Olá! Tudo bem?

Ter um Blog é uma das mais importantes estratégias utilizadas por afiliados.

Quando falamos de Blog vemos de tudo. Alguns vêm à mente aqueles blogs mais simples tipo Blogspot, mais antigos que muitos se aventuraram escrever suas ideias.

Para outros, Blogs são espaços onde pessoas escrevem seu dia a dia, como se fosse um diário.

Na verdade é muito mais do que isso, os Blogs evoluíram muito! Alguns têm “cara” de site, outros possuem visuais fantásticos… Outros nem tanto. E alguns são horríveis e só geram prejuízos. Mas, então o que diferencia um Blog de sucesso de um Blog fracassado? Se tratando de Afiliado, o que um Blog de Afiliado precisa ter para ser bom?

É exatamente isso que vamos aprender com estes 10 princípios fundamentais para marketing de afiliados dentro do seu Blog!

#01 – A Primeira Impressão é a que Fica

Uma frase que é muito usada no Marketing: “A primeira impressão é a que fica” é uma verdade incontestável para Blogs.

Assim que uma pessoa chega ao seu Blog ela toma uma decisão instantânea: fica ou sai. E é realmente instantânea, uma passada de olhos no Blog determinará a decisão.

E é aqui que vamos iniciar decisões importantes que poderão impactar o sucesso do nosso Blog e consequentemente, nosso trabalho no Marketing de Afiliados.

O Blog deve proporcionar uma experiência agradável ao leitor, ele precisa se sentir confortável. Vamos analisar alguns pontos de atenção:

  • Design: A plataforma WordPress é praticamente uma unanimidade para blogueiros ao redor do mundo. Ela permite a instalação de incontáveis temas.A escolha do tema é um ponto essencial para o Design do Blog. É muito aconselhável usar um tema pago.

    Você pode pesquisar Blogs de Sucesso do nicho que você atua, para ter inspiração para o seu Blog. (Não é fazer igual) Observe o esquema de cores, os posicionamentos.

    Com certeza achará um tema que atenderá a isso.

  • Tenha uma Logo Atrativa: A Logo fala muito sobre o Blog. É como uma empresa, as empresas de sucesso possuem Logo. Invista na criação de uma Logo.
  • Tema Responsivo: O conceito de responsivo é que o Blog poderá ser visto em diversas plataformas: Notebook, PC´s, Celulares e Tablets. Isso é muito relevante, cada vez mais as pessoas só usam os Smartphones para acessar a Internet.

Ponto Importante: Use de empatia, se coloque no lugar do visitante do Blog. Você gostaria de ler um artigo no seu próprio Blog?

O Blog proporciona uma experiência agradável para o leitor? Faça uma pesquisa com 10 amigos, pergunte qual impressão eles têm do Blog, peça que sejam sinceros.

#02 – Blog Primeiro Encante, Depois Venda

Vamos explorar um pouco mais nesse segundo princípio sobre a experiência do leitor no Blog.

Além do Design, esquema de cores e outros aspectos gráficos.

Como podemos encantar um leitor? Um dos fundamentos do Marketing de Relacionamento é que clientes encantados geram clientes.

Eles têm prazer em compartilhar o conteúdo, adotam uma postura de gratidão e são muito propensos a comprar. É o sonho do blogueiro afiliado! Leitores engajados.

Engajar é Preciso

Podemos dizer que o processo de engajamento é preciso, por ser uma necessidade e também preciso no sentido de precisão, pois se adotarmos algumas técnicas acertaremos de forma precisa e iremos gerar leitores engajados.

O ponto principal que gera engajamento se dá no Marketing de Conteúdo.

Se por um lado o Design atrai incialmente, o conteúdo é que fideliza. Uma coisa puxa a outra. Não adianta um design TOP, com artigos ruins.

Artigos ruins matarão seu blog rapidamente. Não desconsidere isso, existem milhões de Blogs e uma minoria tem leitores.

Um leitor engajado estará muito propenso a comprar, então não foque na venda, foque em engajar seus leitores. As vendas virão como um processo natural do nível de engajamento dos leitores.

Ponto Importante: Caso você não consiga desenvolver os artigos, tem dois caminhos possíveis investir em um treinamento ou comprar os artigos, não subestime a qualidade dos artigos.

#03 – Cuidado com Banners

Cuidado Com os Banners

Cuidado Com os Banners

Numa tentativa desesperadora de vender como afiliado, muitos blogueiros se esquecem desse importante princípio. NÃO ENCHA SEU BLOG DE BANNERS.

Já vi Blogs com conteúdo muito bom, excelentes artigos, mas lotados de Banners, uma total poluição visual. Isso impacta muito a experiência do Leitor.

Os Banners podem ser usados, entretanto requer cuidado no seu posicionamento, veja algumas dicas de como usar os Banners de forma assertiva:

  • Faça os Banners seguindo o padrão gráfico do Blog: Se seu site tem predominância de cores azul, branca… Faça os Banners nesse padrão. Use o Photoshop, tem versão gratuita na web, e milhares de tutorias no YouTube.
  • Use o Banner com uma Call-to-Action (chamada para ação) para uma página de Captura ou página de Vendas: Você pode criar páginas de captura com conteúdo informativo (sempre relacionado com o nicho que atua, não vai colocar um conteúdo de emagrecimento, se o seu Blog é sobre ganhar dinheiro online.Acredite! Isso acontece. Rsrs) coloque uma chamada para ação para captura de e-mail ou um conteúdo tipo review do produto para venda.
  • Limite à quantidade de Banners: Não existe um número exato, use do bom senso e avalie.

Ponto Importante: Para cada Banner faça uma avaliação criteriosa, procure fazer com que os Banners pareçam uma parte natural do site.

#04- Adsense. Um mal Desnecessário

Não vou me estender quanto a este princípio.

O uso do Adsense (anúncios patrocinados do Google, ganhando uma pequena comissão por clique em Banners) nos Blogs é muito polêmico.

Minha opinião é: NÃO USE. Os Banners são esteticamente feios, impactam a experiência do leitor (todo mundo já sabe que aquilo é um anúncio e ninguém tá entrando no Blog para comprar nada) e geram uma receita insignificante.

Se você é um afiliado, precisa montar sua estratégia para vender como afiliado e não Adsense.

Ponto Importante: Não use Adsense! rsrs

#05 – Blogs que Capturam Leads

O Blog precisa ser cuidadosamente preparado para captura de Leads, em muitas ocasiões a venda acontecerá em outros contatos com o leitor.

Principalmente por e-mail. Por isso o Blog precisa capturar o Lead. Esse Lead será de alta qualidade, pois ele se interessa pelo nicho, gostou do conteúdo e quer continuar a receber informações do Blog.

Vamos ver algumas dicas de como aperfeiçoar o processo:

  • Existem Plug-ins que geram um Pop-up amigável para capturar o nome e o e-mail do Lead, geralmente cinco segundos após o leitor acessar, ele ajuda inclusive a reter o leitor no Blog, pega ele antes que escape. 
  • Posicionar um captura na Barra Lateral é uma opção. Uma pequena call-to-action (chamada para ação) informando os benefícios de se inscrever.
  • Alguns temas possuem uma área chamada promocional, muitas vezes usada para anunciar uma Isca Digital em troca do E-mail. Se o seu tema possui, use-a.
  • Tem duas áreas no site que também podem ser usadas com plug-ins específicos (alguns temas já possuem). Logo acima do cabeçalho e também após o rodapé. A captura acima do cabeçalho geralmente converte mais comparada ao rodapé, é bom oferecer alguma coisa em troca do e-mail. (um infográfico, um e-book ou até um material produzido por algum produtor).
  • Colocar uma captura após os artigos tendem a capturar leads engajados, uma vez que o leitor só chegará a essa captura após ler o artigo todo, sinalizando o potencial de engajamento.

Ponto Importante: Faça testes, verifique sempre o nível de captura do seu Blog, caso você tenha recursos, invista em Plug-ins com mais potencial de conversão.

Faço a indicação do Optin Monster, é um Plug-in fantástico com inúmeras opções. Este Plug-in tem um diferencial que gosto muito, o “Exit-Intent”, o Optin Monster é capaz de perceber que o leitor vai deixar o Blog ao aproximar o cursor do Mouse do (X) de fechamento da página e lança um Pop-up que tem alto poder retenção do leitor.

#06 – Conheça o Produto

Conheça O Produto

Conheça O Produto

É um princípio importante não só para Blogs, mas para a vida. Não fale daquilo que você não conhece.

Será muito difícil você vender um Info Produto que você não conhece. Estude o produto, de preferência seja um usuário.

Caso você não possua recursos para comprar, estude as páginas de vendas, peça informações ao produtor.

Não tenho dúvidas que ele terá prazer em te ajudar, pois ele tem interesse nas suas vendas.

Não caia no erro de ofertar vários produtos concorrentes

Muitos cometem esse erro, ofertam vários produtos concorrentes. Imagina que eu vá recomendar um banco para você ter uma conta dessa forma:

– “Você deveria abrir uma conta no Itaú, pois é um banco muito bom para se ter uma conta, eles prestam excelente atendimento. Tem também o Banco do Brasil, gosto muito de ter conta lá, sem contar a Caixa, Bradesco e o Santander, todos muito bons.”

Te ajudei a decidir alguma coisa? Óbvio que não.

O mesmo se aplica aos Info Produtos que indicamos como afiliado, precisamos ajudar ao leitor a tomar uma decisão que atenda a necessidade dele, não deixa-lo confuso com várias opções.

Uma estratégia interessante e indicar um produto por diversas vezes, seja (sutilmente) no Blog, seja no E-mail Marketing. Mas, tome cuidado!

O segredo do sucesso como afiliado é ter relacionamento com a audiência, então mostre sempre de forma colaborativa como o produto pode de fato ajudar ao leitor.

Não escancare que você só quer vender, isso não funcionará.

Ponto Importante: Você precisa escolher produtos realmente bons, não indique aquilo que você não compraria. Não indique mais do que dois produtos similares, isso pode confundir ao invés de ajudar.

#07 – Páginas Estratégicas

Criar páginas estratégicas é um princípio cada vez mais utilizado. Por exemplo, uma página de ferramentas úteis, indicando muitas ferramentas as quais é possível se afiliar e receber comissão.

Páginas do tipo Reviews também são muito usadas, geralmente posicionadas no Menu “Recomendo”. Podendo ter toda uma review de um curso, plug-in, temas… Em fim, sobre qualquer Info Produto que seja realmente útil e com potencial de venda. (Não esqueça que tem que ser relacionado ao nicho de atuação.)

Ponto Importante: Essas páginas geralmente são acessadas por leitores engajados que chegaram ao Blog para ler um artigo. Então capriche nessas páginas, você pode incluir Capturas de E-mails nelas também, aqui também requer muitos testes, sempre objetivando aumentar a conversão de leads e vendas.

#08 – Posicionando Links de Afiliado de Forma Inteligente

Já citei algumas formas de realizarmos estes posicionamentos durante o artigo. Vamos aprender mais algumas, além de páginas estratégicas, Banners e reviews.

  • Dentro de uma isca digital: Você pode fazer um E-book e recomendar um produto diretamente dentro do conteúdo.Não se esqueça de usar links camuflados, pois caso o produtor mude o link, bastará você atualizar no seu Plug-in.
  • Em um post: Aqui requer muita sutileza, o objetivo do post é ajudar, e muitas vezes para ajudar será necessário indicar um produto.Para exemplificar, neste artigo indiquei o Plug-in Optin Monster, por ter entendido que ele é essencial para construção de um Blog que captura Leads.
  • Em outras Iscas Digitais: Seguindo o exemplo do E-book, você também poderá usar em Infográficos, Vídeos…

Ponto Importante: Teste todas as formas com seu público, veja as que mais convertem. Não se esqueça de dois pontos importantes: Camufle os links e monitore a quantidade de cliques. Se não, será impossível saber se está dando certo ou errado.

#09 – Tenha um Cronograma

Um princípio simples, porém importante. Mantenha um cronograma de postagens. Inclusive se você utiliza um Canal no YouTube, quando se consegue um público engajado, e você falha no cronograma não é incomum eles cobrarem.

Você verá comentários do tipo… ”essa semana não teve vídeo”, “Poxa já são duas semanas sem artigos novos”…

Ponto Importante: Tenha um cronograma e cumpra-o, mostre comprometimento com seus leitores. Você verá o nível de engajamento subir progressivamente.

#10 – Incentive Comentários e Responda a Todos

Para gerar mais engajamento é importante incentivar a participação nos comentários (Ah, por falar nisso, estou aguardando os seus. Ok?).

Os artigos precisam ter algumas características para que o leitor comente, além do conteúdo informativo e de qualidade que já falamos, é importante a característica de “parecer” um diálogo aberto, onde a opinião do leitor é importante. E não esqueça de responder a todos.

Isso mostra atenção e cuidado.

Ponto Importante: Além de parecer um diálogo aberto, os comentários servem de termômetro para medir o engajamento dos leitores.

Conclusão

Espero que este artigo seja útil para sua carreira de afiliado, faça testes, aplique estes princípios no seu Blog. Vou ficar aguardando comentários com seus resultados. Não esqueça que princípios não podem ser deixados de lado. Eles estão atrelados ao sucesso do seu Blog. Sucesso pra você!

Olha Que Legal Também