Melhoria contínua nada mais é do que o esforço que é feito para melhorar os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, de maneira contínua. Esse esforço também vai ajudar a reduzir gastos e desperdícios, enquanto aumenta a qualidade.

Em um mundo em constate transformação, onde quem não se adequa acaba ficando para trás, as empresas precisam buscar ferramentas e estratégias para fazer melhoria contínua naquilo que oferece.

E, para acompanhar esse ritmo, as empresas têm procurado maneiras de aprimorar o trabalho, para oferecer produtos e serviços com uma qualidade cada vez maior.

Para fazer melhoria contínua, é necessário conhecer as técnicas e tudo que permeia esse conceito.

Neste artigo você vai encontrar todas as informações que precisa para fazer melhoria contínua em seu negócio e, dessa forma, conseguir acompanhar o ritmo e a demanda do mercado.

O que é Melhoria Contínua?

O que é melhoria contínua

Melhoria contínua nada mais é do que o esforço que é feito para melhorar os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, de maneira contínua.

Esse esforço também vai ajudar a reduzir gastos e desperdícios, enquanto aumenta a qualidade.

A melhoria contínua mostra que um produto ou serviço nunca está perfeito, que sempre há o que modificar para oferecer mais qualidade ao cliente.

Ou seja, a melhoria contínua está diretamente relacionada com o aprimoramento contínuo.

Se você ainda não tem um negócio, mas pretende montar o seu negócio próprio, saiba que o processo de melhoria contínua vai te ajudar desde o princípio.

Como surgiu o conceito de Melhoria Contínua

A partir do século XX, houve um boom na produção em massa devido ao aumento do consumismo.

Com essa mudança no mercado, o cliente ficou mais exigente e as empresas passaram a fabricar produtos em alta demanda, com maior qualidade e seguindo um padrão.

A partir do aumento da demanda, as empresas precisaram melhorar todos os seus processos com o intuito de atender a essas demandas.

Tudo isso também exigiu das empresas um aumento na velocidade da produção.

Mas, antes mesmo desse aumento na produção, ainda no século XIX, é que surgiu a necessidade da melhoria contínua.

E a Ford Motor Company foi uma das primeiras grandes fábricas que introduziram o conceito de melhoria contínua em sua linha de montagem.

Mas foi no final da década de 1940, no Japão, que a melhoria contínua de processos apareceu, transformando todo o processo de produção em grande escala.

O conceito de melhoria contínua de processos oriunda do Japão é aplicado ainda hoje nas fábricas.

Esse conceito japonês tem como objetivo evitar sobrecargas, variações e desperdícios (muri, mura e muda).

Depois disso, surgiu o processo de melhoria contínua no contexto da qualidade.

Deming, um estudioso no assunto, trouxe o conceito do “Sistema do Saber Profundo”, em que dizia que quem quer fazer melhoria contínua na empresa em que trabalha, precisa possuir esse sistema.

Melhoria Contínua: “Sistema do Saber Profundo”

O “Sistema do Saber Profundo” pode ser dividido em 4 partes:

#1 Visão Sistêmica

Essa é a parte relacionada à compreensão de todos os processos que envolvem uma empresa, como fornecedores, produtores, clientes, produtos e serviços.

#2 Conhecimento da Variação

O Conhecimento da Variação é sobre o as causas da variação na qualidade do produto ou serviço e sobre a utilização dos dados coletados nas metrificações.

#3 Teoria do Conhecimento

Essa parte está relacionada aos conceitos sobre o conhecimento e também sobre os limites daquilo que pode ser conhecido.

#4 Conhecimento de Psicologia

Sobre essa parte, a pessoa precisa conhecer os conceitos da nossa natureza, como seres humanos.

Melhoria Contínua: "Sistema do Saber Profundo"

Benefícios da melhoria contínua para negócios

Através da aplicação do ciclo de melhoria contínua, o seu negócio vai se beneficiar de diversas formas, tanto em curto, como em médio e longo prazo.

Um dos grandes benefícios que a melhoria contínua pode gerar para o seu negócio é a redução de custos, aumento da lucratividade e da visibilidade dentro do mercado.

A melhoria contínua também aumenta a produtividade da equipe, o fluxo de vendas e melhora a qualidade dos produtos ou serviços.

Também reduz a margem de erro na produção e em todos os processos do negócio e melhora a experiência do cliente.

Administrar um negócio não é nada fácil, exige esforço, conhecimento e paciência.

Mas, como você verá neste artigo, existem ferramentas e estratégias capazes de te ajudar a aplicar a melhoria contínua em seu negócio e fazer o seu negócio decolar de vez.

As etapas da Melhoria Contínua

etapas da melhoria contínua

Com o passar do tempo, foram surgindo novas soluções para implementação o modelo já existente de melhoria contínua.

As etapas da melhoria contínua fazem parte de uma gestão empresarial que visa alcançar o sucesso.

Essas etapas são:

Etapa #1 Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act)

Essa etapa é composta por outras 4 que, se bem aplicadas, serão fator crucial para a aplicação do processo de melhoria contínua, e que são:

1 – Plan (Planejar)

A etapa do planejamento, como o próprio nome já diz, é o momento de planejar, de analisar quais são as necessidades e os problemas que a empresa possui e que precisam de uma solução.

A partir dessa análise, faz-se um planejamento para começar o ciclo PDCA.

Nesse planejamento deve conter métricas, objetivos e plano de ação.

2 – Do (Fazer)

O “Fazer” está ligado al desenvolvimento do que foi planejado na primeira etapa do ciclo PDCA.

Depois que você identificou o problema ou a necessidade da empresa, fez um planejamento para solucionar, é o momento de entrar com a ação, ou seja, com etapa “Do”.

3 – Check (Checar)

Nessa etapa é a hora de chegar os resultados.

Na etapa do “Check” é o momento em que deve-se utilizar indicadores de desempenho, para mensurar os resultados e, dessa forma, aplicar a melhoria contínua.

4 – Action or Adjust (Ação ou Ajustar)

Por fim, depois de seguir as três etapas anteriores do ciclo PDCA, é a vez da ação (ou ajuste).

Se nessa etapa houver insatisfação nos resultados, é necessário retornar à primeira etapa do ciclo.

Etapa #2 Método Kaizen

Kaizen é uma palavra japonesa e significa melhoria.

O Método Kaizen diz respeito ao esforço contínuo de todos os sistemas de uma empresa, para fazer uma melhoria contínua.

Para que esse método seja aplicado, os funcionários da empresa precisam pensar como todos os processos podem ser melhorados.

Etapa #3 Diagrama de processos

Essa é uma das ferramentas mais utilizadas na estratégia de melhoria contínua e se assemelha ao fluxograma, porém, explora mais detalhes.

Isso porque, o diagrama de processos apresenta as tarefas que precisam ser feitas dentro de um processo, de forma mais metódica e visual.

O diagrama de processos aponta quais são as tarefas que serão realizadas, quem são os responsáveis por cada uma delas e em qual a ordem em que elas são feitas.

Ele também aponta quais são as decisões que devem ser tomadas, quais são os critérios que devem ser utilizados e ainda mostra todo o processo, do início ao fim.

Etapa #4 Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa também é conhecido pelos profissionais da área como Diagrama de Causa e Efeito.

Isso porque, através da sua utilização, é possível identificar a causa de problemas em um processo.

A metodologia do Diagrama de Ishikawa funciona da seguinte forma:

Primeiro você precisa verificar seis possíveis causas de um problema e todas essas causas devem começar com a letra “M”.

Confira o exemplo dessas seis causas, que vou deixar ara você a seguir, para ficar mais claro para você entender.

1- Método;

2- Matéria-prima;

3- Mão de obra;

4- Máquina;

5- Medida;

6- Meio ambiente.

Falei que é exemplo porque é você quem vai determinar quais são as causas mais adequadas para o seu negócio, pois essas podem não fazer muito sentido para o seu caso.

Então, você pode mudar e encontrar as seis causas que se aplicam melhor ao seu negócio.

Etapa #5 Lei de Pareto

A Lei de Pareto foi criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto e fala basicamente que 80% dos resultados são produzidos por 20% das causas.

E funciona da seguinte forma:

Se a causa de um ou mais problemas que estão acontecendo dentro de um processo for descoberta e eliminada, essa causa vai resolver cerca de 80% desses problemas.

Isso quer dizer que a Lei de Pareto está alinhada com a melhoria contínua dos processos de um negócio.

Mas essa causa também pode estar inserida positivamente dentro de um processo.

Ou seja, a causa de algo estar funcionando bem, pode ser trabalhada dentro do projeto para que gere melhoria de 80%, como diz a Lei de Pareto.

Então, para aplicar a Lei de Pareto na melhoria contínua do seu negócio, você precisa descobrir quais são as causas que estão trazendo problemas e, a partir disso, eliminá-las e também identificar as causas que geram sucesso e melhorá-las.

Etapa #6 BPM (Business Processes Management)

Traduzindo para o português, o Gerenciamento de Processos de Negócios é um método para analisar todos os processos que envolvem um negócio e buscar a melhor forma de colocá-los em prática, da maneira mais assertiva possível.

Todos processos de um negócio são estruturados em um fluxograma e avaliados para que possam ser encontrados os seguintes problemas, que, para aplicação da melhoria contínua, podemos chamar de oportunidades:

1- Desperdícios;

2- Atrasos;

3- Informações desencontradas;

5- Obstáculos…

Esse fluxograma precisa ser refeito com frequencia, para que os problemas sejam sempre solucionados e avaliados.

Depois, é preciso avaliar os resultados mais uma vez, para checar se o novo fluxograma está gerando resultados melhores.

E ainda que os resultados do fluxograma sejam os melhores, sempre há uma oportunidade de fazer melhoria contínua e aprimorar o que já está dando certo.

Principais fatores da melhoria contínua

Principais fatores da melhoria contínua

Os principais fatores para a aplicação da melhoria contínua em uma empresa são:

Fator #1 Continuidade

Como o próprio nome já diz, a melhoria é contínua não tem fim, ela é um ciclo interminável, ou seja, nada está perfeito, sempre há o que melhorar.

O ciclo da melhoria contínua funciona da seguinte forma:

Você faz uma análise, depois faz melhoria, analisa o que foi melhorado, faz um planejamento para nova melhoria, entra em ação e começa tudo de novo, continuadamente.

Fator#2 Filosofia

A melhoria contínua tem a ver com a filosofia da empresa, pois envolve todos os processos, em todas as áreas da empresa.

Fator #3 Benefícios

As mudanças realizadas precisam gerar melhoria contínua para todos os envolvidos no processo, em todas as áreas.

principais fatores da melhoria contínua

Melhoria Contínua aplicada ao Marketing Digital

Melhoria contínua no Marketing Digital

A melhoria contínua como fator fundamental para esse profissional se adequar à nova realidade do mercado.

Com o domínio da internet, o marketing se transformou e o profissional que trabalha nessa área e não quer ficar para trás precisa inovar a todo momento.

Através de relatórios com dados reais sobre o comportamento das pessoas na internet, é possível realizar um planejamento estratégico excelente para a aplicação do ciclo de melhoria contínua.

Também é possível saber como é o comportamento dos visitantes do seu site ou blog através de análise, para verificar como está a sua presença online.

Para atingir bons resultados com a melhoria contínua aplicada ao marketing digital, é necessário fazer um planejamento, entrar com a ação, mensurar os resultados e recomeçar o ciclo.

Como já foi citado neste artigo, o ciclo de melhoria contínua visa o aprimoramento de todo o sistema, fazendo com que a empresa tenha um crescimento constante e que beneficie todas as partes envolvidas, principalmente o cliente.

Mas, para que as mudanças realmente sejam feitas e a empresa aplique a melhoria contínua, é necessário realizar uma análise, fazer planejamento, otimizar o site ou blog para mecanismos de busca e gerar também interação nas redes sociais.

Aliás, o planejamento é fundamental para tomar as decisões corretas para a aplicação da melhoria contínua.

Melhoria contínua no Marketing Digital

Melhoria Contínua aplicada a Negócios Online

Melhoria Contínua em Negócios Online

É um grande risco achar que, agora que a empresa já alcançou o topo, não precisa melhorar nada, que já está tudo perfeito.

Máquinas, colaboradores, clientes e tudo que engloba uma empresa, tem seu limite.

E é por isso que você precisa estar sempre aprimorando os processos do seu negócio, mesmo que o seu negócio seja um negócio online.

E o melhor para isso é a aplicação da melhoria contínua.

A melhoria contínua vai te ajudar a fazer o seu negócio online evoluir através do aprimoramento constante.

Com a aplicação da melhoria contínua, todos os processos passam a funcionar cada vez melhor, incluindo a parte humana, a parte técnica, a estrutura…

Depois que você identifica as oportunidades de realizar melhorias em seu negócio online e você começa a aplicar o ciclo de melhoria contínua, o seu negócio online passa a oferecer o melhor para o seu cliente e potencial cliente.

Usando melhoria contínua no seu negócio online

Como aplicar o ciclo de Melhoria Contínua em seu negócio online?

Para você aplicar o ciclo de melhoria contínua em seu negócio online, você pode seguir as duas dicas que eu separei para você e que, sem dúvida, irão te ajudar nesse processo. Confira.

Conte com a ajuda de toda a equipe

Conte com a ajuda dos seus colaboradores para encontrar os pontos de melhoria em seu negócio online.

A sua equipe conhece bem cada processo interno e consegue identificar o que deve ser melhorado.

Para isso, você pode aplicar questionários ou mesmo discutir o assunto em reuniões periódicas.

Lance mão do brainstorm

Outra alternativa para aplicar o ciclo de melhoria contínua no seu negócio online é através do brainstorm.

Para utilizar o brainstorm em sua estratégia de melhoria contínua, basta juntar três pessoas em um ambiente tranquilo e pedir que uma delas faça as anotações das sugestões dadas pelo grupo.

Não é como uma reunião comum, onde há discussões e pautas.

O brainstorm é uma conversa agradável, em um lugar relaxante, onde esse pequeno grupo de pessoas reunidas vai pensar novas soluções para fazer melhoria contínua para o seu negócio online.

Depois de um ou dois dias, reúna as pessoas novamente e retome a discussão, apurando as melhores ideias, ou fazendo a junção de algumas delas.

Como construir um ciclo de Melhoria Contínua no Marketing Digital?

Veja agora algumas dicas de como criar um ciclo de melhoria contínua no Marketing Digital:

Trace objetivos

Para que uma estratégia de marketing digital seja bem-feita e com foco total em melhoria contínua, é necessário ter objetivos bem definidos.

Traçar os objetivos que você deseja atingir em seu negócio é de fundamental importância, pois, é a partir daí que você vai identificar quais indicadores de desempenho vai utilizar para saber quais serão as próximas ações precisam ser feitas.

Identifique as falhas

Identificar falhas nas ações de marketing é muito importante para identificar em quais processos são necessários mais foco e mais esforço, para conseguir construir o ciclo de melhoria contínua no Marketing Digital.

E, para que consiga identificar essas falhas, você pode responder a perguntas como as que você vai conferir a seguir.

Mas atenção! Não se detenha somente a essas perguntas.

É importante que você faça perguntas a si mesmo sobre o que está sendo feito em seu negócio, em questão de Marketing Digital, para que seja criado o ciclo de melhoria contínua no Marketing Digital.

Confira agora algumas dessas perguntas:

1- No momento em que os leads são repassados, a equipe de vendas já consegue fazer a abordagem correta?

2- A equipe de pré-venda está repassando os leads qualificados para o próximo setor?

3- O conteúdo está sendo produzido de acordo com o que foi planejado?

4- As publicações estão seguindo o cronograma?

Mas se eu for um empreendedor individual?

Mas você pode estar se perguntado… Alex eu sou um empreendedor digital e minha equipe só tem eu…rsrsr

Bom, neste caso você precisa de muita organização e planejamento para poder aplicar a melhoria contínua.

Avalie cada ação sugerida neste artigo e adapte a sua realidade, o que é fundamental é que você estabeleça uma rotina.

Otimize as ações

Depois que o seu negócio já estiver estruturado, gerando bons resultados, é hora de otimizar cada ação.

A partir desse momento, você pode fazer testes para aprimorar cada setor, cada ação e, dessa forma, aplicar a melhoria contínua.

Para fazer esses testes, você pode lançar mão de experimentos, analisar os conteúdos que foram lidos pelos leads qualificados, fazer o teste A/B, fazer segmentação, identificar os pontos de melhorias e trabalhar neles…

É importante lembrar que para realizar os testes é necessário ter metas para saber onde deve-se chegar, evitando cometer erros e tomando decisões assertivas.

Escolha os KPIs

Uma vez identificadas as falhas e com objetivos traçados, você já pode escolher os KPIs que vai utilizar em sua estratégia de aplicação do ciclo de melhoria contínua.

Isso porque, os KPIs serão determinados de acordo com o objetivo a ser alcançado e com o que deve ser verificado para que isso seja feito.

Defina estratégias

Depois de escolher os KPIs, você vai definir as estratégias que você vai usar para atingir os objetivos que foram traçados.

Para definir quais estratégias utilizar, você precisa identificar as alternativas existentes e quais são os recursos que você possui.

Monitore os resultados

Para saber se sua estratégia de melhoria contínua está dando certo, é necessário monitorar os resultados.

Através do monitoramento é que você vai saber se os objetivos foram alcançados e em quais pontos você precisa melhorar.

Cada modificação precisa ser acompanhada, para verificar o que está indo bem ou não.

Caso esteja apenas começando o seu negócio e não disponha de capital para contratar e capacitar uma equipe, você pode recorrer a uma agência especializada em realizar todo o processo de melhoria contínua.

Investir em uma empresa especializada na implementação de melhoria contínua pode ser muito bom para o sucesso do seu negócio, pois elas podem gerar maior visibilidade do seu negócio, além de aumentar os lucros.

Então, se você deseja investir em melhoria contínua no marketing digital e ter um diferencial no mercado, recorrer a uma agência especializada.

Conclusão

Como você viu neste artigo, o ciclo de melhoria contínua é capaz de deixar o seu negócio cada vez melhor.

Você pôde perceber também que a melhoria contínua não significa apenas de se esforçar para que os processos de um negócio sejam realizados de maneira assertiva.

Neste artigo você pôde conferir como a melhoria contínua também envolve várias ferramentas e estratégias para fazer o seu negócio evoluir de forma contínua, através doa aprimoramento do todos os processos envolvidos.

Através das ferramentas apresentadas, você pode evoluir e inovar, entregando mais valor aos clientes através do seu negócio.

Além disso, através da melhoria contínua, você vai gerar mais lucro e menos custo.

Qual a empresa que não quer colaboradores capazes de identificar os problemas existentes, encontrar soluções e colocá-las em prática?

Portanto, o plano de melhoria contínua é fundamental dentro do mercado.

Identifique os pontos de melhoria contínua em seu negócio, envolva toda a equipe e coloque em prática tudo que foi explicado neste artigo.

Não esqueça de aplicar o sistema de melhoria contínua periodicamente, para que realmente seja uma melhoria contínua.

O que está esperando? Está na hora de colocar tudo isso em prática e fazer melhoria contínua em todos os processos que envolvem o seu negócio e ter muito sucesso.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

    2 replies to "Melhoria Contínua: Guia Completo Para Implementar em Negócios e no Marketing"

    • Oliver Silva

      Ola Alex já sou seu aluno a bom tempo não paro de mim surpreender com sua vasta experiencia.
      Obrigado por compartilhar, Professor!

      • Alex Vargas

        Opa!

        Que bacana! Fico muito feliz que tenha gostado.

        Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published.