O que é Google Adsense? [Série #DiretoaoPonto] Alex Vargas 2018/06/05 at 10:18am 2018/07/02 at 1:44pm

O que é o Google Adsense? Esse é o tema de mais um artigo da série #DiretoaoPonto;

Imagina se existisse uma ferramenta que possibilitasse a monetização dos cliques que seu site recebe, ou seja, a monetização das visitas diárias que você recebe. Seria ótimo, não é? Basicamente é isso que essa ferramenta faz.

Em resumo, o Google Adsense é uma ferramenta de monetização para blogs e páginas da web, e é possível ganhar uma boa quantia com Google Adsense. Além disso, a ferramenta oferece outros benefícios, como a ajuda no SEO do seu site.

Quer aprender mais sobre o Google Adsense? Então desligue o celular, saia da frente de tudo que possa lhe atrapalhar e mergulhe neste artigo, porque vamos dizer e mostrar a fundo o que é o Google Adsense.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Está pronto para começarmos?

O que é o Google Adsense?

O Google AdSense é um programa no qual as empresas podem exibir anúncios do Google em sites da Web e gerar receita com hits que geram tráfego para os mecanismos de pesquisa do Google. O Google AdSense representa empresas de todos os tamanhos em todo o mundo e em vários idiomas.

A ferramenta entrega anúncios direcionados aos sites dos participantes. As caixas de pesquisa do Google podem ser colocadas em páginas da Web, gerando anúncios de texto segmentados para resultados de pesquisa produzidos pela entrada de pesquisa dos visitantes.

Os algoritmos do Google são projetados para interpretar o contexto de tal forma que resultados irrelevantes são descartados e apenas aqueles com maior probabilidade de produzir receita são entregues.

A boa notícia é que o Adsense é a maneira mais fácil para os blogueiros ou webmasters começarem a ganhar dinheiro com seus sites. Depois de instalar o código do anúncio em seu site , os spiders do AdSense rastrearão seu site para ver o que são suas páginas.

Em seguida, eles verificam seu inventário de anúncios e colocam anúncios relacionados ao lado de cada um de seus artigos. Isso funciona bem para todos, já que alguém lendo um artigo sobre jardinagem tem muito mais probabilidade de comprar ferramentas de jardinagem do que alguém que está lendo um artigo sobre pneus de carros.

Como o Adsense funciona?

Então, como funciona o Adsense? Devo usar o adsense no meu blog? Ele começa com os anunciantes que escolhem quais palavras-chave eles gostariam de anunciar. Vamos supor que eu queira anunciar minha nova linha de ferramentas de jardinagem que acabei de criar. Eu lancei em certas palavras-chave como “jardinagem, ferramentas de jardinagem, perfilhos, arrancando ervas daninhas, etc”

O sistema do Google Adsense então combinaria meus anúncios com:

  1. Aquelas palavras-chave específicas que as pessoas digitam no Google e as exibem na parte superior e à direita dos resultados de pesquisa
  2. Websites (como o seu) que exibem anúncios do AdSense.

O pessoal do AdSense enviará Robôs para rastrear seu site para ver o assunto de todo o seu conteúdo. Se descobrirem que você tem conteúdo com as mesmas palavras-chave que eu (como o lance do anunciante), meus anúncios serão exibidos em seu site ao lado de seu artigo sobre ferramentas de jardinagem.

Você pode gostar também:

Vantagens e Desvantagens do Google Adsense

Google Adsense: Vantagens e Desvantagens

Vantagens do Google Adesense

  • Fácil de usar

A coisa mais atraente sobre o uso desses tipos de anúncios em seu site é que eles são simplesmente fáceis de usar. Você pode ficar com um pouco de medo do código que eles mostram no começo, mas se você puder descobrir como copiar / colar um pedaço de código em seus sites apenas uma vez, poderá começar a ganhar dinheiro com seu tráfego.

Algumas pessoas adicionam mais de um bloco de anúncios, e alguns gostam de experimentar posições e o que os faz ganhar mais dinheiro. Algumas pessoas executam vários sites sobre diferentes tópicos e fazem coisas para tentar ganhar mais. Mas isso é tudo extra. Os fundamentos são fáceis e simples.

  • Fácil de monetizar

Você nem precisa considerar nada sobre os anúncios veiculados a seus visitantes. Há algumas perguntas simples que você responde sobre o tipo de conteúdo que você tem em seu site, mas, no final, o Google decidirá quais anúncios exibirão as pessoas no seu site.

Mais tráfego = mais dinheiro!

Isso significa que você não precisa mexer no teste e na análise de dados para descobrir o que as pessoas querem e como fazê-las comprar.

Seu único trabalho é obter tráfego para o seu site. Normalmente, isso significa escrever conteúdo. Essencialmente, basta fazer o seu site sobre o que você quiser, escrever o que quiser, e no final da semana o Google paga você. Simples, certo?

  • Bom Registro de Acompanhamento de Pagamentos

Você também não precisa se preocupar se vai ou não ser pago. Se você seguir as regras, será pago a tempo.

O próprio google faz todo gerenciamento e fique tranquilo, porque vai receber toda a quantia que lhe foi prometida.

Desvantagens do Google Adsense

  • Fácil de ser banido

Existem relatos de algumas pessoas que foram banidas misteriosamente. 7 anos depois, eles ainda estão proibidos. Eles não precisam explicar o motivo do banimento, e dificilmente alguém que foi banido consegue retornar.

Mitas pessoas têm queixas sobre as políticas de proibição, e a maioria não tem ideia dos motivos que causaram o banimento. Eles agora expandiram as regras de proibição para incluir possíveis infrações. Sim, eles podem bani-lo por simplesmente suspeitar que você vai quebrar as regras no futuro. Não só isso, mas não há regras dizendo que eles devem dizer por que eles fizeram isso, e não há chance de restabelecer sua conta.

Mas não desanime com essa notícia, faça seu trabalho bem feito, tenha certeza do que está fazendo e então vai evitar episódios semelhantes.

  • Fazendo o trabalho de seus concorrentes

Os anúncios do seu site podem ser de seus concorrentes. Dependendo do tipo de site que você executa, pode não ser um grande problema. Se você não estiver promovendo suas próprias promoções, não importa muito quem anuncia em seu site, desde que você ganhe dinheiro.

Se você acompanha o meu trabalho há mais tempo, sabe que eu não uso o Google Adsense, e um dos motivos é exatamente esse, posso fazer anúncios nos meus canais para produtos que concorrem com meus produtos.

  • Pequenos pagamentos

A pior parte é a pequena quantidade de dinheiro que você ganha. O Google paga a você 68% do que um anunciante paga por clique. O custo de um clique é determinado em um processo de licitação por meio de um programa chamado Adwords. O preço varia de em alguns centavos.

É bem difícil quantificar quanto vale exatamente cada anúncio, alguns anúncios valem um pouco mais, outros um pouco menos.

No entanto, a maioria dos anunciantes está se esforçando para obter cliques baratos. Por isso, eles estão ativamente tentando fazer com que você ganhe menos dinheiro!

Você está recebendo centavos pagos, cada vez que alguém clica fora do seu site e vai para outra pessoa. Pode levar centenas de milhares de visitantes por dia só para obter uma renda decente! Felizmente, existem maneiras melhores de ganhar dinheiro online.

Leia também: Como Ganhar Dinheiro na Internet 

Quem deve usar o Google Adsense?

O Google Adsense pode ser apropriado para algumas pessoas. Se você tem um blog pessoal que não quer vender coisas, pode ser uma maneira fácil de ganhar uma renda secundária. Se você tem um tópico de site que acredita que não há produtos ou serviços disponíveis que você possa promover diretamente, esses anúncios gráficos de qualquer tipo também podem ser apropriados para o seu site. Um blog de fofocas de celebridades é um ótimo exemplo, embora eu suspeite que eles vendam pílulas dietéticas e creme facial muito bem.

Também é usado por muitos YouTubers, o Google Adsense é também usado no YouTube. Se você tem um canal no YouTube e quer monetizá-lo, o Google Adsense é uma boa opção. No meu caso que sou produtor, não faço. Poderia ganhar uma renda extra, com isso. Mas correria o risco de anunciar produtos de concorrentes. O que não seria bom para o meu negócio.

Já para afiliados, é mais comum monetizar o canal do YouTube com Adsense e promover os produtos de afiliados na descrição e em chamadas para ação.

Se você é aluno do Fórmula Negócio Online, sabe que não oriente usar o Google Adsense no Blog, pois acredito que você tem maior potencial de ganho no marketing de afiliados, e criando um negócio online completo.

Mas resolvi escrever este artigo, por que muitas pessoas querem saber mais sobre o Google Adsense.

Google Adsense ou Plataforma de Afiliados

É possível mesmo ganhar dinheiro com o Google Adsense?

Sem dúvida, essa é a pergunta mais comum quando o assunto é o Google Adsense, e sim, é possível ganhar dinheiro com Google Adsense, porém, é importante ter cuidado.

Sabemos que gerar tráfego não é uma tarefa das mais fáceis e rápidas, sabemos também que um blog (onde é mais utilizado o Google Adesnse) é um jogo de longo prazo.

Sim, é possível ganhar dinheiro com o Google Adsense, mas na minha opinião não é a melhor forma de ganhar dinheiro com blogs.

Leia também: Como Criar um Blog Profissional

Devo usar o Google Adsense?

O meu projeto é ensinar como ganhar dinheiro na internet, como monetizar blogs, como construir um negócio sólido na internet, e da mesma forma que acontece na construção civil, para um edifício durar por anos, ele precisa ter uma boa estrutura.

E para seu negócio digital durar por anos e render por anos, você precisa criar estruturas. Dessa forma, o Google Adsense pode ser uma das suas estruturas, complementando o seu negócio online como um todo.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense:

O Google AdSense é uma oportunidade de compartilhamento de receita para pequenos, médios e grandes sites que colocam anúncios de bens e serviços que são relevantes para o conteúdo do seu site, direcionados para as pessoas que frequentam suas páginas.

Sem mais delongas, vamos começar:

Crie um bloco de anúncios:

  • 1º Passo

Faça login na sua conta do AdSense ou inscreva-se. Vá para o AdSense e clique em Meus anúncios no canto superior esquerdo.

criando um anúncio no Google Adsense

 

Crie um novo bloco de anúncios. Na área da tela principal, em Conteúdo> Blocos de anúncios, clique no botão + Novo bloco de anúncios.

Adsense

Google Adsense

 

  • 2º Passo

Defina seu tipo de anúncio. Isso determina os tipos de anúncios que você verá no seu website: somente texto; texto e imagem, etc.

 

  • 3º Passo

Nomeie seu bloco de anúncios. Pode ser qualquer nome que seja adequado para você, mas muitos acham que criar um formato de nomenclatura padrão ajuda a gerenciar grandes quantidades de dados.

Por exemplo, usar [site de destino para o anúncio] _ [tamanho do anúncio] _ [data do anúncio] é uma abordagem semelhante a esta: meuwebsite.com_336x280_080112. Qualquer formato que você decida usar para nomear, faça disso o seu padrão.

 

  • 4º Passo

Escolha um tamanho. Consulte “Como fazer”, abaixo, para obter detalhes, mas o Google encontrou práticas recomendadas que geram mais cliques.

  • 5º Passo

Crie seu estilo de anúncio. Isso permite escolher cores para os vários componentes de um anúncio: borda, título, plano de fundo, texto e URL. Também permite escolher estilos de canto, de quadrado a muito arredondado, uma família de fontes e um tamanho de fonte padrão.

É recomendável criar um estilo de anúncio que se harmonize com a aparência e as cores do seu website.

Você pode usar as predefinições do Google ou usar suas próprias configurações personalizadas. Em ambos os casos, um exemplo de anúncio à direita mostrará como seu anúncio será exibido.

 

  • 6º Passo

Crie um critério personalizado. Um critériol personalizado permite agrupar blocos de anúncios da maneira que você escolher, como tamanho ou localização em uma página.

Você pode acompanhar o desempenho por critério personalizado e transformar seu canal em um posicionamento de anúncio segmentável para que os anunciantes possam segmentar seus anúncios para seus blocos de anúncios.

 

  • 7º Passo

Obtenha o código do anúncio. Quando você terminar a configuração do anúncio, salve seu bloco de anúncios ou clique no botão Salvar e obter código na parte inferior para obter o código HTML do seu site.

 

Se adicionar um código ao seu site for um quebra-cabeça com o qual você deseja ajuda, clique aqui para o guia de implementação de código do Google.

Como adicionar e configurar o Google Adsense no WordPress

Agora, você vai aprender como adicionar e configurar o Google Adsense no seu WordPress e vai poder rentabilizar ainda mais o seu blog, através dessa ótima ferramenta.

Como adicionar o Google Adsense no WordPress

Para você adicionar essa ferramenta em seu site, você vai precisar instalar e ativar o Google Adsense no WordPress.

Como configurar o Google Adsense no WordPress

  • Depois que você ativar o plugin, WP Quds, ele vai aparecer na barra lateral da Dashboard do seu WordPress e você vai precisar configurar, para poder exibir os anúncios do Google Adsense.

Você precisa ter uma conta no Google Adsense e os blocos de código dos anúncios.

  • Para começar a exibir anúncios nas postagens e nas páginas do seu blog, clique em “WP QUADS” e, em seguida, clique em “Ad Settings”;

  • Em seguida, vai aparecer esta imagem:

Na primeira aba (General – General & Positin) você vai definir o posicionamento e a visibilidade dos anúncios do Google Adsense.

  • Clique em “Ad Code” e, em seguida, selecione um dos Ad para fazer a configuração;

Depois que abrir o “Ad Code”, vai aparecer duas opções para escolher:

  • Adsense: para adicionar o código gerado pelo Google Adsense;
  • Plain Text/HTML/JS: para adicionar anúncio de outros serviços;

Escolha a primeira opção (Adsense) e, em seguida, clique em “Copy/Paste Adsense Code, para colar o código do anúncio criado no Google Adsense;

Depois disso, vai abrir uma janela para você colar o código do anúncio.

  • Depois de colar, clique em ‘Get Code”;

Depois que você colar o código, vai aparecer algumas informações em seu bloco Ad, que são extraídas, automaticamente do código do anúncio.

  • Clique em “Guardar alterações”, para finalizar este passo.

Definindo a impressão e a visibilidade dos anúncios

Clique na aba “General & Position” para definir a localização do anúncio, dentro do seu blog.

Limit Amount of ad

Em “Limit Amount of ads”, selecione a quantidade de anúncios que podem aparecer em cada página ou post do seu blog.

Se você selecionar o número “2”, mesmo que você tenha criado mais anúncios, só vão aparecer 2, em cada página ou posts do seu blog.

É importante configurar essa parte, para o seu blog ficar “limpo” visualmente.

Position – Default Ads

Em “Position – Default Ads” você pode selecionar a localização e a exibição automática dos anúncios, inseridos no conteúdo do blog.

Configurando essa parte, você não vai precisar manipular o código manualmente.

As 3 primeiras opções são topo, meio e fim do post, para você definir onde os seus anúncios vão aparecer.

Nas outras opções, você pode configurar a exibição de alguma publicidade.

Visibility

Em “Visibility” você pode definir se os anúncios devem ser exibidos nas páginas Home, Categorias, Arquivos e Tags ou se devem ficar ocultos em algumas dessas páginas.

Post Types

Em “Post Types” você vai definir em que tipo de post do seu blog os anúncios do Adsense estão permitidos.

Quicktags

Em “Quicktags” você pode adicionar um botão para que autores de posts possam adicionar anúncios manualmente, dentro do conteúdo que eles criam. Você pode desmarcar essa opção, pois ela já vem marcada.

Por fim, clique em “Guardar alterações”.

Agora acesse o seu site, na página onde você adicionou o anúncio, e verifique se já está aparecendo.

Se o anúncio ainda não estiver aparecendo, é só esperar algumas horas, que o seu anúncio será exibido.

Para ter certeza de que o seu anúncio foi configurado corretamente, ainda na página do seu blog, clique em “Ad Chek” e, em seguida, clique em “Show Adverts”, no topo da página.

Se você conseguiu ver essas marcações, a configuração está correta, basta aguardar.

Widgest Ad Code

O WP Quads tem uma parte específica, que permite que você crie widgets específicos para cada anúncio que você criar.

No WP Quads, clique em “Ad Settings” e, em seguida, clique em Widgets Ad Code”.

Esta parte é parecida com que você acabou de configurar, quando colou o código do anúncio Google Adsense.

Primeiro, selecione um Ad Widgets e cole o código do anúncio do Google Adsense dentro da área em branco (como você (fez anteriormente);

Selecione a opção “Adsense” e, em seguida, clique no botão “Copy/Paste Adsense Code”, para abrir a janela onde você vai colar o código.

Clique em “Guardar alterações”.

Acesse a parte “Apresentação”, na barra lateral do WordPress e, em seguida, clique em “Widgets”.

Você vai ver um novo Widget, que é o Ad Widget que você configurou.

Agora, arraste o widget para a barra lateral do seu blog, como você vê na imagem abaixo. Depois disso, o seu widget do anúncio que você criou já estará funcionando!

Todas as vezes que um visitante acessa o conteúdo do seu blog, ele vai ver o anúncio que você configurou. Dessa forma, as pessoas vão começar a clicar no anúncio, aumentando as suas chances de vender o seu produto.

Espero que você tenha gostado do artigo e que aplique todos os passos que aprendeu aqui.

Compartilhe este conteúdo com outras pessoas, pois, com certeza você irá ajudar outros empreendedores, que ainda não utilizam Google Adsense, a aumentarem as chances de rentabilizar seu blog.

Olha Que Legal Também

17 Compart.
Compartilhar17
Twittar
Compartilhar
WhatsApp