Os Sete Passos para Alta Produtividade

Os Sete Passos para Alta Produtividade

Os Sete Passos para Alta Produtividade

Vivemos na era da multitarefa, somos desafiados diariamente a dar conta de uma enormidade de tarefas, muitas vezes sentimos nossa mente “queimar”. Ficamos perdidos não sabemos o que fazer. Isso só gera estresse e acumulo de “tarefas pendentes”.

Este artigo irá te ajudar a vencer todos estes desafios através da alta produtividade. As técnicas que aqui apresentarei servirão para todas as áreas da sua vida, mas focarei em apresentar soluções para empreendedores, especialmente os empreendedores digitais, que são bombardeados com distrações o tempo todo.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Existe uma quantidade sem fins de ferramentas para ajudar na produtividade, mas vou focar em uma. Não adianta eu apresentar várias, pois dessa forma não conseguiríamos montar uma estratégia efetiva. Mas, caso você goste de alguma outra, não tem problemas, basta adaptar os 7 passos para alta produtividade à sua ferramenta preferida.

A ferramenta que indico é a trello.com. É um serviço gratuito que permite organizar tudo de forma simples e ágil. E ainda permite o trabalho em equipes. Excelente para empreendedores que fazem parcerias ou contratam serviços terceirizados. Vamos então aos passos, e durante a apresentação vamos conhecer como melhor usar o Trello.

Veja os Sete Passos Para a Alta Produtividade

Passo #01 – Fuja da Multitarefa

Fuja Da Multitarefa

Fuja Da Multitarefa

Podemos até pensar que ser alguém que é capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é melhor do que realizar um único trabalho por vez.

E isso é um engano, como eu disse anteriormente, a multitarefa só serve pra uma coisa: ficar estressado. E isso é sério.

Conheço pessoas excelentes, com grande potencial, mas desistiram de seus projetos por tentar dar conta de tudo e não conseguirem dar conta de nada. Adote as seguintes estratégias:

  • Use o Trello para criar sua To Do List: Uma To Do List é uma lista de tarefas, crie sua lista de tarefas priorizando as tarefas mais importantes. Pergunte-se: Qual a tarefa mais importante que preciso realizar agora? Dessa forma, você conseguirá listar.
  • Realize uma de cada vez: Depois de priorizar, vá realizando as tarefas, da mais importante para a menos importante.
  • Não esqueça as tarefas menos importantes: Reserve sempre um tempo para as tarefas menos importantes, se você não realiza-las, elas tendem a se tornar tarefas importantes e gerar um acúmulo de tarefas. E este não é nosso objetivo.

Passo #02 – Tenha Blocos de Tempo Ininterruptos de Pelo Menos uma Hora

É extremamente importante se manter focado por pelo menos uma hora na tarefa. Dessa forma, fica mais fácil atingir o estado de flow, onde você consegue fluir na tarefa e tem total entrega na realização.

Neste estado, você consegue chegar a excelência e sente que a tarefa ficou da melhor forma possível.

Lembre-se de combinar com outras pessoas. Se você for um empreendedor que tem o escritório em casa, é muito importante contar com a colaboração da família.

DICA: Faça algo diferente nos intervalos dos blocos, troque totalmente de foco. Isto dá uma renovada na mente.

Passo #03 – Elimine todas as distrações possíveis

Mais uma vez queremos com esse passo manter e aumentar nosso foco. Você deve estar percebendo que produtividade está intimamente ligada ao foco.

Com isso, precisamos eliminar todas as distrações possíveis. Não podemos ter a síndrome do Super-herói achando que vamos dar conta de tudo e de todos e que temos que estar 100% do tempo disponíveis.

Vamos conhecer algumas dicas para eliminar as distrações:

  • Nunca, absolutamente nunca, trabalhe com o Facebook aberto: O Facebook causa um efeito em nós de “descer a página eternamente”. Já percebeu? Você entra para “ver um pouquinho” e não para de descer no Feed. 
  • Deixe o Smartphone longe de você: O Smartphone nos avisa de tudo… What´s App, novos e-mails, feed de redes sociais…em fim, mantenha o longe de você, quanto você acabar a tarefa, você verifica.
  • Pare de verificar o e-mail durante o dia: Determine um horário para verificar o e-mail e responder, não seja interrompido pelo e-mail.

Passo #04 – Construa um ambiente para o foco

Construa Um Ambiente Para O Foco

Construa Um Ambiente Para O Foco

É essencial construirmos um ambiente onde podemos manter o foco. Não dá para trabalhar na sala com a TV ligada, ou em um local desconfortável… Um ambiente organizado faz toda diferença. Dentro do ambiente, também temos que avaliar outros fatores importantes:

  • A temperatura: Ninguém consegue ser produtivo “morrendo de calor” ou batendo o queixo de frio. Garanta que o ambiente tenha uma temperatura agradável, onde você se sinta bem.
  • Cadeira: A cadeira deve garantir uma boa postura da coluna, e uma boa altura para os braços. Deve ser confortável, mas não ao ponto de parecer um sofá, se não vai dar aquele sono… rsrs
  • Iluminação: Sem uma iluminação adequada nossos olhos não aguentam. Fique atento também a distância da tela do computador para não prejudicar sua visão.

DICA: Deixe sobre a mesa somente o que for necessário para realizar a tarefa, não leve coisas desnecessárias. É bom deixar uma garrafa de água, para evitar interrupções.

Passo #05 – Rotinas Poderosas que se Tornam Hábitos Poderosos

Quando iniciamos um projeto, somos impulsionados pela força de vontade. Sentimos que poderemos fazer qualquer coisa, somos motivados e conseguimos ser muito eficientes.

A boa notícia é que de fato podemos fazer qualquer coisa, a má notícia é que a força de vontade vai embora muito rápido.

Então como podemos continuar sendo eficientes, trabalhando de forma focada e produtiva? Simples! Usa o poder do hábito. Coloque na sua rotina tarefas diárias, até que se tornem um hábito.

O livro “O Poder do Hábito” nos ensina essa incrível estratégia. Coloque na sua rotina uma leitura, a prática de exercícios diários, comer uma fruta… Diversas pequenas mudanças na rotina que se tornarão um hábito produtivo.

Outro ponto muito interessante é o efeito composto (Livro: The Compound Effect) que faz com que essas pequenas mudanças gerem um efeito muito maior do que imaginamos ao decorrer do tempo.

Criando de fato um efeito composto, parecido com os juros compostos, que aumentam cada vez mais. Imagine você cortar 100 kcal da sua dieta diária…no dia a dia você quase não perceberá mudanças, mas ao longo do tempo impedirá aquela indesejada barriguinha.

DICA: Comece colocando uma nova atividade na sua rotina por mês, faça todos os dias durante o mês e ele se tornará um hábito. (comer uma fruta fresca, como exemplo), no mês seguinte inicie outra e assim sucessivamente. Pequenas mudanças que geram grandes mudanças.

Passo #06 – Planeje-se antecipadamente

Planejamento

Planejamento

Deixar para planejar o dia no próprio dia é um grande erro. Vai dar uma sensação de não saber o que fazer.

Reserve um tempo no final do dia para planejar o dia seguinte. Pergunte-se: O que é realmente importante para ser feito amanhã? Quais tarefas devem ser priorizadas para alcançar meus objetivos?

Aqui, mais uma vez o Trello vai nos ajudar. De forma nenhuma planeje na mente, você deve anotar.

Isso ajuda muito o processo criativo das nossas mentes, pois deixamos ela aliviada para focar no que é importante. Lembre-se de sempre riscar as tarefas que já foram cumpridas.

DICA: Você pode criar três listas de tarefa no Trello:

  1. A primeira de tarefas importantes, fazendo aquela priorização que falamos anteriormente.
  2. A Segunda de tarefas em andamento, muitas tarefas dependem de alguma outra, ou ficam pendentes por algum motivo que você não tem controle, dessa forma mantenha a lista de tarefas em andamento.
  3. E a última de tarefas concluídas, importante você conhecer aquilo que já foi feito, e poderá ser usada como fonte de consulta para organização.

Passo #07- Avalie-se Sempre

Se formos analisar nossa rotina diária, vamos ficar chocados com o resultado. Acredite! 50% do que fazemos durante o dia é totalmente improdutivo. E isso é uma boa notícia. Sabe por quê? Uma incrível oportunidade de melhorar.

O poder do hábito e o efeito composto podem agir contra nós também. Por exemplo, imagina que eu tenho o hábito de toda hora checar o Facebook.

Um péssimo hábito que nos rouba tempo. Ou se todo dia eu como doces… Isso com certeza me levará a engordar, trazendo diversas consequência ruins, não só sobre minha produtividade, mas em minha vida como um todo.

A auto avaliação é o melhor caminho a ser adotado, é um processo trabalhoso, mas que com certeza valerá a pena. Os resultados serão sentidos dia após dia, nos levando a nos tornar uma “máquina de produtividade”.

DICA: Passe pelo menos uma semana analisando seus hábitos, e vá progressivamente eliminando tudo que for ruim. Faça isso com muita calma, mudanças radicais não são aceitas por nós, levando a mudanças temporárias. O que queremos são mudanças em longo prazo.

Conclusão

A jornada para se tornar alguém de alta performance não é fácil. Requer trabalho. Seu corpo e sua mente “lutarão” contra você. Para vencer isso, procure o motivo pelo qual você quer se tornar mais produtivo. Anote isso. De preferência em uma local que você veja sempre.

Você precisará desenvolver a resistência. Para ser resistente sua saúde tem que estar 100%. Reveja sua alimentação, não deixe de praticar exercícios.

Um amigo me disse que enquanto eu ia para academia ele estava trabalhando. Mas, os meus resultados eram melhores que o dele. Sabe por quê? Quando nos exercitamos ficamos mais habilidosos e com mais energia, conseguimos realizar as tarefas mais rapidamente.

Então é isso! Esteja preparado para a mudança e crie os hábitos do sucesso. Aguardo seus comentários compartilhando seus resultados com estes passos.

Sucesso pra você!

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

error: Conteúdo com Direitos Autorais!