Métricas de Marketing: Mensure suas Ações na Internet

As Métricas de Marketing são fundamentais para avaliar cada ação de marketing que você aplica no seu negócio, seja ele online ou tradicional.

Certamente você sabe que qualquer campanha de marketing digital eficiente começa com uma definição de uma estratégia de marketing adequada e com objetivos claros a serem alcançados.

O objetivo que você escolher para sua campanha de marketing digital deve ser inteligente. Você precisa de um plano específico, mensurável, relevante e oportuno.

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A primeira coisa é pensar sobre como eles serão alinhados de forma correta com as metas gerais do seu negócio e com as métricas de marketing.

Depois de definir o objetivo de sua campanha, a próxima etapa é a projetar algumas métricas de marketing para você poder medir os resultados de seu plano e, também, saber quais métricas de marketing digital usará para monitorar seu sucesso.

Mas antes de qualquer coisa, precisamos saber o que são métricas de marketing. Por isso, elaborei este guia completo para te ajudar a entender o que são métricas de marketing e como utilizá-las.

As métricas de marketing são medidas implementadas para avaliar a eficácia de um objetivo ou atividade específica.

Com ela, é possível descobrir um valor mensurável que descreve a eficácia de um plano de marketing em atingir os principais objetivos da empresa.

Neste guia, vou lhe mostrar as principais metas comuns para qualquer campanha de marketing digital ou de mídia social, as métricas de atração que você precisa usar para medir a eficácia de suas campanhas digitais e as melhores ferramentas para medir o sucesso de suas métricas de marketing digital .

Acompanhe:

As metas comuns em um plano de marketing digital e os benefícios das métricas de marketing

Metas em um plano de marketing

1)Aumentar as vendas

Este é o objetivo principal do marketing digital de qualquer negócio. Nem é preciso dizer que as empresas ou marcas trabalham e continuam trabalhando para aumentar a receita e aumentar a quantidade de dinheiro que entra em seus caixas.

Utilizar as mídias sociais se tornou uma estratégia comum a fim de aumentar a receita, visto que a maioria dos compradores utilizam estes canais para realizar suas compras.

As redes sociais são ótimas para transformar seu público em clientes pagantes diretamente, caso você não tenha um longo processo de vendas.

Como medir o crescimento das vendas e /ou receita.

Para fazer este tipo de medição, você pode acompanhar sua receita, utilizando ferramentas de análise. Por exemplo, se o seu negócio utiliza os anúncios do Facebook, você pode usar o Facebook Pixel e o Facebook Ads.

No caso de Ua loja virtual, o acompanhamento de e-commerce pelo Google Analytics pode ser mais adequado.

Neste caso, é preciso utilizar métricas de receita, a fim de descobrir algumas respostas, como saber qual a sua receita de anúncios, que é basicamente a receita de sua publicidade digital.

Também é possível identificar a quantidade de inscrições, de vendas e a receita que seus canais de marketing estão alcançando.

Vender mais através de estratégias de marketing e monitorar as métricas

2)Geração de leads

Você conhece o processo de geração de leads? Geração de leads é quando um possível cliente deve preencher os detalhes de contato para obter mais informações sobre um produto ou serviço.

A partir das informações preenchidas pelo usuário, as empresas obtêm acesso direto aos seus potenciais clientes para começar a oferecer os produtos a ele.

Sendo assim, podemos dizer que a geração de leads é apenas a ponte entre marketing digital e as vendas.

Os esforços mais difíceis dependem de vendas e marketing direto para persuadir os clientes a realizarem uma compra.

A geração de leads geralmente é utilizada por empresas com um processo de vendas mais longo, tais como seguradoras, bancos, imobiliárias, empresas de educação e tecnologia, entre outras.

Normalmente é mais utilizado por empresas B2B (empresas que fazem negócio como cliente e fornecedor), pois, no mundo todo, gerar leads de vendas é um dos principais objetivos do marketing digital neste campo do mercado.

Como medir a eficácia da campanha de geração de leads.

Isto faz parte das métricas de conversão. Não importam de onde os seus leads vieram, se foi do tráfego orgânico, tráfego pago, do marketing de conteúdo, das mídias sociais… não importa.

É essencial rastreá-los para ajudar a moldar suas próximas campanhas.

Veja as principais métricas de conversão que você pode utilizar para medir o sucesso de sua campanha:

CPL (Custo por lead): Trata-se do custo gasto por cada lead antes de covertê-lo em um cliente efetivo;

Qualificação de leads: Aqui, você identifica as percepções sobre quais leads você deve priorizar em suas ações de geração de leads;

CTR (Taxa de cliques): Esta métrica de conversão informa a relevância de sua campanha em um segmento ou categoria de lead específico;

Taxas de conversão: As taxas de conversão mostram quantos daqueles que clicaram em seus links ou canais de campanha realmente realizaram um conjunto de ações prescritas que os converterão em leads.

Uma das métricas do Marketing é o Branding

3)Aumentar a visibilidade da marca

Como construir a imagem de sua marca para que o público a perceba da maneira que você deseja e passe a consumir seus produtos ou serviços? Este é o conceito que trata sobre o reconhecimento da marca.

O reconhecimento da marca é o grau de consciência de uma empresa nas mentes de seu público-alvo.

Nos nichos, normalmente com muitos concorrentes, é fundamental planejar e lançar campanhas de conscientização da marca com o propósito de aumentar sua participação no mercado.

Campanhas de conscientização da marca oferecem suporte e podem afetar positivamente o aumento das conversões de leads.

É importante mencionar que a maioria das empresas que aderem ações para aumentar o conhecimento da marca fazem isso por meio do marketing de influência.

Além disso, este é considerado o principal objetivo dos profissionais de marketing digital que atuam com as mídias sociais.

Faça o controle do tráfego

4) Controlar o tráfego

Direcionar tráfego para seu site ou blog é um passo que vai além de ter um bom reconhecimento de marca. ]

De acordo com o estudo da Hub Spot, 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing de conteúdo para direcionar o tráfego para seus sites.

É muito provável que esse tipo de ação seja aderida por empreendedores iniciantes que começam um novo negócio.

Tudo isso não somente a fim de aumentar o reconhecimento da marca, mas também aumentar a receita.

Como medir o sucesso de uma campanha direcionada para o tráfego:

Para essa métrica de marketing, o Google Analytics é a ferramenta ideal. Veja alguns dos principais elementos que você precisa observar:

Tráfego de fontes e quantos visitantes vêm de cada fonte.

Essa é uma métrica de atração que consegue identificar quais dispositivos e navegadores os usuários utilizam, quais dos seus conteúdos eles estão consumindo.

E, também, descobrir de onde vem; se é do tráfego direto, orgânico, ou das mídias sociais.

Outro elemento a ser observado é a parcela do tráfego geral, que é basicamente o quanto seu tráfego geral faz em cada canal. Por exemplo, descobrir aparcela de tráfego da conta de mídia social.

Além disso, é importante acompanhar a taxa de rejeição de cada origem, a qualidade do tráfego e todas as fontes de tráfego rastreadas pelo Google Analytics.

Aumentar o Engajamento nas mídias sociais.

5)Aumentar o engajamento da marca

Muitos profissionais de marketing digital trabalham aumentando as listas de e-mail e seguidores, mas ignoram uma métrica básica de atração básica que pode criar muitíssimo envolvimento com a marca: o engajamento.

Esse envolvimento pode expandir o aumento da interação entre a marca e o seu público através das campanhas publicitárias.

O engajamento é o principal desafio da mídia social para os profissionais de marketing digital. Além disso, o engajamento é a forma mais usada para medir o ROI (Retorno Sobre Investimento) das mídias sociais.

Elementos-chave para rastrear campanhas de engajamento com a marca:

Curtidas e compartilhamentos;
Aumento de público / taxa de seguidores;
Cliques por postagem;
Fãs ativos;
Quantidade de seguidores;
Menções do público.
Agora que você já viu os objetivos comuns em um plano de marketing e os benefícios em utilizar métricas de marketing, vou lhe mostrar como elaborar as métricas de marketing para campanhas.

As principais métricas de marketing e fórmulas de cálculo para cada uma delas

Como eu lhe expliquei no início deste guia, as métricas de marketing são medidas implementadas para avaliar a eficácia de um objetivo ou atividade específica.

É através dessa ferramenta que a gente consegue medir os valores que descrevem a eficácia dos principais objetivos de negócios.

Veja as principais métricas de marketing e as respectivas fórmulas de cálculo:

Uma das principais métricas de Marketing é o ROI

ROI (Retorno Sobre Investimento)

O ROI é a métrica de marketing mais significativa que mostra com bastante eficácia se as ações de marketing digital estão realmente funcionando.

Descobrir se seus investimentos estão trazendo retorno é uma tarefa difícil.

Por isso, falhar ao medir o ROI é um dos principais motivos pelos quais os profissionais de marketing são demitidos e o negócio próprio normalmente passa por uma reestruturação.

Quero dizer que calcular o ROI é uma métrica de marketing essencial para que o plano de marketing tenha sucesso. E que não pode errar ao medir esta métrica.

Como Calcular a métrica do ROI

Como calcular o ROI:

Para calcular o ROI, você deve ser capaz de atribuir diretamente novas vendas aos seus esforços de marketing digital. É através do ROI que você consegue qualificar a sua estratégia de marketing.

ROI significa o lucro líquido mais o custo do investimento. Portanto ROI = 100%.

Exemplo: imagine que o lucro da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Assim, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Neste exemplo, o ROI é 9 vezes maior do que o investimento. Agora, é só multiplicar o resultado por 100 para ter o resultado em porcentagem – neste caso, 900% de retorno.

Pode parecer simples, mas fazer o cálculo ROI pode ser complicado. Muitas vezes, há uma série de fatores que contribuem tanto para lucro quanto para o custo. Raramente um cálculo ROI é tão simples quanto o exemplo acima.

  1. CAC (Custo por aquisição de cliente)

CAC é o custo médio de marketing e vendas de cada novo cliente para o seu negócio.

Essa métrica de receita pode determinar o destino de seus esforços de marketing digital.

Geralmente ela é utilizada quando o objetivo é conquistar um cliente, como acontece em muitos sites de comércio eletrônico.

Isso serve para rastrear o benefício do valor vitalício de um cliente recém-adquirido, em vez do lucro obtido por apenas uma venda.

Como calcular o CAC

CAC = Total de gastos com anúncios ÷ total de conversões atribuídas.

OU

CAC = custos de marketing + custos de vendas ÷ valor de novos clientes.

Na prática, funciona mais ou menos assim: Orçamento de marketing (por período de tempo especificado) ÷ novos clientes (no mesmo período de tempo) = CAC.

Exemplo: se você gastar R$ 1.000 em publicidade no Google Ads em um mês e conquistar 40 novos clientes, seu custo para conquistar um novo cliente será de R$ 25.

Neste exemplo, levo em consideração apenas um fluxo, como seus gastos com anúncios no Google Ads. Mas para ter uma visão mais abrangente do seu CPA, é preciso incorporar todos os canais que você utiliza.

  1. LTV (Life Time Value)

LTV significa o valor de vida do cliente. Essa métrica de marketing trata do valor do lucro bruto gerado por um cliente durante todo o tempo em que ele faz negócios com uma empresa.

Avaliar o valor financeiro vitalício do cliente é um conhecimento crucial para o seu negócio e sua estratégia de marketing.

Como calcular o LTV:

Com esta métrica de marketing, você pode monitorar a receita que cada novo cliente trará para a empresa ao longo de sua vida. Veja a fórmula:

CLV = (Valor médio de compra × Margem bruta × Frequência de compra × Vida útil do cliente – CAC

Exemplo: se você tem um serviço ou produto que custa R$ 10 por mês com uma margem bruta média de 70%, e você gasta $ 20 para adquirir um cliente com uma vida útil de 5 anos, o cálculo do CLV do cliente seria como este:

CLV = R$ 10 ÷ mês × 0,7 × 12 meses ÷ ano × 5 anos – $ 20 = $ 400

Existem várias maneiras de calcular o valor da vida útil do cliente, mas o método acima é um dos mais comuns.

Porém, o CLV pode variar com base em uma variedade de fatores, com planos de produtos, tipos de usuário e grau de envolvimento do cliente.

  1. Taxa de conversão

A conversão é quando os usuários realizam uma ação necessária em troca de algo da sua empresa. Por exemplo, criar uma conta no seu canal, preencher um formulário, clicar em um botão de download, baixar um e-book, entre outras.

Essa métrica de marketing mostra o número de visitantes anônimos que, depois de realizarem algumas dessas ações, tornam-se registros conhecidos em seu banco de dados de marketing.

A taxa de conversão é a métrica de conversão que mostra quais estratégias da sua campanha de marketing digital estão produzindo os melhores resultados

A Métrica da taxa de conversão

Como medir a taxa de conversão:

De modo simples, a taxa de conversão é a relação entre o número de visitas do seu site e o número de ações realizadas. Veja a fórmula abaixo:

Taxa de conversão = conversões/total de visitantes x 100%.

Taxa de conversão de cliques = conversão de visitantes / total de visitantes multiplicado por 100%.

Exemplo: suponhamos que o seu e-commerce realizou 100 vendas em uma semana após gerar 2.000 visitas ao seu site. De acordo com a fórmula, sua taxa de conversão seria de 5%.

Agora, veja um exemplo para você descobrir a taxa de conversão de cliques em um conteúdo do seu site, por exemplo, uma newsletter:

Se 1500 pessoas abriram o seu e-mail, mas o total de cliques foi de 500, a taxa de conversão seria de 33,33%.

É fácil, mas atente-se: você precisa analisar as métricas em cada estágio do seu funil de vendas.

5) CPC (Custo por clique)

Essa é uma métrica de marketing que reflete o valor que você paga por cada clique individual. CPC é uma métrica importante ao analisar o desempenho de suas campanhas e oportunidades de arbitragem.

Como calcular o custo por clique (CPC):

A fórmula para calcular o custo por clique é o custo do anunciante dividido pela quantidade de cliques.

CPC = Custo do anúncio ÷ Número total de cliques.

Exemplo: Se sua campanha custar R$ 100 a um anunciante e ele receber 32 cliques, o CPC será R$ 3,125 (100/32 = 3.125). É importante entender essa métrica de marketing para ver se uma campanha publicitária está funcionando.

6) Custo por lead (CPL)

O número de leads por si só não identifica uma campanha de marketing digital bem-sucedida. Os custos de aquisição de leads precisam ser mantidos baixos para que você possa manter margens saudáveis e ver um crescimento significativo na sua estratégia.

Como calcular CPL:

Custo por lead é a primeira fórmula em uma série de métricas de marketing que ajuda a avaliar a eficácia da estratégia de marketing.
CPL = gasto total na campanha ÷ número total de leads

Exemplo: Imagine que você investiu R$ 2.000 em uma campanha que captou 60 novos leads. Para medir o custo por lead, você precisa dividir o custo total da campanha pelo total de novos leads.

Ou seja, R$ 2.000 ÷ 60 novos leads = 33 dólares de CPC.

É preciso mencionar que você pode configurar as metas no Google Analytics para facilitar o rastreamento da origem de seus leads. Essas metas podem ajudá-lo a segmentar leads de cada campanha.

7)CTR (Taxa de cliques)

Caso você esteja executando uma campanha de e-mail marketing ou anúncios pagos, a métrica da taxa de cliques mostra o engajamento de seu público-alvo.

É através desta métrica de marketing que você identifica se sua campanha ou anúncio pode levar seus clientes a uma ação de compra.

Como calcular a taxa de cliques

Exemplo: suponhamos que seu anúncio ou newsletter teve 1000 visualizações e recebeu 20 cliques.

Divida o número de cliques pelo número de impressões de anúncios para calcular a CTR da sua campanha: 20 ÷ 1.000 = 0,02. Multiplique esse resultado por 100 para calcular o CTR como uma porcentagem.

Neste exemplo, 2% dos clientes em potencial que visualizaram seu anúncio ou e-mail clicaram para acessar seu site.

A taxa de abertura de e-mail também é um indicador importante do sucesso de sua campanha de e-mail marketing.

Ele mede o número de interações específicas com um servidor de e-mail após o envio de um e-mail expresso como uma porcentagem do total sem rejeição.

Bom, depois de definir sua estratégia de marketing digital e identificar as principais métricas de marketing, você precisa conhecer as melhores ferramentas para ajudá-lo a avaliar o sucesso do seu plano de marketing.

As melhores ferramentas para calcular métricas de marketing digital

  1. Ferramentas de análise da Web e SEO
Monitore Métricas através do Google Analytics

Google Analytics

O Google Analytics é o rei das ferramentas de análise de sites. É um serviço de análise gratuito oferecido pelo próprio Google com proposito de ajudá-lo a rastrear inúmeras informações sobre o tráfego e desempenho do seu site.

A versão básica do Google Analytics é gratuita, enquanto o Google Analytics 360 é um serviço pago, desenvolvido para proprietários de empresas que precisam de análises mais profundas do desempenho de sus negócios digitais.

Utilize o Google Search Console

Google Search Console

Com este serviço, você pode obter os relatórios de SEO, vinculando as ferramentas do Google Search Console às suas contas do Google Analytics. Este é um serviço gratuito que ajuda você a avaliar e manter o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Gooogle Page Speed

Google PageSpeed Insights

O algoritmo do Google considera a velocidade da sua página, um fator de classificação importantíssimo para as ações de SEO.

O Google lançou esta ferramenta ajudar a para medir o desempenho de uma página para dispositivos móveis e desktops e ajudar nas otimizações de performance do seu site.

Clicky como alternativa ao Analytics

Clicky

Clicky é uma ferramenta Analytics concorrente da Google Anlytics completa para monitorar, analisar e reagir ao tráfego do seu site em tempo real. Ela fornece um relatório detalhado sobre cada segmento de seus visitantes e permite que você saiba o que está funcionando e o que precisa melhorar.

O Clicky oferece uma variedade de opções de preços, inclusive é possível personalizar os valores de acordo com o que você precisa utilizar

Hubspot ferramenta de Análise de Marketing Digital

HubSpot

O HubSpot é uma excelente plataforma de análise de marketing digital e automação. Com ela você pode medir o tráfego do site, os canais de mídia social, landing pages, os call-to-action e muito mais.

As ferramentas de SEO da HubSpot também ajudam a monitorar como você está sua classificação nos sites de buscas e quanto tráfego está obtendo de palavras-chave específicas.

MOZ para mensurar métricas de Marketing

Moz

O Moz Analytics é uma plataforma online que rastreia as principais métricas de marketing de entrada, produz relatórios e faz recomendações acionáveis para melhorias e oportunidades abrangente.

Ela também possui uma série de ferramentas excelentes em sua caixa de ferramentas de SEO, que fornece sugestões de palavras-chave e dados precisos sobre o volume de pesquisa.

Similar Web para análise e comparação com os concorrentes

SimilarWeb

A plataforma SimilarWeb permite que você compare seu site com seus concorrentes em todo o mundo. Através dela é possível descobrir as fontes que geram tráfego para qualquer site e analisa os interesses do público.

As ferramentas de SEO da SimilarWeb permitem que você veja as palavras-chave orgânicas e pagas de qualquer site, inclusive as palavras-chave que não fornecidas pelo Google.

Use o CrazyEgg para fazer o mapa de calor do seu site e ver as páginas mais acessadas.

Crazy Egg

Crazy Egg é uma plataforma que mostra as áreas mais clicadas e acessadas de um site. As ferramentas do Crazy Egg ajudam você a rastrear a operação de qualquer site, visualizar seus visitantes e obter vantagens competitivas para aprimora seu site rapidamente, e com um custo baixo.

Com o Crazy Egg você pode, também, identificar se está utilizando os recursos de conteúdo corretos, alterar ou ocultar os estilos de seus elementos de conteúdo, como cores e fontes, a fim de converter mais visitantes em clientes.

Ahrefs para fazer uma gestão completa de SEO

Ahrefs

Ahrefs é uma ferramenta de SEO que faz uma análise mais avançada de domínios, com destaque para estratégias de backlinks – um hiperlink de outros sites.

É uma plataforma paga que contém várias ferramentas para construção de links, pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes, rastreamento de classificação, etc.

O diferencial desta ferramenta é a facilidade do uso e a navegação mínima necessária para alcançar os resultados desejados.

Além disso, o Ahrefs ajuda você a aprender por que seus concorrentes têm uma classificação tão alta e o que você precisa fazer para superá-los e superá-los.

Solar Winds Pingdom para monitorar a performance do site.

Pingdom

Pingdom é uma plataforma para monitoramento da performance de sites. Uma das líedres do mercado, ela é mais conhecida por sua ferramenta gratuita de teste de velocidade de sites . Para iniciantes, o Pingdom pode ser uma ótima plataforma para começar.

  1. Ferramentas de métricas de marketing de mídias sociais
    Hootsuite
Hootsuite para gestão de mídias sociais.

O Hootsuite é um dos mais populares conjuntos de gerenciamento de mídia social disponíveis.

Esta plataforma fornece um bom desempenho de análises em tempo real de métricas de mídia social, incluindo seguidores, cliques, menções, engajamento, bem como o desempenho de sua equipe de mídia social em resposta às mensagens dos visitantes.

Use o Social Bakers para medir o desempenho das mídias sociais.

Socialbakers

Socialbakers fornece um conjunto de ferramentas de mídia social gratuitas para medir seu desempenho nas mídias sociais. Com ela é possível realizar comparação com concorrentes, além de poder realizar publicações em vários canais.

Reportei tenha relatórios de Marketing Digital integrado a redes sociais e google analytics

Reportei

Esta é uma ferramenta de relatórios de marketing digital, com foco em redes sociais. O mais legal desta plataforma é que ela gera relatório que integra redes sociais e Analytics dentro de um só template.

Com planos gratuitos e pagos, o Reportei é uma ferramenta essencial para obter um relatório completo do desempenho nas mídias sociais.

Identificar os resultados é o primeiro passo para criar novas métricas de marketing a fim de melhorar o desempenho nas redes sociais.

  1. Ferramentas de análise de e-mail marketing
RD Station para soluções de marketing e CRM.

RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Além disso, pacote de soluções RD Station Marketing inclui uma excelente ferramenta de e-mail marketing.

Esta é uma ferramenta tudo em um. Isso quer dizer que que ela agrega os principais recursos para realizar uma estratégia de marketing digital em um só lugar.

Ela permite ainda que você pode faça diferentes ações em um único software, com muita eficiência e produtividade.

Leadlovers

Essa é considerada uma das melhores plataformas de e-mail marketing e é a que eu ensino dentro do Fórmula Negócio Online.

Além de possuir uma interface extremamente fácil e intuitiva, ela possui diversas funciuonalidades como Sms, Messenger do Facebook, Contador de Escassez e Encurtador de URLs.

Também oferece construtor de páginas e modelos prontos para você aplicar rapidamente as suas estratégias para capturar leads e converter muito.

Para você conhecer mais sobre a ferramenta, clique aqui.

SendinBlue

Esta é a melhor alternativa de e-mail marketing gratuito para quem está começando no mercado digital e não possui condições de investir em um e-mail marketing pago.

Dentro do meu curso, ensino a usar ela totalmente passo a passo desde como configurar o e-mail marketing da SendinBlue até a configuração e integração com as páginas de captura.

Para saber mais, basta clicar aqui.

GetResponse ferramenta de email marketing

GetResponse

GetResponse é uma plataforma ampla de e-mail marketing para qualquer usuário.

Ele permite que você crie uma lista de marketing válida de clientes potenciais, parceiros e clientes ativos com o propósito de obter mais aberturas, cliques e vendas com seus modelos profissionais.

Além de possuir ferramentas de design fáceis e capacidade e boa capacidade de entrega.

MailChimp email marketing

MailChimp

MailChimp é uma das plataformas mais populares quando se trata de e-mail marketing. Esta ferramenta oferece uma gama enorme de recursos que permitem às pequenas, médias e grandes empresas administrar suas métricas de marketing por e-mail usando apenas uma plataforma.

Benchmark para campanhas de email marketing

Benchmark Email

A ferramenta Benchmark Email é bastante semelhante ao MailChimp. Ambos permitem que você crie campanhas de e-mail marketing, aumente seu público usando análise de dados e se integre a uma infinidade de outros serviços.

Esta ferramenta também oferece faixas de preços semelhantes às do Mailchimp.

Bloom plugin de email marketing

Plugin Bloom

Bloom Plugin é um dos plug-ins mais populares do e-mail marketing. Este recurso oferece todas as ferramentas de que você precisa para transformar os visitantes do seu site em seguidores e clientes leais.

O Bloom Plugin permite que você crie sua própria lista de e-mail e acesse um sistema de análise robusto para rastrear seu sucesso na conversão de usuários para sua lista de e-mail.

Conslusão

Em muitos casos, o motivo do fracasso de qualquer campanha de marketing digital não é a falta de criatividade, qualidade ou profisionais qualificados.

Mas sim por desleixo e falhas no monitoramento do sucesso e do desempenho das campanhas.

Somente depois de utilizar as métricas de marketing e obter dados de medição sólidos, é possível realizar ajustes em sua campanha de marketing digital para, então, obter sucesso no desempenho de sua estratégia.

Todas essas métricas de marketing e ferramentas que eu acabei de lhe mostrar são úteis para rastrear seu progresso e provar a eficácia de suas campanhas de marketing digital.

Mas lembrese: elas serão inúteis se você não utilizá-las para tomar decisões baseadas nos objetivos do seu plano de marketing.

Tenho certeza que conm este guia você tem tudo para entender o que são métricas de marketing e vai lhe ajudar na sua estratégia.

Infográfico – Métricas de Marketing

Infográfico - Métricas de Marketing

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

6 Comentários

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  1. Muito bom dia!
    Sou aluno do FNO e minhas perguntas são:
    Estes artigos fazem parte do curso, pois se fizerem não vejo necessidade em estuda-los pelo menos por enquanto, considerando o acumulo de materias já existentes no curso??

    • Olá Ariovaldo,

      Não fazem parte do curso. São conteúdos gratuitos e complementares.

      Recomendo que você foque nos conteúdos dentro do curso principalmente e leia apenas os artigos recomendados que estão abaixo das aulas.

      Grande abraço.

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