Marketing Digital para Pequenas Empresas: Como Aplicar

O Marketing Digital para pequenas empresas é uma estratégia fundamental para o crescimento do negócio. Atualmente, toda empresa deve ter uma estratégia de marketing na Internet, e neste artigo você vai descobrir como criar uma.

Você sabe a importância do marketing digital para micro e pequenas empresas? Ele é tão essencial em um pequeno negócio quanto para as grandes companhias. 

Contudo, tem o grande diferencial de que não é necessário fazer um grande investimento para aplicá-lo e começar a obter diversos resultados, tais como: aumento do engajamento, das vendas e, consequentemente, do faturamento.  

A adoção do inbound marketing, ou marketing de atração, nos dias de hoje é uma das formas mais benéficas de conquistar novos clientes e gerar mais lucro para um negócio. 

Dessa forma, a sua empresa se estabiliza no mercado e inclusive aumenta as vendas!

Ebook 03 Passos para Vender como Afiliado todos os dias

Afinal, gerir uma companhia requer atender às necessidades e demandas dos clientes, sem se esquecer da qualidade e disponibilidade no oferecimento dos seus produtos e serviços. 

Assim, o gestor deve se atentar para diversas questões, dos mais variados setores: seja o administrativo, financeiro, e também da divulgação, que é fundamental para qualquer marca que deseja se perpetuar no mercado.

Ou seja, usar ferramentas de marketing para micro e pequenas empresas é tão importante quanto qualquer outro processo na empresa. 

Para te ajudar, neste artigo vou revelar a real a importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas e como o marketing pode ser utilizado no dia a dia de micro e pequenas empresas.

A maioria dessas dicas e estratégias foram fundamentais para o sucesso dos meus negócios, e com você não tem porque ser diferente.

Confira dicas e Melhores Estratégias para aplicar na sua empresa.

  1. Importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas
  2. Marketing Digital Em Pequenos Negócios: Que diferencial ele oferece?
  3. Quais as vantagens do marketing digital em pequenos negócios?
  4. Marketing tradicional versus marketing digital | Pensando em Pequenas Empresas
  5. Como aplicar o marketing na internet da sua empresa?
  6. Estratégias de marketing digital para pequenas empresas
  7. Como aprender sobre marketing digital?
  8. Como aplicar o Marketing digital para Pequenas Empresas?
  9. Marketing Digital Como Forma de Relacionamento
  10. Dados sobre o Marketing Digital
  11. Como as Pequenas Empresas devem adotar o Marketing na Internet
  12. Infográfico – Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo

Importância do Marketing Digital para Pequenas Empresas

importância do marketing digital para pequenas empresas

Por ser uma área que trabalha com a divulgação de uma marca e posicionamento de mercado de uma marca, o marketing é fundamental para trazer credibilidade aos seus produtos e serviços.

Além de ajudar a construir os valores e a visão do seu empreendimento. 

Ou seja, é por meio das ações de marketing que o público passa a conhecer uma empresa, descobrindo características que a tornem relevante e uma opção no momento da compra e até mesmo indicando-a para outras pessoas.

Por isso, é preciso que gestores de micro e pequenas empresas também tenham a visão da importância de se investir em marketing.

Pois, ao contrário do que muitos pensam, está não é uma realidade distante, válida somente para as grandes corporações. 

Assim, com planejamento e estratégias eficientes, é possível desenvolver um plano de marketing que caiba no orçamento e traga impactos positivos para o crescimento da marca.

Quer aprender tudo e dominar o marketing digital na sua empresa?

Marketing Digital Em Pequenos Negócios: Que diferencial ele oferece? 

Marketing digital e seus diferenciais

Com um mundo cada vez mais conectado, não há motivos para investir dinheiro apenas em estratégias do marketing tradicional e ignorar o poder da internet e das redes sociais para a sua empresa.

Já que, atualmente, o marketing digital é uma das principais estratégia de divulgação das empresas, com grande foco nos objetivos e missão dela. 

Como o público está mais presente na internet, o objetivo é criar reconhecimento da marca, ajudando as empresas a se conectarem com os clientes, seja por meio de conteúdos, promoções ou ainda gerando engajamento.

E o melhor é que as estratégias de marketing digital se encaixam em todos os tipos de negócios. 

Assim, as pequenas empresas podem se beneficiar dessa vantagem, investindo em técnicas que enfatizam a abordagem online.

Isso porque o marketing digital ajuda os pequenos negócios a ficarem mais competitivos, com estratégias que também funcionam em empresas grandes, talvez até com mais proximidade com o público.

Assim, essa estratégia envolve desde de promoção online, com a criação de conteúdo, passando por todo um processo de contato com o potencial cliente, até chegar a venda em si, de produtos ou serviços.

Quais as vantagens do marketing digital em pequenos negócios?

Vantagens do Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é marketing digital, que tal conhecer quais os benefícios de adotar essa estratégia na sua empresa?

Como a internet mudou a maneira que as empresas se relacionam com o público, a adoção do marketing digital foi necessária. E essas mudanças apresentam diversas vantagens para as corporações que saibam utilizar dessa metodologia.

Veja algumas:

  • Segmentação de público: você consegue atingir um público mais específico, com um menor gasto;
  • Presença online: você consegue se conectar aos consumidores que estão nos smartphones, tablets, computadores;
  • Credibilidade: estar no mundo digital dá mais credibilidade ao seu empreendimento e aumenta as possibilidades dele ser lembrado pelos consumidores;
  • Igualdade de competição com empresas maiores: o ambiente do marketing digital torna a competição mais democrática, pois as condições se equivalem;
  • Fidelizar clientes: com mais contato com o seu público, você tem mais chances de fidelização e do aumento das vendas.

Marketing tradicional versus marketing digital | Pensando em Pequenas Empresas

Comparação marketing tradicional e marketing digital

Antes de falarmos das melhores estratégias de marketing digital para pequenas empresas, é muito importante saber a diferença entre o:

O primeiro, é o pai dessa área, o início de tudo. A área digital veio depois, anexando-se como uma subárea, apesar de ter uma grande importância nos dias de hoje e ser até maior que o marketing tradicional.

Por isso, vale a pena destacar que ao falarmos sobre marketing na internet, não estamos tratando apenas sobre o marketing digital. 

Já que, há estratégias do estudo tradicional, como o Outbound, precificação e afins, que estão presentes nas redes e que não se incluem nessa vertente que surgiu ao longo do tempo. 

Por isso, sempre quando formos tratar sobre esses estudos, precisamos ter bem delimitado o que cada um é para não confundirmos as áreas e nem as suas aplicações. 

Como aplicar o marketing na internet da sua empresa? 

Como Aplicar o marketing na internet

Como falamos no tópico anterior, o marketing na internet não se trata somente do marketing digital. 

Contudo, caso o empresário queira resultados expressivos, que tragam sucesso para a sua empresa, é preciso investir nessa vertente, já que ela é mais especializada no assunto e funciona somente para essa rede – mas isso não proíbe que você invista em estratégias tradicionais. 

O ideal é utilizar ambas, para assim, atingir um público ainda maior.

Para te ajudar, separamos aqui algumas dicas de como aplicar o Marketing Digital para Pequenas Empresas. Confira:

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

Quem trabalha com marketing digital sabe que algumas estratégias são fundamentais para garantir as melhores métricas e resultados e também elevar as vendas.

Veja abaixo quais as ações que os profissionais de marketing identificam como sendo as melhores e mais eficientes.

Marketing de Conteúdo

Agora, vamos analisar quais as melhores táticas que apoiam essas estratégias e assim garantir ótimos resultados para as pequenas empresas!

Estratégia do Marketing de Conteúdo

A adoção do Marketing de conteúdo é um diferencial para as pequenas empresas. 

Já que é por meio dele elas vão saber quais peças de comunicação deverão ser criadas para atrair e se relacionar com o público, assim como a melhor forma de usar esse conteúdo.

E o conteúdo oferecido aos seus clientes deve fornecer informações relevantes sobre os seus produtos e serviços.

Antes da era digital as empresas utilizavam diversos meios de comunicação, como impressos, rádio e televisão para realizar as suas ações de marketing.

Mas com a internet, tudo mudou e ela revolucionou a forma de se comunicar e de interagir com o público.

Por meio de artigos de blogs em sites comerciais e postagens em redes sociais, as empresas oferecem conteúdo que não apenas vendem, mas agreguem valor aos consumidores.

Porque quem está na internet necessariamente não busca um produto ou serviço em si, mas está ali para solucionar problemas, esclarecer dúvidas ou simplesmente se divertir.

E aí que a sua empresa deve ter o tato certo para se comunicar com potenciais clientes.

Vantagens do marketing de conteúdo

Vantagens do marketing de conteúdo

Portanto, adotar o marketing de conteúdo é mais eficaz para atrair, encantar e manter os consumidores para a sua empresa.

Além disso, essa estratégia apresenta diversas outras vantagens, como:

  • Ajuda a rankear as suas páginas nas pesquisas;
  • Auxilia no avanço do usuário e possíveis clientes (leads) pelas etapas da jornada do consumidor;
  • Torna a sua marca uma referência;
  • Constrói um relacionamento com as personas;
  • Melhora a imagem da sua companhia.

Mas vale lembrar que esses benefícios só virão a partir da produção de conteúdo relevante e que agregue informações ao seu público. Ou seja, de nada adianta aplicar as técnicas certas se seu conteúdo não agregar valor aos seus seguidores. 

SEO

SEO estratégia de marketing digital

Sigla de Search Engine Optimization, que em português é Otimização para Mecanismos de Buscas, o SEO é uma ferramenta fundamental para divulgação na internet.

Com ela, um site ou blog consegue alcançar as primeiras posições nas páginas de buscas, como o Google. Mas não é só isso.

Esta técnica também melhora o conteúdo de sua página, a tornando mais simples e rápida. Portanto, essa é uma das armas mais poderosas do marketing de conteúdo.

Mas, é importante conhecer e fazer o uso das técnicas certas para otimizar conteúdos em sites ou blogs. Assim eles terão os melhores resultados em mecanismos de pesquisa. 

E um SEO bem aplicado amplia a visibilidade do conteúdo, alcançando mais pessoas e expandindo o seu público albo.

Contudo, não é fácil realizar uma otimização completa, já que, esse é um trabalho complexo, que requer a aplicação de técnicas certas, fazer um texto adequado e investir na criação e divulgação da marca por meio de conteúdo.

Link Building

link building

A técnica do Link Building ajuda o seu site a alcançar ótimos resultados na busca dos usuários no Google, apenas usando links relevantes dentro do seu conteúdo.

Assim, ao inserir links de alta qualidade em sua página, os mecanismos de pesquisa entendem que os endereços são para páginas relevantes e por isso os ranqueia nas melhores posições. 

Uma forma eficaz de fazer o Link Building é encontrar parceiros que também produzam conteúdo e estabeleçam um trabalho em conjunto, para que todos ganhem.

Inbound Marketing

Inbound Marketing

Traduzido para o português, o Inbound marketing é o marketing de atração.

Nele, em vez de criar e empurrar anúncios aos seus clientes, você cria conteúdo relevante para atrair clientes, sem necessariamente precisar vender os seus produtos e serviços.

A sua empresa pode usar vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Esta é uma ótima forma de fortalecer a presença online das corporações, com informação útil ao seu público-alvo.

No próximo tópico veja mais sobre a metodologia de Inbound Marketing.

Estratégias de inbound marketing

Estratégia de inbound marketing

O inbound marketing é o principal instrumento para quem deseja realizar um bom trabalho de Marketing Digital para Pequenas Empresas e obter resultados.

Mesmo que ele seja um pouco demorado, já que se trata propriamente de uma estratégia do marketing digital, quando é bem feito, consequentemente faz com que a empresa cresça e tenha lucros significativos.

Esse estudo funciona como um fluxo de nutrição para geração de leads e concretização de clientes. 

Para isso é necessário utilizar algumas plataformas, além de conteúdos específicos, a fim de que a pessoa siga todos os passos e torne-se um comprador do seu produto. 

Existe, também, uma linha a se seguir, que é essencial para o funcionamento dessa técnica. A ordem se dá em quatro passos, que não podem funcionar por si só. Ou seja, eles são lineares e dependentes. 

Quer saber como aplicar inbound marketing na sua empresa? Então, confira abaixo os quatro passos fundamentais para o sucesso dessa estratégia.

Atrair

A primeira etapa se trata da atração de clientes e possíveis leads. 

Para que uma pessoa comece a se interessar pelo seu produto é extremamente importante oferecer materiais interessantes, que chamem a atenção desse possível comprador e que o faça buscar mais sobre determinado item/serviço.

Imagine que você quer se tornar um profissional de marketing digital e está em busca de salários e formas de começar a estudar. 

Esse primeiro fluxo do inbound marketing surge para nutrir esse desejo e fazer que essa pessoa se interesse por algum conteúdo criado por você, com essa temática. 

Assim, os principais lugares que essa tática pode ser desenvolvida é através de blogposts em sites, interação em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, além da prática de técnicas SEO, que ajudam a ranquear um texto no Google. 

Converter 

Logo após essa primeira etapa de atração, temos o processo de conversão, que é muito comum no marketing digital. 

Essa é a etapa que o leitor se transformou em um lead e está procurando mais sobre os produtos da empresa ou até mesmo sobre outros conteúdos relacionados, que vão tirar todas as dúvidas sobre determinados temas. 

Para isso é importante adquirir estratégias específicas e chamar a atenção desse possível comprador. 

Pois, caso o lead não veja uma chamada interessante e que desperte a sua curiosidade/desejo, ele pode acabar trocando por outro site e deixando o seu produto para trás. 

Por isso existem as famosas CTAs, sigla de Call to Action, que chamam para um negócio em específico, além do e-mail marketing, landing pages, entre muitos outros.

Essa é uma fase repleta de instrumentos, que podem nutrir essa relação e tornar esse lead em um cliente fiel. 

Vender

A conversão realmente aconteceu? Agora, chegou o momento de utilizar o marketing digital como uma ferramenta para concluir a venda, já que esse lead realmente está interessado em investir e não mede muitos esforços para encerrar esse processo

Para isso, então, é fundamental que o empresário possua profissionais especializados, que entrem em contato por e-mail, telefone ou até mesmo outros meios, a fim de incentivar essa pessoa a realizar a compra o quanto antes, para que não perca a oportunidade – que muitas vezes não muda, somente é adequada com o tempo.

A depender do produto, realizar reuniões também é uma medida interessante, que atrai esse comprador e faz que ele realmente encerre o processo de aquisição de um produto.

Por isso, sempre esteja em dia com o marketing na internet para chegar até esse ponto! 

Encantar 

Quem disse que o processo acaba na venda? O marketing na internet vai além de somente comercializar um item e deixar o consumidor de lado. 

Após a compra desse cliente é extremamente importante que faça o encantamento dele não somente com a qualidade do produto, mas também com o pós-venda. 

Para isso existem alguns canais de comunicação aberta, a fim de que esse entre em contato caso tenha algum problema ou queira tirar uma dúvida, além das newsletter, uma forma de fazer que esse comprador continue a se atualizar sobre produtos semelhantes e até mesmo volte a comprar com essa empresa.

Tudo isso, então, torna-se um guia prático para o marketing na internet.

O inbound é fundamental para os dias de hoje, principalmente para empresas que estão começando e querem resultados expressivos no seu negócio. 

Webwriting

O webwriting também entra nessa lista! Você já ouviu falar? Essa prática se trata da colocação das técnicas SEO em blogposts, de maneira que fiquem ranqueados na primeira página de pesquisas do Google.

Ou seja, para conseguir essa posição não há muitas complicações, basta reunir estratégias como palavras-chave, linkagem interna e externa, além de um conteúdo repleto de informações valiosas e que realmente sirvam como um adendo para os leitores daquele conteúdo.

Vale a pena ressaltar que este não se trata do copywriting, que aposta em técnicas persuasivas para convencer o leitor

O momento é para apenas informação e envolvimento desse leitor, de maneira que ele volte mais vezes à plataforma e transforme-se em um visitante recorrente. 

Copywriting 

Copywriting

Achou que havia acabado? Claro que não! Existem inúmeras formas de aplicar o marketing na internet utilizando não somente estratégias tradicionais, mas também técnicas do próprio marketing digital, como estamos trabalhando aqui.

O copywriting, que também é conhecido como copy, é outro instrumento precioso na aplicação do marketing. 

Essa ciência se trata de meios persuasivos para vender, utilizando uma linguagem diferenciada, que encanta ao leitor e que faz ele realmente querer um determinado produto.

Para isso, contudo, é necessária um conhecimento específico na área. 

O vocabulário é totalmente diferente do que conhecemos como webwriting, que somente utiliza técnicas SEO para ranquear, havendo muitas palavras-chave que desencadeiam esse interesse e que até mesmo auxiliam na divulgação de um item. 

Caso você queria se aprofundar mais, elaborei um guia completo com 97 Fórmulas de Copywriting para você ver na prática como isso funciona.

Entretanto, caso você vá contratar alguém para cuidar desta parte, conte sempre com um profissional da área para ajudá-lo a aplicar essa estratégia. 

Como aprender sobre marketing digital?

Como aprender Marketing Digital

Que a aplicação do marketing digital é fundamental para as pequenas empresas, todos nós já entendemos.

Mas você, empresário, sabe como começar a estudar essa área e conseguir usufruir dos melhores benefícios que ela traz ao seu negócio e para o seu produto?

De certa maneira, não existe uma camisa de força indicando as formas de estudar sobre o meio digital. 

Além de ser vasto o conteúdo disponível na internet, em faculdades e até mesmo em escolas, existem outras possibilidades de aprendizado, que vão além dos livros.

Por exemplo, um empresário autodidata, que demonstra conhecimento no ramo sem ao menos ir a uma instituição de ensino, pode ter tanto conhecimento como aquele que é formado nessa área. Para isso, basta força de vontade e displina.

Mas é preciso dizer que realizar estudos sobre o marketing digital trazem mais confiança a esse líder, além de feedbacks de pessoas especializadas pelos professores e demais envolvidos.

Para uma pequena empresa esse tipo de auxílio é fundamental, pois é indicador se você está colocando as estratégias em prática corretamente.

Cursos online de Marketing Digital para empreendedores

Cursos Online

Para você que ainda não possui muito dinheiro para investir no aprendizado dessa metodologia, não se preocupe! 

Mesmo que a verba seja limitada, os cursos online cobram valores justos, que não sobrecarregam ao empresário e que dão o conteúdo necessário para colocar em prática as técnicas do Marketing Digital para Pequenas Empresas.

Para isso existem plataformas muito conhecidas no mercado, que oferecem cursos a preço de custo. 

Vale ressaltar que a filosofia de cada instituição pode indicar uma forma de trabalhar com as mídias digitais, copywriting e webwriting. 

Neste momento, então, é de suma importância que você filtre as informações que servem para a sua pequena empresa e que realmente caiba a sua realidade.

Nucleo Expert

Núcleo Expert para aprender Marketing Digital

Não poderia começar de forma diferente. Se você está aqui no Núcleo Expert lendo esse conteúdo, é porque de alguma forma fiz você chegar até aqui.

E isso por si só já mostra que as técnicas de marketing digital que citei até agora, estão sendo aplicadas e funcionando.

Obviamente isso não começou da noite para o dia, mas sim ao longo de 16 anos trabalhando forte nesse mercado e sendo um dos pioneiros de Marketing Digital e empreendedorismo digital no Brasil

Aqui no Nucleo Expert, há dezenas de conteúdos e estratégias de Marketing e Negócios e estou continuamente adicionando novos conteúdos para você pode aprender gratuitamente, sempre que quiser.

Já no meu treinamento oficial, está todo o conhecimento aprendido e aplicado ao longo desses 16 anos, organizado e estruturado para você começar do zero, sem experiência, sem site, sem nada.

Nele ensino desde a parte mais básica da criação de um site, redes sociais, mercado de afiliados à vendas consistentes e escaláveis na internet por aplicação de estratégias de Tráfego Pago, SEO, YouTube e muito mais.

O mercado digital é único e quem não fizer parte dele, estará fora do mercado.

Quer aprender comigo a como Usar o Marketing Digital para vender muito na internet? Seja produto físico, produto digital ou serviços? Clique no botão abaixo.

Rock Content

Rock Content

Como já falamos, a Rock Content é a mais conhecida do mercado e também pioneira no ensino virtual de marketing digital. 

Na plataforma Universidade Rock Content é possível encontrar diversos conteúdos de graça e que emitem certificado para o empresário.

Para isso, contudo, é necessário assistir a todas as aulas e realizar uma prova final, acertando cerca de 80% do conteúdo. 

Somente dessa forma a empresa disponibiliza o seu certificado de apto pela empresa. Alguns desses cursos, inclusive, são bastante procurados no mercado brasileiro.

  • Marketing de Conteúdo
  • Produção de Conteúdo para Web
  • Inbound Marketing
  • Copywriting

Udemy

Udemy

A Udemy é outra plataforma muito famosa na internet e que oferece cursos de marketing digital de excelente qualidade.

Mas, diferente da Rock Content, ela possui uma variedade maior de conteúdos, que vão até mesmo aos estudos de programação, línguas estrangeiras e afins.

Porém, infelizmente o site não oferece opções gratuitas ao empresário de pequeno porte, sendo necessário pagar pelo menos uma taxa simbólica, variando de acordo com a área escolhida. 

Assim, os cursos são de excelente qualidade e ajudam muito principalmente quem está se introduzindo nesse ramo.

  • Marketing Digital Completo 2020
  • Marketing Digital PRO [do ZERO à EXECUÇÃO]
  • Marketing Digital de Performance
  • Marketing Digital Básico para Empresas

Sebrae

Sebrae para pequenos negócios

Você, pequeno empresa, deve conhecer a Sebrae, não é mesmo? Como o próprio nome já diz, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, eles oferecem cursos de Marketing Digital para pequenos empresários do país e que precisam dessa ferramenta para conquistar sucesso no mercado.

Além disso, para a felicidade de todos, os cursos oferecidos na plataforma do Sebrae são totalmente gratuitos, além de serem conhecidos pela sua excelência. Cada um possui vários módulos, tornando o conteúdo ainda mais completo e recheado para esse empreendedor.

  • Marketing Digital para Empreendedor
  • Marketing Digital
  • Ganhe o Mercado com Plano de Marketing Digital
  • Planejamento de Marketing

Alura

Alura

A Alura é outra plataforma bastante renomada na internet brasileira e que oferece conteúdos de excelente qualidade para todos os nichos de estudo. O marketing digital para pequenas empresas entra nessa listagem, para a felicidade dos empresários.

Para quem está a fim de se aprofundar nessa ciência, este é o melhor site, oferecendo conteúdos repletos de informações e bastante específicos – fugindo um pouco do comum. Todavia, todos eles são pagos e possuem um valor mais alto que os demais citados aqui.

  • Curso de Marketing Digital: Fundamentos para o seu planejamento on-line
  • Curso de Estratégias de Marketing: Lançamento de produto digital
  • Curso de Planejamento de Mídia Programática: Técnicas eficientes
  • Curso Estratégia em Mídias Sociais: Do básico ao avançado

Ensino superior tecnólogo

Ensino Superior em tecnologia de Marketing Digital

O Brasil é um dos países que mais tiveram crescimento de estudantes no ensino superior. O empresário de pequeno porte também pode fazer parte dessa lista, mas com uma nova intenção: estudando marketing digital para aplicar a sua empresa.

Pode parecer um pouco estranho, mas não se assuste! Essa prática está cada vez mais comum, já que o mercado brasileiro exige essa adaptação dos negócios e conhecimento nas ciências de marketing – principalmente na digital.

O ensino superior tecnólogo é uma maneira de se adequar aos estudos de marketing digital e ainda conquistar um diploma na área. 

Além de ser uma ótima forma de se tornar especialista na área, é uma maneira de também demonstrar credibilidade diante outros concorrentes do comércio brasileiro.

Atualmente muitas universidades brasileiras oferecem cursos tecnólogos com duração de até 2 anos e meio. 

Estes são presenciais ou à distância, a depender da demanda desse empresário estudante. Mas, independente de qual seja a forma escolhida, todas elas servem como uma introdução e credenciamento desse empresário na internet.

  • Tecnólogo em Marketing Digital UNINTER
  • Tecnólogo em Marketing Digital UNOPAR
  • Tecnólogo em Marketing Digital ANHANGUERA
  • Tecnólogo em Marketing SENAC

Graduação e Pós-graduação

Graduação e Pós graduação em Marketing

O marketing digital para pequenas empresas pode ir além! Já imaginou cursar uma graduação ou pós-graduação na área para transformar as suas práticas muito mais concisas? Existe, sim, essa opção!

O número de universidades renomadas no Brasil e no mundo que oferecem a opção de graduação em marketing, aumentou bastante. 

Inclusive, com estudos em marketing digital e outras vertentes, além da pós-graduação também ter aberto espaço para essa ciência. 

Quanto mais especializado esse micro empresário se torna, maiores são as chances dele crescer no mercado.

Neste tópico não selecionaremos os lugares que disponibilizam os determinados cursos, pois o número é imenso e atende às incontáveis demandas que existem dentro do nosso país. 

Mas é importante destacar que, independente da forma que você escolha para estudar, esse ramo atende a qualquer nível de conhecimento e pode agregar bastante para o seu empreendimento.

Por isso, devemos salientar que o estudo nunca é demais! Mesmo que você opte por um curso online, toda aquisição de conhecimento é válida para aqueles que querem aprender sobre o marketing digital e colocar em prática. 

Mais do que tudo, o Marketing Digital para Pequenas Empresas é democrático e está à disposição de todos. Não perca essa oportunidade de se especializar e fazer a sua empresa crescer cada vez mais.

Como aplicar o Marketing digital para Pequenas Empresas?

Como Aplicar Marketing Digital em pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas é, sem dúvidas, uma das maneiras mais eficazes de colocar um negócio em circulação e em destaque no mercado. As estratégias vieram para auxiliar o empresário e fazer que ele cresça diante os concorrentes e estabilize o seu empreendimento no mercado.

Contudo, para que isso aconteça é de suma importância que a empresa adota métodos de aplicação do marketing digital, de forma que elas são bem distribuídas e elaboradas por todos dentro dessa equipe. 

Quer saber como fazer isso? Então, confira agora 12 dicas imperdíveis.

1.    Organize-se e planeje-se

Planejamento de Marketing

Em primeiro lugar, o marketing digital para pequenas empresas precisa de organização e planejamento. Mesmo que você tenha em mente algumas técnicas a serem colocadas em prática, realizar um relatório com datas, previsões e afins é essencial.

Sem esse tipo de fichamento, as estratégias tomam rumos variados e demoram mais tempo para chegar ao resultado esperado – ou até mesmo não chegam a uma resposta satisfatória do mercado.

2.    Defina metas

Metas de Marketing Digital

Sim, talvez você tenha medo de metas porque o comércio brasileiro utiliza dessa forma para ganhar mais dinheiro em cima de funcionários sobrecarregados. 

Mas, quando a meta é bem definida e não há exageros, essa atitude pode se tornar uma aliada e fundamental para a implementação do Marketing Digital para Pequenas Empresas.

Defina alguns objetivos mensais, que não sejam abusivos para a equipe, e tenha sempre em mente alguma estratégia do marketing digital – já que este é a chave para o crescimento de qualquer negócio.

3.    Faça um conteúdo programático

Conteúdo estruturado

É primordial o planejamento de um conteúdo programático para a sua empresa. Essa agenda serve para definir prazos e muitos outros serviços que precisam de organização. 

Novamente ressaltamos que práticas abusivas são ruins, inclusive com o tempo dado dentro desse conteúdo programático.

Por isso, no instante de planejá-lo, coloque em mente um espaço de tempo real, principalmente quando se trata de marketing digital para pequenas empresas. Os resultados não são espontâneos e precisam de dedicação para aparecerem.

4.    Crie um blog interativo

Use Blog para se relacionar

Um blog é, sem dúvidas, uma maneira muito interessante de aplicar as técnicas do marketing digital. Por meio de blogposts é possível aplicar estratégias SEO, auxiliando no ranqueamento no Google.

Para isso é necessário uma agenda de pautas bem delimitada, que atenda aos diferentes etapas dos funis de venda. Apenas dessa forma o leitor se torna assíduo com os textos da empresa e cria vínculos com os produtos oferecidos.

5.    Trabalhe com e-mail marketing

Email marketing como ferramenta no marketing das pequenas empresas

O e-mail marketing é outra ferramenta essencial para a aplicação do marketing digital para pequenas empresas. Essa técnica atrai o consumidor que está buscando por um produto, que se esqueceu de fechar o carrinho, entre muitos outros.

De certa forma, o trabalho com o e-mail marketing é uma forma de manter o consumidor sempre atento a sua empresa, principalmente quanto às novidades, promoções e chamadas afins. 

Com esse relacionamento, as chances dele investir em algum produto são maiores, aumentando a quantidade de leads para o seu negócio.

6.    Utilize técnicas de tráfego orgânico

O tráfego orgânico é uma das estratégias que trabalha com a geração de leads sem necessidade de pagar por algum anúncio. O marketing digital para pequenas empresas pode aplicar essas técnicas de diversas formas, a depender da plataforma.

Se o negócio trabalha somente com conteúdo no Instagram, as hashtags, stories e até mesmo marcações auxiliam nesse tráfego orgânico e trazem mais seguidores.

Porém, cada rede social necessita de uma estratégia, sendo fundamental ter a ajuda de um bom profissional para te mostrar o caminho do que está funcionando – ou você ser esse profissional!

7.    Utilize técnicas de tráfego pago

Em contrapartida, o tráfego pago é quando algum post de sua empresa precisa de mais visibilidade para gerar novos leads. Essa não é uma ferramenta utiliza a todo instante, mas que intercalada com outras estratégias pode trazer resultados bastante expressivos.

Mas, no momento de utilizar essa técnica, cuidado! O tráfego pago abrange determinadas regiões, faixas de idade e afins. Para que isso seja aplicado é preciso, então, conhecer o seu público-alvo para ser assertivo nessa estratégia.

8.    Crie um canal no YouTube

A televisão foi a precursora de inúmeras empresas em todo o mundo. Porém, apesar de sua importância na sociedade durante anos, ela está perdendo espaço para as mídias digitais, inclusive para o YouTube.

É a partir deste momento que o marketing digital para pequenas empresas entra: por que não investir em um canal no YouTube?

Além de ser grátis, também é uma maneira fácil de interagir com os leads e trazer novos consumidores para dentro de seu negócio.

9.    Faça podcasts

podcasts

Outra geração está nascendo dentro do marketing digital! Os podcasts, que são conversas gravadas somente por áudio e disponibilizadas em plataformas de streaming, são o acalento de inúmeros ouvintes do Brasil inteiro e pode se transformar em uma aliada de sua empresa.

Crie um perfil para o seu negócio e distribua conteúdo gratuito para os usuários. Além de fidelizá-los, já que o podcast tem esse poder, o usuário sempre lembrará de sua empresa ao ver determinado produto.

10.  Ofereça workshops

Os workshops são excelentes estratégias de marketing digital para pequenas empresas. Além de oferecer conteúdo para os seus leads ou possíveis leads, essa ferramenta aumenta a credibilidade da empresa, mostrando que ela tem conhecimento na área e capacidade de atuar no ramo.

Porém, é muito importante oferecer um workshop de qualidade. Pois, caso o seu negócio disponibiliza apenas uma palestra pouco atrativa, com conteúdos repetitivos e que apenas repitam o mesmo da concorrência, pode ocorrer um efeito reboot e você perder parte dos seus seguidores, além de prejudicar toda a sua estratégia de marketing digital.

11.  Escreva ebooks

Escrever ebooks ajudam no marketing na internet

Os ebooks são instrumentos bastante atrativos para leitores assíduos, que estão sempre em busca de mais conhecimentos. O marketing digital, então, usufrui dessa busca do consumidor para atraí-lo ao produto de sua empresa.

E isso acontece normalmente por iscas digitais em formato de e-books.

É um dos formatos que mais utilizo e que dão certo para atrair pessoas qualificadas para o meu funil de vendas.

E para conseguir chamar a atenção, o e-book precisa ser bem construído, ter uma proposta de conteúdo de valor e transformador ou informativo chamando a atenção do seu cliente sobre um problema iminente que ele precisará resolver.

Muitas vezes a solução completa para o determinado problema é o seu produto ou serviço.

12.  Mantenha uma relação direta com os clientes

Marketing de Relacionamento para se relacionar e vender muito na internet

Por último, mas não menos importante em nossa lista, para um negócio que deseja crescer e se posicionar no mercado, precisa se relacionar com seus clientes de forma próxima.

As pessoas gostam de se sentirem parte e integradas às empresas, e as que conseguem gerar esse sentimento e conexão, faz com o que o público crie identificação com a marca e passem a considerá-los sempre no momento da compra.

Alguns pontos que levantamos aqui, como e-mail marketing, blog e afins, já são instrumentos que auxiliam nesse quesito. Porém, o contato via telefone, redes sociais e até mesmo um canal no YouTube são meios que vão ajudá-lo nisso.

Marketing Digital Como Forma de Relacionamento

Marketing Digital como meio de se relacionar com público alvo.

Quem disse que o marketing digital é uma ferramenta fundamental somente para as pequenas empresas?

Os usuários que são atendidos por meio dessa ciência demonstram mais satisfação e possuem expectativas maiores em relação aos produtos e serviços da empresa.

A partir do contato com empresas que oferecem esse tipo de técnica, eles esperam, em primeiro lugar, que o empresário escute-o, sejam em reclamações, dúvidas ou até mesmo elogios.

O relacionamento entre empresa e cliente é fundamental nesse aspecto, já que é preciso existir essa “amizade” para que o negócio seja feito.

É o Marketing de Relacionamento na prática!

Imagine que você é um usuário X, que deu o feedback sobre determinado produto por meio de um canal digital e espera que a empresa realmente acate a sua opinião. 

Receber uma resposta, em primeiro lugar, já é satisfatório, não é mesmo? Pense agora um pouco mais além: e se eles realmente mudarem o produto mediante a sua opinião?

Essa é uma maneira de colocar em prática o marketing digital e realmente fidelizar esse cliente. Pois, os usuários não funcionam mais com métodos off-line, que o afastam do relacionamento com a empresa.

Mais do que tudo, nesse instante é necessário aproximação, relação e um contato on-line, que escute a todos.

Dados sobre o Marketing Digital

Dicas e Ideias sobre Marketing Digital

Nós já demos justificativas de montão para apostar no marketing digital, não é mesmo? Agora comprovaremos com dados estatísticos como essa ciência é importante para o mercado e para você, micro empresário, que está apostando no crescimento de seu negócio.

Mesmo que todas as empresas já estejam apostando nesse estudo, a aposte nessa ciência transforma o seu negócio mais engajado com a atual geração, além de se adequar às novas formas de informação e aquisição do mercado brasileiro e mundial.

Podem, sim, existir pessoas que critiquem o marketing digital!

Mas a melhor forma de combater falácias sobre esse conteúdo principalmente para pequenos empresários é apresentando dados concisos, realizados por empresas de confiança e que demonstram conhecimento no ramo.

Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina

Se você é fã de tecnologia, muito provavelmente já ouviu falar sobre a Canaltech. A empresa decidiu reunir uma série de pesquisas realizadas pela eMarketer, que estudavam o comportamento na internet de usuários da América Latina.

O resultado foi surpreendente, com dados bastante atrativos para aqueles que querem iniciar neste ramo.

Segundo as pesquisas, no Brasil encontram-se mais de 93,2 milhões de usuários de internet ativos, sendo um número extremamente expressivo em relação aos outros países.

Nos últimos anos, as porcentagens cresceram ainda mais, mostrando que as informações devem, sim, mudar para o campo virtual.

O pequeno empresário deve apostar, então, no marketing digital como uma forma de se alinhar ao número de usuários na internet.

Até aqui mostramos uma série de técnicas que auxiliam nesse processo e transformam o negócio de pequeno porte muito mais visível no mercado.

Marketing Digital é fundamental para empresas

Importância do Marketing Digital para empresas

Achou que o número de usuários de redes sociais no Brasil fosse suficiente para convencê-lo?

Temos ainda outros dados, que mostram a importância de investir no marketing digital para empresas de todos os tamanhos, inclusive as pequenas.

Por exemplo, o site Terra coletou dados do IBGE, que falam também sobre o número de usuários de internet do Brasil, e constatou a importância desse feitio para os empresários do nosso país.

Quanto mais o comércio se alinha ao público-alvo, melhores serão os resultados ao fim de cada mês.

Por isso, sempre ao falarmos sobre internet, marketing e afins, entenda que essas estratégias são de excelência para o mercado.

Quanto mais o empresário investe nesse alinhamento, mais resultados expressivos traz para dentro de sua empresa. 

Como as Pequenas Empresas devem adotar o Marketing na Internet

Como Adotar o Marketing Digital na sua empresa

As pequenas empresas precisam, sem dúvida alguma, adotar o marketing na internet para o seu negócio.

Mesmo que seu orçamento esteja curto, sempre há alguma estratégia que você pode implementar com investimentos mais reduzidos, o importante é começar.

Se você não quer se dedicar exclusivamente ao Marketing na sua empresa, contrate um profissional da área ou uma consultoria para te ajudarem a implementar.

A internet está disponível para todos. E, as pequenas empresas que querem se perpetuar no mercado, precisarão mais cedo ou mais tarde, colocar o Marketing Digital como uma das suas prioridades.

Trabalhar o Marketing digital é fundamental para que você consiga novos clientes e transforme-os em compradores fiéis de seus produtos.

Comece com uma estratégia, se especialize nela e trabalhe de forma consistente.

Invista em inbound marketing e conteúdo na internet para atrair as pessoas certas para o seu negócio.

Esteja sempre atento às novas tecnologias, ferramentas, redes sociais e estratégias de marketing.

No meio digital a regra é: estar sempre atualizado é garantir sua presença onde o seu público alvo está e também abrir novos mercados.

Se você é um microempreendedor ou pequeno empresário, isso não importa. A responsabilidade pela transformação dos resultados do seu negócio na internet está nas suas mãos.

Te convido a aplicar as estratégias ensinadas aqui e voltar no futuro e me contar os seus resultados.

Infográfico – Marketing Digital para Pequenas Empresas: Guia Completo

Infográfico | Marketing Digital para Pequenos Negócios


Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. O artigo ficou incrível! Ótimo trabalho!
    Tenho uma dúvida: o marketing digital tende a expandir cada vez mais entre as microempresas a ponto de se tornar saturado?
    Abração!

    • Olá João,

      De forma alguma. Quantas pessoas que você conhece, do seu ciclo familiar e de amizades que conhece Marketing Digital e Marketing de afiliados.

      Abraço.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram