O Remarketing é uma estratégia poderosa de anúncios. Através do Remarketing, anunciantes podem veicular anúncios especificamente para pessoas que já demonstraram interesse em um determinado produto ou serviço. As plataformas mais utilizadas são o Facebook Ads e o Google Ads.

Se você quer saber o que é remarketing e qual a importância dele para o seu negócio, este artigo foi feito para você.

Aqui você vai aprender tudo o que precisa saber sobre remarketing e como aplicá-lo em suas estratégias.

Apesar de o remarketing ser uma estratégia que traz alta conversão para quem a utiliza, muita gente ainda não dá a devida importância para ela, seja por não saber do que se trata ou por não ter ideia de como usá-la em seu negócio.

O remarketing vai poder te ajudar a alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço.

Neste artigo ainda vamos te ensinar como fazer Remarketing no Facebook Ads e no Google Ads.

Continue lendo este artigo e torne-se um especialista em remarketing.

O que é Remarketing

O remarketing é uma das ferramentas mais eficientes para recuperar e finalizar vendas.

Essa estratégia de marketing digital é usada para exibir anúncios para os usuários que já tiveram contato com algum site de vendas, mas que não realizaram a compra.

Além disso, essa estratégia também visa otimizar o relacionamento com seus leads e com os clientes que você já conquistou.

Muito provavelmente você já se deparou com o remarketing enquanto navegava pela internet, enquanto visitava o seu perfil na rede social ou conferia sua caixa de e-mails.

O remarketing é utilizado através de plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.

Funcionamento do Remarketing

O remarketing identifica os usuários que visitaram um site de vendas ou que interagiram com um determinado anúncio, mas que não finalizaram a compra.

Então, ele passa a exibir anúncios relacionados com aquele produto que foi pesquisado, aumentando a possibilidade de o usuário comprar.

Quando um usuário acessa um site de vendas, só para navegar pelo site, ver os produtos, sem intenção de comprar nada, clica em alguns produtos para ver os detalhes, o preço… mas depois sai do site sem comprar nada.

Depois, ao navegar pelas suas redes sociais ou acessar qualquer site, ele se depara com um anúncio, oferecendo um daqueles produtos que você viu e outros relacionados.

Isso é o remarketing trabalhando.

Estratégias de Remarketing

O remarketing também é uma estratégia que usa a repetição para convencer o usuário a comprar o produto que ele pesquisou, exibindo várias vezes o anúncio do mesmo produto.

Ele também trabalha reforçando a ideia de que o usuário precisa daquele produto que foi pesquisado, mas que o usuário, por algum motivo, desistiu de comprar.

Com a repetição e com o reforço, o remarketing leva o usuário a repensar no produto e reiniciar o processo de compra, aumentando a possibilidade de finalizar aquela compra.

Ou, mesmo que o usuário não compre mais aquele produto, ele pode se interessar por outros produtos que estejam relacionados.

E, quando compra um produto, pode se interessar por outros produtos complementares, pois um produto “puxa” outro.

O remarketing identifica a intenção de compra do usuário e leva aquele produto pesquisado de volta à mente do consumidor, para tentar convencê-lo de comprar.

Essa estratégia é utilizada para segmentar os anúncios, de acordo com o comportamento do usuário na internet.

O remarketing tem, como objetivo, rastrear esses usuários e exibir anúncios personalizados para eles.

Esses anúncios serão exibidos quando o usuário está visitando suas redes sociais ou fazendo uma pesquisa no Google, por exemplo.

Tipos de Remarketing

Não existe apenas um tipo de remarketing.

Existem diferentes tipos, como você vai poder conferir a seguir.

Remarketing de reexibição

O remarketing de reexibição é o tipo mais comum, pois, nesse tipo de remarketing, os anúncios são exibidos para aqueles usuários que visitaram um site de vendas.

E, como o usuário já visitou aquela página do site, esse anúncio também é chamado de anúncio recorrente.

Esses anúncios são exibidos em plataformas como o Facebook, Twitter e Google.

Remarketing de e-mail

Você sabia que o e-mail marketing também é uma ferramenta de remarketing?

Isso porque você poderá criar anúncios direcionados para um público segmentado por já ter interagido com o seu produto ou serviço.

E o e-mail marketing é uma estratégia incrível para alavancar um negócio.

Com o remarketing de e-mail você poderá alcançar muito mais pessoas.

Remarketing de vídeo

O remarketing de vídeo vai utilizar o YouTube

Nesse tipo de remarketing você vai atingir aqueles usuários que consumiram vídeos com temas relacionados com o seu produto ou serviço.

Os anúncios serão exibidos antes dos vídeos que o usuário escolheu para assistir.

Remarketing de resultado de busca

O remarketing de resultado de busca são anúncios exibidos através dos resultados de pesquisas em sites especializados, como o Google.

Esses anúncios aparecem antes dos resultados orgânicos da pesquisa e na lateral da página também.

Desse modo, os anúncios aparecem para quem visitou a sua página antes, associando a resultado de busca do usuário, com a intenção de compra, tornando mais fácil realizar a venda.

Remarketing de intenção de busca

Enquanto o remarketing de reexibição é o tipo mais comum, o remarketing de intenção de busca é o menos conhecido.

Nesse tipo de remarketing, o usuário não precisa visitar a página do site de vendas, como é nos outros tipos.

Nesse tipo de remarketing serão usados os termos de buscas digitados pelos usuários, e que estejam relacionados com o produto ou serviço que você oferece.

Aqui o usuário não precisa visitar a sua página de vendas para receber anúncios relacionados ao seu produto ou serviço.

Basta que ele apenas pesquise produtos parecidos com o que você oferece, mesmo que não clique em nenhum link.

Ou seja, nesse tipo de remarketing, só a intenção de busca já conta para exibir seus anúncios.

Para que serve o Remarketing

Vamos entender pra que serve o remarketing.

Para que você entenda melhor para que serve o remarketing, é necessário saber que ele possui duas funções importantes:

  • Identificar e segmentar os usuários que demonstraram interesse pelo produto ou serviço que você está oferecendo, para que possam ser convertidas em clientes;
  • Abordar os usuários que se interessaram pelo seu produto ou serviço, mas que saíram do site sem comprar, e tentar convencê-los, de maneira personalizada, a finalizar a compra.

No remarketing você pode criar seus anúncios, de maneira personalizada e mais íntima, pois o público que você vai avaliar será o público que você segmentou.

Agora, investindo em links patrocinados, você vai otimizar campanhas com dados que já existem e essa segmentação será feita com uma audiência muito grande.

Como funciona o Remarketing

O Remarketing tem um funcionamento bem simples, vamos ver a partir de agora.

O remarketing funciona basicamente de duas maneiras:

  • A primeira é através de lista de e-mails.

Através da sua lista de e-mails você pode usar a sua base de leads para alcançar aqueles usuários que interagiram com o seu produto ou serviço.

Para isso, você precisa vincular a sua conta da plataforma de e-mails com a ferramenta que você vai utilizar para criar os seus anúncios.

  • A segunda maneira como o remarketing funciona é através do pixel de remarketing.

Essa é a segunda maneira de fazer remarketing e é também a mais popular.

Aqui, o pixel de remarketing vai coletar, através de cookies, as informações do usuário que visitou aquele site e vai compartilhar com a ferramenta que você está usando para fazer os anúncios.

Por isso que os anúncios ficam aparecendo para aquele usuário que está acessando outros sites ou mesmo suas redes sociais.

Esse pixel é uma pequena imagem ou um trecho de código javascript, que é instalado em seu anúncio, para que assim, o Facebook e o Google registrem os usuários que visitaram o seu anúncio.

Vantagens de utilizar o Remarketing em suas campanhas

Com todas as informações sobre remarketing que você já recebeu até aqui, acredito que já esteja convencido de que trabalhar com remarketing é fundamental para fortalecer as suas estratégias.

Além de estimular as atividades de venda, aumentar as taxas de conversão e promover o reconhecimento da marca, o remarketing possui outras vantagens que podem ser usadas em suas campanhas, como, por exemplo:

  • Alcance imediato e segmentação no momento certo:

Você poderá exibir os seus anúncios para os usuários que interagiram com o seu site quando eles estiverem pesquisando em um local que há maiores chances de eles realizarem a compra do seu produto ou serviço.

E uma outra forma de exibir os seus anúncios para o seu público-alvo, de maneira bastante eficaz, é quando eles estiverem buscando o seu produto.

  • Publicidade focada:

Aqui você vai poder criar listas de remarketing para exibir os seus anúncios para casos específicos.

Na publicidade focada você vai poder gerar uma lista segmentada de remarketing, para aqueles usuários que adicionaram o produto ao carrinho de compras e, em seguida, abandonaram o site, sem finalizar a compra.

  • Alcance em grande escala:

Aqui, não importa o número de usuários que estejam acessando sites ou aplicativos, pois você vai poder alcançar esses usuários, através da sua lista de remarketing.

  • Preços eficientes:

Você pode criar campanhas de remarketing com um desempenho maior, através de lances automáticos, que te ajudarão a atingir uma meta específica em seu negócio.

Esses lances automáticos calculam o lance ideal para aquele usuário que visualizou o seu anúncio.

Essa estratégia te ajuda a vencer o leilão de anúncios, com o melhor preço e sem precisar pagar nada a mais.

  • Criação fácil de anúncios:

Através da Galeria de anúncios você poderá criar anúncios gráficos, em vídeo e de texto, de maneira gratuita.

Para você exibir ótimos anúncios dos produtos ou serviços que você está oferecendo, faça uma combinação entre a sua campanha de remarketing com um layout da Galeria de anúncios.

  • Estatísticas da campanha:

Nas estatísticas da campanha você vai poder acompanhar relatórios de desempenho das suas campanhas.

Como fazer uma campanha de Remarketing

Para fazer uma campanha de remarketing você pode usar a ferramenta Google Ads, que é a maior plataforma de publicidade online.

Mas nada impede de você escolher utilizar outras, de acordo com os seus próprios critérios, afinal, todas as ferramentas de anúncios seguem um mesmo padrão.

Siga os passos abaixo e comece a criar as suas campanhas de remarketing:

1- Escolha as páginas que você irá rastrear

Para criar suas campanhas de remarketing, primeiro você deve escolher quais serão as páginas que registrarão a visita dos usuários.

São as páginas onde o usuário vai acessar e, em seguida, começará a visualizar os seus anúncios.

Você pode fazer seu remarketing em qualquer formato de página de conversão.

São essas páginas que identificam aonde o usuário se encontra, em relação ao objetivo principal, que é a conversão, como, por exemplo, se o usuário está no carrinho de compras ou se ele gerou um boleto.

2- Estabeleça as condições do seu remarketing

Há diversos recursos disponíveis para sua campanha de remarketing, como, por exemplo, rastrear a página de um produto e, depois, oferecer ao usuário o mesmo produto com desconto.

O remarketing também é uma ótima estratégia para trabalhar Inbound Marketing, pois, através dele, você terá a possibilidade de acelerar a jornada de compra do usuário.

Por exemplo: Quando o usuário faz o download de algum material que você disponibilizou, você pode rastreá-lo através da página de agradecimento.

Na página de agradecimento, você pode aproveitar e sugerir um podcast ou um vídeo para o usuário.

3- Defina a duração do seu remarketing

Ninguém gosta de ser bombardeado por anúncios a todo momento, atrapalhando a navegação do usuário.

E, como a intenção não é incomodar o seu público, é importante definir o número de vezes que o seu anúncio será exibido para aquele usuário, depois que ele acessou a página do seu produto.

Você precisa definir por quanto tempo o seu anúncio vai ficar em exibição até o usuário realizar a compra ou não.

Já imaginou o quanto é inconveniente para o usuário, ter que se deparar com o mesmo anúncio todas as vezes que estiver acessando a internet?

4- Trabalhe com a recompra

Aquelas pessoas que já compraram um produto seu pode voltar a comprar.

Esse público já conhece você e o produto ou serviço que você oferece e, se você trabalhar bem o remarketing com esses usuários, que já são seus clientes, será mais fácil vender de novo.

Por isso, não abandone esse público depois da compra, pois ele é muito importante para o seu remarketig.

Trabalhe com a recompra e otimize suas campanhas de remarketing.

5- Acompanhe as suas campanhas de remarketing

Depois de escolher as suas páginas, estabelecer as condições do remarketing, definir a duração que os anúncios serão exibidos e trabalhar a recompra, é hora de acompanhar as suas campanhas de remarketing.

O acompanhamento das métricas é essencial para a estratégia de qualquer campanha.

Monitore os dados de suas campanhas, para identificar falhas e realizar as modificações necessárias para melhorar o seu remarketing e para identificar as ações que trouxeram bons resultados e continuar investindo nelas.

Acompanhando as suas campanhas você poderá fazer melhorias, sempre que for preciso e, dessa forma, otimizar o seu negócio.

Remarketing no Facebook Ads

Suas campanhas de marketing podem gerar altos índices de conversão se você utilizar o remarketing no Facebook Ads.

Ao utilizar a estratégia de remarketing no Facebook Ads, você pode gerar muitas conversões, pois estará atingindo o público-alvo do seu negócio.

Antes de continuar, recomendo que leia nosso guia de Como Anunciar no Facebook Ads, é um guia passo a passo de como usar a plataforma.

O remarketing no Facebook Ads vai alcançar aquelas pessoas que já visualizaram o seu vídeo, clicaram no link de sua página de vendas e, portanto, já conhecem o seu produto ou serviço.

Essas pessoas têm mais potencial para serem seus clientes.

Com o Facebook Ads, o seu produto ou serviço pode aparecer mais vezes para o público que você segmentar.

O Facebook pode segmentar o seu público por:

  • Interesses;
  • Públicos personalizados;
  • Públicos semelhantes;
  • Visitantes do site;
  • Fãs da sua fanpage…

Crie anúncios direcionados àquelas pessoas que visitaram a sua página, através do remarketing no Facebook, com uma oferta exclusiva.

Quando for criar uma campanha de remarketing no Facebook Ads, aproveite para anunciar aqueles produtos que têm mais destaque.

E lembre-se de que, quanto mais específico for o seu anúncio, maiores serão as chances de você aumentar as suas taxas de conversão.

Para isso, você precisa criar um público personalizado, através do “tráfego do site”, e criar sua campanha de remarketing no Facebook.

Para criar as suas campanhas, escolha as páginas específicas, em seguida, crie os seus anúncios e defina o período que o seu anúncio será exibido, com data de início e fim.

Com data para começar e terminar as suas campanhas, você também vai poder ter mais controle em relação à disponibilidade do produto e a validade daquela oferta.

Aproveite para trabalhar com as estratégias de escassez e exclusividade, para atrair mais cliques.

E, para quem pretende criar campanhas de remarketing no Facebook Ads, mas ainda não identificou quem é a sua persona, nem quais são as suas dores e os seus interesses, pode trabalhar com a criação de públicos semelhantes.

Outra opção, nesse caso, é criar um público a partir das pessoas que visitaram o seu site, para que, assim, o Facebook possa localizar potenciais clientes, baseando-se nos dados coletados, que segmentam pessoas com os mesmos interesses.

Remarketing no Google Ads

Nós usamos o Remarketing no Google Ads, e temos excelentes resultados.

Confira, a seguir, algumas formas de usar o remarketing no Google Ads:

Remarketing padrão

No remarketing padrão, os anúncios serão exibidos para aquelas pessoas que visitaram o seu site, enquanto navegam pelos sites ou pelos aplicativos na Rede Display, que ajuda você a encontrar o público-alvo correto, no momento em que elas acessam os sites ou checam seu Gmail, por exemplo.

Remarketing dinâmico

Com o remarketing dinâmico você vai melhorar os seus resultados, pois, com ele, você vai poder exibir os seus anúncios para aqueles usuários que já visitaram o seu site e já viram o anúncio do seu produto ou serviço.

O remarketing dinâmico vai te ajudar a converter através de mensagens personalizadas, direcionadas ao seu público-alvo e trazendo de volta para dentro do seu site, aquelas pessoas que visitaram a sua página de vendas, mas que não finalizaram a compra.

Lista de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa

Aqui você vai poder exibir anúncios personalizados para aquelas pessoas que visitaram o seu site e que continuam pesquisando no Google sobre o produto ou serviço que têm interesse, mesmo depois de ter abandonado o seu site.

Remarketing de vídeo

No remarketing de vídeo, você vai exibir seus anúncios para aqueles usuários que interagiram com os seus vídeos ou com o seu canal do YouTube, enquanto eles acessam a plataforma ou o seu site.

Você pode usar a lista de remarketing em suas campanhas de vídeo, para que os seus anúncios sejam exibidos para os usuários do YouTube.

Remarketing de lista de clientes

No remarketing de lista de clientes, você vai poder “subir” uma lista de dados fornecidos pelos próprios usuários, o que permite que você entre em contato com eles.

Quando esses usuários estiverem conectados ao Google, os seus anúncios serão exibidos para eles, aumentando as chances de eles finalizarem a compra.

Conclusão

Neste artigo você viu como o remarketing é importante para a sua estratégia de conversão, porque ele faz com que você direcione suas ações de marketing para o público certo.

Além disso, o remarketing é uma estratégia cada vez mais usada por empreendedores e a tendência é que ela continue evoluindo.

Com este material completo sobre remarketing, tenho certeza de que você vai conseguir aumentar sua taxa de conversão e levar o seu negócio para o topo.

Aqui você viu todos os benefícios que o remarketing pode oferecer ao usuário que já teve um contato com o seu produto ou serviço.

O remarketing tem o poder de falar com o cliente ideal, de maneira direta, aumentando as chances de convertê-los.

Mas, se não souber usar essa estratégia, você pode aborrecer o usuário, se for inconveniente e bombardear a tela dele com seus anúncios, fazendo com que sua estratégia gere resultados contrários aos que você deseja.

Afinal, ninguém gosta de ver um anúncio aparecendo a todo momento, enquanto faz uma pesquisa ou visita o seu perfil no Facebook, por exemplo.

Tenho certeza de que você também não gosta quando alguém tenta vender, insistentemente, um produto que você não quer comprar, seja pela internet ou pessoalmente.

Portanto, tenha em mente que a frequência com que você vai exibir os seus anúncios para o usuário é parte extremamente importante do seu remarketing.

O remarketing também é uma estratégia perfeita para nutrir a sua audiência, além de converter leads.

Use o remarketing para alavancar o seu negócio e levar o seu lead pela jornada de compra, chamando sua atenção para oferecer o seu produto ou serviço, mas sem ser inconveniente.

Agora que você já está pronto para criar as suas campanhas de remarketing, está na hora de colocar tudo isso em prática e ter muito mais sucesso com o seu negócio.


Alex Vargas
Alex Vargas

Alex Vargas é fundador da Live Media – Marketing, empresa especializada na criação de treinamentos de marketing digital e empreendedorismo que tem revolucionado a vida de milhares de pessoas. Chegando em agosto de 2019, a marca de 107 mil alunos. Ganhou o prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019 pelo Afiliados Brasil. Alex é reconhecidamente um dos melhores profissionais de marketing do Brasil.

    6 Comentários Em "Remarketing: O que é, E como Você Pode Usar Para Vender Mais"

    • Adriele Dos Prazeres Gonçalves Da Silva

      Gostei Multo Professor do conteúdo!
      Parabéns Professor achei interressante o Remarketing no casal no conteúdo Gratuito chamada também isca digital não sabia que tinha como Professor excelente professor como marketing digitam e tão vasto!
      Cada dia que passo aprendo mais e me encanto!
      Dentro FNO você explicar mas detalhado Remarketing?

      • Alex Vargas

        Olá, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. No curso FNO tem um bônus completo, ensinando tudo sobre remarketing!!
        Abraço!

    • Marcos Aurélio Palma

      Muito bom Alex tá abrindo a minha cabeça.
      Brigado cara
      De coração.

      • Alex Vargas

        Opa, fico feliz que os conteúdos estejam te ajudando a mudar sua mente!
        Abraço e Sucesso

    • Edmundo Lopes de Oliveira

      Show! Conteúdo fantástico, gostei muito e vou aplicar em minhas estratégias.

      • Alex Vargas

        Olá, isso aí! Tem que aplicar para funcionar
        Abraço!

Responder

Deixe Seu Comentário Abaixo: