Parcerias no Instagram: 6 Passos para Conseguir em 2021

Quer descobrir rapidamente como conseguir parcerias no Instagram em 2021?

Saiba que fazer parcerias no Instagram pode aumentar a visibilidade da sua marca ou gerar renda para quem vende o espaço como influenciador digital.

Então se você quer saber tudo o que é necessário para dominar as parcerias no Instagram, te convido a ler este artigo até o final.

Combinado?

Guia Completo de Marketing na Internet

A rede social possui mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, e quase 70 milhões só no Brasil, que é o terceiro país com mais usuários num ranking mundial, ficando atrás apenas dos estados Unidos e da Índia.

Com esses números impressionantes, já dá para perceber o potencial de alcance o Instagram tem a te oferecer, não é mesmo?

Mas, se você fizer parcerias com as pessoas certas, esse alcance poderá ser impulsionado e os resultados surgirão em menos tempo.

Fazer parcerias é algo que favorece os dois lados, por isso, é uma estratégia que vale muito a pena.

Neste artigo, você vai descobrir o que é uma parceria no Instagram, o que é um publipost, quando e como você deve pedir uma parceria no Instagram, quanto pagar por uma parceria, além de 6 etapas para conseguir parceiras e ganhar dinheiro no instagram.

Boa leitura!

O que é uma Parceria no Instagram

Uma parceria no Instagram e um acordo entre um usuário que possui um número significativo de seguidores e, portanto, é bastante influente, e uma marca.

Nesse acordo, a marca paga para que o influenciador digital faça uma publicação em seu perfil, falando do seu produto ou serviço.

Também é muito comum as marcas enviarem seus produtos, gratuitamente, para os influenciadores que publicam conteúdo relacionado aos produtos ou serviços da marca e, em troca, o influenciador (que também pode ser uma celebridade) fala do produto em seu perfil ou publica um Story.

Nessa parceria, o influenciador ganha produtos, serviços ou dinheiro, e a marca ganha visibilidade, credibilidade e, consequentemente, novos clientes.

Ou seja, em uma parceria no Instagram, todos saem ganhando.

Além disso, esse tipo de parceria é muito vantajoso para as marcas, pois a publicidade tradicional geralmente é bem mais cara e o alcance é praticamente o mesmo.

O que é Publipost

O que é Publipost - Post Patrocinado

Publipost é uma publicação feita por um influenciador digital que está sendo remunerado para falar e mostrar um produto ou serviço em seu perfil do Instagram, utilizando o seu forte poder de alcance e engajamento para divulgar a marca para os seus seguidores, que fazem parte do público-alvo daquela marca.

O publipost pode ser um artigo, uma imagem com legenda, um vídeo nos Stories…

Você pode falar sobre o produto ou serviço ou pode apenas postar uma foto usando o produto, por exemplo.

Em geral, quando a publicação é patrocinada, ou seja, quando ela é um publipost, você pode indicar para os seus seguidores, com a hashtag “publi” ou “ad”.

Essa marcação faz toda a diferença, pois os seus seguidores verão honestidade da sua parte e confiarão mais em você.

Antes de fazer esse tipo de parceria, é essencial verificar a reputação da marca com a qual você vai trabalhar.

Verifique se os valores da marca são os mesmos que os seus, se o público-alvo também é o mesmo e se o produto ou serviço que está sendo oferecido realmente funciona, se é de qualidade e se cumpre o que promete.

Afinal, é a sua imagem e reputação no mercado que estarão em jogo, portanto, tenha bastante cuidado para não perder tudo o que você construiu até agora.

Quando e como Pedir uma Parceria no Instagram

Fazer parcerias no Instagram é uma estratégia excelente para divulgar a sua marca, porém, você precisa saber quando é o momento ideal para pedir uma parceria no Instagram e como você deve fazer isso.

Você precisa se organizar e entrar em contato com as marcas (ou com o influencer, se for o caso) e mostrar que vale a pena fazer a parceria.

Se você possui muitos seguidores no Instagram, o ideal é criar um mídia kit, para ser apresentado às marcas, através de e-mail ou sendo divulgado em seu blog e redes sociais.

Se você não sabe como criar um mídia kit, aqui no blog temos um artigo completo para você aprender como criar o seu e conseguir parcerias incríveis.

Outra forma de conseguir fazer parcerias é através de anúncio publicitário.

Se você nunca fez parceria com empresas e não sabe por onde começar, a dica que eu te dou é começar interagindo com o perfil das marcas com as quais você pretende fazer parceria.

Curta e comente as publicações delas, marcando presença no Instagram.

Se você for uma marca e trabalhe com produtos físicos, envie amostras de seus produtos.

Dessa forma, o influenciador vai ter uma opinião sobre o que você oferece e ainda vai despertar a curiosidade dele para saber mais.

Assim, quando você entrar em contato, ele saberá do que se trata.

Aliás, antes de procurar uma parceria, você precisa cuidar do seu perfil no Instagram, seja uma marca ou um influencer, pois é ali que você vai mostrar quem é e o que você oferece.

O seu perfil no Instagram é a sua vitrine, e ela deve estar apresentável, com conteúdo relevante, demonstrando credibilidade e profissionalismo.

Veja a seguir algumas dicas de como fazer parcerias no Instagram.

Mantenha sua conta ativa

Tenha uma conta ativa para atrair e conseguir mais parcerias no instagram

Para pedir uma parceria no Instagram, você precisa manter a sua conta ativa, afinal, nenhuma marca (ou Influencer) vai querer anunciar em uma conta parada.

Publique conteúdo relevante para a sua audiência, de forma consistente.

Mantenha a sua conta atualizada, postando sempre as novas tendências, mantendo interesse dos seus seguidores.

Escolha um nome de usuário simples e marcante

O nome de usuário é aquele que você marca uma pessoa, usando um “@”, em um post.

Escolha um nome de usuário que seja simples e marcante, portanto, fácil de ser lembrado.

O ideal é que seja o nome da sua marca ou o seu próprio nome (caso você seja um influencer).

Além disso, colocar o mesmo nome de usuário para todas as redes sociais é uma estratégia excelente para criar presença da marca e ser fácil de ser encontrado (e marcado) pelas pessoas.

Crie uma bio simples e direta

Tenha uma Biografia bem elaborada no Instagram

A biografia do Instagram é onde os seguidores saberão do que se trata o seu negócio ou quem você é.

O Instagram permite que você escreva apenas 150 caracteres, por isso, você deve criar a sua bio de forma simples e direta.

Se você tiver um blog, site ou perfil em outra rede social, você pode colocar o link em sua bio, direcionando os seguidores para lá.

O Instagram permite que o usuário adicione um link externo (clicável) em sua bio, então, aproveite esse espaço.

É interessante também acrescentar hashtags e, dependendo do seu nicho de mercado e da sua persona, acrescentar emojis, para que a sua bio fique divertida e atraente. Mas tenha cuidado com os excessos, ok? 

Vou deixar como exemplo, a minha própria bio, para você ter uma referência.

Biografia do Alex Vargas no Instagram

Converta sua conta para conta comercial

Com uma conta comercial, você aproveita oportunidades que um perfil pessoal não tem, como acompanhar as métricas e fazer anúncios, por exemplo.

Portanto, se o seu perfil é pessoal, não perca mais tempo e converta logo a sua conta para comercial.

Divulgue seu perfil

Divulgue seu Perfil para aumentar seguidores

Depois de criar seu perfil e acrescentar todos os detalhes, é hora de começar a divulgar.

Divulgue seu Instagram nas outras redes sociais, compartilhe seu conteúdo em todos os canais de comunicação nos quais o seu público-alvo está presente.

Interaja com os seguidores

E, por fim, para pedir uma parceria no Instagram, você precisa interagir com os seus seguidores, curtindo e respondendo os comentários, criando enquetes, respondendo também as mensagens no direct.

Não há nada pior para um seguidor do que ser ignorado, não ter a sua mensagem lida e respondida ou respondida depois de muito tempo.

Por isso, se atente a isso e jamais ignore seus seguidores, pois são eles que vão te ajudar a crescer e conseguir boas parcerias no futuro.

Quanto pagar por uma parceria no Instagram

Quanto é pago ou cobrado por uma parceria no instagram

Para saber quanto pagar (ou cobrar) por uma parceria no Instagram, alguns influenciadores utilizam a estratégia do Google Adsense, que é cobrar um valor fixo para cada mil perfis alcançados, o chamado Custo por Mil (CPM).

Você pode, por exemplo, pagar (ou cobrar) R$: 15,00 por cada mil perfis alcançados, e depois ir aumentando esse valor, conforme aumenta o número de seguidores em seu perfil, além do aumento da taxa de engajamento e potencial de influência.

6 Etapas para Conseguir Parcerias no Instagram

Depois de aprender quando e como pedir uma parceria no Instagram, confira agora 6 etapas para conseguir suas parcerias.

1. Defina os objetivos da parceria

Tenha objetivos definidos para suas parcerias no instagram

Defina quais são os objetivos que você deseja atingir com a parceria, antes de entrar em contato.

Para alcançar um objetivo, ele precisa estar claramente definido, se não, você vai acabar andando em círculos, sem ter resultados.

Alguns objetivos para uma marca ou influenciador fazer uma parceria no Instagram são:

  • Divulgação (aumentar o alcance);
  • Ganhar mais seguidores;
  • Fazer um lançamento;
  • Conquistar clientes.

2. Encontre um parceiro em potencial que esteja alinhado aos seus valores

Para fazer uma parceria que gere bons resultados para você ou para a sua marca, você precisa verificar se o seu parceiro em potencial possui os mesmos valores.

Caso contrário, esse vínculo pode prejudicar a sua imagem ou a imagem da sua marca no mercado.

Por exemplo, se você é um influenciador digital que defende o veganismo e, de repente, faz parceria com uma marca de carne ou com uma churrascaria, não tenho dúvida de que perderá muitos seguidores, e sua reputação ficará manchada.

Faça parceria com alguém que represente a sua marca de forma adequada, com os valores alinhados.

Busque um influenciador e/ou marca que o seu público já segue e admira. Assim, os resultados da parceria ficam mais efetivos.

3. Crie instruções do que deve ser realizado

Crie um Manual de instruções para fechar parcerias no instagram

Com objetivos definidos e a parceria ideal, é   vez de planejar a sua estratégia.

Para isso, seria interessante criar instruções do que do que deve ser feito na campanha.

Antes de aplicar a estratégia, é essencial deixar claro quais as ações que a sua parceira deve fazer.

4. Trabalhe a divulgação

Depois que a sua campanha estiver pronta e a parceria combinada, você já pode começar a trabalhar a divulgação.

Publique posts em suas redes sociais, divulgando o link do seu Instagram, para que o seu público trafegue de outros canais para o seu Instagram.

Você também pode divulgar o seu Instagram através de anúncios em seu blog.

Outro local ideal para você divulgar a sua campanha do Instagram é no próprio Story. Esse recurso chama bastante atenção dos usuários, por isso, vale a pena investir nele também.

5. Utilize a estratégia de TakeOver

Estratégia do Take Over

Nunca ouviu falar nessa estratégia? TakeOver é quando um influenciador ou marca “cuida” de um perfil por um período determinado.

Quando uma marca deixa seu perfil do Instagram sendo controlado por um influenciador, por exemplo, essa ação costuma gerar bastante engajamento e presença da marca na rede social, o que aumenta também o número de vendas.

Essa é uma forma de aumentar seus resultados através da imagem de outra pessoa ou marca, de forma estratégica e inteligente.

6. Acompanhe os resultados

Acompanhe os resultados da sua parceria no instagram

Não esqueça de acompanhar os resultados de suas ações, para identificar quais deram certo e geraram bons resultados, e quais devem ser melhoradas.

Além disso, quando você faz esse acompanhamento de resultados, você consegue mensurar resultados importantes sobre:

  • Número de curtidas;
  • Número de compartilhamentos;
  • Quantidade de seguidores que a campanha gerou;
  • Alcance de posts pagos;
  • Alcance de posts orgânicos;
  • Número de vendas durante a campanha.
  • Retorno sobre investimentos

Conclusão

Saber como fazer parcerias no Instagram é uma estratégia que dá muito certo, pois as redes sociais são ótimas aliadas na hora de criar e manter um relacionamento entre marcas e consumidores.

E esse relacionamento gera confiança e fidelidade, que é a receita para o sucesso de qualquer negócio na internet.

Fazer parcerias no Instagram é uma via de mão dupla, onde ambas as partes saem ganhando, pois, quando um influenciador digital apresenta um produto ou serviço de uma marca, aumenta a visibilidade, a credibilidade e a confiança por parte do público-alvo.

Já para o influenciador que divulga uma marca consolidada no mercado, consegue entregar conteúdo relevante para o seu público, aumentando ainda mais o seu poder de influência.

Infográfico – Como Fazer Parcerias no Instagram

Infográfico - Como Fazer Parcerias no Instagram

Sobre o Autor

Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador do Nucleo Expert, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em janeiro de 2020, a marca de mais de 110 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação.

Novo Webinário

cOMO MONTAR uM NEGÓCIO ONLINE À PROVA DE CRISES

Aula 100% Gratuita

Escolha um horário e inscreva-se na aula ao vivo.

Telegram