Quanto Custa Montar um Negócio Online? Quanto Você Precisa Investir para Ganhar Dinheiro Online Alex Vargas 2018/06/19 at 4:39pm 2018/06/28 at 11:00pm

Alex… Quanto custa montar um negócio online? Bom, antes de eu te dar a resposta, me permita te explicar algo importante antes:

Se você acompanha o meu trabalho, sabe que sempre falo da importância de montar um negócio online completo. Eu chego até ser repetitivo… E sabe o porquê? É bem simples. Quando as pessoas começam a pesquisar sobre formas de ganhar dinheiro na Internet, vão encontrar várias formas fáceis, ensinando “técnicaszinhas”, “jeitinhos”, bastando você fazer um ou duas coisas e pronto. Já começa a ganhar dinheiro na Internet.

Pode até ser que algumas dessas técnicas realmente façam você ganhar um “dinheirinho” na Internet, mas será que essas técnicas vão mudar a sua vida?

Será que coisas desse tipo são capazes de revolucionar, não somente o seu ganho financeiro, mas também todo o seu estilo de vida? Te permitindo trabalhar de casa ou de qualquer lugar? Fazer você alcançar a liberdade financeira e tantos outros benefícios que um Negócio Online Completo é capaz de te proporcionar?

A resposta é: NÃO.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Um negócio online é uma proposta de empreendedorismo digital, eu acredito de verdade que o empreendedorismo é a solução para o crescimento do Brasil. E isto porque através do empreendedorismo a economia cresce, as pessoas têm mais renda e consequentemente são mais felizes. Montar um negócio online é se tornar um empreendedor digital.

Não que alguém dependa do dinheiro para ser feliz, mas com certeza o dinheiro facilita muito a nossa vida. Concorda?

Mas você pode estar pensando… “legal Alex, você dizer isso aí sobre o Empreendedorismo, sobre montar um negócio online, mas como eu posso fazer isso se eu não tenho dinheiro para investir?

Neste artigo eu vou responder esta dúvida que recebo com frequência: Quanto custa montar um negócio online.  Vamos desmistificar o argumento de que montar um negócio online é caro e demorado para dar retorno. Com certeza, se você ouviu isso de alguém, é porque esse alguém queria te vender uma fórmula mágica…

No decorrer do artigo você vai entender que o custo de montar um negócio online pode ser muito menor do que você imagina e de forma nenhuma este custo de montar um negócio online pode se tornar um impeditivo para você ganhar dinheiro na internet com um negócio online. Fique comigo e descubra como montar um negócio online, mesmo que você não tenha dinheiro para investir.

Boa Leitura!

Quanto Custa Montar um Negócio Online

Vamos começar do início (rsrsrs). Acredite… muitas pessoas querem começar do meio ou do fim, querem ir direto para o capítulo final, sem antes ler o início do livro. Uma casa é construída a partir da base, construindo os alicerces que vão dar sustentação para toda construção.

Você vai aprender alguns conceitos iniciais que vão te ajudar a entender análise de quanto custa montar um negócio online que vamos fazer.

O que é um Negócio Online?

Antes de você saber quanto custa montar um negócio online, é importante que você compreender o que é um negócio online. Podemos dizer que um negócio online é similar a um negócio tradicional, porém as atividades de divulgação, atendimento, captação de clientes e vendas acontecem totalmente na Internet.

Se você for abrir um negócio tradicional poderá seguir basicamente dois tipos de modelos (existem outros, mas para sermos mais didáticos, vou me ater a dois):

  1. Abrir uma empresa de comércio em geral;
  2. Abrir uma franquia seguindo um plano de negócios do franqueador que é o dono da marca;

Esses modelos de negócios tradicionais tem uma característica em comum: o alto custo. Para abrir uma loja você vai precisar de pagar aluguel, caso não possua o imóvel, ter estoques, investir na decoração da loja, contratar funcionários… E muitos outros custos.

O mesmo acontece se você for abrir uma franquia e ainda terá que pagar royalties para o dono da marca, por você estar usando uma marca dele.

Outro ponto que é preciso analisar, é o tempo que você precisará passar no seu negócio, precisará monitorar de perto, e na maioria das vezes trabalhar de domingo a domingo.

Por outro lado, em um negócio online, podemos resumir que você precisa de um computador conectado na Internet. E depois de construir sua estrutura você consegue administrar praticamente tudo pelo celular.

Custos para montar negócios tradicionais

Resumindo o conceito

Um negócio online é um negócio onde todas as etapas da venda de um produto acontecem totalmente na Internet, podendo o produto ser digital (produtos que são consumidos em meios eletrônicos como cursos, ebooks…) ou produtos físicos.

Modelos de Negócios Online

Bom, falar de quanto custa montar um negócio online depende diretamente de que tipo de negócio online nós estamos nos referindo. Existem vários modelos de negócios online que você pode montar.

Vou citar alguns aqui, somente para exemplificar, pois a análise de quanto custa montar um negócio online vai ser em cima de um modelo específico que nós vamos ver mais à frente.

Negócios Online – E-commerce

O E-commerce ou comércio eletrônico é um dos primeiros modelos de negócios online. É basicamente uma loja online, onde você vende produtos e depois envia por um sistema de entrega.

Negócio Online – Anúncios

Com o crescimento da internet surgiram os blogueiros, que começaram a atrair leitores. Assim, surgiu uma oportunidade de fazer anúncios para esses leitores, e diversas plataformas de anúncios surgiram, como por exemplo o Google Adsense.

Esse modelo é bem simples, bastando você colocar um banner da empresa de anúncios, e se alguém clicar no anúncio, você ganha o dinheiro. Esse modelo é o mais usado por Youtubers, que veiculam os mais diversos anúncios nos seus vídeos. Esses anúncios do YouTube também são gerenciados pelo Google Adsense.

Você pode gostar também: Como ganhar dinheiro no YouTube

Negócios Online – Marketplaces

Marketplaces são similares a shopping virtuais, onde vários “lojistas” podem se cadastrar e vender os seus produtos. Você com certeza conhece o Mercado Livre, que é o maior Marketplace do Brasil. Outro similar é a OLX. Nessas plataformas, você pode montar um negócio online de vendas de produtos e até serviços. São similares a E-commerces, porém você não precisa ter a sua própria loja virtual.

Negócios Online – Programa de Afiliados

Esse modelo de negócio online é muito utilizado também por blogueiros e YouTubers, você se cadastra em empresas ou em programa de afiliados que empresas participem, e recomenda os produtos dessas empresas, se alguém comprar, você recebe sua comissão. Um dos programas de afiliados mais famosos que temos acesso atualmente é o da Amazon.

Esses programas de afiliados realmente são boas opções para ganhar dinheiro na Internet, não é o meu preferido, e não é o que vamos analisar o quanto custa montar. Mas se você quer saber um pouco mais, clique aqui, e leia o guia completo que temos aqui no NucleoExpert sobre programa de afiliados.

Negócios Online – Dropshipping

Podemos considerar como uma evolução do E-commerce. Nessa modalidade, você só tem a loja virtual, isto é, o seu site com os produtos para vender. Você se concentra nas vendas dos produtos. Porém, você não o tem o estoque, e a entrega é realizada por outra empresa. Muitos negócios online têm sido construídos com esse modelo. Com certeza você já ouviu falar o eBay e do AliExpress, certo? São exemplos de dropshipping.

Uma das vantagens desse modelo é que você não precisa investir muito para montar, pois não precisará ter um estoque para o seu catálogo de produtos.

Negócios Online – Produtos Digitais

Esse é o meu mercado preferido. É um mercado que surgiu no Brasil em 2011/2012, tendo como empresa pioneira a Hotmart. Esse mercado surgiu a partir de modelos já existentes, como a venda de produtos na Internet e o Mercado de afiliados. Podemos dividir este mercado em dois grandes blocos, o de produtores digitais e o de afiliados de produtos digitais.

Produtores Digitais

São criadores de um produto digital (ebook, curso online…) e que vendem esses produtos através de uma plataforma de produtos digitais, as três principais do Brasil são a Hotmart, a Eduzz e a Monetizze. Esses produtos tem todo o seu processo de marketing, desde a criação a pós-venda acontecendo de forma online.

Afiliados de Produtos Digitais

As plataformas que eu citei anteriormente, organizam um sistema de afiliados, onde qualquer pessoa pode participar. Os produtos dos produtores digitais ficam expostos nessas plataformas, assim você pode escolher quais produtos quer recomendar. Se a sua recomendação se tornar uma venda, você ganha uma comissão.

Meus produtos estão hospedados na Hotmart, então se você quiser se tornar um parceiro (ou parceira) de negócios meu, basta se afiliar aos meus produtos que lá estão. A Hotmart vai te informar os seus links de afiliados, e você vai indicar os meus produtos usando esses links, se alguém comprar, você recebe a comissão.

Bem interessante, não é mesmo?

Recentemente este modelo de negócios está também com produtos físicos, você pode recomendar produtos físicos, como por exemplos cápsulas que auxiliam no emagrecimento e ganhar comissão. Produtos físicos você encontra na Eduzz e na Monetizze. Já na Hotmart, somente produtos digitais.

Trabalhando como Afiliado de Produtos Digitais

Programa de Afiliados x Afiliados de Produtos Digitais

Bom, essa é também uma dúvida muito comum das pessoas que estão ingressando no empreendedorismo digital. Qual a diferença entre os programas de afiliados, como o da Amazom, por exemplo, e os programas de afiliados de produtos digitais, como o da Hotmart.

Existem algumas diferenças… Mas a mais significativa delas é o valor da comissão. Enquanto em programas de afiliados a comissão fica em torno de 9% a 15%, um afiliado de produtos digitais ganha de 50% a 80%.

Isso mesmo! Um afiliado de produtos digitais pode ganhar mais do que o dono do produto. Sem contar que os custos do produto são todos do produtor. Quer um exemplo?

Vamos analisar o caso do Fórmula Negócio Online, que é o meu produto principal. A comissão está (junho de 2018) em 55% do valor de venda do produto. Se você vender uma cópia do meu curso, vai ganhar mais do que eu, que criei o produto.

Além disso, eu preciso pagar uma comissão para Hotmart, que é torno de 10% sobre cada venda realizada, recolher impostos sobre todas as vendas, manter um site capaz de receber milhares de visitantes simultâneos (Atualmente temos mais de 25 mil alunos no FNO), pagar a equipe de suporte…

Percebeu o potencial de ser um afiliado de produtos digitais?

Se eu como produtor preciso pagar tudo isso, o afiliado não precisa. É algo realmente de grande potencial, tanto que eu tenho diversos projetos online, onde trabalho também como afiliado de produtos digitais.

E esse modelo, o de Afiliados de produtos Digitais que vamos nos concentrar a partir de agora, vamos analisar quanto custa montar um negócio online de afiliados de produtos digitais.

Você pode gostar também: Como Trabalhar em Casa

Quanto Custa Montar um Negócio Online de Afiliados de Produtos Digitais

Chegamos a parte principal deste artigo. É aqui que você vai descobrir o quanto custa montar um negócio online de afiliados de produtos digitais. Vamos nos concentrar nas principais estruturas que um negócio online precisa ter.

Um negócio online é criado como se fosse uma construção com diversos pilares (colunas) que vão dar sustentação ao seu negócio. Essa estrutura é fundamental para os ganhos constantes e crescentes. No final, você conseguirá saber o que é preciso para montar o seu negócio online, podendo montar um orçamento conforme o seu bolso. E a primeira estrutura que vamos analisar é o Blog.

Quanto custa montar um blog para o seu negócio online

Quanto Custa Montar um Blog Profissional

Criar o seu blog (ou site) é fundamental para o sucesso de um negócio online seguindo o modelo de afiliados. O blog é como uma central administrativa do seu negócio online, você consegue monitorar tudo por ele. Quantidade pessoas que estão chegando no seu blog, quantidade de pessoas que clicaram no seu link e muitos outros aspectos que são explicados em detalhes no Treinamento Fórmula Negócio Online.

Para montar um blog profissional, você precisa basicamente de 3 coisas: o domínio (nome do site), uma hospedagem (local onde seu site fica para aparecer na Internet) e um tema (a aparência que o seu site tem). Vamos analisar esses custos:

Custo para compra um domínio

Eu recomendo duas empresas para meus alunos comprarem domínios, a Uol Domínios e a Hostgator para domínios e hospedagens. São empresas que eu já trabalho há muito tempo e confio, mas existem outras muito boas também, como a GoDaddy, que eu também trabalho.

Eu recomendo que sejam comprados domínios com as extensões .com e .com.br, mas isso não é obrigatório… é uma recomendação. Você pode comprar uma delas ou até com outra extensão.

Por exemplo, a minha empresa chama-se Live Media, não estavam disponíveis nem a extensão .com nem a .com.br, então tive que adquirir o domínio assim (livemedia.marketing). As pessoas estão mais habituadas com os domínios .com e .com.br, mas você pode usar outros. Para fim de análises, vamos calcular a compra do domínio .com, importante dizer que os domínios precisam ser renovados anualmente. Você paga uma vez por ano.

Valores dos Domínios em Junho de 2018

  • Hostgator: 26,99 no primeiro ano, 44,99 no segundo ano;
  • UolHost: 44,90 por ano;
  • GoDaddy: 8,99 no primeiro ano, 49,99 no segundo ano;
  • HostingMaxi: 36,00 por ano;
  • SuperDomínios: 33,99 por ano;

Custo de Hospedagem para o Blog

A hospedagem tem custo mensal. Em algumas empresas você consegue pagar planos desde trimestrais a quatrienais, o que reduz o custo. Na nossa análise, vamos nos ater aos valores mensais e os planos para um site, que é o mínimo que você precisa para começar o seu negócio online.

  • Hostgator: 21,99 por mês;
  • UolHost: 26,90 por mês;
  • GoDaddy: 8,99 por mês;
  • HostingMaxi: 4,99 por mês;
  • SuperDomínios: 14,95 por mês;

Isso mesmo, você consegue hospedar um site por R$ 5,00 por mês!

Custo para o tema (Design) do blog

O tema que eu mais recomendo para afiliados de produtos digitais é o Épico, mas volto a repetir, é uma recomendação, longe de ser uma obrigação. Vamos analisar algumas opções de temas:

E existem outros milhares de temas gratuitos para o seu blog… Tem pra todos os estilos e gostos de cada um. Neste artigo eu falo especificamente sobre Temas WordPress.

Resumindo: O custo para montar o seu blog profissional, que vai ser a central do seu negócio, pode variar de um custo inicial de 13,98 a 568,80 a um custo mensal de 4,99 a 26,90.

Quanto Custa para Ter um Sistema de Email Marketing

Outro pilar fundamental para um negócio online de sucesso é o sistema de e-mail marketing. Com ele você coloca em prática várias estratégias de vendas, sendo a principal delas o funil de vendas.

Boa parte do lucro dos meus negócios online vem do Email marketing, e a avaliação de quanto custa montar um negócio online, deve incluir os custos do Email Marketing. Vamos à avaliação:

  • Lead Lovers (Recomendo): R$ 154,00
  • Aweber (Recomendo): US$ 19,00 (valor em Reais hoje: R$ 70,30)
  • E-goi (Em breve vamos incluir esta plataforma no Treinamento Fórmula Negócio Online): Plano Gratuito para até 5001 pessoas cadastradas na sua lista;
  • MailChimp: Plano Gratuito para até 2000 contatos;

Resumindo: O custo para ter um sistema de email marketing, que vai ser fundamental para o relacionamento e vendas com os seus clientes, pode variar de nada a R$ 154,00 por mês. Importante dizer que a Lead Lovers é a mais recomendada por mim no momento, e isso porque ela é mais do que uma plataforma de email marketing, é uma ferramenta completa, incluindo a criação de páginas especiais, que vamos falar a seguir.

Quanto Custa Montar Páginas Especiais

Além do tema do nosso blog ou site, precisamos montar algumas páginas especiais, são páginas com objetivos pré-definidos. As duas que eu mais uso atualmente são as páginas de captura de e-mails, que são páginas onde as pessoas deixam o seu em troca de um ebook gratuito. Essas páginas captam e-mails para o meu sistema de E-mail marketing.

Outra página fundamental é a página de vendas, nela eu abordo tudo sobre o meu produto. No Treinamento Fórmula Negócio Online eu explico em detalhes essas páginas, neste artigo estamos concentrados na análise de quanto custa montar um negócio online. Ferramentas para construir páginas especiais:

Resumindo: Você consegue criar páginas especiais para o seu negócio online de forma gratuita ou pagando R$ 154,00 por mês.

Quanto Custa Criar Imagens e Infográficos para o seu Negócio Online

Para um negócio online de sucesso você precisa de boas imagens e recursos gráficos. Elas fazem muita diferença para o seu negócio. E aqui não tem custo nenhum. Só se você quiser, você pode usar sites gratuitos para baixar imagens e também criar infográficos. No Fórmula Negócio Online disponibilizo uma lista enorme de sites.

As imagens vão ser usadas em toda sua comunicação, inclusive nas Redes Sociais.

Quanto Custa Gravar Vídeos para o seu Negócio Online

Hoje o YouTube é uma plataforma essencial para ter sucesso em um negócio online. Para qualquer negócio ter sucesso é preciso estar aonde os seus potenciais clientes estão, e os potenciais clientes de um negócio online estão no YouTube.

O YouTube hoje é a segunda plataforma de buscas mais utilizada, perdendo só para o Google. E relativamente muito mais fácil posicionar um vídeo no YouTube do que um artigo no Google.

Se você puder investir em equipamentos para gravar vídeos, ótimo. Se não, um celular com um fone (o fone que vem nele), você já consegue gravar vídeos de qualidade para começar o seu canal no YouTube, e com o tempo ir evoluindo para equipamentos mais sofisticados.

Então podemos dizer que o custo financeiro de gravar vídeo é zero. Pois até para editar os vídeos você consegue equipamentos gratuitos.

Leia Também: Como Começar um Canal no YouTube

Estrutura completa e análise: Quanto custa montar um negócio online

Análise de Orçamentos – Quanto Custa Montar um Negócio Online

Acredito que você conseguiu entender como fazer a análise do seu orçamento, para ver se você pode arcar com os custos de um negócio online.

O custo mínimo para seguir a metodologia do Fórmula Negócio Online e montar o seu negócio na Internet é de R$ 14,00 inicialmente e depois R$ 5,00 por mês. Somente isso!

E uma mensagem final, mais importante do que você aprender como usar ferramentas, é aprender os fundamentos de um negócio online, se tornar um empreendedor digital que consegue analisar o mercado e encontrar boas oportunidades. Isso é o que vai te tornar diferenciado em relação aos demais.

Deixo uma recomendação pra você, baixe o Ebook, Fundamentos do Negócio Online, para que você compreenda mais os conceitos de um negócio online.

Até a próxima.

Olha Que Legal Também

328 Compart.
Compartilhar328
Twittar
Compartilhar
WhatsApp