Marketing nas Redes Sociais: O Guia Completo para Você Elevar os Resultados do seu Negócio

Marketing nas Redes Sociais: O Guia Completo para Você Elevar os Resultados do seu Negócio

Você já deve ter ouvido falar que o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, se tornou o jovem mais rico do mundo com a criação dessa rede social. Como uma pessoa pode ganhar tanto dinheiro criando algo onde as pessoas ficam postando sobre suas vidas o dia inteiro?

Bem, o Facebook não se trata apenas de um lugar onde jovens e adultos passam seu tempo se expondo na internet, mas um local onde se reúne um grande número de informações sobre pessoas do mundo todo. E onde reina a informação, há oportunidade de negócios.

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Você já entendeu onde quero chegar, não é mesmo? O Facebook, seguido de outras redes sociais, como Twitter, Instagram e outras, se tornou o melhor lugar para quem deseja vender. Afinal de contas, com um número imenso de pessoas reunidas, e com tantas informações sobre possíveis compradores, não poderia ser diferente.

Se o seu desejo é ter um negócio online de sucesso, precisa apostar nas redes sociais e incluir em sua estratégia uma “rotina” de publicações nesses canais. E para que você possa destacar nesse contexto, alguns passos podem ajudar…

Nas próximas linhas eu vou te dar o caminho para ter o sucesso com marketing nas redes sociais. Confira o que preparei para você e tenha a chance de atrair, engajar e converter muito mais clientes no universo digital.

Você está pronto? Então vamos nessa!

Aposte nas transmissões ao vivo

o poder do marketing nas redes sociais

Há algum tempo o Facebook passou a permitir que qualquer pessoa faça transmissões ao vivo. Durante um período, o Periscope no Twitter foi a sensação do momento, mas logo as “Lives do Face” ganharam os holofotes e a preferência dos comunicadores.

Algumas pessoas conseguiram transformar as transmissões ao vivo em “piada”, transmitindo para simplesmente arrumar o cabelo ou rir de frente para câmera, mas alguns usuários com objetivos mais “sérios”, passaram a usar o recurso como um meio de se comunicar com suas audiências.

As transmissões ao vivo podem ser usadas de diversas formas. Por exemplo, se você tem uma loja e recebeu um novo produto esperado pelo seu público, você pode fazer uma transmissão abrindo o produto e falando mais sobre ele. Aliás, essa prática é conhecida como unboxing.

Se você faz treinamentos online ou vende produtos digitais, a transmissão ao vivo pode servir para tirar dúvidas com o seu público, já que o serviço permite engajamento instantâneo. Você pode, quem sabe, criar um grupo fechado para alunos ou clientes no Facebook e fazer as transmissões por lá.

Enfim, a transmissão ao vivo é uma ótima forma de fazer marketing nas redes sociais, já que permite a interação com o público, fazendo com que as pessoas fiquem mais interessadas em você, no seu conteúdo e, consequentemente, no que você vende.

Mas lembre-se: exagerar no número de transmissões pode enjoar o público. Portanto, limite o número de vezes, criando espécies de “mini lançamentos” toda vez que for entrar ao vivo, ou seja, fazendo divulgações prévias para fazer o público se interessar.

Valorize o call-to-action

usar o call to action no marketing nas rede sociais

O poder das redes sociais se tornou tão grande para os negócios que imagino que os desenvolvedores não tinham ideia no início de que estavam criando verdadeiras máquinas de venda na internet. Apesar de não serem canais focados em vendas, se você souber fazer um bom marketing, poderá garantir muitas conversões.

Hoje é possível que você compre produtos sem sair do seu Facebook, Twitter ou Pinterest, por exemplo. Estas plataformas desenvolveram botões de compras diretas, os conhecidos calls-to-action, e hoje qualquer um pode colocar um botão para venda.

E caso você não queria vender um produto especificamente, esse tipo de chamada serve também para outras funções, até mesmo para enviar mensagens, cadastrar-se em uma página e gerar pedidos de orçamentos.

Mas é preciso ter cuidado…

Não se pode apenas sair divulgando o que você vende. É preciso criar relacionamento, engajar o público, deixá-lo interessado antes de fazer algum tipo de oferta. Caso contrário você estará apenas fazendo spam e deixando as pessoas de saco cheio.

Gary Vaynerchuk, empreendedor norte-americano, usa uma analogia interessante para mostrar como nós, empreendedores e profissionais de marketing, devemos nos comportar nas redes sociais. Ele diz que devemos fazer como nas lutas de boxe: dar uma sequência de micro golpes (conhecidos como jabs) antes de dar um golpe mais forte (gancho de direita, direto, etc.).

O que ele está tentando mostrar é que você deve criar uma série de postagens de entretenimento e relacionamento para seu público antes de vender alguma coisa diretamente. Experimente isso e veja como o processo começa a fluir melhor.

Invista em Anúncios Pagos (Ads)

a importância de se fazer marketing nas redes sociais usando anúncios

Como eu destaquei acima, o Facebook tem hoje dois bilhões de usuários ativos e funciona como uma verdadeira fonte de informações que os empresários e vendedores gostariam de ter acesso.

E sem contar que a rede tem hoje sua própria plataforma de anúncio, o Facebook ADS. Apostar nele é uma necessidade se você quer que as suas postagens alcancem mais pessoas, e mais vendas, como consequência.

Fazer marketing no Facebook hoje é uma tendência mundial, já que com ele você pode acertar em cheio o seu público-alvo e interagir diretamente com ele. Aliás, uma de suas maiores vantagens é o alto poder de segmentação. Você pode, por exemplo:

  • Segmentar seu público por sexo;
  • Interesses e prioridades;
  • Determinar por idade em que seu público se encontra;
  • A localização e amplitude que sua campanha deverá atingir.

Outra grande vantagem é o poder de atrair os potenciais clientes ainda no estágio inicial de compra, já que a ferramenta possui a capacidade de cativar a curiosidade do usuário, o levando a curtir sua página, ou acessar seu blog, iniciar um vínculo a longo prazo, mas que certamente o fará se lembrar de você no momento em que decidir comprar.

Gere confiança

Aprenda fazer marketing nas redes sociais para aumentar as vendas

A verdade é que uma parte dos usuários ainda se sentem inseguros e receosos de cair em fraudes. Na intenção de se protegerem melhor, alguns são mais resistentes às compras online. Por isso é bom apostar em algumas práticas a fim de levar seu potencial cliente até a conversão:

Use de provas sociais para convencer seus clientes de que você é confiável. Você pode divulgar depoimentos de clientes satisfeitos para mostrar que o seu negócio é eficiente e satisfatório. Essa é uma prática muito eficiente.

Evite usar técnicas “manjadas” de marketing para atrair clientes. Isto é uma regra básica para fazer negócios hoje em dia. Faça algo original e criativo para evitar que o público associe o seu produto à “fraudes” e à “falsa guruzisse”.

Você deve ser transparente com o seu público, e uma das formas de fazer isso é manter sua política de privacidade aberta. É recomendável que seu site tenha uma política de privacidade visível, que explique de que forma as informações coletadas em seu endereço são utilizadas. Também é importante constar neste termo quais dados de navegação são coletados enquanto o usuário está visitando o seu domínio.

Aposte no mobile

encontre clientes com o seu marketing nas redes sociais

Já faz algum tempo que os celulares ou telefones móveis deixaram de ser o futuro. Eles já estão presente na vida das pessoas, e você deve saber que o brasileiro é um dos povos que mais compra smartphone ao ano.

Por conta disso, é importante que você tenha formas de se conectar facilmente com o público através dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp são imprescindíveis.

Só para você ter uma ideia sobre o quanto o mercado móvel cresceu no Brasil, atualmente mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet. Você está vendendo para eles?

No ano de 2015, 46% dos internautas brasileiros realizaram pagamentos através de seus aparelhos móveis. Estamos falando de dois anos atrás, hein!

Quer mais? Então vai: mais de 70% dos brasileiros não saem de casa sem seus smartphones, o considerando o item mais importante a ser levado, mais importante até do que os documentos pessoais e, pasme, dinheiro.

Números tão impressionantes quanto estes não deixam dúvidas: Investir em mobile é indispensável para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais quando falamos em marketing nas redes sociais.

Crie conteúdo nativo

facebook e twitter para marketing nas redes sociais

Conteúdo nativo é o conteúdo criado para ganhar a atenção dos consumidores no contexto da experiência do usuário. Quando ouço ou falo sobre isso, lembro imediatamente do “publieditorial”, uma unidade de conteúdo publicitário patrocinado tentando parecer um artigo.

Em outras palavras, faça marketing nas redes sociais com conteúdo que vende sem vender, sempre valorizando a experiência do usuário e contexto de cada canal. Forneça informações que possam interessantes ou úteis para os consumidores.

A sua intenção é fazer com que o post seja não intrusivo e, assim, aumente a probabilidade de os usuários interagirem. Portanto, para chamar a atenção e engajar as pessoas, faça mais posts nativos. E isso vale para tudo: vídeos, imagens, artigos outras mídias.

Por exemplo, no Facebook o microtexto já se tornou um conteúdo nativo. Alguns empreendedores se valem de postagens em forma de pílulas diárias ou semanais para chamar a atenção das pessoas e gerar mais engajamento.

O marketing de conteúdo forma uma ótima base para criar conteúdo nativo, mostrando conteúdo que a pessoa esteja interessada, mesmo que seja algo patrocinado. Para se inspirar e fazer algo mais certeiro, leia o artigo:

Conheça bem o seu público

Pessoas são o alvo do marketing nas redes sociais

Esta é uma dica simples, mas muito efetiva. Para fazer marketing nas redes sociais, é importante saber exatamente quem você quer alcançar. Então, antes de qualquer ação, é preciso se perguntar: Quem é o meu público?

Depois, levante questões como: são pessoas com uma situação financeira legal? Que idade eles têm? O que eles necessitam? O que desejam? Que tipo de conteúdo consomem? Que produtos ou serviços já compraram?

Use histórico de vendas e procura, ou até mesmo procure com os seus concorrentes para ter esta informação que irá salvar o seu investimento. Quando mais certeiro você for com sua comunicação, mais e melhor você irá vender.

Com o público definido, você pode utilizar os seus recursos em quem realmente irá trazer uma taxa de conversão mais expressiva. Quando há pouco investimento e você anuncia para um público “mais amplo”, o investimento acaba tendo pouco resultado.

Em resumo:

  • Identifique e conheça bem seu público-alvo
  • Crie personas (simulações do seu cliente ideal)

Descubra os melhores horários para postar

entenda o marketing nas redes sociais

As mídias sociais têm teoricamente 2,3 bilhões de usuários espalhados pelo mundo. É um mundaréu de gente que forma um universo de oportunidades para quem tem um negócio. Não é à toa que 91% das marcas de varejo usam dois ou três canais de redes sociais diferentes.

Um dos segredos para gerar mais engajamento é fazer contato com o público no momento certo. Aliás, é bom saber que  71% dos consumidores que recebem uma resposta rápida de uma marca nas mídias sociais tendem a recomendá-la a outras pessoas.

Para acertar o alvo, o ideal é identificar os melhores horários de publicação. Muitos estudos sobre a hora ideal para postar nas redes sociais já foram feitos. As conclusões são relativas, mas há como tirar boas lições do que já se constatou. Tenho um artigo completo falando sobre isso, aqui.

Num geral, como sempre ressalto aos alunos do Fórmula Negócio Online, é preciso sempre testar, pois cada público reage de uma forma, e há uma série de aspectos que influenciam, como o modelo de negócio, o nicho de atuação, a forma de comunicação, etc.

Só testando é que se descobre exatamente o que funciona ou não. Mas, como eu já disse aqui, as pesquisas e estudos podem nos ajudar a compreender como as coisas devem ser. E é com base neles você pode descobrir os melhores horários para postar na hora de fazer marketing nas redes sociais.

Descubra quantas vezes postar nas redes sociais

Usando o Instagram para o marketing nas redes sociais de forma efetiva

Como eu explico neste outro artigo aqui, uma coisa é certa: Para conseguir fazer a diferença nas mídias sociais e construir uma presença digital relevante, é fundamental manter a consistência e a relevância. Ou seja, você precisa manter suas contas sempre atualizadas.

Publicando com frequência e aplicando o máximo de qualidade e criatividade, você estará mais perto de conseguir o que chamamos de “Efeito Bola de Neve”, o processo pelo qual um usuário vê sua publicação, se interessa por ela graças ao título/imagem/conteúdo e compartilha com os contatos.

Ao conseguir fazer isso, você está a um grande passo de ganhar mais, ter sua reputação construída e elevar os resultados de seu marketing nas redes sociais. O ato de compartilhar é considerado pelos usuários como uma recomendação qualificada do conteúdo.

A frequência ideal em cada rede social ajuda muito nesse sentido, e para conseguir definir isso, você deve traçar um planejamento com os seguintes pontos:

1 – Um mapa que guie seus passos nas diferentes plataformas, sempre alinhando com seus objetivos. Isso pode se resumir em decidir previamente o que e como publicar.

2 – Documentação da estratégia de marketing nas mídias sociais para facilitar a análise da sua estratégia editorial e a análise dos conteúdos escolhidos.

3 – Programação das publicações para que sejam difundidas automaticamente sem que você precise estar online todos os dias.

Seguindo estes três passos, vai ficar mais fácil para você conseguir o sucesso nas principais redes sociais.

Capriche nas legendas das fotos ou vídeos

aprenda criar o marketing nas redes sociais

Acredite, essa é uma das ideias mais negligenciadas ao postar fotos ou vídeos nas redes sociais. Aliás, com exceção apenas do Facebook, onde as pessoas costumam escrever um pouco mais, as legendas são geralmente ignoradas por quem posta.

A legenda tem a função única de gerar valor para suas postagens. É a través delas que a pessoa pode se engajar mais com sua marca, conhecer melhor seus produtos ou serviços e até mesmo visitar o seu site ou blog.

Nas legendas do Instagram, você pode escrever 2.200 caracteres. É bastante coisa para ser explorada. Apesar do Instagram mostrar apenas três linhas de legenda, se você conseguir chamar a atenção com essas primeiras palavras, a pessoa com certeza vai clicar para ler o resto. Falo mais sobre isso neste artigo.

Uma imagem com legenda longa e chamativa é a maneira número 1 que muitas pessoas encontram para conseguir que as pessoas comentem e curtam seus posts. Então, a dica aqui, é: Adicione mais valor produzindo mais conteúdo escrito mesmo nesta rede social onde a imagem é protagonista.

Espalhe ideias e motive as pessoas

planejando o marketing nas redes sociais

Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo diz algo interessante:

“As pessoas que conseguem espalhar suas ideias – independente de que ideias sejam – vencem.”

É por esse e outros motivos que eu sou adepto de postar imagens com frases motivacionais e de outros gêneros. Muita gente gosta deste tipo de mensagem. Para você ter ideia, o termo “frases motivacionais” é buscado mais de 10 mil vezes no Google mensalmente. Acha muito? E se eu te dissesse que “frases de motivação” é buscando de 100 mil a 1 milhão de vezes?

Como as pessoas valorizam isso, se você souber dar a elas o que elas buscam, elas estarão mais propensas a se conectar com sua marca. Você pode incluir em sua linha editorial frases de pessoas de renome em seu setor de atuação, e vez ou outra, frases de sua autoria.

Ward Farnsworth, reitor da Escola de Direito da Universidade do Texas, explica que as pessoas gostam de frases inspiracionais porque há um poder nas palavras. “As pessoas têm um apetite por sabedoria expressa de uma maneira agradável”.

Para quem está aberto a esse tipo de mensagem, frases bem estruturadas com um apelo motivacional podem ser significativas e usadas poderosos objetos de mudança, seja na forma de pensar ou simplesmente na nossa atitude do dia a dia.

Esse é um elemento que pode fazer total diferença em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Poste vídeos com frequência

a estratégia de vídeo marketing nas redes sociais

O vídeo é um dos conteúdos mais poderosos para alcançar resultados de negócios na internet. Cada vídeo que você lança estrategicamente é um ativo de vendas que você tem por um longo período. Não é à toa que eu venho me dedicando a falar sobre este formato aqui no blog.

Para se ter ideia, de acordo com uma pesquisa da Cisco, a previsão é que 82% de todo tráfego da internet será gerado por vídeos em 2020. Sabe o que isso significa de acordo com o estudo? Que seria preciso 5 milhões de anos para assistir toda a quantidade de conteúdo audiovisual que será postado.

Ainda em 2020, o consumo de conteúdo através de vídeos online pode ultrapassar a programação de TV tradicional. Isso é o que diz o diretor geral do YouTube. Outro dado indiscutível é que 86% dos usuários atuais de internet brasileiros já assistem vídeos online.

No Brasil o consumo desse formato é maior que em países como Argentina e México. Isso corresponde a 65,5 milhões de pessoas dando play.

Por que não fazer vídeo marketing e porque não usar está estratégia para divulgar um blog? Se você tem u m canal no YouTube, por exemplo, pode sempre fazer a ponte entre o canal e o blog, citando na fala, colocando na descrição e até incluindo a logo na thumbnail ou tela final. O mesmo vale para o Facebook.

Algumas ideias podem ser muito úteis também, como fazer vídeos curtinhos de alguns segundos no Facebook e no Instagram convidando as pessoas para lerem seu novo artigo ou conferirem alguma novidade lançada.

Interaja em comentários

a importância dos comentários para o marketing nas redes sociais

A ideia geral é incentivar e participar de boas discussões, fazer observações, dar destaque às informações lidas, enfim não é apenas jogar o link ali e “sair correndo”. Se você fizer bons comentários e responder aos que fazem em suas postagens, começará a ser notado no mercado.

O mesmo vale para fóruns no LinkedIn, comentários em perfis e páginas no Facebook, grupos dedicados o assunto, enfim, onde seja possível interagir socialmente com as pessoas online.

Se você mantiver a consistência, logo haverá pessoas prestando mais a atenção em você, no seu conteúdo, no seu negócio e nos seus produtos. Faça um teste, mas lembre-se: seja relevante e use o bom senso.

Aproveite as modas (hypes)

dicas finais sobre marketing nas redes sociais

Os hypes são momentos de euforia em massa. Por exemplo, o lançamento de algum grande filme se torna um Hype, principalmente na internet. Nesse exemplo, você pode usar o lançamento do filme como um gancho para divulgar um blog.

Quando falei sobre isso para os meus leitores aqui no blog, dei o exemplo do filme Logan, novo filme da Fox do Wolverine e último filme do ator Hugh Jackman como o personagem. Minha equipe e eu imaginamos que poderia ser uma boa ideia usar o hype do filme em alguma postagem, fazendo alguma brincadeira ou referência. Daí criamos um banner.

Eu tenho certeza que se você conhece e gosta de filmes de herói, você se sentiu diferente por alguns segundos quando citei o filme. É este tipo de sensação que você irá causar nos usuários, mas por mais tempo se você trabalhar certo.

A publicação em nossa fanpage gerou um bom engajamento. O mesmo pode ser aplicado em sua estratégia de divulgação do blog.

Modas também podem ser utilizadas, um exemplo de moda na internet são os memes. Frequentemente é lançado um meme novo, e a fanpage que usufrui deste a seu favor o mais rápido possível, antes da moda acabar, ganha muito mais destaque, ainda mais se for algo frequente.

Tudo aqui está referente ao timing, que se você aprender a hora certa de usar com certeza sua fanpage vai bombar. Vou te dar alguns exemplos de hypes que já rolaram para você pegar a ideia:

  • “Saudar a mandioca”
  • “Dobrar a meta”
  • Pokémon Go
  • Snapchat
  • “Logo eu”
  • “Gurus”
  • “Raiz X Nutella”
  • “Nove mentiras e uma verdade”.

Todos esses itens são modas que rolaram nas redes nos últimos tempos. Com certeza você já ouviu falar em pelo menos dois deles. Pois então, quando algo parecido acontecer, aproveite para fazer algo que chame a atenção das pessoas para o seu blog. Aplique isso em seus perfis e suas páginas nas redes sociais e confira o resultado.

Pronto para elevar seu marketing nas redes sociais?

Meu objetivo aqui foi te dar um verdadeiro guia com práticas para fazer marketing nas redes sociais. Decidi não fazer uma lista gigante com estratégias complexas. São ideias simples para te ajudar a trazer público para o seu conteúdo.

Se você aplicar o que eu ensino aqui com criatividade e disciplina, tenho certeza que vai aumentar seus resultados consideravelmente. Comece a trabalhar hoje e tenha realmente um negócio online de sucesso também nas redes sociais.

Agora te faço um convite para comentar o que achou das dicas e informações? Qual delas mais te deixou animado? Sua opinião é importante!

Deixe Seu Comentário

Deixe Sua Opinião

Thanks!