MARKETING DIGITAL | 10 Tendências De MARKETING DIGITAL Para Este Ano

Link do vídeo: MARKETING DIGITAL | 10 Tendências De MARKETING DIGITAL Para Este Ano
https://youtu.be/kY1H1yGptyc

Olá! Tudo bem? Alex Vargas aqui do Treinamento Fórmula Negócio Online, que é um treinamento onde eu ensino um passo a passo mais simples e prático para você criar seu negócio do zero. Se não conhece acessa aí: www.formulanegocioonline.com.  Neste artigo vamos falar sobre as 10 maiores tendências para Marketing Digital em 2017. E é muito importante que você conheça todas elas se você quer sucesso neste ano. Conhecer as tendências do que pode dar certo é muito melhor pra que você atinja o sucesso. Se você não conhece o que vem dando certo e o que tende da certo no mercado… Você fica perdido no meio de tanta coisa que a gente tem por aí. No meio de tanta estratégia e informação. E isso te atrapalha a focar suas energias para ter sucesso.

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

E hoje eu vou te ensinar 10 Tendências De MARKETING DIGITAL Para Este Ano

São dicas e estratégias que deram certo no último ano e tem grande tendência de dar certo neste ano também. E vou falar de uma forma geral: de afiliados, de produtores… Ao longo do artigo você vai conhecer melhor!

Boa leitura!

Tendência #01 – Mídias Sociais

As mídias sociais já são uma realidade e também uma tendência de crescimento muito grande. E o segredo para ter sucesso e trabalhar de forma correta com elas. Hoje tem muitas pessoas só trabalhando com redes sociais, o potencial é realmente muito grande e temos que dar foco nessa estratégia.

– A comunicação entre uma empresa e um cliente está sendo muito mais feita através das Redes Sociais.

As mídias sociais têm o poder de potencializar sua comunicação com os clientes. Hoje a taxa de abertura de e-mails está cada vez menor. Assim é possível fazer uma comunicação conjunta, enviando e-mail para lista e pegar esta lista e fazer anúncios especificamente para eles.

As principais redes sociais que você deve focar são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • YouTube;

E de forma secundária:

  • Snapchat;
  • Pinterest;
  • Twitter;
  • Linkedin;
E como então fazer o melhor uso das redes sociais neste ano?
  • Calendário de Postagem: Importante ter um calendário de postagens, com a hora mais efetiva de publicação. Faça testes para verificar os horários de maior engajamento.
  • Conteúdos Exclusivos: Recomendo que você desenvolva conteúdos exclusivos para serem postados nas Redes Sociais.
  • Republique: Republique todos os seus conteúdos nas Redes Sociais.
  • Republicação de Conteúdos Antigos: Você pode publicar os conteúdos antigos nas suas redes sociais para que os novos seguidores possam conhecer o seu trabalho.
  • Frases e Imagens Inspiradoras: É muito interessante esse tipo de mídia pra gerar engajamento e compartilhamento.
  • Contar Histórias: Grande potencial de engajamento também.
  • Vídeos de Sacadas Rápidas: Vídeos de um minuto para gerar engajamento.
  • Recomendação de Outros Conteúdos: Recomendar conteúdos de terceiros também é interessante.
  • Automatizar postagens: Eu indico você usar o Hootsuite para otimizar suas postagens nas redes sociais. É possível otimizar a publicação de todas as suas postagens. E uma opção ao Hootsuite é o Buffer.

Tendência #02 – Dispositivos Móveis

Cada vez mais as pessoas só acessam a internet através de dispositivos móveis. E a tendência é isso aumentar. Muitas pessoas acessam meus canais por dispositivos móveis, mas acabam finalizando a venda pelo Desktop.

O que eu recomendo que você faça é selecionar um tema responsivo para o seu blog, pois funcionam tanto para quem está vendo no computador, quanto quem está vendo nos dispositivos móveis. O tema que eu recomendo para os meus alunos é o tema Épico que é responsivo. E os temas do Theme Forest.

Para páginas de Vendas, área de membros eu recomendo o OptimizePress que é 100% responsivo também. Você não precisa ficar muito preocupado com isso, uma vez que seu blog e páginas de vendas são responsivas, está ok.

– O importante é a responsividade do seu blog, páginas de vendas…

O que eu recomendo é sempre trabalhar com dispositivos móveis, assim todos que acessarem pelo dispositivo móvel serão capturados para sua lista de remarketing. Sendo possível depois você anunciar para esse público no Desktop.

Tendência #03 – Conteúdo de Qualidade

Essa é uma tendência que eu sempre falo aqui no blog e no YouTube. Não basta mais produzir conteúdo, tem que ser conteúdo de qualidade. Esse ano (2016) o conteúdo de qualidade voltou a ter grande relevância. E o público esta cada vez mais seletivo.

Eu acredito que o marketing de conteúdo foi, é e sempre será uma tendência de marketing. Pois você entrega valor e gera autoridade para sua audiência. E esse é um ponto muito importante para você gerar vendas e vender muito mais. É essencial para gerar tráfego orgânico, que é uma das melhores formas de tráfego que existe. E quanto mais conteúdo que você cria, em mídias diferentes. Mais “encontrável” você é. Mais vezes o seu público vai te ver. Isso aumenta sua prova social e funciona pra você por um longo período de tempo.

– O segredo da criação de conteúdo é criar conteúdo para as necessidades que sua audiência já tem. Que é o conteúdo direcionado.

Conteúdo direcionado

Para descobrir o conteúdo direcionado, você pode usar o planejador de palavras chave do Google ou o Wordze. Os comentários do público e os sites da concorrência e o que o público comenta nos sites das concorrências.

Conteúdo ao vivo

E para fecharmos essa parte de conteúdo, o conteúdo ao vivo tem tido excelentes resultados e é uma forte tendência para 2017. O conteúdo ao vivo proporciona um contato muito forte com sua audiência.

O Facebook já nos informou que quando fazemos um vídeo ao vivo no Facebook, muito mais pessoas vão ver o vídeo do que quando você posta um vídeo lá. O vídeo tem muito mais alcance.

Outra coisa que você tem que ficar ligado é na interação com sua audiência. Eu sempre respondo os comentários, seja aqui no Blog, seja no canal do YouTube.

Tendência #04 – Publicidade Paga

A publicidade paga é uma tendência que vamos ver fortemente neste ano. E aí que requer atenção. Por ser uma forte tendência, muita gente vai utilizar, o que vai tornar mais caro o uso destas publicidades.  Isso vai diminuir o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Exemplo: Se hoje você fatura 200,00 investindo 100,00, teve 100,00 de Retorno.

A tendência é isso diminuir com a concorrência, que é um processo normal. Mas isso não é para você não investir, sim você tem que investir. No entanto tem que controlar muito bem o ROI.

Hoje eu tenho feito os anúncios da seguinte forma:

  • Facebook/Instagram: Para atingir novos públicos e remarketing.
  • Google Adwords /YouTube Ads: Para remarketing.
  • Taboola/Outbrains: Para atingir novas pessoas;
  • Yahoo/Bing Ads: Para atingir novas pessoas através de pesquisas (mais barato que o Google Adwors e menos concorrência)

E a publicidade que mais converte é a publicidade nativa, que é uma publicidade com características de postagem comum, por exemplo, quando você está vendo o feed de notícias do Facebook e aparece uma postagem patrocinada ali.

-É possível fazer publicidade nativa também com o Taboola e Outbrain e também usando Guest Posts e Posts Patrocinados.

Tendência #05 – Coleta e Uso de Dados

É preciso entender quem é seu cliente e direcionar todos os seus esforços de marketing para eles. Como eu disse anteriormente, o tráfego pago vai ficar mais caro, então entender quem é seu público é essencial para ser mais assertivo.

Se você tem um blog, você precisa ter o Google Analytics instalado nele. Dentro do Google Analytics tem uma opção de dados demográficos, que você consegue saber os dados do público que está acessando seu site. Se são mais homens, mulheres…

Outra coisa que você pode fazer também é usa o Facebook Audience Insights. Quem faz anúncio no Facebook já sabe o que é. Trata-se de uma ferramenta dentro da plataforma de anúncios do Facebook. Você pode subir uma lista de e-mails de clientes que você já tem que ele vai te dizer os dados demográficos desta lista.

Outra ferramenta que eu gosto de usar é a Hotjar. Você instala no seu site e consegue ver exatamente o que as pessoas estão fazendo no seu site. Consegue saber a página mais visitada, o link mais clicado… É uma ferramenta muito legal, só que é uma ferramenta paga.

– Com o Google Analytics e o Facebook Insights você tem toda a informação necessária para conhecer seu público.

E para quem trabalha com marketing digital a mais tempo, e tem uma lista de e-mail, pode enviar um formulário de pesquisa do Google. Para ter mais dados de quem é o seu público.

Tendência #06 – Afiliado Autoridade

Essa é uma tendência muito forte para o mercado de afiliados neste ano. Já tem sido muito forte esta tendência. Muitos afiliados viram neste ano, produtores não quererem afiliados que só investem em tráfego, e sim só afiliados autoridade. E por que isso?

– Pela qualidade na divulgação e também por que os produtores querem divulgar com tráfego pago, e se tiver concorrência o preço da divulgação aumenta. Mas o foco é mais na qualidade da divulgação.

Eu tenho aqui no blog e no canal do YouTube um boa audiência. Então se eu recomendar um produto a tendência é fazer várias vendas. A taxa de conversão do afiliado autoridade é muito maior. É possível criar uma sequência de vendas, e até lançar um produto próprio.

Eu recomendo você focar inicialmente em um nicho, criar uma estrutura, cria conteúdo, cria relacionamento e se posicionar como autoridade. Com isso os produtores vão te aceitar muito mais como afiliado. E você vai ter uma taxa de conversão muito maior. E o melhor é que seu trabalho vai funcionar em longo prazo.

Tendência #07 – De Afiliado Para Consultar

Essa é uma mudança de mentalidade que está ocorrendo entre os afiliados. De afiliado para consultor. E para isso eu recomendo que você fique mais presente da sua audiência. Uma das formas de fazer isso é usando o WhatsApp (Não precisa ser o pessoal, pode ter um número só pra isso). Deixando seu número disponível nos seus conteúdos. Assim você pode interagir pelo Whats App que é muito usado hoje em dia.

O mesmo pode ser feito usando o bom e velho telefone. Muitos afiliados pedem o número de telefone nas suas páginas de captura. E quando fazem vendas através de boleto, ligam para o cliente para finalizar as vendas e contornar possíveis objeções.

– O ponto é: fique mais próximo da sua audiência, mudando a abordagem de vendedor para consultor.

Tendência #08 – Gatilhos Mentais

Quando eu digo gatilhos mentais, não estou dizendo quanto à persuasão. Mas sim no que eles podem fazer pelo seu site. O que temos notado é que o consumidor está muito seletivo. E a dica que eu quero deixar é para usar os gatilhos mentais para finalizar as vendas.

Dica 1 – Autoridade com provas: Focando na criação de autoridade com eu disse anteriormente. E provas de que você realmente tem resultado. Mostrando inclusive prints e vídeos dos seus resultados.

Dica 2 – Prova Social: Esse é um gatilho bem simples. E entendemos isso vendo dois restaurantes lado a lado, um está cheio e com fila e outro vazio. Porque as pessoas continuam na fila? Isso é prova social. Uma forma de fazer isso é entregar bônus e depois colher depoimentos sobre os seus bônus. É possível também usar a quantidade de inscritos nas Redes Sociais como prova social.

Dica 3 – Trabalhar a Escassez: Motivar as pessoas a comprar através da escassez usando promoções, bônus para os primeiros que comprarem, lançamentos com promoção relâmpago. Algo que motive as pessoas a tomarem uma ação num prazo curto.

Tendência #09 – Funil de Vendas

Eu falei antes que o tráfego pago está ficando mais caro e tende a ficar mais caro. No mercado americano (aparentemente não faz sentido) chegou ao ponto deles venderem um produto de 50,00 dólares e pra fazer aquela venda chegam a gastar 100,00 dólares. Isso por que eles têm no planejamento o funil de vendas. Aonde eles vão pegar esse cliente que já comprou um produto e vão fazer mais vendas em sequência.

Então você precisa sempre pensar no longo prazo. Fazer sim a venda, mas tratar muito vem o cliente para fazer novas vendas pra ele depois.  E isso tanto para afiliados quanto para produtores que podem fazer um upsell. (Venda de um produto mais caro em seguida da compra) Em média 30% das pessoas compram uma oferta de upsell.

Sempre capture o e-mail, faça sua lista de remarketing, lista de WhatsApp… Tudo voltado para um funil de vendas.

– Eu sei que para o afiliado é mais complicado, mas antes de enviar o lead para a página de vendas do produto, busque sempre capturar o e-mail.

Tendência #10 – Melhores Ferramentas para 2017

São as ferramentas que vão te deixar mais próximo de alcançar resultado.

  • Para temas WordPress eu já citei as que eu uso, que é o tema Épico e os temas da Theme Forest.
  • Para criação de imagens, gráficos eu uso o Worana.com para terceiriza e os que eu faço uso canva.com.
  • Para criação de páginas de vendas, área de membros e Webinários eu uso o OpitimizePress: https://nucleoexpert.com/recomendo/opt2
  • Para automatizar Redes Sociais: hootsuite.com
  • Lista de E-mail: Lead Lovers recomendo demais atualmente.

Até a próxima!

Gostou? Então Assista Meu Novo Vídeo, Vai Gostar Muito Mais...

Deixe um Comentário:

2 comments
Marcos J. diga 17 de janeiro de 2017

Olá Alex, curto muito seu trabalho e aprendi muito com seus vídeos. Com certeza você tem ajudado muita gente! Só passei pra avisar que a ferramenta utilizada para terceirizar faltou uma letrinha lá pra ficar Workana…hehe. Eu pessoalmente utilizo esse site para terceirizar algumas atividades do blog e recomendo muito também.

Responder
    Alex Vargas diga 19 de janeiro de 2017

    Olá Marcos! Obrigado pelo comentário! Abraços e sucesso!

    Responder
Adicionar uma Resposta

error: Conteúdo com Direitos Autorais!