Quantas Vezes Postar: Um Guia para Multiplicar seus Resultados de Forma Orgânica fazendo Marketing nas Redes Sociais Alex Vargas 2017/06/01 at 12:22pm 2018/06/28 at 11:04pm

Não há um empreendedor digital hoje que não use pelo menos um perfil ou página nas redes sociais para se comunicar com sua audiência. Desde que foram criadas, as redes sociais funcionam como verdadeiros oceanos de oportunidades para quem tem negócio.

Há algum tempo venho falando sobre isso aqui no blog. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da ComScore, os brasileiros lideram no tempo gasto nas redes sociais. A média é 60% maior do que a do resto do Planeta! Atrás vem as Filipinas, Tailândia, Colômbia e Peru.

Veja o gráfico:

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Entre as principais redes, o Facebook se destaca como a maior em número de visitantes únicos. São 58 milhões de usuários que representam um alcance de 78% do total de pessoas ativas no Brasil. Seguindo o bonde vem o Instagram, o YouTube, Twitter e outras.

Essas informações já conscientizam você sobre a importância de marcar presença nestas plataformas, não é mesmo? Mas surge a grande questão: quantas vezes se deve postar para conseguir resultados satisfatórios? A resposta inicial é aquela que você conhece bem…

DEPENDE!

Sempre depende, porque cada público reage de uma forma, e há uma série de aspectos que influenciam, como o modelo de negócio, o nicho de atuação, a forma de comunicação, etc. Por isso que o meu conselho para você é o mesmo que dou a todos os alunos do Fórmula Negócio Online:

TESTE.

Só testando que você vai saber exatamente o que funciona ou não para seu negócio. Mas você não entrou aqui somente para ler isso. E, claro, eu não vou parar por aqui. Tem muita coisa que podemos tirar das experiências aplicadas.

É possível identificar e analisar padrões, e é justamente com base neles que vamos formar o guia para multiplicar seus resultados de forma orgânica fazendo marketing nas redes sociais.

Confira nas próximas linhas o que preparamos para você!

Comece por aqui

Uma coisa é certa: Para conseguir fazer a diferença nas mídias sociais e construir uma presença digital relevante, é fundamental manter a consistência e a relevância. Ou seja, você precisa manter suas contas sempre atualizadas.

Publicando com frequência e aplicando o máximo de qualidade e criatividade, você estará mais perto de conseguir o que chamamos de “Efeito Bola de Neve”. O quê? Que negócio é esse, Alex? Você pode perguntar. Simples…

É o processo pelo qual um usuário vê sua publicação, se interessa por ela graças ao título/imagem/conteúdo e compartilha com os contatos. Ao conseguir fazer isso, você está a um grande passo de ganhar mais seguidores  e ter sua reputação construída.

O ato de compartilhar é considerado pelos usuários como uma recomendação qualificada do conteúdo. A frequência ideal em cada rede social ajuda muito nesse sentido, e para conseguir definir isso, você deve traçar um planejamento com os seguintes pontos:

1 – Um mapa que guie seus passos nas diferentes plataformas, sempre alinhando com seus objetivos. Isso pode se resumir em decidir previamente o que e como publicar.

2 – Documentação da estratégia de marketing nas mídias sociais para facilitar a análise da sua estratégia editorial e a análise dos conteúdos escolhidos.

3 – Programação das publicações para que sejam difundidas automaticamente sem que você precise estar online todos os dias.

Seguindo estes três passos, vai ficar mais fácil para você conseguir o sucesso nas principais redes sociais.

Publicar em uma ou em todas?

Essa é outra dúvida comum entre os empreendedores e profissionais de marketing digital. Para chegar a uma resposta satisfatória, você precisa saber quais as plataformas que mais geram resultados para seu negócio especificamente.

Algumas marcas alcançam seus objetivos publicando em todas, enquanto outras, em apenas algumas. Você precisa definir isso a partir de suas percepções, considerando o tempo, investimento financeiro e a resposta do público.

Existem inúmeras plataformas para você considerar em sua estratégia:

Eu particularmente uso as mais populares: Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, Google Plus e YouTube.

Pronto, agora podemos avançar e saber exatamente quantas vezes postar na hora de fazer marketing nas redes sociais.

Quantas vezes você deve postar no Facebook

O “Parque de Diversões do Tio Mark” é a rede social com a maior quantidade de usuários no mundo e tem oferecido inúmeros recursos para quem faz negócios na internet. Por isso que afirmo sem medo de errar, que é fundamental que você esteja presente no Facebook.

Claro que é um desafio se destacar entre mais de um bilhão de usuários ativos diariamente, mas se você tiver um bom conteúdo e souber criar posts nativos, ou seja, que tenham a ver com a plataforma, conseguirá bons resultados orgânicos.

De acordo com especialistas gringos, para que as publicações sejam vistas pelo seu público-alvo, o recomendável é a seguinte frequência de publicação:

  • Para grandes marcas: uma vez por dia no mínimo.
  • Para pequenos negócios: 5 vezes por dia, em média.

Dica extra: Tenha time, ou seja, perceba o tempo ideal entre uma postagem e outra. Pelo que parece, se você publicar alguma coisa e 10 minutos depois publicar novamente, o primeiro post acaba perdendo o alcance.

Um dado da Bit.ly mostra que um post no Face tem um “tempo de vida” de aproximadamente três horas e meia. Em pouco tempo, o post se esvai. E o pior, pode ser que você esteja publicando num horário muito diferente do que a sua audiência esteja online. Por isso procure perceber quando é o pico de audiência.

Observação: algumas pessoas dizem que quanto mais postagens, menos alcance elas têm, principalmente nas fanpages. Mesmo que você tenha muitos seguidores, a impressão é que sempre será preciso pagar para que o conteúdo alcance muitas pessoas. Mas não é bem por aí. No final deste artigo, vou te mostrar que dá para conseguir se destacar sem perder grana.

Quantas vezes você deve postar no Twitter

Devido às características próprias, o Twitter é o espaço ideal para publicar novidades sobre sua marca, cobrir eventos ao vivo, aproveitar as hashtags para ampliar a visibilidade e engajar seus usuários. O que pode ser fundamental para suas campanhas de marketing nas redes sociais.

Certa vez li que o Twitter é o “irmão do Facebook com déficit de atenção”. Achei engraçado. Piadas à parte, o tempo de frequência ideal para compartilhar coisas nessa rede, de acordo com dados americanos, é:

  • 3 tweets por dia é o mínimo recomendado.
  • 5 tweets por dia é o número ideal para estar sempre presente.

Dica Extra: Considere o mesmo que foi dito acima sobre o intervalo vale para o Twitter. 3 tweets em seguida podem incomodar mais do que 10 tweets espalhados no período de uma hora. Pode-se dizer que tweets publicados em sequência dão ideia de tomar conta da timeline do usuário e não costumam ser bem aceitos por eles.

O intervalo mínimo recomendado é de 20 minutos entre um tweet e outro. Para ajudar com isso, você pode utilizar ferramentas que permitem agendar os posts, assim não é preciso ficar um dia inteiro na frente do Twitter.

Quantas vezes postar no LinkedIn

A audiência do Linkedin é basicamente formada por profissionais em busca de oportunidades de negócios ou na formação de networking. Trata-se de um público bastante receptivo a conteúdo de qualidade.

Quanto ao número de postagens, o próprio Linkedin fornece algumas dicas para você criar um conteúdo adequado. Depois dê uma olhada no guia de como criar mais engajamento nos seus canais. Em geral:

  • Um post por dia é suficiente para criar uma relação de fidelidade.
  • No caso dos criadores de conteúdo que usam o Pulse, um artigo por semana pode ser suficiente.

Dica Extra: O público do LinkedIn não é um público disposto a ler todo o seu feed de uma só vez, então aposte na média de um post diário e observe o comportamento da rede. Importante saber que, em média, as empresas que publicam 20 vezes por mês atingem pelo menos 60% do público.

Se você for relevante, os seguidores acabam confiando em você para mantê-los informados e atualizados. Se você gosta de escrever, pode ser uma boa criar uma linha editorial exclusiva para o LinkedIn e usá-la como ativo em sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Quantas vezes postar no Instagram

O Instagram é uma rede social focada em compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. Ela permite aplicar filtros digitais nas imagens e compartilhá-los em uma variedade de outros canais sociais, como Facebook, Twitter, Flickr e Tumblr.

Desde que foi comprado pelo Facebook, o Insta não parou de passar por mudanças. A última novidade é o Instagram Stories (ou Histórias do Instagram), cuja principal característica é dar a possibilidade de criar vídeos curtos. Os especialistas recomendam:

  • Publicar no Instagram pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias.
  • No Stories uma publicação diária já está de bom tamanho.

Dicas extras: Fique atento aos horários-chave para postar, no que se refere ao engajamento de cada publicação. Geralmente isso acontece das 15:00 às 16:00, e o outro pico se encontra às 02:00, onde os chamados “insoners” estão online.

Você pode aproveitar as hashtags do Instagram para posicionar o seu conteúdo. Dá para usar mais de 15 tags por post. Como eu aconselho neste artigo, use-as nos comentários para deixar a postagem limpa. Também é bom pensar nas categorias que você pode vincular à sua imagem publicada para fazer seu conteúdo chegar às pessoas.

Quantas vezes publicar no Google +

Ao contrário do que muita gente pensa, o Google Plus, ou Google +, não é pouco eficiente em uma estratégia de marketing de redes sociais. Devido às suas principais características, o sistema de pontuação “+1” e o fato de fazer parte do gigante Google, pode ajudar você se destacar no Ranking dos buscadores.

O chefe de negócios da Google, Nikesh Arora, em entrevista ao jornal inglês The Telegraph disse que o Google Plus não é apenas uma rede social, mas uma plataforma que permite incorporar elementos sociais a todos os serviços e produtos que a empresa oferece. A recomendação de postagem é:

  • Publicar pelo menos 3 vezes por dia para atingir a sua audiência (por exemplo, pela manhã, tarde e noite).
  • Pode postar na rede sempre que for divulgar algum conteúdo novo.

Dica extra: Nesta rede social, o engajamento dos usuários aumenta de acordo com a constância das publicações. Por isso que manter uma boa rotina na rede pode te ajudar a alcançar usuários que não alcançaria em outras redes.

O Google+ dá muita importância às imagens e permite exibir fotografias em variados formatos e tamanhos, então não deixe de usar as dimensões de imagem recomendadas pela plataforma. Isso pode ser excelente para você gerar resultados nela.

Quantas vezes publicar no YouTube

Estratégia Poderosa: Vídeo Marketing

O Youtube é a uma rede social com mais de 1 bilhão de usuários registrados em todo o mundo. Nele, é possível promover a sua marca ao gravar vídeos altamente relevantes para a sua audiência e também usar o serviço de publicidade da plataforma.

Um terço da população digital usa o YouTube diariamente, o número de canais do YouTube que recebe 6 dígitos por ano cresce 50% ao ano e que 76% das pessoas entrevistadas concordam que às vezes, ou sempre, o YouTube é o principal substituto da tevê. Sobre a frequência:

  • Pelo menos um vídeo por semana.
  • O ideal é de 2 a 3 vídeos por semana.

Dica extra: Para que um vídeo no Youtube tenha bom retorno, é importante anunciar os dias de publicação dos vídeos nos seus perfis das outras redes sociais e também na capa do canal. Você pode, por exemplo, avisar que todas as terças e quintas você lança um vídeo novo.

Para te maior audiência, é possível usar notificações no e-mail marketing ou outros espaços de comunicação, como Facebook, Twitter e Instagram. Para melhorar seu conhecimento sobre esta rede, sugiro o artigo: 27 dicas incríveis para gravar vídeos para YouTube + Dica bônus.

Quantas vezes postar no Pinterest

Se fizer sentido para você, o Pinterest pode entrar na sua lista de plataformas para fazer marketing nas redes sociais. Ela é considerada a melhor rede para difundir imagens dos seus produtos e um canal de conexão com um grupo específico de usuários.

Uma espécie de catálogo online permite criar painéis com fotos impressionantes para vendas de roupas, artesanatos, utensílios, objetos, etc. Vale a pena destacar que o público do Pinterest é predominantemente feminino, com 71% de mulheres. Quanto à recorrência:

  • Pode publicar uma vez por dia, no mínimo, mantendo os painéis atualizados.
  • O ideal é atualizar cada board uma vez por semana.

Dicas extras: Quando for escolher um nome para cada um dos painéis, lembre-se de que os títulos funcionam como Tags ou Categorias. Assim, quando um usuário está buscando algo nesta rede social, podem lhe encontrar através destas palavras-chave.

Tanto o seu perfil, quanto as imagens rotineiras devem ter imagens de qualidade. Lembre-se de utilizar no perfil um logotipo que ajude as pessoas a reconhecerem facilmente o seu negócio. Cumprindo certa frequência, dá para conquistar boa audiência por lá.

Beleza, se você chegou até aqui deve estar mais confiante sobre o número de postagens em cada rede social. Isso é muito bom. Mas não acabou ainda. Tenho alguns dados e informações que podem te ajudar a compreender como as plataformas funcionam e como os usuários reagem aos tipos e frequência de conteúdo. Confira!

Depende de você fazer as pessoas voltarem à sua Fanpage

Você pode ter usado várias ferramentas e adotado diversas táticas para obter milhares de likes em sua página de Facebook, mas é preciso entender que muita gente não visita sua página depois de ter dado like. Estudos têm revelado que as pessoas dificilmente revisitam uma página mesmo depois de curtirem.

Então, o que você precisa é fazer é ficar mais visível, postando regularmente. Use as dicas e informações abordadas aqui para definir isso. Experimente diferentes frequências até ter certeza do que tem funciona melhor para você.

Se você postar algo em sua página em intervalos regulares, os usuários vão se lembrar de sua presença e você obterá maior engajamento. Ao publicar conteúdos de qualidade com mais frequência, as possibilidades que cheguem a mais pessoas diferentes aumentam consideravelmente.

Não ache que o alcance orgânico em páginas não existe mais no Facebook, e que apenas pagando se consegue alguma coisa. Na verdade, esta rede social ainda dá prioridade às páginas de empresas no feed, mas é preciso dedicação e criatividade para entregar um bom conteúdo.

E não desanime se você deixou de atualizar sua página durante um tempo. Ainda há como “ressuscitá-la” e melhorar o alcance orgânico publicando coisas boas com frequência para sua audiência.

Respeite a “meia vida” e dê uma segunda chance no Twitter

Para seus perfis e página obterem mais resultados e não ‘incomodarem’ os usuários, você precisa compreender a “meia vida”. É como se fosse um ciclo, o ponto em que a publicação já recebeu metade de todos os cliques que terá no total.

Cheguei a falar um pouco desse conceito no tópico sobre o Twitter. Algumas empresas têm feito estudos sobre a duração da vida de um post nas redes sociais. Eles afirmam que se o post não foi visto dentro de algumas horas, não será nunca mais.

De acordo com a já citada pesquisa do Bit.ly, a vida de um post no Twitter, Facebook e YouTube tem as seguintes durações:

  • Twitter – 2,8 horas
  • Facebook – 3,2 horas
  • YouTube – 7,4 horas

Veja no gráfico:

O estudo destaca que, na prática, re-publicar é muito importante, principalmente no Twitter. Podemos aproveitar quando um tweet está chegando no período de “meia vida”, ou seja, depois de 3 horas e re-twittá-lo.

Muitos seguidores podem não estar conectados naquele momento da primeira publicação, e, a partir do momento em que se re-publica, é possível receber 50% a mais de acessos. Se você usa o Twitter, vale a pena dar essa segunda chance.

Alcance orgânico no Instagram: faça você mesmo

Dá para ampliar o alcance orgânico com o uso de elementos nativos de cada rede social. No Instagram, por exemplo, onde o foco são imagens e vídeos, o que você posta deve fazer as pessoas sentirem o desejo de se engajar. Pense em postagens que chamam a atenção dos usuários. Para isso existem algumas dicas:

Aposte em fotos originais

Não é legal ter uma conta no Instagram cheia de fotos compradas ou com imagens que já estão mais do que batidas. Por isso aposte sempre em suas próprias fotos. Hoje, com um smartphone em mãos, é possível tirar fotos legais mesmo que você não seja um profissional de fotografia.

Poste coisas relevantes

Sempre que você postar uma foto ou vídeo, pense sobre o público que deseja atrair. Quem são essas pessoas? O que vai chamar mais a atenção delas? Que valor eu vou entregar com esta foto ou vídeo? Não publique por publicar. Nunca.

Adicione uma localização

Ao utilizar este recurso em sua foto, você acabará tendo mais visibilidade. Sua foto em um local fará com que ela apareça sempre que alguém pesquisar imagens tiradas na área determinada. Se possível, marque um local popular para que o seu post ganhe mais visibilidade.

Use hashtags

As hashtags (#) são muito importantes. Os usuários do Instagram passam por elas como se estivessem mudando de canal na TV. Eles vão de hashtag a hashtag e ocasionalmente param para ver um usuário interessante. Tamanha a importância desse elemento que eu escrevi um tópico inteiro para falar sobre ele:

Pronto para alavancar sua estratégia de marketing nas redes sociais?

Isso é tudo por hoje!

Espero que este guia para a frequência ajude você a conseguir melhores resultados nas suas campanhas de marketing nas redes sociais. Guarde o link deste post e visite-o sempre que for preciso. Se possível, anote os principais pontos e documente em seu plano de ação. Não se esqueça de passar aqui depois e me contar como foi.

PS.: Compartilho táticas avançadas de negócios digitais com a comunidade Fórmula Negócio Online. Para fazer parte, clique aqui e baixe o e-book.

Olha Que Legal Também

108 Compart.
Compartilhar108
Twittar
Compartilhar
WhatsApp