Marketing de Diferenciação: Aprenda como se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes

Marketing de Diferenciação: Aprenda como se diferenciar da concorrência e conquistar mais clientes
Compartilhe, vai ser ótimo :)

Vivemos em uma economia de mercado. Estamos sempre tomando decisões de compras. Desde decisões mais simples, como o que você vai comer no dia a dia, até decisões que precisamos pensar mais, como a compra de um carro.

A pergunta é: O que faz você comprar um produto de uma determinada marca e não de outra? Sabemos que existe uma grande batalha das empresas para convencer as pessoas a comprarem os seus produtos. Estão buscando um posicionamento diferente, uma abordagem que consiga atrair consumidores. E isso é o marketing de diferenciação.

Não tem como ser igual a concorrência em todos os aspectos. As pessoas amam exclusividades, boas diferenças entre produtos, algo que torne o produto único e atrativo. O marketing da diferenciação é que vai entregar essa oferta ao potencial cliente.

Aqui no NucleoExpert nos concentramos em publicar artigos e vídeos do mercado de afiliados e o de produtos digitais. Mas, isso não quer dizer que você não possa aplicar as estratégias que ensinamos aqui em outros tipos de negócios, como e-commerces e lojas tradicionais.

Todos os mercados vão apresentar um nível de competitividade, para os afiliados e produtores do Marketing digital a competitividade vem crescendo a cada dia, pois novas pessoas estão entrando neste mercado. Ainda há muito espaço de crescimento no marketing online, mas o quanto antes você começar a criar sua estratégia de diferenciação, melhor é.

E é exatamente isso que você vai aprender neste artigo,  como criar uma estratégia usando o marketing de diferenciação!

Boa Leitura!

Como usar a diferenciação

O que é marketing de diferenciação?

Vamos começar com a parte conceitual. Aprender as definições necessárias para que possamos criar uma estratégia efetiva de marketing de diferenciação.

O marketing de diferenciação pode ser definido como a criação e implementação de um conjunto de estratégias com o objetivo de criar ofertas que façam os potencias clientes perceberem uma diferença diante da concorrência, criando assim uma vantagem competitiva.

Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para criar diferenciação: como segmentar clientes, lançar novos produtos inovadores, posicionamento de mercado, preços diferenciados, campanhas promocionais, qualidade do produto, ofertas diferenciadas e outras. Neste artigo nós vamos explorar as formas que eu considero mais efetiva e as que eu aplico no meu negócio online.

O Marketing da diferenciação faz com que a relação custo x benefício, aos olhos do cliente, aumente os benefícios da compra, assim o fator custo é reduzido. Em palavras mais simples, o valor percebido pelo cliente ao comprar o produto é aumentado com estratégias de diferenciação.

Dessa forma, o preço não é o fator determinante na compra de um produto, mas sim o valor percebido pelo cliente. Claro que o preço também é um fator decisivo para compra, quando os preços entre produtos similares são muito diferentes, a tendência é a que a pessoa compre o produto mais barato. O meu produto Fórmula Negócio Online tem preço de 497,00, existem outros produtos no mercado com propostas similares que chegam a custar 10x mais. Nesse caso, o preço é um diferencial.

Claro que os outros produtos também vendem, se não, não estariam no mercado. Mas adotaram estratégias de segmentação e posicionamento de mercado diferentes.

Vale a pena investir em marketing de diferenciação?

Essa, na verdade, é uma pergunta retórica. Somente para te conscientizar da importância do marketing de diferenciação, e que você possa agir e começar a criar sua estratégia o quanto antes.

Independente do nicho de mercado que você esteja atuando, existe concorrência. E por isso que você precisar criar sua estratégia de diferenciação.

investimentos no marketing de diferenciação

Outra vantagem considerável que a diferenciação vai trazer para você, é a fidelização de clientes. Quando seus clientes perceberem a qualidade da sua oferta como um todo, a tendência é que eles continuem te seguindo e comprando outros produtos de você.

No caso de afiliados, esse processo é muito efetivo, pois os afiliados conseguem vender outros produtos, o que faz aumentar seu faturamento.

Nas próximas linhas vamos nos concentrar em explorar estratégias de diferenciação, porém é importante que você saiba que não existe uma fórmula mágica para aplicar essas estratégias, assim como tudo no marketing. O que existe são fórmulas que foram testadas e tem grande probabilidade de darem certo.

Porém, é sempre importante que você busque criar adaptações das estratégias de acordo com sua realidade.

07 Estratégias de Marketing de Diferenciação para você aplicar

Diferenciação #01 – Posicionamento de Mercado

O maior nome do Marketing, Philip Kotler, definiu o posicionamento de mercado como sendo “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha do seu público alvo”.

Uma estratégia de posicionamento é uma estratégia de diferenciação.

Quando falamos de posicionamento pensamos logo em se posicionar nos primeiros lugares, mas essa pode ser uma tarefa muito difícil. Eu quando comecei (há mais de 10 anos), não foi fácil me posicionar. Fui aos poucos me posicionando como empreendedor e alguém com autoridade para ensinar pessoas a criarem negócios online altamente lucrativos.

Com muita dedicação e foco, consegui posicionar o Fórmula Negócio Online como treinamento mais indicado para quem quer começar um negócio online do zero.

Mas, você pode estar se pensando: “como eu posso criar um posicionamento de mercado?”.

Vou deixar duas estratégias, uma para afiliados e outra para produtores.

Posicionamento de Mercado para Afiliados

Afiliados tem uma vantagem em relação aos produtores, podem se concentrar em estratégias de marketing e vendas. Não é necessário se preocupar com suporte e outras obrigações que o produtor tem.

Assim, é possível se posicionar como autoridade em um determinado assunto. E esse posicionamento como autoridade é o que vai fazer toda diferença para a venda de produtos como afiliado.

Se você é aluno do Fórmula Negócio Online, sabe que todo o curso é feito para formar afiliados que se posicionam como autoridade. Para isso, é criado uma estrutura online completa com blog profissional, redes sociais e e-mail marketing.

A criação de conteúdo de qualidade também é um fator de posicionamento. Se você entrega conteúdo de qualidade, as pessoas vão te seguir e comprar de você. Pois vão confiar nas suas recomendações.

Resumindo – Posicionamento de Mercado para Afiliados

  • Criação de uma estrutura online completa;
  • Publicação de artigos frequentes;
  • Canal no YouTube com vídeos semanais;
  • Presença nas Redes Sociais;
  • Contato com a sua audiência;

Cada ponto desse citado acima poderia ser explorado em um artigo, pois são muitas coisas que você pode fazer. No meu canal do YouTube eu já ensinei diversas dessas estratégias e também aqui no Blog. Recomendo que você vá criando sua estrutura e estudando os artigos e vídeos. Isso se você ainda não for aluno, pois no curso você tem acesso a todas essas estratégias. 😉

posicionamento para diferenciação

Diferenciação #02 – Segmentação de Mercado

Segmentação é uma das estratégias mais efetivas para se diferenciar da concorrência. Pois com ela você consegue alcançar o cliente certo com a mensagem certa.

Segmentar significa dividir o seu público alvo em características semelhantes e criar ofertas específicas para cada tipo de público. Assim, você consegue “falar a mesma língua” que cada segmento do seu público tem.

Importante que você saiba que segmentar não é o mesmo que dividir o mercado em nichos. Os segmentos estão dentro do mesmo nicho, isto é, o seu público alvo é o mesmo. Podemos dizer que a segmentação te permite organizar melhor seu público por características em comum.

Como fazer a segmentação de mercado

É possível segmentar seu mercado de diversas formas, os nichos em si já são segmentos de mercado. Ainda assim, é possível segmentar ainda mais o seu nicho de mercado, para que sua oferta de conversão seja ainda mais efetiva.

Vamos ver algumas formas de segmentar seu mercado:

Segmentação por características

Segmenta o público alvo por características de comportamento, classe social, gostos em comum, estilo de vida e personalidade. O ponto chave aqui é encontrar características que influenciem na decisão de compra das pessoas.

Segmentação por localidade (geográfica)

Segmenta o público alvo por localidade em comum, como país, estados, cidades e até bairros. Essa forma de segmentação é muito usada por negócios locais. É possível também usar para divulgação de eventos específicos em algumas cidades.

Segmentação Demográfica

Segmenta o público alvo por características demográficas, como faixa etária, nível de escolaridade, gênero, entre outas características.

Com esses critérios você será capaz de fazer diferenciação dos seus concorrentes. Use a segmentação para ofertas mais assertivas e com mais chances de ter sucesso.

Diferenciação #03 – Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é a melhor estratégia de marketing. E isso é fácil de entender, o marketing de conteúdo entrega aos potenciais clientes aquilo que eles estão procurando. Podemos dizer que seria um marketing “reverso”. Parte da necessidade do cliente e não da propaganda em si.

Deixa eu te explicar melhor…

Se você sai na rua, vai ver diversos anúncios, são banners em ônibus, outdoors, revistas, jornais. Na televisão nem se fala. O ponto aqui é: Nenhum desses anunciantes sabe quais são as suas reais necessidades, nem aquilo que você está procurando para resolver alguma demanda da sua vida.

Suponha que você precise de mais produtividade para o seu trabalho, para essa sua necessidade você não vai encontrar anúncios nos moldes que eu citei anteriormente. Nesse caso, você provavelmente vai fazer uma pesquisa no Google ou procurar um vídeo no YouTube.

O marketing de conteúdo atua exatamente aí! Vai produzir as respostas que as pessoas estão pesquisando todos os dias.

E não há forma melhor de se diferenciar do que criar conteúdo de valor, que atraiam as pessoas para os seus canais. E a partir disso você vai realizar vendas.

O marketing de conteúdo está totalmente relacionado com o marketing de diferenciação. Veja como exemplo este blog, temos nos esforçado para criar sempre um conteúdo de valor, publicamos artigos de aproximadamente três mil palavras, sem contar as aulas completas, com vídeos e artigos.

Tudo isso para nos diferenciarmos da concorrência. Espero que você esteja apreciando esse blog, pois ele faz parte da minha estratégia de marketing de diferenciação. 😉

Vamos resumir as principais vantagens do Marketing de Conteúdo:

  • Fidelização: Seus clientes continuam a te seguir e a comprar de você;
  • Maior presença online: Quanto maior for a sua atuação na produção de conteúdo de valor, maior será a sua presença online. Tudo o que você faz, vai ficar disponível na Internet, com potencial de atrair clientes a qualquer momento;
  • Menor custo para captar clientes: Sai muito mais barato produzir conteúdo do que fazer anúncios pagos. Sem contar que com o Marketing de Conteúdo, você atrai um público muito mais qualificado (com maior probabilidade de comprar de você);

Nós temos aqui no Blog, um artigo completo sobre Marketing de Conteúdo, recomendo que você clique aqui e estude esse artigo. Vai te ajudar muito na sua estratégia de diferenciação.

marketing de conteúdo no processo de diferenciação

Diferenciação #04 – Inovação

Quando falamos em inovação, muitas vezes pensamos que é preciso criar algo totalmente revolucionário, e isso não é verdade. Muitas vezes, uma simples mudança pode criar uma inovação e te levar a um processo de diferenciação bem-sucedido.

O que você pode fazer que sua concorrência não faz?

Se você que está lendo este artigo e é um afiliado… O que você tem feito para inovar sua atuação como afiliado? Tem feito só o básico, ou tem buscado ter novas ideias para vender mais como afiliado?

Volto a falar, não é nada sofisticado, pode ser através de algo simples. Você não precisa criar novas formas, mas inovar, modificar pequenos aspectos.

Quer um exemplo?

No meu treinamento Fórmula Negócio Online eu ensino uma técnica para vender mais, que é a entrega de bônus (Vamos falar mais sobre essa estratégia a frente neste artigo). Uma das afiliadas mais bem-sucedidas que tenho, foi além… criou uma área de membros (um site exclusivo) para entregar um pacote de bônus. E regularmente ela vai adicionando novos bônus nessa área.

Isso é inovação, isso é marketing de diferenciação!

São tantas possibilidades de inovação que podem ser aplicadas… eu poderia facilmente escrever um livro sobre elas.

Deixe sua criatividade trabalhar, analise as estratégias que você tem acesso, se não tem, mergulhe nas estratégias. Com certeza novas ideias vão surgir. Só uma coisa importante, cuidado com as ideias mirabolantes, preze pela simplicidade.

Inovar não é ter ideias mirabolantes…

Para finalizar essa parte do artigo quero deixar uma dica especial para você que é meu aluno. O curso tem centenas de estratégias para você aplicar. Aplique cada uma dessas estratégias e vá realizando testes. Veja o que você pode acrescentar nessas estratégias, o que pode ser inovado (como no exemplo da afiliada acima). Seu cérebro é uma máquina para criar soluções. 😉

Diferenciação #05 – Preços

Preço é um fator de diferenciação, isso é inegável. Porém, este fator é atenuado quanto maior for a percepção de valor por parte dos clientes. Se os seus clientes entendem que o produto que eles estão adquirindo tem valor pra eles, o preço vai perdendo relevância proporcionalmente.

Exemplo: Se você quer e precisa emagrecer, é um desejo e uma necessidade que você tem. Você chega a uma oferta de um produto com uma forte promessa de solucionar o que você deseja. Quanto mais forte for essa promessa e as evidências de resultado, menos o preço será relevante para você tomar a decisão de comprar.

No mercado de afiliados temos os produtores e os afiliados. Os produtores conseguem criar estratégias de variação de preço. Eu mesmo faço promoções de vendas, como foi na Black Friday e no Natal. Essas ações promocionais de vendas fazem com que eu consiga alcançar um público que tem uma percepção de valor diferente.

São pessoas que desejam comprar o produto, porém não estão dispostas a pagar o preço normal de venda. As ações promocionais de vendas atraem este público.

Diferenciação por preços quando você é afiliado

Os afiliados não conseguem alterar os preços quando querem, mas podem acompanhar o movimento que os produtores fazem. Nas duas últimas ações promocionais de 2017 (Black Friday e de Natal), fizemos uma corrida de vendas com os afiliados.

Uma estratégia que beneficiou tanto a mim como produtor, quanto aos afiliados, que puderam alcançar parte desse público que precisa de um preço inferior para comprar.

Importante frisar, que o preço deve refletir o valor do produto. Na verdade, o valor do produto deve superar a percepção do preço. Nem todos concordam com essa premissa, mas eu uso ela nas vendas dos meus produtos e tenho obtido sucesso.

Eu sei que tem produtores que vendem cursos que são mais caros que o meu, e tratam de somente um assunto que eu trato em um bônus do Fórmula Negócio Online. Eu recebo depoimentos de alunos que dizem que o bônus que eu entrego gratuitamente no Fórmula Negócio Online é melhor do que o curso pago de tema correspondente.

7 estratégias de marketing de diferenciação

Diferenciação #06 – Campanhas Promocionais

As campanhas promocionais têm um alto poder de te diferenciar dos concorrentes. Elas podem te deixar muito próximo de realizar muitas vendas. Quando eu digo campanhas promocionais, não estou dizendo sobre preço promocional, mas sim promover o produto e a sua marca.

Tipos de campanhas promocionais para diferenciação

  • Promoção de marca: Quando você promove a sua marca, você está buscando aumentar a sua autoridade na internet. Quando maior for a sua autoridade, mais fácil será vender. A marca pode ser o seu nome pessoal, tudo depende da forma de posicionamento que você definiu na sua estratégia de marketing.
  • Presença Online: Você concentra seus esforços em aumentar sua presença online, aqui você pode fazer eventos ao vivo, como lives e webinários.
  • Anúncios pagos: Podem ser feitos diretamente para a venda ou para fortalecimento da marca. As principais plataformas são o Facebook Ads e o Google Adwords.
  • Concursos e Sorteios: Ações promocionais muito comum no Facebook, servem para aumentar o engajamento e identificação com a sua marca.
  • Presença maciça nas Redes Sociais: Estar presente durante um período nas Redes Sociais de forma maciça, foque em divulgar ações promocionais, como uma isca digital. (Para saber mais sobre a técnicas das Iscas Digitais, clique aqui)

Diferenciação #07 – Ofertas Diferenciadas

A criação de ofertas diferenciadas (como o nome já diz :D), vai ser a cereja do bolo da sua estratégia de marketing de diferenciação. E isso é bem simples de entender, todos nós gostamos de ser tratado de forma diferenciada. Um atendimento diferenciado é a base para encantar os clientes.

Clientes satisfeitos podem voltar a comprar de você ou não. Já clientes que se encantam, estes têm grande probabilidade de se tornarem clientes fiéis e que vão comprar de você mais vezes.

Existem várias estratégias para criar uma oferta diferenciada, vou deixar como exemplo algumas que eu considero muito efetiva.

  • Bônus: Entrega de algo com valor tangível (mesmo que seja digital. Um eBook é digital, mas o fato de a pessoa poder fazer o download, transmite a ideia de tangibilidade). Pode ser um e-book, infográficos, planilhas ou um pacote de bônus.
  • Consultoria: Muitas pessoas quando compram um produto digital se sentem inseguras para usar o produto, uma consultoria por um período, ensinando a dar os primeiros passos é uma oferta bem diferenciada.
  • Mentoria em Grupo: Os grupos de mentoria têm crescido muito. São grupos com quantidade limitadas de pessoas, onde você vai abordar aspectos de mentalidade, produtividade e outros relacionados ao nicho que você atua. Passa ser um grupo extra para ajudar os clientes e fidelizar eles a você.

dicas finais de marketing da diferenciação

Conclusão – Marketing de Diferenciação

Acredito que após a leitura deste artigo você estará com a cabeça preparada para implementar o marketing de diferenciação. Vivemos na era da informação e do conhecimento, eles sozinhos não podem mudar a sua vida. É o que você faz com o conhecimento que pode mudar tudo.

O conhecimento está aí! Agora é com você aplicar. 😉

Te espero nos comentários, conte-me sobre o que você achou e o que você vai fazer para implementar o marketing de diferenciação.

Sucesso e até a próxima!

Alex Vargas

Infográfico – Marketing da Diferenciação

Infográfico Marketing da Diferenciação

Você Pode Gostar De...
Compartilhe, vai ser ótimo :)

Deixe Seu Comentário

  1. Olá, professor Alex!!!!

    Achei excelente este artigo e muito esclarecedor!

    Concordo plenamente quando você diz que o marketing de diferenciação, como o próprio nome enseja, faz a DIFERENÇA!!!E mais uma vez ficamos diante da “entrega de valor às pessoas” para que possamos nos diferenciar!Com certeza, a entrega de conteúdo de valor faz com que possamos nos posicionar e criar autoridade no nosso nicho.

    Eu, por exemplo, pesquisando na internet sobre “como ganhar dinheiro na internet”, quando encontrei os teus vídeos do youtube e comecei a assisti-los, me encantei, fazendo com que eu quisesse pesquisar mais e mais, até que me matriculei no Fórmula e, hoje, aqui estou eu estudando sempre com muita motivação o marketing digital.

    Isso reforça ainda mais a afirmação de que o marketing de conteúdo está diretamente ligado ao marketing de diferenciação!

    Esse conceito de criar um ótimo conteúdo eu já consegui assimilar no fórmula e já estou colocando em prática no meu blog.

    Pra finalizar, concordo que temos que nos diferenciar e nos posicionar perante os nossos concorrentes.E isso conseguiremos fazer através do marketing de conteúdo, com toda certeza!

    Um abraço forte, querido e mestre Alex!!!!

  2. Olá Alex Vargas,
    Estou iniciando agora no mercado de afiliados, e estou lendo alguns artigos do seu blog, realmente são muitos bons, parabéns…

    • Olá Thayenne! Fico muito feliz que esteja gostando, estamos publicando artigos novos quase que diariamente. 😉 Não deixe de ler os e-books que eu disponibilizo gratuitamente… sucesso! Qualquer dúvida é só comentar!
      0)

    • Olá Thayenne! Fico muito feliz que esteja gostando, estamos publicando artigos novos quase que diariamente. 😉 Não deixe de ler os e-books que eu disponibilizo gratuitamente… sucesso! Qualquer dúvida é só comentar!
      0)

Deixe Sua Opinião

Thanks!