Como-Criar-Sites-de-Sucesso

Os Segredos dos Grandes Portais: Como Criar Sites de Sucesso Mesmo que Você Esteja Apenas Começando

O objetivo de qualquer pessoa que começa com um site é de conseguir alcançar o sucesso com ele. Algumas pessoas vão dizer que não, que entraram no ramo digital porque simplesmente gostam ou algum outro motivo.

Quando me falam isso eu já começo a entender que, na verdade, essas pessoas não sabem muito bem o que é ter um sucesso com um site.

O sucesso em um site não está ligado diretamente à fama. Não se trata se as pessoas vão comentar sobre ele em reuniões de amigos, etc. É claro que se isso acontecer, significa que o sucesso do seu site está chegando a níveis mais elevados, o que é muito bom.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Mas quando falamos de sites de sucesso estamos falando do alcance do objetivo que você pre estabeleceu, como por exemplo

  • Viver apenas do conteúdo que você publica.
  • Fazer dele sua principal fonte de renda.
  • Fazer dele sua fonte de renda extra.
  • Fazê-lo funcionar no piloto automático.
  • Usá-lo como fonte de fechamento de serviços.

Ou qualquer outro objetivo…

Mas quais seriam os critérios e aspectos relacionados aos sites de sucesso? O que faz com que os grandes portais sejam bem-sucedidos no mercado? Como tornar um site amado, desejado e compartilhado?

Isso é o que eu pretendo responder neste artigo!

Conheça alguns dos segredos dos grandes portais e descubra como ter um site incrível, mesmo para você que esteja no início de sua jornada!

Segredo #1 – Marketing de Conteúdo

O conteúdo é um dos principais pilares, senão o principal, de um site de sucesso. É ele que fará com que você consiga gerar tráfego, gerar leads, gerar vendas e outros tipos de conversões.

Tudo hoje gira em torno de conteúdo, e se você ignorar isso, poderá ver toda sua estratégia de negócio descer pelo ralo.

Por isso aconselho desde já que que você aprenda o que puder sobre marketing de conteúdo. Quando falo nesse assunto, lembro imediatamente de Seth Godin, um dos maiores nomes do marketing contemporâneo.

Criar Sites de Sucesso

Ele diz o seguinte:

Marketing de conteúdo é última estratégia de marketing que sobrou.

O que ele quer dizer é que nenhuma outra estratégia é tão poderosa quanto ela, pois ela abrange quase todos os pontos das ações de marketing hoje. Não importa o nicho em que você trabalhe, o conteúdo irá fazer total diferença em sua estratégia.

Por isso que eu invisto forte em marketing de conteúdo. Além de investir boa parte do meu tempo escrevendo artigos para o blog e gravando vídeos, ainda conto com uma equipe de estrategistas e editores para entregar o melhor conteúdo que eu posso para o meu público.

Então, é preciso que você entenda logo de cara: sem conteúdo, nada feito. Um dos segredos dos grandes portais é a criação forte de conteúdo pensado no usuário. Quanto mais valor você gerar através deste ativo, mais próximo seu negócio estará de ter um dos sites de sucesso.

Além de te ajudar com o SEO e tráfego, o marketing de conteúdo te permite mostrar ao seu consumidor de que o produto que está sendo vendido é necessário para ele. Por isso é um dos maiores responsáveis pelas vendas realizadas na internet.

Como se não bastasse, é o conteúdo que reforça sua identidade e o posicionamento de sua marca na internet. Você e seu site se tornam autoridades no assunto do nicho em questão, o que lhe traz mais valor e gera um ciclo virtuoso de cliques, vendas e autoridade.

Conteúdo é a chave que a primeira porta para o sucesso!

Segredo #2 – Site focado em conversão

Criação de Sites de Sucesso

Porém não basta apenas produzir conteúdo freneticamente para conseguir converter um número expressivos de pessoas para a venda do seu site. É preciso focar em conversão. Esse é outro elemento muito usado pelos grandes portais.

Seu site, além de converter em leads, precisa converter em vendas, mesmo que seja de forma indireta. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras:

  • Links estratégicos para sua página de vendas.
  • Landing pages (páginas de conversão agregadas).
  • Página de produtos no menu.
  • Formulário de contato para pedidos e orçamentos.
  • Artigos em forma de review de produtos.
  • Artigos com links estratégicos para venda.

Não só é possível ganhar dinheiro com seu site, como existem diversas formas de se fazer isso. Um site de sucesso é como um programa de televisão. Se tiver audiência, vai ter gente querendo investir dinheiro. Acredite!

Como eu explico no Fórmula Negócio Online, as vantagens do marketing digital é que você não precisa ter um produto físico para distribuir aos seus clientes, e nem ao menos vender algo diretamente para conseguir algum retorno financeiro (marketing de afiliados, por exemplo).

Existem diversas ideias que você pode adotar para fazer dinheiro com seu site. Vamos conferir algumas:

#1 – Infoprodução

Os infoprodutos são todo tipo de material que passa algum tipo de informação. Por exemplo:

  • E-book
  • Videoaulas
  • Cursos online
  • Aplicativos
  • Planilhas
  • Documentos
  • Templates

Estes produtos você pode disponibilizar tudo digitalmente, e o melhor, você investe em produção apenas uma vez e pode vender para milhares de pessoas a longo prazo.

E você não precisa nem ter um site de vendas para conseguir vender o seu produto. Basta disponibilizá-lo no Hotmart, Eduzz ou Monetizze, que são plataformas prontas que te ajudam a vender online. Mas é claro que todo o suporte ao cliente é você quem deve oferecer.

Na criação de sites de sucesso, você pode integrar suas páginas e conteúdos com a página de vendas de uma dessas plataformas para conseguir a tão sonhada conversão. Essa pode ser a opção que vai te levar aos resultados como empreendedor digital.

#2 – Conteúdo por mensalidade

Também conhecido como Conteúdo Premium ou Assinaturas Premium, este é para você que quer manter o seu site sempre atualizado e gosta de vender por recorrência.

Você pode oferecer ao público uma área de assinantes, onde eles terão conteúdos exclusivos em primeira mão, além de conteúdos constantes, até mesmo diários.

Você também pode oferecer infoprodutos de brinde para estes assinantes para manter a fidelidade do seu público.

A ideia é cobrar por essa entrega e escalar suas vendas através da recorrência. Nesse caso, é importante que você tenha uma área de membros em seu site ou adote áreas de membros de plataformas externas. A Hotmart oferece esse serviço.

Alguns exemplos de sites que vendem por assinatura: Netflix e MeuSucesso.com

#3 – Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é uma das estratégias mais interessantes e lucrativas do mercado digital, principalmente para quem está começando. Ele te permite oferecer produtos de terceiros para o seu público e receber ótimas comissões.  

O sistema de afiliados consiste em ofertas específicas de produto de outras pessoas que você disponibiliza no seu site ou blog. Quando o seu público entra no seu link e faz uma compra através dele, você recebe uma porcentagem pela venda.

Você não precisa se preocupar com estoque, não precisa se preocupar com atendimento ao cliente, tudo será feito pelo dono do anúncio, você irá receber pela venda por simplesmente disponibilizar o anúncio em seu site.

Se você se interessa por esse assunto, sugiro que leia depois:

Marketing de afiliados, o que é? 4 formas de começar agora

Os 10 princípios fundamentais para marketing de afiliados dentro do seu blog

[Vídeo] – técnicas para anunciar no Facebook para afiliados – bate papo com Luana Franco

#4 – Google AdSense

O Google AdSense é um sistema do Google onde você disponibiliza o seu site para propagandas de empresas que se cadastraram no Google AdSense e pagam pela propaganda. É uma espécie de sistema de afiliados, mas focado exclusivamente em propaganda.

Pelo simples fato de visualizarem a propaganda no seu site, você consegue um retorno, porém esse retorno por clique pode não ser muito alto, por isso você deve gerar muito tráfego para conseguir boas comissões.

Mas se seu foco for renda passiva, a inclusão de anúncios do Google AdSense em seu site pode ser a melhor opção para você.

Essas são algumas das ideias que vão te levar às conversões. Adote uma, ou todas, e comece a trabalhar para incluir seu site no grupo de sites de sucesso. Para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre isso, aconselho fazer parte da comunidade Fórmula Negócio Online, clicando aqui!

Otimizando a conversão

Sites de Sucesso

Para garantir uma boa conversão para o seu site você irá precisar de 1 coisa:

#1 – Landing page

Uma página sem distrações focadas no produto que você deseja vender, distribuir ou até mesmo pode ser utilizado para conseguir inscrições de e-mails para sua lista. A partir dessa landing page você vai garantir mais resultados em conversões.

E sobre as landing pages, aqui vão algumas dicas:

  • Mostre o valor da oferta o tempo todo
  • Remova qualquer distração
  • Pense em SEO
  • Tome tempo para criar o CTA
  • Não faça o público pensar demais

#2 – Testes A/B

O marketing digital não existe sem os testes A/B. Ao contrário dos meios convencionais onde fazer um teste sai mais caro e pode confundir o cliente, no marketing digital tudo é feito de forma fácil, automática e o cliente pode jamais imaginar que havia outra opção.

Os testes A/B são quando você cria duas landing pages, por exemplo. A cada acesso um será direcionado para o teste A e outro para o teste B. A landing page com maior taxa de conversão dentro de um período estabelecido deverá ser usado como página principal para a conversão.

Claro que não é só porque você fez um teste A/B agora que você nunca mais utilizará. Mais para frente, quando pensar em novas ideias de conversão você poderá utilizar o mesmo conceito para saber se a nova ideia é melhor ou pior do que a antiga.

Pela minha experiência, constato que o teste A/B pode até mesmo dobrar e ou triplicar a taxa de conversão em pouquíssimo tempo.

Segredo #3 – Layout e Design

Pode parecer clichê afirmar isso, mas um layout que não seja rápido e responsivo pode fazer com que os usuários desistam de navegar em seu site. Esse abandono pode ser para sempre. Ou seja, uma vez que ele sair, poderá nunca mais voltar. Principalmente se encontrar o concorrente.

Grave isso:

Não adianta nada um bom conteúdo se o design não for agradável aos olhos e não convidar o usuário a conhecer mais do que o seu site tem a oferecer. Aliás, o assunto do tópico anterior, conversão, só funciona se o layout do site ou blog favorecerem.

Criar conteúdo persuasivo com links de produtos não é suficiente. É preciso mais, e para te ajudar com isso, separei algumas dicas:

1 – Menos é mais

Com certeza você já deve ter ouvido isso alguma vez. Menos é mais é uma ótima forma de descrever o que o seu site precisa. Ele precisa ser essencial e leve para não agredir aos olhos e não deixa o site muito pesado. Coloque os elementos essenciais para que a plataforma carregue em qualquer dispositivo com qualquer conexão à internet.

2 – Mantenha o Padrão

O seu site deve ter um padrão. Não importa qual página o usuário esteja, ele deve se sentir no mesmo site sempre. A sua identidade deve ser forte e presente em todas áreas do seu site, e de preferência em todas outras plataformas. Use cores que combinem com a sua marca e distribua essas cores em tudo que for fazer para que as pessoas possam bater o olho e sentir que ali está você.

Observação: se você fica mudando de layout frequentemente, os usuários vão acabar abandonando seu site.

3 – Fácil navegação

Podemos dizer que o importante é deixar tudo mastigado para o usuário. Muitas pessoas não têm habilidade em navegar na internet e muitas vezes nem paciência para aprender. Então deixe tudo o que for necessário logo de cara, de forma intuitiva, para que qualquer pessoa consiga navegar.

4 – Valorize a área de contato

A área fale conosco é importante para mostrar ao usuário que pode contar com você. Qualquer dúvida ou reclamação que ele tiver pode ser enviada por ali. Essa sensação de facilidade de contato que é passada ao usuário é uma ótima forma de fidelização, já que ele se sentirá próximo a você e cada vez mais íntimo ao seu site.

5 – Imagens

O tempo que demora para transitar entre os sites pode ser uma bela forma de deixar o seu site no esquecimento. Hoje, na era da informação rápida, a paciência para esperar que um conteúdo se abra totalmente está cada vez menor. Por isso que você deve tomar cuidado com as suas imagens e deixá-las as mais simples e leves possíveis, para que não haja erros durante o carregamento da página.

Dica extra: Quando for subir uma imagem de post, use otimizadores online, como o http://optimizilla.com/pt/. Ele reduz o tamanho da imagem para que ele não fique muito pesada.

6 – Fontes

Fontes de letras devem ser também uma caracterização própria. Nada de ficar alterando as fontes em cada página. E só altere dentro do conteúdo se achar necessidade extrema. Além disso, usar diversas fontes, principalmente se não forem as fontes padrões, pode prejudicar.

7 – Espaços entre as palavras

Uma forma de desanimar uma pessoa na hora de ler um texto ou informação qualquer é que ele pareça muito denso. A primeira coisa que fazemos ao ver um texto é bater o olho nele todo para só então começarmos a assimilar o que as palavras estão querendo passar.

Sendo assim, se as palavras estiverem muito juntas, elas darão impressão que se trata de um texto maior do que realmente é, e o cérebro sentirá cansaço de registrar logo de cara. Além disso, é mais fácil para nós assimilarmos informações soltas e depois conectarmos sozinhos, por isso, mantenha espaços em brancos entre os seus textos.

8 – Sempre dê saídas ao usuário

É horrível quando chegamos em uma página em que não existe link para voltar à página principal ou a página anterior. Claro que o navegador oferece este tipo de ferramenta, mas é sempre bom deixar esta opção presente nativamente em seu site.

9 – Elimine as páginas que não existem

Muitas vezes, na pressa de criar seu site, você pode acabar deixando passar “conteúdo da página não existe”, ou “página em construção”. Isto é frustrante para o usuário e pode te prejudicar. Cuide de apenas disponibilizar ao usuário aquilo que esteja realmente pronto.

10 – Cuidado com os links quebrados

Uma complementação do que falamos acima, links quebrados são ainda piores. Se no caso acima sabemos que o conteúdo algum dia estará disponível, em links quebrados sabemos que nunca o teremos, ou raramente. A decepção é ainda maior. Sempre confira os links, e se por acaso tiver que alterar, lembre-se de mudar onde o antigo foi usado.

Segredo #4 – Geração de tráfego

Sem pessoas visitando sua plataforma, ela dificilmente estará entre os sites de sucesso. Por isso você precisa reservar boa parte do tempo para atrair pessoas para seu negócio. Falo sobre isso neste artigo sobre geração de tráfego.

Resumidamente, as visitas podem acontecer das seguintes maneiras:

Tráfego direto

Acontece quando o usuário digita a URL do site/blog no navegador. Para isso, o blog precisa essencialmente ter um bom domínio, ser popular no mercado e ter autoridade reconhecida. Se você trabalhar o posicionamento e a imagem do site, conseguirá isso.

Tráfego pago

Esse tipo de tráfego ocorre através da compra de links patrocinados, geralmente no Google AdWords ou Facebook Ads. O dono do site investe em algum tipo de publicidade online para levar as pessoas até a plataforma para consumir os conteúdos e comprar os produtos. Para esse método ser eficiente, você deve entender bem o assunto e ter grana para investir.

Tráfego orgânico

Ocorre quando o usuário encontra o blog através de motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo. Nesse sistema, usa-se o SEO, a otimização de sites. Se você se dedicar, seu site acaba tendo vários conteúdos ranqueados nas primeiras páginas, o que facilita muito o fluxo de novos visitantes.

Tráfego de referência

Esse formato de tráfego rola através do compartilhamento de links em outros canais, como outros blogs e as redes sociais, por exemplo. Para conseguir isso, um bom trabalho de divulgação do seu blog pode facilitar. Estratégias de guest post, onde outros blogs te convidam para escrever um artigo, podem te ajudar.

Outras formas específicas para gerar tráfego para seu site

Existem outras formas de gerar tráfego para o seu site além de palavras-chaves, motores de busca e divulgação em outras plataformas que são muito úteis para que o seu site alcance o sucesso que você tenta deseja.

E-mail marketing

O e-mail marketing traz menos visitas para o seu site do que as redes sociais, porém os números de conversões são muito maiores. A taxa de conversão para visitantes que chegam ao seu site através de redes sociais gira em uma média de 0,2%, contra 3% das conversões geradas pelo e-mail Marketing.

Você pode usar esta estratégia para fazer chamadas de pessoas que já se interessaram pelos seus artigos a conhecerem os novos artigos do seu site. Além de interagir com os seus leitores.

Para conseguir usar o e-mail marketing, primeiro você precisa uma lista de e-mails (ensino isso no treinamento Fórmula).

Faça Parcerias

Parcerias na internet são sempre bem-vindas. Por isso use e abuse deste recurso, dentro da internet. Outros sites e criadores de conteúdo também estão procurando por parcerias, e por isso você será bem-vindo.

É claro que você não pode, logo de cara, propor uma parceria para alguém que tenha muito mais autoridade dentro do seu nicho do que você. Deve haver uma troca justa entre os parceiros.

Você pode buscar parcerias em grupos do Facebook com o tema do seu nicho, e dessa forma interagir com o público alvo de forma mais fácil também.

Conclusão

Criar um site de sucesso depende em investimento de tempo e dinheiro, além de trabalho duro. Mas este é o preço do sucesso para qualquer segmento. A diferença é que com o marketing digital em menos tempo.

Os primeiros passos você dará a partir destas dicas, mas é preciso ser persistente e sagaz. Procure sempre otimizar sua marca em todas as plataformas que você usar. Isso vai te dar mais retorno.

Dependendo do seu nicho, você terá mais retorno em plataforma A ou B, e é nela que você deve focar. Mas nunca esqueça que o empreendedorismo digital é um “ecossistema” e você não deve focar em uma única coisa.

Para ir além das dicas e fazer do seu site uma verdadeira máquina de vendas, baixe o Guia Definitivo Para Criar Seu Negócio Online Começando Do Absoluto Zero.

Neste Livro Digital De 10 Capítulos você vai descobrir o passo a passo para montar seu negócio online a partir do zero. Você vai ver toda a estrutura detalhada de como iniciar, além de 15 formas de faturar com seu negócio, 20 sacadas extras para novos empreendedores… e muito mais!

Baixe agora gratuitamente!

 

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe um Comentário:

5 comments
Altavir diga 13 de abril de 2017

Muito boas as suas dicas me ajudaram bastante!

Responder
Como Ganhar Dinheiro Na Internet: 7 Ideias Lucrativas diga 9 de maio de 2017

[…] Os Segredos dos Grandes Portais: Como Criar Sites de Sucesso Mesmo que Você Esteja Apenas Começand… […]

Responder
Roberto diga 11 de maio de 2017

excelente matéria, parabéns !

Responder
Adicionar uma Resposta

error: Conteúdo com Direitos Autorais!