Marketing Digital para Redes Sociais – Criando uma Estratégia Alex Vargas 2018/07/26 at 10:30am 2018/09/26 at 6:18pm

O Marketing Digital tem revolucionado a maneira como as marcas interagem com suas respectivas audiências e também no modo de se posicionarem no mercado. No tempo de transformação digital, onde o acesso às informações é cada vez mais facilitado, encontrar um ponto para destacar seu empreendimento dos demais concorrentes tornou-se uma questão de sobrevivência.

Os empresários já aprenderam o quão importante é a publicação de conteúdos relevantes para fortalecer o elo com seus consumidores, mas por vezes ainda deixam escapar a propagação de suas campanhas em um ambiente onde essas pessoas têm presença confirmada: as redes sociais.

Ainda que haja popularidade do referido recurso, nem todos os gestores têm a capacidade ou estão preparados para explorar esse setor. Por esse motivo, no post de hoje abordaremos os principais conselhos para fortalecer suas estratégias de marketing digital. Confira!

Porque apostar no marketing digital para as redes sociais?

Com a democratização do acesso à internet, o comportamento do consumidor mudou. Hoje, eles estão cada vez mais bem informados e seguros da sua escolha de compra antes mesmo de entrar em contato com a empresa.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

E o mais inovador é que boa parte desse processo de busca pela solução mais adequada aos seus problemas é realizada por meio das redes sociais.

Imagine quantos milhões de usuários ativos estão presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn Twitter, YouTube. Em cada uma dessas plataformas, diferentes nichos podem representar uma boa oportunidade para trabalhar uma marca; educá-los a fim de que se transformem em clientes engajados.

As redes sociais representam um espaço muito rico para influenciar a decisão de compra das pessoas, mostrar os tipos de produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Graças a esses recursos, as empresas que conseguem desenvolver uma presença virtual relevante.

Ademais, elas são canais de comunicação eficazes para aumentar as chances de superar a concorrência e potencializar seus resultados; afinal, os adversários também estarão presentes para extrair o máximo que tais recursos têm a oferecer.

Quais os benefícios da divulgação de conteúdos nas redes sociais?

Monitoramento da atividade das suas personas

O sucesso de uma campanha de comunicação depende, principalmente, da capacidade de levar o conteúdo certo, às pessoas certas. Dentro desse processo, as redes sociais desempenham um papel de grande importância — garantir a sintonia entre a sua marca e potenciais compradores, e nutri-los até o último estágio da jornada do comprador.

Atualmente, a grande maioria da população está conectada a diferentes tipos de plataformas, tais como:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • YouTube;
  • LinkedIn, dentre outras.

E justamente nesses cenários, as pessoas estão a todo instante fazendo publicações e expondo os seus pontos de vista.

Em vista disso, é muito importante que as empresas estejam presentes nas redes sociais observando atentamente o que elas pensam a respeito da sua marca, produtos ou serviços; quais são as expectativas do seu mercado-alvo.

Acompanhar o comportamento dos leads nas redes sociais também concede uma vantagem decisiva para qualquer tipo de negócio — acompanhar de perto as ações da concorrência. Você consegue ter acesso às formas como eles estão interagindo com a respectivos seguidores, descobrir quais os seus métodos de persuasão, e, a partir daí, construir o seu diferencial.

Dessa forma, os esforços do marketing de conteúdo se tornam mais eficazes, pois são projetados de acordo com o perfil de sua audiência.

O raciocínio é o seguinte: se o seu público está fazendo perguntas sobre área de atuação da empresa, por exemplo, é o momento de incorporar esses assuntos em artigos, oferecer conteúdo a respeito do tema para criar engajamento. Enfim, tudo que estiver ao seu alcance para transformar esses potenciais compradores clientes.

O volume de informações gerados na internet diariamente na internet é imenso, e gerenciar todos esses dados uma tarefa tão simples. Contudo, já existem ferramentas tecnológicas para fazê-lo de maneira automatizada, bem como empresas especialistas no assunto para executar esse trabalho.

Impulso aos compartilhamentos

As mídias sociais também são a peça-chave para estimular sua persona a uma ação bastante relevante e que traz impactos positivos é o compartilhamento dos seus conteúdos. O que se pretende com tal prática e a conquista de novos consumidores, a partir daqueles que já estão fidelizados.

Essa estratégia pode ser justificada pela transferência de credibilidade dos seus conteúdos, quando divulgados por alguém que ocupa a mesma posição na relação de consumo.

Mas para alcançar esse objetivo, faz-se necessário que alguns requisitos estejam presentes e o seu conteúdo contenha estratégias para motivá-los a adotar o referido comportamento.

Lembre-se, portanto, de incluir elementos visuais que fazem com que o usuário tenha vontade de clicar e ler o seu material. Quando se trata de algo que prende atenção dos seus expectadores, o desejo de compartilhar também será naturalmente maior.

Uma dica preciosa nesse momento é cuidar da adequação desse conteúdo aos dispositivos móveis, principalmente depois da nova indexação do Google, o mobile first index.

Os usuários das redes sociais estão acessando, cada vez mais, por meio dos seus smartphones, tablets, então é importante tornar a interação fácil e agradável.

Por fim, não se esqueça de pedir que as pessoas compartilhem. Se você ainda não adotou tais estratégias aos seus blog posts, é hora de pensar nos formatos mais atrativos e que aumentem a possibilidade de divulgação.

Invista nos botões de compartilhamento do Twitter, Facebook, dentre outras plataformas, para que com apenas um clique o público consiga fazer o compartilhamento. O foco é torná-los mais atrativos.

Conexão com influenciadores digitais

A união com influenciadores digitais certos, tem se mostrado uma ótima alternativa para ampliar o alcance dos esforços de marketing de conteúdo — eles impactam positivamente na estratégia de divulgação da campanha. Esse trabalho engloba pequenas ações como:

  • um simples retweet da sua marca por um influenciador com grande número de seguidores;
  • uma postagem no Instagram utilizando seus produtos ou serviços;
  • o compartilhamento de algum artigo.

 

Essa estratégia significa um grande impulso para suas campanhas de marketing, pois além desse conteúdo ser exposto para milhares de pessoas, elas certamente despertarão maior curiosidade, pelo fato de ter sido compartilhado por alguém que lhes representem uma fonte de inspiração.

O ponto decisivo dessa estratégia é escolher os influenciadores que realmente possuem uma forte conexão com o seu público-alvo, especialmente que exista uma relação de confiança entre eles. E para tanto, também vale investir em softwares para encontrar a resposta que você precisa.

Quais os cuidados indispensáveis para assegurar bons resultados?

Apesar da popularidade das redes sociais, os conteúdos que serão publicados exigem o mesmo cuidado e qualidade, como em qualquer outra plataforma. É preciso saber:

  • quem são as suas personas;
  • em qual rede social elas estão mais presentes;
  • como estruturar as suas ações de acordo as características de cada uma.

Nesse cenário, uma missão básica do marketing de conteúdo também deve ser observada — o caminho para chamar atenção não é falar de si mesmo. Em vez disso, transmitir uma boa impressão depende instruir seus leads com assuntos relevantes e os fazer lembrar da sua marca.

É bom frisar que tudo começa com o estudo detalhado das suas personas — o sucesso de cada postagem depende da relevância daquela mensagem ao receptor, independentemente da forma adotadas. O objetivo deve estar em torno da necessidade do usuário; resolver a sua dúvida.

Outro aspecto-chave que merece bastante atenção é a produção de materiais diversificados, isto é, não se pode espalhar mensagens iguais em todas as redes, haja vista que, cada rede sociais têm suas características.

Qual a importância de utilizar canais próximos aos consumidores?

Outro aspecto decisivo para o sucesso, das suas campanhas de comunicação, é desenvolvê-las nos canais certos. O ideal é adotar a combinação de duas ou mais ferramentas, por exemplo — trabalhar com uma fanpage no Facebook, gerenciar uma conta no Instagram ou Twitter, produzir um canal para o YouTube. Entretanto, primeiramente é indispensável saber em quais desses lugares a sua audiência está presente.

Não adianta investir em publicações no Instagram, se não há uma parcela significativa de potenciais compradores lá; esse é o raciocínio que deve ser adotado por qualquer empresa. O planejamento das suas ações devem iniciar após esse reconhecimento, a fim de que sejam empregados esforços na direção errada.

O investimento no marketing de conteúdo para as redes sociais permite às empresas absorver informações valorosas sobre o público-alvo e utilizá-las para entregar os valores que essa audiência deseja e necessita. Além de configurarem uma alternativa moldável aos diferentes tipos de negócios e respectivos orçamentos, elas comportam mudanças em tempo real; você vai ajustando conforme as interações com os seus destinatários.

Gostou das dicas? Agora que você já aprendeu como as redes sociais podem fortalecer as suas estratégias de marketing de conteúdo, continue aprimorando seus conhecimentos com o conteúdo 10 passos para criar uma newsletter impecável.

Conteúdo produzido pela equipe da Rock Content!

Olha Que Legal Também

248 Compart.
Compartilhar248
Twittar
Compartilhar
WhatsApp