bônus para aqueles que tiverem contato com sua página e pode ser qualquer tipo de conteúdo. Alguns exemplos são:

·         E-book

Ofereça um e-book falando sobre você ou sobre tudo o que faz, ou mesmo falando algumas técnicas ou estratégias.

Não tem um tema especifico, mas esteja ciente que o e-book precisa agregar valor para quem o possuir e essa pessoa vai querer voltar e desfrutar mais do seu conteúdo.

·         Aula completa

Se o nicho que você vai atuar for de cursos, ofereça gratuitamente uma aula completa para quem chegar na sua página, uma aula que faça uma grande introdução de todo conteúdo que você aborda.

·         Algo do seu nicho

Entenda que, para muitos clientes, esse será o primeiro contato com o seu conteúdo, por isso, esse bônus que você vai oferecer precisa agregar valor para eles.

Seja criativo e ofereça algo gratuito para que eles entrem para a sua lista.

É importante que você ofereça um bônus em troca de informações de contato, pois muitas pessoas passarão por sua página e nem se quer saberão que ela existe daqui a alguns dias.

Porém, se você oferecer um bônus e elas deixarem o e-mail, tenha certeza que já conquistou muito.

importância do funil de vendas

Passo #3 Faça uma oferta Inicial: Preço baixo

Quando uma pessoa colocar o e-mail será redirecionada para uma página de vendas (certifique-se de avisar a pessoa, na página anterior, que o e-book será enviado por e-mail).

Essa estratégia é ótima, porém, nem sempre dá certo. É bem raro alguém comprar um produto na primeira vez que tiver contato com ele, mas não custa nada tentar.

Entenda que, mesmo se essa estratégia não der certo, você ainda vai possuir o e-mail desse cliente e poderá acompanha-lo através do e-mail marketing ou mesmo do remarketing.

Passo #4 Faça uma oferta principal: Preço médio

Essa é a segunda oferta, que você pode fazer para todos, independentemente se eles tenham comprado ou se não a oferta de preço baixo.

Mas, caso ele queira comprar, direcione esse cliente para uma página de uma oferta com preço médio, um produto que seja mais completo, mas que não tenha um preço muito alto ainda, no máximo R$ 500,00.

Passo #5 Faça uma oferta de UpSell

Primeiro vamos entender o que é UpSell. É quando uma pessoa faz uma compra e você oferece algo para ela comprar em conjunto, algo que seja relacionado àquela compra, que faça algum complemento.

Entenda que poucos comprarão o UpSell, mas você precisa tentar. Ofereça o UpSell de uma forma diferenciada, para convencer seu cliente. Use a sua criatividade.

Passo #6 Utilize sua lista de e-mail

A lista de e-mail é ótima para seu modelo de negócio, pois vai te auxiliar de várias formas e você poderá utilizá-la em várias estratégias.

O sucesso do funil de vendas depende de um sistema de email marketing de qualidade.

Com o email marketing você consegue estruturar um funil de vendas, falo sobre isso no Fórmula Negócio Online.

Entenda que, por muitos motivos, alguém pode deixar de comprar algum de seus produtos.

Um bom exemplo é o cartão de crédito. Talvez não tenha “virado” o mês do cartão e a pessoa prefere esperar mais um pouco.

Esse é um dos principais motivos pelos quais não acontece uma venda instantânea.

Mas também pode ser porque o possível cliente esteja fazendo uma busca dentro do nicho.

Mas, independente do motivo, você deve estar sempre presente, mostrando para seu cliente que está ali. E nada melhor que utilizar o e-mail a seu favor, não é?

Com uma lista de e-mail você pode fazer diversas ações, como:

·         Oferta de afiliado

Você pode enviar links de produtos de afiliados, com um pequeno texto falando sobre as vantagens que quem adquirir aquele determinado produto terá.

·         Lançamento de produto

Pode também anunciar produtos que você está lançando. Lembre-se que todos os que compõem a sua lista já passaram de alguma forma por você, logo, eles são interessados em seu nicho.

Crie um certo suspense antes da divulgação de novos produtos, isso vai ajudar bastante na hora da venda.

·         Lançamento perpétuo

Quando você vai lançar um curso e cria três vídeos falando sobre isso, cria um certo suspense e, de certa forma, vai acabar instigando muitas pessoas a comprarem seu novo curso.

Além disso, você pode utilizar a sua lista de e-mail e o público que já possui para ranquear seus conteúdos, tanto no Youtube como no blog.

Entenda que os buscadores dão preferência a conteúdo que seja de qualidade e, como os softwares se baseiam em números, eles ranquearão seus vídeos e também seus artigos de acordo com o número de acesso.

E uma dica fundamental nesse processo é: quanto mais pessoas acessarem seu conteúdo no primeiro dia que for postado, melhor ranqueado ele vai ficar.

você precisa de um funil de vendas

Passo #7 Crie Relacionamento

O relacionamento será ótimo, ainda mais se você deseja ter um negócio que gere lucro em longo prazo, pois sua audiência é quem vai te dar todo retorno necessário.

Entenda que:

·         O conteúdo precisa ter uma ênfase no e-mail

Todo esse processo que estamos falando aqui é nutrido pelo e-mail marketing.

Envie e-mails de forma constante, mas não envie e-mails apenas com anúncios, pois ninguém gosta de receber muitos anúncios de produtos. Por isso, envie e-mails que direcionem as pessoas para os conteúdos que as ajudem de alguma forma.

·         Conteúdo é a melhor forma de relacionamento

Ninguém vai te seguir porque acha que você é um ótimo profissional ou simplesmente porque te acha legal e, mesmo se te segam por esses motivos, você não terá muito retorno.

Grande parte das pessoas vai seguir você em suas redes sociais, blog ou site porque você disponibiliza conteúdo de qualidade e que realmente agrega valor para eles.

O Instagram é uma excelente rede social para desenvolver relacionamento, aqui eu ensino como ganhar mais seguidores.

Entenda que, se você quer vender, se quer ser ajudado por todos os que te seguem, você também precisa ajudá-los. E nada melhor do que ajudar disponibilizando conteúdo de qualidade.

·         Conteúdo vende

Isso mesmo, o conteúdo vai te auxiliar muito na hora de vender.

Muitas pessoas não estão convencidas com o negócio online, muitas ainda não estão convencidas com alguns sistemas de vendas e, muitas delas, por já terem sofrido algum tipo de golpe.

O conteúdo vai gerar credibilidade para você e quem está desfrutando desse conteúdo vai perceber que você é uma autoridade no assunto.

Com isso, as chances de efetuar vendas aumentarão muito.

·         Conteúdo nutre audiência

Sua audiência será nutrida e sempre estará por perto através de um conteúdo de qualidade e que tenha consistência. Isso será ótimo em longo prazo.

Por fim, lembre-se que o seu conteúdo precisa ser de qualidade, pois não adianta nada postar um conteúdo com consistência e esse conteúdo não agregar nenhum valor para sua audiência. Isso só fará você perdê-la ao invés de ganhar.

Você também vai precisar divulgar todo esse conteúdo, aliás, se as pessoas não souberem que ele existe, como é que poderão desfrutar dele?

Por isso, se empenhe muito na divulgação. Eis um lugar a mais para utilizar sua lista de e-mail.

Passo #8 Inicie novamente

O funil de vendas consiste basicamente nesses sete passos que citei acima. O oitavo passo diz somente para que todo o processo seja repetido, de uma forma continua.

Por fim, é importante que você entenda a grande sacada do funil de vendas: gerar tráfego.

Gerar tráfego é o seu trabalho principal

Esse precisa ser seu principal foco, pois, muito mais do que publicar conteúdo, muito mais do que ganhar dinheiro fazendo vendas, você precisa se preocupar com o tráfego que estará levando para seu funil de vendas.

Saiba que quanto mais lugares você estiver presente mais tráfego vai conseguir gerar para seu funil.

Porém, saiba segmentar, pois não vai adiantar nada direcionar pessoas interessadas no nicho de vendas online para um blog de emagrecimento. Você precisa gerar tráfego qualificado.

Crie vários anúncios, publique em todas suas redes sociais, utilize técnicas para ranquear seu conteúdo nos buscadores e leve o máximo de pessoas para seu funil.

montando o funil de vendas

Tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas

Você precisa criar um conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas, pois cada etapa precisa conter informações que induza as pessoas a percorrer todo o funil, até a finalização da compra.

Conteúdo para o topo do funil de vendas

Nem todas as pessoas que entram em seu funil de vendas vai até a última etapa.

Por isso que é tão importante a geração de tráfego, pois, quanto mais pessoas você alcançar, mais chances você terá de realizar uma venda.

Como você viu no início desse artigo, o topo do funil é o momento em que você precisa fazer com que as pessoas descubram que possuem um problema ou uma necessidade que precisa ser sanada.

O conteúdo, nessa etapa do funil, precisa ser o mais simples e claro possível e, principalmente, deve despertar a curiosidade das pessoas em conhecer mais sobre o assunto, para que sigam para a próxima etapa do funil.

Artigos no blog

Geralmente os visitantes têm o primeiro contato com o seu produto através dos artigos do seu blog.

Isso porque, quando o visitante vai pesquisar sobre algum assunto, ele busca no Google e é lá que ele encontrará o seu conteúdo e começará a entender que possui um problema.

Por isso que é tão importante oferecer um conteúdo simples e claro para esses visitantes.

Infográficos

Infográficos são ótimos exemplos de conteúdo claro e de fácil acesso para ser utilizado no topo do funil.

Por ser bem visual, os infográficos transmitem as informações que você deseja e é compreendida facilmente pelos visitantes, mesmo que seja sobre um assunto mais técnico.

Newsletters

Newsletter é outra ótima forma de despertar mais interesse dos visitantes e fazer com que eles passem para a próxima etapa do funil.

Através dos newsletters você pode se comunicar com as pessoas de maneira direta e regular.

Além disso, através do newsletter você pode segmentar os e-mails de acordo com o interesse dos seus futuros clientes e deixá-los sempre atualizados sobre o seu conteúdo.

Podcasts

Outro tipo de conteúdo que se adéqua perfeitamente na primeira etapa do funil de vendas é o Podcast.

Podcasts são conteúdos em áudio que você disponibiliza em seu blog e faz com que o visitante permaneça por mais tempo em seu conteúdo.

Publicações em redes sociais

As redes sociais são ótimos locais para aumentar o tráfego e, consequentemente, conseguir possíveis clientes.

Publique conteúdo interessante e chamativo nas redes sociais, para que os usuários tenham curiosidade em saber mais sobre você e sobre o seu blog.

Seja criativo e sempre use imagens, emotions, gifs, etc.

Conteúdo para o meio do funil de vendas

Para o meio do funil você precisa criar conteúdo que ofereça solução para o seu público-alvo, além de mais informações do que ofereceu na primeira etapa.

Lembre-se de que é nessa etapa que você vai construir um relacionamento com o possível cliente. Então, consiga o máximo de informações sobre os seus leads.

A partir dessa etapa os visitantes já são leads e estarão mais próximo de comprar o seu produto ou adquirir o seu serviço.

Artigos no blog

Os artigos do blog também são ótimos para o meio do funil de vendas, porém, nessa etapa, ele precisa ser direcionado a um público que já conhece o assunto.

Portanto, no meio do funil, ofereça conteúdos com informações mais aprofundadas sobre o assunto, oferecendo uma solução.

E-book

Nessa etapa do funil você também pode oferecer um e-book com informações mais completas e um conteúdo mais rico e detalhado sobre determinado assunto.

Ofereça guias completos, conteúdo passo a passo, manuais para resolver o problema daquele nicho, etc.

E-book é a forma de oferecer mais detalhes sobre determinado assunto do que em um artigo de blog, por exemplo.

Além disso, oferecer e-book gratuitamente é uma ótima maneira de conseguir informações de contato dos visitantes, pois, para receber, eles precisam deixar pelo menos o seu e-mail.

Dessa forma, fica mais fácil encaminhá-lo para a próxima etapa do funil.

usando o email marketing no funil de vendas

Conteúdo para o fundo do funil de vendas

Nesta última etapa do funil, o público já pesquisou sobre outros produtos ou marcas, para compará-las. Por isso, você precisa se posicionar como a melhor opção para ele.

Use ferramentas para facilitar a realização da compra, como:

Cases de sucesso

Ofereça conteúdo que conte histórias de sucesso de clientes que utilizaram o seu produto ou serviço.

Grave vídeo ou colha depoimentos desses clientes, contando os resultados que atingiram através daquilo que você oferece e como isso mudou a vida deles.

Cases de sucesso têm grande poder de influência sobre a decisão de compra.

Webinários

Webinário é um tipo de conteúdo em formato de apresentação em vídeo e também é uma ótima forma de conteúdo para ser utilizado no fundo do funil de vendas.

Você pode usar o webinário para esclarecer as dúvidas dos leads, para fazer demonstração do seu produto, para ensinar como realizar a compra do produto através de um passo a passo, etc.

O funil de vendas ideal

Conclusão

Bom, agora que você já sabe o que é funil de vendas e como usá-lo, espero que também tenha compreendido a importância dele para o sucesso do seu negócio online.

O funil de vendas é utilizado por grandes empresas, isso porque é uma ótima tática de venda, onde realmente afunila os possíveis clientes, transformando-os em clientes e o melhor de tudo é que não para por aí.

Além de auxiliar no processo de vendas, o funil leva aqueles que adquiram algum produto seu para sua lista de e-mail, fazendo com que você crie um relacionamento e tenha aquele cliente sempre por perto.

Por isso, buscar as ferramentas certas e montar seu funil de vendas, vai demandar um certo esforço, mas que sem dúvida, você será recompensado.

Se você deseja saber mais sobre esse e sobre vários outros assuntos relacionados a empreendedorismo digital, marketing digital, negócios pela internet e muito mais, eu te convido a conhecer o meu treinamento Fórmula Negócio Online.

Nesse treinamento você aprende, através de um passo a passo detalhado, como montar o seu negócio online começando totalmente do zero.

Um abraço,

Alex Vargas.

 

Olha Que Legal Também

75 Compart.
Compartilhar75
Twittar
Compartilhar
WhatsApp