Negócios Online: O que Você Precisa Saber Agora

Negócios Online: O que Você Precisa Saber Agora

Imagine ter hoje a oportunidade de ganhar uma boa quantidade de dinheiro. Bem, se você souber como explorar todas as oportunidades dos negócios online corretamente, poderá avançar rapidamente para esse resultado.

Se você ainda não “saca” muito dos negócios online e do que você pode fazer com ele, é importante que você comece a entender melhor sobre o assunto para não perder uma verdadeira mina de ouro.

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

A internet tem toda muita riqueza escondida. Para você ter ideia, são mais de 102 milhões de internautas, só no Brasil, de acordo com a 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios. Além disso, o alcance de qualquer coisa que você deixa disponível na rede é mundial, não tem limites.

Como se não bastasse, você pode ter um negócio que renda, independente de onde você mora ou do seu grau acadêmico. Se você tem boas ideias, espírito empreendedor e conexão à internet, tem mercado para você!

O que é um negócio?

Semelhanças entre negócios online e negócios tradicionais

Vamos começar pela base…

Um negócio é um comércio ou empreendimento (físico ou digital), que seja administrado por uma ou mais pessoas. O responsável por este negócio busca recursos financeiros por meio da criação de serviços, bens ou produtos, que vendam.

Com toda a circulação dos valores das vendas, o responsável (administrador, gestor ou empreendedor) consegue ter o que chamamos de capital de giro.

De uma maneira mais clara: o negócio pode ser entendido como uma atividade econômica que visa gerar lucros. Ou seja, existe o ciclo de:

  • Investir em criação de produtos ou serviços;
  • Vender esses ativos criados;
  • Tirar o lucro e investir em novas criações.

Um negócio físico conta com muitos processos organizacionais para apoiar quem está administrando ou gerindo a empresa. Algumas partes são mais burocráticas, enquanto outras servem bastante para dar resultados à organização.

Ter algo físico não é o mesmo do que abrir negócios online. Eles são diferentes porque, enquanto no modelo físico é preciso mais processos de uma “organização”, no online você pode:

  • Trabalhar com uma equipe ou sozinho;
  • Seguir os processos e conceitos administrativos ou seguir um modelo de gestão que você mesmo criou;
  • Trabalhar formalmente com clientes e tudo o que envolve uma empresa, ou preferir algo mais informal e colaborativo.

Além de outras opções que os negócios online proporcionam.

Então, a principal diferença entre os dois é flexibilidade (que é maior no meio digital). Entenda melhor sobre isso a seguir.

Diferenças e similaridades de processos entre físico e online

o crescimento acelerado dos negócios online

Um negócio físico, geralmente, segue vários padrões administrativos, levando em conta os ambientes internos operacionais e externos contextuais.

Nos ambientes internos operacionais, você deve levar em consideração alguns fatores que influenciam e impactam diretamente o seu negócio, como:

  • Fornecedores;
  • Concorrentes;
  • Clientes;
  • Meios de comunicação social;
  • Agências reguladoras etc.

Já nos externos contextuais, os fatores que influenciam são as variáveis:

  • Políticas;
  • Econômicas;
  • Legais;
  • Culturais;
  • Tecnológicas etc.

Estou explicando esses padrões para que você entenda o seguinte: montar negócios online não significa descartar todas as táticas administrativas ou de vendas do negócio físico.

Se você entender bem sobre algumas, elas podem até nos seus negócios online e dar os resultados que você deseja. Você pode escolher as variáveis que mais se encaixam com o tipo de trabalho que você faz.

A dica é que, depois de entender os fatores que também impactam (positiva e negativamente) o seu negócio, você adapte para o mundo digital.

Você pode, por exemplo, ser um empreendedor digital e não ter um fornecedor, mas é fato que você tem concorrentes. Isso significa que você pode aplicar as mesmas táticas que uma organização usa para se destacar da concorrência, mas no mundo online.

Se você quer saber as melhores táticas para o seu empreendimento, pode se inscrever no treinamento Fórmula Negócio Online e ter acesso a mais de 250 aulas, em que eu te dou o passo a passo efetivo de negócios online.

Quais são as finalidades dos negócios online?

Aprenda a montar a estrutura de um negócio online

Você lembra que falamos no primeiro tópico sobre investir, vender e lucrar? Pois é, essas são as finalidades de um negócio. Apesar de uma delas ser mais significativa do que as outras, elas precisam funcionar em conjunto. Entenda melhor…

Investir em todas as fases

Nenhum negócio pode começar sem investimentos, você sempre investe algum recurso importante para que ele funcione bem. Ele pode ser o seu tempo, dinheiro, criatividade ou qualquer outro que seja necessário.

O fato é que a primeira finalidade de um negócio é investir para ter retorno. Então, se você acha que os negócios online são criados em um passe de mágica, é importante saber que isso se aplica a eles também.

O investimento é uma finalidade porque ele está presente em todo o seu ciclo de negócios. Ou seja, você investe, tem retorno e depois investe de novo para conseguir um resultado ainda maior. Mas tudo isso é feito para:

Conseguir clientes

A finalidade que se sobressai sobre as outras, com certeza, é a de conseguir clientes. Afinal, o que é um negócio sem alguém que compre suas ideias, produtos e benefícios?

O cliente é o que determina se o seu negócio vai dar certo ou não. É ele quem decide se vale pagar por algo que você tem, ou até se quer investir nos seus projetos. O poder sempre foi dele, mas com a era digital ele conseguiu assumir isso de maneira mais forte.

Desta maneira, os seus investimentos devem ser para agradar aos gostos dos clientes. É muito mais do que apenas “gastar com produtos”, é investir em propósitos que sejam capazes de fazê-lo se identificar.

Quando o cliente compra algo que ele considera de valor, não irá ver apenas um produto, mas em algo que valha a pena investir.

Supondo que você venda o treinamento Fórmula Negócio Online. Para você, por exemplo, pode ser apenas um serviço, já para ele pode ser a chance de mudar de vida.

A ideia é que você mude sua visão a partir de agora. Não invista só em produtos para os negócios online, mas acredite em sonhos e ajude pessoas, oferecendo algo de valor. Desta maneira, você vai conseguir:

Aumentar os lucros

Claro que investir pensando em algo de valor para o cliente pode, consequentemente, aumentar os seus lucros.

Isso porque você está pensando em qualidade, quantidade e experiências, e tudo isso gera uma reação que todo negócio precisa, principalmente os que são online, que é: indicação e compartilhamento.

Quando os clientes começam a sentir que tudo o que você faz gera algum valor, tendem a indicar e falar bem dos seus produtos. Se você sabe o poder do “marketing boca a boca” no negócio físico, experimente os compartilhamentos do Facebook.

Você investe, consegue clientes e eles conseguem outros clientes para você. O resultado desse ciclo será a lucratividade aumentando. Mas…

Por que os negócios online são tão lucrativos?

lucro em negócios online

Além de ter um ambiente sem limites geográficos e não precisar arcar com mais despesas (como contas de luz, água, internet etc.), existem outros diversos motivos para que o negócio online seja muito lucrativo.

Separei alguns desses motivos com estatísticas claras, para que você entenda bem como isso funciona. Confira!

Você pode ser encontrado facilmente

Você sabia que o Google tem mais de 100 bilhões de buscas por mês? A Mashable nos mostra essa estatística incrível, significando que quem está na web tem mais chances de vender.

Mas você pode pensar: “Qual é a relação entre as pesquisas do Google e as vendas?” Bem, o próximo tópico vai te explicar bem sobre isso.

Os clientes podem ter um relacionamento mais próximo com você

Pelo menos 81% das pessoas pesquisam online antes de realizar uma grande compra, de acordo com a Retailing Today. Agora fica mais claro a relação entre a busca no Google e a venda.

A grande questão é que a internet proporciona um relacionamento mais próximo entre você e o seu cliente. Ele pode saber mais sobre o que você tem a oferecer, e você pode claramente mostrar os seus diferenciais.

Você pode mostrar o que tem de melhor

De acordo com o Google, 65% dos internautas pesquisam informações mais relevantes, independente da empresa que passe essas informações.

Isso significa que você pode mostrar sua diferença sem ter que investir tanto para isso. Os clientes não estão preocupados com o seu nome, mas com a qualidade e o valor que você tem a oferecer para eles. E isso significa que:

Você não precisa investir tanto em prospecção

De acordo com a HubSpot, a prospecção é a maior dificuldade que existe no processo de vendas. Então, você pode tentar prospectar e gastar com panfletos pelas ruas para ser conhecido, ou pode se esforçar para ser achado na internet.

Acredite, para quem investe em negócios online essa é uma grande vantagem, porque qualquer coisa que você faça na internet não “passa batido”. Independente do tempo, você será encontrado.

Isso significa que se você investir bem em ser achado, não precisará de tanto esforço para achar clientes; eles virão até você.

Os negócios online são exatamente o que o cliente busca

Esse estilo de negócio ainda tem uma outra vantagem sobre os físicos: o cliente prefere tomar a iniciativa do que ser abordado por alguém que queira vender.

Ainda de acordo com a HubSpot, só 29% dos clientes querem conversar com um vendedor para entender sobre o produto que estão interessados. Enquanto isso, 62% deles consultam as informações em um mecanismo de busca.

4 atitudes que você precisa tomar para ter um negócio rentável

4 atitudes para sucesso em negócios online

Alguns negócios começam a falir rapidamente, porque empreendedores resolvem não investir em atitudes simples, mas que são totalmente importantes para o bom desenvolvimento do negócio.

É melhor não deixar de fazer essas atividades em dia, principalmente se você não tiver muito tempo. Elas podem se transformar em uma bola de neve sufocando todos os seus resultados.

Mas fique calmo, porque vou te mostrar agora 4 atitudes que garantem o sucesso acima do esperado em seu negócio. Dá uma olhada!

1 – Planejar

Como dono de um negócio, você precisa ter uma visão no futuro. E, para isso, é importante que você defina os objetivos e estratégias antes de colocar a mão na massa.

Você precisa saber para onde quer ir e como pretende chegar lá. Nessa fase, é importante que você considere o que pode impactar positiva e negativamente o seu negócio, ou seja, as variáveis internas e externas.

Quando você planeja e define os padrões de trabalho, pode ter uma execução melhor das atividades e evitar os imprevistos.

2 – Organizar

Agora que você já sabe para onde quer ir e que estratégia usar, precisa definir quais recursos serão necessários para chegar lá.

Neste momento você vai organizar todos os passos que definiu no planejamento e ver o que precisa para começar o projeto.

Nos negócios online isso fica muito mais fácil, pois existem alguns tipos de empreendimentos digitais que só precisam de um notebook para começar a trabalhar, por exemplo.

Quando você organiza, pode conseguir atender aos prazos dos clientes com a maior qualidade.

3 – Dirigir

Se você tem uma equipe, mesmo que trabalhem distantes, esta é a parte em que você a inspira e motiva.

Foi a época em que as pessoas eram avaliadas apenas pelas tarefas que executavam; até porque a fadiga e o acúmulo de extensas jornadas de trabalho não permitiam uma boa produtividade.

Por isso que, atualmente, o líder (você) precisa realmente se preocupar com os seus colaboradores, ou, como também é chamado, com o seu capital humano.

Você é o responsável por demandar quem trabalha com você e, mesmo assim, atuar efetivamente nas tarefas. Se ainda não possui uma equipe, faça esse trabalho de desenvolvimento com você mesmo.

4 – Controlar

A última atitude que você precisa tomar é a de controlar o desempenho do que planejou, organizou e direcionou. É importante que você fique sempre de olho na performance de tudo o que planejou.

Para ficar mais claro o papel do controle: essa é uma maneira de você analisar se a organização e direção atingiram o que estava no planejamento.

Chega a um ponto que, a partir do controle, você consegue até perceber algum erro que cometeu no planejamento e, assim, ajustar a sua estratégia para o rumo certo.

Uma das maneiras de controlar o desempenho também pode ser mensurando os resultados. Mas como você pode fazer isso nos negócios online? Continue lendo e entenda mais.

6 maneiras de mensurar os resultados nos negócios online

Mensure os resultados Negócios Online

1 – Taxa de conversão

Para descobrir a taxa de conversão do seu negócio, você precisa dividir o número de transações em um certo período pelo número de visitantes nestes mesmos dias.

Mas como você saberá que estará abaixo, dentro ou acima da média? Bem, não existe um padrão, mas você pode acompanhar esta taxa em diversos períodos para chegar à sua média e analisar as estratégias que mais deram certo no seu negócio.

Com isto em mãos, você pode criar metas pessoais de vendas, para notar a evolução do seu negócio ao longo do tempo.

2 – Pedidos não finalizados

Se você possui um site com ferramentas de análise, vai conseguir saber exatamente em que parte o seu cliente não comprou. Isso te dá a possibilidade de ajustar qualquer erro e ainda recuperar vendas não concluídas.

Em alguns sites, existe um relatório que te permite ver em qual momento o cliente deixou a compra. Ele pode ter desistido por causa da forma de pagamento, do frete, do valor ou disponibilidade do produto etc.

Desta maneira, você evita que novos clientes passem pelo mesmo e acabem comprando com o seu concorrente.

3 – Relatório completo das compras (funil)

Além do relatório que mostra em que parte o cliente abandonou a compra, é importante que você analise todo o processo desde que ele entrou no site.

Compreendendo o comportamento que o cliente tem no seu site, fica mais fácil saber exatamente o que está influenciando positiva ou negativamente o seu site. A partir de então, você pode alinhar a sua estratégia para mudar a situação.

4 – Vendas em cada período

Para conseguir fazer isso da melhor maneira, aconselho que você acompanhe:

  • Os números dos produtos;
  • Datas que eles foram vendidos;
  • Valor que eles foram vendidos;
  • Quanto cada um converteu em cada mês.

Desta maneira, você pode analisar os picos de venda e em qual você precisa investir mais em cada época do ano. É certo que existe sazonalidade e saber quais são esses períodos permitem montar estratégias para converter ainda mais.

5 – Lucros dos produtos

Você pode até vender bastante, mas isso não é o suficiente se você não está valorizando o seu produto. Isso não se trata de colocar o preço lá em cima, mas de realmente analisar se o lucro em relação ao produto está sendo suficiente.

Caso não esteja compensando, é melhor que você reajuste os produtos que estão fora do orçamento. Então, a dica é que você acompanhe e consiga saber quais são os produtos que trazem mais resultados.

6 – Número de visitantes

É importante sempre ficar de olho em quantas visualizações tem a sua página em determinados períodos. Desta maneira, você consegue saber quais são as páginas que dão mais resultados e consegue acompanhar a evolução dos números.

Esta métrica é uma das mais importantes, porque o número de visitas precisa sempre estar em evolução. Se ele está caindo, há algo de errado que precisa ser ajustado logo.

Mas, o que você precisa para que esses resultados aumentem?

Não adianta acompanhar as métricas, como falamos há pouco, se você não investe em alguns recursos que podem ser os responsáveis por elas. Então, veja a seguir do que você precisa para assegurar os resultados.

Um ambiente virtual agradável

Nos negócios online a primeira impressão conta muito para a decisão do cliente. Uma página com um design mal feito, por exemplo, pode fazer com que ele não queria mais voltar ao seu site, quem dirá comprar com você.

O visual chama muita atenção e pode ser determinante para o sucesso do seu negócio. Então, se você quer ter aumentar o número de clientes, precisa investir em um ambiente virtual agradável, que o faça ficar, navegar e comprar.

Uma coisa que muitos empreendedores digitais acabam errando é tentar passar muita informação em uma página só. Quando isso acontece, o cliente não sabe para onde deve olhar ou no que clicar.

Estou falando daquela página cheia de anúncios que acabam desconcentrando o cliente e o deixando mais irritado. Então, evite essa poluição e aposte em algo mais “limpo”, que realmente leve o cliente ao seu objetivo.

Funcionalidades importantes

Alguns clientes acabam desistindo de comprar porque não suportam esperar o tempo de carregamento da página, por exemplo. Já outros, sentiram barreiras na hora de pagar o produto, porque não consegue negociar de maneiras diferentes.

O tempo de espera e as formas de pagamento foram só alguns exemplos para que você se lembre do quanto alguns detalhes pequenos podem influenciar no seu resultado.

Então, não poupe esforços para deixar tudo o mais fácil possível para que o cliente compre, e com você.

Relacionamento profundo com os clientes

relacionamento para o sucesso de negócios online

É importante que você comece a ver o seu cliente de uma outra maneira, vá além da relação “empresa-cliente”, quebre o gelo. Construir um relacionamento duradouro e confiável é a melhor maneira de aumentar suas vendas e conseguir fidelizar o público.

Sempre pense no que o cliente precisa e priorize isso. Hoje em dia não é mais tão difícil assim conseguir isso, pois você pode estar sempre conectado com o público pelas redes, por exemplo.

Existe uma outra maneira que está sendo muito utilizada para construir relacionamento com o público, que é o marketing de conteúdo, como você pode ver a seguir.

Conteúdo que faça a diferença

Não adianta ter um negócio online se você não oferece nenhum diferencial para o cliente. Além disso, você já parou para pensar em qual é a melhor maneira do cliente encontrar você na internet?

De acordo com a Content Trends, o marketing de conteúdo aumenta em 2,2 vezes as visitas e 3,2 vezes os contatos qualificados (leads) para os que o usam como estratégia.

Isso significa que usar o conteúdo como estratégia é a melhor maneira de alcançar sucesso nos negócios online.

Você ainda precisa de mais sobre os negócios online

Claro que reuni as melhores informações sobre o tema para você, mas é importante que você tenha um acompanhamento mais de perto antes de abrir o seu próprio negócio.

Aqui você conferiu tudo sobre os negócios digitais, mas no treinamento Fórmula Negócio Online você pode aprender comigo todos os passos para criar o seu do zero. Quer saber como? Então, acesse aqui.

Mas antes de assistir ao treinamento e criar o seu negócio, me conte o que achou dessas informações.

Aguardo você,

Alex Vargas.

Deixe Sua Opinião

Thanks!