Marketing | Entenda como Usar o Marketing para Alavancar qualquer Negócio

Marketing | Entenda como Usar o Marketing para Alavancar qualquer Negócio

O marketing pode ser considerado como uma arte! É impressionante como o marketing se tornou relevante nos últimos 50 anos. Só que é mais impressionante ainda, que muitos empresários e novos empreendedores simplesmente não usem técnicas de marketing nos seus negócios. Todos os dias centenas de lojas e novos negócios são lançados no Brasil, e os seus proprietários esperam que o simples fato de abrir a loja já se torne uma garantia de sucesso.

E isso não funciona! É preciso saber como aplicar o marketing para que seja possível a geração de lucros satisfatórios. E porque o marketing tem esse poder? Como o uso dessa ciência é capaz de fazer com que um negócio venda mais do um concorrente?

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

O marketing é pensado na necessidade das pessoas, não são técnicas hipnóticas para manipular alguém a comprar algo que ela não quer. Através das técnicas de marketing é possível levar as pessoas a comprarem algo que elas já desejam, ou aumentar o desejo delas por algo. E a partir disso, usar as ferramentas que vão atrair essas pessoas ao seu produto.

Neste artigo você vai entender o que é marketing, e como usar o marketing para alavancar qualquer tipo de negócio. Vamos abordar conceitos que vão te deixar preparados para aplicar as técnicas assim que você finalizar a leitura. Este artigo foi planejado para ser um guia completo do marketing. Tenho certeza que você vai chegar no final deste artigo mais preparado para usar essa poderosa ciência dos negócios de sucesso que é o marketing.

Boa Leitura!

sucesso com marketing

Entendendo o que é marketing

Existem várias formas que podemos definir o Marketing, porém o conceito central é praticamente o mesmo. A palavra vem do inglês, se fossemos fazer uma tradução livre, poderíamos dizer que significa “mercadando”, mas essa palavra nem existe…rsrsr. Assim a melhor tradução é mercadologia.

A palavra “mercado” aqui tem um significado amplo, contemplando todo o mercado, e a palavra “logia” vem o grego que significa estudar. Assim, o marketing se concentra em estudar o mercado e todos os participantes desse mercado, como potenciais clientes, clientes, concorrentes, posicionamento de marcas e muitos outros fatores que vamos explorar no decorrer do artigo.

A definição de marketing de Philip Kotler (que é na opinião de muitos o maior especialista de marketing) é:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Importante ressaltar na definição acima que o marketing tem como fundamento a geração de lucro para a empresa e a geração de valor para o cliente. Por isso que o marketing vai atuar em todas as fases da venda de um produto, incluindo pessoas que já compraram e não compram mais. Podemos dizer que vai desde a identificação de potencias clientes, a pré-venda, pós-venda, retenção de clientes e recuperação de clientes perdidos.

A amplitude do marketing é realmente grande. Mais à frente vamos falar dos segmentos do marketing. Que se especializam em um ou mais etapas do marketing como um todo.

O Profissional de Marketing

A pessoa que trabalha com marketing é conhecida como profissional de marketing. O profissional de marketing pode ser comparado a um administrador, porém especializado em aumentar as vendas. Ele vai atuar estudando e mapeando o mercado, e a partir disso, na fidelização e prospecção de novos clientes.

O profissional de marketing também atua na construção de uma marca, gerando identificação do público com uma empresa ou negócio. Em todos os meus treinamentos eu falo da importância da construção de autoridade para o sucesso de um negócio. Construção de autoridade está totalmente relacionado com a construção de uma marca no marketing. Se você pensar agora em uma marca de uma empresa, essa marca não remete o conceito de autoridade?

Mas a frente vamos falar sobre o conceito e autoridade no marketing digital.

Marketing e o Posicionamento de Mercado

As estratégias de marketing também têm como objetivo o posicionamento de mercado de uma empresa ou pessoa. Eu busquei criar o posicionamento da minha marca pessoal Alex Vargas, como especialista na criação de negócios online. São anos investindo em diversas estratégias de marketing para conseguir este posicionamento.

Segundo Philip Kotler, o posicionamento de mercado pode ser definido como: “a ação de projetar o produto e a imagem da empresa, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”.

Neste artigo não vou me aprofundar sobre o posicionamento, recomendo que você faça a leitura do nosso artigo sobre posicionamento.

Ferramentas de Marketing

Existem muitas ferramentas de marketing que podem ser usadas para o sucesso de negócios. Sem dúvida nenhuma, uma das mais conhecidas são os 4 P´s do Marketing ou Composto de Marketing. O objetivo é criar uma estratégia de mercado efetiva, partindo de informações extraídas do próprio mercado.

Os 4 P´s são: Preço, Praça, Produto e Promoção.

  • Preço: A definição do preço pode parecer algo simples, mas na verdade precisa expressar o valor do seu produto frente ao mercado. No marketing o preço está intimamente ligado ao preço.
  • Praça: Praça é o local onde o produto é vendido. Com o crescimento da Internet, muitos negócios vão possuir diversas praças de atuação. No treinamento Fórmula Negócio Online eu ensino a criação de negócios online, nessa modalidade de negócio a praça é a própria Internet. Mas mesmo assim é possível definir dentro da internet os locais de atuação. Como blogs e sites, YouTube, Redes Sociais…
  • Produto: É o que vai ser vendido pelo seu negócio. Uma das formas de marketing que tem mais crescido é o marketing de afiliados, onde é possível ganhar dinheiro com o produto de um terceiro.
  • Promoção: Promoção aqui não são descontos no preço, mas são as estratégias de divulgação do produto. No marketing digital é comumente chamado de geração de tráfego, atraindo pessoas até as ofertas do produto.

marketing e a importância do plano de marketing

Plano de Marketing

Outra ferramenta de marketing fundamental para o sucesso é o plano de marketing. Ele funciona como um mapa que conduz aos objetivos de marketing definidos pela empresa. Uma empresa só alcança o sucesso e se torna lucrativa se tem objetivos claros a serem perseguidos. O plano de marketing não são os objetivos em si, mas a forma pela qual a empresa vai chegar aos objetivos.

Se você deseja ter um negócio de sucesso é importantíssimo que você saiba como fazer um plano de marketing. Neste artigo (clique aqui) você aprende como criar um plano de marketing completo.

Objetivos de Marketing

Os objetivos de marketing derivam dos objetivos principais do negócio como um todo. Por exemplo, a empresa estabeleceu a meta de aumentar o lucro em 30% de um ano para o outro. Assim, o responsável pelo marketing (em muitos negócios é a mesma pessoa, trabalhei assim por anos :)) vai estabelecer objetivos de marketing para cumprir as metas da empresa.

Exemplos de objetivos de Marketing:

  • Capturar potenciais clientes (no marketing digital esse cliente é chamado de lead);
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a visibilidade da marca;
  • Identificar as oportunidades de mercado;
  • Conhecer os nichos de mercado relacionados;
  • E muitos outros.

plano de marketing

Mudanças no Marketing

O marketing mudou muito no decorrer dos anos. O que era basicamente focado em fazer anúncios se tornou uma verdadeira ciência. Existem várias formas de fazer marketing. Aqui na empresa focamos no marketing digital e no marketing de conteúdo. Esse blog faz parte da nossa estratégia de marketing de conteúdo.  Mesmo com várias formas de se fazer marketing, podemos classificar essas formas em dois blocos maiores: Outbound Marketing e Inbound Marketing.

Outbound Marketing

O outbound marketing usa ferramentas de marketing que são mais conhecidas por nós. Não se pode negar a efetividade dessas ferramentas, porém acabam gerando descontentamento em potenciais clientes.

Quem nunca recebeu aquela ligação indesejada querendo vender um produto? Esse é um exemplo de outbound marketing. Outros são anúncios na TV, revistas e jornais, outdoors e também anúncios nas Redes Sociais, porém a característica é o anúncio comercial mais tradicional.

Inbound Marketing

Já no inbound marketing, os anúncios assumem outra característica, chamados de anúncios nativos, pois são focados no relacionamento com potenciais clientes, e não em simplesmente divulgar o produto diretamente.

O objetivo do inbound marketing é o mesmo do outbound marketing, que é a venda do produto. Porém, a minha opinião pessoal, é que o inbound marketing faz isso de uma forma muito mais inteligente.

Veja o exemplo desse blog, ele é um canal de vendas da minha empresa. Eu faço muitas vendas a partir daqui. Só que eu não falo só dos meus cursos nele, pelo contrário… Eu falo muito pouco dos meus cursos nele e entrego muito conteúdo gratuito de qualidade, entre artigos, e-books e vídeos.

Assim, a venda se torna consultiva, indo ao encontro da necessidade dos clientes.  Acredito que as duas modalidades vão continuar sendo usadas por um bom tempo, porém o inbound marketing ganhará cada vez mais espaço no marketing como um todo. E isso é simples de ver, a aceitação das pessoas define isso.

Formas de Marketing

Existem muitas formas de marketing, seria impossível aborda-las aqui neste artigo. O meu objetivo é que você possa entender como usar o marketing para alavancar um negócio, fazer uma empresa crescer. A partir do que você está aprendendo aqui, dar os primeiros passos para o sucesso com o marketing. Para isso, entendo ser importante você conhecer as principais formas de marketing que podem te ajudar.

Marketing de Afiliados

Coloquei o marketing de afiliados como primeiro nesta sequência, pois é mais do que uma forma de marketing, na verdade é um sistema de negócio completo que utiliza outras formas de marketing para vender produtos como afiliado.

Um afiliado é uma pessoa ou empresa que divulga produtos de outras empresas e recebe comissão toda vez que uma venda é concretizada através da sua indicação. Atualmente eu desconheço outra forma mais acessível para montar um negócio online.

O processo é tão simples, que basta você se cadastrar em uma plataforma de produtos digitais, escolher os produtos para divulgar, indicar os produtos e receber as comissões das vendas. Por ser um processo simples, atrai muitas pessoas, e aí é que o marketing bem feito faz toda diferença.

Para saber mais sobre o marketing de afiliados, clique aqui.

sucesso com marketing digital

Marketing Digital

A internet alcançou um tamanho inimaginável! Pessoas de todas as idades estão conectadas através de computadores e celulares, usando diversos recursos, principalmente as Redes Sociais. É impossível imaginarmos nossas vidas sem a internet. Não é verdade?

E claro que todo esse crescimento trouxe juntos excelentes oportunidades de negócios para ganhar dinheiro na internet. A forma de marketing especializada em negócio online é conhecida como Marketing Digital.

Atualmente, para uma empresa ter sucesso em seus negócios é preciso que ela tenha uma estratégia mínima de marketing digital. Até negócios caseiros utilizam o marketing digital. Basta você ver o Facebook, tem pessoas oferecendo os mais variados produtos e serviços. O Marketing digital é composto desde estratégias simples a estratégias mais elaboradas.

O marketing digital é sem dúvidas alguma o futuro do marketing. Clicando aqui, você acessa um dos artigos mais completos sobre marketing digital da internet.

Marketing de Conteúdo

Podemos definir o marketing de conteúdo como uma estratégia focada na criação de conteúdo de valor, atraindo pessoas a partir do interesse delas. O melhor exemplo é este artigo, se você está lendo ele é porque tem interesse em saber sobre marketing e eu estou te entregando um conteúdo de valor e te explicando sobre o marketing.

O marketing de conteúdo é baseado no relacionamento com clientes e potenciais clientes. É importante SEMPRE gerar valor primeiro. Todo contato que as pessoas têm comigo, eu sempre entrego valor primeiro, seja por um artigo, por um vídeo, ou por algum dos meus livros gratuitos. Eu ofereço livros gratuitos que poderiam ser vendidos, mas o objetivo é gerar valor primeiro.

O marketing de conteúdo é tão vantajoso que é a minha principal estratégia de marketing atualmente. Definitivamente você precisa conhecer como usar essa estratégia, clicando aqui, você acessa o guia completo de marketing de conteúdo aqui do blog.

a importância do marketing de relacionamento

Marketing de Relacionamento

O marketing de relacionamento é um das formas de marketing que eu mais gosto. É um aprimoramento das estratégias de marketing, onde é foco principal é o cliente. As vendas passam a ser consequência do relacionamento com clientes e potenciais clientes.

As estratégias vão se concentrar em dois grandes blocos:

  1. Marketing de relacionamento com potenciais clientes: São chamados de prospects ou leads. É um público que precisa de relacionamento constante, objetivando entregar valor para concretizar a vendas. Uma das ferramentas de marketing mais usadas para estabelecer relacionamento com potenciais clientes é o e-mail marketing. As Redes Sociais também cumprem um papel fundamentas nesse relacionamento.
  2. Marketing de Relacionamento com clientes: Os clientes são também potenciais clientes, podem comprar outros produtos de você. Assim, é possível aplicar todas as estratégias que são aplicadas aos leads. Porém, é preciso um algo a mais, que caracterize uma exclusividade recebida pelo cliente. Veja o exemplo dos meus cursos, tenho uma forma de contato com os potenciais clientes, mas para os já clientes (alunos dos meus cursos) eu disponibilizo um amplo canal de comunicação e suporte para satisfação deles. Eles são essenciais para o desenvolvimento da minha marca através de uma a velha estratégia de propaganda: o “boca a boca”.

Para ter sucesso com o marketing de relacionamento é preciso conhecimento dos clientes e potenciais clientes. Dessa forma, é preciso um estudo completo do público-alvo, que são todas as pessoas que podem ter interesse no seu produto. E também da Persona (ou Avatar), que é um a pessoa que representa todo o seu público-alvo.

Para saber exatamente como descobrir o público-alvo e a Persona acesse o Guia Completo de Marketing de Relacionamento, clicando aqui.

Marketing nas Redes Sociais

Não tem como mais falar em marketing sem falar das Redes Sociais. As pessoas estão nas Redes Sociais. Fazer marketing nas Redes Sociais pode parecer algo simples, como só postar e pronto. Mas vai muito além disso. Como tudo em marketing é preciso estratégia. É preciso saber o que postar, qual o melhor horário postar, o perfil de cada Rede Social…

O usuário do Facebook se comporta diferente do usuário do Linkedin. E o mesmo usuário do Facebook quando estão no Instagram vai ter outro comportamento, pois o perfil da rede social é diferente (só imagens). Por isso que é preciso planejar para fazer Marketing nas Redes Sociais. Para saber como fazer isso, clique aqui e acesse o Guia Completo do Marketing nas Redes Sociais.

Marketing Pessoal

O marketing pessoal tem tido cada vez mais importância para empreendedores digitais. O meu principal público é composto de pessoas que querem se tornar empreendedores digitais e construir negócios online. Para muitos deles, desenvolver uma marca própria com autoridade é essencial para o sucesso, e é exatamente aí que entra o marketing pessoal.

Com o marketing pessoal é possível aumentar a aceitação de uma pessoa frente ao seu público-alvo, e para isso é preciso alguns cuidados. Se você me segue nas Redes Sociais, vai perceber que eu nunca entro em assuntos polêmicos, pois entendo que este tipo de abordagem pode prejudicar minha imagem.

Para saber mais sobre Marketing Pessoal, clique aqui.

Marketing Direto

O marketing direto se especializa em comunicações diretas com o público alvo. A partir das informações do perfil do público é possível enviar mensagens mais assertivas. Atualmente usa-se muito ainda o e-mail marketing e tem crescido muito o envio de mensagens pelo WhatsApp, que é o aplicativo de mensagens instantâneas mais usado pelos brasileiros. Pode se criar listas de transmissão e grupos.

Marketing Indireto

Já no marketing indireto fala-se do produto de forma mais sutil, sem que pareça os tradicionais anúncios. Vemos muito isso em filmes, quando o protagonista usa o carro de determinada marca, usa um determinado celular… No futebol podemos ver um tipo de marketing indireto, quando você assiste a uma partida, quer ver o jogo, mas acaba se deparando com diversas marcas que anunciam nas camisas e nas placas do estádio.

potencial de marketing

Estratégia de Marketing

Falamos aqui de diversos tipos de marketing, a importância, dicas para usar… Mas depois de tanta informação como fazer para isso tudo funcionar conjuntamente? É preciso montar um planejamento de marketing dentro de uma estratégia de marketing ampla, que vai usar as diversas formas de marketing que falamos aqui neste artigo.

De forma geral você vai precisa planejar:

  • Metas e objetivos: Precisa saber aonde você quer chegar com as estratégias de marketing;
  • Calendário e organização: Precisa ser bem organizado, publicar de forma constante.
  • Se atualizar: é preciso que você se atualize sempre, procure conhecer novas práticas de marcado.
  • Análise: Para cada estratégia implementada é preciso que você avalie os resultados, faça testes, corrija, implemente novamente.

Conclusão – Marketing

Sem dúvida alguma o marketing é fundamental para qualquer tipo de negócio. Aplicar as estratégias de marketing é essencial para o sucesso. Espero que você tenha gostado desse artigo, estou aguardando seus comentários para que possamos falar mais sobre esse assunto. Sua opinião é importantíssima para que eu possa sempre produzir artigos que sejam do seu interesse. Todos os comentários são respondidos! 😉

Infográfico de Marketing

 

Deixe Seu Comentário

Deixe Sua Opinião

Thanks!

error: Conteúdo com Direitos Autorais!