Marketing de Relacionamento: O que é e Como Usar na Prática

Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias utilizadas para construir e divulgar uma marca. Seja para construir autoridade, atrair mais clientes, vendas ou fidelização de clientes à marca.

Será que você realmente precisa usar o marketing de relacionamento em seu negócio?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre aqueles empreendedores que ainda não conhecem bem o marketing de relacionamento.

E, para que você conheça e saiba qual a importância de utilizar o marketing de relacionamento para alcançar o sucesso com o seu negócio, vou deixar, neste artigo, todas as informações que você precisa sobre essa estratégia tão eficiente para o marketing de qualquer empresa.

Três Passos para Vender como Afiliado na Internet

Então, continue com a leitura até o final e confira.

  1. O que é Marketing de Relacionamento?
  2. A Importância do Marketing de Relacionamento para o seu Negócio
  3. Marketing de relacionamento x Marketing Tradicional
  4. Vantagens de utilizar o marketing de relacionamento
  5. Como implantar o Marketing de relacionamento em seu negócio
  6. Como Fazer Marketing de Relacionamento no WhatsApp
  7. Por que é importante investir em marketing de relacionamento
  8. Exemplos de empresas que tiveram sucesso utilizando o marketing de relacionamento
  9. Conclusão

O que é marketing de relacionamento?

O que é Marketing de Relacionamento

Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias utilizadas para construir e divulgar uma marca.

Além disso, é através do marketing de relacionamento que uma marca poderá conquistar e fidelizar clientes com mais facilidade, transformando esses clientes em divulgadores da marca.

A empresa que deseja estar à frente no mercado, conquistando e fidelizando futuros clientes e divulgadores de sua marca, sem dúvida precisa abrir canais de comunicação para manter um relacionamento.

Todo mundo gosta de se sentir especial, por isso, quando uma marca conversa com o cliente para saber quais são suas necessidades e mostra que se preocupa de verdade com o cliente, essa empresa está praticando o marketing de conteúdo e colherá ótimos resultados.

Com tantas informações invadindo nossa tela todos os dias, saber se diferenciar e ficar marcado na mente das pessoas é uma questão de sobrevivência.

O marketing de relacionamento não só gera mais clientes fiéis e divulgadores da marca, mas também faz você ganhar autoridade no mercado e ser visto pelo público como um especialista no assunto.

Veja agora tudo que você precisa saber sobre marketing de relacionamento e como colocar em prática essa estratégia incrível.

A importância do marketing de relacionamento para o seu negócio

marketing de relacionamento porque é importante

Como você pôde perceber, o marketing de relacionamento não está focado apenas em conquistar e fidelizar clientes.

O marketing de relacionamento visa conquistar fãs, pessoas que irão indicar o seu produto ou serviço para outras pessoas, defendendo as qualidades daquilo que você oferece.

Isso porque você criou um relacionamento com elas, oferecendo uma experiência positiva e marcante.

O marketing de relacionamento cria uma relação progressiva e duradoura com o cliente.

Essa relação pode fazer com que um cliente que adquiriu um produto ou serviço básico compre algo mais valioso depois. Por isso a importância de manter o relacionamento com o cliente 

Ou seja, o marketing de relacionamento não serve apenas para gerar mais lucro, mas para aproximar cliente e marca.

Essa estratégia proporciona mais valor para o cliente e um feedback valioso para a empresa, pois poderá realizar melhorias em seu produto ou serviço.

Por isso que quando investe nas estratégias de marketing de relacionamento, a empresa se aproxima o público-alvo, fazendo com que ele perceba valor naquilo que você oferece. Isso aproxima ainda mais o público da decisão de compra.

É a partir dessa aproximação, que o cliente vai divulgando a sua marca para outras pessoas e, dessa forma, você vai conquistando novos clientes.

A importância de manter um relacionamento com o público-alvo

Relacionamento com o público alvo no Marketing de Relacionamento

Como foi questionado no início deste artigo, afinal, você precisa mesmo do marketing de relacionamento no seu negócio?

Qual a importância de manter um relacionamento com o público-alvo?

Acredito que você já deve ter compreendido a resposta para essas dúvidas nos tópicos anteriores, certo?

Mesmo assim, ainda há muito o que falar sobre essa estratégia, que, na verdade, é um complemento de outras que você pode usar em seu negócio.

É importante que você saiba que o marketing de relacionamento é bem diferente do marketing tradicional, pois esse último está focado apenas na divulgação de um produto ou serviço, sem se preocupar se o cliente está preparado para comprar.

Além disso, o marketing tradicional também não está preocupado em manter um relacionamento com o cliente ou fazer dele um fã.

Por isso que no marketing tradicional, o cliente, geralmente, não retorna e, em muitos casos, até desiste da compra.

É por isso que a empresa que coloca o cliente como centro do processo de compra gera mais lucro e conquista mais clientes fiéis.

A relação entre marketing de relacionamento e a decisão de compra

relação entre marketing de relacionamento e a compra

O objetivo principal do marketing de uma empresa deve ser fazer com que o cliente lembre da sua marca no momento da decisão de compra.

Outro fator importante na relação entre o marketing de relacionamento e a decisão de compra é que o investimento em clientes que já compraram de você é bem menor do que o que é investido na aquisição de novos clientes.

Isso porque os clientes que já fecharam a compra, já passaram por todas as etapas do funil de vendas, já conhecem o seu produto ou serviço e já mantém um relacionamento com a sua marca, o que facilita a realização de novas vendas para o mesmo cliente.

Além disso, como já foi dito, o cliente fiel torna-se um divulgador da sua marca.

Além disso, através do marketing de relacionamento você vai ajudar o público-alvo a identificar uma dor e vai educá-lo e encaminhá-lo pelo funil de vendas.

Marketing de relacionamento x Marketing tradicional

comparação entre marketing de relacionamento e marketing tradicional

Engana-se quem pensa que o marketing de relacionamento é igual ao marketing tradicional. 

Enquanto o marketing tradicional tem suas ações direcionadas para influenciar as pessoas, o marketing de relacionamento foca suas ações na relação entre o cliente e a marca e se preocupa em oferecer qualidade e valores para o cliente.

O marketing tradicional não visa um relacionamento com o cliente, apenas tem como objetivo divulgar e vender um produto.

O marketing de relacionamento visa o longo prazo, por isso as ações estão focadas na coleta de dados e na entrega de valor às pessoas, o que aumenta o valor da marca no mercado e gera muito mais clientes satisfeitos, além de divulgadores da marca.

Vantagens de utilizar o marketing de relacionamento 

Agora que você já sabe qual a importância de implantar o marketing de relacionamento em seu negócio, confira algumas vantagens que essa estratégia é capaz de gerar.

Diminui gastos com anúncios

redução de gastos em anúncios

Quando a equipe de marketing de uma empresa está focada em relacionamento com o cliente, os gastos com anúncios para conquistar novos clientes diminuem significativamente.

Isso porque, como já foi dito, quando a marca mantém um relacionamento com o cliente, este fica satisfeito e passa a ser um divulgador da marca, trazendo novos clientes para a empresa, de maneira orgânica.

Aumenta o LTV 

Aumenta o LifeTime Value

O LTV (Lifetime Value) é a métrica utilizada por empresas que trabalham com modelo de assinatura.

O LTV ajuda a empresa a compreender a importância de manter um relacionamento com o cliente o máximo de tempo possível.

Então, quanto mais tempo você mantiver o cliente, maiores serão as chances de fidelizar esse cliente e, consequentemente, mais vendas, o que aumenta o LTV.

Melhora a comunicação com o cliente 

Marketing de Relacionamento aplicado ao Atendimento ao Cliente

A empresa que utiliza o marketing de relacionamento em sua estratégia consegue alinhar a comunicação interna a fim de melhorar a comunicação com o cliente.

Essa melhoria na comunicação faz com que o cliente tenha uma experiência única e bastante positiva com a marca.

Como implantar o Marketing de relacionamento em seu negócio 

Aprenda como Implementar o Marketing de Relacionamento

Antes de implantar o marketing de relacionamento em seu negócio, é necessário que toda a equipe esteja alinhada na fidelização dos clientes, pois o relacionamento começa a partir do primeiro contato com a empresa.

Esse primeiro contato precisa ser o mais cativante possível, para que seja criado um vínculo que leve à venda e, depois, o cliente seja encaminhado para outras ações de vendas.

A empresa precisa conquistar o cliente, de maneira que ele finalize a compra falando da marca para outras pessoas, de maneira positiva, mostrando para todos como o seu produto ou serviço mudou a vida dele.

É dessa forma que clientes se tornam fãs da sua marca e passam a divulgar os seus produtos ou serviços, de forma gratuita e muito eficaz, despertando o interesse de outras pessoas em comprar também.

Para que o marketing de relacionamento de uma empresa dê certo, é necessário que todas as ações estejam focadas no cliente.

Dessa maneira, o cliente vai se sentir especial, o que é, realmente, pois sem cliente não há venda e, portanto, não há lucro.

Então, para implantar o marketing de relacionamento em seu negócio, você precisa lançar mão de todos os meios para se aproximar do seu cliente.

As redes sociais são ótimos canais para você se relacionar com o cliente, de forma direta e pessoal.

Marketing de relacionamento e atendimento ao cliente

Marketing de Relacionamento aplicado no atendimento ao cliente

Como já falei antes, embora não seja o mesmo que marketing de relacionamento, o atendimento ao cliente é muito importante, pois é o primeiro contato direto que o cliente vai ter com a sua empresa e, se ele for bem tratado, se sentirá especial, o que é bastante positivo para o seu marketing de relacionamento.

É por isso que é de extrema importância que toda a equipe esteja preparada e alinhada à cultura da empresa e treinada em relação aos planos de marketing.

Para isso, a empresa deve apresentar as estratégias à toda equipe, treinando e mostrando a importância de cada um no processo.

Como Fazer Marketing de Relacionamento no WhatsApp

Como fazer Marketing de Relacionamento no Whatsapp

O WhatsApp é um canal extraordinário para trabalhar o marketing de relacionamento do seu negócio, se você souber utilizá-lo.

Isso porque essa ferramenta é muito acessível e possui grande alcance, além de poder gerar mais vendas e fidelizar mais clientes, através de ações adequadas.

Além de te possibilitar interagir diretamente com o público, de forma personalizada, o WhatsApp também permite automatizar o atendimento.

Para isso, é possível utilizar recursos como chatbots, que são robôs desenvolvidos para interagir com o ser humano através de conversas programadas 

Para fazer um atendimento “um a um” utilizando o WhatsApp, você precisa, antes de tudo, ter um número exclusivo para a sua empresa.

Ter um número exclusivo para a empresa é importante para que você determine um horário de atendimento e também para não misturar com conversas pessoais com o atendimento, o que demonstra mais profissionalismo e não faz uma bagunça no atendimento, o que poderia ser um desastre.

Depois disso, como acabei de falar, determine um horário de atendimento. É importante divulgar esse horário, para evitar reclamações.

Mas atenção! Para que o seu marketing de relacionamento funcione, você precisa atender prontamente às mensagens dos clientes, pois, se eles forem deixados “no vácuo” ou se a resposta demorar, eles terão uma má impressão da sua empresa. E não é isso que você deseja, certo?

Fale com o cliente de forma amigável, porém, sem ultrapassar os limites do profissionalismo.

Você deve estabelecer uma conversa personalizada, de acordo com as informações que você coletou sobre ele antes. 

É importante lembrar que enviar mensagens de maneira excessiva para os seus clientes é o mesmo que dar um tiro no pé. Todo seu trabalho vai por água abaixo.

Portanto, explore todos os recursos que o WhatsApp oferece e tire o melhor proveito dessa ferramenta tão útil para trabalhar o marketing de relacionamento do seu negócio.

Marketing de relacionamento na prática

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e o quanto essa estratégia é importante para o seu negócio, vamos aprender como colocar tudo em prática?

Existem muitas maneiras de aplicar o marketing de relacionamento, principalmente pelas inúmeras possibilidades que a internet proporciona.

Entre as metodologias em que o marketing de relacionamento pode ser aplicado há o marketing de conteúdo, o inbound marketing e o marketing digital, como um todo.

E, entre as ferramentas temos o blog, as redes sociais, o e-mail marketing, o envio de bônus…

Veja agora como aplicar o marketing de relacionamento em seu negócio.

Crie uma base de dados

Tenha uma base de dados para sua estratégia Marketing de Relacionamento

O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento em seu negócio é analisar os dados dos clientes para conhecê-los melhor e, a partir daí, saber como se comunicar com eles.

Você precisa entender o que faz com que o cliente volte a comprar de novo da sua marca.

Não adianta trabalhar com “achismo” e tentar adivinhar o que faz o cliente retornar.

É necessário analisar os dados e identificar exatamente o que faz com que ele compre mais uma vez, pois pode ser o relacionamento, mas também é possível que seja pelo preço ou pelo brinde que você oferece, pela forma de pagamento, etc.

Criar uma base de dados vai te ajudar a montar um plano de marketing de relacionamento mais eficiente.

Vale ressaltar que a base de dados precisa estar atualizada, para que suas ações sejam mais assertivas.

Faça a segmentação e personalize os perfis 

Segmentação de perfis

Depois que você tiver com uma base de dados pronta sobre os seus clientes, é hora de fazer a segmentação dos perfis para que possa criar estratégias de marketing eficientes, de acordo com cada perfil.

Para fazer marketing d relacionamento você precisa conhecer bem os seus clientes e segmentar o perfil de quem está satisfeito com o atendimento ou com valor o produto, por exemplo. 

Para gerar uma experiência única você precisa identificar o perfil ideal que precisa atender e saber exatamente o quais são os benefícios que precisa oferecer ao seu cliente ideal.

Personalizar os perfis dos seus clientes ideais vai te ajudar a ser mais assertivo em suas ações de marketing de relacionamento, pois a sua comunicação será mais personalizada.

Quando você conhece o perfil do seu cliente e personalizada a comunicação, consegue atrair as pessoas certas e o resultado será mais clientes.

Crie ações que incentivem o retorno do cliente 

use ações para atrair clientes a comprarem de você novamente

É bem mais fácil criar e manter um relacionamento com o cliente quando são realizadas ações que incentivam o retorno do cliente.

Algumas ações que incentivam o retorno do cliente são, por exemplo, os programas de fidelidade (falarei sobre isso logo mais), a pesquisa de satisfação do cliente e a oferta de brindes.

Algumas ações, além de incentivar o retorno, permite a coleta de dados importantes sobre o cliente. Como por exemplo, quando um estabelecimento pede para que o cliente responda à pesquisa de satisfação e, com isso, ele recebe um brinde na próxima visita.

Tenha consistência

Tenha consistência

De nada adianta colocar em prática algumas ações do marketing de relacionamento e depois “deixar pra lá”.

Para que o marketing de relacionamento de uma empresa tenha sucesso, é preciso ter consistência.

Você pode observar que a maioria das ações são focadas no retorno a longo prazo.

Não ofereça um bom atendimento e conceda benefícios ao cliente apenas para o momento da compra. 

Você precisa construir um relacionamento com o cliente e, aos poucos, ganhar a confiança dele para que, depois, a sua marca ganhe um fã e divulgador dos seus produtos ou serviços.

E, para que o relacionamento seja construído, é necessário ter consistência, regularidade na comunicação e nas campanhas.

Lembre-se de que vender um novo produto a um cliente que já fechou uma compra com você é bem mais barato do que conquistar um novo cliente.

Para conseguir ter consistência, você pode estabelecer um cronograma de ações, com prazos definidos.

Comece com o e-mail marketing 

implemente o e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais eficientes para a estratégia de marketing.

Você pode utilizar o e-mail marketing para várias ações diferentes, de forma personalizada.

Com o e-mail marketing você pode estreitar o relacionamento com o seu público, pode gerar valor através de conteúdo relevante para ele. 

Além disso, através do e-mail marketing você pode enviar felicitações para os seus clientes em datas comemorativas, inclusive no dia do aniversário deles.

Você também pode mostrar para o seu cliente, através do e-mail marketing, quais os benefícios de ser cliente da sua empresa e ainda oferecer vantagens, como bônus, cupons de descontos, promoções e muito mais.

Isso sem falar na possibilidade de realizar o pós-venda, enviando pesquisa de satisfação e abrindo um canal de comunicação com o cliente para receber sugestões e reclamações, por exemplo, e obter um feedback para que possa realizar melhorias onde for necessário, além de, é claro, oferecer novos produtos ou serviços.

Utilize as redes sociais

use as redes sociais na sua estratégia de marketing de relacionamento

As redes sociais podem ser ferramentas incríveis na hora de construir um relacionamento com o cliente, se você souber usar.

Estar presente nas principais redes sociais é hoje uma questão de sobrevivência no mercado atual, pois é lá que o público está e é onde a empresa consegue se comunicar de maneira direta com o seu cliente e executar ações de marketing de conteúdo juntamente com o marketing de relacionamento.

Utilizar as redes sociais na estratégia de marketing de relacionamento é excelente para aumentar a audiência e conquistar novos clientes.

Outra vantagem que as redes sociais trazem para o seu negócio é que você consegue se comunicar com o cliente em tempo real, o que pode gerar resultados imediatos para as suas ações de marketing.

A empresa que responde as mensagens e comentários dos clientes rapidamente são vistas de forma positiva e conquista fãs, divulgadores de sua marca.

Já aquelas que deixam seus clientes “no vácuo” ou demoram a dar um retorno transmitem uma imagem negativa, de desprezo pelo cliente.

Então, como falei no início deste tópico, as redes sociais podem ser ferramentas incríveis para o marketing de relacionamento, se você souber usar.

Vale lembrar que, assim como o e-mail marketing, as redes sociais também são bastante úteis para divulgar seu conteúdo.

O conteúdo publicado nas redes sociais também precisa ser segmentado, para que seu público se sinta especial.

Os tipos de conteúdo que você pode divulgar nas redes sociais podem ser materiais ricos e que gerem valor para o público, pode ser uma pesquisa de satisfação, uma oferta de produto, promoções…

Mas atenção! Para que sua estratégia dê certo e você gere engajamento nas redes sociais, é preciso que a comunicação seja personalizada. Acredito que você já compreendeu a importância de segmentar e personalizar o seu público.

Trabalhe com programas de fidelidade

Tenha um programa de recompensas

Outra forma bastante eficaz de trabalhar o marketing de relacionamento de uma empresa, é através de programas de fidelidade.

Empresas aéreas e restaurantes, por exemplo, utilizam programas de fidelidade para atrair e reter clientes, oferecendo benefícios para o cliente que der preferência aos seus produtos ou serviços, em vez de comprar na concorrência.

Use automação de marketing 

Automatize o seu marketing

Utilize a automação de marketing, de maneira personalizada, para gerar mais resultados no seu marketing de relacionamento.

Com a ajuda da automação de marketing você consegue construir uma estrutura de envio de e-mail marketing para a sua lista, por exemplo.

A automação de marketing vai te ajudar a se comunicar com a pessoa certa, na hora certa, pelo canal certo, de forma massiva.

Quando você envia conteúdo massivamente para as pessoas certas, conseguirá atender às necessidades dessas pessoas, de maneira efetiva.

Utilize as ferramentas de CRM

Use um CRM para gestão completa de clientes

Geralmente utilizadas pelo time de vendas, no fundo do funil, as ferramentas de CRM são muito eficientes, juntamente com o software de automação, na estratégia de marketing de relacionamento.

O CRM vai rastrear e registrar todas as informações do lead.

As ferramentas de CRM vão te auxiliar na hora de compreender o que, de fato, atrai cada cliente.

Isso facilita o trabalho da empresa na hora de monitorar o cliente e entregar a solução adequada para cada um.

Trabalhe marketing de relacionamento com Customer Success 

Tenha em mente o sucesso do seu cliente

O marketing de relacionamento pode trabalhar em conjunto com o Customer Success (Sucesso do Cliente), pois ambos se complementam.

Enquanto o Customer Success trabalha para manter os clientes por mais tempo e, dessa forma, obter mais lucro, o marketing de relacionamento oferece o conteúdo e o formato para que esse processo aconteça.

Ou seja, o Customer Success vai gerar ideias de conteúdos através do fornecimento de dados sobre quais os tipos de conteúdo os clientes mais consomem, e o marketing de relacionamento entra com a comunicação.

Monitore os resultados

Acompanhe seus resultados

Para avaliar e determinar o sucesso de sua estratégia de marketing de relacionamento, é necessário monitorar os resultados constantemente.

Há diversas métricas para avaliar se suas ações estão gerando os resultados esperados.

Avalie aqueles indicadores que, no futuro, vão te mostrar a relação que eles têm com a fidelização de clientes, por exemplo.

Alguns desses indicadores que você precisa monitorar são o volume de vendas, o tiket médio, o número de vendas por indicação.

Realize enquetes nas redes sociais para saber se sua marca está atendendo o que a sua audiência espera, através do seu conteúdo.

Outra forma de monitorar os seus resultados é através de ferramentas, como o Google Analytics.

Por que é importante investir em marketing de relacionamento

Por que você deve investir no marketing de relacionamento

Como você viu até aqui, vale muito a pena investir em marketing de relacionamento, pois esse pode ser o seu grande diferencial no mercado.

Mais do que um produto ou serviço, você vai oferecer um relacionamento com o cliente, o que pode ser determinante na hora da decisão de compra.

Não confunda marketing de relacionamento com um bom atendimento ao cliente.

Com o marketing de relacionamento você vai oferecer um diferencial, que fará com que o cliente se transforme em fã e propagador da sua marca.

Para isso, você precisa conhecer bem o seu público e, dessa forma, oferecer um atendimento personalizado.

Exemplos de empresas que tiveram sucesso utilizando o marketing de relacionamento

 A empresa que entende que um cliente satisfeito afeta diretamente nas vendas, na rentabilidade e na reputação da empresa, sai à frente e vai muito além da lucratividade.

Você precisa entender que hoje o marketing vai muito além da oferta de um produto ou serviço.

É por compreender isso que grandes marcas investem tanto em marketing de relacionamento, pois sabem exatamente o que irão gerar.

Confira agora três exemplos de marcas famosas, que investem em marketing de relacionamento e impactam a vida do consumidor, de maneira positiva, mantendo um relacionamento duradouro.

Coca-Cola 

coca cola exemplo de marketing de relacionamento

A Coca-Cola é uma das marcas mais famosas no mundo todo e o seu marketing sempre dá o que falar.

A marca entende muito bem o impacto que o marketing de relacionamento pode causar, não somente na lucratividade da empresa, mas também em sua reputação.

Não é à toa que a Coca-Cola está em todas as partes do mundo e continua conquistando fãs.

A Coca-Cola sempre busca compreender o que o seu público deseja e está sempre atendendo a esses desejos. 

A marca sempre está distribuindo brindes e realizando ações de marketing de relacionamento em grandes eventos, como Olimpíadas e Copa do Mundo, por exemplo, além do tradicional caminhão de Natal, que percorre várias cidades para chegar mais próximo do seu cliente.

Netflix 

netflix é exemplo de marketing de relacionamento

Outra marca muito famosa que aposta no marketing de relacionamento para obter mais lucro é a Netflix.

Sem dúvida a Netflix sabe fazer marketing de relacionamento, por isso hoje conta com bilhões de usuários em mais de 100 países do mundo.

As ações de marketing da Netflix são sempre vistas de forma bastante positiva.

Não é difícil encontrar depoimentos nas redes sociais elogiando a marca pelo excelente atendimento ao cliente. Isso é marketing de relacionamento na prática!

Com certeza a Netflix é uma marca que serve de exemplo para a empresa que deseja estar presente na mente do consumidor, de maneira positiva.

Nubank

nubank também é exemplo de marketing de relacionamento

A startup Nubank, que é uma administradora de cartão de crédito, para aplicar o marketing de relacionamento, lançou um programa de fidelidade onde o cliente acumula 1 ponto a cada 1 real em compras.

No programa, cada vez que o cliente realizar uma compra com o cartão, o saldo de pontos é atualizado em tempo real. 

O diferencial do programa de fidelidade da Nubank é que os pontos não expiram.

Assim como a Nubank, outras empresas que almejam se destacar no mercado, precisa oferecer algo novo, que a concorrência não oferece.

Conclusão

Será que você realmente precisa usar o marketing de relacionamento em seu negócio?

Tenho certeza que você já sabe qual é a resposta para a pergunta que eu deixei para você lá no início deste artigo, não é mesmo?

Com o marketing de relacionamento você não estará apenas oferecendo ao cliente um produto ou serviço, mas sim um relacionamento com ele, que vai continuar, mesmo depois do fechamento da venda.

Com a inclusão do marketing de relacionamento como estratégia de negócio, você vai gerar muito mais do que vendas, mas clientes satisfeitos, fãs e divulgadores da marca.

O marketing de relacionamento vai fazer com que aquele cliente satisfeito, que mantém um relacionamento com a sua marca, volte a comprar quando surgir uma nova necessidade, além de transmitir uma imagem positiva do seu negócio.  

O sucesso da sua estratégia de marketing de relacionamento está em oferecer algo que a concorrência não oferece.

Por isso que é tão importante conhecer bem o seu público.

Para isso, você precisa estar sempre investindo em ações que coletem dados relevantes sobre ele.

Através desses dados, você vai poder conhecer bem o seu público e entender o que ele precisa e, dessa forma, oferecer o que ele precisa, através de um atendimento personalizado, deixando o cliente satisfeito.

Quando uma empresa oferece soluções, através de uma experiência única e satisfatória, ela está no caminho certo para alcançar o sucesso que tanto deseja.

Aplique em seu negócio tudo o que você aprendeu neste artigo sobre marketing de relacionamento e tenha certeza de que o sucesso é apenas uma questão de tempo.

Infográfico – Marketing de Relacionamento: O que é Como Usar na Prática

Infográfico - Marketing de Relacionamento

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Artigo muito bom. Eu sou formado em administração em marketing e especialista em comunicação mercadológica, portanto assino embaixo em tudo que foi dito nesse artigo

  2. Alex Vagas!
    Eu aqui novamente! rsrsrs…..
    Mais um artigo lido com muita paciência.
    Gostei bastante! Pois, sentir a necessidade de ler esse artigo também, buscando aprender cada vez mais sobre Marketing.

    Obrigado por todos os conteúdos disponibilizados em seu blog.
    Esta de parabéns! Forte abraço! Muita paz!

    🙂

  3. Perdoe não atender antes pois uso o PC rapidamente só pra produção, me intereço sim e vou entrar de cara nesse projeto no momento estou sem audio.

    • Olá! Claudemiro! Fico aguardando os seus comentários me falando dos teu plano de marketing de relacionamento! 😉

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram