Guia dos Erros e Acertos na hora de produzir vídeos para o YouTube

Guia dos Erros e Acertos na hora de produzir vídeos para o YouTube

Vídeos estão se tornando cada vez mais relevantes para o marketing digital. E produzir vídeos para o YouTube é algo que não pode ser ignorado por quem quer construir um negócio de sucesso e sustentável.O objetivo de um empreendedor digital ao usar o YouTube não é se tornar uma celebridade. Mas sim, ter um canal poderoso para conquistar leads, capturar e-mails e realizar vendas.

Contudo, isso não quer dizer que nossos vídeos não devam ser bem produzidos, pelo contrário, devemos fazer com muita excelência para ganhar autoridade naquilo que estamos falando.

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

E é isso que vamos falar neste artigo, erros e acertos na hora de produzir vídeos para o YouTube.

Boa Leitura!

#01 – Conheça seu público alvo

Antes de começar a produzir  vídeos para o YouTube, você precisa saber para quem você vai produzir seus vídeos. Se você já tem um Blog, possivelmente parte das pessoas que já acompanha seu blog, vai acompanhar seus vídeos. Porém existe um público que só consome vídeos, e você precisa se esforçar para conhecer esse público.

Acertos:

  • Analise a concorrência: Veja quais canais concorrentes seu público gosta mais;
  • Vista-se adequadamente: Use roupas adequadas com o perfil do público, não dá pra colocar uma camiseta e querer atingir um público que trata de negócios.
  • Consumo dos vídeos: Conheça o perfil de consumo de vídeos do seu público. Se consomem muitos vídeos…

Erros:

  • Seja você: Não queira copiar os concorrentes, você pode se inspirar nos outros canais, mas nunca copiar.
  • Perder a ética: Falar mal dos concorrentes nos vídeos é péssimo. Não faça isso.
  • Grave vídeos frequentemente: Não gravar vídeos na mesma frequência (ou próxima) do que o seu público consome não é uma boa opção.

publico-produzir-videos-para-o-youtube

#02 – A Forma de gravar

A forma de gravar é de extrema importância para o sucesso dos vídeos no YouTube. Isso vai ajudar que as pessoas vejam seu vídeo até o final e o melhor! Vão dar like e compartilhar. Pense comigo, você quando esta vendo vídeos… E gosta de vídeos mal gravados? Aposto que não. Né? Esse é um ponto importante que deve ser visto por você antes de produzir vídeos para o YouTube.

Acertos:

  • Local: Prepare o local de forma adequada, e que corresponda sua mensagem;
  • Mais sobre o local: Local que seja sem ruídos;
  • Escolha da Câmera: Câmera com uma qualidade adequada pode ser até de celular, mas é necessária uma boa qualidade de gravação.

Erros: 

  • A Câmera deve ficar estável: Não estabilizar a câmera, gravar vídeos “balançando” causam uma péssima impressão;
  • Errar o enquadramento: Não enquadrar o vídeo corretamente. Se você esta aparecendo nos vídeos, você precisar estar enquadrado nos vídeos, alguns casos a pessoa fica só aparecendo a cabeça, nos outros corta a cabeça rsrsrsrs. Busque aprender como enquadrar corretamente os vídeos.
  • Gravar vídeos em um cenário ruim: Acredite, já vi pessoas gravando vídeos na cozinha com panelas na pia. Kkkkk

 #03 – O Conteúdo dos Vídeos

 

Marketing Digital está intimamente ligado ao Marketing de Conteúdo. E o Canal do YouTube é uma das ferramentas de marketing de conteúdo mais poderosas. E por isso, o conteúdo dos vídeos faz toda diferença. É por isso que você vai produzir vídeos para o YouTube com qualidade. Ela é que vai definir o sucesso dos seus vídeos. E claro a conversão em leads e vendas. Que é o objetivo de todo empreendedor digital.

Acertos: 

  • Pesquise sobre o que você vai falar: Isso vai mostrar que você sabe do que está falando e gera muita credibilidade e autoridade pra você; 
  • Faça um roteiro do que será falado: Pode ser um Script onde você fala palavra por palavra, roteiro em tópicos ou memorizar. Mas, cuidado para não esquecer as coisas. Acredite isso acontece! 
  • Procure contar uma estória no vídeo: a estória tem o poder de envolver, realmente chama e prende a atenção. Apresentar o conteúdo no formato Story Tellig tem ótima aceitação

Erros: 

  • Vídeos com intro muito longas: Algumas pessoas fazem intro de mais de 30 segundos. Isso é péssimo. Muita gente vai fechar o vídeo nessa intro longa. Seja objetivo se for usar intros. No máximo 5 segundos. Antes da intro faça uma rápida chamada para ação dizendo o que você vai apresentar no conteúdo;
  • Thumbnail não correspondendo ao conteúdo: Thumbnail são as miniaturas de imagens dos vídeos do YouTube, muita gente coloca uma Thumb sensacionalista e quando vamos ver o vídeo o conteúdo não corresponde.
  • Títulos não atraentes: Os títulos devem chamar a atenção das pessoas.
  • Conteúdo muito grande: É fato que a maioria das pessoas não tem paciência de ver vídeos longos no YouTube. Por isso, vá direto ao ponto e entregue sua mensagem. Adote uma estrutura simples para os vídeos. Vou deixar uma indicação pra você.

 

<<Gancho para Atrair | Entrega do Conteúdo | Chamada para ação>>

até 01 minuto                        de 5 a 12 minutos                  até 1 minuto

 Importante: A Thumbnail e o título são os dois fatores que mais pesam para que uma pessoa decida ver um vídeo.

conteudo-produzir-videos-para-o-youtube

#04 – A Iluminação

 A iluminação é um ponto crítico em muitos vídeos. Já vi vídeo com bom conteúdo, mas a iluminação dava uma aparência muito ruim. E isso compromete a credibilidade de quem tá passando o conteúdo. Você mesmo… Assistiria a um vídeo com uma iluminação ruim? Acredito que não. Veja bem a iluminação para produzir vídeos para o YouTube.

Acertos:

  • Iluminação natural: Usar a iluminação natural é uma boa alternativa, os melhores horários para isso são entre 6hs e 8hs. Ou depois das 17hs.
  • Iluminação do cenário: Muito importante ter uma iluminação específica no cenário. Você não precisa investir em um equipamento de iluminação. Inclusive você pode fazer sua “softbox” em casa. No YouTube tem vários vídeos ensinando como fazer uma excelente iluminação caseira.

Erros:

  • Usar somente a “luz do teto”: Esse é um erro muito comum, não cometa-o.
  • Estourar a luz: Isso acontece quando você coloca a luz muito próxima do seu rosto, ficando com “a cara branca”. Rsrs
  • Luz de fundo: Quando você grava com uma luz forte no fundo, por exemplo, em frente a uma janela. Você ficará sem iluminação e sem foco. Então veja bem o posicionamento da luz.

iluminacao-produzir-videos-para-o-youtube

#05 – Áudio

O áudio é um dos fatores mais importantes para que a pessoa veja o vídeo até o final. Não adianta fazer um título atrativo, uma thumbnail linda, um conteúdo de primeira linha se o áudio ficar ruim. Produzir vídeos para o YouTube dá trabalho, mas recompensa.

Acertos:

  • Usar um microfone: O microfone da câmera, mesmo sendo uma câmera muito boa fica ruim, por isso pesquise e invista em um microfone.
  • Ambiente: Mesmo usando um super microfone, o ambiente precisa ser livre de ruídos e chiados. Sempre pensando na melhor experiência das pessoas que vão ver os vídeos.

Erros:

  • Usar o microfone do computador ou da câmera: Insisto em dizer isso não use esses microfones. Se você não pode adquirir um microfone agora, use um celular para gravar o áudio usando o fone de microfone.
  • Sincronização do áudio: Como você vai gravar o áudio separadamente do vídeo, é importante você sincronizar o áudio com o vídeo. Inicie o vídeo com uma palma, pois vai dar um pico no som e vai te facilitar para sincronizar.

#06 – Edição do Vídeo

Esse é um ponto que requer de nós um pouco mais de atenção. O editor de vídeos mais usado pelos YouTubers é o Adobe Premiere. Ele não é barato, mas tem muitas opções. A edição não pode ser feita de qualquer maneira. Vou deixar para você uma indicação de alguns softwares gratuitos para editar os vídeos. Clique aqui e acesse.

Um ponto importante também é que no YouTube existem milhares de vídeos ensinado como editar vídeos.

Acertos:

  • Contrate um editor: Algumas vezes é importante contratar um editor. Pode ser que fique mais barato do que assinar o Adobe Premiere.
  • Vinheta profissional: Contrate um profissional para fazer uma vinheta pra você. O site http://www.fiverr.com/ é uma excelente opção.

 Erros:

  •  Não programar a edição: A edição precisa ser programa dentro do objetivo do vídeo, sair editando sem um objetivo é um erro.
  • Postar vídeos mal editados: As vezes fazemos um vídeo e ele não fica bom, e por não ter outro postamos assim mesmo. Melhor não postar do que postar um ruim. Tomar “dislike” nos vídeos não é bom para o crescimento do canal e ainda por cima pode reduzir o número de inscritos.

edicao-produzir-videos-para-o-youtube

Conclusão

Produzir vídeos para o YouTube não é uma simples tarefa. Realmente da trabalho. Mas o que você precisa ter em mente são os objetivos que estão por trás da produção destes vídeos. O que você quer alcançar? Leads? Vendas? Inscritos? Tudo isso depende do seu planejamento.

Fato é que você não pode mais deixar de fora do seu plano de negócios produzir vídeos para o YouTube. Com disciplina e planejamento é possível dar conta de tudo.

Sucesso e até a próxima!

Deixe Seu Comentário

  1. Muito bom!!
    Tenho uma dúvida, como você grava sua imagem e a captura de tela ao mesmo tempo?
    Tentei com o camtasia, mas minha webcam é ruim. Qual a outra forma de fazer isso?
    Se puder ajudar, agradeço!
    Abraço!

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!