O que é Marketing de Conteúdo: Guia Absolutamente Completo

O que é Marketing de Conteúdo: Guia Absolutamente Completo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais antigas do marketing como um todo, na verdade o ser humano já usa o marketing de conteúdo desde os primórdios da civilização humana. Isso por que, contar histórias é uma forma de marketing de conteúdo, as pinturas nas cavernas podem ser chamadas de “marketing de conteúdo”. Eu costumo brincar que os egípcios que inventaram a linguagem por emojis, basta ver os hieróglifos… rsrsr A linguagem escrita é uma forma de marketing de conteúdo.

Para o mundo online, nenhuma estratégia tem sido mais efetiva, dois dos maiores negócios do mundo são apoiados em marketing de conteúdo: O Google e o Facebook, ambos usam informações postadas por usuários para crescer o negócio. Uma das evidências disso é que o Google tem cada vez mais enfatizado a qualidade do conteúdo postado nos sites e blogs. E o Facebook também tem tomado medidas para avaliar a qualidade do conteúdo postado. Tudo isso faz parte do marketing de conteúdo.

Assista agora minha nova aula, onde mostro 4 passos simples (inacreditável) que usei para faturar R$ 17.452,12 em 30 dias na internet com um novo negócio começando do zero. Mostro também como você copiar exatamente o que eu fiz.

Clique aqui para assistir

Neste artigo vamos estudar sobre as formas de fazer marketing de conteúdo para ter sucesso em um negócio online. Conhece e aplicar essas estratégias vai fazer toda a diferença no seu negócio, por isso, fique comigo até o final, tenho certeza que você vai gosta! 😉

Boa Leitura

O que é Marketing de Conteúdo: Conceitos

o que é marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo pode ser definido com uma estratégia de marketing que foca em uma abordagem de criação e distribuição de conteúdo de valor, e tem como principal objetivo atrair e capturar um público-alvo definido, e a partir gerar um retorno lucrativo.

Ter uma estratégia bem consolidada de marketing de conteúdo é fundamental para o sucesso de um negócio online. É uma estratégia que vai ser aplicada sempre, sempre buscando construir um forte relacionamento com os visitantes do seu blog, canal no YouTube, ou qualquer plataforma que você esteja distribuindo conteúdo.

E isso é feito produzindo e distribuindo um conteúdo de valor, com consistência, de forma organizada e que tenha importância para os seus futuros clientes.

Fidelizando Leads

Uma das muitas vantagens do marketing de conteúdo é o alto potencial de fidelização de leads. No marketing, chamamos de leads pessoas que tem interesse no produto que vendemos, ou de forma bem resumida, potenciais clientes.

Através do marketing de conteúdo, você consegue fazer com que os leads comprem de você do que de outros concorrentes. Se você é um afiliado, vai ter concorrência de outros afiliados, se você é um produtor, vai ter concorrência de outros produtos. Um dos maiores diferencias entre você e os seus concorrentes está no marketing de conteúdo.

Maior presença online

Quanto mais conteúdo você produzir, mais presente você vai estar na internet. O marketing de conteúdo tem o poder de ampliar sua visibilidade online. Muito se fala hoje em produzir um mini site com um artigo de conversão e focar no SEO para que esse mini site posicione bem no Google, funcionando praticamente como um anúncio.

GRÁTIS: Guia Definitivo Para Criar Seu Negocio Online Começando Do Absoluto Zero

Mas quem acompanha o Google, sabe que os algoritmos do Google têm se desenvolvido para monitorar a relevância de um conteúdo. Mini site pode até funcionar no curto prazo, mas em uma estratégia de longo prazo, é essencial ter um planejamento de Marketing de Conteúdo. Cada artigo, cada vídeo…. Tudo que produzimos usando o marketing de conteúdo vai ficar disponível na Internet, aumentando nosso alcance.

Custo menor para alcançar mais leads

Conseguir leads é essencial para o crescimento de um negócio na internet. Eu sempre falo sobre isso, da importância de ter uma audiência em torno de você, ou da sua marca. Os leads representam uma parte da sua audiência que tem o maior grau de proximidade com você. Por isso, captar leads é sempre essencial.

Assim, você precisa controlar o custo por lead, que é o valor do gasto que você tem em uma ação para captar um lead. Por exemplo, quando eu anuncio o meu E-book no Facebook Ads, eu vejo o valor gasto na campanha, e a quantidade de leads que eu captei: Divido um pelo o outro, e tenho o valor do custo por lead. Nos meus artigos e no canal no YouTube, eu também capto leads, porém o custo maior é o de tempo. Levo em torno de umas 5 horas para produzir um artigo e umas 7 horas para produzir um vídeo, depois é só captar os leads.

O marketing de conteúdo reduz o custo por lead exponencialmente!

Como fazer Marketing de Conteúdo

como fazer marketing de conteúdo

Quando eu digo marketing de conteúdo, é importante que você entenda algo. Marketing está relacionado com estratégias, planejamento, execução e avaliação. Você precisa parar um tempo para planejar as suas estratégias. Eu recomendo que faça o seguinte esquema de planejamento:

  • Estabelecimento de Metas: Mensalmente estabelecemos metas e objetivos. E o marketing de conteúdo está totalmente relacionado com o cumprimento dessas metas.
  • Calendário de Publicações: Temos um calendário de publicações diárias. Temos como meta publicar conteúdos diariamente, em alguns canais, mais de uma vez por dia.
  • Planejamento de Temas: Para cada canal de divulgação elaboramos um planejamento dos temas, baseado em palavras-chave e relevância. Fazemos pesquisas também com a audiência para definir os temas dos conteúdos.
  • Organização da produção: É organizado cada etapa da produção dos conteúdos, parte terceirizamos, parte é produzido por mim e por minha equipe de marketing de conteúdo.
  • Antecipação: Sempre buscamos trabalhar de forma antecipada, assim sempre temos artigos e vídeos a publicar.
  • Divulgação: Após isso, trabalhamos o processo de divulgação que está dentro do nosso planejamento de Marketing de Conteúdo. Está dividido em 4 pilares, YouTube, Redes Sociais, tráfego pago e tráfego orgânico (SEO).

Você pode ver que fazer marketing de conteúdo vai muito além de escrever no blog. Há todo um processo por trás, pensado, planejado e estruturado para alcançar os resultados e metas que estipulamos.

E isso é extremamente importante, você não faz marketing de conteúdo sem ter metas e objetivos definidos!

Os melhores Canais de Marketing de Conteúdo

os melhores canais de marketing de conteúdo

Existem diversos canais para a criação do marketing de conteúdo. Eu recomendo que sempre avalie aqueles que melhor vão agregar dentro do seu projeto como um todo. Cada empreendedor digital precisa ter um planejamento de negócios, e dentro desse planejamento o marketing de conteúdo deve estar presente. Agora, você vai conhecer os canais que utilizamos, não quer dizer que obrigatoriamente você tenha que usar todos, como eu disse, avalie o que cabe dentro do seu planejamento, e se preciso for, reavalie o seu planejamento.

#01 – Blog

Não tem como falar de marketing de conteúdo sem falar do blog. E se você me acompanha mais tempo, sabe que o blog exerce um papel central dentro do meu negócio. O blog é seu! Nele você tem total controle das ações que serão realizadas. Diferente das mídias sociais, onde você segue as regras deles.

O blog é altamente eficaz como plataforma de marketing de conteúdo, você pode postar seus artigos, vídeos, conteúdos para download, monitorar o tráfego, capturar leads… Praticamente todas estratégias de marketing digital podem ser usadas dentro de uma estrutura de blog.

Temos uma área aqui no blog dedicada a te ensinar Tudo Sobre Blogs (Clique Aqui). Lá você aprende inclusive como criar um blog profissional do zero. Recomendo que você acesse para aprender mais sobre esse poderoso canal de marketing de conteúdo. Mas aqui neste artigo eu vou te passar dicas para sua estratégia de marketing de conteúdo.

Consistência de postagens

Dentro do seu calendário de marketing de conteúdo é importante que você defina um dia e cumpra esse dia para publicar os artigos no seu blog. Não adianta publicar um artigo e passar meses sem publicar.

Planejar os Artigos

Eu tenho repetido isso no decorrer do artigo… PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA. Você precisar planejar a sua pauta de conteúdo para o blog. Nós buscamos trabalhar com um pauta de conteúdo mensal, dentro dos nossos objetivos e metas.

Otimizar o texto para o Google (SEO On Page)

Eu já falei sobre SEO On Page em outros artigos, clicando aqui, você acessa uma aula em vídeo bem completa. Mas vamos a um guia rápido de SEO On Page para os seus artigos do seu blog:

  • Definição da Palavra-chave do artigo;
  • Título do post contendo a palavra-chave;
  • Url do post contendo a palavra-chave;
  • Descrição do post no campo meta descrição (Use o plugin Yoast SEO);
  • Preencher o texto alternativo nas imagens;
  • Usar os cabeçalhos;
  • Repetir a palavra-chave no texto do artigo, em torno de 4% a 5% do texto total;

O foco principal do seu texto é o conteúdo de valor e não a otimização SEO, não recomendo querer “forçar” o texto para SEO, repetindo a palavra-chave várias vezes fora de contexto. É preciso ter coesão e coerência no texto como um todo.

Na escrita do artigo é importante usar técnicas de copywriter e gatilhos mentais, para levar o seu texto a atingir os objetivos e metas que você tem, lembrando que marketing de conteúdo tem como objetivo ter retornos lucrativos. Recentemente publicamos dois artigos sobre gatilhos mentais, estão muito completos, são dois dos artigos que eu mais gosto. Para ler esses artigos, clique aqui.

#02 – Conteúdos para Download

Uma das estratégias em que mais captamos leads é através de conteúdos para download, mais especificamente e-books. Temos vários e-books que disponibilizamos em várias plataformas para que a audiência baixe nossos e-books em troca do e-mail. Além de ser uma estratégia de marketing de conteúdo, distribuindo conteúdo de valor, captamos leads para o e-mail marketing.

Recomendo que você crie um e-book para aumentar a efetividade da sua estratégia de marketing de conteúdo. Eu publiquei um vídeo sobre isso: ❤️ Como fazer EBOOK de GRAÇA Passo a Passo e Ganhar Dinheiro Com Ebooks Vale a pena assistir e colocar essa estratégia em prática.

Você pode também criar uma variação do e-book, os work-books. Estes são mais focados em conteúdo prático, sem teoria. Geralmente são entregues como completo de outro conteúdo mais teórico. Formando um par perfeito: Teoria e Prática.

Você pode criar vários materiais para download, como infográficos, criar kits para download contendo mais de um tipo de material e até planilhas para ajudar os seus leads. Um modelo interessante é usar alguns templates, que são modelos para ajudar em alguma coisa específica. Uma planilha pode ser considerada como um template. Tem três sites que eu vou deixar de indicação para ajudar na produção desses materiais, todos com versões gratuitas e pagas:

#03 – Webinários

Webinário é um canal muito usado para distribuição de conteúdo. Um webinário se mostra como um passo além no relacionamento com a sua audiência. Um webinário é como um seminário, só que online. Nele você precisa entregar um conteúdo de valor especial, fazendo o seu público se sentir mais importante.

Basicamente você pode fazer um webinário de duas formas: ao vivo ou gravado. Eu uso as duas formas. Para versão ao vivo você pode usar o Facebook, YouTube e Google hangout ou um sistema especifico de webinários, como o Webinar Jam. Eu tenho webinário gravado que fica sendo disponibilizado pelo Webinar Jam, nele também captamos leads. Durante o webinário, você pode distribuir outros conteúdos seus para download, como e-books.

usando efeticamente o marketing de conteúdo

#04 – Vídeos

Vídeos são simplesmente sensacionais como estratégia de marketing de conteúdo. Em um ano com um trabalho planejado no YouTube alcançamos a meta de 50 mil inscritos. E isso para o nicho que atuo é uma quantidade considerável. Através dos nossos vídeos eu consigo colocar em prática o conceito de transmídia, que consiste em divulgar um canal pelo outro. Nos vídeos eu divulgo os e-books, o blog, redes sociais… Assim, um canal de marketing de conteúdo alimenta e ajuda o outro a crescer.

Vídeo é o presente e o futuro do marketing de conteúdo, muitos alunos do Fórmula Negócio Online têm se destacado em vendas ao usar vídeos como estratégia de marketing de conteúdo. Definitivamente eu recomendo que você não fique de fora. Se você não deseja aparecer nos vídeos, não tem problema. Existem formas de gravar vídeos sem aparecer, eu falo sobre isso aqui.

Os vídeos são realmente muito bons para o marketing de conteúdo, inclusive quando você estiver escolhendo produtos para divulgar como afiliado, sempre verifique o vídeo de vendas, pois eles aumentam a conversão em mais de 50%, comparando com páginas de vendas que não tem o vídeo.

Vídeos no Blog

Lembra que eu disse que o blog funciona como a central da sua estratégia de marketing de conteúdo? Então… os vídeos não podem ficar de fora do blog! Os vídeos vão tornar o seu blog mais rico em conteúdo, e aumentando também a quantidade de conteúdo que você disponibiliza no blog.

A forma que fazemos aqui no NucleoExpert é a seguinte:

  • Para produzir os vídeos, fazemos uma pesquisa de palavra-chave;
  • Não postamos somente o vídeo no blog, por questões de SEO;
  • Usamos essa mesma palavra-chave e criamos um texto adaptado para o blog, em torno de 1500 a 2000 palavras.
  • O texto é adaptado para artigo, inclusive otimizando o SEO, não é uma simples transcrição do áudio do vídeo.
  • No final do artigo, postamos o vídeo incorporado na página e também os links com um código html. Você pode ver um exemplo, clicando aqui.

Vídeos no Facebook

O uso de vídeos nas Redes Sociais é uma excelente forma de propagar suas peças de marketing de conteúdo. Geralmente, a estratégia utilizada é postar os links dos vídeos no YouTube nas redes sociais, principalmente no Facebook. Só que o Facebook diminui o alcance quando a sua publicação tem links, e isso porque eles não querem que o usuário saia do Facebook.

Então, o segredo é postar o vídeo diretamente no Facebook, assim ele vai distribuir para mais pessoas esse vídeo. E para que você possa colocar algum link nesse vídeo, você pode colocar nos comentários. Nós começamos a fazer isso mais efetivamente, como temos uma boa base de vídeos no YouTube, temos postado eles diretamente no Facebook, subindo o vídeo no Facebook.

#05 – Redes Sociais

Sem dúvida alguma a principal rede social é o Facebook, todo empreendedor digital deve ter uma conta ativa nela. Só que todo mundo está no Facebook, incluindo os seus concorrentes. E uma boa estratégia de marketing de conteúdo precisa ir além, tem que buscar se diferenciar dos demais concorrentes.

Uma lista de Redes Sociais que você pode explorar:

  • Twitter;
  • Instagram;
  • Google Plus;
  • SlideShare (excelente para publicar e-books em formato de slides);
  • Tumblr;
  • Snapchat;
  • Pinterest;
  • Periscope;

Porém, um ponto importante sobre o marketing de conteúdo nas redes sociais: Não basta compartilhar os links de vídeo ou artigos nas Redes Sociais. Precisa ter uma estratégia específica e de acordo com o perfil do público de cada rede social. Se você tem uma conta no Instagram e trabalha com produtos de emagrecimento, pode publicar imagens motivadoras, de pessoas que emagreceram usando o produto e colocar um link na bio.

Neste artigo eu não vou explorar estratégias mais aprofundadas para Redes Sociais, e isto porque tenho um artigo completo sobre isso, você pode acessar aqui.

calendário de marketing de conteúdo

#06 – Email Marketing

O E-mail marketing é uma das estratégias de marketing de conteúdo que eu mais gosto de usar. Na verdade, a estratégia de e-mail marketing faz parte do marketing digital como um todo, porém ela nos ajuda na entrega de conteúdo para nossa audiência.

Nesses meus mais de 15 anos como empreendedor digital, eu vi que a maioria das pessoas que usavam o e-mail marketing, só usavam com ofertas de vendas de produtos, e quase nunca enviavam um conteúdo. Esse é um erro grave! Os leads que compõe a sua lista de e-mail precisam ser nutridos, e isso é feito com envio de conteúdo por e-mail.

Claro que toda estratégia de marketing tem como objetivo vender. Estamos falando de um negócio online. Só que muitas vezes você vai vender sem “precisar vender”.

– “Como assim Alex?”

É o que chamamos de venda consultiva. Onde você é quase um consultor para o seu público. Você identifica uma necessidade do seu público e oferta uma produto que vai suprir essa necessidade. E faz isso com o marketing de conteúdo.

Usar e-mail marketing como estratégia de marketing de conteúdo abre diversas portas pra você. Deixa o seu negócio com maior potencial de lucro, e você consegue colocar em prática várias estratégias mistas. Criando funil de vendas, aumentando o relacionamento e vendendo mais. Eu tenho um artigo muito completo sobre estratégias de e-mail marketing, que você pode acessar clicando aqui.

Dicas finas sobre Marketing de Conteúdo

dicas finais de marketing de conteúdo

Sempre pense que o seu público está interessado em encontrar conteúdo para as necessidades deles, eles são o foco de todas as ações de marketing de conteúdo da sua empresa.

Não esqueça, marketing de conteúdo é sobre as necessidades do seu público, e não as suas.

Finalize com CTA – Chamada para Ação

Todo conteúdo precisa ter uma chamada para ação. É através dela que você vai dar o passo seguinte, levando o lead a tomar uma ação que vai deixa-lo mais próximo da venda. Ela é extremamente importante, podemos dizer que é a cereja do bolo. Pois é através dela que o marketing de conteúdo vai efetivar-se como uma estratégia de lucratividade.

E para finalizarmos esse guia, tenha em mente que o marketing de conteúdo é uma estratégia de médio a longo prazo, as ações que você toma hoje são como sementes, vão crescer antes de dar os frutos das vendas. Afinal, vender é o objetivo final de todo empreendedor digital.

Lembre-se sempre de monitorar suas ações de marketing de conteúdo, é preciso ir além da quantidade de tráfego, que é possível monitorar com o Google Analytics. É necessário que você monitore a quantidade de leads capturado. E claro, a quantidade de vendas.

É importante que você tenha o seu funil de vendas bem estruturado e comece a medir a performance do seu funil, isso vai permitir que você consiga efetuar correções e melhorar a sua estratégia.

Sem dúvida alguma, marketing de conteúdo é a melhor estratégia dentro de um negócio online. Grandes empresas têm apostado nisso, e nós que somos empreendedores digitais dependemos totalmente dele.

Meu conselho final, acabando essa leitura, reserve um tempo e monte o seu planejamento de marketing de conteúdo, compartilhe comigo nos comentários o que você achou deste artigo, suas dúvidas, o que você está fazendo no seu planejamento de marketing de conteúdo. Vai ser um prazer te responder😉.

Deixe Seu Comentário

  1. Eu entendo que o imediatismo (entenda-se “pressa de vender” mesmo) é inimigo do marketing de conteúdo.
    Você foi brilhante no artigo Alex, mas como a gente pode lidar com a questão “conteúdo x oferta”?
    Eu acho que o conteúdo, de certa forma, “prepara” o possível futuro cliente para ser impactado pela sua também futura oferta, mas como a gente sabe o momento certo de ofertar um produto? Existe alguma forma de evitarmos a perda desse “timing” da oferta?

    • Opa Emerson! Muito obrigado pelo comentário e pela excelente pergunta! 😀 Bom, vamos a resposta! No final do artigo eu falei sobre as CTA´s (Chamadas para Ação), elas que fazem a transição do conteúdo para o passo seguinte. Esse passo seguinte pode ser feito basicamente de três maneiras: 1- a indicação direta de um produto; 2 – captura do lead para o e-mail marketing. 3 – Oferta de um produto e captura de lead. Nos meus vídeos eu costumo usar a terceira forma. Dando um e-book gratuito e fazendo uma chamada para uma oferta do meu curso. Já no e-mail marketing você pode trabalhar diversas estratégias… recomendo este artigo: https://www.nucleoexpert.com/o-incrivel-poder-do-email-marketing/ Abração e sucesso!

  2. Suas explicações são claras e a tua humildade é contagiante. Tudo isso passa aos alunos iniciantes e avançados muita confiança no trabalho online. Parabéns! Gratidão!

Deixe Sua Opinião

Thanks!