Marketing de Relacionamento | Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento | Tudo o que você precisa saber sobre Marketing de Relacionamento

Tenho postado alguns artigos sobre segmentos do Marketing, e hoje vamos falar sobre marketing de relacionamento. O marketing é um dos pontos mais importantes para uma empresa. As empresas de sucesso se dedicam a ter um planejamento de marketing. Posso afirmar sem dúvidas alguma, sem estratégias de marketing nenhuma empresa terá sucesso.

O marketing é altamente eficaz na conquista de clientes, no processo de fidelização, na venda de produtos e serviços, na diferenciação, para vencer os concorrentes… Toda empresa tem como objetivo lucrar, mesmo se você é a sua empresa. O lucro vem das vendas, e as vendas vem do marketing. E uma das estratégias de marketing que aumentam as vendas e fideliza clientes é o marketing de relacionamento, pois ele foca no cliente!

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

E para aqueles que são empreendedores digitais, que tem negócios 100% online, o marketing de relacionamento é um grande diferencial, pois na maioria das vezes, na internet as pessoas estão atrás de soluções para os seus problemas, não tem como objetivo comprar algo. E se você souber usar o marketing de relacionamento trabalhando na internet, o sucesso estará praticamente garantido!

Neste artigo você vai descobrir tudo o que você precisa saber sobre marketing de relacionamento, e além de entender isso, você vai aprender como usar no seu negócio online. Caso você ainda não tenha um negócio online e deseja ter um, eu te recomento o meu treinamento Fórmula Negócio Online, onde eu te ensino tudo passo a passo, em mais de 250 aulas. Atualmente o Fórmula Negócio Online é o treinamento Top #01 do mercado, sendo o mais recomendado para quem quer começar um negócio online.

Bom, vamos então conhecer tudo sobre marketing de relacionamento?

Boa leitura!

Entendendo o Marketing

Um dos maiores nomes do Marketing, Philip Kotler, define marketing como um processo social “por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Podemos dizer que são ferramentas para levar ofertas de produtos e serviços até pessoas interessadas. E muitas vezes, despertar o interesse de potenciais clientes. Potenciais clientes são chamados de leads. Lead significa conduzir, no marketing digital os leads são pessoas que queremos conduzir até a compra do produto que estamos indicando. Esse processo é muito usado no marketing de afiliados, eu falo mais sobre marketing de afiliados neste artigo (clique aqui).

As ferramentas de marketing têm vários propósitos, podemos citar:

  • Comunicar com potenciais clientes;
  • Divulgar produtos;
  • Gerar o desejo de compra;
  • Potencializar vendas;
  • Fidelizar clientes;
  • Relacionamento com clientes e potenciais clientes;
  • Crescimento das vendas com novas vendas para clientes;
  • Alcançar mais clientes;
  • Negócios sustentáveis.

De forma bem resumida, esse é o entendimento do marketing. No marketing digital é basicamente o mesmo processo, mas a diferença é o que o ambiente de negócios é online. Inclusive a entrega e consumo dos produtos, que são produtos digitais. Clicando aqui você pode ler um artigo onde eu explico mais sobre produtos digitais.

O que é Marketing de Relacionamento

Entenda o Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento, como o próprio nome já no diz, são estratégias de marketing focadas em criar e manter relacionamento com potencias clientes. Todas as ações tomadas têm como objetivo criar um relacionamento com os leads. Uma das formas mais efetivas consiste em dar benefícios.

Usamos essa estratégia com as iscas digitais, que além de criar relacionamento com os potencias clientes, nos dá o contado de e-mail deles, permitindo colocar em prática mais estratégias de marketing de relacionamento, enviando conteúdos relevantes para os seus potenciais clientes.

Cada vez mais tem sido importante a criação de mecanismos de relacionamento com a audiência. Se você quer fazer vendas no decorrer do tempo, definitivamente precisa ter uma estratégia de marketing de relacionamento. As pessoas preferem comprar de quem elas conhecem e confiam e isso você só vai conseguir se usar o marketing de relacionamento.

Marketing de Relacionamento é Conhecimento

A base do sucesso com marketing de relacionamento está no conhecimento. Para que você possa aplicar as estratégias precisa conhecer o perfil do seu público. Precisa focar em conhecer o seu público de duas formas:

  1. Público Alvo: Você precisa conhecer quem são as pessoas que tem interesse no produto que você vende. Se você é um afiliado de produtos digitais, precisa conhecer as pessoas que tem interesse nos produtos que você promove como afiliado. Para conhecer o público alvo você pode realizar pesquisas online, usando ferramentas específicas para isso. No Fórmula Negócio Online eu detalho como definir o público alvo.
  2. Persona ou Avatar: A persona ou avatar é uma pessoa fictícia que representa todo o seu público alvo, nela estão contidas as características predominantes do seu público alvo. Para definir sua persona, pegue os principais dados do seu público alvo.

Exemplo hipotético: O seu produto é sobre emagrecimento para mulheres. O seu Público alvo são mulheres de 25 a 35 anos, que já possuem filhos e tem uma rotina pesada de trabalho. Possuem pouco tempo para se alimentar bem. A Persona é a Ana, que tem 27 anos, mãe de dois filhos, que está com sobre peso e não consegue se alimentar bem.

Foi só um exemplo sem os dados de pesquisa, apenas para mostrar como é o processo. Em uma pesquisa real você precisa de mais dados e ser mais específico ainda.

Aplicando o Marketing de Relacionamento Online

Como aplicar o Marketing de Relacionamento

Agora você já conhece os conceitos do Marketing de Relacionamento, mas ainda falta conhecer como aplicar as estratégias de marketing de relacionamento em um negócio online. Existem centenas de formas para aplicar o marketing de relacionamento, o que torna impossível eu te explicar todas aqui neste artigo, por isso vou me concentrar nas estratégias que eu entendo ser as mais efetivas.

Marketing de Relacionamento com Conteúdo

A primeira estratégia de marketing de relacionamento que eu entendo ser a mais importante é o marketing de conteúdo. Não dá para falar sobre marketing de relacionamento em um negócio online sem falar de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo consiste na criação e divulgação de conteúdo de valor com o objetivo de se relacionar com a audiência e realizar vendas.

O marketing de conteúdo, atrelado com o marketing de relacionamento, vai te ajudar a alcançar diversas metas do seu negócio online, como a fidelização dos seus leads, aumentar sua presença online e reduzir o seu custo de captação de novos potenciais clientes.

Marketing de conteúdo é um assunto tão importante que temos um Guia Completo de Marketing de Conteúdo aqui no Blog, que você pode acessar clicando aqui.

Marketing de Relacionamento com Chat no Blog

Essa estratégia tem se mostrado muito efetiva. Consiste em colocar um chat dentro do seu blog, onde os visitantes podem falar diretamente com você. Provavelmente você já acessou um site que tenha esse chat, geralmente fica no canto inferior esquerdo do site.

Existem alguns sistemas que fazem isso, eu uso e recomendo o JivoChat e o Zendesk. Recentemente gravei um vídeo ensinando como instalar o JivoChat no seu site ou blog, você pode assistir clicando aqui.

A principal vantagem dessa estratégia está na proximidade com o seu potencial cliente, você poderá fazer uma oferta de venda totalmente personalizada. Imagina que você está no Google pesquisando sobre “como ganhar dinheiro na internet”, aí você clica em um artigo, começa ler, e no meio do texto está escrito assim:

“ O Fórmula Negócio Online é o treinamento perfeito para quem começar um negócio online… Quer mais informações, fale comigo no chat ao vivo…

As chances de você criar um relacionamento efetivo nesse contato são muito boas. Eu uso essa estratégia como marketing de relacionamento na página de checkout do Fórmula Negócio Online. Essa é a página final do processo de vendas do curso, podem surgir dúvidas e a pessoa precisa de um contato online. É um relacionamento direto com os leads.

Marketing de Relacionamento com o WhatsApp

Quem não usa o WhatsApp hoje em dia? Todo mundo que eu conheço usa, e possivelmente todo mundo que você conhece também usa. Devido a isso, o WhatsApp se tornou uma poderosa ferramenta de marketing de relacionamento, e quem está fazendo o uso dela tem colhido os frutos.

Você pode usar o WhatsApp de algumas formas para gerar relacionamento e consequentemente vendas:

  • Deixar o seu número para dúvidas: Dessa forma você cria um canal de contato direto com o seu público alvo, eles poderão te consultar em qualquer dúvida, além de passar maior credibilidade e confiança para eles.
  • Criação de um Grupo Exclusivo: A exclusividade é um dos gatilhos mentais mais efetivos. As pessoas gostam de fazer parte de grupos exclusivos. (Para saber mais sobre gatilhos mentais, clique aqui). Você pode oferecer a participação em um grupo exclusivo de mentoria como bônus para os seus clientes, ou grupos de ajuda…
  • Criação de listas de transmissão: As listas de transmissão funcionam como um canal de envio de mensagens em massa para o seu público. Você envia uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, e elas recebem como uma mensagem individual. Você pode criar listas com 256 pessoas, e essas pessoas precisam salvar o seu contato no celular delas.

Ponto importante sobre Marketing de Relacionamento com o WhatsApp

Ao fazer marketing de relacionamento com o WhatsApp é preciso tomar alguns cuidados, principalmente de não cometer “exageros”. Se você ficar mandando muitas mensagens, poderá não ter o efeito desejado. Use sempre a regra de ouro: “Coloque-se no lugar das pessoas que estão recebendo a mensagem, e avalie.”

Recentemente eu gravei uma aula para o YouTube detalhando como usar essa estratégia do WhatsApp e você pode assistir clicando aqui.

Marketing de Relacionamento com Redes Sociais

Dicas de Marketing de Relacionamento

Muitos empreendedores digitais usam as Redes Sociais de forma um pouco equivocada. Apensa postam seus conteúdos de forma massificada. Eu vejo isso o tempo todo, fazem as mesmas postagens em vários grupos, Fanpage… E não interagem em nenhuma publicação. E isso acaba tirando um pouco da pessoalidade nas comunicações. Eu reconheço que não é fácil estar ativamente presente em todas as Redes Sociais, mas é um esforço que vale a pena.

Dicas para uma estratégia efetiva de Marketing de Relacionamento nas Redes Sociais

  • Para cada Rede Social tenha uma comunicação personalizada, inclusive no Facebook, dividindo entre Grupo, Perfil e Fanpage;
  • Responda a todos os comentários, inclusive se você tiver um Canal no YouTube. Nós fazemos isso no meu Canal: youtube.com/alexvargaspro. Acredite! Os resultados são ótimos;
  • Cadastre uma resposta automática no Inbox da sua Fanpage, direcionando para uma comunicação mais detalhada por e-mail;
  • Responda todos os e-mails;

Importante também compartilhar conteúdos diversos (analise conforme o seu nicho de atuação) como imagens, vídeos postados diretamente no Facebook, vídeos no Instagram, vídeos curtos no Facebook.

E como dica final… Use as opções de transmissão ao vivo, isso vai te proporcionar uma maior proximidade com o seu público. De fato, as transmissões ao vivo funcionam como o canal de maior relacionamento entre você e o seu público alvo. Os canais mais usados são a live do Facebook e do YouTube.

Marketing de Relacionamento com Exclusividades

Usando exclusividades no Marketing Digital

Como eu disse anteriormente, um dos gatilhos mentais mais poderosos é o da exclusividade. Existem diversas formas de gerar exclusividade, como grupos exclusivos no Facebook, WhatsApp. Mas para nos diferenciarmos precisamos ir além.

Uma das Top Afiliadas do Fórmula Negócio Online, a Luana Franco, usa uma estratégia que eu considero sensacional. Geralmente usamos a entrega de bônus para efetivar uma venda como afiliado, mas ela foi além: criou uma área de membros para entrega de diversos bônus. Quem compra os produtos que ela indica passa a fazer parte de uma comunidade exclusiva, onde ela posta bônus ao decorrer do tempo. A grande sacada aqui é fidelização através dessa estratégia de marketing de relacionamento, esse nível de entrega de bônus desperta outro gatilho mental poderoso, o da reciprocidade.

Você não precisa criar diversos bônus para começar com essa estratégia, pode começar com um, criar uma área de membros e ir aumentando no decorrer do tempo. É uma estratégia que eu recomendo que você coloque em prática.

Você pode usar o marketing de relacionamento com exclusividades de outras formas, inclusive fazendo um mix de estratégias: grupos exclusivos, bônus, consultoria, entre outros.

Marketing de Relacionamento com E-mail Marketing

O e-mail marketing como estratégia de marketing de relacionamento é excelente! Se você acompanha os artigos aqui do NucleoExpert sabe que eu falo muito sobre essa estratégia. Nos últimos anos, muitos “especialistas” de marketing se levantaram para dizer que essa estratégia havia “morrido”. Recebi e-mails com o título: “a morte do e-mail marketing… O curioso disso, é que a pessoa que me enviou esse e-mail estava usando a estratégia de e-mail marketing!

Eu mantive meus ensinamentos nesse período, a consequência disso é que o e-mail marketing não morreu, e todos esses “especialistas” continuam usando o e-mail marketing. Pode ser que futuramente essa estratégia pare de funcionar, é verdade que as taxas de abertura e de cliques dos e-mails enviados caiu muito, mas existem estratégias para “cercar o seu lead” aumentando a efetividade dos e-mails. (vamos falar dela no ponto seguinte)

Como usar o E-mail Marketing para Marketing de Relacionamento

No marketing as estratégias são praticamente infinitas, mas eu vou te ensinar um funil de vendas simples, que tem um alto poder de conversão:

  • Comece captando leads com uma isca digital;
  • Logo após, já envie para página de vendas do produto que você promove como afiliado;
  • Um pequeno percentual vai comprar nesse primeiro contato;
  • Trabalhe o marketing de relacionamento nos próximos e-mails;
  • Monte um funil de vendas de 10 dias, pois nesse período o interesse do lead é maior, devido a isca digital;
  • Envie de 6 a 7 e-mails nesse período, intercalando 2 e-mails de conteúdo relacionados com a isca digital e 1 e-mail mais focado para a venda;
  • Depois desse período, coloque o lead ou na lista de compradores ou em uma lista de relacionamento para continuar trabalhando ofertas de vendas;

No FórmulaNegócioOnline eu ensino detalhadamente como montar diversos tipos de funis de vendas, mas se você começar com o modelo acima, vai começar bem. Você pode também enviar um e-mail com um link de algum artigo ou vídeo seu, onde você entrega conteúdo e faz uma oferta de venda. Essa sequência inicial pode ser cadastrada com envios automáticos através de um sistema de E-mail Marketing.

Importante que você não esqueça de se relacionar com a sua lista constantemente, esse é um erro comum cometido pelos empreendedores digitais.

Estratégias Extras de Marketing de Relacionamento

Marketing de Relacionamento tem a ver com contato e proximidade. E como as pessoas passam muito tempo na internet, é possível tirar proveito disso para criar essa proximidade. Além de tudo o que vimos até agora, você pode usar estratégias de marketing de relacionamento para “cercar o seu público”.

Anúncios

Anunciar vai além de uma estratégia de vendas. Eu tenho feito anúncios focados em relacionamento para o meu público. Eu tenho colocado vídeos de puro conteúdo no Facebook, alguns são aulas completas, e faço anúncios para pessoas com o perfil do meu avatar. O Facebook te permite fazer isso, definir bem o público alvo do anúncio.

Para alguns isso seria perda de tempo, uma vez que o foco é vender, preferem fazer anúncios diretamente para páginas de vendas, ou para captar os leads. Essas estratégias são ótimas, e dentro de um plano de marketing devem estar presentes.

Mas para marketing de relacionamento vale a pena fazer anúncios de conteúdo, isso porque vai aumentar a efetividade do “cerco ao lead” tornando ele mais propício a realizar a compra. Quanto mais contato com você, maior relacionamento vai ser gerado e consequentemente mais vendas.

Remarketing

Você já visitou um site e depois começou a ver anúncios desse site? Isso é o remarketing, você pode usar essa estratégia para aumentar a sua proximidade com o público. Você pode usar o Facebook para isso. Cadastre um Pixel de Remarketing no seu blog, páginas de captura de e-mails… Assim, o Facebook começa a criar um público de remarketing, e depois você pode fazer anúncios específicos para esse público. É um público altamente qualificado, pois já teve contato com você anteriormente.

É uma forma de anúncio mais cara, mas com alto nível de conversão em vendas.

Anúncios para sua lista de E-mail

Você pode “subir” a sua lista de e-mail no Facebook e fazer anúncios diretamente para eles, assim você aumenta a efetividade do seu e-mail marketing. Com essa forma de anúncio, os leads cadastrados na sua lista vão receber anúncios no feed do Facebook, é uma excelente estratégia de relacionamento e vendas.

Público Semelhante

Outra forma de usar a lista de e-mails para anúncios é criar um público semelhante à lista no Facebook. O Facebook Ads vai pegar os contatos da sua lista e procurar pessoas com o perfil semelhante e você pode criar um anúncio para esse público. Para esse caso eu recomendo que faça um anúncio da sua isca digital e use a estratégia de funil de vendas que você aprendeu anteriormente.

Porque ter um plano de Marketing de Relacionamento?

Acredito que se você chegou até o final deste artigo já está convencido da importância de ter um plano de Marketing de Relacionamento. Quem fizer isso, vai estar um passo à frente da concorrência. Lembre-se que as maiores empresas do mundo têm um plano desses, e você mesmo sendo um empreendedor digital que trabalha sozinho, pode se beneficiar do marketing de relacionamento.

Busque tratar o seu negócio online com um negócio mesmo, o nível de seriedade e comprometimento que você tem é que vão determinar o seu sucesso online. Eu vejo isso todos os dias, aqueles que entram determinados a construir um negócio de sucesso são os que conseguem, aqueles que vem em busca de uma “rendinha extra” não conseguem ter sucesso.

Eu sei que colocar um plano de marketing de relacionamento como esse dá trabalho, mas os frutos deste trabalho valem muito a pena. Minha recomendação é que você reserve um tempo nos próximos dias e planeje o seu. E depois disso compartilhe comigo nos comentários como foi montar um plano de marketing de relacionamento.

Desafio lançando! Monte o seu plano e compartilhe comigo nos comentários! 😉

Sucesso pra você!

Deixe Seu Comentário

  1. Perdoe não atender antes pois uso o PC rapidamente só pra produção, me intereço sim e vou entrar de cara nesse projeto no momento estou sem audio.

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!