É claro que você deseja que seu blog alcance um bom número de visitas, não é mesmo? Até porque o tráfego é o primeiro pilar das vendas da internet. Claro, se não tem gente visitando seu blog, nenhuma conversão é conseguida.

Mas, verdade seja dita…

Criar um blog dá trabalho, e no começo aplicamos grande expectativa sobre ele. Você configura tudo, gera conteúdo, divulga, faz campanha, mas parece que a coisa não anda. Relaxa porque isso é normal.

Há uma grande competição de blogs atualmente. Segundo a Technorati, existem cerca de 70 milhões de blogs. 120 mil são criados diariamente e 6 milhões de postagens são feitas nessas plataformas.

Por isso você deve ter paciência e trabalhar duro para que seu blog se destaque em meio a tantos outros. Entendido isso, é hora de começar a definir as melhores ações para ele.

E para te ajudar com isso, listei as 18 estratégias que eu uso para gerar tráfego e que você também deveria. Confira!

Estratégia #1 – SEO (Otimização de sites para os motores de busca)  

Provavelmente você já ouviu falar de SEO, certo? (Um dos pilares do meu treinamento, o Fórmula Negócio Online). O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, em uma tradução livre seria algo como Otimização de Sites para os Motores Busca.

O SEO não só é o nosso primeiro item da lista, mas como é o principal fator a ser levado em conta na hora de gerar tráfego para o seu blog. Basicamente você deve usar palavras-chave relevantes em seu conteúdo. A ideia é descobrir o que o usuário pesquisa no Google para criar conteúdo para ele.

Uma vez que os motores de pesquisa identificam que você tem as respostas dentro de um conteúdo relevante, ele começa a ranquear seu blog nos primeiros resultados. Com isso você consegue ser encontrado pelas pessoas que deseja atrair.

Posso dizer, com toda certeza, que não existe um blog de sucesso que não faça um bom trabalho de SEO. A importância dessa ferramenta é tão grande que existem muitas empresas dedicadas a isso. Aqui no Núcleo Expert você encontra muitas dicas gratuitas de SEO que com certeza irão fazer a diferença em seu blog.

Estratégia #2 – Marketing de Conteúdo

Websites com blogs costumam garantir 434% a mais de páginas e 87% mais links indexados. Isso nos leva à certeza de que a atualização constante de conteúdo garante aquilo que acabei de destacar: o negócio é mais bem encontrado nos buscadores.

O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing que existem atualmente.

O acesso a informações hoje, graças à internet, é imenso, e muitas pessoas se habituaram a acessar diariamente conteúdo sobre os mais diversos assuntos.

O conteúdo anda lado a lado com o SEO. Eles formam o casamento perfeito para você gerar tráfego para seu blog. Mas saiba de uma coisa: não basta encher um artigo só de palavras-chaves, assim como ensinam alguns “gurus” equivocados.

Isso não é o suficiente para gerar tráfego para você. Não se você deseja visitas a longo prazo. É necessário que o conteúdo tenha qualidade, relevância. As pessoas precisam querer adquirir as suas informações para que haja resultados.

Exemplo: Eu dou tanto valor a isso, que boa parte do que invisto hoje é dedicado ao conteúdo além de ficar horas da minha semana sentado escrevendo e gravando para você, ainda tenho parte da minha equipe fazendo a gestão do conteúdo. Boa parte dos meus resultados são conseguidos por causa disso. Não ignore essa dica!

Estratégia #3 – Conhecimento do público-alvo e da persona

Existe uma coisa muito importante para o seu blog e para tudo que você faz: FOCO. Por que estou dizendo isso? Simples…

Não adianta querer atirar para todo lado, trazendo informações sobre todos os segmentos. Isso não vai atrair um público fiel. Só o conhecimento sobre quem é realmente o seu cliente-alvo é que você chegará a um bom nível de tráfego e conversão.

Conhecer quem você quer atingir facilita para você personalizar suas mensagens, conteúdos, produtos e serviços, adequando-os às suas necessidades específicas, comportamentos e preocupações do público.

Também ajuda a criar um vínculo de confiança com os seus compradores a fim de conduzi-los ao processo de compra, a fidelizá-los e fazendo com que se tornem fãs do que você faz.

Parece que isso não tem nada a ver com gerar tráfego, não é verdade? Mas, sim, tem muito a ver. Se você sabe exatamente quem você quer atrair, e quem se conecta com sua mensagem, fica muito mais fácil criar ações para atrair essas pessoas.

Estratégia #4 – Guest Post

Talvez uma das melhores estratégias usadas dentro do marketing digital para gerar tráfego em massa!

Os guest posts são posts escritos por alguém que não é dono ou responsável direto do blog, ou seja, um autor convidado ou um autor que se ofereça para escrever um artigo para a plataforma. A ideia é aqui é conseguir publicar posts em blogs de terceiros e jogar link para o seu.

Para isso é preciso fazer parcerias com outros blogs. As pessoas que acompanham esse blog, ao se interessarem pelo seu conteúdo, vão querer saber mais sobre você e vão procurar o seu blog. Se contar que se o fato de haver um link fazendo ponte para seu site principal, já faz com que o Google valorize seu trabalho.

O guest post é uma demonstração de que na internet há espaço para todo mundo! A competitividade é diferente no ambiente digital, para não dizer quase zero, e você pode usar isso ao seu favor.

Em resumo, estratégias de guest posts garantem 3 vantagens para o seu negócio:

#1 – Gerar tráfego que você não conseguiria por outros meios

#2 – Gerar visibilidade para outras audiências

#3 – Gerar credibilidade

Estratégia #5 – Divulgação nas Redes Sociais

É claro que uma das maiores armas de marketing, não poderia ficar de fora das estratégias para gerar tráfego para o seu blog!

Além da divulgação gratuita, as redes sociais permitem que você faça campanhas por um valor muito barato. Hoje o Facebook domina quase o mundo inteiro e é muito raro você encontrar alguém que não usa o Facebook de forma alguma.

Como eu explico nesse artigo, a rede social do “Tio Mark” tem atualmente mais de 1 bilhão de pessoas acessando seus perfis e páginas diariamente. Só no Brasil, mais de 90 milhões de pessoas usam a plataforma todos os meses. Isso corresponde a 45% de toda a população brasileira, segundo o IBGE.

Quer mais? Então pega: Só hoje são 2,1 milhões de pequenas e médias empresas que anunciam seus produtos e serviços na plataforma. Com todas essas oportunidades, é claro que você não deve deixar de investir no Facebook para gerar tráfego e outras coisas para seu negócio online.

Comece criando uma fanpage, ou um perfil profissional, ou ambos. Promova conteúdo de qualidade neles e veja como isso vai colaborar com seu sucesso.

Explore outras redes também. Crie uma conta no Instagram, no Twitter, no Google Plus e no LinkedIn. Analise qual dessas redes te traz mais resultados e invista mais nela.

Você pode me seguir nas redes sociais para ver como eu trabalho:

– Perfil Oficial no Facebook

– Fanpage Oficial

– Google Plus

– Perfil no LinkedIn

– Instagram

Estratégia #6 – Interagir exclusivamente de grupos de Facebook

Captar tráfego no Facebook não é possível apenas com campanhas e fanpage. Outra maneira de conseguir destaque para o seu blog é participar de grupos do nicho do seu blog no Facebook. Existem vários grupos para o mesmo nicho, e o ideal é você participar do máximo possível.

Participar de grupos no Facebook também auxilia na autoridade do assunto, se tornando alguém ativo na comunidade do nicho que o seu blog faz parte, fará com que você leve mais tráfego para o seu blog.

Criar o seu próprio grupo também pode fazer diferença.

Considere essa dica se quiser se destacar dentro da maior rede social do mundo. Mas lembre-se: não é spam que você deve fazer. É preciso ter bom senso. O ideal é se dispor a ajudar os integrantes do grupo e não apenas divulgar seus links de produtos.

A dica para você se sobressair com essa estratégia é a mesma que vale para tudo o que é feito na internet: gere valor para as pessoas e elas retribuirão.

Estratégia #7 – E-mail marketing

Apesar de não ser a estratégia mais nova, o e-mail marketing ainda é uma das melhores formas para gerar tráfego e conversão na internet.

Você pode usar o e-mail marketing para levar as pessoas que já se inscreveram em sua lista de volta ao seu blog. Essa é uma das melhores ações para manter a roda do engajamento girando.

Em resumo, divulgue os links dos novos posts através de uma boa mensagem no corpo do e-mail. Convide as pessoas conferir o que você já acabou de publicar.

Você também pode enviar convites para conteúdos específicos, de acordo com a fase que o lead está na jornada de compra. Aliás, é possível criar um poderoso funil de vendas com seu blog, para saber mais sobre isso, leia este artigo!

Mas é preciso ficar atento sobre o e-mail. O excesso do uso dessa estratégia pode fazer com que o usuário se canse do conteúdo que está recebendo e cancele a assinatura. Por isso ache o tom e o intervalo certo entre uma mensagem e outra.

Estratégia #8 – Links Patrocinados

O Facebook Ads é uma das bases de Link Patrocinados mais eficientes que existem, justamente por causa das oportunidades que a rede social gera. Isso pode te ajudar muito a promover o seu blog e gerar tráfego para ele.

O Google AdWords é outra opção. Tanto uma quanto a outra permitem que você comece com um investimento pequeno, o que é ideal para quem está começando com o marketing digital. Por isso comece a pensar em separar verbas para esse fim.

Se você pretende trabalhar com lançamentos, ou ainda com funil perpétuo, investir em tráfego pago é extremamente essencial. O mesmo vale para quem é afiliado. Uma ideia é trabalhar o SEO do seu blog para garantir visitas orgânicas durante todo o tempo e use os links patrocinados para momentos oportunos.

Lembre-se que com o Facebook Ads e no Google AdWords, você não tem só uma diminuição de custos, mas tem informações como: faixa etária das pessoas interessadas, sexo e localidade. Com essas informações você pode filtrar ainda mais o seu nicho e em próximas campanhas focar no seu público-alvo.

Estratégia #9 –Remarketing

Provavelmente você já percebeu que quando você procura algo no Google, como por exemplo, passagens de avião, a coisa parece te perseguir em outros canais. Se você entrar imediatamente no Facebook, ou YouTube, surgem uma série de anúncios relacionados ao que você buscou.

Isso não é nada sobrenatural, não se trata de nenhuma assombração. É o remarketing, uma das técnicas mais sinistras de publicidade online, sendo posta em prática.

O remarketing funciona a partir de informações já interessantes a um público, fazendo com que ela se encontre novamente com o que buscou. Isso incentiva que as vendas aconteçam mais facilmente, através do reforço da oferta

Mesmo que você não tenha fins diretamente comerciais, ou seja, que não queria vender algo diretamente, o remarketing pode facilitar. Você pode, por exemplo, usar o mesmo conteúdo para chamar a atenção da pessoa, trazendo novas informações e atualizações sobre o assunto.

Estratégia #10 – Ter um Canal do YouTube

O YouTube vem substituindo o entretenimento televisivo. Hoje vemos pessoas com canais no YouTube se tornando verdadeiros ídolos, vendendo livros e outros produtos e encontrando espaço no show business. A coisa é tão forte que youtuber e se tornou uma profissão.

Para você ter ideia:

  • O YouTube tem mais de 1 bilhão de usuários. Isso é quase um terço do total de usuários da Internet.
  • Diariamente as pessoas assistem milhões de horas de vídeos na plataforma e geram incontáveis visualizações.
  • O número de canais do YouTube que recebe 6 dígitos por ano cresceu 50% ao ano.
  • O YouTube é o site mais acessado pelos brasileiros para o consumo de vídeos.

Um Canal do YouTube pode fazer parte de sua caixa de ferramentas para gerar tráfego para seu blog. A integração entre uma plataforma e outra é muito interessante. Eu mesmo faço isso. Para saber como eu gero ações nesse sentido, inscreva-se em meu canal aqui!

É sempre bom lembrar que o Canal deve ser focado sobre o nicho do seu blog. Ou seja, se o canal fala de nicho A e o blog de nicho B, pode até ser que o canal ajude a gerar tráfego, mas isso será muito mais por carisma do que pelo conteúdo de fato, e isso não gera fidelização de clientes.

Estratégia #11 – Inclua o Link do seu blog em um E-Book

Essa é uma das dicas mais quentes deste artigo!

Se tem uma coisa que usuários gostam é de conteúdo gratuito, e uma boa forma de aumentar o tráfego do seu blog e publicando um e-book e deixando o link do seu blog atrelado a ele.

Muitas vezes as pessoas vão adquirir o seu e-book sem saber da existência do seu blog, ou se souberem, terão a chance de voltar até ele para consumir mais conteúdo.

O seu primeiro e-book tendo um retorno positivo dos leitores, tanto em conteúdo quanto na forma como foi escrito, pode começar a gerar muitas conversões. Por isso capriche na criação.

Uma boa forma de saber o que escrever para o seu e-book é procurar dentro do conteúdo do seu blog, e de suas campanhas no Facebook Ads e AdWords, quais são as informações mais buscadas pelo seu público.

Acredite, se muitas pessoas querem saber sobre algo, elas estarão dispostas a baixar algo gratuito para se aprofundarem. Aproveite isso para gerar tráfego para seu blog.

E o mesmo vale para e-books pagos. Na Amazon, por exemplo, o autor pode levar as pessoas que compram seus livros digitais até seus sites ou até a página de um outro produto.

Estratégia #12 – Manter uma linha de assuntos

Muitos Blogs já caíram por conta disso e recentemente eu vi um exemplo de uma fanpage do Facebook passando pela mesma situação.

O último exemplo que eu vi foi de uma fanpage que focava em um assunto específico de um nicho, e de repente, sem aviso prévio, ela se tornou mais abrangente sobre os assuntos do seu conteúdo.

Aparentemente, poderia ser algo bom, mas não…

Uma fanpage que tinha 30 mil seguidores caiu para um pouco mais de 2000 seguidores, por causa de um erro de foco. Nos comentários você podia entender bem o que estava acontecendo: as pessoas que seguiam aquela página estavam ali porque elas queriam receber somente o que a página publicava antes.

Isso pode nos ensinar muito. Se você constrói audiência e gera autoridade com uma linha editorial específica, não cometa o erro de mudar o foco. Você pode começar a perder visitas, pois as pessoas não encontram mais o que encontravam antes.

Estratégia #13 – Conteúdo recorrente

As pessoas gostam de serem alimentadas por conteúdo relevante. Seu blog não pode ser uma cidade fantasma com um artigo uma vez na vida e outra na morte. É importante mantê-lo blog atualizado.

O mesmo deve ser feito com as outras plataformas na qual você gera tráfego para o se blog. Nas redes sociais, por mais que não haja conteúdo novo no seu blog, é importante manter postagens diárias para aumentar a interação entre os usuários.

Aqui no blog eu lanço conteúdo semanalmente, além dos vídeos no canal e posts frequentes na fanpage!

Estratégia #14 – Conteúdo Viral

Não existe uma fórmula pronta para gerar conteúdo viral. Na maioria das vezes, não se sabe ao certo se algo vai realmente ser viralizado na rede. Mas, com uma boa dose de percepção e intuição, você pode chegar lá.  

Um dos conselhos que dou para isso é estar atento aos hypes. Você pode surfar na onda do momento gerando algum tipo de conteúdo viral para fazer sua marca mais conhecida e levar gente para seu blog.

Posso citar o exemplo dos memes. Memes são montagens tirando sarro de situações do dia a dia ou de situações específicas. O uso dessas montagens gera um grande número de compartilhamentos no Facebook e Instagram, até mesmo no Twitter.

Esse conteúdo viral deve ser passado para o nicho que você participa. Você pode usar memes para representar alguma situação que o nicho passa. Esta é, em muitos casos, a melhor forma de viralizar um conteúdo.

O conteúdo viral também pode ser postado direto no blog, falando de algum assunto dentro do nicho que esteja em alta no momento. Um evento ou algo importante para o nicho que você representa.

Estratégia #15 – Olho na concorrência

Já dissemos antes que quase não existe concorrência dentro da internet, e muitas vezes, não há mesmo. Quero dizer com isso que não existe aquela competitividade como a Coca-Cola e a Pepsi, por exemplo, de que uma ataca a outra constantemente, ou Apple e Microsoft, etc…

Mas é sempre bom vermos o que o vizinho está fazendo para ter mais visitas, não é mesmo? Procure estar atento aos temas do seu nicho no Google e veja o que as pessoas que estão no topo do ranking estão fazendo para conseguir esse posto.

Observe o título do artigo e a sua descrição. Ali você poderá ter uma boa ideia da diferença do artigo do concorrente para o seu, e porque ele está no topo. Não é vergonha nenhuma usar as mesmas táticas em seu blog, mas claro, sem fazer cópia.

Estratégia #16 – A importância de um título

Especialistas dizem que é preciso focar 50% do tempo que você gasta em escrever um artigo só pensando no seu título. Isso faz todo sentido…

O título será o primeiro contato do leitor com o seu artigo, e muitas vezes, com o seu blog. O uso de palavras-chave no título do seu artigo é indispensável, e passar o assunto do artigo de uma forma que atice a curiosidade é quase infalível.

Mas é importante tomar cuidado com os títulos “Click-Baits” (que deixam vago sobre o que o artigo está falando ou que exageram demais sobre o tema). Antes muito usados na internet, esse tipo de título tem gerado muitos haters e levado a credibilidade de muitos empreendedores barreira abaixo.

O problema envolvendo esse tipo de título é que atiçam a curiosidade do leitor, porém muitas vezes gera mais expectativa do que o que o artigo pode entregar, se tornando uma frustração para o leitor e manchando o nome do seu blog.

Use o parâmetro do valor para criar seus títulos. Aqui no blog, por exemplo, eu tenho usado muitos posts de listas, como esse que você está lendo, para destrinchar muitas estratégias que eu uso e ensino no Fórmula Negócio Online. Essa é a forma que encontro para gerar valor para meus leitores.

Exemplos de títulos que uso:

Estratégia #17 – Autoridade

Vamos falar sobre a importância da autoridade para o seu blog…

Muitos especialistas especulam sobre o que seria autoridade. Alguns dizem que é por meio de conteúdo, publicidade e táticas para aparecer na mídia, mas nada disso é suficiente. O máximo que você consegue com isso é visibilidade.  

Bem eu acredito que autoridade se gera com conhecimento, prática, mas principalmente, com…

RESULTADOS

Se você tem resultados em seu trabalho, as pessoas reconhecem sua autoridade. Por isso o uso da prova social é fundamental no marketing digital.

Você pode ser uma formação na faculdade ou uma premiação de algum concurso, isso ajuda, mas nada é tão poderoso quanto o que você consegue gerar de valor na vida das pessoas. Busque a transformação do seu cliente, e sua autoridade virá, automaticamente.

Estratégia #18 – Transmissões ao vivo

A nova modalidade do Facebook permite que você possa fazer transmissões ao vivo direto da sua fanpage ou perfil. Essa é outra forma de promover uma empresa no Facebook e chamar a atenção das pessoas que já te seguem para o conteúdo ou produto que você tem interesse em destacar no seu negócio.

Quando se inicia uma transmissão ao vivo, o Facebook notifica as pessoas que seguem a sua página. Pessoas que se interessam pelo conteúdo, com certeza irão ver do que se trata, comentarem, curtirem e compartilharem na linha do tempo.

Em uma transmissão ao vivo, você pode demonstrar o funcionamento de algum produto ou a chegada dele, além de passar conteúdo, gerando valor para sua audiência, tendo sua autoridade reconhecida e gerando mais visibilidade para seu negócio online.

Se você souber divulgar corretamente seu blog nessas transmissões, as pessoas vão acessá-lo, e assim, você vai gerar tráfego bastante qualificado!

Pronto para gerar tráfego para seu blog?

O começo é difícil, e muitas vezes o sonho de ter o próprio negócio online parece impossível. Mas isso é normal. Não existe conquista e sucesso sem suor. Afinal de contas, do que seria a sua história de sucesso sem as lutas?

Seja perseverante com seu blog. Com o tempo os frutos vão ser gerados.

Coloque essas dicas em prática e volte aqui para me contar como foi. Terei o prazer de saber mais sobre seus resultados.

E se você quer aprender essa e outras estratégias para tornar o seu sonho em realidade, aí vai um convite:  

Baixe o E-Book 10 passos únicos para seu negócio online, o guia definitivo para abrir o seu negócio online independente do nicho que você escolher!

O caminho é difícil e deve ser trilhado por você, mas existem atalhos que podem trazer o resultado que você espera ainda mais rápido. Aproveite!

Baixar o e-book agora!

Olha Que Legal Também